Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Letras (DL)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Total de orientações em andamento


Número total de itens: 197

2020

1.   Adriana Cícera Amaral Fâncio. Práticas de leitura: análise dos discursos enunciados pelos alunos e docentes nas aulas de língua portuguesa e a formação. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
2.   Ana Carolina da Silva. Um estudo da mediação editorial na editora Quelônio: uma quot;independentequot;?. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
3.   Ana Cecília dos Santos Cava. A passionalização da notícia. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Mariana Luz Pessoa de Barros.
4.   Ana Paula Slompo. O ethos discursivo como gestão da autoria: análise do objeto editorial Turma da Mônica: Romeu e Julieta. Iniciação científica (Graduando em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2020.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
5.   Andrei Cezar Silva. Orgulho de ser leitor: uma análise discursiva do que enunciam jovens leitores sobre si e sobre a leitura em postagens na rede social SKOOB. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
6.   Andrezza Jaquier. Mulheres escritoras na América Latina: os anos 1920-30 na produção intelectual e artística de Alfonsina Storni e Patrícia Galvão. Dissertação (Mestrado profissional em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Wilson Alves Bezerra.
7.   Bianca Crsitina de Oliveira Fabiano. A ressignificação em discursos de coletivos de mulheres negras. Iniciação científica (Graduando em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2020.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
8.   Camila Gabriele da Cruz Clemente. A microconstrução dado que no português segundo a teoria cognitivo-funcional. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Flávia Bezerra de Menezes Hirata-Vale.
9.   Camila Pires Alves. Construções condicionais insubordinadas adversativas no português do Brasil: aspectos prosódicos. Dissertação (Mestrado profissional em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Flávia Bezerra de Menezes Hirata-Vale.
10.   Celio Tserenhitomowaa. A língua xavante em contato/conflito com o português. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues.
11.   Daniel Perico Graciano. A língua como mercadoria: uma análise de discursos sobre as relações entre a linguagem e o mercado no capitalismo contemporâneo. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Carlos Félix Piovezani Filho.
12.   Debora Ribeiro Rendelli. LITERATURA ANGOLANA E PÓS-COLONIALIDADE: O TESTEMUNHO NA OBRA POÉTICA ‘AUTORRETRATO’, DE JOÃO MELO. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Daniel Marinho Laks.
13.   Diego Moreno Redondo. Um olhar para as "vozes do Sul": por uma prática decolonial de ensino-aprendizagem de inglês na escola pública. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula.
14.   Débora Cristina Ferreira Garcia. . Universidade Federal de São Carlos., . Início: 2020.
Supervisor: Luzmara Curcino Ferreira.
15.   Débora Helen de Oliveira. Canções de Elis Regina: uma leitura discursiva. Dissertação (Mestrado profissional em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
16.   Eder Cavalcanti Coimbra. Natural que seja assim: uma proposta de rede construcional de semi-insubordinadas do português do Brasil.. Dissertação (Mestrado profissional em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2020.
Orientador: Flávia Bezerra de Menezes Hirata-Vale.
17.   Edson Santos de Lima. Sujeitos, sentidos e silenciamentos: uma análise discursiva de falas de sujeitos com deficiência física e visual. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Carlos Félix Piovezani Filho.
18.   Emily Kaline Silva. O estilo e o éthos de O Boticário. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Mariana Luz Pessoa de Barros.
19.   Evandro José Paschoalino. A voz do povo na imprensa paulista: uma análise de discursos sobre desempenhos oratórios das classes populares em A Plebe, o Correio Paulistano e o Correio de São Carlos. Dissertação (Mestrado profissional em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Carlos Félix Piovezani Filho.
20.   Franciane Stein Luchini. Estilo e éthos no discurso de psicopatas (provisório). Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Mariana Luz Pessoa de Barros.
21.   Francimeire Leme Coelho. Lexico em avaliações de produtos. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Oto Araújo Vale.
22.   Gabriela Cristina de Oliveira. ENSINO BASEADO EM PROJETOS: Perspectivas para elaboração de material didático para ensino de inglês na escola pública. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós graduação em Linguistica) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Rita de Cassia Barbirato.
23.   Giulia Prezinhas Cobra. Semiótica e texto sincrético: análise de Steven Universe (provisório). Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Mariana Luz Pessoa de Barros.
24.   Guilherme Teixeira. A aquisição de advérbios no PB. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Flávia Bezerra de Menezes Hirata-Vale.
25.   Isaac Souza de Miranda Junior. Informação linguística e anotação de corpus. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Oto Araújo Vale.
