48. | Mariana Barbieri Montoanelli. A mulher na China: O passado Mítico. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Irene Zanette de Castañeda. |
49. | Marília Valencise Magri. Efeitos de verdade, ethos e relaçãoes de poder no discurso jurídico. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Roberto Leiser Baronas. |
50. | Milena Borges de Moraes. Discurso(s) do(s) outro(s) na imagem de si: um estudo discursivo dos textos didáticos destinados à formação de formadores indígenas. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Roberto Leiser Baronas. |
51. | Mário Pontieri. Representações das prostitutas na Literatura de Cordel: Uma visão do mundo nordestino. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Irene Zanette de Castañeda. |
52. | Naiara Mangino Cardoso. A suspensão de sentido e o afastamento da cultura no universo narrativo de Guimarães Rosa. (Graduação em Letras Espanhol Português) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Wilson Alves Bezerra. |
53. | Natália Gonçalves de Souza Santos. Os Estudos Literários de Álvares de Azevedo: idéias críticas de um poeta. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Wilton José Marques. |
54. | Olena Kovalek. A cultura no contexto da escola pública: uma análise sobre sua presença no material didático de LI. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Rita de Cassia Barbirato. |
55. | Patrícia Regina Campi. Tú, vos, usted e você: uma análise dos pronomes de tratamento do espanhol em legendas no português brasileiro. (Graduação em Licenciatura Português / Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues. |
56. | Pedro Guilherme Orzari Bombonato. Linguasagem - Revista Eletrônica de Popularização Científica em Ciências da Linguagem. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio à UFSCAR. 2009. Orientador: Roberto Leiser Baronas. |
57. | Renata Carreon. Linguasagem - Revista Eletrônica de Popularização Científica em Ciências da Linguagem. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio à UFSCAR. 2009. Orientador: Roberto Leiser Baronas. |
58. | Renata Carreon. Linguasagem - Revista Eletrônica de Popularização Científica em Ciências da Linguagem. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio à UFSCAR. 2009. Orientador: Roberto Leiser Baronas. |
59. | Renata Fernandes de Araújo. Representações das tradições orais em O homem que não podia olhar para trás, de Nelson Saúte. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Jorge Vicente Valentim. |
60. | Ricardo Gessner. Prelúdios a uma poeticanálise linguistérica. (Graduação em Letras Espanhol Português) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Wilson Alves Bezerra. |
61. | Ricardo Gessner. A rarefação da realidade em Distraídos venceremos, de Paulo Leminski. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009. Orientador: Wilton José Marques. |
62. | Roana Rodrigues. Bolsa Amarela: Um olhar para dentro do ser criança. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Irene Zanette de Castañeda. |
63. | Scarlett Matteussi de Oliveira. Crenças sobre as competências necessárias a um professor de LE. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Rita de Cassia Barbirato. |
64. | Sidnay Fernandes. Dizeres sobre a corrupção na mídia impressa brasileira: uma leitura discursiva. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Roberto Leiser Baronas. |
65. | Stéfano Grizzo Onofre. Deslocamentos enunciativos no texto literário e nas produções textuais escolares: relações fronteiriças. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Marilia Blundi Onofre. |
66. | Tadeu Paschoal de Paula. Violão de Rua: canto de um utopia romântica. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009. Orientador: Wilton José Marques. |
67. | Tânia Mara da Silva. Política de Línguas no Mercosul: o embate/relação entre o português, o espanhol e o guarani como línmguas oficiais do bloco. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva. |
68. | Viviane Segatto Battaiola. "Por que 4 ou 5 e não 9 ou 10?" O diálogo das dissertações de vestibular de notas 4, 5, 9 e 10 estabelecidos com a coletânea presente no processo seletivo Ufscar 2009". (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Maria Isabel de Moura. |
69. | Érika Karina de Oliveira. A música como recurso do aprendiz no proceso de aquisição de LE. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Rita de Cassia Barbirato. |
1. | Abner Oliveira dos Santos. Criação seccional, organização e consolidação de acervo referente às literaturas e culturas dos países africanos de língua oficial portuguesa para auxílio e aplicação no processo de ensino / aprendizagem e na realização de pesquisas da área.. (Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, UFSCar/ProGrad. 2008. Orientador: Jorge Vicente Valentim. |
2. | Amanda Pontes Rassi. Estatuto sintático-semântico do verbo fazer no português escrito do Brasil.. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, . 2008. Orientador: Oto Araújo Vale. |
3. | Ana Livia de Castro. O desejo em três contos de Julio Cortázar. (Graduação em Letras Espanhol Português) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Wilson Alves Bezerra. |
4. | Ana Paula de Lima. REFLEXÕES ACERCA DA MOTIVAÇÃO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA AULA DE LÍNGUA INGLESA. (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro. |
5. | Bruna Stephani Sanches. O Hipotético Mito do Bom Selvagem Brasileiro em Iracema de José de Alencar. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Irene Zanette de Castañeda. |
6. | Bruno Colla. O nacionalismo literário na revista Guanabara (1849-1856). (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Wilton José Marques. |
7. | Carlos Rocha. Ressurreição e Memórias póstumas de Brás Cubas: possíveis diálogos entre narradores distintos. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2008. Orientador: Wilton José Marques. |
8. | Cristiane de Oliveira Miranda. Uma leitura discursiva do falar sobre o índio na mídia impressa contemporânea de Mato Grosso. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso. 2008. Orientador: Roberto Leiser Baronas. |
9. | Danuza Américo Felipe. O Ensino das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa para alunos da Ong Fonte, em Araraquara. (Graduando em Licenciatura em Letras) - PUIC / UFSCar, . 2008. Orientador: Jorge Vicente Valentim. |
10. | Deborah Nathalia Silva de Jesus. A construção de sentidos de textos em LE e o papel do vocabulário nesse processo: uma conversa com leitores. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008. Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula. |
