Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Letras (DL)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Trabalho de conclusão de curso de graduação


Número total de itens: 331

2019

1.   Amanda Gusmão Lemes da Silva. O cerceamento interpretativo na consolidação da Editora Abril no período da abertura política: um estudo da coleção Literatura Comentada. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
2.   André Vendrame Zovadelli. Mapeamento dos entornos personalizados de aprendizagem (PLE) dos alunos de graduação dos cursos de Licenciatura plena em Letras Português/Espanhol e Português/Inglês da UFSCar. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Anton Castro Míguez.
3.   Aron Affonso Volante. Proposta de uma ontologia do Mormonismo no português: a elaboração de uma terminet a partir da problemática da tradução. (Graduação em Bacharelado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida.
4.   Bruna Franco. Anotação de cadeias de correferência compostas por entidades do tipo ?organização? para a Sumarização Automática Multidocumento. (Graduação em Bacharelado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Ariani Di Felippo.
5.   Bárbara Pauletto Fragalle. O Museu pela Exposição: o ethos discursivo do Museu de São Carlos e uma visita à noção de mídium a partir da produção da exposição Laborar: Trabalho em São Carlos. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
6.   Camila Pires Alves. Construções condicionais insubordinadas adversativas: uma análise descritiva no português do Brasil. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: Flávia Bezerra de Menezes Hirata-Vale.
7.   Carolina Palombo Silvano. O Heroísmo em José Luandino Vieira : Construção e Desconstrução do Herói em A Vida Verdadeira de Domingos Xavier e João Vêncio: Os Seus Amores.. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Daniel Marinho Laks.
8.   Claudia Regina Sanches. A CONSTRUÇÃO DA PROTAGONISTA: UMA LEITURA POLÍTICA DO ROMANCE EMMA, DE JANE AUSTEN. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Carla Alexandra Ferreira.
9.   Eder Cavalcanti Coimbra. Construções semi-insubordinadas no português brasileiro: uma análise sincrônica. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: Flávia Bezerra de Menezes Hirata-Vale.
10.   Fernanda Pereira da Silva. A designação de língua nos livros didáticos de Língua Portuguesa da década de 50. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva.
11.   Fernanda Rebeca de Andrade Cardeal. Anitta ou Larissa? Da Poderosa à Malandra: Performatividades e Identidades que promovem o empoderamento feminino no funk brasileiro. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Anton Castro Míguez.
12.   Guilherme Cazzini Cardoso. Uma análise da polarização adjetival para identificação de notícias potencialmente falsas: Como a análise de sentimentos pode identificar fake news. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Oto Araújo Vale.
13.   Isaac Souza de Miranda Junior. Linguagem e informação: aproximação conceitual. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Dirceu Cleber Conde.
14.   Leonardo Longo de Araújo. Interação em língua estrangeira (inglês: da retrospecção de (des)encontros interculturais a uma perspectiva documental do tratamento de aspectos culturais em livro didático. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Nelson Viana.
15.   Maria Carolina Coradini. As construções condicionais insubordinadas com a conjunção ?se? no português do Brasil sob uma perspectiva diacrônica. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: Flávia Bezerra de Menezes Hirata-Vale.
16.   Mariela Luiza Salvini. Semiótica e cinema na escola: o desenvolvimento de competências de leitura. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Mariana Luz Pessoa de Barros.
17.   Milena Cardoso França. Investigação de desempenho das regras gramaticais do LanguageTool em redações do ensino médio. (Graduação em Bacharelado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Ariani Di Felippo.
18.   Milena Cardoso França. Desempenho do corretor Languagetool na análise gramatical de redações do ensino médio em português. (Graduação em Bacharelado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Ariani Di Felippo.
19.   Natalia Araboni Costa Oliveira. Uma análise do significado uso-condicional do aumentativo no português brasileiro. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Renato Miguel Basso.
20.   Nubia Mara Lima. O uso do condicional-evidencial em discursos políticos no português do BrasilA aquisição de linguagem nas diferentes abordagens funcionalistas: uma comparação epistemológica entre teorias linguísticas e psicolinguísticas. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Flávia Bezerra de Menezes Hirata-Vale.
21.   Paulo Francisco Martarello. A construção da criticidade na perspectiva do letramento. Reflexões a partir da análise de uma experiência em sala de aula. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Anton Castro Míguez.
22.   Pedro Turci. O uso de vocativos no português do Brasil. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Flávia Bezerra de Menezes Hirata-Vale.
23.   Robert Moura Sena Gomes. Linguagem e Interação: Argumentação e Domínio Semântico de Determinação nos PCNs e no material didático do ensino médio. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva.
24.   Rodrigo Cavelagna. Murilo Mendes e a poesia em pânico. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Diana Junkes Bueno Martha.
25.   Thainá Ariel de Oliveira Costa. Seu parceiro te enviou uma mensagem: estratégias de aprendizagem de línguas in-tandem presencial e virtual via whatsapp. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Anton Castro Míguez.
26.   Valéria Vieira dos Santos. Tradução intersemiótica de Na Natureza Selvagem: continuidades e rupturas do livro para o filme. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Mariana Luz Pessoa de Barros.
27.   Vivian dos Anjos Martins. Machado de Assis e o Jornal das Famílias: um retrato crítico do papel da mulher na sociedade oitocentista (Leituras de Confissões de uma viúva moça e A Mulher de Preto). (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Wilton José Marques.
28.   Viviane Quenzer. Atualização e ruptura da memória no imaginário sobre o feminino nos discursos contemporâneos. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
29.   William Ferreira de Lima. A designação da palavra escravo em materiais didáticos da disciplina de história. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Carolina de Paula Machado.

