Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Letras (DL)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Total de orientações concluídas


Número total de itens: 1239
Página: 1  2  

2009

48.   Mariana Barbieri Montoanelli. A mulher na China: O passado Mítico. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Irene Zanette de Castañeda.
49.   Marília Valencise Magri. Efeitos de verdade, ethos e relaçãoes de poder no discurso jurídico. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
50.   Milena Borges de Moraes. Discurso(s) do(s) outro(s) na imagem de si: um estudo discursivo dos textos didáticos destinados à formação de formadores indígenas. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
51.   Mário Pontieri. Representações das prostitutas na Literatura de Cordel: Uma visão do mundo nordestino. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Irene Zanette de Castañeda.
52.   Naiara Mangino Cardoso. A suspensão de sentido e o afastamento da cultura no universo narrativo de Guimarães Rosa. (Graduação em Letras Espanhol Português) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Wilson Alves Bezerra.
53.   Natália Gonçalves de Souza Santos. Os Estudos Literários de Álvares de Azevedo: idéias críticas de um poeta. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Wilton José Marques.
54.   Olena Kovalek. A cultura no contexto da escola pública: uma análise sobre sua presença no material didático de LI. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Rita de Cassia Barbirato.
55.   Patrícia Regina Campi. Tú, vos, usted e você: uma análise dos pronomes de tratamento do espanhol em legendas no português brasileiro. (Graduação em Licenciatura Português / Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues.
56.   Pedro Guilherme Orzari Bombonato. Linguasagem - Revista Eletrônica de Popularização Científica em Ciências da Linguagem. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio à UFSCAR. 2009.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
57.   Renata Carreon. Linguasagem - Revista Eletrônica de Popularização Científica em Ciências da Linguagem. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio à UFSCAR. 2009.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
58.   Renata Carreon. Linguasagem - Revista Eletrônica de Popularização Científica em Ciências da Linguagem. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio à UFSCAR. 2009.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
59.   Renata Fernandes de Araújo. Representações das tradições orais em O homem que não podia olhar para trás, de Nelson Saúte. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Jorge Vicente Valentim.
60.   Ricardo Gessner. Prelúdios a uma poeticanálise linguistérica. (Graduação em Letras Espanhol Português) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Wilson Alves Bezerra.
61.   Ricardo Gessner. A rarefação da realidade em Distraídos venceremos, de Paulo Leminski. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Wilton José Marques.
62.   Roana Rodrigues. Bolsa Amarela: Um olhar para dentro do ser criança. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Irene Zanette de Castañeda.
63.   Scarlett Matteussi de Oliveira. Crenças sobre as competências necessárias a um professor de LE. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Rita de Cassia Barbirato.
64.   Sidnay Fernandes. Dizeres sobre a corrupção na mídia impressa brasileira: uma leitura discursiva. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
65.   Stéfano Grizzo Onofre. Deslocamentos enunciativos no texto literário e nas produções textuais escolares: relações fronteiriças. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Marilia Blundi Onofre.
66.   Tadeu Paschoal de Paula. Violão de Rua: canto de um utopia romântica. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Wilton José Marques.
67.   Tânia Mara da Silva. Política de Línguas no Mercosul: o embate/relação entre o português, o espanhol e o guarani como línmguas oficiais do bloco. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva.
68.   Viviane Segatto Battaiola. "Por que 4 ou 5 e não 9 ou 10?" O diálogo das dissertações de vestibular de notas 4, 5, 9 e 10 estabelecidos com a coletânea presente no processo seletivo Ufscar 2009". (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Maria Isabel de Moura.
69.   Érika Karina de Oliveira. A música como recurso do aprendiz no proceso de aquisição de LE. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Rita de Cassia Barbirato.

