Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Hidrobiologia (DHb)

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Total de projetos de pesquisa


Número total de itens: 145

2020

1.   2020-Atual. Analise do impacto do oleo cru nas populacoes de Thalassomya gutae (Chironomidae, Diptera)
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Lívia Maria Fusari - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
Membro: Livia Maria Fusari.
2.   2020-Atual. AtlantECO: Atlantic Ecosystems Assessment, Forecasting Sustainability
Descrição: O objetivo geral do AtlantECO é aumentar nossa capacidade de avaliar e prever mudanças no status e na dinâmica dos ecossistemas do Atlântico nas escalas regional e de bacia, a fim de melhorar a sustentabilidade dos serviços do ecossistema e aprimorar o Crescimento Azul para as comunidades do Atlântico como um todo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . Integrantes: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento - Coordenador / JUNGER, PEDRO CIARLINI - Integrante / Paula Huber - Integrante. Financiador(es): European Commission - Auxílio financeiro.
Membro: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento.
3.   2020-Atual. PERDA DE BIODIVERSIDADE EM UNIDADES DE CONSERVACAO PAULISTAS E PRATICAS PARA RESTAURACAO ECOLOGICA
Descrição: Este projeto visa avaliar e melhor compreender perdas de biodiversidade da flora nativa submetida a dois fortes vetores de degradação - as invasões biológicas e o adensamento da vegetação no Cerrado -, assim como desenvolver técnicas para a conservação e restauração das comunidades nativas na Estação Ecológica de Santa Maria (EESM) e na Gleba Cerrado Pé-de-Gigante, parte do Parque Estadual de Vassununga (PEV). Os resultados obtidos fornecerão subsídios para embasar políticas e práticas para o manejo da biodiversidade e restauro ecológico em unidades de conservação (UCs) do estado de São Paulo que, assim como o PEV e a EESM, vêm enfrentando sérios problemas com espécies exóticas invasoras (EEI) e adensamento das fisionomias de cerrado. Ainda, teremos a oportunidade de repetir a amostragem da flora do cerrado Pé-de-Gigante (PEV) após 22 anos e verificar sua efetiva mudança. Tais comparações em longo prazo, especialmente da comunidade herbácea, são muito raras. Entre os principais resultados está a aproximação e o trabalho conjunto de pesquisadores e gestores das UCs, movidos num objetivo comum de encontrar alternativas para a manutenção e proteção da biodiversidade e dos processos ecológicos nas áreas protegidas, aproximando a pesquisa cientifica do manejo ecológico e restauração da biodiversidade. Além disso, o projeto visa levar conhecimento ecológico à comunidade escolar local, bem como ao público residente no entorno do PEV e da EESM. Serão organizados seminários e oficinas para avaliação dos resultados, adequação de metodologia, seleção de alternativas de manejo e discussão de quaisquer assuntos pertinentes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dalva Maria da Silva Matos - Integrante / Vânia R. Pivello - Coordenador / Rafael de Oliveira Xavier - Integrante / Raquel Stucchi Boschi - Integrante / Gabriela Strozzi - Integrante / Lucas Dias Sanglade - Integrante / Marcia Cristina Martins da Silva - Integrante / Paulo Ruffino - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Dalva Maria da Silva Matos.
4.   2020-Atual. Sistematica e evolucao da morfologia, fisiologia e comportamentos associados a coloracao em Odonata
Descrição: As libélulas são conhecidas pelos seus belíssimos padrões de coloração e comportamentos complexos. Embora evidências recentes mostrem como cores estruturais e pigmentos de odonatos podem influenciar seu comportamento, a evolução destes caracteres e sua relação evolutiva ainda não foram compreendidas. Portanto, o presente projeto tem como objetivo principal realizar uma filogenia molecular para certos grupos Neotropicais de Odonata, a fim de entender a sistemática e a evolução da interação entre caracteres morfológicos, fisiológicos e caracteres comportamentais, além de proporcionar dados inéditos sobre a evolução e taxonomia de táxons da América do Sul. Os resultados esperados darão uma perspectiva da evolução da coloração em Odonata e sua relação com a evolução do comportamento reprodutivo e territorial. Estes resultados trarão contribuições importantes, não apenas para a compreensão da evolução dos grupos neotropicais, mas para Odonata como um todo. Os resultados obtidos ainda poderão fornecer dados sobre a plasticidade de caracteres morfológicos e comportamentais, sobre a evolução da seleção sexual e melhorar sistemas de classificação morfológico-comportamentais já existentes para Odonata. Finalmente, novas técnicas para o estudo da morfologia em insetos serão utilizadas, fornecendo resultados inovadores e divulgando estes novos métodos para a comunidade científica brasileira. Todos os resultados serão divulgados por meio de publicações em periódicos especializados e, possivelmente, em mídias impressas, digitais ou online de outras naturezas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Rhainer Guillermo Nascimento Ferreira - Coordenador / Stanislav Gorb - Integrante / Adolfo Cordero-Rivera - Integrante / Ricardo Koroiva - Integrante / Javier Muzón - Integrante / Vinicius Lopez - Integrante / Rodrigo R Cezário - Integrante / Guilherme Gonzaga da Silva - Integrante / Paloma Pena-Firme - Integrante / Mariah Polido - Integrante / Julia Schultzer - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro.
Membro: Rhainer Guillermo Nascimento Ferreira.

2019

1.   2019-Atual. Entendendo a reorganizacao de metacomunidades aquaticas sob contaminacao agroquimica
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria da Graca Gama Melao - Integrante / Hugo Sarmento - Integrante / Victor Satoro Saito - Coordenador / Gilmar Perbiche Neves - Integrante / Luis Cesar Schiesari - Integrante / Tadeu de Siqueira Barros - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Maria da Graca Gama Melao.
Descrição: A biodiversidade na Terra está constantemente se reorganizando frente aos impactos gerados por atividades antrópicas, incluindo a biodiversidade aquática. Uma das maiores ameaças nesse sentido é a expansão agrícola, incluindo a cana-de-açúcar no Estado de São Paulo. Nessa cultura é possível destacar o impacto de pesticidas e da vinhaça, um composto rico em nutrientes proveniente do refinamento do álcool. Os impactos destes contaminantes são bem estudados em níveis tradicionalmente utilizados em estudos ecotoxicológicos, porém em comunidades e metacomunidades o conhecimento ainda é incipiente. Uns dos motivos desse desconhecimento é a elevada complexidade das metacomunidades e maior desafio logístico em experimentações. Este projeto insere-se exatamente nesta lacuna, visando utilizar experimentos de mesocosmos aquáticos, simulando ecossistemas lênticos e testar diferentes hipóteses quanto à reorganização das metacomunidades inseridas em matrizes agrícolas. Em metacomunidades os impactos dos contaminantes devem ser intimamente ligados à taxa de dispersão entre comunidades, bem como ao modo de atuação dos contaminantes agrícolas. Os pesticidas, com potencial tóxico para o zooplâncton, devem atuar como um filtro ambiental inequívoco sobre todas as espécies, onde espécies menos abundantes também devem ser as com maiores chances de extinções. A vinhaça em contrapartida, por ser rica em nutrientes, deve gerar um filtro seletivo, onde espécies com maiores fitness para ambientes mais eutrofizados devem sobressair. Além disso, em uma metacomunidade inserida em uma paisagem agrícola, nem todas as comunidades locais serão impactadas. Neste contexto, as comunidades não contaminadas podem ser essenciais para a reorganização de comunidades impactadas, uma vez que espécies extintas terão chances de recolonização. Porém, se a dispersão ocorrer de locais impactados para não contaminadas poderemos observar efeitos indiretos da contaminação através da dispersão de organismos provenientes de locais com diferentes condições. Considerando o papel fundamental do zooplâncton no funcionamento de sistemas aquáticos, os experimentos possuem o potencial de elucidar como este grupo poderá responder às futuras pressões da expansão agrícola e como podemos compreender essas respostas tendo em vista as dinâmicas de metacomunidades.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento - Integrante / MELÃO, MARIA DA GRAÇA GAMA - Integrante / Victor Saturo Saito - Coordenador / Tadeu Siqueira - Integrante / Gilmar Perbiche-Neves - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento.
Descrição: A biodiversidade na Terra está constantemente se reorganizando frente aos impactos gerados por atividades antrópicas, incluindo a biodiversidade aquática. Uma das maiores ameaças nesse sentido é a expansão agrícola, incluindo a cana-de-açúcar no Estado de São Paulo. Nessa cultura é possível destacar o impacto de pesticidas e da vinhaça, um composto rico em nutrientes proveniente do refinamento do álcool. Os impactos destes contaminantes são bem estudados em níveis tradicionalmente utilizados em estudos ecotoxicológicos, porém em comunidades e metacomunidades o conhecimento ainda é incipiente. Uns dos motivos desse desconhecimento é a elevada complexidade das metacomunidades e maior desafio logístico em experimentações. Este projeto insere-se exatamente nesta lacuna, visando utilizar experimentos de mesocosmos aquáticos, simulando ecossistemas lênticos e testar diferentes hipóteses quanto à reorganização das metacomunidades inseridas em matrizes agrícolas. Em metacomunidades os impactos dos contaminantes devem ser intimamente ligados à taxa de dispersão entre comunidades, bem como ao modo de atuação dos contaminantes agrícolas. Os pesticidas, com potencial tóxico para o zooplâncton, devem atuar como um filtro ambiental inequívoco sobre todas as espécies, onde espécies menos abundantes também devem ser as com maiores chances de extinções. A vinhaça em contrapartida, por ser rica em nutrientes, deve gerar um filtro seletivo, onde espécies com maiores fitness para ambientes mais eutrofizados devem sobressair. Além disso, em uma metacomunidade inserida em uma paisagem agrícola, nem todas as comunidades locais serão impactadas. Neste contexto, as comunidades não contaminadas podem ser essenciais para a reorganização de comunidades impactadas, uma vez que espécies extintas terão chances de recolonização. Porém, se a dispersão ocorrer de locais impactados para não contaminadas poderemos observar efeitos indiretos da contaminação através da dispersão de organismos provenientes de locais com diferentes condições. Considerando o papel fundamental do zooplâncton no funcionamento de sistemas aquáticos, os experimentos possuem o potencial de elucidar como este grupo poderá responder às futuras pressões da expansão agrícola e como podemos compreender essas respostas tendo em vista as dinâmicas de metacomunidades.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Gilmar Perbiche Neves - Integrante / Victor Satoru Saito - Coordenador / Maria da Graça Gama Melão - Integrante / Luis Schiesari - Integrante / Tadeu Siqueira - Integrante / Hugo Sarmento - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Gilmar Perbiche Neves.
2.   2019-2019. Estudo comparativo da estrutura e a dinamica das comunidades dulceaquicolas tropicais e temperadas
Descrição: Este projeto resulta de uma colaboração que reúne áreas de atuação complementares de três pesquisadores trabalhando em disciplinas distintas da área de ecologia aquática: Ecologia microbiana (Hugo Sarmento - FAPESP PI); Ecologia da teias tróficas (Dan Perkins - PD, pesquisador visitante) e ecologia da comunidades (Victor Saito - FAPESP Co-I). A proposta foi iniciada durante um workshop financiado pelo British Council - FAPESC (RLWK8-10592) quot;Comparing the supply of ecosystem services between temperate and (sub)tropical freshwater systemsquot; em Florianópolis, no Brasil, com a participação de HS, DP e VS em Janeiro de 2019. Neste workshop de 5 dias, percebemos rapidamente que, através de nossas diferentes áreas de especialização, mas com uma perspectiva científica comum, estávamos em uma boa posição para testar hipóteses relacionadas a diferenças na estrutura e na dinâmica das comunidades de água doce. Esta aplicação é o resultado dessas discussões. Basicamente, usando dados fornecidos por VS, testamos algumas dessas hipóteses e percebemos que precisaríamos de dados provenientes de novas amostragens em riachos focando na teia trófica, como os dados mantidos pelo DP (diversos riachos no Reino Unido). Durante o intercâmbio proposto de um mês, propomos iniciar a compilação os dados do Reino Unido com amostras no Brasil, o que nos permitiria testar nossas hipóteses com mais rigor.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento - Coordenador / Victor Saturo Saito - Integrante / Daniel Perkins - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Cooperação.
Membro: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento.
3.   2019-Atual. Impactos ecologicos de contaminantes agricolas em sistemas aquaticos: uma abordagem de mesocosmos
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria da Graca Gama Melao - Coordenador / Hugo Sarmento - Integrante / Victor Satoro Saito - Integrante / Luis Cesar Schiesari - Integrante / Tadeu de Siqueira Barros - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Maria da Graca Gama Melao.
4.   2019-Atual. Studies of aquatic ecosystems in Drylands: identifying gaps through the appropriate analytical tools
Descrição: Currently, we need to understand the main approaches and gaps of research in drylands, environments with essential ecossystemic services to human populations. In this way, the main aim of this project is to access information and data about the water bodies in drylands throughout the world with a scientometric analysis as the first step. After that, we´ll conduct metanalytical studies.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gilmar Perbiche Neves - Integrante / Jorge Laço Portinho - Integrante / Luciana Barbosa - Coordenador / Jean Carlo - Integrante / Gema Parra - Integrante / Cihelio Amorim - Integrante / Sara Lodi - Integrante / Margarita Florencio - Integrante / Florence Hulot - Integrante / Sandro Lanfranco - Integrante / Andrea Bellia - Integrante / Rosemberg Menezes - Integrante / Watson Arantes - Integrante / Elvio Medeiros - Integrante.
Membro: Gilmar Perbiche Neves.

2018

1.   2018-Atual. Bioprospeccao, caracterizacao e otimizacao de microalgas brasileiras para a biofixacao de CO2 e producao de biomoleculas de importancia comercial
Descrição: Projeto centrado na fisiologia e biotecnologia de microalgas, partindo de tubos de ensaio rumo à ampliação de escala na busca por produtos que possam ter interesse comercial. A meta é identificar cepas que apresentem altas produtividades de biomassa e que sejam produtoras biomoléculas intracelulares com propriedades antioxidantes, antibacterianas, lipídios, proteínas, carboidratos, aminoácidos, ácidos graxos, fitoesteróis e/ou terpenos, e de polissacarídeos extracelulares com propriedades tensoativas. Possui dois objetivos principais, a prospecção de biomoléculas e da biofixação do CO2 e, a produção de biomassa bioquimicamente caracterizada.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (5) . Integrantes: Maria da Graca Gama Melao - Integrante / Ana Teresa Lombardi - Coordenador / Armando Augusto Henrique Vieira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Maria da Graca Gama Melao.
2.   2018-2020. Conservacao das Libelulas da Serra da Canastra
Descrição: O projeto visa fazer um levantamento das espécies de Odonata do Parque Nacional da Serra da Canastra e, principalmente, avaliar o status de conservação das espécies endêmicas do parque para fins de publicação no livro vermelho de espécies ameaçadas da IUCN.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Rhainer Guillermo Nascimento Ferreira - Coordenador / VILELA, DIOGO SILVA - Integrante / Ricardo Koroiva - Integrante / Vinicius Lopez - Integrante / Rodrigo R Cezário - Integrante / Guilherme Gonzaga da Silva - Integrante. Financiador(es): Mohamed bin Zayed Conservation Fund - Auxílio financeiro / The Rufford Small Grants for Nature Conservation - Bolsa.
Membro: Rhainer Guillermo Nascimento Ferreira.
3.   2018-Atual. Diagnostico, prevencao e controle de plantas invasoras e superdominantes no Parque Nacional da Serra dos Orgaos e da Serra da Bocaina
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sérgio Henrique Vannucchi Leme de Mattos - Coordenador / Dalva Maria da Silva Matos - Integrante.
Membro: Sergio Henrique Vannucchi Leme de Mattos.
Descrição: O objetivo geral deste projeto é buscar ferramentas que promovam o controle de espécies invasoras e nativas superdominantes, aquáticas e terrestres, no Parque Nacional da Serra dos Orgãos e no Parque Nacional da Bocaina. Os objetivos específicos são:#10;1- identificar as principais espécies invasoras e nativas superdominantes dentro e no entorno do Parque Nacional da Serra dos Orgãos e no Parque Nacional da Bocaina;#10;2- Mapear as áreas onde estas espécies são dominantes dentro dos parques e também identificar a ocorrência de espécies invasoras no entorno dos parques;#10;3- Promover cursos de capacitação para pessoas dos diferentes segmentos da sociedade para conscientização sobre os diversos problemas relacionados as invasões biológicas;#10;4- Montar grupos de trabalho com pessoas dos diferentes segmentos da sociedade para desenvolver atividades de monitoramento e avaliação de risco de invasão;#10;5- Desenvolver experimentos de controle mecânico das principais espécies invasoras ou superdominantes encontradas nestes parques;. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Dalva Maria da Silva Matos - Coordenador / Marcus Vinicius Vieira - Integrante / Rafael Oliveira Xavier - Integrante / Vânia R. Pivello - Integrante / Maria Tereza Grombone Guaratini - Integrante / Drielli de Carvalho Vergne - Integrante / Mariane Patrezi Zanatta - Integrante / Sérgio Henrique Vannucchi Leme de Mattos - Integrante / Luiz Eduardo Vicente - Integrante / Lilian A. Arantes de Mattos - Integrante / Andrea Koga Vicente - Integrante / Raquel Stucchi Boschi - Integrante / Jorge Luiz do Nascimento - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Dalva Maria da Silva Matos.
4.   2018-Atual. Ecological Impacts of Sugar Cane Intensification on Freshwater Biodiversity and Ecosystems
Descrição: Water resources and freshwater biodiversity is being highly threatened by agriculture expansion, including sugar cane in Southeast Brazil. In this sense, we do not fully understand the possible impacts of agriculture contaminants on higher levels of ecological organization such as entire communities and on ecosystem processes, which maintain services for humanity. We aim to conduct mesocosm experimentation to obtain robust information on how important contaminants affect the aquatic biodiversity of communities and how this, in turn, could impact the functioning of the entire ecosystem.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento - Integrante / MELÃO, MARIA DA GRAÇA GAMA - Integrante / Victor Saturo Saito - Coordenador / Tadeu Siqueira - Integrante / Luis Schiesari - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento.
5.   2018-Atual. Modelagem do risco de impactos ecologicos e de febre maculosa para a populacao causado pela dinamica entre Hedychium coronarium e capivaras no Estado de Sao Paulo, Brasil
Descrição: Hedychium coronarium, is an invasive plant in riparian habitats in Brazil. Work by Dalva Matos’s team has shown this species may be a favoured food plant of native Capybara. This is a human health concern, as Capybara carry ticks with bacterias that can cause the Rocky Spotted Fever to humans. This is a ongoing colaborative project between Prof. Dalva M. Silva Matos and Dr wayne Dawson, from Durham University (UK).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dalva Maria da Silva Matos - Coordenador / Maria Tereza Grombone Guaratini - Integrante / Wayne Dawson - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Cooperação / British Council - Cooperação.
Membro: Dalva Maria da Silva Matos.
6.   2018-Atual. Modelagem matematica do crescimento de Ricciocarpus natans em distintas concentracoes de Mn e Cd: potencial fitorremediador e indicadores fisiologicos e bioquimicos
Descrição: O presente estudo propõe parametrizar o crescimento de Ricciocarpus natans por meio da modelagem matemática em bioensaios contaminados com distintas concentrações de Cd e Mn, de forma, a determinar o potencial fitorremediador dessa macrófita aquática. Também propõe avaliar o efeito da temperatura no crescimento dessa espécie em meio contaminado. Será aplicado um modelo logístico para determinar o coeficiente de crescimento e o tempo de duplicação dessa macrófita. Para acompanhar as possíveis mudanças fisiológicas em função do aumento de concentração de Mn e Cd e da temperatura, as seguintes análises fisiológicas/bioquímicas são propostas: (i) clorofila-a e carotenóides, (ii) antocionina, (iii) flavonóides, (iv) eletrólitos, (v) atividade de enzimas antioxidantes: superóxido dismutase e catalase, (vi) ensaios de extravazamento e (vii) análise de peroxidação lipídica. Os resultados fornecerá uma resposta avaliativa e preditiva sobre a produção primária e o potencial uso de R. natans como fitorremediador em função da temperatura e da concentração de metal no meio a ser remediado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcela Bianchessi da Cunha Santino - Coordenador / Irineu Bianchini Júnior - Integrante / Andresa Lana Thomé Bizzo - Integrante / Luana Lorca Sartoris Gimenes - Integrante.
Membro: Marcela Bianchessi da Cunha Santino.
Descrição: Esse projeto visa utilizar uma espécie de macrófita como bioindicador das alterações ambientais decorrentes da contaminação de metais. Visa também verificar o potencial dessas plantas para remediação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Irineu Bianchini Junior - Integrante / Cunha-Santino, MB. - Coordenador / SILVA, FABIO LEANDRO DA - Integrante / A. L. T. Bizzo - Integrante / L. L. S. Gimenes - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Irineu Bianchini Junior.
7.   2018-Atual. Monitoramento e Controle de floracoes de cianobacterias em sistemas aquaticos tropicais - CIANO-Control
Descrição: O controle da eutrofização e mitigação das florações nocivas de cianobactérias são considerados desafios-chave para o gerenciamento da qualidade da água. Nesse contexto, o controle da disponibilidade de fósforo (P) é crucial e deve visar a redução acentuada tanto de aportes externos quanto do estoque interno. O estoque interno de P na coluna d?água e no sedimento e pode ser controlado por diversos métodos de remoção. Estes métodos incluem a tradicional aplicação de coagulantes a base de alumínio ou de ferro e, mais recentemente, a cobertura do sedimento com adsorventes de P em fase sólida, os quais são principalmente argilas modificadas. ?Flock and Lock? é uma técnica recentemente desenvolvida que combina a aplicação de uma baixa dosagem de coagulante com um adsorvente de P. Este método não só remove as frações dissolvida (fosfato) e particulada de P (cianobactéria) da coluna d?água, mas também aborda a carga interna, impedindo a liberação de P do sedimento. Essa técnica foi aplicada com êxito em dois lagos holandeses, mas não foi testada em sistemas tropicais. Nosso grupo de pesquisa vem desenvolvendo estudos experimentais, em escala de laboratório, com o uso combinado de coagulantes e adsorventes P. Os resultados mostram que esta é uma técnica eficiente para sedimentar cianobactérias e, portanto, promissora na remediação de sistemas brasileiros eutróficos. Este projeto visa testar a eficácia e aplicabilidade da técnica ?Flock and Lock? em uma escala maior (mesocosmos), utilizando combinações de coagulante e adsorvente de P em fase sólida para o controle da eutrofização e mitigação de florações de cianobactérias em diferentes tipos de água, além de avaliar possíveis efeitos da técnica sobre as comunidades planctônicas (métodos tradicionais e moleculares) e explorar o potencial biotecnológico da biomassa de cianobactérias removida. Para tanto, serão estudados dois ambientes: uma lagoa costeira salobra (lagoa de Jacarepaguá) e um reservatório de água doce (reservatório do Funil), ambos com longo histórico de florações de cianobactérias e que vem sendo estudados pelo nosso grupo de pesquisa há alguns anos. Para contemplar as diferenças sazonais, os experimentos serão realizados nas estações seca e chuvosa. Em cada ambiente serão instalados mesocosmos cilíndricos, conectados com o sedimento, que receberão diferentes tratamentos (combinações de coagulantes e de adsorventes de P) e serão monitorados por cerca de três semanas. Esta proposta irá contribuir significativamente para o desenvolvimento do campo de restauração de ecossistemas aquáticos no Brasil. Até o momento, a experiência no controle e mitigação da eutrofização e das florações de cianobactérias em águas superficiais brasileiras são ainda limitadas. Nossa proposta está associada ao projeto de cooperação internacional CAPES, Brasil-NUFFIC, Holanda ?Cyanobacterial Blooms in a Changing World? (No 004/2012) e ao projeto Pesquisador Visitante Estrangeiro no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras (CNPq 400408/2014-7), ambos em andamento. Além disso, ele irá fortalecer a capacidade científica e experiência de cientistas brasileiros que trabalham em cianobactérias, aprofundando assim o intercâmbio acadêmico com pesquisadores da Universidade de Wageningen (Holanda). A inovação deste projeto é que ele fornecerá para as autoridades responsáveis pelo gerenciamento das águas, um conjunto de medidas de relativamente baixo custo, fácil aplicação e resposta rápida para o controle de florações nocivas de cianobactérias em corpos d?agua rasos ou profundos de águas doces ou salobras.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento - Integrante / Vera Huszar - Coordenador / Lúcia Helena Sampaio da Silva - Integrante / Luciana M. Rangel - Integrante / DOMINGUES, CAROLINA D. - Integrante / Marcelo Manzi Marinho - Integrante / Mariângela Menezes - Integrante / Miquel Lurling - Integrante / Natalia Pessoa Noyma - Integrante / Leonardo Magalhães - Integrante / Indhira Viana Freire - Integrante / Betina Kozlowsky Suzuki - Integrante / Ernani Pinto - Integrante / Davi Barreto - Integrante / Vivian Balthazar Gonçalves Leite - Integrante / Israel Nascimento - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
Membro: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento.