2018

1.   Andrezza Jaquier Pgizzo Oliveira. A dessacralização do cânone:. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Jorge Vicente Valentim.
2.   Andrezza Jaquier Pigozzo de Oliveira. A dessacralização do cânone:. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Jorge Vicente Valentim.
3.   Angelo Bruno. O homem cordial em O Auto da Compadecida de Ariano Suassuna. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Diana Junkes Bueno Martha.
4.   Camila Ribeiro de Moraes. A lírica nas composições dos Racionais MC's. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Diana Junkes Bueno Martha.
5.   Catia Aparecida Gallego Barnabe. O heterodiscurso no Facebook. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Lucas Vinício de Carvalho Maciel.
6.   Edmar Neves da Silva. UFSCar de Muitas Línguas: o alcance da divulgação de línguas e culturas indígenas. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues.
7.   Fabricio Zantut Diagonel. Um corpo em uma mala: arte e violência em “La Pesada Valija de Benavides”, de Samanta Schweblin. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Wilson Alves Bezerra.
8.   Felipe Lima Cury. Investigação comparativa da complexidade textual entre originais e graded readers. (Graduação em Bacharelado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Ariani Di Felippo.
9.   Larissa Albuquerque Pinheiro Barbosa. Transposições e Acomodações da mitificação da leitura na era digital:uma análise discursiva. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
10.   Lenna Mayara Rodrigues de Barros. Entre arquivos, diários e prisões: a narrativa do cárcere de Luandino Vieira. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Jorge Vicente Valentim.
11.   Mariana de Setta Bertoldi. Análise fílmica de Cisne Negro na perspectiva do duplo e do unheimlich. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Anton Castro Míguez.
12.   Marina Vieira Cervezão. A Filosofia como Instituição discursiva: análise de ditos e escritos de/sobre Bento Prado Júnior à luz dos estudos discursivos. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
13.   Pedro Ferreira Martins. Análise de desempenho do corretor gramatical CoGroo quanto à concordância nominal em redações de ensino médio. (Graduação em Bacharelado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Ariani Di Felippo.
14.   Rebecca Tabarin Monteiro. A língua da gente: um espaço de divulgação científica sobre a língua viva. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Luiz André Neves de Brito.
15.   Renan Augusto Barili. O cânone em transcendência: homoerotismo em. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Jorge Vicente Valentim.
16.   Thamila Parciasepe Mascarin. A produção discursiva da imagem de autores nacionais e internacionais na rede social Skoob. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
17.   Victor Hugo Scanavachi Dias. Um registro semântico-lexical de atividades agropastoris na região fronteiriça de Espírito Santo do Pinhal - SP. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.

2017

1.   Adriele Beatriz Kucinskas. Comparação entre léxicos do português e do castelhano. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Oto Araújo Vale.
2.   Amanda Guimarães. Ritos genéticos editoriais: o processo de criação e edição no mundo dos fãs. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
3.   Ana Lídia Marques dos Santos Bizzetto. Amor, corpo e palavra: configurações lirismo em alguns poetas brasileiros e portugueses modernos e contemporâneos. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Diana Junkes Bueno Martha.
4.   Carolina Casarin Albuquerque. Um estudo semântico enunciativo da publicidade da marca Lola Cosmetics. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Carolina de Paula Machado.
5.   Carolina Faber Calarga. Um estudo semântico-enunciativo da designação de Leitor em livros espíritas. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Carolina de Paula Machado.
6.   Daniela Maria dos Santos Fernandes. O ethos discursivo implicado nas pesquisas de opinião. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
7.   Daniele Santos Clemente da Costa. A intertextualidade em obras da literatura infantil. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Carolina de Paula Machado.
8.   Diogo Oliveira da Silva. Fraseologia e parafraseologia : um estudo semântico. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Dirceu Cleber Conde.
9.   Débora Esteves Baptista. Uma “semântica do desaparecimento” no Cone Sul: a constituição de uma competência discursiva nas injunções dos regimes de exceção. (Graduação em bacharelado em linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
10.   Filipe da Costa Oliveira. A posição de sujeito nas sentenças imperativas do português brasileiro: sujeito ou vocativo?. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Renato Miguel Basso.
11.   Gabriela Santana de Mello. Stephen King e a Tradicao do Conto Fantastico. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Carla Alexandra Ferreira.
12.   Isabela Pizetta. Uma via de ver as coisas e a poética de Dora Ferreira da Silva. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Diana Junkes Bueno Martha.
13.   Isabelle Nóbrega Borges. A referênciação na aquisição da escrita: construção dos sentidos em textos infantis. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Luiz André Neves de Brito.
14.   Jessica Boquetti de Oliveira Braga. Gostos e gestos de leitura na construção do Ethos Leitor de personalidades famosas. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Luiz André Neves de Brito.
15.   Joanna Raiza Rosa. Uma Análise discursiva do perfil leitor da obras "Um amor para recordar" e "A culpa é das estrelas" e suas adaptações para o cinema". (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Carolina de Paula Machado.
16.   Letícia Noés Patracon. As designações de "cidade" no livro Cidades para pessoas de Jan Ghel e em textos lexicográficos formais e informais. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Carolina de Paula Machado.
17.   Letícia Silveira. DIMENSÕES ESCONDIDAS DE LETRAMENTO: O PROCESSO DE REVISÃO DO PRODUTO EDITORIAL NA REVISTA ACADÊMICA. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Luiz André Neves de Brito.
18.   Luis Marques. Grafite: um observatório de análise e reflexão sobre o espaço público. (Graduação em bacharelado em linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
19.   Luiz Rogerio Godoy. O caso português: considerações sobre a ficção policial em Francisco José Viegas. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Jorge Vicente Valentim.
20.   Marcelle Vilasboa Magalhães. O storytelling no marketing: o slogan da marca Intimus e a narratividade construída no discurso publicitário. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva.
21.   Maria Eugênia dos Reis Carvalho Granzotto. “Sinal de Vida”: um projeto de divulgação científica sobre as línguas de sinais em plataforma digital. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
22.   Matheus Bittencourt Cipolli. Partículas Aditivas: o caso de 'também' no português brasileiro. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Renato Miguel Basso.
23.   Mayara Quirino. A instrucionalidade marcada e não-marcada em diferentes materiais relacionados à moda.. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Luiz André Neves de Brito.
24.   Michelle Martins. Produção e circulação de texto: propsota de leitura do grafite no espaço urbano. (Graduação em bacharelado em linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
25.   Renan Riggo. O quot;Grande espetáculo do mundoquot;: entre o olhar a vida e o viver o amor na efabulação das personagens em O ano da morte de Ricardo Reis, de José Saramago. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Jorge Vicente Valentim.
26.   Simeia Rafaela Nunes Casati. Diminutivos como indicadores de ironia em um corpus do português brasileiro. (Graduação em Bacharelado em Linguistica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Oto Araújo Vale.
27.   Simone Pereira. Uma LA comprometida com uma agenda de combate às desigualdades e à violência: subsídios teórico-metodológicos que vêm orientando as pesquisas sobre identidades. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Anton Castro Míguez.
28.   Tayná Siécola. Anne de Green Gables através da Enunciação. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Marilia Blundi Onofre.
29.   Vitória Ferreira Doretto. Questões de autoria em S. de J.J. Abrams e Doug Dorst. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
30.   Winnie Tathiane Dourado. Relação entre Línguas no espaço enunciativo da Universidade Federal de São Carlos. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Carolina de Paula Machado.
31.   Yara Aline Campana. A tradução informal de Mangás na web: um estudo sobre a cena de enunciação. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.