11. | Douglas Henrique Perez Pino. Aspectos semânticos da terminologia do biodiesel. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2008. Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida. |
12. | Eliane Tiyoko Nishimori Sato. O papel do conhecimento lexical na compreensão oral do filme. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Inglesa) - Universidade de Mogi das Cruzes, . 2008. Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula. |
13. | Fernando de Paula Alves. Elaboração de corpus e extração semi-automática de termos para o desenvolvimento da terminologia em português dos Biocombustíveis/Biodiesel. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2008. Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida. |
14. | Franco Baptista Sandanello. Os limites do impressionismo em O Ateneu, de Raul Pompéia. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008. Orientador: Wilton José Marques. |
15. | Fátima Catarina Fernandes. A alteração do nome de um transsexual: uma questão de identidade a partir da designação e da cena enunciativa em um processo jurídico no espaço enunciativo de São Carlos. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva. |
16. | GUILHERME JOTTO KAWACHI. (Pré)Conceitos: Um Estudo Introdutório sobre Imagens Acerca da Cultura Norte-Americana no Processo de Ensino Aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Nelson Viana. |
17. | Heloisa de Aquino. ANÁLISE DE TEMAS E FIGURAS SATÍRICAS NO TEATRO DE GIL VICENTE, COM BASE NA SEMIÓTICA GREIMASIANA. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Irene Zanette de Castañeda. |
18. | Jaqueline Lopes. Especificidades do uso de inglês (LE) na área técnica empresarial: a relação entre necessidades, planejamento de curso e material didático. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro. |
19. | José Roberto Cestarioli Junior. Leitores prometeicos: o fantástico e o policial ou um caso sem vítimas. (Graduação em Letras Espanhol Português) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Wilson Alves Bezerra. |
20. | Juliana Blanco. Produção de material para leitura em inglês: foco no desenvolvimento da compreensão geral de textos. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos. 2008. Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula. |
21. | Júlia Lourenço. Linguasagem Revista Eletrônica de Popularização Científica em Ciências da Linguagem. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio à UFSCAR. 2008. Orientador: Roberto Leiser Baronas. |
22. | Keila Roberta Torezan. O resultado da (Inter) ação com o "outro" no processo de aquisição e desenvolvimento da escrita. (Graduação em Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Maria Isabel de Moura. |
23. | Leticia Rohrer Colleti. NIKETCHE, de Paulina Chiziane: uma escrita poética quot;cheia de prosaquot;. (Graduando em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Jorge Vicente Valentim. |
24. | Letícia Rohrer Colleti. NIKETCHE, de Paulina Chiziane: uma escrita poética quot;cheia de prosaquot;. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Jorge Vicente Valentim. |
25. | Luciana Montanheiro. O político na cena enunciativa atual: a relação entre línguas no mundo globalizado da mídia televisiva. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva. |
26. | Marcela Ferreira da Silva Santana. No encalço da contemporaneidade: um olhar para a narrativa brasileira da década de 90. (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008. Orientador: Rejane Cristina Rocha. |
27. | Maria Isabel C. de Matos Zattera. As múltiplas faces do herói Em Viva ao Povo Brasileiro de João Ubaldo Ribeiro como Marcas da Identidade Nacional. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Irene Zanette de Castañeda. |
28. | Marina Del Bianco Luppi. Cadê? A leitura sumiu! Reflexões sobre a leitura nas aulas de Lingua Portuguesa. (Graduação em Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Maria Isabel de Moura. |
29. | Marina Gimenez Parra. Traduzir ou transcriar Aura: questões linguísticas e literárias. (Graduação em Letras Espanhol Português) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Wilson Alves Bezerra. |
30. | Mariúcha Negrini Néri. FAPESP- Marcas da veridicção e subjetividade com base na semiótica greimasiana em textos midiáticos.. (Graduando em Letras) - Universidade Federal d e São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2008. Orientador: Irene Zanette de Castañeda. |
31. | Marília Achete Junqueira Garcia. O Político na Argumentação de um Processo de Injúria. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008. Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva. |
32. | Patrícia Regina Campi. Orientações metodológicas no ensino de produção de texto. (Graduando em Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Maria Isabel de Moura. |
33. | Renata Carreon. A constituição do ethos no discurso dos candidatos a prefeito de São Carlos: eleições 2008. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Roberto Leiser Baronas. |
34. | Renata de Oliveira Carreon. O político em São Carlos: um estudo das imagens de si no discurso dos candidatos a prefeito das eleições 2008. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2008. Orientador: Roberto Leiser Baronas. |
35. | Renata de Oliveira Carreon. A constituição do ethos no discurso dos candidatos a prefeito de São Carlos: eleições 2008. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2008. Orientador: Roberto Leiser Baronas. |
36. | Ricardo Gessner. A rarefação da realidade em Distraídos venceremos, de Paulo Leminski. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Wilton José Marques. |
37. | Roberta de Oliveira Guedes. A utilização da escrita nos livros didáticos para o ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: uma habilidade a analisar. (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro. |
38. | Roberta de Oliveira Guedes. O desenvolvimento de Aprendizes-Escritores em Língua Inglesa no Ensino Fundamental da Escola Pública mediante produção de textos. (Graduando em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro. |
39. | Roberta Soares Ribeiro. Um olhar crítico com relação à abordagem comunicativa e do enfoque por tarefas no ensino/aprendizagem de língua estrangeira: a análise de uma caso na aula de espanhol. (Graduação em Licenciatura Português / Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues. |
40. | Roberta Soares Ribeiro. Mulheres traidoras em Primo Basílio de Eça de Queiroz e a Cartomante de Machado de Assis. (Graduando em Letras) - Universidade Federal d e São Carlos, . 2008. Orientador: Irene Zanette de Castañeda. |