2017

1.   2017-Atual. Bacia Hidrografica do rio Teles Pires: dinamica fluvial, uso/ocupacao da terra, qualidade de agua (Empreendimentos hidroeletricos entre os municipios de Nova Canaa do Norte e Itauba, Mato Grosso)
Descrição: Nos últimos anos a bacia hidrográfica do rio Teles Pires passou por constantes alterações associado à ocupação da terra (urbanização, agricultura, pecuária e outros), o que pode contribuir com o aumento do aporte de sedimentos, formação de barras centrais e laterais, diminuição da profundidade da calha, aumento de áreas inundáveis a partir da deposição.#10;Os usos, direto no canal como navegação, dragagens, usinas hidrelétricas, dentre outros tem provocado mudanças na bacia. Os efeitos causados pelo uso da água para a geração de energia, através dos empreendimentos hidrelétricos, têm sido tema de discussão. Isso se justifica pelo crescimento desses empreendimentos nos moldes de Centrais Geradoras Hidrelétricas-CGH´s (com até 1 MW de potência instalada), Usinas Hidrelétricas de Energia-UHE (capacidade superior a 30 MW) e com maior intensidade na atualidade as Pequenas Centrais Hidrelétricas-PCH´s (capacidade de 1,1 MW a 30 MW), pois têm se mostrado negócio economicamente viável. Partindo do pressuposto de que a construção da Usina Hidrelétrica de Colíder – Mato Grosso pode alterar os processos hidrossedimentológicos no sistema fluvial do rio Teles Pires no que se refere ao volume e tipos de sedimentos na calha, cabe verificar as principais fontes destes sedimentos, bem como os indicadores ambientais e antropogênicos contribuintes. Nesse âmbito objetiva-se avaliar a dinâmica fluvial do rio Teles Pires no médio curso, bem como o processo do uso/ocupação da terra no entorno para posterior proposta de gestão dos recursos hídricos nos municípios de Nova Canaã do Norte, Colíder e Itaúba, Mato Grosso.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Marcela Bianchessi da Cunha Santino - Integrante / Irineu Bianchini Jr - Integrante / Célia Alves de Souza - Integrante / Leila Nalis Paiva da Silva Andrade - Coordenador / Marcos dos Santos - Integrante.
Membro: Marcela Bianchessi da Cunha Santino.
2.   2017-Atual. Caracterizacao da dieta de duas especies de peixes, Odontostilbe pequira e Odontostilbe paraguayensis (Characidae: Cheirodontinae), de um rio do Centro-Oeste do Brasil
Descrição: O presente estudo busca verificar a existência de relações tróficas entre duas espécies de peixes congêneres, através da análise do conteúdo estomacal de indivíduos da espécie de O. paraguayensis e O. pequira, que coocorrem nos 4 pontos de estudos situados em diferentes trechos do Rio Vermelho-MT, e que pode ser de grande valor para compreensão das relações de alimentação entre os organismos e fundamentalmente para colaborar com a efetiva conservação e manejo da fauna de peixes de pequeno porte em ambientes lóticos. Devido ás variações morfológicas existente entre as espécies congêneres estudadas, espera-se encontrar uma diferença entre os itens alimentares consumidos por elas, que pode refletir, ao menos em parte, o uso diferenciado dos recursos disponíveis no ambiente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Reinaldo José de Castro - Coordenador / Evelise Nunes Fragoso - Integrante / Juliana Keppe Zanini - Integrante.
Membro: Reinaldo Jose de Castro.
3.   2017-2019. Flow cytometry as a tool to assess the impact of mixotrophic Algae in planktonic food webs
Descrição: Algas mixotróficas têm a capacidade de ingerir bactérias e são um componente importante de teias tróficas microbianas. O objetivo desse projeto de pesquisa consiste em desenvolver uma técnica para a quantificação de organismos mixotróficos e estimar taxas de bacteriuria situ, utilizando citometria de fluxo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento - Coordenador / UNREIN, FERNANDO - Integrante / Inessa Lacativa Bagatini - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Cooperação.
Membro: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento.
4.   2017-Atual. Relacao peso-comprimento e fator de condicao de quatro especies de peixes de pequeno porte em um trecho do Rio Vermelho, Mato Grosso, Brasil
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Reinaldo José de Castro - Coordenador / Evelise Nunes Fragoso - Integrante / Juliana Keppe Zanini - Integrante / Alberto Carvalho Peret - Integrante.
Membro: Reinaldo Jose de Castro.

2016

1.   2016-Atual. Biological invasions on riparian habitats: impact on diversity and ecosystem services
Descrição: Invasive species can alter ecosystems through changes on the environment and ecological processes of the community. In Brazil, the concern over the issue is recent and decisions relating to the control of invasive species are taken without previous scientific knowledge. The aim of this project is to identify the ecological characteristics that allow Hedychium coronarium invade and consequently disturb the biodiversity and ecosystem services. H. coronarium is native from tropical Asia and because of its rapid growth and dispersion, it is considered invasive in different regions of the planet. The experiments will be conducted at 5 different sites in the Mogi Guaçu Ecological Statin. We’ll assess 1) the development of H. coronarium under different environmental conditions; 2) the physical and chemical influence of this species on the regeneration of native plants; 3) possible impacts on ecosystem services, taking into account diversity, water infiltration in the soil and depth of the water table, nutrient cycling, the use of this species as a food resource for capybaras, potential reservoirs of Rocky Mountain spotted fever when they carry contaminated ticks on their body. From the results we will develop models that can help predict how an invasive species can influence the diversity and ecosystem services, including epidemiology and public health, support policy management and control of invasive species through the development of protocols for the diagnosis of an invasion the susceptibility of the environment and the direct and indirect impacts.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . Integrantes: Dalva Maria da Silva Matos - Coordenador / Julia Ramos Estêvão - Integrante / Maria Tereza Grombone Guaratini - Integrante / Edson Wendland - Integrante / Drielli de Carvalho Vergne - Integrante / Mariane Patrezi Zanatta - Integrante / Rosane de Oliveira Costa - Integrante / Sérgio Henrique Vannucchi Leme de Mattos - Integrante / Katia Maria P. M. B. Ferraz - Integrante / Marcelo B. Labruna - Integrante / Paulo Tarso Sanches de Oliveira - Integrante / Amanda Maria Pinheiro - Integrante. Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Dalva Maria da Silva Matos.
2.   2016-2018. Diversidade filogenetica e funcional de comunidades microbianas subterraneas do Parque Estadual de terra Ronca (PETER), Sao Domingos, Goias
Descrição: Ambientes subterrâneos normalmente são considerados oligotróficos e possuem características específicas que determinam a microbiota local, tais como: diferentes condições de umidade, temperatura e natureza dos recursos nutricionais. Embora os estudos sobre diversidade microbiana ambiental têm tido avanços consideráveis poucos têm investigado a microbiota terrestre de ambientes subterrâneos, principalmente em regiões tropicais. Um estudo recente observou que a comunidade microbiana em uma caverna da região temperada é semelhante às comunidades em ambientes oligotróficos, como os oceanos. Com isso, em condições ambientais extremas, é possível encontrar metabólitos microbianos ainda desconhecidos. Considerando que a diversidade de microrganismos desses ambientes é praticamente inexplorada, este projeto tem como objetivo fazer uma caracterização da biodiversidade microbiana e as condições físico-químicas de substratos coletados em cavidades naturais subterrâneas do Parque Estadual de Terra Ronca (PETER), São Domingos, Goiás. Propomos avaliar e comparar a diversidade filogenética e funcional da comunidade microbiana ao longo de um gradiente nutricional (carbono orgânico) em cada cavidade estudada. Serão realizados o sequenciamento dos genes 16S rRNA e 18S rRNA, bem como o estudo do metagenoma de amostras que apresentarem uma maior diversidade de táxons. A diversidade funcional da comunidade microbiana será avaliada por meio de microplacas BIOLOG EcoPlate afim de investigar o perfil fisiológico dessa comunidade. Os dados gerados nesse estudo permitirão uma melhor discussão sobre a interação funcional desses microrganismos nesse ecossistema, avaliar a presença de rotas metabólicas alternativas na ciclagem de nutrientes e apontar regiões fragilizadas pela baixa diversidade taxonômica e funcional para a realização de planos de manejo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento - Integrante / Mirna Helena Regali Seleghim - Coordenador / Caio Cesar Pires de Paula - Integrante / Maria Elina Bichuette - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento.
3.   2016-2018. Efeitos toxicos de microcontaminantes emergentes sobre cadeias alimentares planctonicas
Descrição: Atualmente, tem aumentado a preocupação com os chamados micropoluentes emergentes, os nanomateriais (NMs) ou nanopartículas (NPs) (1 a 100 nm), que apresentam novas propriedades que lhes conferem inúmeras aplicações tecnológicas, mas cuja interação com a biota aquática é pouco entendida. Estudos que abordem efeitos adversos de NPs sobre os seres vivos são fundamentais para subsidiar agências reguladoras na proposição de legislação de controle. Nesse sentido, uma vez que o plâncton é sensível aos poluentes e constitui a base das cadeias alimentares aquáticas, o principal objetivo deste projeto é investigar os efeitos ecotoxicológicos da exposição de espécies planctônicas nativas a diferentes NPs (nano-TiO2, Fe2O3, FeCu, CuO, CdSe) e suas implicações fisiológicas, bioquímicas e metabólicas, bem como avaliar a assimilação, transferência e bioacumulação em cadeias microbianas dulcícolas tropicais. Nosso grande desafio é a detecção de efeitos crônicos em diferentes níveis de organização biológica (sub-celular, indivíduo, população e comunidade), com contaminações subletais, especialmente por via alimentar. Além das avaliações ecotoxicológicas, as respostas fisiológicas ao nível celular de citotoxicidade (tamanho, quantidade de pigmento, stress oxidativo, viabilidade celular) serão avaliadas com citometria de fluxo. Em ensaios fisiológicos com microalgas, serão determinadas a eficiência fotossintética (Phyto-PAM) considerando o decaimento fotoquímico, taxa de transporte de elétrons e fixação de carbono. Para avaliação do metabolismo dos organismos-teste, serão usados microrespirômetros com micro-sensores de oxigênio de alta performance (pico-amperímetro) em microcâmaras de incubação. Além disso, será investigado o impacto das NPs sobre a composição bioquímica (proteínas, carboidratos, lipídios totais e classes lipídicas - Iatroscan-TLC/FID) dos organismos estudados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (3) . Integrantes: Maria da Graca Gama Melao - Coordenador / Lombardi, A.T. - Integrante / Jaqueline Pérola de Souza - Integrante / Hugo Sarmento - Integrante / Laudemir Carlos Varanda - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 6
Membro: Maria da Graca Gama Melao.
4.   2016-2019. INTERACTOMICS
Descrição: This project will focus in a model marine microbial community aiming to a) predict important ecological interactions using association networks, b) test whether predicted interactions exist, determining interaction type (e.g. symbiosis, predation, parasitism) using Single Cell genomics, c) test if other predicted interactions can be considered as metabolic cooperation using metagenomics and metatranscriptomics and d), determine the ubiquity of selected significant interactions in the global ocean using existing molecular data from large marine expeditions (Malaspina and Tara Oceans).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento - Integrante / Ramiro Logares - Coordenador.
Membro: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento.
5.   2016-Atual. Pesquisas de longa duracao em gradientes ambientais da Mata Atlantica: o Mosaico Central Fluminense como modelo para compreensao de efeitos de mudancas climaticas globais e usos da terra sobre a biodiversidade
Descrição: Descrição: Nesta proposta pretende-se formalizar e consolidar um novo sítio PELD, o Mosaico Central Fluminense, que efetivamente já vem funcionando como um centro de estudos de longo prazo. O novo sítio proposto, além de uma base única de conhecimento científico pré-existente, datando do início do sec. XX, é particularmente apropriado para determinar efeitos de mudanças climáticas e uso da terra em áreas de Mata Atlântica costeira, por ocorrer ao longo de um extenso gradiente altitudinal na Serra dos Órgãos (do nível do mar até 2.200 m de altitude) e incluir paisagens fragmentadas devido ao forte desmatamento ocorrido nas regiões de baixada nos últimos 500 anos. Com a formalização do sítio PELD Mosaico Central Fluminense (PELD - MCF), um conjunto de formações vegetais de alta riqueza de espécies, que vão desde as florestas de baixada até os vulneráveis campos de altitude, passarão a fazer parte da rede PELD, nacional e internacional. A partir da inclusão nesta proposta de diferentes escalas espaciais e temporais, e a utilização de uma abordagem integrativa e multidisciplinar que envolve uma rede de estudos nos níveis molecular, de organismos, populações, comunidades e ecossistemas, seremos capazes de desenvolver modelos que abarquem uma multiplicidade de fatores ambientais e antrópicos. Só assim seremos capazes de dar conta da complexidade envolvida e teremos capacidade de previsão das respostas a estresses e distúrbios de diferentes espécies animais e vegetais. Em última análise, esta capacidade de previsão depende da compreensão dos mecanismos envolvidos na dinâmica de populações e comunidades que ocorrem ao longo de gradientes ambientais e antrópicos na Mata Atlântica, que determinam a capacidade de persistência das populações no tempo e no espaço... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dalva Maria da Silva Matos - Integrante / Maria Isabel G Braz - Integrante / Rita de Cassia Q Portela - Integrante / Marcus Vinicius Vieira - Coordenador / Rui Cerqueira - Integrante / Eduardo Arcoverde - Integrante / Mariella Uzeda - Integrante / Mariana M Vale - Integrante.
Membro: Dalva Maria da Silva Matos.
6.   2016-2017. Teste da Hipotese da Desvantagem Imunologica em Odonata
Descrição: Para garantir o sucesso reprodutivo, o macho deve investir recursos energéticos na produção e manutenção de ornamentos sexuais, visto que na seleção sexual para a fêmea estes serão indicativo da qualidade do indivíduo. Assim, este fator se torna dependente da condição fisiológica do animal, gerando trade-offs no investimento em ornamentos e outros caracteres como a imunidade e fecundidade. A hipótese da desvantagem imunológica (immunocompetence handicap hypothesis, ICHH) propõe que a elaboração de traços sexuais secundários e de espermatozoides possui um denominador comum numa equação que envolve o investimento na função imunológica. Este trabalho tem por objetivo testar a ICHH em uma espécie de Odonata (Calopterygidae), Hetaerina longipes, analisando a correlação entre ornamentos sexuais, imunidade e fecundidade em machos de H. longipes e adquirindo maior conhecimento acerca da ecologia e comportamento dessa espécie.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rhainer Guillermo Nascimento Ferreira - Coordenador / Gabrielle Cristina Pestana - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Membro: Rhainer Guillermo Nascimento Ferreira.

2015

1.   2015-2019. Biodiversidade e processos microbianos em ecossistemas aquaticos
Descrição: .. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (3) . Integrantes: Maria da Graca Gama Melao - Integrante / Ana Teresa Lombardi - Integrante / Armando Augusto Henrique Vieira - Integrante / Hugo Sarmento - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Maria da Graca Gama Melao.
2.   2015-Atual. Efeitos da eutrofizacao e da temperatura na humificacao e mineralizacao de macrofitas aquaticas
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (4) . Integrantes: Irineu Bianchini Junior - Coordenador / Cunha-Santino, M. B. - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Irineu Bianchini Junior.
3.   2015-Atual. Estrutura da ictiofauna de riachos costeiros da bacia do rio Itapanhau, Bertioga-SP
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Evelise Nunes Fragoso de Moura - Integrante / Evelise Nunes Fragoso-Moura - Integrante / Alberto Carvalho Peret - Coordenador / João Alberto Paschoa dos Santos - Integrante / Clarissa Alessandra Lemos - Integrante / Victoria Pinheiro Gonçalves da Silva - Integrante.
Membro: Evelise Nunes Fragoso de Moura.
4.   2015-2017. Odonata e Florestas: efeitos da silvicultura em libelulas de riachos florestais (Chapada dos Guimaraes e Serra da Bodoquena)
Descrição: O presente projeto será desenvolvido considerando duas vertentes. A primeira fará um levantamento taxonômico das espécies de Odonata das bacias dos Parques nacionais da Serra da Bodoquena e da Chapada dos Guimarães, assim como áreas adjacentes, descrevendo larvas e espécies novas encontradas, e identificando os fatores preditivos da riqueza de Odonata. Já a segunda fase consistirá de um levantamento comportamental das espécies, realizando um estudo mais detalhado com a análise de sobrevivência usando marcação-recaptura e experimentos de manipulação para determinar os mecanismos de competição espermática. Este estudo fornecerá uma gama de informações sobre a fauna de libélulas brasileiras, assim como proporcionará novos resultados para o estudo dos efeitos de desmatamento e de culturas de eucalipto na perda de biodiversidade e parâmetros eco-etológicos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Rhainer Guillermo Nascimento Ferreira - Integrante / Kleber Del-Claro - Coordenador / Diogo S. Vilela - Integrante / Adolfo Cordero-Rivera - Integrante / María Calviño Cancela - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
Membro: Rhainer Guillermo Nascimento Ferreira.
5.   2015-2018. Quantificacao de servicos ecossistemicos baseada em diversidade funcional de plantas em sistemas naturais e de pecuaria no Bioma Mata Atlantica
Descrição: Serviços ecossistêmicos são serviços derivados do ambiente que beneficiam a sociedade. Apesar de sua importância, a capacidade dos ecossistemas de proverem esses serviços está sendo degradada a uma taxa alarmante. Para que sejam tomadas medidas efetivas para a recuperação desses serviços, é necessário que se tenha em mãos um conjunto de indicadores capazes de dar suporte à decisão. Indicadores para serviços de regulação apresentam limitações. Uma abordagem se baseia no estudo da relação entre diversidade funcional, propriedades ecossistêmicas e serviços ecossistêmicos. Este projeto tem por objetivo avaliar os serviços ecossistêmicos relacionados à estrutura e a biodiversidade vegetal (taxonômica e funcional) e sua relação com a produção de alimento e de biomassa e serviços de regulação e de suporte (manutenção de água e fertilidade do solo) em sistemas florestais e pecuários no domínio da floresta Atlântica. Para isso foram identificadas as propriedades relacionadas aos serviços ecossistêmicos de interesse e selecionadas metodologias para sua avaliação direta. As duas abordagens (avaliação direta e estudo dos atributos funcionais) serão utilizadas em quatro formas de uso da terra com níveis crescentes de complexidade - pastagem solteira convencional; sistema silvipastoril de baixa diversidade; sistema silvipastoril de maior diversidade; e mata no domínio da floresta Atlântica. Ao final deste projeto será possível quantificar a provisão dos serviços ecossistêmicos selecionados nos diferentes sistemas pecuários; comparar o uso de métodos diretos de avaliação de serviços ecossistêmicos com a previsão da oferta de serviços ecossistêmicos baseada nos atributos funcionais e sua associação aos processos ecossistêmicos; e indicar estratégias apropriadas para produzir bens e serviços ecossistêmicos de forma mais equilibrada em sistemas pecuários.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dalva Maria da Silva Matos - Integrante / Luis Fernando Moraes - Integrante / Maria Luiza F Nicodemo - Coordenador.
Membro: Dalva Maria da Silva Matos.
6.   2015-2017. Recuperacao ambiental da Ilha do Castilho
Descrição: A Ilha do Castilho está localizada no município de Cananéia, SP e faz parte da Estação Ecológica Tupiniquins. A vegetação é composta principalmente por arbustos, gramíneas e espécies típicas de costão rochoso (Bertani, 2008), cobrindo a parte mais exposta da ilha e colonizando frestas entre rochas. Entretanto, existe hoje uma mudança substancial na vegetação local, já que área significativa da ilha foi invadida por Urochloa sp (braquiária). A gramínea, que teria sido ali introduzida na década de 1970, atualmente é dominante em cerca de 40% da área da ilha. A Ilha do Castilho é um importante sítio de nificação de aves marinha, que em geral, constroem seus ninhos sobre arbustos ou no solo. Atualmente, não é possível encontrar ninhos em áreas altamente dominadas por braquiária. A remoção dessa gramínea invasora e a reconstituição da flora nativa na Ilha do Castilho possibilitariam a ampliação da área disponível para nidificação de aves marinhas, contribuindo com a conservação destas espécies. Além disso, o conhecimento gerado pelo projeto contribuirá para o manejo de gramíneas em outras unidades de conservação. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Dalva Maria da Silva Matos - Integrante / Talita Ariela Sampaio e Silva - Integrante / Fernanda Cristina dos Santos Tibério - Integrante / Silvia Ziller - Integrante / José Pedro Nepomuceno - Coordenador. Financiador(es): Fundação O Boticário de Proteção à Natureza - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
Membro: Dalva Maria da Silva Matos.
7.   2015-2016. Viabilidade de metodos alternativos para o estudo de interferentes endocrinos: enfase para testes in vitro
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Evelise Nunes Fragoso de Moura - Integrante / Evelise Nunes Fragoso-Moura - Integrante / Renata Fracácio - Coordenador / Maria da Graça Gama Melão - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Evelise Nunes Fragoso de Moura.