2016

1.   Alan José Ponce da Costa. O estatuto dos ditongos crescentes do português brasileiro: uma revisão da literatura e sugestões de análise. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Pablo Arantes.
2.   Alexandre Sansão. Leitura Política de Great Gatsby. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Carla Alexandra Ferreira.
3.   Andressa Caroline Leonardo. Ethos discursivo e produto jornalístico: um estudo da Globo News. (Graduação em bacharelado em linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
4.   Camila Leitão Previato. Análise de alguns aspectos do processo de aquisição da língua portuguesa por estudantes hispano-americanos na Universidade Federal de São Carlos. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Anton Castro Míguez.
5.   Daniele Santos Clemente da Costa. A intertextualidade em obras da literatura infantil: da moral ao humor. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
6.   Eduardo Alves de Deus Barbizan. Huck Finn, Oliver Twist e Pedrinho: personagens em formação. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Carla Alexandra Ferreira.
7.   Fernanda Capelari Carvalho. Mediação editorial e ethos discursivo: uma análise da construção da personagem Patty Pimentinha na Coleção Snoopy. (Graduação em bacharelado em linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
8.   Jessica Boquetti de Oliveira Braga. Gostos e gestos de leitura na construção do ethos leitor de personalidades famosas. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
9.   Joana Raíza Rosa. Uma análise discursiva do leitor das obras ?Um amor para recordar? e ?A culpa é das Estrelas? e suas adaptações para o cinema.. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
10.   Julia Mascarelli. Produção dos sentidos de quot;vida realquot;: uma análise discursiva da campanha #umbrindeavidareal. (Graduação em bacharelado em linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
11.   Letícia Aparecida de Souza. O que dizem os leitores de Harry Potter sobre si como leitores e sobre a leitura?. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
12.   Luana Sacilotto. Máscaras femininas: efabulações da prostituta e da lésbica em Henriqueta Emília da Conceição, de Mario Cláudio. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Jorge Vicente Valentim.
13.   Luis Paulo Ravazi. Erotismo, afetos, desejos e violência em. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Anton Castro Míguez.
14.   Marco Antonio Navarro Vasconcelos. Frankenstein e seu contexto de produção: diálogos possíveis. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Carla Alexandra Ferreira.
15.   Maria Érica do Nascimento Linhares. Investigando a robustez de características invariantes da frequência fundamental entre estilos de fala. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016.
Orientador: Pablo Arantes.
16.   Marilia Mendes Marcião. Eduardo Galeno e a escrita entre fronteiras: um estudo sobre Memoria del Fuego. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Wilson Alves Bezerra.
17.   Mirella Balestero. Definições terminológicas para o processo de intensificação agropecuária: termos referentes a ?clima e tempo?, ?água? e ?solo?. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida.
18.   Naiara Darley Fernandes de Lima Marinho. Um levantamento sobre o ensino de gêneros discursivos no Ensino Médio em Mossoró/RN. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, . 2016.
Orientador: Lucas Vinício de Carvalho Maciel.
19.   Nayla Vieira Semensato. Imagens do autor Mattoso Câmara em textos e manuais de linguística brasileiros. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
20.   Pietro Zanoni Venturoli. O herói revisitado em Lord of the Rings. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Carla Alexandra Ferreira.
21.   Suska Gutzeit. Estabilidade de medidas estatísticas de frequência fundamental: comparação da variabilidade intra e interlinguística. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Pablo Arantes.
22.   Tainara Duro Agostini. Categorização e sistematização da construção. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Flávia Bezerra de Menezes Hirata-Vale.
23.   Vinicius Ribeiro de Andrade. As andanças do demônio: ressonâncias autobiográficas na efabulação de O Físico Prodigioso, de Jorge de Sena. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Jorge Vicente Valentim.
24.   Willian Cássio Damasceno Pereira. Entre o construto ficcional e a consciência crítica: análise da representação da cidade em A grande arte, de Rubem Fonseca. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Rejane Cristina Rocha.

2015

1.   Alexandre de Souza Reis. Uma análise discursiva de enunciados sobre a polarização política nas manifestações de 2015, no Brasil. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
2.   Amanda Parise. Entre o didático e o cool: formas de apresentação de obras literárias em vlogs. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
3.   Ana Cecília Fernadez dos Santos. Reflexões sobre o desenvolvimento de pesquisas relacionadas à competência espontânea de aprender. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Rita de Cassia Barbirato.
4.   Anderson Marques da Silva. quot;Ensinar a pescar ou dar o peixequot;: a tradução de metáforas da língua portuguesa para a língua brasileira de sinais. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues.
5.   André Luiz Russignoli Martines. Representações do corpo marginal em Lunário, de Al Berto. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Jorge Vicente Valentim.
6.   Bruna dos Santos Correia. A recuperação escolar como inclusão: a perspectiva do professor em formação sobre o reforço escolar. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Maria Isabel de Moura.
7.   Camila Martins de Oliveira. Uma análise do perfil de livreiros e de suas representações do livro e da leitura na atualidade. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
8.   Carla Chuman. A Contradirecionalidade e o Prefixo re-. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Renato Miguel Basso.
9.   Carolina Reato Comin. Temáticas significativas para o ensino de PLE. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula.
10.   Gabriel Gonçalves de Freitas. O PERFIL E A EXPECTATIVA DE ALUNOS DE UM NUCLI DO PROGRAMA INGLÊS SEM FRONTEIRAS.. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.
11.   Gabriel Lopes. Elementos góticos em O Morro dos Ventos Uivantes de Emily Bronte. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Carla Alexandra Ferreira.
12.   Gabriel Vinicius Dangió. Análise de situações conflitivas vivenciadas na comunicação oral legitimamente intercultural por English Teaching Assistants (ETAs) no Brasil. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Rita de Cassia Barbirato.
13.   Geovana Fernanda Cruz. Estrutura conceitual da Agroecologia. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015.
Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida.
14.   Giovanna Mara Ferreira. Definições terminológicas para o processo de Intensificação Agropecuária. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015.
Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida.
15.   Gustavo Primo. O NASCIMENTO DE UM MATERIAL DIDÁTICO: reflexões sobre as escolhas pedagógicas do professor-autor. (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.
16.   Ivana de Camargo Ramos. Corpos informáticos e poéticas digitais. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Rejane Cristina Rocha.
17.   Jaqueline Alves da Silva. A literatura infanto-juvenil em acervos de bibliotecas escolares da rede pública de ensino em São Carlos. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
18.   Kleyton Torikai. Avaliação do desempenho do algoritmo de extração da frequência fundamental da fala do programa Praat. (Graduação em Engenharia Física) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Pablo Arantes.
19.   Leda Maira de Carvalho. Análise de sentimento e o cinema: a relação do subjetivismo no pré e pós lançamento de filmes e suas influências. (Graduação em Bacharelado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Flávia Bezerra de Menezes Hirata-Vale.
20.   Letícia Silveira. Do processo de revisão ao processo de editoração de uma revista acadêmica. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Luiz André Neves de Brito.
21.   Lorena da Silva Santos. Discurso, Política e Mídia: uma análise dos discursos da mídia sobre os resultados eleitorais. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Carlos Félix Piovezani Filho.
22.   Maiara Barra Rosa. Terminologia de Recursos Hídricos: uma contribuição à agropecuária brasileira. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida.
23.   Maira Aparecida Pedroso de Moraes Benedito. Ecos Byronianos no Brasil: A nebulosa (1857), de Joaquim Manuel de Macedo. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Wilton José Marques.
24.   Marina Delege. Estudo preliminar da operação de generalização na Sumarização Humana Multidocumento. (Graduação em Bacharelado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Ariani Di Felippo.
25.   Matheus Torres de Oliveira. DO AUTOBIOGRÁFICO AO COLETIVO: UMA LEITURA POLÍTICA DA PERSONAGEM FEMININA EM JOHNNY PANIC AND THE BIBLE OF DREAMS, DE SYLVIA PLATH. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Carla Alexandra Ferreira.
26.   Monique Vanzo Spasiani. O MÉTODO TOTAL PHYSICAL RESPONSE (TPR) NO ENSINO DE INGLÊS PARA CRIANÇAS (LICS): considerações sobre a motivação dos alunos. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula.
27.   Naiara Izique. Romances populares de ontem e de hoje: uma análise discursiva de livros da coleção ?Júlia?, ?Sabrina? e ?Bianca?. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
28.   Naira Licia da Silva. Primeiras investigações sobre o fenômeno da contradição em um corpus multidocumento. (Graduação em Bacharelado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Ariani Di Felippo.
29.   Natalia Costa Netto de Oliveira. KATNISS - O IMPULSO VORAZ A CONSTRUÇÃO DO IMPULSO UTÓPICO NA TRILOGIA DE JOGOS VORAZES. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Carla Alexandra Ferreira.
30.   Natália Fernandes dos Reis. A abordagem de cultura na aula de português como língua estrangeira e sua relação com os estereótipos brasileiros. (Graduação em Licenciatura Português / Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues.
31.   Paloma Argemira da Silva. As figurações do pária: uma leitura de quot;O fetoquot; e quot;Tio me dá só cemquot;, de João Melo. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Jorge Vicente Valentim.
32.   Pedro Alberto Ribeiro Pinto. Discurso, Poética e Política: uma análise dos discursos sobre o poeta e a poesia no Ministério da Cultura. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Carlos Félix Piovezani Filho.
33.   Rebeca Aparecida Mega. A poesia romântica de Fagundes Varela (Leitura de Vozes D`América (1864)). (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Wilton José Marques.
34.   Renan de Araujo Righi Santos. (Des)Aprendendo com as diferenças - Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras desde uma perspectiva queer. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Anton Castro Míguez.
35.   Stephanie Contiero. A expressão de opiniões em construções condicionais do português no Brasil. (Graduação em Bacharelado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Flávia Bezerra de Menezes Hirata-Vale.
36.   Taís Helena Machado Barbosa de Almeida. A pujante venda de livros religiosos no ano de 2015. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
37.   Thiago Alcebíades Oliveira. Levantamento de propostas de ensino de pronúncia da língua inglesa para contexto de formação de professores. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula.
38.   Vanessa Marcasso. Descrição de características lexicais dos textos-fonte e sumários humanos multidocumento do corpus CSTNews. (Graduação em Bacharelado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Ariani Di Felippo.
39.   Virgínia Bioni Bertollini. A designação da palavra Otaku no agenciamento enunciativo da Internet. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Carolina de Paula Machado.
40.   Vitor Pereira Gomes. Os gêneros discursos no ensino de espanhol no Brasil: contrastes da teoria à prática pedagógica. (Graduação em Licenciatura Português / Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues.

