1. | Amanda Gusmão Lemes da Silva. O cerceamento interpretativo na consolidação da Editora Abril no período da abertura política: um estudo da coleção Literatura Comentada. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Luciana Salazar Salgado. |
2. | André Vendrame Zovadelli. Mapeamento dos entornos personalizados de aprendizagem (PLE) dos alunos de graduação dos cursos de Licenciatura plena em Letras Português/Espanhol e Português/Inglês da UFSCar. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Anton Castro Míguez. |
3. | Aron Affonso Volante. Proposta de uma ontologia do Mormonismo no português: a elaboração de uma terminet a partir da problemática da tradução. (Graduação em Bacharelado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida. |
4. | Bruna Franco. Anotação de cadeias de correferência compostas por entidades do tipo ?organização? para a Sumarização Automática Multidocumento. (Graduação em Bacharelado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Ariani Di Felippo. |
5. | Bárbara Pauletto Fragalle. O Museu pela Exposição: o ethos discursivo do Museu de São Carlos e uma visita à noção de mídium a partir da produção da exposição Laborar: Trabalho em São Carlos. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Luciana Salazar Salgado. |
6. | Camila Pires Alves. Construções condicionais insubordinadas adversativas: uma análise descritiva no português do Brasil. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019. Orientador: Flávia Bezerra de Menezes Hirata-Vale. |
7. | Carolina Palombo Silvano. O Heroísmo em José Luandino Vieira : Construção e Desconstrução do Herói em A Vida Verdadeira de Domingos Xavier e João Vêncio: Os Seus Amores.. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Daniel Marinho Laks. |
8. | Claudia Regina Sanches. A CONSTRUÇÃO DA PROTAGONISTA: UMA LEITURA POLÍTICA DO ROMANCE EMMA, DE JANE AUSTEN. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Carla Alexandra Ferreira. |
9. | Eder Cavalcanti Coimbra. Construções semi-insubordinadas no português brasileiro: uma análise sincrônica. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019. Orientador: Flávia Bezerra de Menezes Hirata-Vale. |
10. | Fernanda Pereira da Silva. A designação de língua nos livros didáticos de Língua Portuguesa da década de 50. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva. |
11. | Fernanda Rebeca de Andrade Cardeal. Anitta ou Larissa? Da Poderosa à Malandra: Performatividades e Identidades que promovem o empoderamento feminino no funk brasileiro. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Anton Castro Míguez. |
12. | Guilherme Cazzini Cardoso. Uma análise da polarização adjetival para identificação de notícias potencialmente falsas: Como a análise de sentimentos pode identificar fake news. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Oto Araújo Vale. |
13. | Isaac Souza de Miranda Junior. Linguagem e informação: aproximação conceitual. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Dirceu Cleber Conde. |
14. | Leonardo Longo de Araújo. Interação em língua estrangeira (inglês: da retrospecção de (des)encontros interculturais a uma perspectiva documental do tratamento de aspectos culturais em livro didático. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Nelson Viana. |
15. | Maria Carolina Coradini. As construções condicionais insubordinadas com a conjunção ?se? no português do Brasil sob uma perspectiva diacrônica. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019. Orientador: Flávia Bezerra de Menezes Hirata-Vale. |
16. | Mariela Luiza Salvini. Semiótica e cinema na escola: o desenvolvimento de competências de leitura. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Mariana Luz Pessoa de Barros. |
17. | Milena Cardoso França. Investigação de desempenho das regras gramaticais do LanguageTool em redações do ensino médio. (Graduação em Bacharelado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Ariani Di Felippo. |
18. | Milena Cardoso França. Desempenho do corretor Languagetool na análise gramatical de redações do ensino médio em português. (Graduação em Bacharelado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Ariani Di Felippo. |
19. | Natalia Araboni Costa Oliveira. Uma análise do significado uso-condicional do aumentativo no português brasileiro. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Renato Miguel Basso. |
20. | Nubia Mara Lima. O uso do condicional-evidencial em discursos políticos no português do BrasilA aquisição de linguagem nas diferentes abordagens funcionalistas: uma comparação epistemológica entre teorias linguísticas e psicolinguísticas. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Flávia Bezerra de Menezes Hirata-Vale. |
21. | Paulo Francisco Martarello. A construção da criticidade na perspectiva do letramento. Reflexões a partir da análise de uma experiência em sala de aula. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Anton Castro Míguez. |
22. | Pedro Turci. O uso de vocativos no português do Brasil. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Flávia Bezerra de Menezes Hirata-Vale. |
23. | Robert Moura Sena Gomes. Linguagem e Interação: Argumentação e Domínio Semântico de Determinação nos PCNs e no material didático do ensino médio. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva. |
24. | Rodrigo Cavelagna. Murilo Mendes e a poesia em pânico. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Diana Junkes Bueno Martha. |
