Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH-So)

Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB)
Campus Sorocaba

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Marcio Fernando Gomes

Possui Bacharelado em Geografia pela Universidade de São Paulo (1997), Licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo (1998), Mestrado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2001) e Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2006). Atuou como coordenador, professor e orientador de trabalhos de conclusão do Curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Esteve como coordenador, professor e orientador de trabalhos de conclusão do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos do Campus São Paulo do IFSP. Também foi o coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES do IFSP (2011-2013). Também foi coordenador de área do Subprojeto da Geografia do PIBID/CAPES do Campus de Sorocaba da UFSCar (2014-2018). Foi vice-coordenador do Curso de Licenciatura em Geografia da UFSCar-Sorocaba (2017-2018). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: educação; epistemologia, teoria, método e metodologia da pesquisa e ensino-aprendizagem de Geografia; mundialização da economia; rede; banco; financeiro. Atualmente é professor de ensino superior do Curso de Licenciatura em Geografia do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades do Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos ? UFSCar, coordenador do Grupo de Estudos Epistemologia da Geografia: teoria, método e metodologias em pesquisa e ensino de Geografia e realiza pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Barcelona, Espanha. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5189245301180193 (17/06/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2013-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba. Rodovia João Leme dos Santos - até km 110 (SP-264) Bairro do Itinga 18052780 - Sorocaba, SP - Brasil Telefone: (15) 32295967 URL da Homepage: www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Geografia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2020-Atual. Em busca do territorio da esperanca: aprendizagem dialogica entre as pessoas da escola e do bairro nos meandros entre a comunidade e a rede
      Descrição: RESUMO Compartilhando palavras e escutas busca escavar as camadas que constituem os limites e possibilidades das concepções sobre a realidade social e os respectivos enfoques na aprendizagem: objetivista, construtivista e comunicativa, pretende conhecer e compreender as possibilidades de reinventar e ressignificar à docência e a aprendizagem, enfrentar os obstáculos e desafios histórico-concretos que nos colocam a transição da sociedade industrial para a sociedade da informação. Por meio da luz da ação dialógica de Freire e da ação comunicativa de Habermas procura um caminho educacional que considera as interações dos contextos de aprendizagem, os entornos socioeconômicos, socioculturais e socioespaciais, que tenham por objetivo a transformação que amplia os níveis de conhecimento e aumenta a igualdade. Esta pesquisa será realizada na Universidade de Barcelona, mais especificamente na Community of Researchers on Excellence for All (CREA), que criou e desenvolve a concepção comunicativa da aprendizagem dialógica. O CREA sugere que o triângulo interativo da concepção construtivista professor(a)-aluno(a)-conteúdo(s), seja ampliado a dois níveis: nas unidades de interação e nos contextos de aprendizagem. Este projeto de pesquisa procura conhecer e compreender a construção do território da esperança, construído num contínuo das possibilidades das práticas educativas da aprendizagem dialógica entre as pessoas da escola e do bairro, que perpassam pelas representações e as condições dos meandros entre a comunidade e a rede. Nesse sentido, busca contribuir ao diálogo na proposição de que se a ressignificação da teoria e da prática da metodologia do estudo do meio e o trabalho de campo de geografia numa perspectiva interdisciplinar no bairro do entorno da escola pode ser uma prática educativa da concepção comunicativa e aprendizagem dialógica. Numa perspectiva metodológica a pesquisa será desenvolvida de acordo com seguintes etapas: pesquisar teorias; participar das práticas educativas; participar de disciplinas, seminários, grupos de estudo e de pesquisa; conceber, propor e realizar um estudo do meio e um trabalho de campo; interpretar imagens, palavras, escutas e gestos; elaborar artigos científicos; elaborar trabalhos científicos; elaborar relatórios parcial e final (detalhes estão no Plano de Atividade). Por um lado, uns dos resultados que se pretende alcançar é dar visibilidade, promover e difundir a concepção comunicativa e aprendizagem dialógica à área da geografia; por outro lado, compartilhar a metodologia do estudo do meio e o trabalho de campo em geografia na sua perspectiva interdisciplinar no bairro no entorno da escola à área da educação de concepção comunicativa e aprendizagem dialógica. Por fim, com palavras e escutas, pretende-se interagir com as pessoas acadêmicas, estudiosa(o)s e pesquisadora(e)s de diferentes áreas do conhecimento e com as pessoas não acadêmicas durante e após o estágio pós-doutoral. Palavras-chave: território da esperança, escola, bairro, aprendizagem dialógica, comunidade, rede.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcio Fernando Gomes - Coordenador.