2014

1.   Amanda Aparecida Chieregatti. A paratopia criadora de Jane Austen: autoria e recepção. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
2.   Amanda Fanny Guethi. Um romance-manifesto: La vida breve, de Juan Carlos Onetti.. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Wilson Alves Bezerra.
3.   Ana Carolina Silvério. Transposição de gêneros do livro 'Orgulho e preconceito' para o filme: uma análise de estratégias linguísticas e editoriais.. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
4.   Ana Luiza Suficiel. Atitudes ante as práticas linguísticas na fronteira entre Argentina e Brasil: o portunhol de Misiones. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Anton Castro Míguez.
5.   André Luis Miller de Moraes Oliveira. A hibridização dos suportes como possibilidade a emergência de um gênero. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Maria Isabel de Moura.
6.   André Luiz de Palma Sato. Uma visa da Semântica da Enunciação e Textualidade: A Reescrituração e a Paráfrase o jogo de RPG Dungeons Dragons. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva.
7.   Camila Cristina Boschilia. Mattoso Câmara: pioneirismo na divulgação científica da linguística no Brasil - fase II. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
8.   Camila Passucci Fernandes. Cenografia e ethos discursivo: a construção de uma identidade não pária no jornal. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
9.   Carla Laureto Hora. Percursos da representação da cidade contemporânea em Malagueta, perus e Bacanaço de João Antônio e Eles eram muitos cavalos de Luiz Ruffato. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientadores: Rejane Cristina Rocha, Wilton José Marques.
10.   Cinthia Aparecida Tragante. Presença e representação do espaço urbano nos romances de Machado de Assis e Lima Barreto. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Rejane Cristina Rocha.
11.   Cristiane Nascimento Rodrigues. Machado de Assis e a Marmota Fluminense (poeta em formação). (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Wilton José Marques.
12.   Eduarda Rita Nicoletti Camargo. A. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Wilton José Marques.
13.   Fernanda Russo Aurélio. A família norte-americana em Couples de John Updike. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Carla Alexandra Ferreira.
14.   Fernanda Squassoni Lazzarini. A AQUISIÇÃO DOS DEMONSTRATIVOS DURANTE A PRIMEIRA INFÂNCIA. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Renato Miguel Basso.
15.   Gabriela Tessarim. Discurso e humor: construções e subversões da identidade feminina em Rê Bordosa. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Carlos Félix Piovezani Filho.
16.   Giovana Moretti. Discursos sobre a voz de Lula: uma análise das posições discursivas da mídia brasileira no caso da enfermidade do ex-presidente. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2014.
Orientador: Carlos Félix Piovezani Filho.
17.   Giovana Nicolini Milozo. Autoavaliação como promotora do aprendizado e seu impacto no ensino de PLE. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula.
18.   Guilherme Zamboni Fuzatto. Heroísmo e Amizade em Harry Potter. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Carla Alexandra Ferreira.
19.   Iasmyn da Costa Bracciani. Cinquenta tons de cinza: uma análise discursiva sobre a manutenção de lugares socialmente estabelecidos. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
20.   Jaqueline Roberta Ribas. Marco Regulatório da Comunicação: dois posicionamentos. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
21.   Jefferson de Oliveira Dias. O Húmus no Húmus: Raul Brandão e Herberto Helder entre a hesitação e a intrepidez. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Wilson Alves Bezerra.
22.   Juliana Coetti Basso. Ressonâncias neorrealistas em Anoiteceu no bairro, de Natália Correia. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Jorge Vicente Valentim.
23.   Jéssica de Oliveira. Lendo os clássicos hoje: uma análise discursiva das práticas de leitura inscritas em adaptações literárias brasileiras para o público infantojuvenil. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
24.   Jéssica de Oliveira. Lendo os clássicos hoje: uma análise discursiva das práticas de leitura inscritas em adaptações literárias brasileiras para o público infanto-juvenil. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
25.   Karina Ribeiro Camilo. quot;A esperança venceu o medoquot;: fórmula e/ou pequena frase?. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
26.   karla Cristina dos Passos. Entre senhoras: as personagens femininas em Moll Flanders. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Carla Alexandra Ferreira.
27.   Kelly Cristina Pereira Nepomucena. Linguagem, paratopia e transmidiação em. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
28.   Kelly Toesca Feliciano. Análise de recursos disponíveis em dois sítios da rede mundial de computadores: possibilidades de desenvolvimento de habilidades linguísticas?. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.
29.   Layane Vieira. Verbo-suporte FAZER + NOME PREDICATIVO no Português Brasil: descrição de estruturas com nomes deverbais em ?-ão? e ?-mento?. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida.
30.   Leonardo Marzagão Tomasini Alves Soto. Especificidades e desafios no ensino-aprendizagem de português como língua estrangeira para a terceira idade: um estudo de caso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Nelson Viana.
31.   Luan Lee Hernandes. Expressão/Interação Oral nas aulas de espanhol: crenças de alunos de escolas da rede pública e privada de São Carlos sobre o seu trabalho em sala de aula. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Anton Castro Míguez.
32.   Pamela Gabriele Todesco. Produção de legendas em português brasileiro: um estudo linguístico dos procedimentos de tradução adotados e de seus efeitos de sentido. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
33.   Paula Martinez Fernandes. Ethos e cenografia em missivas políticas eletrônicas. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
34.   Priscila Paulino Guerra. A construção do ethos da personagem no chick-lit ?Melancia? de Marian Keyes. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
35.   Rafael Borges Ribeiro dos Santos. Uma análise discursiva de representações da leitura manifestas em declarações de estudantes do EJA da UFSCar. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
36.   Roger Alfredo de Marci Rodrigues Antunes. Formação de gentílicos a partir dos topônimos brasileiros: existe uma regularidade?. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida.
37.   Sara Palombo Antonelli. Holden e a Sétima arte: posições sobre literatura e cinema norte-americano.. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Carla Alexandra Ferreira.
38.   Silvério Donatti. Imagens do autor Ferdinand de Saussure em três prefácios do CLG. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
39.   Tamires Bonani Conti. Enunciados de curta extensão: aforização, mídia e política. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
40.   Thayara Patricia Galterio. A produção de uma identidade corporativa assentada na relação ethos discursivo, humor e contemporaneidade. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
41.   Tiago Pereira Rodrigues. A Tradução de Variantes da Fala Não-Padrão na Legendação de Filmes. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Renato Miguel Basso.
42.   Tânia Vieira Rangel. Análise de representações sobre a leitura em depoimentos de leitores de obras literárias que sofreram adaptação cinematográfica: reflexões para o ensino. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
43.   Yuri Lavandoski Amato. A elaboração de um programa de ensino de português para falantes de espanhol em contexto de imersão como atividade teórico-crítica.. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Nelson Viana.