2014

1.   2014-2016. Atividade enzimatica e diversidade bacteriana da degradacao de macrofitas aquaticas.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcela Bianchessi da Cunha Santino - Integrante / Bianchini, I. - Coordenador / Fernanda Travaini-Lima - Integrante.
Membro: Marcela Bianchessi da Cunha Santino.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Irineu Bianchini Junior - Coordenador / Cunha-Santino, M. B - Integrante / Fernanda Travaini Lima - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Irineu Bianchini Junior.
2.   2014-2019. Biodiversidade e processos microbianos em ecossistemas aquaticos
Descrição: Os ambientes aquáticos têm um papel preponderante na ciclagem da matéria e energia, e geralmente apresentam alta produtividade e biodiversidade. Em regiões tropicais, esses ecossistemas são particularmente relevantes para os ciclos biogeoquímicos. Os microrganismos têm um papel central nos processos de produção e consumo de CO2 nesses ecossistemas. No entanto, pouco se sabe ainda sobre a diversidade filogenética desses microrganismos e suas interações bióticas com outros compartimentos da teia trófica planctônica, assim como os processos que estão por detrás das elevadas emissões de CO2 observadas em ecossistemas aquáticos tropicais. As pesquisas propostas permitirão quantificar estoques de biomassa, processos (e.g. produção, respiração) e forças de interação entre os diferentes compartimentos da teia trófica microbiana planctônica em amostras pontuais a realizar em um grande numero de ambientes aquáticos do estado de São Paulo, e ao longo do tempo no reservatório do Broa. Estas coletas de campo, aliadas às pesquisas em ambiente controlado de laboratório (microcosmos) ou experimentos no campo (mesocosmos), permitirão avaliar a influência da estrutura das comunidades de produtores primários e consumidores da cadeia trófica clássica (fitoplâncton, zooplâncton e ictiofauna) nos estoques de biomassa e processos microbianos. Por outro lado, o estudo da biodiversidade de comunidades microbianas planctônicas (procariontes e eucariontes) e a sua dinâmica em relação com os fatores ambientais através de técnicas de sequenciamento de nova geração (sequenciamento de genes marcadores e análise de metagenomas), permitirá obter uma caracterização da estrutura das comunidades e funcionamento ecológico das assembleias microbianas, mas também a obtenção de padrões de co-ocorrência ou de covariância entre microrganismos e outros organismos de diferentes compartimentos da teia alimentar (construção de redes de interação). Esses resultados permitirão testar a robustez de algumas teorias ecológicas (geralmente desenvolvidas para animais e plantas) em sistemas microbianos e esclarecer os mecanismos que estão por trás das elevadas emissões de CO2 observadas em ecossistemas aquáticos tropicais. Esta proposta pretende implementar uma nova linha de pesquisa no DHb da UFSCar, dedicada ao estudo da ecologia e biodiversidade de microrganismos aquáticos, através da aplicação das metodologias mais recentes e tecnologias de ponta tais como a aplicação da citometría de fluxo na quantificação de microrganismos aquáticos e no estudo de propriedades fisiológicas ao nível celular (“single-cell”), técnicas de sequenciamento massivo de nova geração no estudo da biodiversidade de microrganismos aquáticos, entre outras. O objetivo estratégico é criar um grupo de pesquisa que se afirme a nível internacional na fronteira do conhecimento desta área de pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento.
3.   2014-2017. Efeito do alimento contaminado com metal pesado em uma cadeia alimentar aqua#769;tica experimental
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria da Graca Gama Melao - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Maria da Graca Gama Melao.
4.   2014-2017. Efeito do alimento contaminado com metal pesado em uma cadeia alimentar aqua#769;tica experimental
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria da Graca Gama Melao - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Maria da Graca Gama Melao.
5.   2014-2017. Effects of cyanobacteria on the metabolism of zooplankton consumers
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento - Integrante / André Megali Amado - Integrante / Kemal Ali Ger - Coordenador.
Membro: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento.
6.   2014-2016. Estudo da diversidade microbiana planctonica na regiao do Arquipelago de Sao Pedro e Sao Paulo por pirosequenciamento
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento - Coordenador / André Megali Amado - Integrante.
Membro: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento.
7.   2014-Atual. Kinetics and qualitative changes of dissolved humic compounds derived from Oxycaryum cubense decomposition
Descrição: Estudo da cinética e de mudanças qualitativas de substâncias húmicas formadas da decomposição de macrófitas aquáticas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Irineu Bianchini Junior - Coordenador / Cunha-Santino, M. B - Integrante / Argos W. A. Assunção - Integrante / Brayan Petrick Souza - Integrante / Anesio A.M. - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Membro: Irineu Bianchini Junior.
8.   2014-2017. Regulation of bacterial internal stoichiometry by environmental trophic status and its role to microbial carbon flow in freshwater
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento - Integrante / AMADO, ANDRÉ M. - Coordenador.
Membro: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento.

2013

1.   2013-2018. A influencia de potenciais mudancas climaticas e no uso da terra sobre a biogeoquimica do carbono e nutrientes nos rios e varzeas da Amazonia central
Descrição: Investigação da dinamica de carbono em rios e áreas alagáveis na Amazônia central.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento - Integrante / Vinícius Farjalla - Integrante / João Henrique Fernandes Amaral - Integrante / Pedro Maia Barbosa - Integrante / Daniele Kasper - Integrante / Sally MacIntyre - Integrante / John Melack - Coordenador / Bruce Forsberg - Integrante / Alice Cortes - Integrante.
Membro: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento.
2.   2013-2018. Biogeoquimica do carbono na bacia Amazonica ? Interacoes entre lagos e rios
Descrição: Investigação da dinamica de carbono em rios e áreas alagáveis na Amazônia central.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento - Integrante / Vinícius Farjalla - Integrante / João Henrique Fernandes Amaral - Integrante / Pedro Maia Barbosa - Integrante / Daniele Kasper - Integrante / Sally MacIntyre - Integrante / John Melack - Integrante / Bruce Forsberg - Coordenador.
Membro: Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento.
3.   2013-Atual. Coleoptera aquaticos
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alaide Aparecida Fonseca Gessner - Coordenador.
Membro: Alaide Aparecida Fonseca Gessner.

2012

1.   2012-Atual. Cenarios para a Biodiversidade de Remanescentes Florestais
Descrição: Fatores de pressão decorrentes da interação sociedade?natureza definem os tipos de usos da terra que por sua vez definem o padrão espacial de paisagens culturais, diversas do ponto de vista dos valores estéticos, econômicos e ecológicos, resultando na degradação dos habitats, perda de solos e empobrecimento dos ecossistemas naturais. Estes processos comprometem a sustentabilidade ambiental, ao comprometerem o capital natural que proporciona os serviços dos ecossistemas para o bem-estar humano. Este estudo pretende gerar informações dos cenários para a biodiversidade em termos da dinâmica temporal e espacial de remanescentes florestais para embasar ações de adequações no uso da terra e na conservação e utilização sustentável da paisagem do entorno geopolítico de três FLONAS (Floresta Nacional), durante o período de 1990 a 2011. Com o aumento da interferência dos processos antrópicos nos ecossistemas naturais, a questão primordial está pautada na definição do tamanho das áreas de vegetação natural do entorno geopolítico das três FLONAS que podem ser convertidas (alteradas) para uso humano, em relação a condição mínima de naturalidade da paisagem assegurada pela continuidade de ecossistemas naturais funcionais. Ou mesmo, quais áreas devem ser restauradas para que sejam diminuídas as pressões sobre a biodiversidade dos remanescentes florestais do entorno geopolítico das três FLONAS, na perspectiva de que sejam restabelecidos os bens e serviços proporcionados ao bem-estar humano. Diante das dificuldades em determinar a área mínima da paisagem que deve ser protegida, para manutenção dos processos ecológicos essenciais, o uso de indicadores da paisagem auxilia a compreensão da condição da perda de naturalidade e da qualidade ambiental da mesma, embora o uso de indicadores biológicos seja o mais adequado para a análise, a longo prazo, da sustentabilidade ecológica na escala da paisagem.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Jose Eduardo dos Santos - Coordenador / Carlos Alberto da Silva Mazza - Integrante / Elisabete Maria Zanin - Integrante / Maria Cristina Medeiros Mazza - Integrante / Angela Terumi Fushita - Integrante / Osmar de Almeida - Integrante / Eliziane Carla Scariot - Integrante / Francile Rosset de Quadros - Integrante / Dayna de Almeida - Integrante / Rodrigo Rufino dos Reis - Integrante / Mayra Cristina Prado de Moraes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
Membro: Jose Eduardo dos Santos.
2.   2012-2013. DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA DE MELHORAMENTOGENETICO DA ESPECIE TAMBAQUI (COLOSSOMA MACROPOMUM)
Descrição: O tambaqui é o quarto organismo aquático mais produzido no Brasil, atrás apenas das espécies exóticas tilápia, camarão cinza e capa. Considerando a inexistência de um programa de melhoramento de um organismo aquático nativo no Brasil, inicio-se em 2008 o programa de melhoramento genético do tambaqui. A primeira geração de seleção ocorrerá no final de 2011. Dessa forma, o objetivo do projeto é avaliar os parâmetros genéticos, zootécnicos, fisiológicos, reprodutivos, parasitários e econômicos da primeira geração de tambaqui melhorada geneticamente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Patrícia Cristina Vizzotto - Integrante / Reinaldo Jose de Castro - Integrante / Jayme Aparecido Povh - Coordenador / Nelson M. Lopera-Barrero - Integrante / Janessa Sampaio de Abreu - Integrante / Mário Luiz Santana Júnior - Integrante / Adriana Fernandes de Barros - Integrante / Edvaldo Sampaio de Almeida Filho - Integrante / Ricardo Pereira Ribeiro - Integrante / Lauro Vargas - Integrante / Juliana R. Carrijo Mauad - Integrante / Heden Luiz Marques Moreira - Integrante / Emiko Kawakami de Resende - Integrante / Annaiza Braga Bignardi Santana - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.
Membro: Patricia Cristina Vizzotto.
3.   2012-Atual. Macroinvertebrados aquaticos associados a macrofitas aquaticos de sistemas loticos e lenticos do Estado de Sao Paulo
Descrição: O presente projeto visa a fazer um levantamento da macrofauna aquática, com especial ênfase às larvas Chironomidade, que vivem associadas à vegetação aquática da zona litorânea de sistemas aquáticos lóticos e lênticos. A perda de biodiversidade em ambientes aquáticos tem sido apontada como um problema multi-escalar com diversas implicações ecológicas, sociais e econômicas. Vários fatores atuando sinergeticamente têm causado perda de biodiversidade aquática, dentre eles podemos destacar o aumento da ocupação de espécies de plantas invasoras, como por exemplo, Hedychium coronarium (lírio do brejo), nos sistemas aquáticos do Estado de São Paulo. A inexistência de informações a respeito das interações ecológicas entre essas macrófitas exóticas e a comunidade de macroinvertebrados aquáticos possibilitará reunir dados concretos com vistas ao seu controle e monitoramento dessas invasões.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Susana Trivinho Strixino - Coordenador / Tadeu Siqueira - Integrante / Hugo Henrique Lanzi Saulino - Integrante.
Membro: Susana Trivinho Strixino.
4.   2012-Atual. Taxonomia e Biologia de Endotribelos (Diptera, Chironomidae)
Descrição: Entre os Diptera aquáticos, os representantes da família Chironomidae situam-se entre os mais característicos, sendo freqüentemente encontrados em números relativamente expressivos, nos vários sistemas aquáticos. A divulgação de informações referentes ao papel desta família nos sistemas aquáticos continentais e o reconhecimento das formas imaturas de seus táxons são essenciais para estabelecer critérios para definição e determinação do potencial como bioindicador. Nos últimos anos, várias publicações sobre fauna associada a substratos vegetais (folhas, troncos, macrófitas) e sobre colonização de detritos vegetais em sistemas lóticos apontam a presença de várias espécies do complexo Endotribelos/Phaenopsectra. A identidade das formas imaturas das espécies destes dois gêneros e de outros correlatos, com por ex. Hyporhygma, ainda está bastante confusa, devido à semelhança entre as várias larvas e à incompleta associação destas com seus respectivos adultos. Neste contexto o presente projeto visa a determinar critérios morfológicos para delimitação das características morfológicas que possibilitem a identificação das formas imaturas de Endotribelos Grodhaus, 1987, gênero ricamente representado na região Neotropical cujos imaturos não são ainda bem definidos. Pretende-se através deste projeto fazer um levantamento faunístico dos imaturos de Endotribelos (larvas e pupas) que habitam os diferentes corpos d´água, e através de criação em laboratório, estabelecer associações com os adultos. Através da confecção de ilustrações em ?bico de pena? de estruturas morfológicas e de captura de imagens microscópicas será elaborado um manual de identificação dos táxons aos quais serão incluídas informações bionômicas, dos biótopos de ocorrência e o seu potencial bioindicador. Se necessário serão utilizadas ferramentas moleculares para complementar a taxonomia do grupo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Susana Trivinho Strixino - Coordenador / Mateus Pepinelli - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Susana Trivinho Strixino.

2011

1.   2011-2013. Avaliacao do crescimento de macrofitas aquaticas frente a diferentes concentracoes de cadmio, chumbo, niquel e zinco, e seu potencial como ferramenta para a reducao da concentracao de metais na agua de efluentes
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Irineu Bianchini Junior - Coordenador / Cunha-Santino, M. B - Integrante / Iha, D. - Integrante.
Membro: Irineu Bianchini Junior.
2.   2011-2014. Cineticas e variacoes moleculares dos compostos humicos formados da decomposicao de macrofitas aquaticas
Descrição: Considerando que as macrófitas aquáticas representam uma parte importante da biomassa dos ambientes aquáticos e que sua decomposição constitui importante fonte de detrito. O objetivo desse projeto é caracterizar a cinética e as variações moleculares em substâncias húmicas provenientes do processo decomposição das espécies Salvinia molesta, Egeria najas, Eichhornia azurea e Scirpus cubensis de macrófitas na presença e ausência de oxigênio. Para isso serão realizados bioensaios em laboratório com incubações contendo fragmentos das plantas, nos dias amostrais o serão avaliados pH, condutividade elétrica da água, carbono orgânico e inorgânico, também será avaliada a formação de ácido húmico e ácido fúlvico e suas variações moleculares a partir de métodos espectroscópicos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Marcela Bianchessi da Cunha Santino - Integrante / Irineu Bianchini Jr - Coordenador / Argos E. A. Assunção - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Marcela Bianchessi da Cunha Santino.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Irineu Bianchini Junior - Coordenador / Cunha-Santino, M. B - Integrante / Argos W. A. Assunção - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Irineu Bianchini Junior.
3.   2011-2013. Ecofisiologia de celulas fitoplanctonicas cultivadas em fotobiorreatores continuos: estudos de caso com Chlorella sorokiniana e Haematococcus pluvialis
Descrição: Descrição: As microalgas são recurso promissor para novos produtos com aplicações nas indústrias alimentares, cosméticas, farmacêuticas e de combustíveis. Apesar disso, são poucas as espécies cultivadas em larga escala e, quando cultivadas, o são em tanques abertos. Este fato deve-se ao menor custo e maior facilidade de manutenção quando comparados tanques abertos à fotobiorreatores fechados. Devido ao elevado potencial de contaminação e pouco controle do estado fisiológico das algas em tanques abertos, seu uso para a produção de compostos refinados para indústria farmacêutica ou alimentar não é recomendado. Nesses casos, sugere-se fotobiorreatores fechados e contínuous pois o controle fisiológico e culturas livre de contaminantes são importantes. A manipulação bioquímica das microalgas exige condições ecofisiológicas estáveis e controladas oferecidas pelos sistemas de cultura contínuos ou semi-contínuos, em contraste aos sistemas estanques. Nesta pesquisa, propomos a construção de 3 fotobiorreatores para operar em sistema contínuo, dois com capacidade de 3 L e um de 30 L para cultivar microalgas com elevado controle ecofisiológico. Isso permitirá precisão na manipulação da composição bioquímica das microalgas. Nossos estudos serão fundamentados na investigação ecofisiológica de microalgas através da determinação da eficiência da fotossíntese (fluorescência modulada, PhytoPAM) associada à aplicação dos estresses ambientais para a indução da síntese de biomoléculas. A composição bioquímica das microalgas prevê determinação da concentração total de carboidratos e proteínas, além de classes lipídicas (TLC/FID). A biomassa também será avaliada empregando-se técnicas de análise térmica (calorimetria, termogravimetria e análise térmica diferencial). Usaremos duas algas que já possuem interesse comercial, Chlorella sorokiniana (fonte de proteína na aquicultura) e Haematococcus pluvialis (produtora do pigmento antioxidante astaxantina em situações de encistamento). As micro. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria da Graca Gama Melao - Integrante / Ana Teresa Lombardi - Coordenador / Patrícia Franklin Mayrink Nogueira - Integrante / Paula C. M. Crnkovic - Integrante / Sergio Rodrigues Fontes - Integrante / Geraldo Lombardi - Integrante / Renata N. Haneda - Integrante.
Membro: Maria da Graca Gama Melao.
4.   2011-2012. PEIXAMENTO EM BAIAS E CORIXOS DO PANTANAL DO RIO ITIQUIRA - MT
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patrícia Cristina Vizzotto - Integrante / Reinaldo Jose de Castro - Integrante / Jayme Aparecido Povh - Coordenador / Francisco de Arruda Machado - Integrante / Nelson M. Lopera-Barrero - Integrante.
Membro: Patricia Cristina Vizzotto.
5.   2011-2013. Processo de sedimentacao e qualidade da agua no rio Paraguai no trecho entre a foz do rio Bugres e a estacao ecologica da Taiama
Descrição: O estudo será realizado no corredor fluvial (calha e planície de inundação) do rio Paraguai entre a foz do rio Bugres e a Reserva ecológica da Ilha de Taiamã, no sudoeste do estado de Mato Grosso com intuito de monitorar o aporte de sedimentos e qualidade da água. O trecho possui uma dinâmica própria em termos de escoamento do fluxo, refletindo seu gradiente suave. Parte de seu volume de água é desviada, no período das cheias, para a planície de inundação e armazenado nas lagoas e baías.#10;O rio Paraguai constitui um dos rios mais importantes do Brasil, com seus afluentes percorrendo vasta área de planície, podendo ser considerado imensa bacia de recepção de águas e sedimentos, devido à sua forma de anfiteatro. Percorre extensão de 2.693 km² em território brasileiro, neste percurso, existem quatro longos trechos (RADAMBRASIL, 1982). A área proposta para estudo corresponde ao segmento do Paraguai Superior. A ocupação espaço/temporal na bacia hidrográfica do Alto Paraguai intensificou no meado da década de 80; o que provocou mudanças na dinâmica fluvial do rio Principal e afluentes o uso inadequado deste recurso natural, contribuído para a degradação (desmatamento de mata ciliares e de nascentes, assoreamento de canais, diminuição de vazão, aumento da carga de sedimentos e contaminação da água) criando assim, há a necessidade de monitorar (aporte de sedimentos e qualidade da água) e sugerir medidas de gerenciamento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marcela Bianchessi da Cunha Santino - Integrante / Angela Terumi Fushita - Integrante / Milan, J. A. M. - Integrante / Célia Alves de Souza - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Marcela Bianchessi da Cunha Santino.
6.   2011-Atual. Taxonomia e Ecologia de Insetos aquaticos de Inselbergs do Brasil
Descrição: O Brasil, como um dos países signatários da Convenção Internacional sobre Biodiversidade tem realizado uma série de iniciativas com o intuito de inventariar e gerar sínteses das informações existentes sobre sua biodiversidade com vistas à conservação. As recomendações do Programa Nacional da Biodiversidade Biológica destacam a grande necessidade desses inventários biológicos e da organização das informações sobre a biodiversidade frente à degradação contínua de ambientes naturais. Nos últimos anos, diversos estudos sobre diversidade de espécies foram realizados. Se por um lado muito conhecimento foi gerado, por outro ficou mais evidente que alguns grupos e muitas regiões do Brasil ainda carecem de informações básicas sobre a diversidade de determinados grupos taxonômicos. O déficit de informação sobre insetos aquáticos não é surpreendente e tão pouco restrito a determinado grupos ou regiões brasileiras, uma vez que as revisões mais recentes sobre insetos aquáticos no Brasil têm demonstrado grandes lacunas no conhecimento. Por exemplo, em 2004 foi registrada a ocorrência da subfamília Podonominae (Diptera: Chironomidae) no Brasil, até então só encontrada nos Andes e na Patagônia, se considerarmos a região Neotropical. O registro dessa subfamília em topos de montanha e a descrição da única espécie (Podonomus pepinellii Roque Trivinho-Strixino) encontrada até o momento no Brasil enfatizam a lacuna tanto no conhecimento taxonômico (uma nova subfamília registrada) quanto geográfico (áreas de elevada altitude). Adicionalmente, três novas espécies da família Simuliidae, outro grupo de insetos aquáticos, foram coletadas e descritas de coletas provenientes de córregos localizados em inselbergs de elevadas altitudes do Brasil. Os estudos supracitados sugerem que ambientes de elevadas altitudes podem ser habitados por uma fauna de insetos aquáticos distinta que necessita ser melhor investigada. Além disso, outros fatores tornam estas áreas de especial interesse, entre eles: 1) áreas montanhosas têm sido reconhecidas como prioritárias para conservação; 2) poucos estudos foram publicados até o momento sobre sua fauna e flora; 3) possibilidade de a área abrigar grupos de insetos relictuais, como alguns grupos de insetos encontrados em áreas similares na África e Austrália, 4) elevada altitude e isolamento que podem trazer importantes dados para o entendimento da biogeografia da região Neotropical e compreensão da história evolutiva de alguns grupos, 5) estudos filogeográficos com o intuito de compreender os processos históricos que podem ser responsáveis pela distribuição geográfica contemporânea dos organismos, 6) insetos aquáticos de áreas montanhosas podem ser utilizados para monitoramento de mudanças climáticas globais. Esse projeto é original e adequado para a melhoria do programa de pós-graduação, pois abrange temas atuais e em destaque na comunidade científica, bem como permeia a maioria das áreas científicas abordadas nos projetos desenvolvidos no PPG-ERN. Além disso, o projeto tem como objetivo o desenvolvimento regional na Universidade Federal de São Carlos, no âmbito de capacitar e formar recursos humanos qualificados na área de taxonomia e ecologia de insetos aquáticos, por meio da orientação de alunos da graduação e pós-graduação. Um dos resultados que contribuirão para o desenvolvimento regional é o incremento das coleções de insetos aquáticos (imaturos e adultos) de coleções científicas de referência no Estado de São Paulo e no Brasil, e a divulgação dos resultados do projeto para a comunidade com exposições, workshops e desenvolvimento de um website.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . Integrantes: Susana Trivinho Strixino - Coordenador / Fabio de Oliveira Roque - Integrante / Mateus Pepinelli - Integrante / Tadeu Siqueira - Integrante / Fabio Laurindo da Silva - Integrante. Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Bolsa.
Membro: Susana Trivinho Strixino.