25. | Thainá Ariel de Oliveira Costa. Seu parceiro te enviou uma mensagem: estratégias de aprendizagem de línguas in-tandem presencial e virtual via whatsapp. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Anton Castro Míguez. |
26. | Valéria Vieira dos Santos. Tradução intersemiótica de Na Natureza Selvagem: continuidades e rupturas do livro para o filme. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Mariana Luz Pessoa de Barros. |
27. | Vivian dos Anjos Martins. Machado de Assis e o Jornal das Famílias: um retrato crítico do papel da mulher na sociedade oitocentista (Leituras de Confissões de uma viúva moça e A Mulher de Preto). (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Wilton José Marques. |
28. | Viviane Quenzer. Atualização e ruptura da memória no imaginário sobre o feminino nos discursos contemporâneos. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Roberto Leiser Baronas. |
29. | William Ferreira de Lima. A designação da palavra escravo em materiais didáticos da disciplina de história. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Carolina de Paula Machado. |
1. | Andrezza Jaquier Pgizzo Oliveira. A dessacralização do cânone:. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Jorge Vicente Valentim. |
2. | Andrezza Jaquier Pigozzo de Oliveira. A dessacralização do cânone:. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Jorge Vicente Valentim. |
3. | Angelo Bruno. O homem cordial em O Auto da Compadecida de Ariano Suassuna. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Diana Junkes Bueno Martha. |
4. | Camila Ribeiro de Moraes. A lírica nas composições dos Racionais MC's. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Diana Junkes Bueno Martha. |
5. | Catia Aparecida Gallego Barnabe. O heterodiscurso no Facebook. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Lucas Vinício de Carvalho Maciel. |
6. | Edmar Neves da Silva. UFSCar de Muitas Línguas: o alcance da divulgação de línguas e culturas indígenas. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues. |
7. | Fabricio Zantut Diagonel. Um corpo em uma mala: arte e violência em La Pesada Valija de Benavides, de Samanta Schweblin. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Wilson Alves Bezerra. |
8. | Felipe Lima Cury. Investigação comparativa da complexidade textual entre originais e graded readers. (Graduação em Bacharelado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Ariani Di Felippo. |
9. | Larissa Albuquerque Pinheiro Barbosa. Transposições e Acomodações da mitificação da leitura na era digital:uma análise discursiva. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Luzmara Curcino Ferreira. |
10. | Lenna Mayara Rodrigues de Barros. Entre arquivos, diários e prisões: a narrativa do cárcere de Luandino Vieira. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Jorge Vicente Valentim. |
11. | Mariana de Setta Bertoldi. Análise fílmica de Cisne Negro na perspectiva do duplo e do unheimlich. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Anton Castro Míguez. |
12. | Marina Vieira Cervezão. A Filosofia como Instituição discursiva: análise de ditos e escritos de/sobre Bento Prado Júnior à luz dos estudos discursivos. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Roberto Leiser Baronas. |
13. | Pedro Ferreira Martins. Análise de desempenho do corretor gramatical CoGroo quanto à concordância nominal em redações de ensino médio. (Graduação em Bacharelado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Ariani Di Felippo. |
14. | Rebecca Tabarin Monteiro. A língua da gente: um espaço de divulgação científica sobre a língua viva. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Luiz André Neves de Brito. |
15. | Renan Augusto Barili. O cânone em transcendência: homoerotismo em. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Jorge Vicente Valentim. |
16. | Thamila Parciasepe Mascarin. A produção discursiva da imagem de autores nacionais e internacionais na rede social Skoob. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Roberto Leiser Baronas. |
17. | Victor Hugo Scanavachi Dias. Um registro semântico-lexical de atividades agropastoris na região fronteiriça de Espírito Santo do Pinhal - SP. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Roberto Leiser Baronas. |
1. | Adriele Beatriz Kucinskas. Comparação entre léxicos do português e do castelhano. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Oto Araújo Vale. |
2. | Amanda Guimarães. Ritos genéticos editoriais: o processo de criação e edição no mundo dos fãs. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Luciana Salazar Salgado. |
3. | Ana Lídia Marques dos Santos Bizzetto. Amor, corpo e palavra: configurações lirismo em alguns poetas brasileiros e portugueses modernos e contemporâneos. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Diana Junkes Bueno Martha. |
4. | Carolina Casarin Albuquerque. Um estudo semântico enunciativo da publicidade da marca Lola Cosmetics. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Carolina de Paula Machado. |
5. | Carolina Faber Calarga. Um estudo semântico-enunciativo da designação de Leitor em livros espíritas. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Carolina de Paula Machado. |
6. | Daniela Maria dos Santos Fernandes. O ethos discursivo implicado nas pesquisas de opinião. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Luciana Salazar Salgado. |