2008

1.   Abner Oliveira dos Santos. Criação seccional, organização e consolidação de acervo referente às literaturas e culturas dos países africanos de língua oficial portuguesa para auxílio e aplicação no processo de ensino / aprendizagem e na realização de pesquisas da área.. (Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, UFSCar/ProGrad. 2008.
Orientador: Jorge Vicente Valentim.
2.   Amanda Pontes Rassi. Estatuto sintático-semântico do verbo fazer no português escrito do Brasil.. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, . 2008.
Orientador: Oto Araújo Vale.
3.   Ana Livia de Castro. O desejo em três contos de Julio Cortázar. (Graduação em Letras Espanhol Português) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Wilson Alves Bezerra.
4.   Ana Paula de Lima. REFLEXÕES ACERCA DA MOTIVAÇÃO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA AULA DE LÍNGUA INGLESA. (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.
5.   Bruna Stephani Sanches. O Hipotético Mito do Bom Selvagem Brasileiro em Iracema de José de Alencar. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Irene Zanette de Castañeda.
6.   Bruno Colla. O nacionalismo literário na revista Guanabara (1849-1856). (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Wilton José Marques.
7.   Carlos Rocha. Ressurreição e Memórias póstumas de Brás Cubas: possíveis diálogos entre narradores distintos. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2008.
Orientador: Wilton José Marques.
8.   Cristiane de Oliveira Miranda. Uma leitura discursiva do falar sobre o índio na mídia impressa contemporânea de Mato Grosso. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso. 2008.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
9.   Danuza Américo Felipe. O Ensino das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa para alunos da Ong Fonte, em Araraquara. (Graduando em Licenciatura em Letras) - PUIC / UFSCar, . 2008.
Orientador: Jorge Vicente Valentim.
10.   Deborah Nathalia Silva de Jesus. A construção de sentidos de textos em LE e o papel do vocabulário nesse processo: uma conversa com leitores. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula.
11.   Douglas Henrique Perez Pino. Aspectos semânticos da terminologia do biodiesel. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2008.
Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida.
12.   Eliane Tiyoko Nishimori Sato. O papel do conhecimento lexical na compreensão oral do filme. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Inglesa) - Universidade de Mogi das Cruzes, . 2008.
Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula.
13.   Fernando de Paula Alves. Elaboração de corpus e extração semi-automática de termos para o desenvolvimento da terminologia em português dos Biocombustíveis/Biodiesel. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2008.
Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida.
14.   Franco Baptista Sandanello. Os limites do impressionismo em O Ateneu, de Raul Pompéia. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Wilton José Marques.
15.   Fátima Catarina Fernandes. A alteração do nome de um transsexual: uma questão de identidade a partir da designação e da cena enunciativa em um processo jurídico no espaço enunciativo de São Carlos. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva.
16.   GUILHERME JOTTO KAWACHI. (Pré)Conceitos: Um Estudo Introdutório sobre Imagens Acerca da Cultura Norte-Americana no Processo de Ensino Aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Nelson Viana.
17.   Heloisa de Aquino. ANÁLISE DE TEMAS E FIGURAS SATÍRICAS NO TEATRO DE GIL VICENTE, COM BASE NA SEMIÓTICA GREIMASIANA. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Irene Zanette de Castañeda.
18.   Jaqueline Lopes. Especificidades do uso de inglês (LE) na área técnica empresarial: a relação entre necessidades, planejamento de curso e material didático. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.
19.   José Roberto Cestarioli Junior. Leitores prometeicos: o fantástico e o policial ou um caso sem vítimas. (Graduação em Letras Espanhol Português) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Wilson Alves Bezerra.
20.   Juliana Blanco. Produção de material para leitura em inglês: foco no desenvolvimento da compreensão geral de textos. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos. 2008.
Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula.
21.   Júlia Lourenço. Linguasagem Revista Eletrônica de Popularização Científica em Ciências da Linguagem. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio à UFSCAR. 2008.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
22.   Keila Roberta Torezan. O resultado da (Inter) ação com o "outro" no processo de aquisição e desenvolvimento da escrita. (Graduação em Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Maria Isabel de Moura.
23.   Leticia Rohrer Colleti. NIKETCHE, de Paulina Chiziane: uma escrita poética quot;cheia de prosaquot;. (Graduando em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Jorge Vicente Valentim.
24.   Letícia Rohrer Colleti. NIKETCHE, de Paulina Chiziane: uma escrita poética quot;cheia de prosaquot;. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Jorge Vicente Valentim.