26.   Israel Natã de Almeida Francisco. O DITO DO NEGO: O ESPAÇO DA CANÇÃO POPULAR INVENTIVA EM ITAMAR ASSUMPÇÃO. . Início: 2020.
Orientador: Diana Junkes Bueno Martha.
27.   Jane Eder Girardi. O ensino de conceitos linguísticos: problemática e método. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Dirceu Cleber Conde.
28.   Jhuan de Oliveira. O uso de verbos incoativos no PB. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Flávia Bezerra de Menezes Hirata-Vale.
29.   José Victor Rodrigues de Andrade Messias. Como o ethos sombrio presente no objeto editorial “Barbazul”, de Anabella López, é tão bem reconhecido pela crítica especializada. Iniciação científica (Graduando em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2020.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
30.   Julia Santana. Leitores infames: catadores de lixo e moradores de rua e suas representações na mídia como comunidade leitora. Iniciação científica (Graduando em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
31.   Juliana Cristina Terra de Souza. THE PENELOPIAD E CIRCE: UMA PROPOSTA DE LEITURA POLÍTICA. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Carla Alexandra Ferreira.
32.   Júlia Bastos Lima de Almeida. Mídium e espaço associado: um estudo da revista de recomentações da editora TAG. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
33.   Júlia dos Santos Santana. Notícias sobre moradores de rua que leem: discursos sobre a leitura na mídia. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
34.   Júlia Lourenço Costa. . Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.. Início: 2020.
Supervisor: Roberto Leiser Baronas.
35.   Kairo Lazarini da Cruz. Reinvenção do cânone: releitura paródica e transcontextualização em quot;Uma viagem à Índiaquot;, de Gonçalo M. Tavares. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Jorge Vicente Valentim.
36.   Karen NaomiAisawa. Título em Português #09;Mídium e mundo ético: um estudo das relações entre espaço canônico e espaço associado na criação multiplataforma do BTS Universe. Iniciação científica (Graduando em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2020.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
37.   Karina da Silva Rodrigues. Ilustração de livros infantis: o papel enunciativo da imagem (provisório). Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Mariana Luz Pessoa de Barros.
38.   Larissa Borges Cesaretti. Analise de Material Didático de Inglês Produzido por professores da escola publica para crianças: Contextualizando a aprendizagem. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Rita de Cassia Barbirato.
39.   Larissa Vitti Peres Vitti. Mulheres em trânsitos poligâmicos: uma leitura de quot;O alegre canto da perdizquot;, de Paulina Chiziane. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Jorge Vicente Valentim.
40.   Laura Juliani Mollo. Carolina Maria de Jesus: a construção de uma autoria. Dissertação (Mestrado profissional em Pós-Graduação Multidisciplinar em Culturas e Identidades Brasileiras) - Universidade de São Paulo, . Início: 2020.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
41.   Leonardo Seneme Ruy. Bicho-Homem ou Homem-Bicho? Uma leitura ecocrítica de quot;Bichosquot;, de Miguel Torga. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Jorge Vicente Valentim.
42.   Letícia Assis Michalczyk Rocha. Button Poetry. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
43.   Livia Beatriz Damaceno. Mídium e mundo ético: um estudo dos discos de vinil e as comunidades que institui. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
44.   Lucas Vital do Prado Figueira. Apropriações da metaficção historiográfica: uma leitura de quot;História do cerco de Lisboaquot;, de José Saramago. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Jorge Vicente Valentim.
45.   Lívia Maria Falconi Pires. . Universidade Federal de São Carlos., . Início: 2020.
Supervisor: Roberto Leiser Baronas.
46.   Manoel Sebastião Alves Filho. Eu freio para animais: uma análise de discursos sobre a sensibilidade humana à causa animal. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2020.
Orientador: Carlos Félix Piovezani Filho.
47.   Marcelo Rocha Barros Gonçalves. . Universidade Federal de São Carlos., . Início: 2020.
Supervisor: Roberto Leiser Baronas.
48.   Maria Caolina Coradini. Construções condicionais insubordinadas com a conjunção se no Português: uma análise diacrônica à luz da Gramática de Construções.. Dissertação (Mestrado profissional em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2020.
Orientador: Flávia Bezerra de Menezes Hirata-Vale.
49.   Maria Julia Comarim. O uso de ?se ao menos? em construções condicionais Insubordinadas no português do Brasil. Iniciação científica (Graduando em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Flávia Bezerra de Menezes Hirata-Vale.
50.   Mariana Leticia Ribeiro. quot;Unir pontos num novo desenhoquot;: um estudo sobre a obra ficcional de Alexandra Lucas Coelho. Tese (Doutorado em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Jorge Vicente Valentim.
51.   Mariana Ribeiro da Silva. O entre-lugar narrativo: memórias e ideias em Anarquistas, Graças a Deus (1979), de Zélia Gattai. Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Wilton José Marques.