41. | Sandra Mônica do Nascimento. Ensino de Português. (Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Pró-reitoria de Graduação. 2008. Orientador: Maria Isabel de Moura. |
42. | Sara Naime Vidal Vital. Linguagem e relações de poder. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio à UFSCAR. 2008. Orientador: Roberto Leiser Baronas. |
43. | Valdete de Lima Ank Morais. As não-coincidências interlocutivas do dizer de sujeitos hispano-falantes em discursividades brasileiras: seus reflexos em formulações imaginárias. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Nelson Viana. |
44. | Vanessa de Lima Fernandes. DESENVOLVIMENTO DA LEITURA CRÍTICA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: ANÁLISE DO MATERIAL JORNAL SÃO PAULO FAZ ESCOLA. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Rita de Cassia Barbirato. |
45. | Vanessa de Lima Fernandes. Criticidade ou decodificação: uma investigação das concepções dos professores sobre a leitura. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Rita de Cassia Barbirato. |
46. | Vivian Barone. Concepções de professores de Letras sobre o papel das atividades na aquisição de LE. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008. Orientador: Rita de Cassia Barbirato. |
47. | Viviane Segatto Bataiola. Atividade de correção do texto: para além do normativismo linguístico. (Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Pró-reitoria de Graduação. 2008. Orientador: Maria Isabel de Moura. |
48. | Zenilde Nunes Batista. Estrutura linguística e informação: uma introdução à abordagem de Zellig S. Harris sobre os fenômenos da língua. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, . 2008. Orientador: Oto Araújo Vale. |
1. | Ana Luiza Pereira Bruno. A representação da mulher negra em dois textos de Machado de Assis (Leitura de Mariana e Sabina). (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007. Orientador: Wilton José Marques. |
2. | Ana Luiza Pereira Bruno. Palavras ao vento. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Wilton José Marques. |
3. | Bianca Cristina de Carvalho. Saberes da lingüística na escola: por um ensino ético-emancipatório do português. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Roberto Leiser Baronas. |
4. | CIBELE CECÍLIO DE FARIA ROZENFELD. CRENÇAS SOBRE UMA LÍNGUA E CULTURA-ALVO (ALEMÃ) EM DIMENSÃO INTERCULTURAL DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Nelson Viana. |
5. | Cintia Maria Trindade. Estudo dos aspectos simbólicos e míticos da figura do curinga e sua relação com o jogo entre ficção e realidade. Iniciação Científica - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Irene Zanette de Castañeda. |
6. | Claudia Freitas Reis. Portunhol: a argumentação no processo de subjetivação e a construção da identidade. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva. |
7. | Cristiane Campos Gonella. A relação entre motivação e material didático em contexto público de ensino. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro. |
8. | Daniela Ferreira de Mattos. A redação da definição terminológica: subsídios para o desenvolvimento do Dicionário-Piloto da Nanociência e Nanotecnologia. Iniciação Científica - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007. Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida. |
9. | Danuza Américo Felipe. El gaucho Martín Fierro: história, literatura e mito. (Graduação em Letras Espanhol Português) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Wilson Alves Bezerra. |
10. | Dayse Simon Landim de Souza. Aspectos conceituais e lingüísticos da definição terminológica. Descrição e proposta de sistematização. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2007. Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida. |
11. | Deborah Nathalia Silva de Jesus. A seleção do vocabulário para materiais de ensino de inglês para fins específicos. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos. 2007. Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula. |
12. | Deborah Nathalia Silva de Jesus. Procedimentos de correção no processo de ensino e aprendizagem de textos escritos. (Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Pró-reitoria de Graduação. 2007. Orientador: Maria Isabel de Moura. |
13. | Deni Yuzo Kasama. Estruturação do Conhecimento e Relações Semânticas: uma ontologia para o domínio da Nanociência e Nanotecnologia. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2007. Supervisor: Gladis Maria de Barcellos Almeida. |
14. | Denise Elaine Emídio. O Processo de Conscientização do Professor de LI Pré-Serviço sobre as Especificidades de se Aprender Línguas para Ensinar. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro. |
15. | Eliane Cristina Lopes Marcheti. A oralidade e a aquisição lexical nas séries iniciais do ensino fundamental. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Marilia Blundi Onofre. |
16. | Gabriela Rossetti. Inglês no ensino médio da escola pública: existe um material didático adequado?. (Graduando em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro. |
17. | Jacqueline Aparecida de Souza. Tipologia de traços lingüísticos do português do Brails os séculos XVI, XVII e XVIII: uma proposta para a classificação automática de gêneros textuais. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2007. Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida. |
18. | Jacqueline Jorente. Enunciação lingüística e ensino: o léxico na produção de texto. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2007. Orientador: Marilia Blundi Onofre. |
19. | Joel Sossai Coleti. A definição terminológica no Dicionário-Piloto da Nanociência e Nanotecnologia. Iniciação Científica - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2007. Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida. |
20. | José Roberto Cestarioli Júnior. Uma Atmosfera Fantástica nos Trópicos: O Fantástico de Poe e a selva quiroguiana. (Graduando em Letras Espanhol Português) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Wilson Alves Bezerra. |
21. | Letícia Rohrer Colleti. Levantamento de acervo referente às literaturas e culturas dos países africanos de língua oficial portuguesa e afro-brasileiras para auxílio e aplicação no processo de ensino/aprendizagem e na realização de pequisas nessas áreas. (Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, UFSCar/ProGrad. 2007. Orientador: Jorge Vicente Valentim. |
22. | LUÍS FELIPE PEREIRA DOS SANTOS DONADIO. ?Content-Based Instruction para Professores Pré-Serviço: uma análise da problemática do processo de avaliação?. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2007. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro. |