25.   Luciana Montanheiro. O político na cena enunciativa atual: a relação entre línguas no mundo globalizado da mídia televisiva. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva.
26.   Marcela Ferreira da Silva Santana. No encalço da contemporaneidade: um olhar para a narrativa brasileira da década de 90. (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Rejane Cristina Rocha.
27.   Maria Isabel C. de Matos Zattera. As múltiplas faces do herói Em Viva ao Povo Brasileiro de João Ubaldo Ribeiro como Marcas da Identidade Nacional. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Irene Zanette de Castañeda.
28.   Marina Del Bianco Luppi. Cadê? A leitura sumiu! Reflexões sobre a leitura nas aulas de Lingua Portuguesa. (Graduação em Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Maria Isabel de Moura.
29.   Marina Gimenez Parra. Traduzir ou transcriar Aura: questões linguísticas e literárias. (Graduação em Letras Espanhol Português) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Wilson Alves Bezerra.
30.   Mariúcha Negrini Néri. FAPESP- Marcas da veridicção e subjetividade com base na semiótica greimasiana em textos midiáticos.. (Graduando em Letras) - Universidade Federal d e São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2008.
Orientador: Irene Zanette de Castañeda.
31.   Marília Achete Junqueira Garcia. O Político na Argumentação de um Processo de Injúria. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva.
32.   Patrícia Regina Campi. Orientações metodológicas no ensino de produção de texto. (Graduando em Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Maria Isabel de Moura.
33.   Renata Carreon. A constituição do ethos no discurso dos candidatos a prefeito de São Carlos: eleições 2008. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
34.   Renata de Oliveira Carreon. O político em São Carlos: um estudo das imagens de si no discurso dos candidatos a prefeito das eleições 2008. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2008.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
35.   Renata de Oliveira Carreon. A constituição do ethos no discurso dos candidatos a prefeito de São Carlos: eleições 2008. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2008.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
36.   Ricardo Gessner. A rarefação da realidade em Distraídos venceremos, de Paulo Leminski. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Wilton José Marques.
37.   Roberta de Oliveira Guedes. A utilização da escrita nos livros didáticos para o ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: uma habilidade a analisar. (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.
38.   Roberta de Oliveira Guedes. O desenvolvimento de Aprendizes-Escritores em Língua Inglesa no Ensino Fundamental da Escola Pública mediante produção de textos. (Graduando em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.
39.   Roberta Soares Ribeiro. Um olhar crítico com relação à abordagem comunicativa e do enfoque por tarefas no ensino/aprendizagem de língua estrangeira: a análise de uma caso na aula de espanhol. (Graduação em Licenciatura Português / Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues.
40.   Roberta Soares Ribeiro. Mulheres traidoras em Primo Basílio de Eça de Queiroz e a Cartomante de Machado de Assis. (Graduando em Letras) - Universidade Federal d e São Carlos, . 2008.
Orientador: Irene Zanette de Castañeda.
41.   Sandra Mônica do Nascimento. Ensino de Português. (Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Pró-reitoria de Graduação. 2008.
Orientador: Maria Isabel de Moura.
42.   Sara Naime Vidal Vital. Linguagem e relações de poder. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio à UFSCAR. 2008.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
43.   Valdete de Lima Ank Morais. As não-coincidências interlocutivas do dizer de sujeitos hispano-falantes em discursividades brasileiras: seus reflexos em formulações imaginárias. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Nelson Viana.
44.   Vanessa de Lima Fernandes. DESENVOLVIMENTO DA LEITURA CRÍTICA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: ANÁLISE DO MATERIAL JORNAL SÃO PAULO FAZ ESCOLA. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Rita de Cassia Barbirato.
45.   Vanessa de Lima Fernandes. Criticidade ou decodificação: uma investigação das concepções dos professores sobre a leitura. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Rita de Cassia Barbirato.
46.   Vivian Barone. Concepções de professores de Letras sobre o papel das atividades na aquisição de LE. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Rita de Cassia Barbirato.
47.   Viviane Segatto Bataiola. Atividade de correção do texto: para além do normativismo linguístico. (Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Pró-reitoria de Graduação. 2008.
Orientador: Maria Isabel de Moura.
48.   Zenilde Nunes Batista. Estrutura linguística e informação: uma introdução à abordagem de Zellig S. Harris sobre os fenômenos da língua. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, . 2008.
Orientador: Oto Araújo Vale.