2013

1.   Amanda dos Santos Carneiro. Polaridade das expressões adjetivais do português do Brasil. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Oto Araújo Vale.
2.   Ana Paula Ferreira da Silva. Aspectos Pragmáticos: um estudo de caso a partir do gênero talk show. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Dirceu Cleber Conde.
3.   Andressa Caroline Inácio Zacarias. Delineamento conceitual de corpus via indexação léxico-conceitual: primeiros resultados. (Graduação em Bacharelado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Ariani Di Felippo.
4.   Camila de Araújo Azevedo. Construção de corpora de domínio específico: efeito estufa. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Oto Araújo Vale.
5.   Dalma Cristina Florentino. Analise de um livro didático baseado em tarefas elaborado por uma professora pré-serviço. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Rita de Cassia Barbirato.
6.   Daniel William Camargo. Conectivos condicionais complexos e o ensino de português escrito. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Flávia Bezerra de Menezes Hirata-Vale.
7.   Daniela Pelegrini Basqueira. quot;Na pele macia do corpoquot;: o homoerotismo feminino na poesia de Isabel de Sá. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Jorge Vicente Valentim.
8.   Emily de Carvalho Pinto. Reconstruindo passados: memória e identidade na literatura angolana. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Jorge Vicente Valentim.
9.   Fabiana Pirotta Camargo Lourenço. O modal 'dever': proposta de desambiguação. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Flávia Bezerra de Menezes Hirata-Vale.
10.   Felipe Stucchi de Souza. “El público”: um drama poético de Federico García Lorca. (Graduação em Letras Espanhol Português) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Wilson Alves Bezerra.
11.   Fernanda Cristina Guerra. O Funcionamento da Partícula ?ou? na Constituição Federal Brasileira: um estudo semântico-discursivo. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Dirceu Cleber Conde.
12.   Fernanda Garcia Libório. Topônimos e gentílicos: variação de grafias no português brasileiro e europeu. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida.
13.   Flávia Cristina Gomes Morais. ?Crônicas para jovens?: análise de representações do leitor inscritas em coleções contemporâneas. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
14.   Gabriela de Oliveira Gonçalves. O papel da produção de texto enquanto ponto de partida para o ensino e aprendizagem da língua portuguesa. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Maria Isabel de Moura.
15.   Henrique Claro. Proposta de um modelo de dicionário analógico-onomasiológico virtual. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida.
16.   Juliana Balbino de Oliveria. A construção da imagem de si na WEB: uma análise enunciativo-discursiva da página. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Luiz André Neves de Brito.
17.   Luciana Bianconi Angelo. AUTOAVALIAÇÃO EM SALA DE AULA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula.
18.   Nathalia Perussi Calcia. O acordo ortográfico aplicado aos grafos e dicionários do Unitex. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Oto Araújo Vale.
19.   Natália Monteiro da Silveira. As designações "homossexualidade" e "homoafetividade" no discurso jurídico. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Dirceu Cleber Conde.
20.   Natália Santini Victuri. Materialidades da legislação linguística do Brasil e da Argentina no contexto do Mercosul. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Anton Castro Míguez.
21.   Paula Calenzani Vailant. Ensino de língua inglesa para crianças: levantamento bibliográfico em periódicos. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula.
22.   Pâmela da Silva Rosin. ?Eu não disse isso?: uma análise do funcionamento da autoria nas mensagens compartilhadas de Caio Fernando Abreu e Clarice Lispector no facebook. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
23.   Roana Rodrigues. Dificuldades apresentadas por hispanofalantes na produção de textos acadêmicos em língua portuguesa: a questão dos heterogenéricos. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Oto Araújo Vale.
24.   Talita Aparecida de Oliveira. Reflexões sobre os Desafios em Relação ao Uso de Língua Inglesa: Experiências de Universitários Brasileiros em Contexto de Intercâmbio. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.
25.   Thailini Juliana Agostinho de Ázara. O sintagma quot;exclusividadequot;: uma fórmula discursiva?. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
26.   Thiago Rodrigues da Silva. Expressões semifixas do português. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Dirceu Cleber Conde.
27.   Vivian Leme Furlan. Florbela Espanca, de Agustina Bessa-Luís: biografia, ficcionalidade e intersecção entre vida e ficção. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Jorge Vicente Valentim.
28.   Élica dos Santos Souza. Trabalho análogo à escravidão: a emergência de uma fórmula?. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.

