Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH-So)

Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB)
Campus Sorocaba

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Carlos Henrique Costa da Silva

Professor Associado do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades do Centro de Ciências Humanas e Biológicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus de Sorocaba. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFSCar/Sorocaba. É Doutor (2008), Mestre (2003), Licenciado (2002) e Bacharel (2000) em Geografia pela UNESP campus de Rio Claro. Realizou Estágio Pós-Doutoral (2012) em Geografia na Universidade de Buenos Aires com bolsa do CNPq. É Pesquisador do Rebecca - Rede Brasileira de Pesquisadores sobre o Comércio e o Consumo. Tem experiência e atuação na área da Geografia Humana, com especialização em Geografia Urbana, Econômica, do Comércio, do Consumo e do Turismo. As principais áreas em que pesquisa são: Geografia do Comércio e do Consumo, Geografia do Turismo, Geografia Urbana, Geografia Econômica, Planejamento Urbano e Patrimônio Histórico. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2020-Atual. Estudo sobre as Estrategias Economicas e Espaciais das Grandes Empresas Varejistas na Regiao Metropolitana de Sorocaba.
      Descrição: A principal questão que fundamenta esta pesquisa é: Em que medida as formas comerciais e de serviços, enquanto espaços produzidos pela sociedade num determinado momento de sua história, tem potencialidade suficiente que nos permita elaborar um pensamento que seja revelador das transformações socioespaciais da região metropolitana de Sorocaba? #10;No contexto local e regional, buscamos desenvolver um debate sobre a centralidade que as grandes superfícies comerciais varejistas desempenham na reprodução do espaço urbano no período atual. Na Macrometrópole Paulista, somente nos últimos 10 anos, foram inaugurados mais de 100 novos empreendimentos desta natureza com diferentes tamanhos e com diferentes padrões de localização. Tomando a realidade de Sorocaba e região, percebe-se que há um movimento de expansão e consolidação de grandes empresas varejistas, sobretudo hipermercados, shopping centers e grandes lojas especializadas. Estas formas anunciam e revelam um processo de produção do espaço urbano corporativo e centralizado em determinados bairros. Assim, devemos entender que estas grandes superfícies comerciais são formas varejistas que dialogam com as demais formas espaciais tornando a análise mais complexa, já que atualizam-se produzindo o espaço urbano, em um processo incessante de redefinição de suas estratégias econômicas e espaciais para aumentarem as possibilidades de reprodução ampliada do lucro. Estamos encarando estas formas como empreendimentos imobiliários que reúnem, tanto em seu processo de construção como no de administração, diferentes frações e parcelas de capital – produtivo, financeiro, comercial – revelando-se como formas urbanas que carregam em si, a fluidez e a dinâmica de circulação do capital contemporâneo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Carlos Henrique Costa da Silva - Coordenador.
      Membro: Carlos Henrique Costa da Silva.
    2. 2020-Atual. O comercio varejista e o consumo nas cidades brasileiras: Continuidades e Descontinuidades
      Descrição: O Comércio e o Consumo integram, necessariamente, a vida cotidiana pública e privada na cidade. Enquanto dimensões da produção geral da sociedade, Comércio e Consumo estão determinados e também determinam as condições da Produção e da Distribuição de mercadorias. Os espaço de comércio e consumo na cidade contemporânea, torna-se uma força que produz um cotidiano alienado pela lógica de mercado, onde o principal elemento da condição humana, o da vida, pode ser posto em xeque para a obtenção de bens e mercadorias, o que mostra a supremacia do valor de troca em detrimento do valor de uso e, consequentemente, a supremacia do ter em relação ao ser.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (4) . Integrantes: Carlos Henrique Costa da Silva - Integrante / Silvia Ortigoza - Integrante / Sidney Gonçalves Vieire - Coordenador / Silvana Maria Pintaudi - Integrante / Tatiane Marina Pinto de Godoy - Integrante.
      Membro: Carlos Henrique Costa da Silva.