2007

1.   Ana Luiza Pereira Bruno. A representação da mulher negra em dois textos de Machado de Assis (Leitura de Mariana e Sabina). (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007.
Orientador: Wilton José Marques.
2.   Ana Luiza Pereira Bruno. Palavras ao vento. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Wilton José Marques.
3.   Bianca Cristina de Carvalho. Saberes da lingüística na escola: por um ensino ético-emancipatório do português. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
4.   CIBELE CECÍLIO DE FARIA ROZENFELD. CRENÇAS SOBRE UMA LÍNGUA E CULTURA-ALVO (ALEMÃ) EM DIMENSÃO INTERCULTURAL DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Nelson Viana.
5.   Cintia Maria Trindade. Estudo dos aspectos simbólicos e míticos da figura do curinga e sua relação com o jogo entre ficção e realidade. Iniciação Científica - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Irene Zanette de Castañeda.
6.   Claudia Freitas Reis. Portunhol: a argumentação no processo de subjetivação e a construção da identidade. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva.
7.   Cristiane Campos Gonella. A relação entre motivação e material didático em contexto público de ensino. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.
8.   Daniela Ferreira de Mattos. A redação da definição terminológica: subsídios para o desenvolvimento do Dicionário-Piloto da Nanociência e Nanotecnologia. Iniciação Científica - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007.
Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida.
9.   Danuza Américo Felipe. El gaucho Martín Fierro: história, literatura e mito. (Graduação em Letras Espanhol Português) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Wilson Alves Bezerra.
10.   Dayse Simon Landim de Souza. Aspectos conceituais e lingüísticos da definição terminológica. Descrição e proposta de sistematização. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2007.
Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida.
11.   Deborah Nathalia Silva de Jesus. A seleção do vocabulário para materiais de ensino de inglês para fins específicos. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos. 2007.
Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula.
12.   Deborah Nathalia Silva de Jesus. Procedimentos de correção no processo de ensino e aprendizagem de textos escritos. (Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Pró-reitoria de Graduação. 2007.
Orientador: Maria Isabel de Moura.
13.   Deni Yuzo Kasama. Estruturação do Conhecimento e Relações Semânticas: uma ontologia para o domínio da Nanociência e Nanotecnologia. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2007.
Supervisor: Gladis Maria de Barcellos Almeida.
14.   Denise Elaine Emídio. O Processo de Conscientização do Professor de LI Pré-Serviço sobre as Especificidades de se Aprender Línguas para Ensinar. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.
15.   Eliane Cristina Lopes Marcheti. A oralidade e a aquisição lexical nas séries iniciais do ensino fundamental. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Marilia Blundi Onofre.
16.   Gabriela Rossetti. Inglês no ensino médio da escola pública: existe um material didático adequado?. (Graduando em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007.
Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.
17.   Jacqueline Aparecida de Souza. Tipologia de traços lingüísticos do português do Brails os séculos XVI, XVII e XVIII: uma proposta para a classificação automática de gêneros textuais. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2007.
Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida.
18.   Jacqueline Jorente. Enunciação lingüística e ensino: o léxico na produção de texto. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2007.
Orientador: Marilia Blundi Onofre.
19.   Joel Sossai Coleti. A definição terminológica no Dicionário-Piloto da Nanociência e Nanotecnologia. Iniciação Científica - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2007.
Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida.
20.   José Roberto Cestarioli Júnior. Uma Atmosfera Fantástica nos Trópicos: O Fantástico de Poe e a selva quiroguiana. (Graduando em Letras Espanhol Português) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Wilson Alves Bezerra.
21.   Letícia Rohrer Colleti. Levantamento de acervo referente às literaturas e culturas dos países africanos de língua oficial portuguesa e afro-brasileiras para auxílio e aplicação no processo de ensino/aprendizagem e na realização de pequisas nessas áreas. (Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, UFSCar/ProGrad. 2007.
Orientador: Jorge Vicente Valentim.
22.   LUÍS FELIPE PEREIRA DOS SANTOS DONADIO. ?Content-Based Instruction para Professores Pré-Serviço: uma análise da problemática do processo de avaliação?. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2007.
Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.
23.   Lídia Helena Falavigna. A prática da reescrita no processo de ensino/aprendizagem de língua portuguesa. (Graduando em Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Programa PUIC. 2007.
Orientador: Maria Isabel de Moura.
24.   Mara Andresa Ré. O ato de contar histórias como recursos didáticos no aprendizado de Literatura. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Irene Zanette de Castañeda.
25.   Marcela Codognatto Canassa. Designação e argumentação em uma ação popular da cidade de São Carlos. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva.
26.   Marcela Codognatto Canassa. Designação e Argumentação em uma Ação Popular na Cidade de São Carlos. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva.
27.   Maria Fernanda Faccipieri. A Argumentação e o Político no Texto Jurídico: A Imprensa numa Ação Indenizatória. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2007.
Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva.
28.   Mariana Ribeiro de Carvalho. Estudo sobre as produções de texto de alunos do ensino fundamental: a influência da internet. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida.
29.   Marilena Inácio de Souza. A mão (in)visível do neoliberalimo na língua: índices de tendências discursivas no português brasileiro contemporâneo. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2007.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
30.   Marina Del Bianco Luppi. Uma crítica à burguesia Portuguesa no romance A Sibila de Augustina Bessa. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Irene Zanette de Castañeda.
31.   Marília Fernandes. Simultaneidade de nomes, tempos e espaços em Cien años de soledad de Gabriel García Márquez. (Graduação em Letras Espanhol Português) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Wilson Alves Bezerra.
32.   Parla Camila dos Reis de Souza. Aquisição de entradas para um dicionário eletrônico da língua latina. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007.
Orientador: Oto Araújo Vale.
33.   Rejane Centurion Gambarra e Gomes. O político na língua: um olhar discursivo sobre a sufixação. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2007.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
34.   SANDRA MARI KANEKO MARQUES. DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO DE DIÁRIOS DIALOGADOS DE APRENDIZAGEM. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Nelson Viana.