2010

1.   2010-2012. Aporte de sedimentos no rio Paraguai no segmento entre a foz dos rios Bugres e Sepotuba, Mato Grosso
Descrição: A área de estudo corresponde ao corredor fluvial do rio Paraguai, entre a foz do rio Bugres e Sepotuba, no estado Mato Grosso. Neste segmento registra-se a ocorrência de várias formas de deposição, como: diques marginais, barras centrais e laterais, preenchimento de colos de meandros, além da deposição na planície de inundação. A pesquisa objetiva avaliar a dinâmica fluvial do rio Paraguai, no segmento entre a confluência dos rios Bugres e Sepotuba, verificando, assim, o volume e tipos de sedimentos que alcançam à calha e a planície de inundação. Para o desenvolvimento da pesquisa alguns procedimentos serão necessários: mapeamento espaço-temporal das geoformas deposicionais; avaliação da dinâmica fluvial (erosão, transporte, deposição e vazão) do rio Paraguai; coleta e análise da água e interpretação, sistematização e divulgação. Espera-se com execução do projeto a geração de banco de dados sobre as geoformas deposicionais e a carga de sedimentos de alcançam o rio Paraguai e uma base digital em escala temporal, além de formar recursos humanos em pesquisa e contribuir para implementação do Comitê da Bacia Hidrográfica no rio Paraguai.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcela Bianchessi da Cunha Santino - Integrante / Irineu Bianchini Jr - Integrante / Célia Alves de Souza - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.
Membro: Marcela Bianchessi da Cunha Santino.
Descrição: Esse estudo tem por objetivo avaliar a dinâmica fluvial do rio Paraguai, no segmento entre a confluência dos rios Bugres e Sepotuba, verificando, assim, o volume e tipos de sedimentos que alcançam à calha e a planície de inundação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Irineu Bianchini Junior - Integrante / M B CunhaSantino - Integrante / C A Souza - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.
Membro: Irineu Bianchini Junior.
2.   2010-2013. Avaliacao do crescimento de macrofitas aquaticas frente a diferentes concentracoes de cadmio, chumbo, niquel e zinco, e seu potencial como ferramenta para a reducao da concentracao de metais na agua de efluentes.
Descrição: Entre os principais elementos poluidores que causam grandes riscos à saúde humana e aos ecossistemas estão os metais pesados. Os metais pesados possuem características de se dispersarem amplamente no meio ambiente e se acumularem seletivamente em tecidos do corpo, apresentando potencial tóxico mesmo em baixos níveis de exposição. Nas últimas décadas, observou-se um aumento das concentrações de metais em diversas áreas e uma das origens da contaminação da água por metais pesados são os efluentes industriais, domésticos e agropecuários. No Brasil e na maioria dos países em desenvolvimento, a maior parte do esgoto bruto (tanto doméstico, industrial ou agropecuário) é lançada sem tratamento prévio nos cursos d'água. Esses grandes aportes de matéria orgânica e poluentes têm sido relatados como principais responsáveis pela eutrofização de grande variedade de ambientes aquáticos, gerando preocupação crescente com o alto grau de poluição em que se encontram hoje os rios e ambientes de água doce. Entre as técnicas biológicas para remoção de metais, o uso de plantas (fitorremediação) tem se apresentado como uma alternativa promissora. Este projeto tem como escopo principal o estudo de macrófitas, com o intuito de utilizá-las como extratoras de metais pesados. A partir destes dados poderão ser gerados modelos matemáticos que auxiliem gestores de estações de tratamento de esgoto a identificarem qual a melhor espécie e quando estas devem ser utilizadas como ferramenta para a redução da concentração de metais na água de efluentes. Portanto, justifica-se a necessidade do financiamento deste projeto para a execução de um estudo científico que identifique o modelo matemático do crescimento de macrófitas na presença de diferentes concentrações de metais pesados abordando o seu potencial como ferramenta no tratamento de efluentes industriais, agropecuários ou domésticos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Marcela Bianchessi da Cunha Santino - Coordenador / Bianchini Junior, Irineu - Integrante / Iha - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Marcela Bianchessi da Cunha Santino.
3.   2010-2013. Cultivo de microalgas em fotobiorreator como ferramenta para o sequestro de carbono atmosferico
Descrição: The increase of CO2 and other greenhouse gases in the atmosphere has led to global warming problems of difficult solution. As a consequence, drastic climatic alterations have been observed. The development/application of new technologies for the mitigation of atmospheric CO2 is a contribution to the generation of clean development mechanisms. A strategy being considered for atmospheric CO2 mitigation relies on plant photosynthesis. Photosynthetic microbes, which have high surface/volume ratios present substantially high productivity, thus high CO2 sequestration potential. Literature data show that biological CO2 mitigation processes may counteract from 10 to 20% of fossil fuel emissions by the year 2050. The present research aims the use of microalgae for atmospheric CO2 mitigation, which is accomplished through algal photosynthetic process. This goal is to be achieved through algae (Chlorella vulgaris, a freshwater Chlorophyceae) cultivation in outdoor photobioreactor systems. The proposed system has a capacity of 3,5 m3 and should produce up to 3 to 5 kg day-1 dry algal biomass. Firstly, the microalgae will be cultivated in batch laboratory controlled cultures, where growth conditions (pH, nitrate and phosphate concentrations, vitamins and gas bubbling) will be defined as to obtain lower cost and high biomass prodcution (thus high CO2 sequestration). Secondly, the laboratory defined conditions will be applied to continuous flow systems in laboratory based experiments and outdoor photobioreactor. CO2 balance and microalgae biochemical composition will be determined and compared to those obtained in controled conditions. Water quality parameters: CO2, O2, pH and temperature will be determined. The final product of the photobioreactor (used culture media and microalgae cells) will be tested for agriculture use through lettuce (an ecological indicator) and native vegetation growth. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria da Graca Gama Melao - Integrante / Ana Teresa Lombardi - Coordenador / Maria Inês Salgueiro Lima - Integrante / Paula Cristina Garcia Manoel Crnkovic - Integrante / Sergio Rodrigues Fontes - Integrante / Geraldo Lombardi - Integrante.
Membro: Maria da Graca Gama Melao.
4.   2010-2013. Ecologia Trofica da Comunidade de peixes do Reservatorio de Cachoeira Dourada - GO
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Nelsy Fenerich Verani - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1
Membro: Nelsy Fenerich Verani.
5.   2010-2013. ESTUDO DA DIVERSIDADE E DISTRIBUICAO DE COLEOPTERA AQUATICOS NO ESTADO DE SAO PAULO, BRASIL
Descrição: Bolsa Pesquisador: Este projeto tem como proposta estudar a diversidade e distribuição de Coleoptera aquáticos em córregos de cabeceira inseridos nas áreas referência, tais como, Parques Estatuais, Federais e Estações Ecológicas, e nas áreas com diferentes graus de impacto decorrentes dos usos multiplos do solo. Larvas e adultos coletadas, quantitativamente e qualitativamente, disponíveis no laboratório e coletas complementares devem ser realizadas complementanto as áreas ainda não visitadas. Este trabalho segue paralelamente a outros em desenvolvimento, sob minha orientação em níveis de Doutorado e mestrado, junto ao Programa de pós Graduação em ecologia e Recursos Naturais da Univsrsidade Federal de São Carlos. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alaide Aparecida Fonseca Gessner - Coordenador.
Membro: Alaide Aparecida Fonseca Gessner.
6.   2010-2012. PADROES ECOMORFOLOGICOS DA COMUNIDADE DE PEIXES DO RIO VERMELHO, RONDONOPOLIS - MT
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Patrícia Cristina Vizzotto - Integrante / Reinaldo Jose de Castro - Coordenador.
Membro: Patricia Cristina Vizzotto.

2009

1.   2009-2013. ANALISE CITOGENETICA DE PEIXES DA REGIAO SUL DO MATO GROSSO.
Descrição: O projeto visa descrever citogenéticamente através de técnicas envolvendo coloração dos cromossomos mitóticos com Giemsa, NOR e bandamento-C, peixes coletados na região de Rondonópolis, sul do estado do Mato Grosso.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Patrícia Cristina Vizzotto - Coordenador / Reinaldo Jose de Castro - Integrante.
Membro: Patricia Cristina Vizzotto.
2.   2009-2011. CARACTERIZACAO QUANTITATIVA E QUALITATIVA DO ICTIOPLANCTON E DETECCAO DE AREAS DE DESOVA NO RIO VERMELHO, MUNICIPIO DE RONDONOPOLIS, MT
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Patrícia Cristina Vizzotto - Integrante / Reinaldo Jose de Castro - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.
Membro: Patricia Cristina Vizzotto.
3.   2009-2011. Macrofitas aquaticas do reservatorio da UHE Lajeado: dinamica de incidencia e interferencias nos usos multiplos
Descrição: Auxílio à Pesquisa do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor Elétrico Brasileiro (ANEEL; Investco) para o desenvolvimento do trabalho: quot;Macrófitas aquáticas do reservatório da UHE Lajeado: dinâmica de incidência e interferências nos usos múltiplos” (ANEEL proc. nº: 0669-006/2007). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Irineu Bianchini Junior - Coordenador / Cunha-Santino, Marcela Bianchessi - Integrante.
Membro: Irineu Bianchini Junior.
4.   2009-2016. Rede para Conservacao da Biodiversidade e Valoracao dos Produtos da Floresta de Araucaria ? CONSERVABIO
Descrição: A Rede CONSERVABIO tem como meta a construção do conhecimento, por meio de pesquisas integradas participativas, de maneira multidisciplinar e multi-institucional, e a apropriação destes conhecimentos pelos diferentes atores, com foco nos agricultores familiares e povos tradicionais, visando a conservação e utilização sustentável da biodiversidade no Bioma Mata Atlântica, na área de Domínio da Floresta com Araucária, na região Sul do Brasil. O projeto executado pela Rede Conservabio composta pela Embrapa Florestas, EPAGRI, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (PR, SC e RS), Universidade Federal de São Carlos (LAPA/UFSCar), Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões ? URI, Erechim, RS, Universidade do Centro-Oeste ? UNICENTRO, além de organizações do terceiro setor AS-PTA e CETAP. Estas instituições contribuem com profissionais nas áreas afins do projeto, bem como, alunos dos programas de pós-graduação e graduação, no caso das Universidades. O projeto tem como sede e pólo irradiador das ações de PD, o Núcleo de Pesquisa em Conservação e Utilização Sustentável dos Recursos Florestais Não Madeiráveis ? NPRF, localizado na FLONA de Irati, em funcionamento desde junho de 2009, criado por demanda do Território Centro Sul do Paraná para o fortalecimento das ações de PD no Território e região.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Jose Eduardo dos Santos - Integrante / Carlos Alberto da Silva Mazza - Coordenador / Elisabete Maria Zanin - Integrante / Maria Cristina Medeiros Mazza - Integrante / Angela Terumi Fushita - Integrante / Eliziane Carla Scariot - Integrante / Francile Rosset de Quadros - Integrante / Rodrigo Rufino dos Reis - Integrante / Mayra Cristina Prado de Moraes - Integrante / Dayana Almeida - Integrante. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 1
Membro: Jose Eduardo dos Santos.

2008

1.   2008-2011. A acao das enzimas extracelulares na dinamica da decomposicao de Eichhornia azurea (Sw.) Kunth na lagoa do Oleo (E.E. Jatai, SP)
Descrição: Bolsa de Produtividade em Pesquisa, categoria 1B (CNPq, proc. nº 302935/2007-0) para o desenvolvimento do trabalho: quot;A ação das enzimas extracelulares na dinâmica da decomposição de Eichhornia azurea (Sw.) Kunth na lagoa do Óleo (E.E. Jataí, SP)quot;. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Irineu Bianchini Junior - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Irineu Bianchini Junior.
2.   2008-2011. Decomposicao de macrofitas aquaticas: acao enzimatica sobre os detritos lignocelulosicos
Descrição: Auxílio à Pesquisa (FAPESP, proc. nº 2007/002683-7) para o desenvolvimento do trabalho: quot;Decomposição de macrófitas aquáticas: ação enzimática sobre os detritos lignocelulósicosquot;. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) . Integrantes: Irineu Bianchini Junior - Coordenador / Cunha-Santino, Marcela Bianchessi - Integrante.
Membro: Irineu Bianchini Junior.
3.   2008-Atual. Ed. Universal/CNPq-Caracterizacao Biologica da Represa de Cachoeira Dourada- GO.
Descrição: Este projeto tem como objetivo caracterizar a estrutura da ictiofauna nos aspectos qualitativos e quantitativos e da Dinâmica da alimentação, da reprodução e do crescimento das espécies de maior freqüência de ocorrência e suas relações com as variáveis ambientais na área de influência da represa de Cachoeira Dourada.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: José Roberto Verani - Integrante / Alberto C. Peret - Coordenador / Nelsy Fenerich-Verani - Integrante / Marcela Velludo - Integrante / Jorge Luiz Rodrigues Filho - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Jose Roberto Verani.
4.   2008-2010. Estudos de ocorrencia, distribuicao e crescimento de plantas aquaticas no reservatorio de Porto Primaveraquot; (ANEEL proc. no: 0061-011/2006)
Descrição: Auxílio à Pesquisa do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor Elétrico Brasileiro (ANEEL; Companhia Energética de São Paulo) para o desenvolvimento do trabalho: quot;Estudos de ocorrência, distribuição e crescimento de plantas aquáticas no reservatório de Porto Primaveraquot; (ANEEL proc. nº: 0061-011/2006). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Irineu Bianchini Junior - Coordenador / Cunha-Santino, MB. - Integrante.
Membro: Irineu Bianchini Junior.
5.   2008-2013. Estudos ecofisiologicos do Anostraca dulcicola Dendrocephalus brasiliensis Pesta 1921 e suas implicacoes nas comunidades zooplanctonica e nectonica.
Descrição: O Anostraca neotropical dulcícola Dendrocephalus brasiliensis tem grande potencial de utilização na aqüicultura nacional em virtude de seu tamanho (25mm) e grande atratividade para os peixes. Nesse sentido, o projeto objetiva investigar aspectos ecológicos e fisiológicos dessa espécie pouco conhecida, em ambientes naturais e experimentais, de modo subsidiar o desenvolvimento de tecnologias para a produção de cistos e de biomassa para utilização em aqüicultura. Seu potencial produtivo será avaliado através de estudos de produção secundária (enfoques ecológico e fisiológico), taxas de crescimento, balanço energético, eficiências tróficas, características bionômicas, fecundidade, viabilidade dos ovos, número de gerações produzidas, longevidade em diferentes condições ambientais e alimentares, tamanho do corpo e biomassa. Serão realizados estudos de seletividade alimentar com peixes e do valor nutricional de D. brasiliensis com relação à outras espécies zooplanctônicas, bem como o impacto de cada uma delas na produção de peixes neotropicais cultivados. Visando a otimização do cultivo de D. brasiliensis, será investigada a influência da qualidade nutricional de microalgas na composição bioquímica (proteínas, lipídeos e carboidratos) desses animais. Interações de competição, predação e herbivoria serão estudadas, visando avaliar o real impacto dessa espécie sobre outras populações planctônicas de água doce, em especial do Estado de São Paulo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (9) . Integrantes: Maria da Graca Gama Melao - Coordenador / Odete Rocha - Integrante / Ana Teresa Lombardi - Integrante / José Roberto Verani - Integrante / Nelsy Fenerich Verani - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Maria da Graca Gama Melao.
6.   2008-2010. LEVANTAMENTO DA MASTOFAUNA DE FRAGMENTO FLORESTAL DO MUNICIPIO DE RONDONOPOLIS, MT.
Descrição: Os impactos ambientais, no Cerrado, levam ao desaparecimento e/ou transferência de algumas espécies de mamíferos. Pesquisadores se preocupam em identificar alguns organismos, como os mamíferos, que servem como bons indicadores da qualidade dos parques e das reservas florestais. O falta de dados de ocorrência de espécies de mamíferos na área da ?Reserva do Patrimônio do Exercito Brasileiro 18º GAC? no município de Rondonópolis-MT, levou-nos a propor este projeto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Patrícia Cristina Vizzotto - Integrante / Reinaldo Jose de Castro - Coordenador.
Membro: Patricia Cristina Vizzotto.
7.   2008-2010. Potencial de producao de gases de efeito estufa nos sedimentos de lagoas marginais
Descrição: Auxílio à Pesquisa (FAPESP, proc. nº 2007/08602-9) para o desenvolvimento do trabalho: quot;Potencial de produção de gases de efeito estufa nos sedimentos de lagoas marginaisquot;. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Irineu Bianchini Junior - Coordenador / F Romeiro - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Irineu Bianchini Junior.
8.   2008-2010. Sustentabilidade de Sistemas Alimentares e Produtivos em Comunidades Locais da Regiao Lagunar de Cananeia e Iguape, SP.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Nivaldo Nordi - Coordenador / Mayra Jankowsky - Integrante / Marina Vianna Ferreira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Nivaldo Nordi.
9.   2008-2011. Taxonomia e Biologia de Caladomyia (Diptera, Chironomidae)
Descrição: Entre os Diptera aquáticos, os representantes da família Chironomidae situam-se entre os mais característicos, sendo freqüentemente encontrados em números relativamente expressivos, nos vários sistemas aquáticos. A divulgação de informações referentes ao papel desta família nos sistemas aquáticos continentais e o reconhecimento das formas imaturas de seus táxons são essenciais para estabelecer critérios para definição e determinação do potencial como bioindicador. Neste contexto o presente projeto visa a determinar critérios morfológicos para delimitação das características morfológicas que possibilitem a identificação das formas imaturas de Caladomyia Säwedall (1981), gênero Neotropical cujos imaturos não são ainda bem definidos. Pretende-se através deste projeto fazer um levantamento faunístico dos imaturos de Caladomyia (larvas e pupa) que habitam os diferentes corpos d´água. Através da confecção de ilustrações em ?bico de pena? de estruturas morfológicas e de captura de imagens microscópicas será elaborado um manual de identificação dos táxons aos quais serão incluídas informações bionômicas, dos biótopos de ocorrência e o seu potencial bioindicador.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Susana Trivinho Strixino - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Susana Trivinho Strixino.

