Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH-So)
Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB) Campus Sorocaba
Plataforma Lattes / outubro de 2020
Marcos de Oliveira Soares
Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar campus de Sorocaba, ministrando aulas nas disciplinas ligadas ao ensino de Geografia e à formação de professores. Doutor em Geografia Humana pela USP (2012), mestre em Geociências pela UNICAMP (2004), Bacharel e Licenciado em Geografia pela USP (1998). Atuou como professor do ensino básico por 20 anos. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação de professores, currículo. Líder do GPForPP (grupo de pesquisa formação política de professoras e professores). (Texto informado pelo autor)
SOARES, M. O.; GIROTTO, E. D. ; MORMU, N. M.. Cortina de fumaça: sujeitos ocultos e o desmonte da educação pública no Paraná e em São Paulo. Revista Terra Livre. v. 01, p. 65, issn: 0102-8030, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (Revista Terra Livre)
SOARES, MARCOS DE OLIVEIRA. Formação de professores e resistência docente: o exemplo do PIBID (Teacher education and teaching resistance: the PIBID example). CRÍTICA EDUCATIVA. v. 3, p. 818, issn: 2447-4223, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (CRÍTICA EDUCATIVA)
SOARES, M. O. O PCN de Geografia: da reestruturação produtiva à fenomenologia. Boletim Paulista de Geografia. v. 93, p. 147-158, issn: 2447-0945, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (Boletim Paulista de Geografia)
Livros publicados/organizados ou edições (0)
Capítulos de livros publicados (3)
SOARES, M. O.; LOMBARDI, L.M.S.S.. O desafio da formação de professores sob a lógica da racionalidade neoliberal: a necessidade da formação política. Las ciencias sociales y la edificacion de una sociedad postcapitalista. 1ed.Barcelona. Em: . 2018.p. 1. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOARES, M. O. O currículo escolar brasileiro e a subjetividade. Em: Gilberto Cunha Franca e Kelen Christina Leite. (Org.). Cidade natureza educação: olhares marxistas. 1ªed.São Paulo. : Xamã. 2016.p. 153-168. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOARES, M. O. Iniciação à docência em Geografia: uma experiência do PIBID/UFSCar. Em: Carlos Henrique Costa da Silva; Edelci Nunes da Silva. (Org.). CHÃO DA TERRA: Olhares, Reflexões e Perspectivas Geográficas de Sorocaba. 1ed.Curitiba. : CRV. 2016.p. 33-54. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (5)
SOARES, M. O.; LOMBARDI, L.M.S.S.. . O desafio da formação de professores sob a lógica da racionalidade neoliberal: a necessidade da formação política. Em: XV Coloquio Internacional de Geo Crítica, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (XV Coloquio Internacional de Geo Crítica)
SOARES, M. O.; LOMBARDI, L.M.S.S.. Elementos para uma formação política de professores de Geografia. Em: XVI Encontros de geógrafos da América Latina, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (XVI Encontros de geógrafos da América Latina)
SOARES, M. O. Formação política: elemento essencial da formação do/a professor/a de Geografia. Em: XVIII Encontro Nacional de Geógrafos, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (XVIII Encontro Nacional de Geógrafos)
SOARES, M. O. O currículo de Geografia oficial do Brasil (PCN) e suas relações com a reestruturação produtiva. Em: XV Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (XV Encuentro de Geógrafos de América Latina)
SOARES, M. O. A formação de professores de Geografia na UFSCar/Sorocaba. Em: VIII Encontro Nacional de Ensino de Geografia: Fala Professor!, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (VIII Encontro Nacional de Ensino de Geografia: Fala Professor!)