2006

1.   Amanda Luzia da Silva. A construção da identidade do negro na Cuba pós-colonial através da. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006.
Orientador: Gladys Viviana GELADO.
2.   Amanda Pontes Rassi. Análise da acepções do verbo fazer em dicionários de língua portuguesa. (Graduação em Bacharelado em Língua Portuguesa e Lingüística) - Universidade Federal de Goiás, . 2006.
Orientador: Oto Araújo Vale.
3.   Ana Julia dos Santos Rani. A representação da mulher negra numa novela romântica (Leitura de Lucinda, de Joaquim Manuel de Macedo). (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006.
Orientador: Wilton José Marques.
4.   Bruna Quartarola. quot;A metáfora social na poesia de Chico Buarquequot;. (Graduação em Letras) - Universidade Gama Filho, . 2006.
Orientador: Jorge Vicente Valentim.
5.   Bruno Colla. A poesia na revista Guanabara (1849-1856). (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006.
Orientador: Wilton José Marques.
6.   Bruno Colla. A poesia lírica na revista Guanabara (1849-1856). (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2006.
Orientador: Wilton José Marques.
7.   Cintia Maria Trindade. Estudo dos aspectos simbólicos e míticos da figura do curinga e sua relaçãp com o jogo entre ficção e realidade.. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006.
Orientador: Irene Zanette de Castañeda.
8.   Claire Elisa Pablos Pinto. A definição terminológica no Dicionário de Fisioterapia: termos relativos a Técnicas e Recursos Terapêuticos. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2006.
Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida.
9.   Célia Jorge Nagib. A IMPORTÂNCIA DA TEORIZAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: CONSIDERAÇÕES GERAIS E ANÁLISE DO IDEÁRIO E DE PERCEPÇÕES SOBRE A PRÁTICA DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Inglesa) - Centro Universitário UNIFEOB, . 2006.
Orientador: Nelson Viana.
10.   Daniela Ferreira de Mattos. Terminologia em português da Nanociência e Nanotecnologia: confecção de corpus e de base terminológica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006.
Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida.
11.   Daniela Terenzi. A aplicabilidade do material didático autêntico para o ensino de inglês em função do contexto e dos recursos (in) disponíveis na escola pública.. (Graduando em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2006.
Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.
12.   Danilo Gustavo da Silva. O grotesco e o sublime em Álvares de Azevedo (Leitura de Noite na taverna). (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006.
Orientador: Wilton José Marques.
13.   Dayse Simon Landim de Souza. A definição terminológica no Dicionário de Revestimento Cerâmico: termos relativos a ?Tipos de Ensaio?. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006.
Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida.
14.   Deborah Nathalia Silva de Jesus. A atividade de reescrita e o texto. (Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Pró-reitoria de Graduação. 2006.
Orientador: Maria Isabel de Moura.
15.   Douglas Henriques Perez Pino. Os termos e seus significados no universo da Fisioterapia: a redação da definição terminológica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2006.
Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida.
16.   EVÂNIA GEREMIAS MANÇANO. RETROSPECÇÃO E PROSPECÇAO: UM EXERCÍCIO DE REFLEXÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Inglesa) - Centro Universitário UNIFEOB, . 2006.
Orientador: Nelson Viana.
17.   Gabriel Leopoldino dos Santos. Argumentação e o movimento de Línguas na Universidade Nacional de Entre Rios-Argentina: o político e a política de Línguas. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006.
Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva.
18.   Glauco Ortega Fernandes. Crônicas de Fernão Lopes: Além da História. Iniciação Científica - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006.
Orientador: Irene Zanette de Castañeda.
19.   Hebe Mello. A gramática no ensino médio: uma proposta alternativa de ensino-aprendizagem. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia de Ensino de Língua Inglesa) - Universidade Braz Cubas, . 2006.
Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula.
20.   Heloísa de aquino. Textos literários em prosa:mensagens educativas ou vazias de cpmpromissos com a educação de crianças de1ª e 4ª séries Treinamento. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006.
Orientador: Irene Zanette de Castañeda.
21.   Hemileine Castanheira Constantino. A derrisão no gênero discursivo charge política. (Graduando em Curso de Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso. 2006.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
22.   Hemileine Constantino. A derrisão no gênero charge eletrônica. (Graduação em Curso de Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso, . 2006.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
23.   Jaqueline Castilho Machuca. A hora da estrela: Os ganhos e as perdas na adaptação do romance de Clarice Lispector para o filme de Suzana Amaral. Iniciação Científica - Universidade Federal de São Carlos, . 2006.
Orientador: Irene Zanette de Castañeda.
24.   Jaqueline Castilho Machuca. A Hora da estrela: Os ganhos e as perdas na adaptação do romance de Clarice Lispectos para o filme de Suzana Amaral. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006.
Orientador: Irene Zanette de Castañeda.
25.   Joel Sossai Coleti. Elaboração de corpus e de base definicional: subsídios para o desenvolvimento de um dicionário-piloto de Nanociência e Nanotecnologia. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006.
Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida.
26.   Jose Prudenciano Carrijo de Souza. Breves considerações sobre a derrisão no discurso político. (Graduação em Curso de Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso, . 2006.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
27.   JUCENEI DO CARMO FRANÇA SOUTTO MAYOR. A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: O PAPEL DE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Inglesa) - Centro Universitário UNIFEOB, . 2006.
Orientador: Nelson Viana.
28.   Jéssica Malhone Guerra, Guilherme Veríssimo. São Carlos a caminho do espanhol: um estudo sobre abordagens e metodologias nos livros didáticos. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006.
Orientador: Hélade Scutti Santos.
29.   Júlio Cezar Bastoni da Silva. O Cortiço e os limites do romance experimental. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2006.
Orientador: Wilton José Marques.
30.   Loiva Willers. Plurilingüismo brasileiro: as línguas indígenas no Mato Grosso. (Graduação em Curso de Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso, . 2006.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
31.   Luciana Montanheiro. A Argumentação no Espaço de Enunciação em movimento. A relação do Inglês com o Português nas Vinhetas e Slogans nas Rádios de São Carlos. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006.
Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva.
32.   Marcela Piccirillo. Processo de subjetivação na fase de aquisição da língua escrita. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006.
Orientador: Marilia Blundi Onofre.
33.   Marcelo Silvestrin Siqueri. Caricaturas políticas e derrisão. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, . 2006.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
34.   Marcia de Freitas Bastos. "Ensino de espanhol para crianças de 5 anos para uma EMEI de São Carlos". Orientação de outra natureza - Faculdades Integradas de São Carlos, . 2006.
Orientador: Hélade Scutti Santos.
35.   Maria Cristina Morais Carvalho. Preliminares para uma tipologia das expressões cristalizadas construidas com o verbo ter. (Graduação em Bacharelado em Língua Portuguesa e Lingüística) - Universidade Federal de Goiás, . 2006.
Orientador: Oto Araújo Vale.
36.   Maria Fernanda Faccipieri. Argumentação e relação entre língua nos jornais da imprensa de São Carlos. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006.
Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva.
37.   Maria Lucia David Dias Correa. Práticas de linguagem no ensino fundamental - um breve estudo de caso. (Graduação em Curso de Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso, . 2006.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
38.   Natália Gonçalves de Souza Santos. O grotesco e o sublime em Álvares de Azevedo (Leitura de. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006.
Orientador: Wilton José Marques.
39.   RICARDO MOUTINHO RODRIGUES DA SILVA. O EFEITO RETROATIVO DO CELPE-BRAS NA CULTURA DE APRENDER DE CANDIDATOS AO EXAME. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006.
Orientador: Nelson Viana.
40.   Rosicléia Marques de Souza. Charges impressas derrisão: limites entre o humor e a violência politicamente correta. (Graduando em Curso de Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
41.   Silvana Cristina Johann. A construção do eu pela língua do outro: a língua alemã em Alto Taquari Mato Grosso. (Graduação em Curso de Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso, . 2006.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
42.   Simone Cristina Mussio. As diferentes construções lingüísticas em textos publicitários. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006.
Orientador: Marilia Blundi Onofre.
43.   Solange Bazzon. Terminologia da indústria de artefatos de borracha: proposta de um vocabulário. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006.
Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida.
44.   Zenilde Nunes Batista. Expressões cristalizadas de matriz comparativa. (Graduação em Bacharelado em Língua Portuguesa e Lingüística) - Universidade Federal de Goiás, . 2006.
Orientador: Oto Araújo Vale.
45.   Érika Athiê. A Química da língua inglesa: um estudo sobre as crenças dos alunos do curso técnico em Química sobre a leitura em LI. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia de Ensino de Língua Inglesa) - Universidade Braz Cubas, . 2006.
Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula.