2007

1.   2007-2009. Avaliacao da estabilidade de comunidades de macroinvertebrados em riachos preservados e degradados
Descrição: Ecossistemas de riachos têm sido intensamente degradados devido às atividades econômicas humanas, e comunidades de macroinvertebrados têm sido freqüentemente usadas para avaliações biológicas da qualidade dos cursos d?água. Entretanto, uma premissa básica é que as comunidades sejam relativamente estáveis em condições naturais, de modo que alterações nestas comunidades verificadas em regiões degradadas reflitam as alterações nas condições ambientais. Praticamente não há estudos avaliando a estabilidade destas comunidades em diferentes escalas temporais. O objetivo do presente estudo é avaliar a estabilidade das comunidades de macroinvertebrados entre anos e dentro de um mesmo ano, em riachos perturbados e degradados. A hipótese a ser avaliada é que em riachos preservados deve ocorrer menor variação na estrutura destas comunidades que em riachos degradados, em ambas as escalas temporais. Serão acompanhados seis riachos na bacia do rio Jacaré-Guaçu, região central do estado de São Paulo. Em cada riacho, serão amostradas variáveis do habitat e das comunidades de macroinvertebrados em dois anos consecutivos, no início, meio e final da estação seca, período em que normalmente são feitas análises de biomonitoramento. Os resultados do presente estudo podem contribuir para se compreender os fatores que influenciam as comunidades de macroinvertebrados, além de possibilitar maior aprimoramento dos métodos existentes de biomonitoramento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Alaide Aparecida Fonseca Gessner - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Alaide Aparecida Fonseca Gessner.
2.   2007-2010. Caracterizacao Biologica da Represa de Cachoeira Dourada- GO
Descrição: Este projeto tem como objetivo caracterizar a estrutura da ictiofauna nos aspectos qualitativos e quantitativos e da Dinâmica da alimentação, da reprodução e do crescimento das espécies de maior freqüência de ocorrência e suas relações com as variáveis ambientais na área de influência da represa de Cachoeira Dourada.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Alberto Carvalho Peret - Coordenador / José R. Verani - Integrante / Nelsy F. Verani - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 7 / Número de orientações: 4
Membro: Alberto Carvalho Peret.
3.   2007-2010. Composicao das comunidades de peixes em funcao da fisiografia de um riacho costeiro no sul do Brasil (Morretes, Parana, Brasil)
Descrição: Análise da composição ictíica de riachos costeiro e a associção com variáveis físicas, químicas e fisográficas dos diferentes trechos desses ambients. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Alberto Carvalho Peret - Coordenador / Ana Tereza Bittencourt Guimarães - Integrante. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
Membro: Alberto Carvalho Peret.
4.   2007-2010. Efeitos Toxicologicos da Agua e do Sedimento nos Peixes e na Cadeia Trofica da Bacia Hidrografica do Alto Jacare - Guacu/SP
Descrição: A unidade de estudo do presente projeto será a bacia hidrográfica do Alto Jacaré-Guaçu, que se localiza na região centro-oriental do estado de São Paulo e integra a bacia hidrográfica do rio Tietê, pertencendo ambas à 13º Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHI Tietê-Jacaré), segundo a Lei Estadual Nº. 7.663 de dezembro de 1991. O objetivo principal deste trabalho é avaliar na água e no sedimento as concentrações dos principais pesticidas utilizados nas culturas da cana-de-açúcar, citrus e milho, bem como averiguar as concentrações de diferentes metais em um estudo (sazonal e espacial) com abordagem ecossistêmica, considerando a bacia como unidade de planejamento e pesquisa. A partir destas informações pretende-se realizar bioensaios de toxicidade, utilizando duas espécies de peixes como organismos-teste, sendo uma espécie padronizada internacionalmente (Danio rerio) e a outra adaptada ao sistema em estudo (Poecilia reticulata). Através dos resultados dos testes agudos (mortalidade e imobilidade) e crônicos (alteração no crescimento, reprodução e alterações histológicas), dependendo do organismo-teste, procurar-se-á relacionar a toxicidade às concentrações de metais obtidos. Serão realizados também testes "in situ" com ambas as espécies de peixes para verificar as condições reais de campo sobre os organismos bioindicadores. Além dos bioensaios de toxicidade com metais em laboratório ( spiking do sedimento), será feita uma caracterização limnológica e bioensaios ecotoxicológicos com as amostras ambientais (água e sedimento) para melhor compreender a dinâmica deste sistema, uma vez que apresenta uma importância ambiental, econômica e social na região. Pretende-se ainda avaliar a toxicidade dos metais na cadeia alimentar por meio de experimentos em microcosmos no laboratório com espécies de diferentes níveis tróficos (Selenastrum capricornutum, Chironomus xanthus, Ceriodaphnia silvestrii e Danio rerio), avaliando-se os efeitos agudos (mortalidade e imobil. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Nelsy Fenerich Verani - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 2
Membro: Nelsy Fenerich Verani.
5.   2007-Atual. No. PROCESSO -301144/2006-0 - Bolsas no Pais / PQ 2006 Larvicultura do dourado Experimentos de transicao alimentar e testes de validacao em campo
Descrição: O estudo proposto objetiva investigar aspectos fundamentais do cultivo de larvas e juvenis de uma espécie de alto valor econômico (Dourado - Salminus brasiliensis), desenvolvendo técnicas de alimentação baseadas em conhecimentos sobre o desenvolvimento morfofisiológico de seu trato digestório, bem como na caracterização do desenvolvimento das estruturas sensoriais das larvas em sua fase inicial de crescimento. O conhecimento dos processos digestivos deste peixe poderá interferir na hora da escolha dos ingredientes que comporão a ração que será utilizada com esses animais e no momento ideal de iniciar o arraçoamento. Nesse contexto é importante saber quais são as enzimas que já estão contribuindo no início da alimentação exógena e quando elas começam a ficar ativas. Da mesma forma, o entendimento das funções sensoriais relacionadas à busca e apreensão de alimentos pelas larvas e juvenis de dourado poderá fornecer subsídios para o adequado oferecimento de alimento. Será priorizada a substituição precoce do alimento vivo (extremamente oneroso) pelo artificial, visando implementar a tecnologia de cultivo para esta espécie. Através do esforço colaborativo de dois grupos de pesquisa complementares (UFSCar e CAUNESP), pretende-se otimizar e maximizar os procedimentos para alimentação inicial de dourado. Esses resultados serão benéficos aos produtores desta espécie que ao adotarem manejos de produção, estratégias de alimentação e formulações de dietas mais adequadas e eficientes para esta espécie, terão como resultado um aumento da taxa de sobrevivência e uma maior eficiência de produção dos juvenis.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: José Roberto Verani - Coordenador / Maria Célia Portella - Integrante / Mônica Giacometti Mai - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Jose Roberto Verani.
6.   2007-2015. Ordenamento Territorial e Gestao Ambiental
Descrição: Cooperação inter-institucional (LAPA/UFSCar x LAGEPLAN/URI) com base em atividades e procedimentos experimentais definidos na estrutura conceitual da Análise e Planejamento Ambiental e Gestão Ambiental para a geração de competência científica e ampliação do potencial para a implementação e/ou consolidação destas linhas de pesquisa. A cooperação inter-institucional de pesquisa contempla uma somatória de experiências didático-científico-pedagógicas para o desenvolvimento da temática em ? Ordenamento Territorial e Gestão Ambiental?, desempenhando um papel essencial na integração de pesquisadores com diferentes potenciais, em âmbito nacional e regional, atuantes no conhecimento científico referente a gênese e o funcionamento dos diversos tipos de sistemas ambientais, naturais ou culturais, na perspectiva de operacionalizar em diferentes escalas o manejo de unidades territoriais (municípios, bacias hidrográficas, Unidades de Conservação, parques e áreas urbanas, etc.), contribuindo para romper o vínculo entre o crescimento econômico e a degradação ambiental. A cooperação inter-institucional tem a sua justificativa relacionada à abordagem de uma temática diferenciada de pesquisa (Ordenamento Territorial e Gestão Ambiental), ainda não consolidada ou praticada no âmbitos dos Programas de Pós-Graduação em Ecologia do país, proporcionando condições de um incremento no conhecimento e capacitação profissional na linha de atuação em questão.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . Integrantes: Jose Eduardo dos Santos - Coordenador / Elisabete Maria Zanin - Integrante / Eliziane Carla Scariot - Integrante / Franciele Rosset de Quadros - Integrante / Dayana Almeida - Integrante / Brayan Ricardo de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 1
Membro: Jose Eduardo dos Santos.
7.   2007-2009. Toxicidade e padroes de recuperacao em organismos aquaticos microheterotroficos expostos a alimento contaminado com metais. Auxilio FAPESP - processo no. 2007/02073-4
Descrição: O projeto visa avaliar o efeito de metais (cádmio e cobre) sobre a atividade alimentar, as características bionômicas e a produção secundária de microcrustáceos de água doce, através da contaminação do seu alimento. Além disso, propõe-se investigar o padrão de recuperação desses organismos quando as condições favoráveis forem retomadas. Objetiva-se também investigar a influência desses organismos planctônicos na dinâmica e na biodisponibilidade dos metais (cádmio ou cobre), visando subsidiar o manejo de ecossistemas aquáticos e contribuir para o conhecimento sobre especiação e biodisponibilidade de alguns metais, bem como sua interação com os organismos. Valor financiado: R$ 53.777,45. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Maria da Graca Gama Melao - Coordenador / Ana Teresa Lombardi - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 2
Membro: Maria da Graca Gama Melao.

2006

1.   2006-2010. Aspectos da Ecologia do Canchim (Pachystroma longifolium, Euphorbiaceae) e das Clareiras Naturais no Fragmento de Floresta Semidecidua da Fazenda Canchim (Embrapa Pecuaria Sudeste - CPPSE - Sao Carlos, SP)
Descrição: 4. Objetivos#10;Os objetivos deste estudo são:#10;Identificar e caracterizar as clareiras em termos de tamanho e localização em relação à borda do fragmento florestal;#10;•#09;Identificar as principais causas para a queda de árvores e suas conseqüências;#10;•#09;Fazer um levantamento da vegetação em regeneração;#10;•#09;Verificar se os indivíduos das espécies vegetais presentes em clareiras, quando comparados com os indivíduos que crescem em área com cobertura vegetal regular, têm alterações em seus sistemas de reprodução;#10;•#09;Caracterizar o sistema reprodutivo do canchim. Os sistemas de reprodução a serem testados são: autopolinização espontânea, autopolinização manual e polinização cruzada.#10;•#09;Verificar se indivíduos de clareiras têm limitação de agentes polinizadores e, portanto, uma menor produção de frutos e sementes quando comparados com indivíduos da mesma espécie que estejam no interior da mata;#10;•#09;Caracterizar o sistema de polinização do canchim, através de testes para anemofilia e de observações naturalísticas para entomofilia e polinização por vertebrados;#10;•#09;Verificar as épocas do ano de floração e de frutificação das espécies vegetais presentes nas clareiras; e#10;•#09;Verificar se existe limitação de dispersores de frutos e sementes nos indivíduos de espécies de clareira, em relação aos indivíduos das mesmas espécies crescendo no interior da mata.#10;• avaliar de forma geral a situal atual deste fragmento e projeções para sua conservação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Dalva Maria da Silva Matos - Coordenador / Raquel Negrão Baldoni - Integrante / Melina Alcalá - Integrante / Talita Ariela Sampaio e Silva - Integrante / Isabelle Aparecida Dellela Blengini - Integrante.
Membro: Dalva Maria da Silva Matos.
2.   2006-2008. Atividade da MOD excretada por Anabaena spiroides (Cyanobacteria) na transferencia de cobre em uma cadeia alimentar microbiana aquatica (processo CNPq 472509/2006-3).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Maria da Graca Gama Melao - Integrante / Ana Teresa Lombardi - Coordenador / Patrícia Franklin Mayrink - Integrante / Hedda E. Kolme - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Remuneração / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
Membro: Maria da Graca Gama Melao.
3.   2006-Atual. Avaliacao do Papel do Pulso de Inundacao sobre a Biodiversidade de Peixes em Ambiente Inundavel na Porcao Norte do Rio Paraguai
Descrição: Análise do pulso de inundação sobre a composição das ictiocenoses e abundâncias de espécies em função dos tipos de lagoas marginais ao rio Paraná. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Alberto Carvalho Peret - Coordenador / Claumir César Muniz - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
Membro: Alberto Carvalho Peret.
4.   2006-2009. Bacia hidrografica do alto Jacare-Guacu Caracterizacao ambiental com enfase na toxicidade de metais em peixes : analises in situ e laboratorial
Descrição: O rio Jacaré-Guaçu, inserido na Bacia Hidrográfica do Alto Jacaré-Guaçu, é um importante afluente do rio Tietê, formado pela junção do Ribeirão do Lobo e do Feijão. De acordo com o Decreto Estadual nº 20.960 de 8/6/1983, ambos os Ribeirões estão inseridos na APA de Corumbataí-Botucatu-Tejupá (Decreto Estadual 20.960/83). A bacia sofre influência de enorme diversificação quanto ao aproveitamento e ocupação do solo, apresentando como característica marcante atividades agrícolas e pecuárias, além do desenvolvimento urbano das cidades de São Carlos e Itirapina. Os principais rios da bacia do Alto Jacaré-Guaçu (Ribeirão do Feijão, Ribeirão do Lobo, Rio Monjolinho e Rio Itaqueri) e o próprio rio Jacaré-Guaçu, apresentam um quadro de degradação significativa frente aos impactos relatados de diversas naturezas. Diante da importância destes rios para as populações locais, quanto ao abastecimento urbano, irrigação e lazer, turismo, produção de energia elétrica, a grande beleza cênica, as áreas de recarga de um dos maiores aqüíferos do mundo (Guarani), mas também em consideração à biota destes ambientes e de outros no qual este rio deságua (rio Tietê), tornam-se necessárias informações complexas para um futuro manejo e plano de monitoramento visando atenuar os impactos (recepção de esgotos domésticos e industriais e fortes impactos agrícolas), permitindo assim os múltiplos usos destes recursos, que estão escassos frente ao aumento de sua demanda. Este Projeto apresenta como objetivo central: Caracterizar as condições físicas, químicas, biológicas e toxicológicas dos compartimentos água e sedimento da bacia hidrográfica do alto Jacaré-Guaçu, com ênfase nas determinações das concentrações de pesticidas e de metais. Estimados os valores das concentrações de metais, serão realizados bioensaios de toxicidade aguda e crônica parcial com juvenis de Danio rerio e de Poecilia reticulata, na expectativa de avaliar o potencial tóxico dos principais rios pertencentes a esta bacia.l. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Nelsy Fenerich Verani - Coordenador / José Roberto Verani - Integrante / Renata Fracácio - Integrante / Odete Rocha - Integrante / Beatriz Kawamura Rodrigues - Integrante / Evaldo Luís Gaeta Espíndola - Integrante / Márcia Noélia Eller - Integrante / Aline F. Campagna - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Universidade Federal de São Carlos - Remuneração.Número de orientações: 2
Membro: Nelsy Fenerich Verani.
5.   2006-2009. Bacia Hidrografica do Alto Jacare-Guacu Diagnostico Ambiental com Enfase na Toxicidade de Metais em Peixes : Analises In Situ e Laboratorial. MCT/CNPq 02/2006. Edital Universal
Descrição: Descrição: O rio Jacaré-Guaçu, inserido na Bacia Hidrográfica do Alto Jacaré-Guaçu, é um importante afluente do rio Tietê, formado pela junção do Ribeirão do Lobo e do Feijão. De acordo com o Decreto Estadual nº 20.960 de 8/6/1983, ambos os Ribeirões estão inseridos na APA de Corumbataí-Botucatu-Tejupá (Decreto Estadual 20.960/83). A bacia sofre influência de enorme diversificação quanto ao aproveitamento e ocupação do solo, apresentando como característica marcante atividades agrícolas e pecuárias, além do desenvolvimento urbano das cidades de São Carlos e Itirapina. Os principais rios da bacia do Alto Jacaré-Guaçu (Ribeirão do Feijão, Ribeirão do Lobo, Rio Monjolinho e Rio Itaqueri) e o próprio rio Jacaré-Guaçu, apresentam um quadro de degradação significativa frente aos impactos relatados de diversas naturezas. Diante da importância destes rios para as populações locais, quanto ao abastecimento urbano, irrigação e lazer, turismo, produção de energia elétrica, a grande beleza cênica, as áreas de recarga de um dos maiores aqüíferos do mundo (Guarani), mas também em consideração à biota destes ambientes e de outros no qual este rio deságua (rio Tietê), tornam-se necessárias informações complexas para um futuro manejo e plano de monitoramento visando atenuar os impactos (recepção de esgotos domésticos e industriais e fortes impactos agrícolas), permitindo assim os múltiplos usos destes recursos, que estão escassos frente ao aumento de sua demanda. Este Projeto apresenta como objetivo central: Caracterizar as condições físicas, químicas, biológicas e toxicológicas dos compartimentos água e sedimento da bacia hidrográfica do alto Jacaré-Guaçu, com ênfase nas determinações das concentrações de pesticidas e de metais. Estimados os valores das concentrações de metais, serão realizados bioensaios de toxicidade aguda e crônica parcial com juvenis de Danio rerio e de Poecilia reticulata, na expectativa de avaliar o potencial tóxico dos principais rios pertencentes a esta bac. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Roberto Verani - Integrante / Nelsy Fenerich-Verani - Coordenador / RENATA FRACACIO - Integrante / Evaldo Luiz Gaeta Espíndola - Integrante / Odete Rocha - Integrante / Aline Fernanda Campagna - Integrante / Márcia Noélia Eller - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Jose Roberto Verani.
6.   2006-2008. Centro Integrado de Ciencias e Formacao de Professores
Descrição: Projeto realizado em parceria com duas escolas Estaduais de Ensino Médio do município de São Carlos, visando a melhoria do Ensino de Ciências a partir da construção de um trabalho integrado de formação inicial e formação em serviço, construindo ações conjuntas nestas duas áreas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ivã de Haro Moreno - Coordenador / Carlos Alberto Olivieri - Integrante / Nelson Studart - Integrante / Pedro Malagutti - Integrante / Alice Helena Campos Pierson - Integrante / Ana Luiz Perdigão - Integrante / José Antonio Salvador - Integrante / Carmem Passos - Integrante. Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
Membro: Iva de Haro Moreno.
7.   2006-Atual. Ecologia e Biologia Reprodutiva de Pseudoplatystoma corruscans (Agassiz, 1829) - Pintado- da sub bacia do Rio Cuiaba no Estado de Mato Grosso, Brasil
Descrição: Análise do efeito da construção da barragem de Manso sobre a reprodução dos peixes a jusante da Usina Hidrétrica. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Alberto Carvalho Peret - Coordenador / Márcia Teixeira Oliveira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
Membro: Alberto Carvalho Peret.
8.   2006-2009. Educacao e diagnostico ambiental participativo para o uso sustentavel da area verde da bacia hidrografica do Corrego da Agua Quente (Sao Carlos, SP)
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Dalva Maria da Silva Matos - Coordenador / Rosa Maria Tóro Tonissi - Integrante / Ana Teresa Lombardi - Integrante / Ana Carolina Abrão Neri - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Dalva Maria da Silva Matos.
9.   2006-Atual. Estrutura de Comunidades de Peixes: Teste do Modelo PTM (Piscivoria, Transparencia e Morfologia) em Baias do Pantanal de Mato Grosso
Descrição: Análise da morfologia das lagoas marginais e a relação com a estrutura da ictiocenose utilizando-se índices morfométricos aplicados a composição biótica. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Alberto Carvalho Peret - Coordenador / Nelson Antunes de Moura - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
Membro: Alberto Carvalho Peret.
10.   2006-2008. Estudo dos processos produtivos do zooplancton em um reservatorio tropical - uma demonstracao experimental em mesocosmos. FAPESP proc. no. 2006/04596-1.
Descrição: O projeto tem como objetivo principal a utilização de uma pequena represa rasa, oligotrófica e relativamente protegida, como modelo para o estudo comparativo do papel dos compartimentos aquáticos, em especial o sedimento, na produção e sustentação de comunidades zooplanctônicas lacustres, usando mesocosmos para uma demonstração experimental. Valor financiado: R$ 29.348,60 e U.S.$ 14.331,00. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Maria da Graca Gama Melao - Coordenador / Ivã de Haro Moreno - Integrante / Irene Lucinda - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
Membro: Maria da Graca Gama Melao.
11.   2006-2009. Herbaceas invasoras do Cerrado: investigacao de interacoescom o meio fisco, o fogo e a comunidade,nativa para subsidiar seu manejo
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Dalva Maria da Silva Matos - Integrante / Vânia R. Pivello - Coordenador / Heloisa Miranda - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 1
Membro: Dalva Maria da Silva Matos.
12.   2006-2009. MCT/CNPq 02/2006 - Edital Universal - Processo No. 484423/2006-1: Desenvolvimento do Sistema Sensorial e do Aparelho Digestorio e Atividade Enzimatica em Dourado Salminus brasiliensis.
Descrição: O estudo proposto objetiva investigar aspectos fundamentais do cultivo de larvas e juvenis de uma espécie de alto valor econômico (Dourado - Salminus brasiliensis), desenvolvendo técnicas de alimentação baseadas em conhecimentos sobre o desenvolvimento morfofisiológico de seu trato digestório, bem como na caracterização do desenvolvimento das estruturas sensoriais das larvas em sua fase inicial de crescimento. O conhecimento dos processos digestivos deste peixe poderá interferir na hora da escolha dos ingredientes que comporão a ração que será utilizada com esses animais e no momento ideal de iniciar o arraçoamento. Nesse contexto é importante saber quais são as enzimas que já estão contribuindo no início da alimentação exógena e quando elas começam a ficar ativas. Da mesma forma, o entendimento das funções sensoriais relacionadas à busca e apreensão de alimentos pelas larvas e juvenis de dourado poderá fornecer subsídios para o adequado oferecimento de alimento. Será priorizada a substituição precoce do alimento vivo (extremamente oneroso) pelo artificial, visando implementar a tecnologia de cultivo para esta espécie. Através do esforço colaborativo de dois grupos de pesquisa complementares (UFSCar e CAUNESP), pretende-se otimizar e maximizar os procedimentos para alimentação inicial de dourado. Esses resultados serão benéficos aos produtores desta espécie que ao adotarem manejos de produção, estratégias de alimentação e formulações de dietas mais adequadas e eficientes para esta espécie, terão como resultado um aumento da taxa de sobrevivência e uma maior eficiência de produção dos juvenis.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: José Roberto Verani - Coordenador / Maria Célia Portella - Integrante / Mônica Giacometti Mai - Integrante / João Martins Pizauro Júnior - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
Membro: Jose Roberto Verani.