23. | Lídia Helena Falavigna. A prática da reescrita no processo de ensino/aprendizagem de língua portuguesa. (Graduando em Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Programa PUIC. 2007. Orientador: Maria Isabel de Moura. |
24. | Mara Andresa Ré. O ato de contar histórias como recursos didáticos no aprendizado de Literatura. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Irene Zanette de Castañeda. |
25. | Marcela Codognatto Canassa. Designação e argumentação em uma ação popular da cidade de São Carlos. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva. |
26. | Marcela Codognatto Canassa. Designação e Argumentação em uma Ação Popular na Cidade de São Carlos. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva. |
27. | Maria Fernanda Faccipieri. A Argumentação e o Político no Texto Jurídico: A Imprensa numa Ação Indenizatória. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2007. Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva. |
28. | Mariana Ribeiro de Carvalho. Estudo sobre as produções de texto de alunos do ensino fundamental: a influência da internet. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida. |
29. | Marilena Inácio de Souza. A mão (in)visível do neoliberalimo na língua: índices de tendências discursivas no português brasileiro contemporâneo. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2007. Orientador: Roberto Leiser Baronas. |
30. | Marina Del Bianco Luppi. Uma crítica à burguesia Portuguesa no romance A Sibila de Augustina Bessa. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Irene Zanette de Castañeda. |
31. | Marília Fernandes. Simultaneidade de nomes, tempos e espaços em Cien años de soledad de Gabriel García Márquez. (Graduação em Letras Espanhol Português) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Wilson Alves Bezerra. |
32. | Parla Camila dos Reis de Souza. Aquisição de entradas para um dicionário eletrônico da língua latina. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007. Orientador: Oto Araújo Vale. |
33. | Rejane Centurion Gambarra e Gomes. O político na língua: um olhar discursivo sobre a sufixação. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2007. Orientador: Roberto Leiser Baronas. |
34. | SANDRA MARI KANEKO MARQUES. DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO DE DIÁRIOS DIALOGADOS DE APRENDIZAGEM. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Nelson Viana. |
1. | Amanda Luzia da Silva. A construção da identidade do negro na Cuba pós-colonial através da. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006. Orientador: Gladys Viviana GELADO. |
2. | Amanda Pontes Rassi. Análise da acepções do verbo fazer em dicionários de língua portuguesa. (Graduação em Bacharelado em Língua Portuguesa e Lingüística) - Universidade Federal de Goiás, . 2006. Orientador: Oto Araújo Vale. |
3. | Ana Julia dos Santos Rani. A representação da mulher negra numa novela romântica (Leitura de Lucinda, de Joaquim Manuel de Macedo). (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006. Orientador: Wilton José Marques. |
4. | Bruna Quartarola. quot;A metáfora social na poesia de Chico Buarquequot;. (Graduação em Letras) - Universidade Gama Filho, . 2006. Orientador: Jorge Vicente Valentim. |
5. | Bruno Colla. A poesia na revista Guanabara (1849-1856). (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006. Orientador: Wilton José Marques. |
6. | Bruno Colla. A poesia lírica na revista Guanabara (1849-1856). (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2006. Orientador: Wilton José Marques. |
7. | Cintia Maria Trindade. Estudo dos aspectos simbólicos e míticos da figura do curinga e sua relaçãp com o jogo entre ficção e realidade.. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006. Orientador: Irene Zanette de Castañeda. |
8. | Claire Elisa Pablos Pinto. A definição terminológica no Dicionário de Fisioterapia: termos relativos a Técnicas e Recursos Terapêuticos. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2006. Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida. |
9. | Célia Jorge Nagib. A IMPORTÂNCIA DA TEORIZAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: CONSIDERAÇÕES GERAIS E ANÁLISE DO IDEÁRIO E DE PERCEPÇÕES SOBRE A PRÁTICA DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Inglesa) - Centro Universitário UNIFEOB, . 2006. Orientador: Nelson Viana. |
10. | Daniela Ferreira de Mattos. Terminologia em português da Nanociência e Nanotecnologia: confecção de corpus e de base terminológica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006. Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida. |
11. | Daniela Terenzi. A aplicabilidade do material didático autêntico para o ensino de inglês em função do contexto e dos recursos (in) disponíveis na escola pública.. (Graduando em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2006. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro. |
12. | Danilo Gustavo da Silva. O grotesco e o sublime em Álvares de Azevedo (Leitura de Noite na taverna). (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006. Orientador: Wilton José Marques. |
13. | Dayse Simon Landim de Souza. A definição terminológica no Dicionário de Revestimento Cerâmico: termos relativos a ?Tipos de Ensaio?. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006. Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida. |
14. | Deborah Nathalia Silva de Jesus. A atividade de reescrita e o texto. (Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Pró-reitoria de Graduação. 2006. Orientador: Maria Isabel de Moura. |
15. | Douglas Henriques Perez Pino. Os termos e seus significados no universo da Fisioterapia: a redação da definição terminológica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2006. Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida. |
16. | EVÂNIA GEREMIAS MANÇANO. RETROSPECÇÃO E PROSPECÇAO: UM EXERCÍCIO DE REFLEXÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Inglesa) - Centro Universitário UNIFEOB, . 2006. Orientador: Nelson Viana. |
17. | Gabriel Leopoldino dos Santos. Argumentação e o movimento de Línguas na Universidade Nacional de Entre Rios-Argentina: o político e a política de Línguas. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006. Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva. |
18. | Glauco Ortega Fernandes. Crônicas de Fernão Lopes: Além da História. Iniciação Científica - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006. Orientador: Irene Zanette de Castañeda. |