2005

1.   Cíntia Alves da Silva. A interpretação na prática de ensino: uma abordagem enunciativa do texto poético. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2005.
Orientador: Marilia Blundi Onofre.
2.   Daniela Terenzi. O papel dos cursos de extensão na formação do professor de inglês como língua estrangeira em relação à autonomia para a escolha e/ou a confecção de material didático.. (Graduando em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005.
Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.
3.   Dayse Simon Landim de Souza. Traços e relações conceituais na definição terminológica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2005.
Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida.
4.   Douglas Henriques Perez Pino. A definição terminológica no Dicionário de Fisioterapia: termos relativos a Testes e Medidas. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2005.
Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida.
5.   Débora Maria de Carvalho Jataí. Por uma literatura menor: a reconstrução da identidade mexicana nas crônicas de. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2005.
Orientador: Gladys Viviana GELADO.
6.   Glauco Fernandes. Crônicas de Fernão Lopes: Além da História.. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2005.
Orientador: Irene Zanette de Castañeda.
7.   Glauco Ortega Fernandes. Crônicas de Fernão Lopes: Além da História. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2005.
Orientador: Irene Zanette de Castañeda.
8.   Karina Alessandra de Almeida Melo. Espanhol para crianças não-alfabetizadas: desafios e descobertas. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005.
Orientador: Hélade Scutti Santos.
9.   Kátia Silene Grabriele. Esses poetas: A diversidade poética, as múltiplas vozes culturais e suas técnicas. Iniciação Científica - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2005.
Orientador: Irene Zanette de Castañeda.
10.   Letícia Rohrer Colleti. Levantamento de quot;corpusquot; do cinema latino-americano contemporâneo para aplicação no ensino/aprendizagem do E/LE e de literatura e cultura latino-americanas. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional da UFSCar. 2005.
Orientador: Gladys Viviana GELADO.
11.   Marcela Piccirillo. Levantamento de quot;corpusquot; de música popular para aplicação no ensino/aprendizagem do Espanhol/Língua Estrangeira. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional da UFSCar. 2005.
Orientador: Gladys Viviana GELADO.
12.   Marcos Fabri. Peripécias do tempo na contística de Alejo Carpentier. Iniciação Científica - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2005.
Orientador: Gladys Viviana GELADO.
13.   Marília Fernandes. Peripécias do tempo na contística de Alejo Carpentier. Iniciação Científica - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2005.
Orientador: Gladys Viviana GELADO.
14.   Milena Ribeiro Silveira. A reescrita como meio de construção do sujeito escritor. (Graduando em Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2005.
Orientador: Maria Isabel de Moura.
15.   PATRICIA DE OLIVEIRA LUCAS. INTERESSES E CRENCAS DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NA PROCESSO DE ENSINO. (Graduando em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2005.
Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.
16.   Paula Sanz Caldú. O Material Desenvolvido para Falante Nativo como Recurso de Ensino/aprendizagem de LE para alunos do Ensino Fundamental Público.. (Graduando em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2005.
Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.

2004

1.   Ana Cláudia Gigliotti. Monitoria em Língua espanhola. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional da UFSCar. 2004.
Orientador: Gladys Viviana GELADO.
2.   Cláudia Jotto Kawachi. A música como recurso para elaboração de material didático-pedagógico em um curso de inglês para vestibulandos. (Graduando em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2004.
Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.
3.   Dayse Simon Landim de Souza. A definição terminológica no dicionário Monolíngüe de Revestimento Cerâmico. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2004.
Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida.
4.   Débora Maria de Carvalho Jataí. Monitoria em Língua Espanhola. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, . 2004.
Orientador: Gladys Viviana GELADO.
5.   Guilherme Veríssimo de Oliveira. Monitoria em Literatura hispano-americana. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional da UFSCar. 2004.
Orientador: Gladys Viviana GELADO.
6.   Ivan Pereira de Souza. Sistematização terminológica da área de Revestimento Cerâmico: subsídios para a elaboração de um dicionário especializado. FAPESP (proc. no. 02/00797-1). (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2004.
Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida.
7.   Jaqueline Castilho Machuca. As narrativas para crianças e adolescentes. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, . 2004.
Orientador: Irene Zanette de Castañeda.
8.   Karina Magno Brazorotto. Literatura e imprensa na Buenos Aires do início do século XX: Quiroga ensina a ser um. (Graduando em Letras Espanhol Português) - Universidade Federal de São Carlos, . 2004.
Orientador: Wilson Alves Bezerra.
9.   Kátia Silene Gabriele. A Diversidade Poética e as Múltiplas Vozes Sócioculturais nas Poesias dos Anos 90. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2004.
Orientador: Irene Zanette de Castañeda.
10.   Leandro Henrique Mendonça de Oliveira. Arquitetura computacional lingüisticamente motivada para a criação de produtos terminológicos em um Ambiente Web Colaborativo. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo, . 2004.
Supervisor: Gladis Maria de Barcellos Almeida.
11.   Leandro Ubaldo Singh. Oficina de produção oral em língua espanhola. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Organização de Estados Ibero Americanos. 2004.
Orientador: Gladys Viviana GELADO.
12.   Luciana Impocetto Marcheti. Novas tecnologias: possibilidades extendidas ao professor de inglês da rede pública como recurso para produção de material didático. (Graduando em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2004.
Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.
13.   Luciana Nogueira. Argumentação e acontecimento nas palavras de ordem. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2004.
Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva.
14.   Luciana Pissolato de Oliveira. A definição terminológica: subsídios para a elaboração do Dicionário Monolíngüe de Fisioterapia (processo FAPESP 02/14191-8). (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2004.
Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida.
15.   Maria Fernanda Faccipieri. Implícito e Pressuposição: a argumentação em textos jornalísticos. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2004.
Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva.
16.   Milena Ribeiro Silveira. A reescrita no processo de produção de textos. (Graduando em Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2004.
Orientador: Maria Isabel de Moura.
17.   Miriam Yukiko Ito. Monitoria em Língua espanhola. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, . 2004.
Orientador: Gladys Viviana GELADO.
18.   Priscila Peripato. Ler e significar o mundo pela linguagem: o foco no texto. FAPESP (proc. no. 02/05415-0). (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2004.
Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida.
19.   Sing Midori. Monitoria em Língua Espanhola. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, . 2004.
Orientador: Gladys Viviana GELADO.
20.   Thaís Calache. Rede semântica: a palavra povo e seu entorno (processo FAPESP 02/14192-4). (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2004.
Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida.
21.   Vanessa Aparecida Caleiro Ogata. Análise conceitual do domínio da Fisioterapia: subsídios para a redação da definição terminológica (processo 04/07555-9). (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2004.
Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida.