2005

1.   2005-2008. CARACTERISTICAS FISICAS E QUIMICAS DA AGUA E CARACTERISTICAS REPRODUTIVAS DO CURIMBATA (Prochilodus lineatus Valenciennes, 1836) NO RIO MOGI-GUACU, SP, BRASIL
Descrição: Estudo das variáveis limnologicas que interferem no processo reprodutivo do curimbatá. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Alberto Carvalho Peret - Coordenador / Roseli Ormanezi Ramos - Integrante. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 1
Membro: Alberto Carvalho Peret.
2.   2005-Atual. Distribuicao espacial de Chironomidae (Diptera) em corregos do Parque Nacional da Serra do Divisor (Acre): implicacoes para o manejo e conservacao
Descrição: O presente projetofinanciado pelo CNPq (processo: 476596/2004-1) visa a fazer um levantamento preliminar da fauna de Chironomidade que habita córregos desse parque. A perda de biodiversidade em ambientes aquáticos tem sido apontada como um problema multi-escalar com diversas implicações ecológicas, sociais e econômicas. Vários fatores atuando sinergeticamente têm causado perda de biodiversidade aquática, dentre eles podemos destacar a conversão de áreas naturais em outros usos do solo, a poluição de ambientes aquáticos, a modificação na hidrologia, represamentos, mudanças climáticas, uso excessivo do recurso. Em algumas áreas do Brasil consideradas como "hotspots" de biodiversidade e prioritárias para conservação, como o Parque Nacional da Serra do Divisor (Acre, Brasil) (MMA/SBF, 2002), o crescente aumento de impactos antrópicos no seu entorno (ex. desmatamentos) associado à total falta de informação sobre a influência destes impactos em alguns grupos, como os insetos aquáticos, gera considerável preocupação em relação à possível perda de espécies que provavelmente ainda não foram nem descritas. Isto é altamente significante, pois extinção é um processo irreversível e esta falta de informação pode resultar em estratégias de conservação equivocadas. A escolha desta região foi parcialmente devido às razões supracitadas, mas existem outros Pretende-se avaliar a riqueza de chironomidae através da coleta de exuvias, pois dentre as vantagens deste método podemos destacar: 1) mínimo impacto nas populações de Chironomidae, 2) maioria das espécies ao emergirem flutuam na superfície da água, 3) amostragem de ampla variedade de microhabitats, 4) grande número de espécimes em curto tempo, 5) para muitos gêneros as espécies são mais facilmente diferenciadas no estádio de pupa do que larva ou adulto. Para maiores detalhes sobre as vantagens desta metodologia em trabalhos de biodiversidade de Chironomidae ver Coffman de la Rosa (1998).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Susana Trivinho Strixino - Coordenador / Fabio de Oliveira Roque - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Susana Trivinho Strixino.
3.   2005-2015. Ecologia de populacoes de especies lenhosas.
Descrição: Neste estudo buscamos conhecer a ecologia das populações de espécies lenhosas de diferentes ecossistemas brasileiros. Nosso objetivo é entender a relação entre a estrutura das comunidades vegetais, a ecologia de populações e as variáveis ambientais. Para isso, avaliamos a composição das comunidades, a estrutura e a dinâmica das populações, as interaçoes intra- e interespecíficas envolvendo estas espécies e possíveis efeitos de variáveis ambientais, incluindo os efeitos de borda sobre estas populações.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (3) . Integrantes: Dalva Maria da Silva Matos - Coordenador / Rafael Oliveira Xavier - Integrante / Marcelo Boccia Leite - Integrante / Talita Ariela Sampaio e Silva - Integrante. Número de orientações: 3
Membro: Dalva Maria da Silva Matos.
4.   2005-Atual. Levantamento e biologia de Insecta e Oligochaeta de sistemas loticos do Estado de Sao Paulo. Projeto vinculado ao BIOTA-FAPESP, processo numero 03/10517-9. Trata-se de projeto multi-instituicional com a participacao de pesquisadores da UFSCar, USP Ribeir
Descrição: O presente projeto propõe-se a continuar o levantamento de 2 grupos de macroinvertebrados bentônicos de água doce do Estado de São Paulo, os insetos e os oligoquetos, com ênfase nos sistemas lóticos. O projeto anterior incluiu também os crustáceos e os moluscos. Para ambos foi feito um levantamento nas principais bacias hidrográficas do Estado. A área abrangida no estudo dos insetos foi menor, concentrando-se em algumas áreas protegidas da Serra do Mar e Serra da Mantiqueira, isso devido ao conhecimento muito mais restrito de sua taxonomia e à conveniência de ter-se idéia melhor de faunas locais, incluindo aspectos ecológicos. O levantamento de Oligochaeta também foi mais restrito por ter o grupo sido incluído ao projeto no início do terceiro ano da vigência. Para o presente projeto, para ampliar o levantamento no Estado, foram incluídas três novas áreas em diferentes pontos do Estado (Parques Estaduais de Vassununga, Furna do Bom Jesus e Caetetus), tendo sido mantidas duas áreas do primeiro projeto, os Parques Estaduais de Intervales e de Campos do Jordão por terem ainda projetos de pesquisa em andamento. Terão continuidade as coletas nos entornos das sedes dos pesquisadores principais (Araraquara, São Carlos, Ribeirão Preto). Ao fim de 2 anos do projeto será avaliada a inclusão de novas áreas. O projeto divide-se em 3 subprojetos que desenvolverão suas atividades em conjunto no sentido de melhor explorar os sistemas e de otimizar os esforços de coletas: Insetos aquáticos dípteros (Chironomidae e Simuliidae), insetos aquáticos EPT (Ephemeroptera, Plecoptera e Trichoptera) e oligoquetos aquáticos. Outros insetos aquáticos serão também coletados. Uma parte significante do material coletado será depositado no Museu de Zoologia da USP. Coordenador: Prof. Dr. Claudio Gilberto Froehlich (USP/FFCLRP) Pesquisadores : Profa Dra Susana Trivinho Strixino, Dra. Alaide Fonseca Gessner, Dr. Giovanni Strixino(UFSCar/CCBS - DHb); : Dr. Roberto da Gama Alves (UFJF). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . Integrantes: Susana Trivinho Strixino - Coordenador.
Membro: Susana Trivinho Strixino.
5.   2005-2008. Mineralizacao de compostos humicos de Scirpus cubensis Poepp Kunth
Descrição: Bolsa de Produtividade em Pesquisa, categoria 1B (CNPq, proc. nº 300959/2004-4) para o desenvolvimento do trabalho: “Mineralização de compostos húmicos de Scirpus cubensis Poepp Kunth”. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Irineu Bianchini Junior - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Irineu Bianchini Junior.
6.   2005-2007. O Impacto da Transposicao de Rios na Biodiversidade, um Estudo de Caso: A Transposicao do Rio Piumhi para o Rio Sao Francisco - TRANSIMPACT. Processo No. 481901/2004-3. Edital Universal CNPq 19/2004
Descrição: Avaliação do impacto da transposição das águas do rio Piumhi (Sub-bacia do Rio Grande) para o rio São Francisco em relação à integridade dos ecossistemas, à biodiversidade (em nível de espécies e genética) e interações biológicas. Objetivos específicos: - Caracterização física e química da água e do sedimento de ambientes lóticos e lênticos na área de influência da transposição do rio Piumhi, visando diagnosticar o estado atual dos corpos de água. - Inventário da fauna e da flora aquáticas de rios tributários nas duas bacias (Rio Grande e Rio S. Francisco) e dos trechos dos rios Piumhi e S. Francisco envolvidos na transposição de águas. - Avaliação de impacto ambiental nas sub-bacias por meio da abordagem de ecologia da paisagem e Sistema de Informação Geográfica. - Avaliação do impacto da introdução de espécies exóticas (alóctones) originários da Bacia do rio Paraná (sub-bacia do rio Grande), sobre a fauna e flora nativas da bacia do rio S. Francisco. - Avaliação de alterações genéticas nas espécies de peixes tendo em vista a mistura das faunas. Meta 1. Caracterização limnológica dos trechos impactados e não impactados pela transposição do rio S. Francisco, bem como de alguns tributários em ambas bacias para um diagnóstico atualizado da qualidade da água e para a seleção dos locais mais adequados para as comparações pretendidas. Meta 2. Inventariar, qualitativa e quantitativamente, por um período de 12 meses, por meio de coletas trimestrais, a composição de espécies das seguintes comunidades: Protozooplâncton, Fitoplâncton, Zooplâncton, Bentos, Perifíton, Macrófitas, Peixes e Aves Aquáticas, em trechos a montante e a jusante do local de transposição do rio Pimhui para o rio S. Francisco, e em tributários de ambas bacias, localizados a montante da região de transposição, os quais servirão como referência. Meta 3. Estudos da Diversidade Genética em Peixes. Meta 4. Caracterização Ambiental da Área de Transposição do rio Piumhi.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: José Roberto Verani - Integrante / Alberto C. Peret - Integrante / Nelsy Fenerich-Verani - Integrante / Yoshimi Sato - Integrante / Odete Rocha - Coordenador / José Salatiel Rodrigues Pires - Integrante / Orlando Moreira Filho - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
Membro: Jose Roberto Verani.
7.   2005-2008. O Impacto da Transposicao de Rios na Biodiversidade, um Estudo de Caso: A Transposicao do Rio Piumhi para o Rio Sao Francisco . TRANSIMPACT - Proc. No. 481901/2004-3 / Edital Universal / CNPq - 019/2004.
Descrição: Descrição: Avaliação do impacto da transposição das águas do rio Piumhi (Sub-bacia do Rio Grande) para o rio São Francisco em relação à integridade dos ecossistemas, à biodiversidade (em nível de espécies e genética) e interações biológicas. Objetivos específicos: - Caracterização física e química da água e do sedimento de ambientes lóticos e lênticos na área de influência da transposição do rio Piumhi, visando diagnosticar o estado atual dos corpos de água. - Inventário da fauna e da flora aquáticas de rios tributários nas duas bacias (Rio Grande e Rio São Francisco) e dos trechos dos rios Piumhi e São Francisco envolvidos na transposição de águas. - Avaliação de impacto ambiental nas sub-bacias por meio da abordagem de ecologia da paisagem e Sistema de Informação Geográfica. - Avaliação do impacto da introdução de espécies exóticas (alóctones) originários da Bacia do rio Paraná (sub-bacia do rio Grande), sobre a fauna e flora nativas da bacia do rio S. Francisco. - Avaliação de alterações genéticas nas espécies de peixes tendo em vista a mistura das faunas. Meta 1. Caracterização limnológica dos trechos impactados e não impactados pela transposição do rio S.Francisco, bem como de alguns tributários em ambas bacias para um diagnóstico atualizado da qualidade da água e para a seleção dos locais mais adequados para as comparações pretendidas. Meta 2. Inventariar, qualitativa e quantitativamente, por um período de 12 meses, por meio de coletas trimestrais, a composição de espécies das seguintes comunidades: Protozooplâncton, Fitoplâncton, Zooplâncton, Bentos, Perifíton, Macrófitas, Peixes e Aves Aquáticas, em trechos a montante e a jusante do local de transposição do rio Pimhui para o rio S.Francisco, e em tributários de ambas bacias, localizados a montante da região de transposição, os quais servirão como referência. Meta 3. Estudos da Diversidade Genética em Peixes. Meta 4. Caracterização Ambiental da Área de Transposição do rio Piumhi.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Nelsy Fenerich Verani - Integrante / Yoshimi SATO - Integrante / Alberto Carvalho Peret - Integrante / José Roberto Verani - Integrante / Odete Rocha - Coordenador / Orlando Moreira Filho - Integrante / José Salatiel Rodrigues Pires - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Nelsy Fenerich Verani.
8.   2005-2015. O papel das especies invasoras na estrutura e funcionamento de ambientes terrestres e aquaticos
Descrição: O projeto tem por objetivo obter informações sobre a ocorrência e a biologia de espécies invasoras em ambientes terrestres e aquáticos, incluindo pressao de propágulos, estratégias de regeneraçao, dinâmica de população, banco de sementes, interaçoes intra- e interespecíficas envolvendo estas espécies. Buscamos também, métodos de controle de baixo impacto no ambiente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dalva Maria da Silva Matos - Coordenador / Raquel Negrão Baldoni - Integrante / Rafael Oliveira Xavier - Integrante / Marcelo Boccia Leite - Integrante / Melina Alcalá - Integrante / Robert H. Marrs - Integrante / Talita Ariela Sampaio e Silva - Integrante / Julia Ramos Estêvão - Integrante / Fernanda Cristina dos Santos Tibério - Integrante / Pavel Dodonov - Integrante / Wagner Antonio Chiba de Castro - Integrante / Renata Vilar de Almeida - Integrante / Rosane Costa - Integrante.
Membro: Dalva Maria da Silva Matos.
9.   2005-2007. Processo 470879/2004-1 Caracterizacao Biologica do Crescimento das Especies de Peixes Presentes nas Lagoas Marginais do Rio Mogi-Guacu-Estacao Ecologica de Jatai (Luiz Antonio, SP), para Aproveitamento em Piscicultura
Descrição: Edital Universal/CNPq - 019/2004 - Processo No. 470879/2004-1. Coordenador:Alberto Carvalho Peret - Vice-Coordenador:José Roberto Verani ; Pesquisadora Participante:Nelsy Fenerich-Verani ; Doutorandos do PPG-ERN/UFSCar: Alexandre Sorokin - Mônica Giacometti Mai ; Alunos de Graduação e Alunos Bolsistas de I.C. Orçamento aprovado pelo Edital Universal/019/2004-CNPq - R$ 25.000,00 . Descrição: Caracterização de lagoas marginais da planície de inundação do rio Mogi-Guaçu (Estação Ecológica de Jataí), no tangente à composição de espécies ícticas, estrutura das comunidades e sua variação em relação aos diferentes regimes hidrológicos (Pulsos de inundação), procurando-se interações significativas com o conjunto de dados já existentes (Projeto Jataí) para a compreensão do papel ecológico desses ambientes aquáticos. Além disso procurar-se-á contribuir para o conhecimento das relações tróficas das comunidades ícticas das lagoas marginais, possibilitando o esclarecimento dos processos dinâmicos desses ecossistemas aquáticos e de algumas interações intra e interespecíficas, com vistas ao aproveitamento para a piscicultura de espécies que apresentam maior crescimento em áreas alagadas. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: José Roberto Verani - Coordenador / Nelsy Fenerich-Verani - Integrante / Alberto Carvalho Peret - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Jose Roberto Verani.
10.   2005-2007. Subsiduios ao ordenamento pesqueiro no complexo estuario-mangue de Cananeia e Iguape, litoiral sul do estado de Sao Paulo.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) . Integrantes: Nivaldo Nordi - Coordenador / Thaís Almeida Cardoso - Integrante / Sheila Aparecida Rancura - Integrante / Mayra Jankowsky - Integrante / Maria Angélica B. Beccato - Integrante / Ingrid Cabral Machado - Integrante / Marina Vianna Ferreira - Integrante / Alineide Costa Pereira Lucena - Integrante / Regina Célia Di Ciommo - Integrante / Raquel R. dos Santos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 4
Membro: Nivaldo Nordi.

