Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Letras (DL)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Dissertação de mestrado


Número total de itens: 41

2020

1.   Andrei Cezar Silva. Orgulho de ser leitor: uma análise discursiva do que enunciam jovens leitores sobre si e sobre a leitura em postagens na rede social SKOOB. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
2.   Andrezza Jaquier. Mulheres escritoras na América Latina: os anos 1920-30 na produção intelectual e artística de Alfonsina Storni e Patrícia Galvão. Dissertação (Mestrado profissional em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Wilson Alves Bezerra.
3.   Camila Pires Alves. Construções condicionais insubordinadas adversativas no português do Brasil: aspectos prosódicos. Dissertação (Mestrado profissional em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Flávia Bezerra de Menezes Hirata-Vale.
4.   Debora Ribeiro Rendelli. LITERATURA ANGOLANA E PÓS-COLONIALIDADE: O TESTEMUNHO NA OBRA POÉTICA ‘AUTORRETRATO’, DE JOÃO MELO. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Daniel Marinho Laks.
5.   Débora Helen de Oliveira. Canções de Elis Regina: uma leitura discursiva. Dissertação (Mestrado profissional em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
6.   Eder Cavalcanti Coimbra. Natural que seja assim: uma proposta de rede construcional de semi-insubordinadas do português do Brasil.. Dissertação (Mestrado profissional em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2020.
Orientador: Flávia Bezerra de Menezes Hirata-Vale.
7.   Evandro José Paschoalino. A voz do povo na imprensa paulista: uma análise de discursos sobre desempenhos oratórios das classes populares em A Plebe, o Correio Paulistano e o Correio de São Carlos. Dissertação (Mestrado profissional em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Carlos Félix Piovezani Filho.
8.   Francimeire Leme Coelho. Lexico em avaliações de produtos. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Oto Araújo Vale.
9.   Gabriela Cristina de Oliveira. ENSINO BASEADO EM PROJETOS: Perspectivas para elaboração de material didático para ensino de inglês na escola pública. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós graduação em Linguistica) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Rita de Cassia Barbirato.
10.   Isaac Souza de Miranda Junior. Informação linguística e anotação de corpus. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Oto Araújo Vale.
11.   Laura Juliani Mollo. Carolina Maria de Jesus: a construção de uma autoria. Dissertação (Mestrado profissional em Pós-Graduação Multidisciplinar em Culturas e Identidades Brasileiras) - Universidade de São Paulo, . Início: 2020.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
12.   Letícia Assis Michalczyk Rocha. Button Poetry. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
13.   Maria Caolina Coradini. Construções condicionais insubordinadas com a conjunção se no Português: uma análise diacrônica à luz da Gramática de Construções.. Dissertação (Mestrado profissional em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2020.
Orientador: Flávia Bezerra de Menezes Hirata-Vale.
14.   Matheus Bittencourt Cipolli. Sobre o 'também': listas e partículas aditivas. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Renato Miguel Basso.
15.   Monalisa Almeida Cesetti Gomyde. Rastros de imaginação lésbica: uma busca identitária em quot;Araquot;, de Ana Luísa Amaral. Dissertação (Mestrado profissional em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Jorge Vicente Valentim.
16.   Nicolas Ferreira Neves Jachinto. Os caminhos de Mnemosine: exílio e memória na obra de Elisa Lispector. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Wilton José Marques.
17.   Paulo Rogério Blandino. A formação teórica do aluno-professor de língua estrangeira: o que revelam os estágios. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Nelson Viana.
18.   Rafael Antonio Morott. Intercâmbio sem sair de casa: um estudo sobre a qualidade da prática de língua estrangeira por meio de aplicativos de intercâmbio de línguas para dispositivos móveis. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Nelson Viana.
19.   Robert Moura Sena Gomes. A linguística popular no Brasil. Dissertação (Mestrado profissional em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
20.   Rodrigo Cavelagna. Poesia, política e violência: convergências entre poemas de Murilo Mendes, Roberto Piva e Ademir Assunção.. Dissertação (Mestrado profissional em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Diana Junkes Bueno Martha.
21.   Saulo de Oliveira. Fahrenheit 451: o mimético e o racional nas narrativas distópicas pós Auschwitz. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Carla Alexandra Ferreira.
22.   Talita Maria de Souza. “Escola Sem Partido” e “Con mis hijos no te metas”: o discurso sobre educação de movimentos conservadores no Brasil e na Argentina. Dissertação (Mestrado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)) - Universidade de São Paulo, . Início: 2020.
Orientador: Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues.