19. | Hebe Mello. A gramática no ensino médio: uma proposta alternativa de ensino-aprendizagem. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia de Ensino de Língua Inglesa) - Universidade Braz Cubas, . 2006. Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula. |
20. | Heloísa de aquino. Textos literários em prosa:mensagens educativas ou vazias de cpmpromissos com a educação de crianças de1ª e 4ª séries Treinamento. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006. Orientador: Irene Zanette de Castañeda. |
21. | Hemileine Castanheira Constantino. A derrisão no gênero discursivo charge política. (Graduando em Curso de Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso. 2006. Orientador: Roberto Leiser Baronas. |
22. | Hemileine Constantino. A derrisão no gênero charge eletrônica. (Graduação em Curso de Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso, . 2006. Orientador: Roberto Leiser Baronas. |
23. | Jaqueline Castilho Machuca. A hora da estrela: Os ganhos e as perdas na adaptação do romance de Clarice Lispector para o filme de Suzana Amaral. Iniciação Científica - Universidade Federal de São Carlos, . 2006. Orientador: Irene Zanette de Castañeda. |
24. | Jaqueline Castilho Machuca. A Hora da estrela: Os ganhos e as perdas na adaptação do romance de Clarice Lispectos para o filme de Suzana Amaral. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006. Orientador: Irene Zanette de Castañeda. |
25. | Joel Sossai Coleti. Elaboração de corpus e de base definicional: subsídios para o desenvolvimento de um dicionário-piloto de Nanociência e Nanotecnologia. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006. Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida. |
26. | Jose Prudenciano Carrijo de Souza. Breves considerações sobre a derrisão no discurso político. (Graduação em Curso de Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso, . 2006. Orientador: Roberto Leiser Baronas. |
27. | JUCENEI DO CARMO FRANÇA SOUTTO MAYOR. A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: O PAPEL DE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Inglesa) - Centro Universitário UNIFEOB, . 2006. Orientador: Nelson Viana. |
28. | Jéssica Malhone Guerra, Guilherme Veríssimo. São Carlos a caminho do espanhol: um estudo sobre abordagens e metodologias nos livros didáticos. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006. Orientador: Hélade Scutti Santos. |
29. | Júlio Cezar Bastoni da Silva. O Cortiço e os limites do romance experimental. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2006. Orientador: Wilton José Marques. |
30. | Loiva Willers. Plurilingüismo brasileiro: as línguas indígenas no Mato Grosso. (Graduação em Curso de Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso, . 2006. Orientador: Roberto Leiser Baronas. |
31. | Luciana Montanheiro. A Argumentação no Espaço de Enunciação em movimento. A relação do Inglês com o Português nas Vinhetas e Slogans nas Rádios de São Carlos. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006. Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva. |
32. | Marcela Piccirillo. Processo de subjetivação na fase de aquisição da língua escrita. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006. Orientador: Marilia Blundi Onofre. |
33. | Marcelo Silvestrin Siqueri. Caricaturas políticas e derrisão. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, . 2006. Orientador: Roberto Leiser Baronas. |
34. | Marcia de Freitas Bastos. "Ensino de espanhol para crianças de 5 anos para uma EMEI de São Carlos". Orientação de outra natureza - Faculdades Integradas de São Carlos, . 2006. Orientador: Hélade Scutti Santos. |
35. | Maria Cristina Morais Carvalho. Preliminares para uma tipologia das expressões cristalizadas construidas com o verbo ter. (Graduação em Bacharelado em Língua Portuguesa e Lingüística) - Universidade Federal de Goiás, . 2006. Orientador: Oto Araújo Vale. |
36. | Maria Fernanda Faccipieri. Argumentação e relação entre língua nos jornais da imprensa de São Carlos. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006. Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva. |
37. | Maria Lucia David Dias Correa. Práticas de linguagem no ensino fundamental - um breve estudo de caso. (Graduação em Curso de Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso, . 2006. Orientador: Roberto Leiser Baronas. |
38. | Natália Gonçalves de Souza Santos. O grotesco e o sublime em Álvares de Azevedo (Leitura de. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006. Orientador: Wilton José Marques. |
39. | RICARDO MOUTINHO RODRIGUES DA SILVA. O EFEITO RETROATIVO DO CELPE-BRAS NA CULTURA DE APRENDER DE CANDIDATOS AO EXAME. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006. Orientador: Nelson Viana. |
40. | Rosicléia Marques de Souza. Charges impressas derrisão: limites entre o humor e a violência politicamente correta. (Graduando em Curso de Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006. Orientador: Roberto Leiser Baronas. |
41. | Silvana Cristina Johann. A construção do eu pela língua do outro: a língua alemã em Alto Taquari Mato Grosso. (Graduação em Curso de Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso, . 2006. Orientador: Roberto Leiser Baronas. |
42. | Simone Cristina Mussio. As diferentes construções lingüísticas em textos publicitários. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006. Orientador: Marilia Blundi Onofre. |
43. | Solange Bazzon. Terminologia da indústria de artefatos de borracha: proposta de um vocabulário. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006. Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida. |
44. | Zenilde Nunes Batista. Expressões cristalizadas de matriz comparativa. (Graduação em Bacharelado em Língua Portuguesa e Lingüística) - Universidade Federal de Goiás, . 2006. Orientador: Oto Araújo Vale. |
45. | Érika Athiê. A Química da língua inglesa: um estudo sobre as crenças dos alunos do curso técnico em Química sobre a leitura em LI. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia de Ensino de Língua Inglesa) - Universidade Braz Cubas, . 2006. Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula. |
1. | Cíntia Alves da Silva. A interpretação na prática de ensino: uma abordagem enunciativa do texto poético. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2005. Orientador: Marilia Blundi Onofre. |
2. | Daniela Terenzi. O papel dos cursos de extensão na formação do professor de inglês como língua estrangeira em relação à autonomia para a escolha e/ou a confecção de material didático.. (Graduando em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro. |