52.   Marina Nishimoto Marques. Expressões uso-condicionais no português brasileiro. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Renato Miguel Basso.
53.   Matheus Bittencourt Cipolli. Sobre o 'também': listas e partículas aditivas. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Renato Miguel Basso.
54.   Monalisa Almeida Cesetti Gomyde. Rastros de imaginação lésbica: uma busca identitária em quot;Araquot;, de Ana Luísa Amaral. Dissertação (Mestrado profissional em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Jorge Vicente Valentim.
55.   Monalisa Medrado Bonfin. Galáxias: um caso de transmidialidade da poesia haroldiana pensado sob a perspectiva da transcriação e pós-utopia. Tese (Doutorado em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Diana Junkes Bueno Martha.
56.   Nicolas Ferreira Neves Jachinto. Os caminhos de Mnemosine: exílio e memória na obra de Elisa Lispector. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Wilton José Marques.
57.   Paula Regina Dal'Evedore. Por um diálogo menos polêmico entre ciências da linguagem e ciências da informação. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
58.   Paulo Rogério Blandino. A formação teórica do aluno-professor de língua estrangeira: o que revelam os estágios. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Nelson Viana.
59.   Rafael Antonio Morott. Intercâmbio sem sair de casa: um estudo sobre a qualidade da prática de língua estrangeira por meio de aplicativos de intercâmbio de línguas para dispositivos móveis. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Nelson Viana.
60.   Rafaela Fernanda Leandro. Literatura e feminismo em Buenos Aires - Silvina Ocampo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol Português) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Wilson Alves Bezerra.
61.   Raquel Bernardes Campos. . Universidade Federal de São Carlos., . Início: 2020.
Supervisor: Diana Junkes Bueno Martha.
62.   Raul Almeida dos Santos. Romance e confissão: articulações em quot;O cemitério dos vivosquot; (1919), de Lima Barreto. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Wilton José Marques.
63.   Rayra Ribeiro. O desejo como emancipação e o protagonismo feminino: uma leitura de quot;Controlequot;, de Natália Borges Polesso. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Jorge Vicente Valentim.
64.   Rebeca Aparecida Mega. Sob a pena do folhetim: as crônicas publicadas por L. N. Fagundes Varella no jornal Correio Paulistano (1866-1868). Tese (Doutorado em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Wilton José Marques.
65.   Renan Mateus Tudela. Pesquisas sobre interação em âmbito nacional: perspectivas teóricas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Rita de Cassia Barbirato.
66.   Robert Moura Sena Gomes. A linguística popular no Brasil. Dissertação (Mestrado profissional em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
67.   Rodrigo Cavelagna. Poesia, política e violência: convergências entre poemas de Murilo Mendes, Roberto Piva e Ademir Assunção.. Dissertação (Mestrado profissional em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Diana Junkes Bueno Martha.
68.   Saulo de Oliveira. Fahrenheit 451: o mimético e o racional nas narrativas distópicas pós Auschwitz. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Carla Alexandra Ferreira.
69.   Stephani Izidro de Sousa. O éthos e os diferentes saberes de médicos e pacientes (provisório). Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Mariana Luz Pessoa de Barros.
70.   Suéllen Maira Xavier Fernandes. Famosos que leem: uma análise discursiva das emoções na leitura. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
71.   Tainara Duro Agostini. Análise de fatores linguísticos influenciadores na interpretação de situação-problema em matemática: uma abordagem semântico-experimental. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Dirceu Cleber Conde.
72.   Talita Maria de Souza. “Escola Sem Partido” e “Con mis hijos no te metas”: o discurso sobre educação de movimentos conservadores no Brasil e na Argentina. Dissertação (Mestrado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)) - Universidade de São Paulo, . Início: 2020.
Orientador: Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues.
73.   Thadyanara Martinelli. Pig Brother e a poética de Ademir Assunção. Tese (Doutorado em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Wilson Alves Bezerra.
74.   Thiago Augusto Pereira. A biblioteca da nova direita: uma análise discursiva da produção editorial no brasil para este segmento do público leitor. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
75.   Vitória Ferreira Doretto. Cultura digital, cibercultura e valor literário: um estudo das edições Antofágica, Duplo Sentido Editorial e Agência Página 7. Tese (Doutorado em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
76.   Yasmin Bidin. Imagem-movimento e imagem-tempo além do cinema: a consciência cinematográfica na poesia de Marília Garcia. Tese (Doutorado em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Diana Junkes Bueno Martha.
77.   Yasmin Vizeu Camargo. Orientacionais no português brasileiro. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Renato Miguel Basso.