    3. 2018-Atual. Fragmentacao socioespacial e urbanizacao brasileira: escalas, vetores, ritmos e formas - FragUrb
      Descrição: A diferenciação socioespacial em cidades brasileiras vem se aprofundando e aponta para a constituição do processo de fragmentação socioespacial. A origem dele está vinculada à predominância de lógicas e subjetivações neoliberais que se antepõem à ideia de direito à cidade. Esse projeto visa compreender, no plano da cidade e do urbano, como a lógica socioespacial fragmentária altera o conteúdo da diferenciação e das desigualdades, redefinindo os sentidos do direito à cidade. Este objetivo central desdobra-se em quatro planos analíticos: i) passagem da lógica socioespacial centro-periférica para a lógica socioespacial fragmentária; ii) interpretação da fragmentação socioespacial por meio das formas contemporâneas de diferenciação e desigualdade, a partir das práticas associadas ao cotidiano urbano; iii) desdobramentos da lógica socioespacial fragmentária sobre o par espaço público/espaço privado; iv) papel das instituições políticas, dos agentes econômicos hegemônicos e dos sujeitos sociais não hegemônicos. Para conduzir a pesquisa foram eleitas cinco dimensões empíricas a partir das quais o processo de fragmentação socioespacial será analisado: habitar, trabalhar, consumir, lazer e mobilidade. Serão estudadas cidades de diferentes formações socioespaciais: Chapecó/SC, Dourados/MS, Ituiutaba/MG, Marabá/PA, Maringá/PR, Mossoró/RN, Presidente Prudente/SP, Ribeirão Preto/SP e São Paulo/SP, além de cidades pequenas vinculadas a estas e que serão identificadas no decorrer da pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carlos Henrique Costa da Silva - Integrante / Maria Encarnação Beltrão Sposito - Coordenador / Márcio José Catelán - Integrante / Everaldo Melazzo - Integrante / Eliseu Savério Sposito - Integrante / Nécio Turra Neto - Integrante / Arthur Magon Whitacker - Integrante / Eda Maria Goes - Integrante / Igor Catalão - Integrante / Luciano Antônio Furini - Integrante / Antônio Henrique Bernardes - Integrante / Patrícia Maria de Jesus - Integrante / Sérgio Moreno Redón - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Carlos Henrique Costa da Silva.
    4. 2016-2020. Estudo sobre as Estrategias Economicas e Espaciais das Grandes Empresas Varejistas na Regiao Metropolitana de Sorocaba
      Descrição: O presente projeto de pesquisa é produto dos resultados e reflexões alcançadas na realização e finalização do Projeto de Pesquisa “A redefinição das formas comerciais e a promoção do consumo na Metrópole Paulista”, desenvolvido entre 2014 e 2015 em conjunto com os pesquisadores do Núcleo de Estudos sobre o Comércio e o Consumo – NECC – e que obteve financiamento e apoio do CNPq. No desenvolvimento daquela pesquisa vislumbramos diferentes estratégias econômicas e espaciais das formas comerciais na metrópole, apoiadas pela expansão do consumo como momento fundamental da reprodução do capital.#10;O fato que nos impulsionou a dar continuidade por meio desta proposta de pesquisa aos resultados daquela, foi o debate sobre a centralidade que os shopping centers desempenham na reprodução do espaço urbano no período atual. Na metrópole paulista, somente nos últimos 10 anos, foram inaugurados mais de 20 novos empreendimentos desta natureza com diferentes tamanhos e com diferentes padrões de localização, e até 2020 serão mais 10 empreendimentos a serem inaugurados nos municípios da Região Metropolitana, conforme dados da Associação Brasileira de Shopping Centers. Tomando a realidade de Sorocaba, área de estudo deste projeto, considerando o mesmo período de 10 anos, foram inaugurados 5 shopping centers, e até 2020, dois novos empreendimentos serão inaugurados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Carlos Henrique Costa da Silva - Coordenador / Sidney Gonçalves Vieire - Integrante / Tatiane Marina Pinto de Godoy - Integrante / Magno de Lara Madeira Filho - Integrante.
      Membro: Carlos Henrique Costa da Silva.
    5. 2014-2017. Urbanizacao e Precarizacao do Trabalho: Processos em Contexto de Mundializacao
      Descrição: Analisar e debater as metamorfoses nas relações de trabalho e o processo de precarização e exploração do trabalhador em tempos de expansão do neoliberalismo em escala global. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carlos Henrique Costa da Silva - Integrante / Silvana Maria Pintaudi - Integrante / Tatiane Marina Pinto de Godoy - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Carlos Henrique Costa da Silva.