      Membro: Marcio Fernando Gomes.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (47)
      1. Diálogos Sobre Conjuntura Política e Econômica do Brasil na UNIESP S. A. Faculdade de Caieiras.Reforma da Previdência, uma análise crítica. 2019. (Outra).
      2. Palestra E. E. Prof. Aggêo Pereira do Amaral.Território Financeiro: da roda do mundo a rede. 2019. (Outra).
      3. VII Encontro de Tertúlias Dialógicas, NIASE-UFSCar. 2019. (Encontro).
      4. X Semana de Estudos de Geografia/ II Seminário de Pós-Graduação de Geografia.Coordenador da Apresentação de Trabalhos. 2019. (Encontro).
      5. X Semana de Estudos de Geografia/ II Seminário de Pós-Graduação de Geografia. 2019. (Encontro).
      6. X Semana de Estudos de Geografia/ II Seminário de Pós-Graduação de Geografia.Avaliador de trabalhos da X Semana de Estudos de Geografia/ II Seminário de Pós-Graduação de Geografia. 2019. (Encontro).
      7. XXVI Congresso de Iniciação Científica e XI Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. A FLUIDEZ TERRITORIAL E A REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA DA MICRORREGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA: O PAPEL DO LUGAR NA MUNDIALIZAÇÃO A PARTIR DOS ANOS 1990. 2019. (Congresso).
      8. XXVII Jornadas de Jovens Pesquisadores da Associação de Universidades Grupo Montevideo - AUGM.Avaliador de trabalhos no XXVII Jornadas de Jovens Pesquisadores da Associação de Universidades Grupo Montevideo - AUGM. 2019. (Outra).
      9. IX Semana de Estudos da Geografia UFSCar-Sorocaba e I Seminário de Pós-Graduação de Geografia. 2018. (Encontro).
      10. IX Semana de Estudos da Geografia UFSCar-Sorocaba e I Seminário de Pós-Graduação de Geografia.Coordenador de Apresentação dos Trabalhos da VIII Semana de Estudos de Geografia. 2018. (Encontro).
      11. IX Semana de Estudos da Geografia UFSCar-Sorocaba e I Seminário de Pós-Graduação de Geografia.Avaliador de trabalhos da IX Semana de Estudos de Geografia/ I Seminário de Pós-Graduação de Geografia. 2018. (Encontro).
      12. Diálogos Sobre Conjuntura Política e Econômica do Brasil na UFSCar-Sorocaba.Mesa Redonda Análise da Conjuntura Econômica e Política do Brasil. 2017. (Encontro).
      13. II Encontro Regional de Ensino de Geografia UFSCar-Sorocaba.Parceria Universidade-Escola: possibilidades de iniciação à docência, estágio supervisionado e outros projetos com as Secretarias da Educação dos Municípios da Região de Sorocaba. 2017. (Encontro).
      14. III Conegrad Congresso de Ensino de Graduação UFSCar. PRÁTICAS ESCOLARES: DA SALA DE AULA AO TRABALHO DE CAMPO. 2017. (Congresso).
      15. III Conegrad Congresso de Ensino de Graduação UFSCar. Vivências do Subprojeto da Geografia do PIBID UFSCar-Sorocaba. 2017. (Congresso).
      16. Palestra Cartografia Afro-Brasileira - Rafael Sanzio dos Anjos. 2017. (Outra).
      17. Seminário de Avaliação do PIBID UFCar Sorocaba.Avaliação do Subprojeto da Geografia do PIBID UFSCar Sorocaba. 2017. (Seminário).
      18. VIII Semana de Estudos de Geografia UFSCar-Sorocaba.Minicurso: Memória e Educação Quilombola: uma cartografia da cultura, ministrado Profa. Dra. Lourdes de Fátima Bezerra Carril. 2017. (Oficina).
      19. VIII Semana de Estudos de Geografia UFSCar-Sorocaba.Coordenador de Apresentação dos Trabalhos da VIII Semana de Estudos de Geografia. 2017. (Encontro).
      20. XVI Encuentro de Geógrafos de América Latina. 2017. (Encontro).
      21. XVI Encuentro de Geógrafos de América Latina.Revista Didática Sobre o Tema Globalização e Território Financeiro. 2017. (Encontro).
      22. Diálogos Sobre Conjuntura Política e Econômica do Brasil na UFTPR.Mesa Redonda PEC 55: Uma opção para crise financeira ou um retrocesso social?. 2016. (Outra).
      23. Grupo de Pesquisa Observatório de Políticas Públicas.Diálogos Interdisciplinares sobre teorias, métodos, metodologias e tecnologias de pesquisa e ensino. 2016. (Simpósio).
      24. III SEA - Simpósio Nacional de Ensino e Aprendizagem: Atualidades, prospectivas e desafios.Diálogos em ensino e aprendizagem. 2016. (Simpósio).
      25. III Simpósio Sobre Estágio Curricular Nos Cursos de Licenciatura UFSCar Sorocaba.Espaço de Diálogos Sobre Estágio Curricular. 2016. (Simpósio).