2019

1.   Adelle Paiva Proença de Moraes. Miss Marple: Um Estudo Sobre a Trajetória da Mulher no Romance Policial. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Carla Alexandra Ferreira.
2.   Adriano Carvalho de Araújo. . Universidade Federal de São Carlos., . Início: 2019.
Supervisor: Diana Junkes Bueno Martha.
3.   Amanda Massanetto. Análise da terminologia da Medicina nos dicionários Houaiss e Aurélio. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida.
4.   Beatriz de Souza Mella. O uso do condicional-evidencial em discursos políticos no português do Brasil. Iniciação científica (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2019.
Orientador: Flávia Bezerra de Menezes Hirata-Vale.
5.   Bianca Moreira Lopes. Subdivisão das classes da VerbNet.Br por meio de classificação sintático-semântica. Iniciação científica (Graduando em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Oto Araújo Vale.
6.   Bianca Rapelli. Autoria, estilo e criatividade: uma discussão acerca dos cursos de escrita criativa. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Lucas Vinício de Carvalho Maciel.
7.   Caio Heitor Camargo. O ?orgulho? de ser leitor: uma análise discursiva de comentários de fãs de mangás e animes. . Início: 2019.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
8.   Claudio Alexandre de Barros Teixeira. . Universidade Federal de São Carlos., . Início: 2019.
Supervisor: Diana Junkes Bueno Martha.
9.   Eduardo Vagner Santos Simões. A poética de Leminski. Tese (Doutorado em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Wilson Alves Bezerra.
10.   Emily de Carvalho Pinto. A construção coletiva da avaliação de língua estrangeira na escola pública. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula.
11.   Ester Gonçalves de Oliveira. Expansão da VerbNet.Br: integração de verbos com alta frequência no Português Brasileiro. Iniciação científica (Graduando em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Oto Araújo Vale.
12.   Evelyn Caroline de Mello. . Universidade Federal de São Carlos., . Início: 2019.
Supervisor: Rejane Cristina Rocha.
13.   Fabiana Vicentim. FIGHT CLUB: UMA LEITURA POLÍTICA DO CAPITALISMO TARDIO NA OBRA DE CHUCK PALAHNIUK. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Carla Alexandra Ferreira.
14.   Flávio Vilela Komatsu. A poética da hipertextualidade em três objetos da Literatura Digital Brasileira. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Rejane Cristina Rocha.
15.   Gabriel Maldonado Fabbro Sarturato. Abordagens de ensino de pronúncia em materiais didáticos: análise e proposta de possibilidades metodológicas. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula.
16.   Gabriela Goulart Gritti. Literatura digital brasileira: cartografia da produção crítica. Iniciação científica (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2019.
Orientador: Rejane Cristina Rocha.
17.   Geraldo Donato Ferreira. A unidade lexial quot;opressorquot; como uma fórmula discursiva. Dissertação (Mestrado profissional em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
18.   Giovana Nicolini Milozo. Proposta de ensino de português língua estrangeira com base na perspectiva da translinguagem. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula.
19.   Giovanna Amorim. Mulheres leitoras: uma análise de representações do perfil leitor em postagens em sites feministas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
20.   Giulia Prezinhas Cobra. Um estudo sobre as representações do feminismo e dos modelos de feminilidade e masculinidade: análise semiótica de episódios da série Steven Universe. Iniciação científica (Graduando em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2019.
Orientador: Mariana Luz Pessoa de Barros.
21.   Giuliano Pereira de Oliveira Castro. Base multimodais para a (re)elaboração de material didático de português língua estrangeira como língua de acolhimento. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Luiz André Neves de Brito.
22.   Hugo Seghessi Albino. Literatura gay? Literatura homoerótica? Afinal, o que é a literatura queer? Desbordamentos e circunscrições das fronteiras conceituais da literatura quee. Iniciação científica (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Anton Castro Míguez.
23.   Ingrid Lara de Araujo Utzig. DA FIC AO LIVRO: POÉTICAS HÍBRIDAS NO PROCESSO CRIATIVO DE “A LENDA DE FAUSTO”, DE SAMILA LAGES. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2019.
Supervisor: Rejane Cristina Rocha.
24.   Isadora Nascimento Martinez. A autoria feminina em HQs. Dissertação (Mestrado profissional em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
25.   Israel de Almeida. Espaços de inventividade em Beleléu Leléu Eu de Itamar Assumpção. Iniciação científica (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Diana Junkes Bueno Martha.
26.   Jaqueline Lopes. O ENSINO DE INGLÊS EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: PERSPECTIVAS SOBRE NECESSIDADES, PLANEJAMENTO DE CURSO E MATERIAL DIDÁTICO. Tese (Doutorado em Pós graduação em Linguistica) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Rita de Cassia Barbirato.
27.   Jeniffer Aparecida Pereira da Silva. O ensino de leitura baseado em gêneros multimodais: as potencialidades da gramática do design visual. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
28.   Juana Maricel Sanudo Caicedo. Fissuras, resistência e mobilidade em duas comunidades imaginadas:: María (1867), de Jorge Isaacs (1837-1895) e Afuera crece un mundo (2017), de Adelaida Fernandez Ochoa(1957). Tese (Doutorado em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Wilton José Marques.
29.   Julia Trovo Caetano de Jesus. Validação das Estruturas de Subcategorização de Frames das classes da VerbNet.Br. Iniciação científica (Graduando em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Oto Araújo Vale.