2003

1.   Carolina de Paula Machado. ?Argumentação e Enunciação: o preconceito nas relações imaginárias e na hierarquização da direção de sentidos?. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2003.
Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva.
2.   Claudiane Biazoli. Textualidade e Argumentação: análise da conjunção embora como fato discursivo. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003.
Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva.
3.   Crislaine de Oliveira. As faces da bruxa na Literatura Infantil. (Graduando em Biblioteconomia e Ciência da Informação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2003.
Orientador: Irene Zanette de Castañeda.
4.   Daniela Matos Pinheiro. Argumentação e Interdiscursividade: um estudo do. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2003.
Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva.
5.   Eula Cachoeira. Erro lingüístico ou indício de mudança. (Graduando em Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2003.
Orientador: Maria Isabel de Moura.
6.   Gilberto Egydio dos Santos Júnior. As palavras no cinema. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Pro-reitoria de extensão da Universidade Fed de São Carlos. 2003.
Orientador: Nelson Viana.
7.   Karina de Almeida Melo. Monitoria em Língua Espanhola. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional da UFSCar. 2003.
Orientador: Gladys Viviana GELADO.
8.   Luis Horácio Geribello. Marcas da prostituição na Literatura Brasileira Contemporânea. (Graduando em Biblioteconomia e Ciência da Informação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2003.
Orientador: Irene Zanette de Castañeda.
9.   LUIZ FELIPE PEREIRA DOS SANTOS DONADIO. A pesquisa sobre formação de professores de língua inglesa no período 2003-2014, reformulações curriculares e suas (possíveis) relações com as resoluções governamentais. Tese (Doutorado em Linguistica) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003.
Orientador: Nelson Viana.
10.   Marcelo Fila Pecenin. Pequena enciclopédia de futebol para asiáticos. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2003.
Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida.
11.   Tânia Mara da Silva. Argumentação e Textualidade: Um estudo do 'mas' como fato discursivo em textos jornalísticos. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2003.
Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva.
12.   Vanessa Ogata. Elaboração dos dossiês terminológicos: subsídios para a implementação do Glossário Monolíngüe de Fisioterapia. (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2003.
Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida.

2002

1.   Aline Maria Pacífico Manfrin. Glossário de revestimento cerâmico. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2002.
Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida.
2.   Fabiano Bernardes de Toledo e Sandra Mari Kaneko. Inglês para Adolescentes Coreanos. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2002.
Orientador: Nelson Viana.
3.   RAÚL VÍCTOR GÓMEZ. AULAS PRÁTICAS DE LÍNGUA E LITERATURA ESPANHOLA. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Agencia Española de Cooperación Internacional. 2002.
Orientador: Gladys Viviana GELADO.
4.   Ricardo Moutinho Rodrigues da Silva. Português para Adolescentes Coreanos. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2002.
Orientador: Nelson Viana.
5.   Solange Christiane Gonzalez Barros. A relevância da articulação entre gramática e produção/interpretação de texto para o ensino/aprendizado de língua/linguagem. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2002.
Orientador: Marilia Blundi Onofre.

2001

1.   Adriana Maria D'Arezzo Pessente. Intersecção entre as narrativas míticas de Macunaíma e as de O Cru e o Cozido de Levi-Strauss. (Graduando em Biblioteconomia e Ciência da Informação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2001.
Orientador: Irene Zanette de Castañeda.
2.   André Luiz Covre. Salas de bate-papo na Internet: uma análise do texto conversacional (2001-2002). (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2001.
Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida.
3.   Claudiane Antonia Biazoli. Argumentação e textualidade - efeito de argumentação com a conjunção embora: a restrição na progressão textual. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2001.
Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva.
4.   Clesner Alexandre Menegoli. A coesão e a coerência em narrativas de alunos universitários. (Graduando em Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2001.
Orientador: Maria Isabel de Moura.
5.   JUNCAL LARREA PURAS. AULAS PRÁTICAS DE LÍNGUA E LITERATURA ESPANHOLA. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Agencia Española de Cooperación Internacional. 2001.
Orientador: Gladys Viviana GELADO.
6.   LILIAN ESTEVES. PROGRAMA DE INTERCÂMBIO E MOBILIDADE ACADÊMICA - AUGM. Orientação de outra natureza - Universidad Nacional de Entre Ríos, Organização de Estados Ibero Americanos. 2001.
Orientador: Gladys Viviana GELADO.
7.   Paula Ditulio. Argumentação e textualidade: um estudo do ou como fato discursivo em salas de bate-papo da internet. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2001.
Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva.
8.   Paula Ditulio. Um estudo do ou como operador argumentativo em textos de sala de bate-papo na internet. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2001.
Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva.
9.   Regina Estela Massarente Pereira. Monitoria em Língua Espanhola. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional da UFSCar. 2001.
Orientador: Gladys Viviana GELADO.