7. | Daniele Santos Clemente da Costa. A intertextualidade em obras da literatura infantil. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Carolina de Paula Machado. |
8. | Diogo Oliveira da Silva. Fraseologia e parafraseologia : um estudo semântico. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Dirceu Cleber Conde. |
9. | Débora Esteves Baptista. Uma semântica do desaparecimento no Cone Sul: a constituição de uma competência discursiva nas injunções dos regimes de exceção. (Graduação em bacharelado em linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Luciana Salazar Salgado. |
10. | Filipe da Costa Oliveira. A posição de sujeito nas sentenças imperativas do português brasileiro: sujeito ou vocativo?. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Renato Miguel Basso. |
11. | Gabriela Santana de Mello. Stephen King e a Tradicao do Conto Fantastico. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Carla Alexandra Ferreira. |
12. | Isabela Pizetta. Uma via de ver as coisas e a poética de Dora Ferreira da Silva. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Diana Junkes Bueno Martha. |
13. | Isabelle Nóbrega Borges. A referênciação na aquisição da escrita: construção dos sentidos em textos infantis. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Luiz André Neves de Brito. |
14. | Jessica Boquetti de Oliveira Braga. Gostos e gestos de leitura na construção do Ethos Leitor de personalidades famosas. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Luiz André Neves de Brito. |
15. | Joanna Raiza Rosa. Uma Análise discursiva do perfil leitor da obras "Um amor para recordar" e "A culpa é das estrelas" e suas adaptações para o cinema". (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Carolina de Paula Machado. |
16. | Letícia Noés Patracon. As designações de "cidade" no livro Cidades para pessoas de Jan Ghel e em textos lexicográficos formais e informais. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Carolina de Paula Machado. |
17. | Letícia Silveira. DIMENSÕES ESCONDIDAS DE LETRAMENTO: O PROCESSO DE REVISÃO DO PRODUTO EDITORIAL NA REVISTA ACADÊMICA. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Luiz André Neves de Brito. |
18. | Luis Marques. Grafite: um observatório de análise e reflexão sobre o espaço público. (Graduação em bacharelado em linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Luciana Salazar Salgado. |
19. | Luiz Rogerio Godoy. O caso português: considerações sobre a ficção policial em Francisco José Viegas. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Jorge Vicente Valentim. |
20. | Marcelle Vilasboa Magalhães. O storytelling no marketing: o slogan da marca Intimus e a narratividade construída no discurso publicitário. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva. |
21. | Maria Eugênia dos Reis Carvalho Granzotto. Sinal de Vida: um projeto de divulgação científica sobre as línguas de sinais em plataforma digital. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Luciana Salazar Salgado. |
22. | Matheus Bittencourt Cipolli. Partículas Aditivas: o caso de 'também' no português brasileiro. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Renato Miguel Basso. |
23. | Mayara Quirino. A instrucionalidade marcada e não-marcada em diferentes materiais relacionados à moda.. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Luiz André Neves de Brito. |
24. | Michelle Martins. Produção e circulação de texto: propsota de leitura do grafite no espaço urbano. (Graduação em bacharelado em linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Luciana Salazar Salgado. |
25. | Renan Riggo. O quot;Grande espetáculo do mundoquot;: entre o olhar a vida e o viver o amor na efabulação das personagens em O ano da morte de Ricardo Reis, de José Saramago. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Jorge Vicente Valentim. |
26. | Simeia Rafaela Nunes Casati. Diminutivos como indicadores de ironia em um corpus do português brasileiro. (Graduação em Bacharelado em Linguistica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Oto Araújo Vale. |
27. | Simone Pereira. Uma LA comprometida com uma agenda de combate às desigualdades e à violência: subsídios teórico-metodológicos que vêm orientando as pesquisas sobre identidades. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Anton Castro Míguez. |
28. | Tayná Siécola. Anne de Green Gables através da Enunciação. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Marilia Blundi Onofre. |
29. | Vitória Ferreira Doretto. Questões de autoria em S. de J.J. Abrams e Doug Dorst. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Luciana Salazar Salgado. |
30. | Winnie Tathiane Dourado. Relação entre Línguas no espaço enunciativo da Universidade Federal de São Carlos. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Carolina de Paula Machado. |
31. | Yara Aline Campana. A tradução informal de Mangás na web: um estudo sobre a cena de enunciação. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Roberto Leiser Baronas. |
1. | Alan José Ponce da Costa. O estatuto dos ditongos crescentes do português brasileiro: uma revisão da literatura e sugestões de análise. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Pablo Arantes. |
2. | Alexandre Sansão. Leitura Política de Great Gatsby. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Carla Alexandra Ferreira. |