30.   Jéssica Mercado. A transmissão intergeracional de línguas em uma família de imigrantes bolivianos e chilenos residente na cidade de São Paulo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues.
31.   Júlia de Mello Silva Oliveira. DES)CONTROLE DO IMAGINÁRIO: O REGIME MILITAR COMO LASTRO DAS FICÇÕES DE MICHELINY VERUNSCHK E JOCA REINERS TERRON. Tese (Doutorado em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2019.
Orientador: Rejane Cristina Rocha.
32.   Kairo Lazarini da Cruz. Reinvenção do cânone: releitura paródica e transcontextualizçaão em. Iniciação científica (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2019.
Orientador: Jorge Vicente Valentim.
33.   Leonardo Fonseca Fontana. Guia Michelin: marketing de conteúdo como aprisionamento. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
34.   Letícia Alves Franzini. HISTÓRIA NO FEMININO: A REPRESENTAÇÃO DA MULHER ANGOLANA EM DIFERENTES TEMPOS DA OBRA DE PEPETELA.. Iniciação científica (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2019.
Orientador: Daniel Marinho Laks.
35.   Lucas José Alves da Silva. LEVANTAMENTO DE RECURSOS DIGITAIS DE APOIO LINGUÍSTICO PARA PRODUÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA EM LÍNGUA INGLESA: ANÁLISE DE PERFIS E POSSIBILIDADES. Iniciação científica (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.
36.   Marcella Monteiro Lemos Couto. Construção de uma VerbNet 2.0. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Oto Araújo Vale.
37.   Marcelo Branquinho Massucatto Resende. Margens Transatlanticas: identidades trans nas literaturas de língua portuguesa contemporânea. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2019.
Orientador: Jorge Vicente Valentim.
38.   Maria Betânia Arantes Barros. O léxico no trabalho de tradução intralinguístico e interlinguístico. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Marilia Blundi Onofre.
39.   Marlene Aparecida Viscardi Mantovani. . Universidade Federal de São Carlos., . Início: 2019.
Supervisor: Marilia Blundi Onofre.
40.   Mayara Quirino. Do agrotóxico ao pesticida: uma leitura discursiva da mídia. Dissertação (Mestrado profissional em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
41.   Nair Renata Amâncio. Texto Digital: u espaço para a emergente literatura digital brasileira. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Rejane Cristina Rocha.
42.   Natália Cristina Estevão. TEXTO LITERÁRIO, MATERIALIDADE E LEGITIMAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE REPOSITÓRIOS DE LITERATURA DIGITAL. Tese (Doutorado em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Rejane Cristina Rocha.
43.   Paula Prearo. Explorando Conceitos de Crenças e Emoções no Ensino-Aprendizagem de LE (inglês) em Contextos Brasileiros. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.
44.   Pedro Marçal de Lorena. Percepções de Professores sobre o processo de implementação da BNCC em suas práticas de sala de aula. Iniciação científica (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2019.
Orientador: Rita de Cassia Barbirato.
45.   Rafael Ésquines Cangiani. Estudo piloto da variação rítmica entre falantes do português brasileiro à luz de um modelo dinâmico do ritmo. Iniciação científica (Graduando em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2019.
Orientador: Pablo Arantes.
46.   Rafaela Fernanda Leandro. Um ângulo estranhamente doméstico: Silvina Ocampo, Mariana Enriquez e a casa mal assombrada. Iniciação científica (Graduando em Letras Espanhol Português) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Wilson Alves Bezerra.
47.   Raquel Casare Medeiros. Para a caracterização fonético-acústica dos ditongos e hiatos em português brasileiro. Iniciação científica (Graduando em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2019.
Orientador: Pablo Arantes.
48.   Raul Almeida dos Santos. Vozes marginalizadas: diálogos entre O Cemitério dos Vivos (1919), de Lima Barreto, e Diário de Bitita (1986), de Carolina Maria de Jesus. Iniciação científica (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2019.
Orientador: Wilton José Marques.
49.   Renan Augusto Barili. Uma enciclopédia da litertação: homoerotismo e multiplicidade em quot;Astronomiaquot;, de Mário Cláudio. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Início: 2019.
Orientador: Jorge Vicente Valentim.
50.   Suellen Dias de Andrade. O lugar da cozinha caipira: uma proposta de mapeamento dos Sertões de Leste. Dissertação (Mestrado em Culturas e Identidades Brasileiras) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
51.   Suiane Bezerra da Silva. Aplicativo de ensino de português para médicos estrangeiros residentes no Brasil: da interação cotidiana para a pedagogização (título provisório). Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Nelson Viana.
52.   Taciana Gava Menezes. Literatura digital brasileira: remidiação e especificidades. Iniciação científica (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2019.
Orientador: Rejane Cristina Rocha.
53.   Tiago Pereira Rodrigues. Estudo sociofonético das vogais postônicas mediais das variedades faladas nas cidades paulistas interioranas de mococa e são carlos. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Pablo Arantes.
54.   Valentina Antonieta Figuera Martinez. Trancriar a imagem poética: tradução de Margem de Manobra de Claudia Roquette Pinto. Tese (Doutorado em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Diana Junkes Bueno Martha.
55.   Verônica Gomes Lima. Efeito do estilo de elocução e do falante sobre o tamanho mínimo de amostra para estimativa da taxa de produção da fala. Iniciação científica (Graduando em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2019.
Orientador: Pablo Arantes.
56.   yan masetto nicolai. As âncoras de realidade de tempo e mundos possíveis na Semântica intensional. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Dirceu Cleber Conde.

