Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH-So)

Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB)
Campus Sorocaba

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Marcos de Oliveira Soares

Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar campus de Sorocaba, ministrando aulas nas disciplinas ligadas ao ensino de Geografia e à formação de professores. Doutor em Geografia Humana pela USP (2012), mestre em Geociências pela UNICAMP (2004), Bacharel e Licenciado em Geografia pela USP (1998). Atuou como professor do ensino básico por 20 anos. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação de professores, currículo. Líder do GPForPP (grupo de pesquisa formação política de professoras e professores). (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2017-Atual. O lugar da formacao politica nos cursos presenciais de Licenciatura das universidades da cidade de Sorocaba
      Descrição: O presente projeto do Grupo de Pesquisa Formação Política de Professoras e Professores (GPForPP) investiga a presença ou a ausência de formação política em todos os cursos presenciais de Licenciatura das três Universidades existentes na cidade de Sorocaba. Os dados são levantados por meio de análise dos Projetos Político Pedagógicos dos Cursos de Graduação (PPCs), buscando nas ementas das disciplinas e em suas Bibliografias elementos indicativos da presença ou ausência de formação política de professores. Como primeira etapa de pesquisa coletiva do Grupo, objetiva-se mapear o tema, descobrindo qual a importância concedida a ele, enfocar as análises nos cursos que oferecem tal formação, identificando as principais propostas onde ela acontece. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcos de Oliveira Soares - Coordenador / Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi - Integrante / Moyses Brahim Neto - Integrante / Adriana de Britto Teles - Integrante / Demile Andrade Teixeira - Integrante / Eriane Taís de Almeida Santos - Integrante / Fabio Alexandre Tardelli Filho - Integrante / Keyla Priscila Rosado Pereira - Integrante / Deborah Joanna Campos Branco - Integrante / Norma Cristina Silva Machado - Integrante / Lygia Nascimento de Almeida Vecina - Integrante / Vera Lúcia Ribeiro Martins - Integrante / Fátima Aparecida da Silva Faria Galvão dos Santos - Integrante / Guilherme Cardoso de Sá - Integrante / Maria Carolina Scudeler Silva - Integrante / Silvio de Lara - Integrante.
      Membro: Marcos de Oliveira Soares.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (23)
      1. Ciclo de palestras na EMEF Prof. Enzo Antonio Silvestrin.A docência frente à privatização e a precarização da educação pública. 2019. (Outra).
      2. III Semana da Pedagogia: Diversidade na Educação.Diversidade cultural no ensino de Geografia. 2019. (Outra).
      3. BNCC e currículo da cidade: para quê e para quem.A quem e a quê serve a BNCC?. 2018. (Oficina).
      4. BNCC e o currículo da Cidade.O que é a BNCC. 2018. (Encontro).
      5. XV Coloquio Internacional de Geocrítica. O desafio da formação de professores sob a lógica da racionalidade neoliberal: a necessidade da formação política. 2018. (Congresso).
      6. Semana de Geografia da AGB/SP.O papel do professor de Geografia em salas de aula e os desafios na educação. 2017. (Encontro).
      7. VIII Semana de estudos da Geografia.Grupo de Trabalho. 2017. (Outra).
      8. XVI Encontro de geógrafos de América Latina.Elementos para uma formação política de professores de Geografia. 2017. (Encontro).
      9. Café filosófico: o projeto escola sem partido.Os retrocessos do projeto escola sem partido para a educação no Brasil. 2016. (Encontro).
      10. Geografia e a escola sem partido: o que está em jogo?.A inaplicabilidade do projeto escola sem partido. 2016. (Encontro).
      11. III Simpósio sobre estágio curricular nos cursos de licenciatura.A estrutura da licenciatura em Geografia na UFSCar campus de Sorocaba. 2016. (Simpósio).
      12. VI Congresso Internacional sobre historia y prospectiva de las Universidades de Europa y America. Formacion politica de professoras y professores como elemento de la formacion pedagogica y profesional. 2016. (Congresso).
      13. XVIII Encontro Nacional de Geógrafos.Formação política: elemento essencial da formação do/a professor/a de Geografia. 2016. (Encontro).
      14. 2º Congresso de extensão AUGM. Jovens e educadores em diálogo no ensino médio. 2015. (Congresso).
      15. Marxismo 2015.Educação em Marx. 2015. (Encontro).
      16. VII Encontro Nacional de Ensino de Geografia: Fala Prefessor.A formação de professores na UFSCar/Sorocaba. 2015. (Encontro).
      17. XV Encuentro de Geógrafos de América Latina. O currículo de Geografia oficial do Brasil (PCN) e suas relações com a reestruturação produtiva. 2015. (Congresso).
      18. Em consonância com um mundo cada vez mais dinâmico.O currículo de Geografia e a formação do professor. 2014. (Encontro).
      19. Encontro PIBID/UFSCar quot;ideias, saberes e fazeres docentesquot;. 2014. (Encontro).
      20. Escolas sustentáveis. 2014. (Encontro).
      21. I Encontro regional de licenciatura.Aproximando jovens e docentes no ensino médio. 2014. (Encontro).
      22. II Seminário quot;OLHARES Juventude Ensino Médio e Mídias.Estudantes e docentem EMDiálogo. 2014. (Seminário).
      23. II Simpósio Sobre Estágio Curricular nos Cursos de Licenciatura. 2014. (Simpósio).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (9)
      1. SOARES, M. O.; LOMBARDI, L.M.S.S.. A Educação e a Geografia diante da COVID-19: desafios para o campo da formação de professores. 2020. Outro
      2. SOARES, M. O.. Interfaces entre a cartografia crítica e o ensino de geografia: inquietudes, inacabamento e processos. 2020. (Outro).. . 0.
      3. SOARES, M. O.. Universidade Aberta. 2019. .. . 0.
      4. SOARES, M. O.. XI Jornada de Geoesnino. 2017. (Outro).. . 0.
      5. SOARES, M. O.; Monteiro, R. B.. Debate sobre o documentário quot;Menino 23quot;. 2017. Outro
      6. SOARES, M. O.; LOMBARDI, L.M.S.S. ; SANTOS, A.C.A.. 100 anos da revolução russa!. 2017. Outro
      7. SOARES, M. O.. VII Geografando: comemoração ao Dia do Geógrafo. 2015. (Outro).. . 0.
      8. SOARES, M. O.. I Encontro Regional de Ensino de Geografia. 2015. (Outro).. . 0.
      9. SOARES, M. O.. II Simpósio de Estágio Supervisionado na UFSCar Sorocaba. 2014. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 12/10/2020 18:25:10