2012

1.   Adriana Dalfré Barbieri. O reconto como prática de produção de texto: uma análise sobre a relação entre escrita, leitura e oralidade na aula de língua portuguesa. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Maria Isabel de Moura.
2.   Amalia Pignata. Terminologia do Etanol. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida.
3.   Ana Catarina Gianoti. Descrição das unidades terminológicas da Educação a Distância em português do Brasil no nível morfológico. (Graduação em Bacharelado em Linguística) - Centro de Educação e Ciências Humanas, . 2012.
Orientador: Ariani Di Felippo.
4.   Ana Catarina Gianoti. Descrição sintático-semântica dos termos do domínio da Educação à Distância em português do Brasil. (Graduação em Bacharelado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Ariani Di Felippo.
5.   Ana Rosa Leme Camargo. A explosão discursiva no fenômeno 'Harry Potter. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
6.   Arthur Pompilio Astrogildo da Silva. Refinamento da hierarquia conceitual da base de dados lexicais Wordnet.EaD. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Ariani Di Felippo.
7.   Arthur Pompílio Astrogildo da Silva. Integração hierárquica de conceitos nominais especializados e de língua geral. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Centro de Educação e Ciências Humanas, . 2012.
Orientador: Ariani Di Felippo.
8.   Bárbara Lara de Araújo Lima. Análise de um novo gênero discursivo: tutorias de maquiagem no youtube. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Maria Isabel de Moura.
9.   Carolina Cardoso de Oliveira. A terminologia das pragas da cana-de-açúcar. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida.
10.   Edna Hércules Augusto. Produção de material didático de português língua estrangeira (PLE): uma experiência ancorada nos princípios de Tomlinson sobre aquisição e ensino de línguas. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Nelson Viana.
11.   Gabriel Maldonado Fabbro Sarturato. Lexicultura, transculturalidade e letramentos na escola pública: análise de material didático aprovado pelo PNLD 2012 para o ensino. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula.
12.   Gabriela Aniceto. Análise etimológica dos termos das frutas no contexto da agroecologia. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida.
13.   Gabriela Cabral de Oliveira. Um ?novo leitor?: O Idoso na era da informática. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
14.   Gabriela Oliveira Teixeira. A (des)construção da subjetividade delinquente: o caso do ônibus 174. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
15.   Giovanna Santurbano da Silva. Análise discursiva de charges políticas, mídia, memória, interdiscurso e interdiscursividade cultural. (Graduação em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
16.   Jackson Wilke da Cruz Souza. Identificação da redundância com base em conhecimento linguístico profundo para a Sumarização Automática Multidocumento. (Graduação em Bacharelado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Ariani Di Felippo.
17.   JULIANA ZANATTA DE ANTONI. Aspectos de ensino-aprendizagem de português segunda língua sob perspectiva da abordagem comunicativa em contexto de educação especial. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Nelson Viana.
18.   Lilian dos Santos Batistella. O LUGAR DA LITERATURA NO ENSINO DE ESPANHOL: UMA ANÁLISE DA SÉRIE DIDÁTICA SÍNTESIS. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues.
19.   Marcela Luiza Moreti. A semântica global da cartilha GLBT. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
20.   Marco Antônio de Almeida Ruiz. Derrisão política no YouTube: mídia e discurso. (Graduação em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
21.   Maria Renata Casonato Motta. As várias faces da autoria de Chico Buarque de Hollanda: paratopia criadora e ritos genéticos. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
22.   Michele B. Petry. L?emploi des diminutifs dans la traduction de la bande dessinée ?Tintin en Amérique? en portugais brésilien. (Graduação em Abi - Letras Francês) - Universidade Federal de Santa Catarina, . 2012.
Orientador: Renato Miguel Basso.
23.   Mônica Menezes Santos. Charges políticas: acontecimento e mídia. (Graduação em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
24.   Rogério Macedo de Oliveira. Enfoque cultural e o ensino de língua Inglesa na rede pública sob a perspectiva do Letramento Crítico.. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula.
25.   Talita Frattini Sanaiotte. O IMAGINÁRIO SOBRE A LÍNGUA ESPANHOLA DE ESTUDANTES BRASILEIROS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DE INSTITUIÇÃO PÚBLICA E PRIVADA DA CIDADE DE SÃO CARLOS. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues.
26.   Talita Maria de Souza. O percurso de constituição de um autor independente: estudo de caso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.

2011

1.   Abner Oliveira dos Santos. Os filhos de Tupã: explorando o projeto falhado de Alencar. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Wilton José Marques.
2.   Amanda Castilho Salles. Poltica linguística no Paraguai: relações entre guarani, espanhol e português. (Graduação em Licenciatura Português / Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues.
3.   ANGELICA ALVES RAMOS. O uso de recursos tecnológicos na prática de Ensino-Aprendizagem de Português Língua Estrangeira. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Nelson Viana.
4.   David Santiago de Oliveira. Crenças de alunos iniciantes sobre o ensino-aprendizagem de inglês em escolas de idiomas: uma análise reflexiva. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula.
5.   Duane Valentim. Deslocamentos enunciativos em textos jornalísticos e formas de citação no ensino de língua portuguesa. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Marilia Blundi Onofre.
6.   ELEONORA BAMBOZZI BOTTURA. Um estudo inicial sobre autenticidade e verossimilhança em tarefas do exame CELPE-BRAS. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Nelson Viana.
7.   Lara Celestrino. Análise de propostas de avaliação de rendimento em livros didáticos de inglês para o Ensino Fundamental I. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula.
8.   Luiz Gustavo Oliveira Silva. O armário da crítica: O Barão de Lavos sob o signo da resistência. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Jorge Vicente Valentim.
9.   MARCIA FANTI NEGRI. Concepções de cultura em livros didáticos de Português Língua Estrangeira. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Nelson Viana.
10.   Mariana de Oliveira Campos. Estranha experiência de leitura: uma análise da obra de Oliverio Girondo. (Graduação em Letras Espanhol Português) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Wilson Alves Bezerra.
11.   Marina Venancio Grandolpho. A poesia indianista de Machado de Assis (Leitura de Americanas). (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Wilton José Marques.
12.   Patrícia da Silva Carvalho. Leitura em língua inglesa e cidadania crítica. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula.
13.   Priscilla Del Fiori. Lima Barreto e a Crítca ao Nacionalismo Romântico (Leitura de O triste fim de Policarpo Quaresma). (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Wilton José Marques.
14.   Rodolfo Homero Francisco da Silva. Dissertação e ensino: problemas e soluções. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Maria Isabel de Moura.
15.   Sandra Monica do Nascimento. “Amor e Casamento: uma análise sócio-histórica do sentimento e da instituição nos romances Pride and Prejudice (1813) e Jane Eyre (1847) de Charlotte Bronte. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Carla Alexandra Ferreira.
16.   Sara Naime Vidal Vital. Blogs de comentários políticos: uma leitura discursiva. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
17.   Simone Garavello Varella. Vídeos 'educativos' e mitos sobre a leitura: análise discursiva de campanhas em prol da leitura veiculadas pelo youtube. (Graduação em Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.