2004

1.   2004-2007. "Reproducao de peixes da bacia do rio Sao Francisco, regiao de Tres Marias-MG: inducao e caracterizacao de padroes"
Descrição: Considerando as inúmeras e relevantes características reprodutivas impossíveis de avaliação por observação direta em ambiente natural, o desenvolvimento dos trabalhos de indução reprodutiva na Estação de Piscicultura de Três Marias, a riqueza e acentuado endemismo da ictiofauna da bacia do São Francisco, SATO (1999) estudou, via reprodução induzida, inúmeras características reprodutivas de 23 espécies da bacia (15 Characiformes e 8 Siluriformes), interligando na área da Ictiologia a Biologia Reprodutiva à Piscicultura, constatando que as características reprodutivas, proporcionadas pela indução hormonal, indicaram grande amplitude de variação entre as espécies das 2 ordens, mas permitiram a distinção entre as ordens e a caracterização dos padrões reprodutivos das espécies. Frente a estes resultados, o objetivo central deste Projeto é estender esta abordagem de análise a outras espécies das Ordens Siluriformes, Characiformes e Gymnotiformes, da Bacia do Rio São Francisco na Região de Três Marias, MG, ainda não contempladas até o momento, tomando-se por padrão as constatações atuais acima referidas, na tentativa de ampliar as informações já existentes, abrir perspectivas para outras áreas do conhecimento tais como a embriologia e a filogenia das espécies, e otimizar o manejo de reprodutores e larvas em piscicultura. Para tanto propõem-se: 1. Analisar as características reprodutivas, obtidas pela técnica de hipofisação, que propiciem o manejo reprodutivo adequado de espécies de interesse comercial e ornamental, ou utilizáveis em programas de reconstituição faunística.; 2. Comparar as diferentes espécies quanto às estrátégias reprodutivas apresentadas e suas prováveis implicações evolutivas, com base em características normalmente não observáveis em ambiente natural; 3. Situar os grupos ictiológicos estudados, face às características reprodutivas analisadas, em guildas, para melhor compreensão do ecossistema do rio S. Francisco na região da Barragem de Três-Marias.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Nelsy Fenerich Verani - Coordenador / Yoshimi SATO - Integrante / Marcelo Grombone Vasconcellos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Nelsy Fenerich Verani.
2.   2004-Atual. Caracterizacao Biologica da Ictiocenose de duas Lagoas Marginais do Rio Mogi-Guacu - Estacao Ecologica do Jatai (Luiz-Antonio- SP)
Descrição: Caracterização da Ictiocenose e suas relações com as variáveis ambientais identificando as alterações ao longo dos anos na composição e na estrutura das comunidades e as variáveis responsáveis. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Alberto Carvalho Peret - Coordenador. Número de orientações: 1
Membro: Alberto Carvalho Peret.
3.   2004-Atual. Caracterizacao do crescimento das especies de peixes presentes nas lagoas marginais do rio Mogi-Guacu, Estacao Ecologica do jatai (Luiz Antonio- SP) para aproveitamento em piscicultura.
Descrição: Análise do crescimento das espécies de peixes nas lagoas marginais do rio Mogi-Guaçú e suas relações com as variáveis mabientais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Alberto Carvalho Peret - Coordenador / Alexandre Sorokin Marçal - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
Membro: Alberto Carvalho Peret.
4.   2004-Atual. COMPOSICAO E ALIMENTACAO DA ICTIOFAUNA NO RESERVATORIO DE FURNAS.
Descrição: Análise da distribuição e abundância das espécies de peixes na represa de Furnas MG. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Alberto Carvalho Peret - Coordenador / Márcio Camilo Carvalho Alvim - Integrante.
Membro: Alberto Carvalho Peret.
5.   2004-2005. Ecologia e conservacao da biodiversidade em areas agricolas no dominio da Mata Atlantica, RJ.
Descrição: Projeto de cooperação Brasil-Alemanha para a Mata Atlântica. Neste projeto, sob minha coordenação, foram desenvolvidos estudos sobre a floristica dentro do Parque Nacional da Serra dos Orgãos e em fragmentos florestais. Foi realizado um diagnóstico sobre estrutura da vegetação ripária e em áreas de pasto abandonadas. Estudou-se a mudança na paisagem ao longo doa nos em decorr~encia da ocupação humana e expansão agrícola.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Dalva Maria da Silva Matos - Coordenador / Mario Basilio de Matos - Integrante / Paulo Sérgio D'Andrea - Integrante / Augusto Joâo Piratelli - Integrante / Fatima Piña Rodrigues - Integrante / Irene Baptista Alelluia - Integrante / Hartmut Gaese - Integrante / Marc Janssens - Integrante / Sabine Hoynck - Integrante / Wilfried Morawetz - Integrante / Jakson Roehrig - Integrante / Raquel Negrão Baldoni - Integrante / Pedro Cattoly Neto - Integrante / Ana Carolina Abrão Neri - Integrante / Angela Fushita - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação Oswaldo Cruz - Cooperação / Instituto Nacional de Tecnologia - Cooperação / Ministerio do Meio Ambiente - Auxílio financeiro / Universidade de Bonn - Cooperação / Universidade de Colonia - Cooperação / Universidade Federal do Rio de Janeiro - Cooperação / Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Cooperação / Universidade de Leipzieg - Cooperação. Número de produções C, T A: 6
Membro: Dalva Maria da Silva Matos.
6.   2004-Atual. Estudo das Caracteristicas Fisicas e Quimicas da Agua Durante um Ciclo Reprodutivo Anual e Inducao Hormonal no Curimbata, Prochilodus lineatus (Valenciennes, 1836) em Tres Pontos do Rio Mogi-Guacu
Descrição: Análise das características reprodutivase do curimbatá suas relações com o ambiente. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Alberto Carvalho Peret - Coordenador / Roseli Ormanezi Ramos - Integrante. Financiador(es): Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Remuneração.
Membro: Alberto Carvalho Peret.
7.   2004-2008. Levantamento e biologia de Insecta e Oligochaeta aquaticos do Estado de Sao Paulo
Descrição: Este projeto tem como Coordenador responsável o Prof. Dr. Claudio Gilberto Froehlich da FFCL de Ribeirão Preto/USP, estou integrada como pesquisador colaborador orientando alunos de graduação e pós-graduação em subprojetos vindulados a este projeto temático. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Alaide Aparecida Fonseca Gessner - Integrante / Susana Trivinho Strixino - Integrante / Claudio Gilberto Froehlich - Coordenador / Roberto Gama Alves - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
Membro: Alaide Aparecida Fonseca Gessner.
8.   2004-Atual. O IMPACTO DA TRANSPOSICAO DE RIOS NA BIODIVERSIDADE , UM ESTUDO DE CASO:
Descrição: Alterações na Biodiversidade têm sido observadas em todas as partes do planeta, e nos mais diversos ecossistemas. As razões para as mudanças são variadas, mas atualmente, grandes decréscimos na biodiversidade estão geralmente associados a impactos antropogênicos (Rambaldi Oliveira, 2003) . A Biodiversidade está também relacionada à idade dos ecossistemas e aos eventos ocorridos ao longo da evolução dos mesmos, tendo portanto uma dimensão histórica. As investigações usuais sobre a biodiversidade referem-se geralmente às dimensões temporais e espaciais. As relações com os aspectos funcionais dos ecossistemas são ainda pouco entendidas (Rocha et al., 1997). Em geral, considera-se que uma elevada diversidade pode aumentar a estabilidade do ecossistema, ao passo que uma baixa diversidade poderia levar a uma vulnerabilidade do sistema às mudanças. Um exemplo da interação entre a biodiversidade e o funcionamento dos ecossistemas é aquele relacionado à introdução de espécies exóticas ou de espécies alóctones nos ecossistemas. Não é ainda completamente entendido qual o impacto, a longo prazo, da introdução de espécies ou de conjuntos inteiros de flora e fauna alóctones (no caso de transposições) sobre as espécies nativas, e, se as introduções levam invariavelmente a alterações na função dos ecossistemas. A base teórica e a validação empírica para o entendimento destes eventos são ainda incompletas, requerendo estudos mais aprofundados e de longa duração. A escassez de água é um problema que aflige uma fração relevante da população humana (Tundisi, 2003). A transposição de rios entre bacias é uma solução que tem sido utilizada para perenizar rios e reservatórios temporários, ou para aumentar o suprimento de água em regiões onde a disponibilidade hídrica atinge níveis críticos. Entende-se que as necessidades básicas das populações humanas precisam ser atendidas e que para atingir um patamar mínimo de qualidade de vida, além do requerimento fisiológico de água do ser hu. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Alberto Carvalho Peret - Integrante / Odete Rocha - Coordenador / José Roberto Verani - Integrante / Nelsy Fenerich-Verani - Integrante / Orlando Moreira Filho - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Alberto Carvalho Peret.
9.   2004-2007. Proc.309615/2003-8 "Estudos Sistemicos de Cultivos Intensivos Monossexo de Tilapia Vermelha e Tilapia Tailandesa em Tanques Rede sob Diferentes Densidades de Estocagem: Analise Comparativa da Produtividade nos Diferentes Experimentos de Cultivo"
Descrição: Principais objetivos do projeto original: 1 - Através da reversão sexual hormonal produzir machos de Tilápia vermelha para os cultivos monossexo. 2 - Testar a viabilidade da utilização de tanques-rede de pequeno volume em cultivos intensivos de tilápia vermelha instalados em viveiros tradicionais de piscicultura. 3 - Avaliar o desempenho biológico em termos de crescimento da espécie em estudo, submetida a cultivo intensivo em tanques-rede de pequeno volume instalados em viveiros tradicionais de piscicultura, estocada em diferentes densidades, através da estimativa do ganho em peso e em comprimento, do fator de condição relativo e das taxas de conversão alimentar e de sobrevivência. 4 - Monitorar alguns parâmetros físico-químicos durante os experimentos verificando possíveis variações e influências sobre o desenvolvimento dos peixes em condições de cultivo. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: José Roberto Verani - Coordenador / J. A. MACHADO - Integrante / C. S. R. MAINARDES PINTO - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 3
Membro: Jose Roberto Verani.

2003

1.   2003-2005. FAPESP proc. 2002/11582-6. levantamento de caracteristicas bionomicas e de biomassa de especies regionais de microcrustaceos e rotiferos, sob condicoes laboratoriais.
Descrição: Levantamento de dados bionômicos e de biomassa de espécies de microcrustáceos e rotíferos de água doce cultivadas em laboratório, de modo a gerar um banco de dados que possa ser utilizado em estudos de produção secundária e aqüicultura.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . Integrantes: Maria da Graca Gama Melao - Coordenador / Irene Lucinda - Integrante / Rodrigo Brasil Choneri - Integrante / Maria Alice Penna Firme dos Santos - Integrante / Patrícia Franklin Mayrink Nogueira - Integrante / Paloma Kachel Gusso - Integrante / Paulo Eduardo Souza Pereira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 5 / Número de orientações: 3
Membro: Maria da Graca Gama Melao.
2.   2003-2005. Fortalecimento da Gestao Participativa do Uso dos Recursos Pesqueiros na Reserva Extrativista Marinha do Corumbau
Descrição: Pesquisa com comunidades de pescadores da RESEX visando de subsidiar a implantação do Plano de Manejo. As atividades foram desenvolvidas em parceria com Conservação Internacional (ONG), IBAMA e coordenação da Resex Marinha de Corumbau.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . Financiador(es): Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal - Auxílio financeiro.
Membro: Nivaldo Nordi.
3.   2003-2005. Variacao Temporal e Espacial da Composicao de Ictiofauna Demersal do Infra litoral Raso da Baia de Paranagua, PR, Brasil
Descrição: Análise da composição da Ictiofauna e suas variações na em relação as variáveis ambientais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Alberto Carvalho Peret - Coordenador / Paula Nakayama - Integrante. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
Membro: Alberto Carvalho Peret.

2002

1.   2002-2005. "Monitoramento e Desenvolvimento de Tecnologias para o Manejo de Especies Exoticas em Aguas Doces". PROBIO-MMA/CNPq/BIRD/GEF.
Descrição: Em quase todas as regiões colonizadas pelo homem ocorrem introduções de animais e plantas exóticas, de forma deliberada ou acidental, freqüentemente seguidas de extinção total ou parcial de espécies nativas. As águas doces são ambientes sujeitos às invasões biológicas devido à dispersão grandemente facilitada pelo fluxo da água. Dentre os vertebrados, o grupo de peixes tem se destacado com relação à introdução de espécies exóticas, com graves conseqüências em diferentes partes do mundo. Espécies predadoras tem acarretado profundas modificações na estrutura original dos corpos de água. A finalidade desta pesquisa é subsidiar planos de manejo sustentável, assim como de conservação da biodiversidade da comunidade aquática local. OBJETIVOS: 1. Estudar comparativamente a biodiversidade da flora e fauna aquática em seis represas do médio Tietê (Barra Bonita, Bariri, Ibitinga, Promissão, Nova Avanhandava e Três Irmãos) e em quatro lagos do médio Rio Doce (D.Helvécio, Carioca, Jacaré e Amarela); 2. Estudar os efeitos da fragmentação nos reservatórios e nos lagos naturais do ponto de vista da composição das comunidades, cadeias tróficas e organização espacial e temporal da distribuição dos organismos; 3. Comparar a biodiversidade de represes em cascata (fragmentos que se comunicam) com lagos isolados; 4. Comparar as funções de forças que atuam sobre os fragmentos artificiais e naturais e os impactos destas sobre a organização do ecossistema e a biodiversidade; 5. Estudar comparativamente a eutrofização natural dos lagos do Rio Doce e a eutrofização artificial em represas do médio Tietê.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Nelsy Fenerich Verani - Integrante / Evelise Nunes Fragoso - Integrante / José Roberto Verani - Integrante / Odete Rocha - Coordenador / Jussara E Souza - Integrante / Arnola Cecília Rietzler - Integrante / Marcela Roquetti Velludo - Integrante / Evaldo Luís Gaeta Espíndola - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal - Auxílio financeiro / Banco Internacional de Reconstrucao e Desenvolvimento (Banco Mundial) - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 23 / Número de orientações: 2
Membro: Nelsy Fenerich Verani.
2.   2002-2004. Alimentacao de Potamorhina latior (Spix, 1829)(Characiformes: Curimatidae e Anodus elongatus (Agassiz, 1829)(Characiformes: Hemiodontidae) em Lagos Marginais do Rio Acre - Amapa (AC) e Pirapora (AM)
Descrição: Análise da variação na composição alimentar de Potamorhina latior (Spix, 1829) e as relações com as variáveis ambientais. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Alberto Carvalho Peret - Coordenador / Lígia Célia Neri Aranguren - Integrante. Número de orientações: 1
Membro: Alberto Carvalho Peret.
3.   2002-2004. COMUNIDADES DE PEIXES MIGRADORES E O PAPEL DE BIOTOPOS DA PLANICIE DE INUNDACAO DO RIO MOGI-GUACU, MUNICIPIO DE LUIZ ANTONIO, SP
Descrição: Análise do papel das lagoas marginais no sucesso reprodutivo das espécies migradoras. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Alberto Carvalho Peret - Coordenador / Mara Adriana Marçal Simabuku - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
Membro: Alberto Carvalho Peret.
4.   2002-2005. COMUNIDADES ICTICAS ASSOCIADAS AO ARQUIPELAGO DOS CURRAIS NA COSTA DO ESTADO DO PARANA, BRASIL
Descrição: Ana´lise do proceso de colonização de recifes artificiais na costa do estado do Paraná. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Alberto Carvalho Peret - Coordenador / Pedro Carlos Pinheiro - Integrante. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
Membro: Alberto Carvalho Peret.
5.   2002-2005. Desenvolvimento, caracterizacao e utilizacao de sensores para avaliacao da qualidade de aguas
Descrição: Auxílio à Pesquisa (Edital CT-Hidro/CNPq, proc. nº 550188/2002-9) para o desenvolvimento do trabalho: quot;Desenvolvimento, caracterização e utilização de sensores para avaliação da qualidade de águasquot;. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Irineu Bianchini Junior - Integrante / N Consolin Filho - Integrante / L H C Mattoso - Coordenador / Cunha-Santino, M. B. - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 2
Membro: Irineu Bianchini Junior.
6.   2002-2004. Estrutura Populacional e Aspectos Reprodutivos de Potamorhina latior (Characiformes: Curimatidae)(Spix, 1829) dos Lagos tributarios do Rio Acre - Amapa e Pirapora
Descrição: Análise da estrutura populacional e da biologia reprodutiva de Potamorhina latior em lagoas da bacia do rio Acre. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Alberto Carvalho Peret - Coordenador / Francisca Estela Lima de Freitas - Integrante. Número de orientações: 1
Membro: Alberto Carvalho Peret.
7.   2002-2004. FAPESP proc. 2002/04275-0. A influencia da materia organica dissolvida de origem natural na transferencia do cobre em cadeias troficas de aguas continentais.
Descrição: Avaliar a influência da matéria orgânica dissolvida de origem natural (substância húmica e exopolissacarídeos de origem algal) na ingestão, acumulação e toxicidade do cobre por organismos planctônicos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria da Graca Gama Melao - Coordenador / Ana Teresa Lombardi - Integrante / Rodrigo Brasil Choneri - Integrante / Maria Alice Penna Firme dos Santos - Integrante / Patrícia Franklin Mayrink Nogueira - Integrante / Paloma Kachel Gusso - Integrante / Gabriela Martinhão Ignácio - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 9 / Número de orientações: 4
Membro: Maria da Graca Gama Melao.
8.   2002-2005. Monitoramento e Desenvolvimento de Tecnologias para o Manejo de Especies Exoticas em Aguas Doces - PROJETO PROBIO-MMA/CNPq/BIRD/GEF.
Descrição: Justificativa: Em quase todas as regiões colonizadas pelo homem ocorrem introduções de animais e plantas exóticas, de forma deliberada ou acidental, freqüentemente seguidas de extinção total ou parcial de espécies nativas. As águas doces são ambientes sujeitos às invasões biológicas devido à dispersão grandemente facilitada pelo fluxo da água. Dentre os vertebrados, o grupo de peixes tem se destacado com relação à introdução de espécies exóticas, com graves conseqüências em diferentes partes do mundo. Espécies predadoras tem acarretado profundas modificações na estrutura original dos corpos de água. No Brasil, um bom exemplo que pode ser citado é Cichla ocellaris , conhecido popularmente como tucunaré. Espécie nativa da bacia Amazônica, atualmente encontra-se distribuída em várias bacias brasileiras, tratando-se de espécie piscívora voraz e com marcada capacidade de colonização de ambientes lênticos. Por volta de 1960 foi introduzida em algumas lagoas do Vale do Rio Doce onde tem causado a extinção de muitas espécies nativas. A Bacia Hidrográfica do Rio Doce está localizada a sudeste de Minas Gerais e compreendendo uma área de drenagem de 83.400 Km2, dos quais 86% pertencem ao Estado de Minas Gerais e 14% ao Estado do Espírito Santo. Seu sistema hídrico é formado de 160 lagos que são, predominantemente, permanentes e fechados, ou seja, não recebem nem exportam água de tributários. O objetivo deste trabalho é estudar as táticas reprodutivas dessa espécie na Represa do Broa, Itirapina,SP, e em 4 lagoas do Sistema de Lagoas do Rio Doce: as lagoas Almécega e Verde, onde a presença de C. ocellaris não é registrada, e as lagoas Carioca e Águas Claras, onde a presença desta espécie foi registrada. A finalidade desta pesquisa é subsidiar planos de manejo sustentável, assim como de conservação da biodiversidade da comunidade aquática local. . Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: José Roberto Verani - Integrante / Nelsy Fenerich Verani - Integrante / MARCELO G Vasconcellos - Integrante / Evaldo Luiz Gaeta Espíndola - Integrante / Odete Rocha - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Banco Internacional de Reconstrucao e Desenvolvimento (Banco Mundial) - Auxílio financeiro / Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal - Auxílio financeiro / Global Environment Facility - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 18
Membro: Jose Roberto Verani.
9.   2002-2010. Planejamento e Gestao Ambiental da Paisagem Natural e Urbana
Descrição: O Planejamento e a Gestão Ambiental de Unidades da Paisagem Natural e Urbana vem sendo desenvolvido pelo Laboratório de Análise e Planejamento Ambiental (LAPA) da UFSCar (http://www.lapa.ufscar.br) como modelo de abordagem para auxiliar os municípios a tratar de suas questões ambientais na perspectiva do desenvolvimento sustentado. Em princípio, tem como objetivo a obtenção, armazenamento e disponibilização de informações ambientais sobre os recursos naturais (água, solos e diversidade biológica) restritos a diversas unidades regionais da paisagem (bacias hidrográficas, parques urbanos, unidades de conservação) e das atividades humanas realizadas no território (usos da terra) de forma a permitir a discussão pela sociedade e dos tomadores de decisão a respeito das formas de conservação e uso racional destes recursos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) . Integrantes: Jose Eduardo dos Santos - Coordenador / Edson Montilha de Oliveira - Integrante / Yuri Tavares Rocha - Integrante / Angela Terumi Fushita - Integrante / Roseli Machado dos Santos - Integrante / Eliziane Carla Scariot - Integrante / Francile Rosset de Quadros - Integrante / Imyra Maira Martins de Souza - Integrante / EDUARDA ROMANINI - Integrante / ROMULO THEODORO COSTA - Integrante / CAMILA FRANCISCO GONÇALVES - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T A: 10 / Número de orientações: 7
Membro: Jose Eduardo dos Santos.
10.   2002-2004. Reproducao de Especies Icticas da Ordem Gymnotiformes da Bacia do Rio Sao Francisco: Inducao e Caracterizacao de Padroes . CNPq - Processo : 520489/99-3.
Descrição: Os estudos de Sato Fenerich-Verani (1999),via reprodução induzida, de inúmeras características reprodutivas de 23 espécies da bacia do S.Francisco (15 Characiformes e 8 Siluriformes), contribuíram para 2 campos da ictiologia, a biologia reprodutiva e a piscicultura. As características analisadas (graças à indução hormonal) indicaram grande variação entre espécies das 2 ordens, mas permitiram a distinção entre ambas e a caracterização dos padrões reprodutivos das espécies. O conhecimento de uma série de táticas/estratégias reprodutivas mostrou ter aplicação prática em aqüicultura ( manejo de reprodutores, de ovos, de larvas e de pós-larvas) e estimar a produção nas etapas de desenvolvimento.Os trabalhos nessa linha de pesquisa, com Gymnotiformes, podem ampliar o conhecimento da reprodução das espécies dessa bacia, com possíveis associações filogenéticas. As espécies de Gymnotiformes da Bacia do São Francisco a serem estudadas em relação às suas características reprodutivas serão: Gymnotus carapo, Sternopygus macrurus e Eigenmannia virescens. OBJETIVOS:1. Indução da reprodução de G.carapo , S. macrurus e E.virescens através de hipofisação, determinando a dosagem hormonal e o momento da desova (horas/grau=HG); 2. Identificação das espécies quanto a: Características dos Reprodutores (Lt e Wt corporal, HG, quantificação/pesagem dos ovócitos, fecundidades absoluta e relativa, sinalização da desova e presença ou não de cuidado parental) - Características dos Ovos (cor,adesividade, presença de capa envoltória, diâmetro antes e pós hidratação, largura do vitelo e espaço perivitelino e espessura do córion) - Características das Larvas (tempo de eclosão, Lt da larva eclodida, presença de órgão adesivo larval, realização ou não de deslocamento vertical na coluna d'água, tempo de abertura da boca e do intestino); 3.Caracterização do padrão reprodutivo das 3 espécies visando obter informações que subsidiem adequadamente seus cultivos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Nelsy Fenerich Verani - Coordenador / Yoshimi SATO - Integrante / José Roberto Verani - Integrante / Marcelo Grombone Vasconcellos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 1
Membro: Nelsy Fenerich Verani.

2001

1.   2001-2003. Bases Informais para a Regulamentacao da Pesca Artesanal no Parque Estadual da Ilha do Cardoso, SP.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Nivaldo Nordi - Coordenador / Thaís Almeida Cardoso - Integrante / Maria Angélica B. Beccato - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Nivaldo Nordi.
2.   2001-2004. Processo: 521601/96-7 "Estudos Sistemicos de Cultivos Intensivos Monossexo de Tilapias Vermelha e Tailandesa em Tanques-Rede sob Diferentes Densidades de Estocagem: Analise Comparativa da Produtividade nos Diferentes Experimentos de Cultivo".
Descrição: Principais objetivos do projeto original: 1 - Através da reversão sexual hormonal produzir machos de Tilápia vermelha para os cultivos monossexo. 2 - Testar a viabilidade da utilização de tanques-rede de pequeno volume em cultivos intensivos de tilápia vermelha e de tilápia tailandesa instalados em viveiros tradicionais de piscicultura. 3 - Avaliar o desempenho biológico em termos de crescimento das espécies em estudo, submetidas a cultivos intensivos em tanques-rede de pequeno volume instalados em viveiros tradicionais de piscicultura, estocadas em diferentes densidades, através da estimativa do ganho em peso e em comprimento, do fator de condição relativo e das taxas de conversão alimentar e de sobrevivência. 4 - Monitorar alguns parâmetros físico-químicos durante os experimentos verificando possíveis variações e influências sobre o desenvolvimento dos peixes em condições de cultivo. . Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: José Roberto Verani - Coordenador / J. A. MACHADO - Integrante / C. S. R. MAINARDES-PINTO - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 6
Membro: Jose Roberto Verani.