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (0)
Resumos publicados em anais de congressos (1)
SOARES, M. O.; LOMBARDI, L.M.S.S.. Formacion politica de professoras y professores como elemento de la formacion pedagogica y profesional. Em: VI Congresso internacional sobre historia y prospectiva de las universidades de Europa y America, 2016, Tunja. Boletín especifico de eventos n. 28, p. 48, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (9)
SOARES, M. O. Elementos para uma formação política de professores de Geografia. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação
SOARES, M. O.; LOMBARDI, L.M.S.S.. Formacion de professoras y professores como elemento de la formacion pedagogica y profesional. 2016. Apresentação de Trabalho/Congresso
SOARES, M. O. O ajuste fiscal e o impacto sobre a educação. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação
SOARES, M. O. A reforma estrutural no serviço público. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação
SOARES, M. O. O Corte de Verbas na Educação Pública Brasileira. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação
SOARES, M. O. O currículo de Geografia Oficial no Brasil (PCN) e suas relações com a reestruturação produtiva. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação
SOARES, M. O. A condição profissional do professor. 2015. Apresentação de Trabalho/Seminário
SOARES, M. O. As mudanças no currículo da Geografia no Brasil. 2014. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
SOARES, M. O. Refletindo a práxis docente na EMEF Prof. Antonio Rodrigues de Campos, a partir do diálogo entre a docência, a pesquisa e a formação de professores/as. 2018. Curso de curta duração ministrado/Extensão
Demais tipos de produção bibliográfica (0)
Produção técnica
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (0)
Demais tipos de produção técnica (0)
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (7)
Demile Andrade Teixeira. Alfabetização cartográfica e ciclo I. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017. Orientador: Marcos de Oliveira Soares.
Paola Carina Camargo. Ensino de Geografia através da música. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017. Orientador: Marcos de Oliveira Soares.
Matheus Ferreira de Castilho de Jesus. Repressão do espaço canábico. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017. Orientador: Marcos de Oliveira Soares.
William Bartolo. Luta do povo Caiçara em Trindade. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017. Orientador: Marcos de Oliveira Soares.
Lucas Nigro Zamur. Crise nas creches de Sorocaba. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017. Orientador: Marcos de Oliveira Soares.
Sara de Carvalho Teixeira. O estágio supervisionado no Curso de Geografia da UFSCar. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2015. Orientador: Marcos de Oliveira Soares.
Daiana de Lima Silva. Desafios e dificuldades do ensinar: todo conteúdo realmente é ensinado em sala. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2015. Orientador: Marcos de Oliveira Soares.
Iniciação científica (1)
Demile Andrade Teixeira. Estudo de caso: O ensino da Alfabetização Cartográfica para as crianças da Pastoral do Menor contemplando o Projeto Molecada II Bairro Laranjeiras, Sorocaba - SP Sorocaba/SP 2016. Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2016. Orientador: Marcos de Oliveira Soares.
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (2)
Carla Aparecida Cravo. O programa bolsa família no município de Capão Bonito/SP. Dissertação (Mestrado em Sustentabilidade na gestão ambiental) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientadores: Marcos de Oliveira Soares, Ismail Barra Nova de Melo.
Jackson Marcos Siqueira Campolim. Educação ambiental no desenvolvimento do projeto da trilha pedagógica na floresta nacional de Ipanema. Dissertação (Mestrado em Sustentabilidade na gestão ambiental) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientadores: Marcos de Oliveira Soares, Ismail Barra Nova de Melo.
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (2)
Douglas Aparecido dos Santos. Sorocaba da cidade educadora: as ciclovias enquanto projeto educacional. (Aperfeiçoamento/Especialização em geografia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Marcos de Oliveira Soares.
Valéria de Lima e Silva. O ensino por competências e a Geografia: o exemplo das ETECs/SP. (Aperfeiçoamento/Especialização em geografia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Marcos de Oliveira Soares.
Trabalho de conclusão de curso de graduação (14)
Raquel de Fátima Malheiros. Programa Votorantim pela educação: um caminho para a privatização da educação pública em Salto de Pirapora - SP. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Marcos de Oliveira Soares.
Paola Carina Camargo. A música como instrumento para o ensino de Geografia: um estudo de caso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Marcos de Oliveira Soares.
Daniela Vieira Garcia. Violência escolar e o programa escola da família: os impactos analisados sob a perspectiva de seus usuários. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Marcos de Oliveira Soares.