2010

1.   Ana Luiza Baldini. Leitores Mirins: Projeções discursivas do leitor de ?O ESTADINHO? e da ?FOLHINHA?. (Graduação em Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
2.   Ana Lígia Criado Suman. A disparidade do sujeito e a produção de sentidos no acontecimento enunciativo das previsões. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva.
3.   Andrêi Krasnoschecoff. Jogos de computador: uma nova forma de carnavalização da cultura?. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
4.   Camila Figueiredo Landis. Reflexões sobre o papel dos valores/crenças dos pais na prática de uma professora de Língua Inglesa para crianças. (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.
5.   Camila Mendes. As diferenças em relação às dificuldades encontradas no processo de aprendizagem de uma LE (inglês) entre jovens e adultos. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Rita de Cassia Barbirato.
6.   Daniela Ferreira de Mattos. As definições nos minidicionários auxiliam na compreensão de uma palavra desconhecida? Um estudo da definição lexicográfica do minidicionário Caldas Aulete. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida.
7.   Danielle Fernanda Danelli. Olhares femininos na ficção de Paulina Chiziane: uma leitura de O alegre canto da perdiz. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Jorge Vicente Valentim.
8.   Dionisio da Silva Pimenta. Entre Próspero e Caliban, a Nação: representações ficcionais da identidade na literatura angolana contemporânea. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Jorge Vicente Valentim.
9.   Fernando de Paula Alves. O ambiente computacional e-Termos como recurso para a elaboração da terminologia do Biodiesel. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida.
10.   Juliana Blanco. A leitura em língua inglesa na escola pública: reflexões e sugestões. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula.
11.   Juliano Antonio Vidal Saccomani. Ferramentas virtuais e autonomia de jovens aprendizes analisados dentro de um contexto comunicativo de ensino-aprendizagem de língua inglesa. (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.
12.   Júlia Lourenço Costa. Questões político-ideológicas presentes na fórmula desenvovimento sustentável. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
13.   Luciane Aparecida Baltieri. Todos os nomes, de José Saramago: uma releitura pós-moderna do romance de formação. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Jorge Vicente Valentim.
14.   Lygia Pereira Garrido. Autonomia do aprendiz de língua estrangeira inglês na produção oral: o papel do suporte de ferramentas virtuais. (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.
15.   Mariana Batista de Almeida. O papel dos phonics na leitura (em voz alta) do th no ensino de língua inglesa a jovens aprendizes. (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.
16.   MARINA AYUMI IZAKI. Histórias em quadrinhos: desafios e potencialidades para o ensino-aprendizagem de Português Segunda Língua. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Nelson Viana.
17.   Mário Márcio Ramos Teixeira Filho. O Hipertexto e suas aplicações práticas em sala de aula: por uma produção de textos mais autônoma e interativa no paradigma atual da escola. (Graduação em Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Maria Isabel de Moura.
18.   Nathalie Messias de Andrade. A teoria das Inteligências Múltiplas no desenvolvimento da Gramática como Habilidade. (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.
19.   Rodolfo Pereira Passos. quot;No momento em que cegamosquot;: a (des) construção da verdade em Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Jorge Vicente Valentim.
20.   Rodrigo Basso. Machado e Chico Burque: narradores shandianos. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Rejane Cristina Rocha.
21.   Stéfanie Fernanda Pistoni Della Rosa. A visão de aprendizes de inglês instrumental sobre ensino-aprendizagem de gramática em contexto empresarial. (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.
22.   TSAI YUN HSIEN. Um estudo sobre a relação entre variáveis socioculturais e competências na formação de professores de língua inglesa em contexto de uma universidade pública de Taiwan. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Nelson Viana.
23.   Wuendy Fernanda Cardili. O Texto Na Escola: Reflexões Sobre O Ensino E A Linguagem. (Graduação em Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Maria Isabel de Moura.

2009

1.   Aline Raquel Franceschini. Possíveis perfis de alunos adultos com baixo rendimento em sala de aula de Língua Estrangeira. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Rita de Cassia Barbirato.
2.   Ana Luiza Pereira Bruno. A representação da mulher negra em Machado de Assis (Leiitura de quot;Marianaquot;). (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Wilton José Marques.
3.   Ariane Lourenço Marcolino. A voz da história - as configurações do narrador no limite entre História e ficção em Incidente em Antares. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Rejane Cristina Rocha.
4.   Carlos Rocha. A oscilação da onisciência no narrador de Ressurreição, de Machado de Assis. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Wilton José Marques.
5.   Carol Labigalini. Termos da Biologia segundo Aurélio (2009). (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida.
6.   Clarissa Galvão Bengsten. Acontecimento e argumentação em textos de videntes no espaço enunciativo de São Carlos. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva.
7.   Deborah Nathalia Silva de Jesus. Recontando contos de fadas na aula: a relação intergenérica nos textos. (Graduação em Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Maria Isabel de Moura.
8.   Diana Paula da Silveira Camargo. A gramática em manuais didáticos de inglês para propósitos específicos de negócios. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Camila Höfling.
9.   Franco Baptista Sandanello. Opostos, mas impostos: a aclimatação do impressionismo literário em O Ateneu, de Raul Pompéia. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Wilton José Marques.
10.   Heloisa de Aquino. Regionalismo e Transculturação em Contos Gauchescos de Simões Lopes Neto. (Graduação em Letras Espanhol Português) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Wilson Alves Bezerra.
11.   Joel Sossai Coleti. Aspectos morfológicos dos termos da Nanociência e Nanotecnologia. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida.
12.   Julio Cezar Bastoni da Silva. Dois Naturalismos. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Wilton José Marques.
13.   Laura Colli Gon. O papel das charges na construção da história do presente da política brasileira. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
14.   LUIZ FERNANDO MEDEIROS. DESMOTIVAÇÃO PRODUTORA OU PRODUTO DO INSUCESSO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: UMA REFLEXÃO. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Rita de Cassia Barbirato.
15.   Lídia Helena Falavigna. Existe texto além da redação na escola? A escrita feminina adolescente às margens das atividades de texto: vida e língua se encontrando em cartas de amor. (Graduação em Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Maria Isabel de Moura.
16.   Naiara Mangino Cardoso. A suspensão de sentido e o afastamento da cultura no universo narrativo de Guimarães Rosa. (Graduação em Letras Espanhol Português) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Wilson Alves Bezerra.
17.   Natália Gonçalves de Souza Santos. Os Estudos Literários de Álvares de Azevedo: idéias críticas de um poeta. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Wilton José Marques.
18.   Olena Kovalek. A cultura no contexto da escola pública: uma análise sobre sua presença no material didático de LI. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Rita de Cassia Barbirato.
19.   Patrícia Regina Campi. Tú, vos, usted e você: uma análise dos pronomes de tratamento do espanhol em legendas no português brasileiro. (Graduação em Licenciatura Português / Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues.
20.   Renata Fernandes de Araújo. Representações das tradições orais em O homem que não podia olhar para trás, de Nelson Saúte. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Jorge Vicente Valentim.
21.   Ricardo Gessner. Prelúdios a uma poeticanálise linguistérica. (Graduação em Letras Espanhol Português) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Wilson Alves Bezerra.
22.   Scarlett Matteussi de Oliveira. Crenças sobre as competências necessárias a um professor de LE. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Rita de Cassia Barbirato.
23.   Stéfano Grizzo Onofre. Deslocamentos enunciativos no texto literário e nas produções textuais escolares: relações fronteiriças. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Marilia Blundi Onofre.
24.   Viviane Segatto Battaiola. "Por que 4 ou 5 e não 9 ou 10?" O diálogo das dissertações de vestibular de notas 4, 5, 9 e 10 estabelecidos com a coletânea presente no processo seletivo Ufscar 2009". (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Maria Isabel de Moura.
25.   Érika Karina de Oliveira. A música como recurso do aprendiz no proceso de aquisição de LE. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Rita de Cassia Barbirato.