3. | Andressa Caroline Leonardo. Ethos discursivo e produto jornalístico: um estudo da Globo News. (Graduação em bacharelado em linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Luciana Salazar Salgado. |
4. | Camila Leitão Previato. Análise de alguns aspectos do processo de aquisição da língua portuguesa por estudantes hispano-americanos na Universidade Federal de São Carlos. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Anton Castro Míguez. |
5. | Daniele Santos Clemente da Costa. A intertextualidade em obras da literatura infantil: da moral ao humor. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Luzmara Curcino Ferreira. |
6. | Eduardo Alves de Deus Barbizan. Huck Finn, Oliver Twist e Pedrinho: personagens em formação. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Carla Alexandra Ferreira. |
7. | Fernanda Capelari Carvalho. Mediação editorial e ethos discursivo: uma análise da construção da personagem Patty Pimentinha na Coleção Snoopy. (Graduação em bacharelado em linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Luciana Salazar Salgado. |
8. | Jessica Boquetti de Oliveira Braga. Gostos e gestos de leitura na construção do ethos leitor de personalidades famosas. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Luzmara Curcino Ferreira. |
9. | Joana Raíza Rosa. Uma análise discursiva do leitor das obras ?Um amor para recordar? e ?A culpa é das Estrelas? e suas adaptações para o cinema.. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Luzmara Curcino Ferreira. |
10. | Julia Mascarelli. Produção dos sentidos de quot;vida realquot;: uma análise discursiva da campanha #umbrindeavidareal. (Graduação em bacharelado em linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Luciana Salazar Salgado. |
11. | Letícia Aparecida de Souza. O que dizem os leitores de Harry Potter sobre si como leitores e sobre a leitura?. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Luzmara Curcino Ferreira. |
12. | Luana Sacilotto. Máscaras femininas: efabulações da prostituta e da lésbica em Henriqueta Emília da Conceição, de Mario Cláudio. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Jorge Vicente Valentim. |
13. | Luis Paulo Ravazi. Erotismo, afetos, desejos e violência em. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Anton Castro Míguez. |
14. | Marco Antonio Navarro Vasconcelos. Frankenstein e seu contexto de produção: diálogos possíveis. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Carla Alexandra Ferreira. |
15. | Maria Érica do Nascimento Linhares. Investigando a robustez de características invariantes da frequência fundamental entre estilos de fala. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016. Orientador: Pablo Arantes. |
16. | Marilia Mendes Marcião. Eduardo Galeno e a escrita entre fronteiras: um estudo sobre Memoria del Fuego. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Wilson Alves Bezerra. |
17. | Mirella Balestero. Definições terminológicas para o processo de intensificação agropecuária: termos referentes a ?clima e tempo?, ?água? e ?solo?. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida. |
18. | Naiara Darley Fernandes de Lima Marinho. Um levantamento sobre o ensino de gêneros discursivos no Ensino Médio em Mossoró/RN. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, . 2016. Orientador: Lucas Vinício de Carvalho Maciel. |
19. | Nayla Vieira Semensato. Imagens do autor Mattoso Câmara em textos e manuais de linguística brasileiros. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Roberto Leiser Baronas. |
20. | Pietro Zanoni Venturoli. O herói revisitado em Lord of the Rings. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Carla Alexandra Ferreira. |
21. | Suska Gutzeit. Estabilidade de medidas estatísticas de frequência fundamental: comparação da variabilidade intra e interlinguística. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016. Orientador: Pablo Arantes. |
22. | Tainara Duro Agostini. Categorização e sistematização da construção. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Flávia Bezerra de Menezes Hirata-Vale. |
23. | Vinicius Ribeiro de Andrade. As andanças do demônio: ressonâncias autobiográficas na efabulação de O Físico Prodigioso, de Jorge de Sena. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Jorge Vicente Valentim. |
24. | Willian Cássio Damasceno Pereira. Entre o construto ficcional e a consciência crítica: análise da representação da cidade em A grande arte, de Rubem Fonseca. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Rejane Cristina Rocha. |
1. | Alexandre de Souza Reis. Uma análise discursiva de enunciados sobre a polarização política nas manifestações de 2015, no Brasil. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Luzmara Curcino Ferreira. |
2. | Amanda Parise. Entre o didático e o cool: formas de apresentação de obras literárias em vlogs. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Luzmara Curcino Ferreira. |
3. | Ana Cecília Fernadez dos Santos. Reflexões sobre o desenvolvimento de pesquisas relacionadas à competência espontânea de aprender. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015. Orientador: Rita de Cassia Barbirato. |
4. | Anderson Marques da Silva. quot;Ensinar a pescar ou dar o peixequot;: a tradução de metáforas da língua portuguesa para a língua brasileira de sinais. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues. |
5. | André Luiz Russignoli Martines. Representações do corpo marginal em Lunário, de Al Berto. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Jorge Vicente Valentim. |