3. | Dayse Simon Landim de Souza. Traços e relações conceituais na definição terminológica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2005. Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida. |
4. | Douglas Henriques Perez Pino. A definição terminológica no Dicionário de Fisioterapia: termos relativos a Testes e Medidas. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2005. Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida. |
5. | Débora Maria de Carvalho Jataí. Por uma literatura menor: a reconstrução da identidade mexicana nas crônicas de. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2005. Orientador: Gladys Viviana GELADO. |
6. | Glauco Fernandes. Crônicas de Fernão Lopes: Além da História.. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2005. Orientador: Irene Zanette de Castañeda. |
7. | Glauco Ortega Fernandes. Crônicas de Fernão Lopes: Além da História. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2005. Orientador: Irene Zanette de Castañeda. |
8. | Karina Alessandra de Almeida Melo. Espanhol para crianças não-alfabetizadas: desafios e descobertas. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005. Orientador: Hélade Scutti Santos. |
9. | Kátia Silene Grabriele. Esses poetas: A diversidade poética, as múltiplas vozes culturais e suas técnicas. Iniciação Científica - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2005. Orientador: Irene Zanette de Castañeda. |
10. | Letícia Rohrer Colleti. Levantamento de quot;corpusquot; do cinema latino-americano contemporâneo para aplicação no ensino/aprendizagem do E/LE e de literatura e cultura latino-americanas. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional da UFSCar. 2005. Orientador: Gladys Viviana GELADO. |
11. | Marcela Piccirillo. Levantamento de quot;corpusquot; de música popular para aplicação no ensino/aprendizagem do Espanhol/Língua Estrangeira. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional da UFSCar. 2005. Orientador: Gladys Viviana GELADO. |
12. | Marcos Fabri. Peripécias do tempo na contística de Alejo Carpentier. Iniciação Científica - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2005. Orientador: Gladys Viviana GELADO. |
13. | Marília Fernandes. Peripécias do tempo na contística de Alejo Carpentier. Iniciação Científica - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2005. Orientador: Gladys Viviana GELADO. |
14. | Milena Ribeiro Silveira. A reescrita como meio de construção do sujeito escritor. (Graduando em Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2005. Orientador: Maria Isabel de Moura. |
15. | PATRICIA DE OLIVEIRA LUCAS. INTERESSES E CRENCAS DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NA PROCESSO DE ENSINO. (Graduando em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2005. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro. |
16. | Paula Sanz Caldú. O Material Desenvolvido para Falante Nativo como Recurso de Ensino/aprendizagem de LE para alunos do Ensino Fundamental Público.. (Graduando em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2005. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro. |
1. | Ana Cláudia Gigliotti. Monitoria em Língua espanhola. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional da UFSCar. 2004. Orientador: Gladys Viviana GELADO. |
2. | Cláudia Jotto Kawachi. A música como recurso para elaboração de material didático-pedagógico em um curso de inglês para vestibulandos. (Graduando em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2004. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro. |
3. | Dayse Simon Landim de Souza. A definição terminológica no dicionário Monolíngüe de Revestimento Cerâmico. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2004. Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida. |
4. | Débora Maria de Carvalho Jataí. Monitoria em Língua Espanhola. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, . 2004. Orientador: Gladys Viviana GELADO. |
5. | Guilherme Veríssimo de Oliveira. Monitoria em Literatura hispano-americana. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional da UFSCar. 2004. Orientador: Gladys Viviana GELADO. |
6. | Ivan Pereira de Souza. Sistematização terminológica da área de Revestimento Cerâmico: subsídios para a elaboração de um dicionário especializado. FAPESP (proc. no. 02/00797-1). (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2004. Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida. |
7. | Jaqueline Castilho Machuca. As narrativas para crianças e adolescentes. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, . 2004. Orientador: Irene Zanette de Castañeda. |
8. | Karina Magno Brazorotto. Literatura e imprensa na Buenos Aires do início do século XX: Quiroga ensina a ser um. (Graduando em Letras Espanhol Português) - Universidade Federal de São Carlos, . 2004. Orientador: Wilson Alves Bezerra. |
9. | Kátia Silene Gabriele. A Diversidade Poética e as Múltiplas Vozes Sócioculturais nas Poesias dos Anos 90. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2004. Orientador: Irene Zanette de Castañeda. |
10. | Leandro Henrique Mendonça de Oliveira. Arquitetura computacional lingüisticamente motivada para a criação de produtos terminológicos em um Ambiente Web Colaborativo. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo, . 2004. Supervisor: Gladis Maria de Barcellos Almeida. |
11. | Leandro Ubaldo Singh. Oficina de produção oral em língua espanhola. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Organização de Estados Ibero Americanos. 2004. Orientador: Gladys Viviana GELADO. |
12. | Luciana Impocetto Marcheti. Novas tecnologias: possibilidades extendidas ao professor de inglês da rede pública como recurso para produção de material didático. (Graduando em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2004. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro. |
13. | Luciana Nogueira. Argumentação e acontecimento nas palavras de ordem. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2004. Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva. |
14. | Luciana Pissolato de Oliveira. A definição terminológica: subsídios para a elaboração do Dicionário Monolíngüe de Fisioterapia (processo FAPESP 02/14191-8). (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2004. Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida. |
15. | Maria Fernanda Faccipieri. Implícito e Pressuposição: a argumentação em textos jornalísticos. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2004. Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva. |