Matheus Ferreira de Castilho de Jesus. Os impactos do proibicionismo da cannabis no Brasil e suas relações com a educação. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Marcos de Oliveira Soares.
Sara de Carvalho Teixeira. O estágio supervisionado no curso de licenciatura em Geografia na UFSCar Sorocaba - relações e olhares de alunos egressos. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Marcos de Oliveira Soares.
Marcos de Oliveira Soares. As relevâncias e esperanças que constituem a escola pública: uma análise a partir do ensino de Geografia. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Marcos de Oliveira Soares.
William Bartolo. Trindadeiros, uma luta constante. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Marcos de Oliveira Soares.
Daiana de Lima Silva. Geografia e o ensino fundamental, a importância do conceito de totalidade mundo. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Marcos de Oliveira Soares.
Douglas Aparecido dos Santos. Sorocaba da cidade educadora: as ciclovias enquanto projeto educacional. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Marcos de Oliveira Soares.
Valeria de Lima e Silva. O ensino por competências e a Geografia: o exemplo das ETECs/SP. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Marcos de Oliveira Soares.
Simone Ferreira dos Santos. A proposta de flexibilização do currículo do ensino médio da SEE/SP: a instituição de um currículo mínimo. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Marcos de Oliveira Soares.
Rofecele Teixeira Garramona. A paisagem no ensino de Geografia: problematizando o conceito. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Marcos de Oliveira Soares.
Neli Aparecida Almeida Camargo. A política de inclusão na educação e a contribuição da Geografia. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Marcos de Oliveira Soares.
Davi Bandeira de Souza. A desconexão entre a realidade do aluno e a escola: reflexão acerca da EE Dr. Afonso Vergueiro e da problemática curricular no Brasil. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Marcos de Oliveira Soares.
Iniciação científica (2)
Hayssa Rodrigues. Os impactos de fatores socioeconômicos sobre rendimento acadêmico: um estudo de caso no campus de Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Marcos de Oliveira Soares.
Demile Andrade Teixeira. ESTUDO DE CASO: O ENSINO DA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA PARA AS CRIANÇAS DA PASTORAL DO MENOR CONTEMPLANDO O PROJETO MOLECADA II BAIRRO LARANJEIRAS, SOROCABA SP. (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Marcos de Oliveira Soares.
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (1)
2017-Atual. O lugar da formacao politica nos cursos presenciais de Licenciatura das universidades da cidade de Sorocaba Descrição: O presente projeto do Grupo de Pesquisa Formação Política de Professoras e Professores (GPForPP) investiga a presença ou a ausência de formação política em todos os cursos presenciais de Licenciatura das três Universidades existentes na cidade de Sorocaba. Os dados são levantados por meio de análise dos Projetos Político Pedagógicos dos Cursos de Graduação (PPCs), buscando nas ementas das disciplinas e em suas Bibliografias elementos indicativos da presença ou ausência de formação política de professores. Como primeira etapa de pesquisa coletiva do Grupo, objetiva-se mapear o tema, descobrindo qual a importância concedida a ele, enfocar as análises nos cursos que oferecem tal formação, identificando as principais propostas onde ela acontece. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcos de Oliveira Soares - Coordenador / Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi - Integrante / Moyses Brahim Neto - Integrante / Adriana de Britto Teles - Integrante / Demile Andrade Teixeira - Integrante / Eriane Taís de Almeida Santos - Integrante / Fabio Alexandre Tardelli Filho - Integrante / Keyla Priscila Rosado Pereira - Integrante / Deborah Joanna Campos Branco - Integrante / Norma Cristina Silva Machado - Integrante / Lygia Nascimento de Almeida Vecina - Integrante / Vera Lúcia Ribeiro Martins - Integrante / Fátima Aparecida da Silva Faria Galvão dos Santos - Integrante / Guilherme Cardoso de Sá - Integrante / Maria Carolina Scudeler Silva - Integrante / Silvio de Lara - Integrante. Membro: Marcos de Oliveira Soares.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (0)
Participação em eventos
Total de participação em eventos (23)
Ciclo de palestras na EMEF Prof. Enzo Antonio Silvestrin.A docência frente à privatização e a precarização da educação pública. 2019. (Outra).