6. | Bruna dos Santos Correia. A recuperação escolar como inclusão: a perspectiva do professor em formação sobre o reforço escolar. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Maria Isabel de Moura. |
7. | Camila Martins de Oliveira. Uma análise do perfil de livreiros e de suas representações do livro e da leitura na atualidade. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Luzmara Curcino Ferreira. |
8. | Carla Chuman. A Contradirecionalidade e o Prefixo re-. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Renato Miguel Basso. |
9. | Carolina Reato Comin. Temáticas significativas para o ensino de PLE. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula. |
10. | Gabriel Gonçalves de Freitas. O PERFIL E A EXPECTATIVA DE ALUNOS DE UM NUCLI DO PROGRAMA INGLÊS SEM FRONTEIRAS.. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro. |
11. | Gabriel Lopes. Elementos góticos em O Morro dos Ventos Uivantes de Emily Bronte. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Carla Alexandra Ferreira. |
12. | Gabriel Vinicius Dangió. Análise de situações conflitivas vivenciadas na comunicação oral legitimamente intercultural por English Teaching Assistants (ETAs) no Brasil. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015. Orientador: Rita de Cassia Barbirato. |
13. | Geovana Fernanda Cruz. Estrutura conceitual da Agroecologia. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015. Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida. |
14. | Giovanna Mara Ferreira. Definições terminológicas para o processo de Intensificação Agropecuária. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015. Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida. |
15. | Gustavo Primo. O NASCIMENTO DE UM MATERIAL DIDÁTICO: reflexões sobre as escolhas pedagógicas do professor-autor. (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro. |
16. | Ivana de Camargo Ramos. Corpos informáticos e poéticas digitais. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Rejane Cristina Rocha. |
17. | Jaqueline Alves da Silva. A literatura infanto-juvenil em acervos de bibliotecas escolares da rede pública de ensino em São Carlos. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Luzmara Curcino Ferreira. |
18. | Kleyton Torikai. Avaliação do desempenho do algoritmo de extração da frequência fundamental da fala do programa Praat. (Graduação em Engenharia Física) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Pablo Arantes. |
19. | Leda Maira de Carvalho. Análise de sentimento e o cinema: a relação do subjetivismo no pré e pós lançamento de filmes e suas influências. (Graduação em Bacharelado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Flávia Bezerra de Menezes Hirata-Vale. |
20. | Letícia Silveira. Do processo de revisão ao processo de editoração de uma revista acadêmica. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Luiz André Neves de Brito. |
21. | Lorena da Silva Santos. Discurso, Política e Mídia: uma análise dos discursos da mídia sobre os resultados eleitorais. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Carlos Félix Piovezani Filho. |
22. | Maiara Barra Rosa. Terminologia de Recursos Hídricos: uma contribuição à agropecuária brasileira. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida. |
23. | Maira Aparecida Pedroso de Moraes Benedito. Ecos Byronianos no Brasil: A nebulosa (1857), de Joaquim Manuel de Macedo. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Wilton José Marques. |
24. | Marina Delege. Estudo preliminar da operação de generalização na Sumarização Humana Multidocumento. (Graduação em Bacharelado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Ariani Di Felippo. |
25. | Matheus Torres de Oliveira. DO AUTOBIOGRÁFICO AO COLETIVO: UMA LEITURA POLÍTICA DA PERSONAGEM FEMININA EM JOHNNY PANIC AND THE BIBLE OF DREAMS, DE SYLVIA PLATH. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Carla Alexandra Ferreira. |
26. | Monique Vanzo Spasiani. O MÉTODO TOTAL PHYSICAL RESPONSE (TPR) NO ENSINO DE INGLÊS PARA CRIANÇAS (LICS): considerações sobre a motivação dos alunos. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula. |
27. | Naiara Izique. Romances populares de ontem e de hoje: uma análise discursiva de livros da coleção ?Júlia?, ?Sabrina? e ?Bianca?. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Luzmara Curcino Ferreira. |
28. | Naira Licia da Silva. Primeiras investigações sobre o fenômeno da contradição em um corpus multidocumento. (Graduação em Bacharelado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Ariani Di Felippo. |
29. | Natalia Costa Netto de Oliveira. KATNISS - O IMPULSO VORAZ A CONSTRUÇÃO DO IMPULSO UTÓPICO NA TRILOGIA DE JOGOS VORAZES. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Carla Alexandra Ferreira. |
30. | Natália Fernandes dos Reis. A abordagem de cultura na aula de português como língua estrangeira e sua relação com os estereótipos brasileiros. (Graduação em Licenciatura Português / Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues. |
31. | Paloma Argemira da Silva. As figurações do pária: uma leitura de quot;O fetoquot; e quot;Tio me dá só cemquot;, de João Melo. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Jorge Vicente Valentim. |
32. | Pedro Alberto Ribeiro Pinto. Discurso, Poética e Política: uma análise dos discursos sobre o poeta e a poesia no Ministério da Cultura. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Carlos Félix Piovezani Filho. |