    6. 2014-2016. Redefinicao e Criacao de Formas Comerciais na Metropole: Novas Formas de Consumo do Espaco Urbano
      Descrição: Em que medida as formas comerciais e de serviços, enquanto espaços produzidos pela sociedade num determinado momento de sua história, (têm potência) nos permitem elaborar um pensamento que dê conta de revelar as mutações de uma metrópole como São Paulo? Não se trata, pois, de um pensamento sobre as formas espaciais em si, mas sobre aquilo que elas nos revelam sobre a vida na cidade. Assim, uma outra pergunta também é possível: Como interpretar e refletir sobre as transformações nas formas comerciais nos últimos 50 anos a partir dos novos atributos sociais, culturais e econômicos que vem modificando a centralidade do consumo no processo de reprodução do espaço urbano?. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Carlos Henrique Costa da Silva - Integrante / Silvana Maria Pintaudi - Coordenador / Tatiane Marina Pinto de Godoy - Integrante / Magno de Lara Madeira Filho - Integrante / Ana Alice OIliveira Vieira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Carlos Henrique Costa da Silva.
    7. 2013-2015. NAPUrb
      Descrição: Para entender o lugar das formas comerciais e de serviços no espaço urbano contemporâneo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carlos Henrique Costa da Silva - Integrante / Gloria da Anunciação Alves - Integrante / Ana Fani Alessandri Carlos - Coordenador / Silvana Maria Pintaudi - Integrante / Isabel Pinto Alvarez - Integrante.
      Membro: Carlos Henrique Costa da Silva.
    8. 2012-2013. O Lugar da Hotelaria de Luxo no contexto Metropolitano de Sao Paulo e Buenos Aires
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Carlos Henrique Costa da Silva - Coordenador / Rodolfo Bertoncello - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 8 / Número de orientações: 1
      Membro: Carlos Henrique Costa da Silva.
    9. 2010-2012. Programa Institucional de Bolsas de Iniciacao a Docencia
      Descrição: Programa Institucionalizado pela CAPES que visa formar o licenciando para o trabalho docente desde a graduação. O projeto da UFSCar procura compartilhar as experiências de ensino e aprendizagem das escolas públicas levando os bolsistas para a realidade da escola.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (16) . Integrantes: Carlos Henrique Costa da Silva - Coordenador / Emerson Martins Arruda - Integrante / Neusa de Fátima Mariano - Integrante / Ismail Barra Nova de Mello - Integrante / Rosalina Burgos - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.Número de orientações: 5
      Membro: Carlos Henrique Costa da Silva.
    10. 2008-Atual. Globalizacao e as Redes de Comercio de Luxo
      Descrição: Este projeto tem como objetivo discutir o lugar do comércio de artigos de luxo na reprodução do espaço urbano da cidade de São Paulo, destacando o modo como a formação de novas áreas de centralidade vão se constituindo em concordância com a concentração do capital hegemônico - financeiro - imobiliário, e este processo vem interferindo na relocalização do comércio na cidade. As novas estratégias espaciais das redes globalizadas de comércio são objetos de nossas análises, bem como o processo de difusão do uso por parte dos consumidores, seja os objetos reais, sejam os falsificados, compondo uma rede local, nacional e mundial de produção e falsificação de artigos que se remetem ao luxo e à sua cópia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Carlos Henrique Costa da Silva - Coordenador. Número de orientações: 2
      Membro: Carlos Henrique Costa da Silva.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (31)
    1. IV Seminário Regional sobre Comércio, Consumo e Cultura nas Cidades.Comércio e serviços no espaço urbano-regional. 2019. (Seminário).
    2. VII Seminário Internacional Ciudad, Comercio y Consumo.La redefinición de las formas de comercio y de las prácticas de consumo: consideraciones sobre el autoservicio.. 2019. (Seminário).
    3. Semana da Pós-Graduação em Geografia. 2018. (Seminário).
    4. VI Encontro Internacional Ciudad, Comércio e Consumo.Os impactos das tecnologias informacionais e da automação na reestruturação do comércio varejista e da cidade. 2017. (Encontro).