      26. Seminário PIBID UFSCar Campus Sorocaba: Importância do PIBID.Seminário PIBID UFSCar Campus Sorocaba: Importância do PIBID. 2016. (Seminário).
      27. VI Encontro Nacional das Licenciaturas.Práxis Geográficas: oficinas de metodologias de pesquisa e ensinno. 2016. (Encontro).
      28. VII Semana de Estudos da Geografia UFSCar-Sorocaba.A relação de poder entre os conglomerados financeiros e o Estado na formação do território brasileiro. 2016. (Encontro).
      29. XVIII Encontro Nacional de Geógrafos. 2016. (Encontro).
      30. Encontro PIBID UFSCar Sorocaba Tema: Dificuldades e avanços ocorridos no âmbito do PIBID-UFScar.Atividades desenvolvidas no Subprojeto da Licenciatura em Geografia do PIBID-UFScar. 2015. (Encontro).
      31. I Encontro de Licenciaturas do IFSP: Práticas de Ensino e Estágio Curricular na Formação.Participação debatedor na mesa redonda: PIBID e Formação Docente: O caso do IFSP. 2015. (Encontro).
      32. I Encontro PIBID do Estado de São Paulo.Atividades desenvolvidas no Subprojeto da Licenciatura em Geografia do PIBID-UFScar. 2015. (Encontro).
      33. I Encontro Regional de Ensino de Geografia UFSCar-Sorocaba.Atividades desenvolvidas no Subprojeto da Licenciatura em Geografia do PIBID-UFScar. 2015. (Encontro).
      34. II Encontro da UFSCar Campus de Sorocaba com a Comunidade Surda: Direito à Educação. 2015. (Encontro).
      35. III Encontro Mês da Consciência Negra e II Seminário Educação para as relações étnico-raciais e Formação de Profissionais da Educação. 2015. (Encontro).
      36. I Seminário PIBID/SUDESTE e III Encontro Estadual do PIBID/ES ? Avaliação, Perspectivas e Metas.Praticando Geografia: Vivências do Subprojeto da Geografia-PIBID-UFSCar. 2015. (Seminário).
      37. Seminários Sobre Territorialidades Afro-Indígenas e Políticas de Reconhecimento.Identidade, Subjetividade, Políticas de Reconhecimento e Educação. 2015. (Seminário).
      38. VII Geografando ? Comemoração do Dia do Geógrafo.Participação debatedor na mesa redonda: Percepções e impressões geográficas da cidade de Havana e entorno ? Relatos de viagem durante o XV Encontro de Geógrafos da América Latina - EGAL (06 a 10 de abril de 2015). 2015. (Encontro).
      39. XV Encuentro de Geógrafos de América Latina ? Por uma América Latina unida y sustentetable.Escola Básica do Brasil: território de formação docente e de estreito diálogo e ações junto à comunidade do entorno. 2015. (Encontro).
      40. Encontro de Abertura das Atividades de 2014 do PIBID-UFSCar-Sorocaba.Diálogo inicial para estruturar as atividades do Subprojeto da Licenciatura em Geografia do PIBID-UFScar. 2014. (Encontro).
      41. II Simpósio sobre Estágio Curricular nos Cursos de Licenciatura.Dálogos sobre estágio curricular no cursos de licenciatura. 2014. (Simpósio).
      42. A atualidade da sociologia enraizada de José de Souza Martins. 2013. (Outra).
      43. Agenda Brasileira - Temas Fundamentais para a Sociedade. 2013. (Outra).
      44. Encontro PIBID UFScar Campus Sorocaba: Ideias, Saberes e Fazeres docentes. 2013. (Encontro).
      45. IV Encontro Nacional das Licenciaturas e III Encontro Nacional do PIBID.Uma proposta de ensino de Geografia para a EJA. 2013. (Encontro).
      46. Seminário Internacional Emancipação Inclusão Exclusão. 2013. (Seminário).
      47. V Encontro do PIBID-IFSP Discutindo os Papéis da Escola Pública na Formação Docente.Iniciativas Inovadoras na Formação de Professores: os papéis da escola pública na formação docente. 2013. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (6)
      1. GOMES, M. F.; CARRIL, L. de F. B. II Encontro Regional de Ensino de Geografia de Sorocaba-UFSCar. 2017. Congresso
      2. GOMES, M. F.; TORRES, J. R. ; CARRIL, L. de F. B. III Simpósio Sobre Estágio Curricular Nos Cursos de Licenciatura UFSCar Sorocaba. 2016. Outro
      3. NAKAYAMA, B. C. M. S. ; GOMES, M. F.. Encontro PIBID UFSCar Sorocaba Tema: Dificuldades e avanços ocorridos no âmbito do PIBID-UFScar. 2015. Congresso
      4. GOMES, M. F.; CARRIL, L. F. B. ; SOARES, M. O.. I Encontro Regional de Ensino de Geografia UFSCar-Sorocaba. 2015. Congresso
      5. CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra; GOMES, M. F.. Seminários Sobre Territorialidades Afro-Indígenas e Políticas de Reconhecimento. 2015. Congresso
      6. TORRES, J. R. ; GOMES, M. F.. I Encontro de Licenciaturas da UFSCar: Práticas de Ensino e Estágio Curricular na Formação Docente. 2014. Congresso

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (1)
      • Marcio Fernando Gomes ⇔ Rosalina Burgos (1.0)
        1. BURGOS, R.; GOMES, M. F. ; SOARES, M. O. ; Nunes, Edelci.. Percepções e impressões geográficas da cidade de Havana e entorno ? Relatos de viagem durante o XV Encontro de Geógrafos da América Latina - EGAL (06 a 10 de abril de 2015). 2015. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra




    Data de processamento: 12/10/2020 18:25:10