III Semana da Pedagogia: Diversidade na Educação.Diversidade cultural no ensino de Geografia. 2019. (Outra).
BNCC e currículo da cidade: para quê e para quem.A quem e a quê serve a BNCC?. 2018. (Oficina).
BNCC e o currículo da Cidade.O que é a BNCC. 2018. (Encontro).
XV Coloquio Internacional de Geocrítica. O desafio da formação de professores sob a lógica da racionalidade neoliberal: a necessidade da formação política. 2018. (Congresso).
Semana de Geografia da AGB/SP.O papel do professor de Geografia em salas de aula e os desafios na educação. 2017. (Encontro).
VIII Semana de estudos da Geografia.Grupo de Trabalho. 2017. (Outra).
XVI Encontro de geógrafos de América Latina.Elementos para uma formação política de professores de Geografia. 2017. (Encontro).
Café filosófico: o projeto escola sem partido.Os retrocessos do projeto escola sem partido para a educação no Brasil. 2016. (Encontro).
Geografia e a escola sem partido: o que está em jogo?.A inaplicabilidade do projeto escola sem partido. 2016. (Encontro).
III Simpósio sobre estágio curricular nos cursos de licenciatura.A estrutura da licenciatura em Geografia na UFSCar campus de Sorocaba. 2016. (Simpósio).
VI Congresso Internacional sobre historia y prospectiva de las Universidades de Europa y America. Formacion politica de professoras y professores como elemento de la formacion pedagogica y profesional. 2016. (Congresso).
XVIII Encontro Nacional de Geógrafos.Formação política: elemento essencial da formação do/a professor/a de Geografia. 2016. (Encontro).
2º Congresso de extensão AUGM. Jovens e educadores em diálogo no ensino médio. 2015. (Congresso).
Marxismo 2015.Educação em Marx. 2015. (Encontro).
VII Encontro Nacional de Ensino de Geografia: Fala Prefessor.A formação de professores na UFSCar/Sorocaba. 2015. (Encontro).
XV Encuentro de Geógrafos de América Latina. O currículo de Geografia oficial do Brasil (PCN) e suas relações com a reestruturação produtiva. 2015. (Congresso).
Em consonância com um mundo cada vez mais dinâmico.O currículo de Geografia e a formação do professor. 2014. (Encontro).
Encontro PIBID/UFSCar quot;ideias, saberes e fazeres docentesquot;. 2014. (Encontro).
Escolas sustentáveis. 2014. (Encontro).
I Encontro regional de licenciatura.Aproximando jovens e docentes no ensino médio. 2014. (Encontro).
II Seminário quot;OLHARES Juventude Ensino Médio e Mídias.Estudantes e docentem EMDiálogo. 2014. (Seminário).
II Simpósio Sobre Estágio Curricular nos Cursos de Licenciatura. 2014. (Simpósio).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (9)
SOARES, M. O.; LOMBARDI, L.M.S.S.. A Educação e a Geografia diante da COVID-19: desafios para o campo da formação de professores. 2020. Outro
SOARES, M. O.. Interfaces entre a cartografia crítica e o ensino de geografia: inquietudes, inacabamento e processos. 2020. (Outro).. . 0.
SOARES, M. O.. Universidade Aberta. 2019. .. . 0.
SOARES, M. O.. XI Jornada de Geoesnino. 2017. (Outro).. . 0.
SOARES, M. O.; Monteiro, R. B.. Debate sobre o documentário quot;Menino 23quot;. 2017. Outro
SOARES, M. O.; LOMBARDI, L.M.S.S. ; SANTOS, A.C.A.. 100 anos da revolução russa!. 2017. Outro
SOARES, M. O.. VII Geografando: comemoração ao Dia do Geógrafo. 2015. (Outro).. . 0.
SOARES, M. O.. I Encontro Regional de Ensino de Geografia. 2015. (Outro).. . 0.
SOARES, M. O.. II Simpósio de Estágio Supervisionado na UFSCar Sorocaba. 2014. (Outro).. . 0.