    5. II Encontro Regional de Geografia do Comércio.Da Feira Livre ao Shopping center. 2016. (Encontro).
    6. V Seminario Internacional Comércio, Consumo y Ciudad.Sobre la decadencia de los shopping centers de Sorocaba (Brasil). 2015. (Seminário).
    7. XI SEUR - Seminário de Estudos Urbanos e Regionais.Comércio e Consumo Urbano. 2015. (Seminário).
    8. XIV Simpurb.A centralidade dos shopping centers em Sorocaba. 2015. (Simpósio).
    9. XV Enanpur.Considerações sobre o Consumo de Artigos de Luxo e de suas Cópias Falsificadas na Metrópole Paulista. 2015. (Encontro).
    10. IV CINCCI.Os Shopping Centers de Buenos Aires. 2013. (Simpósio).
    11. 9 Bienal del Coloquio de Transformaciones Territoriales: Huellas e incertidumbres en los procesos de desarrollo territorial.A Atuação das Grandes Redes de Comércio Varejista no Território Brasileiro. 2012. (Simpósio).
    12. III Seminario sobre Comercio, Consumo e Cidade.El Centro Comercial JK Iguatemi en la Dinámica del Comercio y el Consumo en São Paulo - Brasil. 2012. (Simpósio).
    13. Primer Taller Internacional História y Turismo. 2012. (Oficina).
    14. II Simpósio sobre Comércio e Consumo.O comércio de luxo no Brasil. 2011. (Simpósio).
    15. III CINCCI.Ditadura no Varejo: Globalização e Modernas Formas de Comércio. 2010. (Simpósio).
    16. II Seminário de Geografia e Turismo.Geotur - II Seminário de Geografia e Turismo. 2009. (Seminário).
    17. VII Encontro Nacional da Anpege. A dimensão espacial da hotelaria de luxo em São Paulo. 2009. (Congresso).
    18. XI Simpósio Nacional de Geografia Urbana.As necessidades, as mercadorias, as marcas e as lojas: a geografia do comércio do luxo de São Paulo. 2009. (Simpósio).
    19. II Colóquio Internacional sobre o comércio e cidade: uma relação de origem.O lugar da hotelaria de luxo no contexto dos negócios da metrópole paulista. 2008. (Simpósio).
    20. XV Encontro Nacional de Geógrafos. O lugar do comércio e do consumo na geografia contemporânea. 2008. (Congresso).
    21. Encontro de Geografia da UNICSUL.Geografia do Comércio e Consumo: Pressupostos Teóricos e Estudos de Caso. 2007. (Encontro).
    22. II Colóquio sobre Comércio e Consumo Urbano.O Lugar do comércio e do consumo na cidade contemporânea. 2007. (Simpósio).
    23. I Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da Universidade Federal de São Carlos. Muito Além da sala de aula: realidade turística brasileira I e II. 2007. (Congresso).
    24. Seminário de Geografia e Turismo.Produção e Consumo do Espaço. 2007. (Seminário).
    25. VII Encontro Nacional da Anpege. O mercado de luxo em São Paulo: Comer e dormir em alto estilo. 2007. (Congresso).
    26. VII Jornada Científica da Universidade Federal de São Carlos. Núcleo de Estudos em Turismo Sustentável. 2007. (Congresso).
    27. 52 ICA. 52 ICA - Congresso Internacional e Americanistas. 2006. (Congresso).
    28. Flona de Ipanema: Passado, presente e futuro. 2006. (Seminário).
    29. I Encontro de Extensão e Assuntos Comunitários - A Metrópole e o Futuro. 2006. (Congresso).
    30. I Encontro Internacional da extensão e da pesquisa. 2006. (Congresso).
    31. VI Seminário de Pós-Graduação em Geografia da UNESP.O consumo dos ricos na metrópole: o mercado de luxo em São Paulo. 2006. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (21)