2008

1.   Ana Livia de Castro. O desejo em três contos de Julio Cortázar. (Graduação em Letras Espanhol Português) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Wilson Alves Bezerra.
2.   Ana Paula de Lima. REFLEXÕES ACERCA DA MOTIVAÇÃO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA AULA DE LÍNGUA INGLESA. (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.
3.   Bruno Colla. O nacionalismo literário na revista Guanabara (1849-1856). (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Wilton José Marques.
4.   GUILHERME JOTTO KAWACHI. (Pré)Conceitos: Um Estudo Introdutório sobre Imagens Acerca da Cultura Norte-Americana no Processo de Ensino Aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Nelson Viana.
5.   José Roberto Cestarioli Junior. Leitores prometeicos: o fantástico e o policial ou um caso sem vítimas. (Graduação em Letras Espanhol Português) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Wilson Alves Bezerra.
6.   Keila Roberta Torezan. O resultado da (Inter) ação com o "outro" no processo de aquisição e desenvolvimento da escrita. (Graduação em Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Maria Isabel de Moura.
7.   Letícia Rohrer Colleti. NIKETCHE, de Paulina Chiziane: uma escrita poética quot;cheia de prosaquot;. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Jorge Vicente Valentim.
8.   Marina Del Bianco Luppi. Cadê? A leitura sumiu! Reflexões sobre a leitura nas aulas de Lingua Portuguesa. (Graduação em Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Maria Isabel de Moura.
9.   Marina Gimenez Parra. Traduzir ou transcriar Aura: questões linguísticas e literárias. (Graduação em Letras Espanhol Português) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Wilson Alves Bezerra.
10.   Renata Carreon. A constituição do ethos no discurso dos candidatos a prefeito de São Carlos: eleições 2008. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
11.   Roberta de Oliveira Guedes. A utilização da escrita nos livros didáticos para o ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: uma habilidade a analisar. (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.
12.   Roberta Soares Ribeiro. Um olhar crítico com relação à abordagem comunicativa e do enfoque por tarefas no ensino/aprendizagem de língua estrangeira: a análise de uma caso na aula de espanhol. (Graduação em Licenciatura Português / Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues.
13.   Vanessa de Lima Fernandes. DESENVOLVIMENTO DA LEITURA CRÍTICA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: ANÁLISE DO MATERIAL JORNAL SÃO PAULO FAZ ESCOLA. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Rita de Cassia Barbirato.

2007

1.   Danuza Américo Felipe. El gaucho Martín Fierro: história, literatura e mito. (Graduação em Letras Espanhol Português) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Wilson Alves Bezerra.
2.   Marília Fernandes. Simultaneidade de nomes, tempos e espaços em Cien años de soledad de Gabriel García Márquez. (Graduação em Letras Espanhol Português) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Wilson Alves Bezerra.

2006

1.   Amanda Pontes Rassi. Análise da acepções do verbo fazer em dicionários de língua portuguesa. (Graduação em Bacharelado em Língua Portuguesa e Lingüística) - Universidade Federal de Goiás, . 2006.
Orientador: Oto Araújo Vale.
2.   Bruna Quartarola. quot;A metáfora social na poesia de Chico Buarquequot;. (Graduação em Letras) - Universidade Gama Filho, . 2006.
Orientador: Jorge Vicente Valentim.
3.   Hemileine Constantino. A derrisão no gênero charge eletrônica. (Graduação em Curso de Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso, . 2006.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
4.   Jose Prudenciano Carrijo de Souza. Breves considerações sobre a derrisão no discurso político. (Graduação em Curso de Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso, . 2006.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
5.   Loiva Willers. Plurilingüismo brasileiro: as línguas indígenas no Mato Grosso. (Graduação em Curso de Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso, . 2006.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
6.   Maria Cristina Morais Carvalho. Preliminares para uma tipologia das expressões cristalizadas construidas com o verbo ter. (Graduação em Bacharelado em Língua Portuguesa e Lingüística) - Universidade Federal de Goiás, . 2006.
Orientador: Oto Araújo Vale.
7.   Maria Lucia David Dias Correa. Práticas de linguagem no ensino fundamental - um breve estudo de caso. (Graduação em Curso de Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso, . 2006.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
8.   Silvana Cristina Johann. A construção do eu pela língua do outro: a língua alemã em Alto Taquari Mato Grosso. (Graduação em Curso de Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso, . 2006.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
9.   Zenilde Nunes Batista. Expressões cristalizadas de matriz comparativa. (Graduação em Bacharelado em Língua Portuguesa e Lingüística) - Universidade Federal de Goiás, . 2006.
Orientador: Oto Araújo Vale.

2003

1.   Claudiane Biazoli. Textualidade e Argumentação: análise da conjunção embora como fato discursivo. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003.
Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva.

2001

1.   Paula Ditulio. Argumentação e textualidade: um estudo do ou como fato discursivo em salas de bate-papo da internet. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2001.
Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva.

2000

1.   Ana Cláudia Nascimento. Argumentação e Textualidade: Um Estudo da Conjunção Mas Como Fato Discursivo. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2000.
Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva.

1996

1.   Rutinéia Cristina Martins. O ensino de História e a construção de conceitos no primeiro grau. (Graduação em História) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 1996.
Orientador: Djanira Soares de Oliveira e Almeida.


Data de processamento: 12/10/2020 19:46:32