33. | Rebeca Aparecida Mega. A poesia romântica de Fagundes Varela (Leitura de Vozes D`América (1864)). (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Wilton José Marques. |
34. | Renan de Araujo Righi Santos. (Des)Aprendendo com as diferenças - Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras desde uma perspectiva queer. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Anton Castro Míguez. |
35. | Stephanie Contiero. A expressão de opiniões em construções condicionais do português no Brasil. (Graduação em Bacharelado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Flávia Bezerra de Menezes Hirata-Vale. |
36. | Taís Helena Machado Barbosa de Almeida. A pujante venda de livros religiosos no ano de 2015. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Luzmara Curcino Ferreira. |
37. | Thiago Alcebíades Oliveira. Levantamento de propostas de ensino de pronúncia da língua inglesa para contexto de formação de professores. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula. |
38. | Vanessa Marcasso. Descrição de características lexicais dos textos-fonte e sumários humanos multidocumento do corpus CSTNews. (Graduação em Bacharelado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Ariani Di Felippo. |
39. | Virgínia Bioni Bertollini. A designação da palavra Otaku no agenciamento enunciativo da Internet. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Carolina de Paula Machado. |
40. | Vitor Pereira Gomes. Os gêneros discursos no ensino de espanhol no Brasil: contrastes da teoria à prática pedagógica. (Graduação em Licenciatura Português / Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues. |
1. | Amanda Aparecida Chieregatti. A paratopia criadora de Jane Austen: autoria e recepção. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Luciana Salazar Salgado. |
2. | Amanda Fanny Guethi. Um romance-manifesto: La vida breve, de Juan Carlos Onetti.. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Wilson Alves Bezerra. |
3. | Ana Carolina Silvério. Transposição de gêneros do livro 'Orgulho e preconceito' para o filme: uma análise de estratégias linguísticas e editoriais.. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Luzmara Curcino Ferreira. |
4. | Ana Luiza Suficiel. Atitudes ante as práticas linguísticas na fronteira entre Argentina e Brasil: o portunhol de Misiones. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Anton Castro Míguez. |
5. | André Luis Miller de Moraes Oliveira. A hibridização dos suportes como possibilidade a emergência de um gênero. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Maria Isabel de Moura. |
6. | André Luiz de Palma Sato. Uma visa da Semântica da Enunciação e Textualidade: A Reescrituração e a Paráfrase o jogo de RPG Dungeons Dragons. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva. |
7. | Camila Cristina Boschilia. Mattoso Câmara: pioneirismo na divulgação científica da linguística no Brasil - fase II. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Roberto Leiser Baronas. |
8. | Camila Passucci Fernandes. Cenografia e ethos discursivo: a construção de uma identidade não pária no jornal. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Luciana Salazar Salgado. |
9. | Carla Laureto Hora. Percursos da representação da cidade contemporânea em Malagueta, perus e Bacanaço de João Antônio e Eles eram muitos cavalos de Luiz Ruffato. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientadores: Rejane Cristina Rocha, Wilton José Marques. |
10. | Cinthia Aparecida Tragante. Presença e representação do espaço urbano nos romances de Machado de Assis e Lima Barreto. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Rejane Cristina Rocha. |
11. | Cristiane Nascimento Rodrigues. Machado de Assis e a Marmota Fluminense (poeta em formação). (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Wilton José Marques. |
12. | Eduarda Rita Nicoletti Camargo. A. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Wilton José Marques. |
13. | Fernanda Russo Aurélio. A família norte-americana em Couples de John Updike. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Carla Alexandra Ferreira. |
14. | Fernanda Squassoni Lazzarini. A AQUISIÇÃO DOS DEMONSTRATIVOS DURANTE A PRIMEIRA INFÂNCIA. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Renato Miguel Basso. |
15. | Gabriela Tessarim. Discurso e humor: construções e subversões da identidade feminina em Rê Bordosa. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014. Orientador: Carlos Félix Piovezani Filho. |
16. | Giovana Moretti. Discursos sobre a voz de Lula: uma análise das posições discursivas da mídia brasileira no caso da enfermidade do ex-presidente. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2014. Orientador: Carlos Félix Piovezani Filho. |
17. | Giovana Nicolini Milozo. Autoavaliação como promotora do aprendizado e seu impacto no ensino de PLE. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula. |
18. | Guilherme Zamboni Fuzatto. Heroísmo e Amizade em Harry Potter. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Carla Alexandra Ferreira. |
19. | Iasmyn da Costa Bracciani. Cinquenta tons de cinza: uma análise discursiva sobre a manutenção de lugares socialmente estabelecidos. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Luciana Salazar Salgado. |