16. | Milena Ribeiro Silveira. A reescrita no processo de produção de textos. (Graduando em Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2004. Orientador: Maria Isabel de Moura. |
17. | Miriam Yukiko Ito. Monitoria em Língua espanhola. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, . 2004. Orientador: Gladys Viviana GELADO. |
18. | Priscila Peripato. Ler e significar o mundo pela linguagem: o foco no texto. FAPESP (proc. no. 02/05415-0). (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2004. Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida. |
19. | Sing Midori. Monitoria em Língua Espanhola. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, . 2004. Orientador: Gladys Viviana GELADO. |
20. | Thaís Calache. Rede semântica: a palavra povo e seu entorno (processo FAPESP 02/14192-4). (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2004. Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida. |
21. | Vanessa Aparecida Caleiro Ogata. Análise conceitual do domínio da Fisioterapia: subsídios para a redação da definição terminológica (processo 04/07555-9). (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2004. Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida. |
1. | Carolina de Paula Machado. ?Argumentação e Enunciação: o preconceito nas relações imaginárias e na hierarquização da direção de sentidos?. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2003. Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva. |
2. | Claudiane Biazoli. Textualidade e Argumentação: análise da conjunção embora como fato discursivo. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003. Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva. |
3. | Crislaine de Oliveira. As faces da bruxa na Literatura Infantil. (Graduando em Biblioteconomia e Ciência da Informação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2003. Orientador: Irene Zanette de Castañeda. |
4. | Daniela Matos Pinheiro. Argumentação e Interdiscursividade: um estudo do. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2003. Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva. |
5. | Eula Cachoeira. Erro lingüístico ou indício de mudança. (Graduando em Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2003. Orientador: Maria Isabel de Moura. |
6. | Gilberto Egydio dos Santos Júnior. As palavras no cinema. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Pro-reitoria de extensão da Universidade Fed de São Carlos. 2003. Orientador: Nelson Viana. |
7. | Karina de Almeida Melo. Monitoria em Língua Espanhola. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional da UFSCar. 2003. Orientador: Gladys Viviana GELADO. |
8. | Luis Horácio Geribello. Marcas da prostituição na Literatura Brasileira Contemporânea. (Graduando em Biblioteconomia e Ciência da Informação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2003. Orientador: Irene Zanette de Castañeda. |
9. | LUIZ FELIPE PEREIRA DOS SANTOS DONADIO. A pesquisa sobre formação de professores de língua inglesa no período 2003-2014, reformulações curriculares e suas (possíveis) relações com as resoluções governamentais. Tese (Doutorado em Linguistica) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003. Orientador: Nelson Viana. |
10. | Marcelo Fila Pecenin. Pequena enciclopédia de futebol para asiáticos. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2003. Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida. |
11. | Tânia Mara da Silva. Argumentação e Textualidade: Um estudo do 'mas' como fato discursivo em textos jornalísticos. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2003. Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva. |
12. | Vanessa Ogata. Elaboração dos dossiês terminológicos: subsídios para a implementação do Glossário Monolíngüe de Fisioterapia. (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2003. Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida. |
1. | Aline Maria Pacífico Manfrin. Glossário de revestimento cerâmico. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2002. Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida. |
2. | Fabiano Bernardes de Toledo e Sandra Mari Kaneko. Inglês para Adolescentes Coreanos. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2002. Orientador: Nelson Viana. |
3. | RAÚL VÍCTOR GÓMEZ. AULAS PRÁTICAS DE LÍNGUA E LITERATURA ESPANHOLA. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Agencia Española de Cooperación Internacional. 2002. Orientador: Gladys Viviana GELADO. |
4. | Ricardo Moutinho Rodrigues da Silva. Português para Adolescentes Coreanos. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2002. Orientador: Nelson Viana. |
5. | Solange Christiane Gonzalez Barros. A relevância da articulação entre gramática e produção/interpretação de texto para o ensino/aprendizado de língua/linguagem. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2002. Orientador: Marilia Blundi Onofre. |
1. | Adriana Maria D'Arezzo Pessente. Intersecção entre as narrativas míticas de Macunaíma e as de O Cru e o Cozido de Levi-Strauss. (Graduando em Biblioteconomia e Ciência da Informação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2001. Orientador: Irene Zanette de Castañeda. |
2. | André Luiz Covre. Salas de bate-papo na Internet: uma análise do texto conversacional (2001-2002). (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2001. Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida. |
3. | Claudiane Antonia Biazoli. Argumentação e textualidade - efeito de argumentação com a conjunção embora: a restrição na progressão textual. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2001. Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva. |
4. | Clesner Alexandre Menegoli. A coesão e a coerência em narrativas de alunos universitários. (Graduando em Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2001. Orientador: Maria Isabel de Moura. |
5. | JUNCAL LARREA PURAS. AULAS PRÁTICAS DE LÍNGUA E LITERATURA ESPANHOLA. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Agencia Española de Cooperación Internacional. 2001. Orientador: Gladys Viviana GELADO. |
6. | LILIAN ESTEVES. PROGRAMA DE INTERCÂMBIO E MOBILIDADE ACADÊMICA - AUGM. Orientação de outra natureza - Universidad Nacional de Entre Ríos, Organização de Estados Ibero Americanos. 2001. Orientador: Gladys Viviana GELADO. |
7. | Paula Ditulio. Argumentação e textualidade: um estudo do ou como fato discursivo em salas de bate-papo da internet. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2001. Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva. |
8. | Paula Ditulio. Um estudo do ou como operador argumentativo em textos de sala de bate-papo na internet. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2001. Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva. |