2018

1.   Audrey Ludmilla do Nascimento Miasso. Machado de Assis: as referências e o poeta da maturidade. Tese (Doutorado em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Wilton José Marques.
2.   Bárbara de Souza Freitas. Enunciação e Sentido no livro didático: uma analise de adjetivos e conjunções numa perspectiva enunciativa. Dissertação (Mestrado profissional em Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2018.
Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva.
3.   Camila Cano Caporale. A leitura como prática emancipatória nos romances austenianos: Mansfield Park (1814), A Abadia de Northanger e Persuasão (1818). Tese (Doutorado em Pós-graduação em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Carla Alexandra Ferreira.
4.   Carla Raqueli Navas Lorenzoni. A formação e a atuação do professor de língua estrangeira Waldorf. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula.
5.   Claudia Maria de Serrão Pereira. Os algorítimios e as narrativas literárias. Tese (Doutorado em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
6.   Cristiane Nascimento Rodrigues. Tensões clássicas e românticas nos poemas dispersos de Machado de Assis (1856-1863). Tese (Doutorado em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Wilton José Marques.
7.   Cristiane Regina Alves. A poesia de Gonçalves Dias. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Wilton José Marques.
8.   Darlan Xavier Nascimento. Explorando a avaliação de sumários automáticos multidocumento multilíngue. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Ariani Di Felippo.
9.   Deborah Cristina Simões Balestrini. Inglês nos anos iniciais da rede pública estadual: contribuições para diretrizes. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula.
10.   Diego de Castro. O PROJETO CRÍTICO DE SAMUEL JOHNSON NO THE RAMBLER. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Carla Alexandra Ferreira.
11.   Fabiana Camargo Pirotta Lourenço. A condicionalidade nas línguas indígenas brasileiras: uma análise tipológica-funcional. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Flávia Bezerra de Menezes Hirata-Vale.
12.   Fernando Tadeu Triques. José Paulo Paes e as Novas Cartas Chilenas. Tese (Doutorado em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Wilton José Marques.
13.   Gabriel Leopoldino dos Santos. . Universidade Federal de São Carlos., . Início: 2018.
Supervisor: Soeli Maria Schreiber da Silva.
14.   Gabriel Reis Morais Maquiaveli. Ditadura Militar no livro didático: enunciação,designação e argumentação. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2018.
Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva.
15.   Gabriela Wick Pedro. Mineração automática de expressões irônicas para o português do Brasil. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Oto Araújo Vale.
16.   Jaqueline Ferreira Borges. A resistência em declínio: uma análise da obra de Gilka Machado. Tese (Doutorado em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Diana Junkes Bueno Martha.
17.   Joyce Cristina Souza Almeida. Um olhar sobre os dicionários de Libras no ensino do português como segunda língua para surdos: a usabilidade e a funcionalidade segundo os professores bilíngues. Dissertação (Mestrado profissional em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida.
18.   Juan Felipe Calderón. Representaciones sociolingüísticas sobre las variedades dialectales del español en los procesos de enseñanza y aprendizaje del mundo corporativo. El caso del español para negocios en São Paulo, Brasil (2006-2016). Dissertação (Mestrado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)) - Universidade de São Paulo, . Início: 2018.
Orientador: Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues.
19.   Jéssica de Oliveira. D. Quixote no Brasil: um século de adaptações da obra de Cervantes para crianças e jovens. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2018.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
20.   Lilian Pereira de Carvalho. Um olhar discursivo sobre o firehosing nas eleições brasileiras. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
21.   Nayara Meneguetti Pires. Helder Macedo, personagem de si: Autoficção. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Rejane Cristina Rocha.
22.   Rafaela Mathias. Sombras de reis barbudos - Ditadura militar e literatura: uma análise semiótica. Iniciação científica (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2018.
Orientador: Mariana Luz Pessoa de Barros.
23.   Renata Ramisch. Complexidade sintática de produções textuais. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Ariani Di Felippo.
24.   Renata Tironi de Camargo. Cultura e Ensino de Português como Língua Não Materna: uma experiência em Timor-Leste (título provisório). Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Nelson Viana.
25.   Rodolfo Pereira Passos. A liberdade, a divergência e a quot;memória do amorquot;: o teatro de Agustina Bessa-Luís. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Início: 2018.
Orientador: Jorge Vicente Valentim.
26.   Roger Alfredo de Merci Rodrigues Antunes. O sistema pronominal na expressão de hierarquia social: uma abordagem semântico-pragmática sobre as línguas tukano (tronco Macro-Jê). Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Dirceu Cleber Conde.
27.   Sabrina Espinó Prata. Ensino Temático de Língua Inglesa em Escola Técnica Federal. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.
28.   Tábata Quintana Yonaha. Título em atualização. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Nelson Viana.
29.   Yasmin Vizeu. Sumarização Automática Multilíngue Multidocumento: seleção de conteúdo e tratamento da redundância com base em conhecimento léxico-conceitual. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Ariani Di Felippo.