2000

1.   Ana Cláudia Nascimento. Argumentação e Textualidade: Um Estudo da Conjunção Mas Como Fato Discursivo. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2000.
Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva.
2.   André Luiz Covre. Português para Adolescentes Coreanos. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2000.
Orientador: Nelson Viana.
3.   Eliana de Nigris. A História deflagrada por meio de marcas lingüísticas: pós 45. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2000.
Orientador: Marilia Blundi Onofre.
4.   ENRIQUE RAFFÍN. PROGRAMA DE INTERCÂMBIO E MOBILIDADE ACADÊMICA - AUGM. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Organização de Estados Ibero Americanos. 2000.
Orientador: Gladys Viviana GELADO.
5.   Juliana Sancho Santos. O papel dos deuses da mitologia Greco-Latina em conciliação com o Cristianismo em Os Lusíadas. (Graduando em Biblioteconomia e Ciência da Informação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2000.
Orientador: Irene Zanette de Castañeda.
6.   Ronaldo Santana Turquez. Português para Adolescentes Coreanos. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2000.
Orientador: Nelson Viana.
7.   Teresa Lenzano Castells. Monitoria em Língua espanhola. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional da UFSCar. 2000.
Orientador: Gladys Viviana GELADO.

1999

1.   Ana Cláudia Nascimento. A conjunção 'mas' e a progressão textual. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1999.
Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva.
2.   Cristiane de Cassia Pereira. Literatura e Natureza na Obra de Eça de Queiróz. (Graduando em Biblioteconomia e Ciência da Informação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1999.
Orientador: Irene Zanette de Castañeda.
3.   GEMMA DE CABO PÉREZ. AULAS PRÁTICAS DE LÍNGUA E LITERATURA ESPANHOLA. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Agencia Española de Cooperación Internacional. 1999.
Orientador: Gladys Viviana GELADO.

1998

1.   Lígia Costa Fontes. Monitoria em Língua espanhola. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional da UFSCar. 1998.
Orientador: Gladys Viviana GELADO.
2.   Érika Michela Carlos. Monitoria em Língua espanhola. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional da UFSCar. 1998.
Orientador: Gladys Viviana GELADO.

1997

1.   Ana María Sánchez Sánchez. Aulas práticas de língua espanhola. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Agencia Española de Cooperación Internacional. 1997.
Orientador: Gladys Viviana GELADO.
2.   Itaniara Veloso Teixeira. Mário de Andrade: a criação poética e a missão social do artista. (Graduando em Abi - Letras) - Universidade Federal de Viçosa, . 1997.
Orientador: Maria Lucia Outeiro Fernandes.
3.   Norma Suelly Carvalho da Cruz. O infante e a morte - subsídios para uma leitura existencialista da Literatura Infantil. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1997.
Orientador: Maria Lucia Outeiro Fernandes.
4.   Roseane Maria Ferreira. Estética e utilitarismo: um estudo da produção literária juvenil de 1997. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 1997.
Orientador: Maria Lucia Outeiro Fernandes.

1996

1.   Carmem Lúcia Machado Campos. A aplicação dos elementos da teoria semiótica na fábula O Rato do Campo e o Rato da Cidade.. (Aperfeiçoamento/Especialização em A Construção da Língua do Tempo do Espaço) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 1996.
Orientador: Djanira Soares de Oliveira e Almeida.
2.   Lázara Aparecida Damasceno. Caetano Veloso: uma proposta política.. (Aperfeiçoamento/Especialização em A Construção da Língua do Tempo do Espaço) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 1996.
Orientador: Djanira Soares de Oliveira e Almeida.
3.   Maria Elisabete Ewbank e Rosa Pioltine Andrade. A gramática aplicada no texto na quarta e quinta séries do primeiro Grau.. (Aperfeiçoamento/Especialização em A Construção da Língua do Tempo do Espaço) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 1996.
Orientador: Djanira Soares de Oliveira e Almeida.
4.   Maria Madalena Borges Gutierre. Língua portuguesa no Brasil: diversidade preconceito e ensino.. (Aperfeiçoamento/Especialização em A Construção da Língua do Tempo do Espaço) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 1996.
Orientador: Djanira Soares de Oliveira e Almeida.
5.   Márcia de Carvalho Gatti e Paula Assunta do Prado. Ler e escrever: um desafio para as crianças de classe baixa. (Aperfeiçoamento/Especialização em A Construção da Língua do Tempo do Espaço) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 1996.
Orientador: Djanira Soares de Oliveira e Almeida.
6.   Rutinéia Cristina Martins. O ensino de História e a construção de conceitos no primeiro grau. (Graduação em História) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 1996.
Orientador: Djanira Soares de Oliveira e Almeida.
7.   Sheila Fernandes Pimenta e Oliveira. A manifestação da ideologia dominante difundida através das linguagens verbal e visual e exemplificada pelas propagandas de diversos meios de comunicação de massa.. (Aperfeiçoamento/Especialização em A Construção da Língua do Tempo do Espaço) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 1996.
Orientador: Djanira Soares de Oliveira e Almeida.
8.   Sueli Santos e Silva. A análise de materiais didáticos da leitura e da escrita e da escrita. (Aperfeiçoamento/Especialização em A Construção da Língua do Tempo do Espaço) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 1996.
Orientador: Djanira Soares de Oliveira e Almeida.
9.   Vanderléia Jane de Oliveira. A análise de materiais didáticos na alfabetização científica. (Aperfeiçoamento/Especialização em A Construção da Língua do Tempo do Espaço) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 1996.
Orientador: Djanira Soares de Oliveira e Almeida.
10.   Élita Veríssimo de Artiballe Ribeiro. Iniciação a Literatura Infantil: o papel de pais e professores. (Aperfeiçoamento/Especialização em A Construção da Língua do Tempo do Espaço) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 1996.
Orientador: Djanira Soares de Oliveira e Almeida.

1992

1.   Eduardo Sinkevisque. Discurso e metáfora. (Graduando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1992.
Orientador: Sumiko Nishitani Ikeda.


Data de processamento: 12/10/2020 19:46:32