9. | Regina Estela Massarente Pereira. Monitoria em Língua Espanhola. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional da UFSCar. 2001. Orientador: Gladys Viviana GELADO. |
1. | Ana Cláudia Nascimento. Argumentação e Textualidade: Um Estudo da Conjunção Mas Como Fato Discursivo. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2000. Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva. |
2. | André Luiz Covre. Português para Adolescentes Coreanos. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2000. Orientador: Nelson Viana. |
3. | Eliana de Nigris. A História deflagrada por meio de marcas lingüísticas: pós 45. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2000. Orientador: Marilia Blundi Onofre. |
4. | ENRIQUE RAFFÍN. PROGRAMA DE INTERCÂMBIO E MOBILIDADE ACADÊMICA - AUGM. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Organização de Estados Ibero Americanos. 2000. Orientador: Gladys Viviana GELADO. |
5. | Juliana Sancho Santos. O papel dos deuses da mitologia Greco-Latina em conciliação com o Cristianismo em Os Lusíadas. (Graduando em Biblioteconomia e Ciência da Informação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2000. Orientador: Irene Zanette de Castañeda. |
6. | Ronaldo Santana Turquez. Português para Adolescentes Coreanos. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2000. Orientador: Nelson Viana. |
7. | Teresa Lenzano Castells. Monitoria em Língua espanhola. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional da UFSCar. 2000. Orientador: Gladys Viviana GELADO. |
1. | Ana Cláudia Nascimento. A conjunção 'mas' e a progressão textual. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1999. Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva. |
2. | Cristiane de Cassia Pereira. Literatura e Natureza na Obra de Eça de Queiróz. (Graduando em Biblioteconomia e Ciência da Informação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1999. Orientador: Irene Zanette de Castañeda. |
3. | GEMMA DE CABO PÉREZ. AULAS PRÁTICAS DE LÍNGUA E LITERATURA ESPANHOLA. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Agencia Española de Cooperación Internacional. 1999. Orientador: Gladys Viviana GELADO. |
1. | Lígia Costa Fontes. Monitoria em Língua espanhola. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional da UFSCar. 1998. Orientador: Gladys Viviana GELADO. |
2. | Érika Michela Carlos. Monitoria em Língua espanhola. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional da UFSCar. 1998. Orientador: Gladys Viviana GELADO. |
1. | Ana María Sánchez Sánchez. Aulas práticas de língua espanhola. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Agencia Española de Cooperación Internacional. 1997. Orientador: Gladys Viviana GELADO. |
2. | Itaniara Veloso Teixeira. Mário de Andrade: a criação poética e a missão social do artista. (Graduando em Abi - Letras) - Universidade Federal de Viçosa, . 1997. Orientador: Maria Lucia Outeiro Fernandes. |
3. | Norma Suelly Carvalho da Cruz. O infante e a morte - subsídios para uma leitura existencialista da Literatura Infantil. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1997. Orientador: Maria Lucia Outeiro Fernandes. |
4. | Roseane Maria Ferreira. Estética e utilitarismo: um estudo da produção literária juvenil de 1997. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 1997. Orientador: Maria Lucia Outeiro Fernandes. |
1. | Carmem Lúcia Machado Campos. A aplicação dos elementos da teoria semiótica na fábula O Rato do Campo e o Rato da Cidade.. (Aperfeiçoamento/Especialização em A Construção da Língua do Tempo do Espaço) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 1996. Orientador: Djanira Soares de Oliveira e Almeida. |
2. | Lázara Aparecida Damasceno. Caetano Veloso: uma proposta política.. (Aperfeiçoamento/Especialização em A Construção da Língua do Tempo do Espaço) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 1996. Orientador: Djanira Soares de Oliveira e Almeida. |
3. | Maria Elisabete Ewbank e Rosa Pioltine Andrade. A gramática aplicada no texto na quarta e quinta séries do primeiro Grau.. (Aperfeiçoamento/Especialização em A Construção da Língua do Tempo do Espaço) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 1996. Orientador: Djanira Soares de Oliveira e Almeida. |
4. | Maria Madalena Borges Gutierre. Língua portuguesa no Brasil: diversidade preconceito e ensino.. (Aperfeiçoamento/Especialização em A Construção da Língua do Tempo do Espaço) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 1996. Orientador: Djanira Soares de Oliveira e Almeida. |
5. | Márcia de Carvalho Gatti e Paula Assunta do Prado. Ler e escrever: um desafio para as crianças de classe baixa. (Aperfeiçoamento/Especialização em A Construção da Língua do Tempo do Espaço) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 1996. Orientador: Djanira Soares de Oliveira e Almeida. |
6. | Rutinéia Cristina Martins. O ensino de História e a construção de conceitos no primeiro grau. (Graduação em História) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 1996. Orientador: Djanira Soares de Oliveira e Almeida. |
7. | Sheila Fernandes Pimenta e Oliveira. A manifestação da ideologia dominante difundida através das linguagens verbal e visual e exemplificada pelas propagandas de diversos meios de comunicação de massa.. (Aperfeiçoamento/Especialização em A Construção da Língua do Tempo do Espaço) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 1996. Orientador: Djanira Soares de Oliveira e Almeida. |
8. | Sueli Santos e Silva. A análise de materiais didáticos da leitura e da escrita e da escrita. (Aperfeiçoamento/Especialização em A Construção da Língua do Tempo do Espaço) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 1996. Orientador: Djanira Soares de Oliveira e Almeida. |
9. | Vanderléia Jane de Oliveira. A análise de materiais didáticos na alfabetização científica. (Aperfeiçoamento/Especialização em A Construção da Língua do Tempo do Espaço) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 1996. Orientador: Djanira Soares de Oliveira e Almeida. |
10. | Élita Veríssimo de Artiballe Ribeiro. Iniciação a Literatura Infantil: o papel de pais e professores. (Aperfeiçoamento/Especialização em A Construção da Língua do Tempo do Espaço) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 1996. Orientador: Djanira Soares de Oliveira e Almeida. |
1. | Eduardo Sinkevisque. Discurso e metáfora. (Graduando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1992. Orientador: Sumiko Nishitani Ikeda. |
Data de processamento: 12/10/2020 19:46:32