2000

1.   2000-2003. "Estudos sistemicos de cultivos intensivos monossexo de tilapia vermelha revertida em tanques-rede e em tanques de piscicultura: analise comparativa da produtividade nos diferentes experimentos de cultivo"
Descrição: JUSTIFICATIVA: Considerando-se que a reversão sexual de tilápias via emprego de hormônio na ração é uma prática mundialmente utilizada visto que machos apresentam crescimento mais acelerado e portanto maior rendimento em biomassa dentro de menor espaço de tempo de cultivo, justifica-se o desenvolvimento deste Projeto, associando-se a utilização de tanques-rede instalados em tanques tradicionais de piscicultura na expectativa de otimização do arraçoamento e da maximização do crescimento das tilápias. OBJETIVOS: Associada à necessidade de se verificar a viabilidade do cultivo intensivo de tilápia vermelha, em tanques-rede e em tanques de cultivo tradicionais no sudeste do Brasil, objetiva-se neste projeto : 1) Através de reversão sexual com adequados níveis de concentração hormonal chegar à produção de indivíduos 100% machos e analisar através de técnicas histológicas tradicionais as alterações das gônadas dos machos revertidos, comparativamente às gônadas das fêmeas e dos machos ainda não revertidos; 2) Testar a viabilidade da utilização de tanques-rede em cultivos intensivos de tilápia vermelha instalados em tanques experimentais de piscicultura, respeitando-se na 1a. etapa diferentes densidades de estocagem nos cultivos, submetidos a uma mesma taxa de arraçoamento. Numa 2a. etapa, fixando-se a densidade que otimizou a produtividade na 1a. etapa, procurar-se-á avaliar variações da taxa de arraçoamento nos diferentes cultivos; 3) Analisar quantitativamente os dados biométricos com métodos estatísticos e através do fator de condição relativo, comparando os diferentes tipos de cultivo; 4) Ampliar o conhecimento da dinâmica do compartimento aquático, nos tratamentos de cultivo impostos como condição experimental; 5) Monitorar os parâmetros físico-químicos e suas influências no desenvolvimento das tilápias. RESULTADOS: Os resultados apontam para - crescimento mais rápido - redução de incidência de doenças e redução nos requerimentos de infraestrutura.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Nelsy Fenerich Verani - Integrante / José Roberto Verani - Coordenador / Evelise Nunes Fragoso - Integrante / Cleide Schmidt Romeiro Mainardes Pinto - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 2
Membro: Nelsy Fenerich Verani.
Descrição: JUSTIFICATIVA: Pode-se considerar o cultivo em tanques-rede, como uma das mais importantes praticas de aquicultura moderna. Todavia falta embasamento científico à implantação desta tecnologia no Brasil. O cultivo de tilápia tem sido uma das mais importantes atividades dentro da aqüicultura nos últimos anos, sendo que a tilápia vermelha já vem sendo utilizada em cultivos numa escala comercial. Uma técnica prática de reversão sexual em tilápias é a manipulação do sexo fenotípico pelo tratamento com esteróides sexuais pela exposição de larvas a soluções de hormônios ou através da ingestão de hormônios incorporados ao alimento; assim o tecido gonadal indiferenciado de fêmeas genéticas desenvolve-se para tecido testicular, produzindo indivíduos que crescem e funcionam reprodutivamente como machos. Os experimentos serão desenvolvidos nos Laboratórios de Ictiologia, de Histologia e na Estação Experimental de Piscicultura do DHB da UFSCar, S.Carlos/SP, em duas etapas: set./2000 - abril/2001 e set./2001-abril/2002. Objetiva-se com o tratamento hormonal chegar à produção de 100% de indivíduos machos de tilápia vermelha; histologicamente caracterizar as alterações sofridas nas gônadas dos alevinos machos revertidos e nos alevinos que não sofreram reversão sexual; através de Análises Quantitativas ampliar o conhecimento da dinâmica do desenvolvimento da tilápia vermelha em piscicultura e do compartimento aquático, considerando-se os diferentes tratamentos de cultivo (densidade e arraçoamento) em tanques-rede e nos tanques experimentais de cultivo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: José Roberto Verani - Coordenador / Nelsy Fenerich-Verani - Integrante / J. A. MACHADO - Integrante / EVELISE NUNES FRAGOSO - Integrante / Cleide Schmidt Romeiro Mainardes Pinto - Integrante / ALEXANDRE Livramento da Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 4
Membro: Jose Roberto Verani.
2.   2000-2003. As variaveis Ambientais e o Crescimento do Curimbata na reserva ecologica do Jatai
Descrição: Estudo do crescimento do curimbatá e identificação das variáveis relacioandas as diferentes fases do crescimento dos individuos nas Lagoas Marginais do Rio Mogi-Guaçú. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Alberto Carvalho Peret - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal de São Carlos - Remuneração / Universidade Federal de São Carlos - Remuneração.
Membro: Alberto Carvalho Peret.
3.   2000-2003. Levantamento e biologia de Crustaceos, insetos e moluscos de agua doce do Estado de Sao Paulo. Descricao
Descrição: A pesquisa desenvolvida pelo laboratório de Entomologia Aquática de UFSCar sob minha responsabilidade esteve relacionada ao levantamento de insetos aquáticos, em particular de Chironomidae e Simuliidae do Estado de São Paulo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Susana Trivinho Strixino - Integrante / Alaide Fonseca Gessner - Integrante / Cláudio Gilberto Froehlich - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 19 / Número de orientações: 7
Membro: Susana Trivinho Strixino.
4.   2000-2002. O Efeito da Temperatura e o Papel das Enzimas na Decomposicao de Salvinia auriculata e Utricularia gibba na Lagoa do Oleo (Luiz Antonio, SP.)
Descrição: Auxílio à Pesquisa (FAPESP, proc. nº 2000/09297-6) para o desenvolvimento do trabalho: quot;O Efeito da Temperatura e o Papel das Enzimas na Decomposição de Salvinia auriculata e Utricularia gibba na Lagoa do Óleo (Luiz Antonio, SP.)quot;. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Irineu Bianchini Junior - Coordenador / Cunha-Santino, MB - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
Membro: Irineu Bianchini Junior.
5.   2000-Atual. Taxonomia e biologia de Chironomidae Neotropicais
Descrição: São analisados e descritos táxons da família Chironomidae da região Neotropical em especial do Brasil. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Susana Trivinho Strixino - Coordenador / Fabio Laurindo da Silva - Integrante / Erika Maumi Shimabhkuro - Integrante.
Membro: Susana Trivinho Strixino.

1999

1.   1999-2001. Bases para a Conservacao e Restauracao dos Recursos Pesqueiros no Rio Sao Francisco, MG .
Descrição: Pesquisa com atividades distribuídas em seis subprojetos com a participação das seguintes instituições parceiras: UFMG, UFSCar,PUC- MG, IBAMA, CODEVASF.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (4) . Integrantes: Nivaldo Nordi - Integrante / Hugo Godinho - Coordenador. Financiador(es): Ministério da Ciência e Tecnologia - Auxílio financeiro.
Membro: Nivaldo Nordi.
2.   1999-2001. FAPESP proc. 99/04052-6. Aspectos bionomicos de microcrustac
Descrição: Levantamento de dados bionômicos de espécies de microcrustáceos e rotíferos de água doce cultivadas em laboratório, de modo a gerar um banco de dados que possa ser utilizado em estudos de produção secundária e aqüicultura.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Maria da Graca Gama Melao - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Maria da Graca Gama Melao.
3.   1999-2004. FAPESP proc. no. 99/07766-0. Projeto Tematico: Producao e de
Descrição: Subprojeto zooplâncton: avaliar se espécies zooplanctônicas do reservatório de Barra Bonita consomem polissacarídeos excretados de origem algal, servindo de elo na cadeia alimentar para a transferência de metais pesados a eles associados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Maria da Graca Gama Melao - Integrante / Ana Teresa Lombardi - Integrante / Armando Augusto Henrique Vieira - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
Membro: Maria da Graca Gama Melao.
4.   1999-2003. Producao e destino de polissacarideos extracelulares de origem algal em um reservatorio eutrofico do rio Tiete (Estudos de Processos)
Descrição: Auxílio à Pesquisa, modalidade: Projeto Temático (FAPESP, proc. nº 99/07766-0) para o desenvolvimento do trabalho: quot;Produção e destino de polissacarídeos extracelulares de origem algal em um reservatório eutrófico do rio Tietê (Estudos de Processos)”. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Irineu Bianchini Junior - Integrante / A.A.H. VIEIRA - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3
Membro: Irineu Bianchini Junior.
5.   1999-2002. Quantificacao de materia organica dissolvida e particulada em ambientes aquaticos: interacoes interespecificas, fluxo de energia e decomposicao
Descrição: Auxílio à Pesquisa, modalidade: Multiusuários (FAPESP, proc. nº 98/15011-6) para o desenvolvimento do trabalho: quot;Quantificação de matéria orgânica dissolvida e particulada em ambientes aquáticos: interações interespecíficas, fluxo de energia e decomposição”. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Irineu Bianchini Junior - Integrante / O. ROCHA - Integrante / Vieira, AAH. - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
Membro: Irineu Bianchini Junior.

1998

1.   1998-2001. Alteracoes histologicas durante o desenvolvimento do bagre, Rhamdia hilarii (Valenciennes, 1840) exposto a concentrcoes cronicas dos agrotoxicos roundup e omite.
Descrição: O Projeto apoiado pelo CNPq propunha avaliar os efeitos toxicológicos agudos e crônicos do herbicida Roundup e do acaricida Omite nas primeiras fases de vida do bagre Rhamdia hilarii e sua possível utilização em programas de biomonitoramento ambiental. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. Avaliar os efeitos da toxicidade do herbicida Roundup e do acaricida Omite tendo por base o valor da CL50-96 horas nas primeiras fases de vida do bagre Rhamdia hilarii, estabelecendo simultaneamente os valores de CENO (Concentração em que nenhum efeito foi observado) e de CEO (Concentração em que algum efeito tóxico foi observado para o organismo). 2. Quantificar os efeitos morfológicos das concentrações agudas e crônicas dos agrotóxicos Roundup e Omite sobre brânquias, fígado, rim e gônadas de exemplares juvenis de Rhamdia hilarii, através de análises estereológicas em microscopia óptica, simultaneamente determinando os Índices de alterações histológicas nesses órgãos, e verificar se esses órgãos podem ser utilizados como biomarcadores da contaminação por agrotóxicos. 3. Avaliar se o crescimento em comprimento e em peso dos juvenis de Rhamdia hilarii durante os testes de toxicidade crônica do Roundup e Omite é uma ferramenta importante na avaliação dos efeitos crônicos. . Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Nelsy Fenerich Verani - Coordenador / Odila Rigolin de Sá - Integrante / Claudia de Oliveira Ayala - Integrante / Fernando Cesar de Souza - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 9 / Número de orientações: 4
Membro: Nelsy Fenerich Verani.
2.   1998-2003. Bases para a Conservacao e Restauracao dos Recursos Pesqueiros do Alto-Medio Sao Francisco". MCT-PADCT III - Processo No 62.0088/98-2.
Descrição: No Brasil, a necessidade de maior compreensão quanto aos aspectos ecológicos que regem o funcionamento dos ambientes de represa tem estimulado o surgimento de experiências caracteristicamente multidisciplinares. Contudo, as exigências em termos de custos e de infra-estrutura têm tornado essas iniciativas ainda pouco freqüentes, apesar dos benefícios óbvios resultantes não somente da abordagem puramente ecológica, como também socioeconômica. Dentre os diversos aspectos considerados numa abordagem integradora, os estudos da reprodução e da alimentação de peixes são de vital importância não somente para o conhecimento da biologia das espécies em particular, mas também como ferramenta de grande valia na compreensão das interações das diferentes populações dentro de uma determinada comunidade. Dessa maneira, análises da complexidade da rede trófica, do modo como as espécies se reproduzem (estratégias e táticas) e de como utilizam os recursos alimentares disponíveis são de vital importância na elaboração de estratégias futuras de manejo de populações naturais, bem como para atividades de cultivo. Considerando-se: a) que inúmeras características relevantes não são avaliadas em ambiente natural por impossibilidade de serem observadas; b) o grau de desenvolvimento dos trabalhos de indução reprodutiva na Estação de Hidrobiologia e Piscicultura de Três Marias; c) a riqueza da fauna ictiíca da bacia do rio São Francisco e seu acentuado endemismo, no presente Projeto uma meta dos trabalhos foi conduzida com o objetivo de contribuir para o conhecimento na área de biologia reprodutiva, procurando-se avaliar se as características reprodutivas indicariam padrões distintos, permitindo agrupamentos de diferentes espécies retindo tendências filogenéticas ou convergências adaptativas. Neste Projeto, uma outra meta dos trabalhos teve por objetivo determina o espectro alimentar de espécies de peixes comuns, abundantes e constantes, coletadas em 2 estações na represa de Três Marias.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Nelsy Fenerich Verani - Integrante / José Roberto Verani - Integrante / Yoshimi SATO - Integrante / Hugo Pereira GODINHO - Coordenador / José Henrique Cantarino Gomes - Integrante. Financiador(es): Ministério da Ciência e Tecnologia - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 5 / Número de orientações: 2
Membro: Nelsy Fenerich Verani.
3.   1998-2003. Processo No 62.0088/98-2. Bases Para a Conservacao e Restauracao dos Recursos Pesqueiros do Alto-Medio Sao Francisco.
Descrição: JUSTIFICATIVA - No Brasil, a necessidade de maior compreensão quanto aos aspectos ecológicos que regem o funcionamento dos ambientes de represa tem estimulado o surgimento de experiências caracteristicamente multidisciplinares. Contudo, as exigências em termos de custos e de infra-estrutura têm tornado essas iniciativas ainda pouco freqüentes, apesar dos benefícios óbvios resultantes não somente da abordagem puramente ecológica, como também socioeconômica. Dentre os diversos aspectos considerados numa abordagem integradora, os estudos da reprodução e da alimentação de peixes são de vital importância não somente para o conhecimento da biologia das espécies em particular, mas também como ferramenta de grande valia na compreensão das interações das diferentes populações dentro de uma determinada comunidade. Dessa maneira, análises da complexidade da rede trófica, do modo como as espécies se reproduzem (estratégias e táticas) e de como utilizam os recursos alimentares disponíveis são de vital importância na elaboração de estratégias futuras de manejo de populações naturais, bem como para atividades de cultivo. OBJETIVOS - Considerando-se: a) que inúmeras características relevantes não são avaliadas em ambiente natural por impossibilidade de serem observadas; b) o grau de desenvolvimento dos trabalhos de indução reprodutiva na Estação de Piscicultura de Três Marias; c) a riqueza da fauna ictiíca da bacia do rio São Francisco e seu acentuado endemismo, no presente Projeto uma meta dos trabalhos foi conduzida com o objetivo de contribuir para o conhecimento na área de biologia reprodutiva, procurando-se avaliar se as características reprodutivas indicariam padrões distintos, permitindo agrupamentos de diferentes espécies retindo tendências filogenéticas ou convergências adaptativas. Neste Projeto, uma outra meta dos trabalhos teve por objetivo determina o espectro alimentar de espécies de peixes comuns, abundantes e constantes, coletadas em 2 estações na represa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: José Roberto Verani - Integrante / Yoshimi Sato - Integrante / Hugo Pereira Godinho - Coordenador / Nelsy Fenerich Verani - Integrante / JOSÉ HENRIQUE CANTARINO GOMES - Integrante / André Mondenhauer Peret - Integrante. Financiador(es): Ministério da Ciência e Tecnologia - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 2
Membro: Jose Roberto Verani.

1997

1.   1997-1998. CNPq - Quantificacao dos processos de producao secundaria e
Descrição: Cultivos de espécies zooplanctônicas em laboratório e quantificação dos processos de produção secundária.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Maria da Graca Gama Melao - Coordenador / Ivã de Haro Moreno - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Maria da Graca Gama Melao.

1996

1.   1996-1999. PROJETO: Cultivos sistemicos em tanques de piscicultura.
Descrição: Quatro viveiros de 72m2 escavados em terra, foram utilizados na Estação Experimental de Piscicultura da Universidade Federal de São Carlos, e povoados com alevinos de pacu, Piaractus mesopotamicus (Osteichtyes - Serrasalmidae), que apresentavam peso total médio de 3,0g e comprimento total médio de 5,5cm. Dois tratamentos, com uma réplica, foram implementados, variando-se a densidade de estocagem: Tratamento 1,03 indivíduos/m2 (viveiros 1 e 2) e tratamento 2,02 indivíduos/m2 (viveiros 3 e 4). A alimentação foi oferecida diariamente a lanço, utilizando-se ração peletizada contendo 35% de proteína bruta e 3000 kcal/kg, na razão variável de 3 a 10% da biomassa aparente de peixes. O desenvolvimento dos peixes foi monitorado através de biometrias bimestrais. Amostragens da água dos viveiros foram realizadas bimestralmente nos períodos da manhã e da tarde para avaliação da qualidade ambiental. O crescimento foi analisado através do fator de condição médio e da taxa específica de crescimento, e as variáveis ambientais foram interpretadas com o auxílio da análise discriminante e da análise dos componentes principais (ACOMP). o processo de decomposição diferenciou o ambiente dos tratamentos, mas não influenciou os parâmetros de crescimento, que foram relacionados às variações caracterizadas pela ACOMP. O maior crescimento foi registrado no viveiro 3 que foi caracterizado, na fase inicial do experimento, pelas concentrações de oxigênio dissolvido e pelas variáveis eletroquímicas, e, na fase final, pelo aumento das formas de nitrogênio e fosfato.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: José Roberto Verani - Coordenador / Alex P de O Nuñer - Integrante / Jurity Antonia Machado - Integrante. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 1
Membro: Jose Roberto Verani.

1995

1.   1995-1997. Comunidades aquaticas da planicie de inundacao do Rio Mogi-Guacu (Estacao Ecologica de Jatai- Luiz Antonio, SP): Macroinvertebrados bentonicos e associados a macrofitas aquaticas
Descrição: Pretende-se determinar a composição e estabelecer a estrutura comunitária dos macroinvertebrados que habitam o sedimento e que vivem associados às macrófitas aquáticas das lagoas marginais da Estação Ecológica de Jataí. A proporção dos diferentes povoamentos e respectivas associações com espécies indicadoras de poluição e as variações durante o período hidrológico do Rio Mogi-Guaçu permitirão estabelecer um quadro de avaliação ambiental e iniciar um programa de biomonitoramento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Susana Trivinho Strixino - Integrante / Giovanni Strixino - Coordenador / Alaide Fonseca Gessner - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 12 / Número de orientações: 3
Membro: Susana Trivinho Strixino.
2.   1995-1998. Estudo da dinamica de detritos do lago Infernao - II Mineralizacao de compostos humicos
Descrição: Auxílio à Pesquisa (FAPESP, proc. nº 95/0119-8) para o desenvolvimento do trabalho: quot;Estudo da dinâmica de detritos do lago Infernão - II Mineralização de compostos húmicos. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Irineu Bianchini Junior - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Irineu Bianchini Junior.

1994

1.   1994-1996. Processo: 301819/85-8 "Analise do Comportamento Biologico de Machos de Tilapia Nilotica em Cultivos Caracteristicos Intensivos e Semi-intensivos com Arracoamento-Interacoes com a Qualidade do Meio Aquatico "
Descrição: Este estudo tem por objetivo a análise comparativa do crescimento de machos de Oreochromis niloticus, submetidos a diferentes tipos de cultivo intensivo e semi-intensivo. Os experimentos foram desenvolvidos na Estação Experimental de Piscicultura da UFSCar, S.Carlos e na Estação Experimental de Piscicultura de Pindamonhangaba, Instituto de Pesca, SP. Nos cultivos foram utilizados tanques naturais (S. Carlos - 75m2) e de alvenaria (Pindamonhangaba - 100m2) com densidade de 3 peixes/m2 e alimentação balanceada (18% de P.B. - 3% do peso vivo do lote). Nos cultivos semi-intensivos os tanques receberam adubações orgânicas (esterco de galinha). Nas amostragens mensais (30% de peixes/tanque) registraram-se Lt e Wt e parâmetros físico-químicos (temperatura, pH, oxigênio dissolvido, condutividade, alcalinidade, transparência e amônia). Aplicou-se análise quantitativa aos dados biométricos: modelo de crescimento de KRÜGER, testes de Kolmogorov-Smirnov e do Qui-quadrado. Nos experimentos de Pindamonhangaba realizou-se no final do inverno/início da primavera uma 2a. sexagem. Os resultados finais de crescimento em Pindamonhangaba (Lt=30cm e Wt=500g, em média) foram significativamente superiores aos de S. Carlos (Lt=20cm e Wt=200g, em média). Considerando-se que as condições experimentais foram semelhantes entre os experimentos, confirma-se que a não realização da 2a sexagem em S.Carlos acarretou reprodução nos tanques e massiva presença de alevinos e jovens de O.niloticus, fator responsável pelas diferenças estatisticamente comprovadas, permitindo concluir que a 2a sexagem nos cultivos é fundamental para garantir a não reprodução da espécie em piscicultura e o seu consequente melhor desempenho zootécnico.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: José Roberto Verani - Coordenador / P. ZAVAGLIA PASCHOALINO - Integrante / Cleide Schmidt Romeiro Mainardes Pinto - Integrante / Jurity Antonia Machado - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 1
Membro: Jose Roberto Verani.
2.   1994-Atual. Projeto Jatai
Descrição: Trata-se de um projeto amplo e multicisciplinar, iniciado em 1994 com o nosso envolvimento para avaliar o "Papel ecológico das lagoas marginais do rio Mogi-Guaçu" na manutenção da icitofauna nesta bacia hidrográfica. Desenvolvemos vários subprojetos com a eleaboração de Teses de doutorado, Dissertações de Mestrado e Monografias de graduação em Ciências Biologicas, trabalhando neste momento com o equacionamento das relações entre taxas de crescimento e variáveis ambientais com vistas ao aproveitamento deste conhecimento nas atividades de piscicultura.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . Integrantes: Alberto Carvalho Peret - Coordenador / José Roberto Verani - Integrante / Nelsy Fenerich Verani - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Remuneração / Financiadora de Estudos e Projetos - Remuneração. Número de produções C, T A: 17 / Número de orientações: 4
Membro: Alberto Carvalho Peret.

1991

1.   1991-1993. Estudo da dinamica de detritos do lago Infernao - Modelo cinetico da decomposicao de Scirpus cubensis
Descrição: Auxílio à Pesquisa (FAPESP, proc. nº 91/1301-3) para o desenvolvimento do trabalho: quot;Estudo da dinâmica de detritos do lago Infernão - Modelo cinético da decomposição de Scirpus cubensisquot;. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Irineu Bianchini Junior - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Irineu Bianchini Junior.


Data de processamento: 12/10/2020 23:16:44