2017

1.   Ana Elisa C. S. da S. Ferreira. Google, oráculo pós-moderno: um estudo dos termos de uso. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
2.   Gabriela Bruschini Grecca. REGIMES ANTIDEMOCRÁTICOS E O ROMANCE DISTÓPICO: TENSÕES SÓCIO-HISTÓRICAS EM BRAND NEW WORLD (1932) E NÃO VERÁS PAÍS NENHUM (1981). Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Início: 2017.
Orientador: Rejane Cristina Rocha.
3.   Jorgelina Rivera. Mnemosine e pós-utopia no fluxo do rio Lete: uma leitura crítica de A Educação dos Cinco Sentidos. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2017.
Orientador: Diana Junkes Bueno Martha.
4.   Julia Lourenço Costa. . Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.. Início: 2017.
Supervisor: Roberto Leiser Baronas.
5.   Layane Rodrigues Vieira. As terminologias nos dicionários de língua: análise e proposta de tratamento. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida.
6.   Leonildes Pessoa. Marcadores linguísticos de Indefinição nos contos fantásticos. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Marilia Blundi Onofre.
7.   Letícia Moreira Clares. Ritos genéticos editoriais em periódicos: autoria na comunicação científica. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2017.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
8.   Lilian de Souza. Para entender o papel das línguas na aula de LE: conversa entre educação comunitária e translinguagem. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula.
9.   Mariana Morales da Silva. Cartazes de protesto: gênero ou cenografia?. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2017.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
10.   Nathalia Perussi Calcia. Construções conversas no Português do Brasil. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2017.
Orientador: Oto Araújo Vale.
11.   Patrícia da Silva Carvalho. Motivação para a Aprendizagem de Inglês na Terceira Idade. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.
12.   Rafael Borges Ribeiro dos Santos. O ensino da leitura em aulas de português e espanhol: uma análise contrastiva de discursos sobre essa prática em escolas do Rio Grande do Norte. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
13.   Renan Augusto Ferreira Bolognin. Diálogo inespecífico: literatura brasileira contemporânea e fotografias. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Início: 2017.
Orientador: Rejane Cristina Rocha.
14.   Tamires Cristina Bonani Conti. Os discursos da necessidade de intervenção militar no Brasil pós 2013: uma análise discursiva. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2017.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
15.   Terezinha Almeida. Ditos e escritos de/sobre Cândido Rondon: uma leitura discursiva. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, . Início: 2017.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
16.   Thayse Letícia Ferreira. Sobre a sintaxe e a semântica dos PPs locativos no Português Brasileiro: por uma abordagem vetorial. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2017.
Orientador: Renato Miguel Basso.
17.   Theciana Silva Silveira. A variação terminológica no espaço da CPLP: uma abordagem sociocognitiva. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida.
18.   Vivian Leme Furlan. A liberdade feminina como força criadora: o matrismo na ficção de Natalia Correia. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2017.
Orientador: Jorge Vicente Valentim.