20. | Jaqueline Roberta Ribas. Marco Regulatório da Comunicação: dois posicionamentos. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Luciana Salazar Salgado. |
21. | Jefferson de Oliveira Dias. O Húmus no Húmus: Raul Brandão e Herberto Helder entre a hesitação e a intrepidez. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Wilson Alves Bezerra. |
22. | Juliana Coetti Basso. Ressonâncias neorrealistas em Anoiteceu no bairro, de Natália Correia. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Jorge Vicente Valentim. |
23. | Jéssica de Oliveira. Lendo os clássicos hoje: uma análise discursiva das práticas de leitura inscritas em adaptações literárias brasileiras para o público infantojuvenil. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Luzmara Curcino Ferreira. |
24. | Jéssica de Oliveira. Lendo os clássicos hoje: uma análise discursiva das práticas de leitura inscritas em adaptações literárias brasileiras para o público infanto-juvenil. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Luzmara Curcino Ferreira. |
25. | Karina Ribeiro Camilo. quot;A esperança venceu o medoquot;: fórmula e/ou pequena frase?. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Roberto Leiser Baronas. |
26. | karla Cristina dos Passos. Entre senhoras: as personagens femininas em Moll Flanders. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Carla Alexandra Ferreira. |
27. | Kelly Cristina Pereira Nepomucena. Linguagem, paratopia e transmidiação em. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Luciana Salazar Salgado. |
28. | Kelly Toesca Feliciano. Análise de recursos disponíveis em dois sítios da rede mundial de computadores: possibilidades de desenvolvimento de habilidades linguísticas?. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro. |
29. | Layane Vieira. Verbo-suporte FAZER + NOME PREDICATIVO no Português Brasil: descrição de estruturas com nomes deverbais em ?-ão? e ?-mento?. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida. |
30. | Leonardo Marzagão Tomasini Alves Soto. Especificidades e desafios no ensino-aprendizagem de português como língua estrangeira para a terceira idade: um estudo de caso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Nelson Viana. |
31. | Luan Lee Hernandes. Expressão/Interação Oral nas aulas de espanhol: crenças de alunos de escolas da rede pública e privada de São Carlos sobre o seu trabalho em sala de aula. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Anton Castro Míguez. |
32. | Pamela Gabriele Todesco. Produção de legendas em português brasileiro: um estudo linguístico dos procedimentos de tradução adotados e de seus efeitos de sentido. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Luzmara Curcino Ferreira. |
33. | Paula Martinez Fernandes. Ethos e cenografia em missivas políticas eletrônicas. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Roberto Leiser Baronas. |
34. | Priscila Paulino Guerra. A construção do ethos da personagem no chick-lit ?Melancia? de Marian Keyes. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Luzmara Curcino Ferreira. |
35. | Rafael Borges Ribeiro dos Santos. Uma análise discursiva de representações da leitura manifestas em declarações de estudantes do EJA da UFSCar. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Luzmara Curcino Ferreira. |
36. | Roger Alfredo de Marci Rodrigues Antunes. Formação de gentílicos a partir dos topônimos brasileiros: existe uma regularidade?. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida. |
37. | Sara Palombo Antonelli. Holden e a Sétima arte: posições sobre literatura e cinema norte-americano.. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Carla Alexandra Ferreira. |
38. | Silvério Donatti. Imagens do autor Ferdinand de Saussure em três prefácios do CLG. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Roberto Leiser Baronas. |
39. | Tamires Bonani Conti. Enunciados de curta extensão: aforização, mídia e política. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Roberto Leiser Baronas. |
40. | Thayara Patricia Galterio. A produção de uma identidade corporativa assentada na relação ethos discursivo, humor e contemporaneidade. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Luciana Salazar Salgado. |
41. | Tiago Pereira Rodrigues. A Tradução de Variantes da Fala Não-Padrão na Legendação de Filmes. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Renato Miguel Basso. |
42. | Tânia Vieira Rangel. Análise de representações sobre a leitura em depoimentos de leitores de obras literárias que sofreram adaptação cinematográfica: reflexões para o ensino. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Luzmara Curcino Ferreira. |
43. | Yuri Lavandoski Amato. A elaboração de um programa de ensino de português para falantes de espanhol em contexto de imersão como atividade teórico-crítica.. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Nelson Viana. |
1. | Amanda dos Santos Carneiro. Polaridade das expressões adjetivais do português do Brasil. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Oto Araújo Vale. |
2. | Ana Paula Ferreira da Silva. Aspectos Pragmáticos: um estudo de caso a partir do gênero talk show. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Dirceu Cleber Conde. |
3. | Andressa Caroline Inácio Zacarias. Delineamento conceitual de corpus via indexação léxico-conceitual: primeiros resultados. (Graduação em Bacharelado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Ariani Di Felippo. |