    1. MARASQUIN, C. ; VARGAS, H.C. ; SILVA, C. H. C.. VI Colóquio Internacional sobre Comércio e Cidade. 2018. Congresso
    2. SILVA, C. H. C.; Fernandes, E.. Seminário de Pós-Graduação em Geografia. 2018. Congresso
    3. SILVA, C. H. C.. VII Semana de Estudos da Geografia. 2016. (Congresso).. . 0.
    4. COSTA DA SILVA, C.H.; SOARES, M. O.. V Semana da Geografia. 2015. Congresso
    5. Pintaudi, S.M. ; SILVA, C. H. C. ; Vieira, S. G.. III Seminário Internacional sobre Cidade, Comércio Urbano e Consumo. 2012. Congresso
    6. SILVA, C. H. C.; Bertoncello, R. ; TRONCOSO, C.. Jornada Geografía, Turismo Urbano y Patrimonio Cultural. 2012. Outro
    7. SILVA, C. H. C.. III Seminário de Geografia e Turismo. 2011. (Congresso).. . 0.
    8. SILVA, C. H. C.. II Encontro de Iniciação à Docência e Formação Continuada de Professores. 2011. (Congresso).. . 0.
    9. SILVA, C. H. C.. II Evento em Comemoração ao Dia do Geógrafo. 2010. (Congresso).. . 0.
    10. SILVA, C. H. C.. I Encontro de Iniciação à Docência e Formação Continuada de Professores. 2010. (Congresso).. . 0.
    11. SILVA, C. H. C.. Evento em Comemoração ao Dia do Geógrafo. 2009. (Congresso).. . 0.
    12. SILVA, C. H. C.. II Seminário de Geografia e Turismo. 2009. (Congresso).. . 0.
    13. SILVA, C. H. C.. Seminário de Geografia e Turismo. 2007. (Congresso).. . 0.
    14. SILVA, C. H. C.. Flona de Ipanema: Passado, presente e futruro. 2006. (Outro).. . 0.
    15. SILVA, C. H. C.. V Jornada de Turismo: Sustentabilidade do Espaço Turístico: Projeto e Desenvolvimento Hoteleiro. 2005. (Congresso).. . 0.
    16. SILVA, C. H. C.. IV Jornada de Turismo: Mercado de Trabalho em Turismo e Hotelaria: Desafios para o Setor. 2004. (Congresso).. . 0.
    17. SILVA, C. H. C.. III Jornada de Turismo: Tendências do Turismo no século XXI. 2003. (Congresso).. . 0.
    18. SILVA, C. H. C.. Comércio e Consumo na Cidade. 2000. (Congresso).. . 0.
    19. SILVA, C. H. C.. II Território Aberto: Ciência e Cultura. 2000. (Congresso).. . 0.
    20. SILVA, C. H. C.. IV Simpósio de Iniciação Científica. 2000. (Congresso).. . 0.
    21. SILVA, C. H. C.. I Território Aberto: Ciência e Cultura. 1999. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (4)
    • Carlos Henrique Costa da Silva ⇔ Edelci Nunes da Silva (1.0)
      1. SILVA, C. H. C. (Org.) ; SILVA, E. N. (Org.). Chão da Terra: Olhares, Reflexões e Perspectivas Geográficas de Sorocaba. 1o ed. Curitiba: Editora CRV, 2016. v. 01, p. 235.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Carlos Henrique Costa da Silva ⇔ Gilberto Cunha Franca (1.0)
      1. SILVA, C. H. C. ; MARIANO, Neusa F. ; Rosalina Burgos ; FRANCA, G. C.. MÚLTIPLAS INTERPRETAÇÕES DO URBANO DE SOROCABA: VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO, MOBILIDADE, CONSUMO E CULTURA. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação

    • Carlos Henrique Costa da Silva ⇔ Neusa de Fatima Mariano (1.0)
      1. SILVA, C. H. C. ; MARIANO, Neusa F. ; Rosalina Burgos ; FRANCA, G. C.. MÚLTIPLAS INTERPRETAÇÕES DO URBANO DE SOROCABA: VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO, MOBILIDADE, CONSUMO E CULTURA. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação

    • Carlos Henrique Costa da Silva ⇔ Rosalina Burgos (1.0)
      1. SILVA, C. H. C. ; MARIANO, Neusa F. ; Rosalina Burgos ; FRANCA, G. C.. MÚLTIPLAS INTERPRETAÇÕES DO URBANO DE SOROCABA: VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO, MOBILIDADE, CONSUMO E CULTURA. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação




Data de processamento: 12/10/2020 18:25:10