2016

1.   Aparecida de Fátima Brasileiro Teixeira. Letramento literário na sala de aula: as práticas pedagógicas de leitura e a atuação do aluno/leitor. Tese (Doutorado em Programa de pós-graduação em linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2016.
Orientador: Luiz André Neves de Brito.
2.   Ednei Leal. Complexidade Linguística. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2016.
Orientador: Renato Miguel Basso.
3.   Georges Sosthene Koman. Os Sentidos da Escravidão na cidadse de São Carlos: uma análise enunciativa dos nomes de ruas e discursiva das cartas da família Arruda Botelho. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2016.
Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva.
4.   Jorcemara Matos Cardoso. “BRASIL, MEU BRASIL BRASILEIRO”: A CONSTITUIÇÃO (TRANS)NACIONAL DA IDENTIDADE BRASILEIRA EM LIVROS DIDÁTICOS NO BRASIL E NO EXTERIOR. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2016.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
5.   Tarcilane Fernandes da Silva. A LEGITIMAÇÃO DO GÊNERO ?TIRINHAS? COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS DO ENSINO MÉDIO: EM FOCO O TRABALHO COM A LEITURA EM SALA DE AULA. Tese (Doutorado em Programa de pós-graduação em linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2016.
Orientador: Luiz André Neves de Brito.
6.   Vinícius Carvalho Quesada. A identidade do Herói da Literatura de Fantasia pós moderna. Tese (Doutorado em Doutorado em Linguistica) - Universidade Federal de São Carlos. (Coorientador)., . Início: 2016.
Supervisor: Carla Alexandra Ferreira.

2015

1.   Andreia Cristina Soares Melo. O discurso intelectual mato-grossense: uma leitura enunciativa-discursiva sobre os ditos e escritos de Casaldáliga. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, . Início: 2015.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
2.   Gabriela Rossetti. Formação de Professores de Línguas na Perspectiva Sociocultural: Observando Reuniões Pedagógicas. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2015.
Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.
3.   Gilberto Egydio dos Santos Júnior. Os sentidos de escravidão na constituição brasileira. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2015.
Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva.
4.   Pâmela da Silva Rosin. De usos no passado a usos no presente: uma análise discursiva da escrita de cadernos de lugar-comum. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2015.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.

2014

1.   Maria Fernanda Faccipiere. O Político, a Argumentação e a Designação na linguagem nos verbetes sobre os instrumentos de tortura e castigos aplicados aos negros no período da escravidão no Brasil. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2014.
Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva.
2.   Noara Pedrosa Lacerda. A constituição do educador de língua portuguesa: linguagem e relações dialógicas em fóruns de discussaão do REDEFOR/UNICAMP. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2014.
Orientador: Maria Isabel de Moura.

2013

1.   Telma Novato Sant'Anna. O Gênero Miniconto no Ensino de Português. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2013.
Orientador: Maria Isabel de Moura.

2012

1.   Mariana Barbieri Monoanelli. Mariana Barbieri Mantoanelli. Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade Federal d e São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2012.
Orientador: Irene Zanette de Castañeda.
2.   MAÍRA APARECIDA PEDROSO DE MORAES BENEDITO. Análise intertextual entre os contos derivados de Chapeuzinho Vermelho: suas diferentes facetas apresentadas pelo viés semiótico, psicanalítico e antropológico. Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade Federal d e São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2012.
Orientador: Irene Zanette de Castañeda.

2011

1.   Maria Isabel Cardoso Zattera. Análise dotema da morte, como representação daperda, em canções brasileiras do gênero samba, do ponto de vista da teoria semiótica delinha greimasiana desenvolvida por Luis Tatit.. Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2011.
Orientador: Irene Zanette de Castañeda.

2010

1.   Mariana Barbieri Montoanelli. As perdas e ganhos em Alice no País das Maravilhas adaptado para o cinema. Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2010.
Orientador: Irene Zanette de Castañeda.


Data de processamento: 12/10/2020 19:46:32