2019

1.   Adelle Paiva Proença de Moraes. Miss Marple: Um Estudo Sobre a Trajetória da Mulher no Romance Policial. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Carla Alexandra Ferreira.
2.   Fabiana Vicentim. FIGHT CLUB: UMA LEITURA POLÍTICA DO CAPITALISMO TARDIO NA OBRA DE CHUCK PALAHNIUK. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Carla Alexandra Ferreira.
3.   Flávio Vilela Komatsu. A poética da hipertextualidade em três objetos da Literatura Digital Brasileira. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Rejane Cristina Rocha.
4.   Geraldo Donato Ferreira. A unidade lexial quot;opressorquot; como uma fórmula discursiva. Dissertação (Mestrado profissional em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
5.   Isadora Nascimento Martinez. A autoria feminina em HQs. Dissertação (Mestrado profissional em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
6.   Jeniffer Aparecida Pereira da Silva. O ensino de leitura baseado em gêneros multimodais: as potencialidades da gramática do design visual. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
7.   Mayara Quirino. Do agrotóxico ao pesticida: uma leitura discursiva da mídia. Dissertação (Mestrado profissional em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
8.   Nair Renata Amâncio. Texto Digital: u espaço para a emergente literatura digital brasileira. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Rejane Cristina Rocha.
9.   Renan Augusto Barili. Uma enciclopédia da litertação: homoerotismo e multiplicidade em quot;Astronomiaquot;, de Mário Cláudio. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Início: 2019.
Orientador: Jorge Vicente Valentim.
10.   Suellen Dias de Andrade. O lugar da cozinha caipira: uma proposta de mapeamento dos Sertões de Leste. Dissertação (Mestrado em Culturas e Identidades Brasileiras) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.

2018

1.   Bárbara de Souza Freitas. Enunciação e Sentido no livro didático: uma analise de adjetivos e conjunções numa perspectiva enunciativa. Dissertação (Mestrado profissional em Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2018.
Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva.
2.   Cristiane Regina Alves. A poesia de Gonçalves Dias. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Wilton José Marques.
3.   Darlan Xavier Nascimento. Explorando a avaliação de sumários automáticos multidocumento multilíngue. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Ariani Di Felippo.
4.   Joyce Cristina Souza Almeida. Um olhar sobre os dicionários de Libras no ensino do português como segunda língua para surdos: a usabilidade e a funcionalidade segundo os professores bilíngues. Dissertação (Mestrado profissional em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida.
5.   Juan Felipe Calderón. Representaciones sociolingüísticas sobre las variedades dialectales del español en los procesos de enseñanza y aprendizaje del mundo corporativo. El caso del español para negocios en São Paulo, Brasil (2006-2016). Dissertação (Mestrado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)) - Universidade de São Paulo, . Início: 2018.
Orientador: Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues.
6.   Renata Ramisch. Complexidade sintática de produções textuais. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Ariani Di Felippo.
7.   Yasmin Vizeu. Sumarização Automática Multilíngue Multidocumento: seleção de conteúdo e tratamento da redundância com base em conhecimento léxico-conceitual. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Ariani Di Felippo.

2017

1.   Layane Rodrigues Vieira. As terminologias nos dicionários de língua: análise e proposta de tratamento. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida.
2.   Patrícia da Silva Carvalho. Motivação para a Aprendizagem de Inglês na Terceira Idade. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.


Data de processamento: 12/10/2020 19:46:32