4. | Camila de Araújo Azevedo. Construção de corpora de domínio específico: efeito estufa. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Oto Araújo Vale. |
5. | Dalma Cristina Florentino. Analise de um livro didático baseado em tarefas elaborado por uma professora pré-serviço. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Rita de Cassia Barbirato. |
6. | Daniel William Camargo. Conectivos condicionais complexos e o ensino de português escrito. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Flávia Bezerra de Menezes Hirata-Vale. |
7. | Daniela Pelegrini Basqueira. quot;Na pele macia do corpoquot;: o homoerotismo feminino na poesia de Isabel de Sá. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Jorge Vicente Valentim. |
8. | Emily de Carvalho Pinto. Reconstruindo passados: memória e identidade na literatura angolana. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Jorge Vicente Valentim. |
9. | Fabiana Pirotta Camargo Lourenço. O modal 'dever': proposta de desambiguação. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Flávia Bezerra de Menezes Hirata-Vale. |
10. | Felipe Stucchi de Souza. El público: um drama poético de Federico García Lorca. (Graduação em Letras Espanhol Português) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Wilson Alves Bezerra. |
11. | Fernanda Cristina Guerra. O Funcionamento da Partícula ?ou? na Constituição Federal Brasileira: um estudo semântico-discursivo. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Dirceu Cleber Conde. |
12. | Fernanda Garcia Libório. Topônimos e gentílicos: variação de grafias no português brasileiro e europeu. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida. |
13. | Flávia Cristina Gomes Morais. ?Crônicas para jovens?: análise de representações do leitor inscritas em coleções contemporâneas. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Luzmara Curcino Ferreira. |
14. | Gabriela de Oliveira Gonçalves. O papel da produção de texto enquanto ponto de partida para o ensino e aprendizagem da língua portuguesa. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Maria Isabel de Moura. |
15. | Henrique Claro. Proposta de um modelo de dicionário analógico-onomasiológico virtual. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida. |
16. | Juliana Balbino de Oliveria. A construção da imagem de si na WEB: uma análise enunciativo-discursiva da página. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Luiz André Neves de Brito. |
17. | Luciana Bianconi Angelo. AUTOAVALIAÇÃO EM SALA DE AULA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula. |
18. | Nathalia Perussi Calcia. O acordo ortográfico aplicado aos grafos e dicionários do Unitex. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Oto Araújo Vale. |
19. | Natália Monteiro da Silveira. As designações "homossexualidade" e "homoafetividade" no discurso jurídico. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Dirceu Cleber Conde. |
20. | Natália Santini Victuri. Materialidades da legislação linguística do Brasil e da Argentina no contexto do Mercosul. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Anton Castro Míguez. |
21. | Paula Calenzani Vailant. Ensino de língua inglesa para crianças: levantamento bibliográfico em periódicos. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula. |
22. | Pâmela da Silva Rosin. ?Eu não disse isso?: uma análise do funcionamento da autoria nas mensagens compartilhadas de Caio Fernando Abreu e Clarice Lispector no facebook. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Luzmara Curcino Ferreira. |
23. | Roana Rodrigues. Dificuldades apresentadas por hispanofalantes na produção de textos acadêmicos em língua portuguesa: a questão dos heterogenéricos. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Oto Araújo Vale. |
24. | Talita Aparecida de Oliveira. Reflexões sobre os Desafios em Relação ao Uso de Língua Inglesa: Experiências de Universitários Brasileiros em Contexto de Intercâmbio. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro. |
25. | Thailini Juliana Agostinho de Ázara. O sintagma quot;exclusividadequot;: uma fórmula discursiva?. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Luciana Salazar Salgado. |
26. | Thiago Rodrigues da Silva. Expressões semifixas do português. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Dirceu Cleber Conde. |
27. | Vivian Leme Furlan. Florbela Espanca, de Agustina Bessa-Luís: biografia, ficcionalidade e intersecção entre vida e ficção. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Jorge Vicente Valentim. |
28. | Élica dos Santos Souza. Trabalho análogo à escravidão: a emergência de uma fórmula?. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Roberto Leiser Baronas. |
1. | Adriana Dalfré Barbieri. O reconto como prática de produção de texto: uma análise sobre a relação entre escrita, leitura e oralidade na aula de língua portuguesa. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012. Orientador: Maria Isabel de Moura. |
2. | Amalia Pignata. Terminologia do Etanol. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012. Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida. |
3. | Ana Catarina Gianoti. Descrição das unidades terminológicas da Educação a Distância em português do Brasil no nível morfológico. (Graduação em Bacharelado em Linguística) - Centro de Educação e Ciências Humanas, . 2012. Orientador: Ariani Di Felippo. |
4. | Ana Catarina Gianoti. Descrição sintático-semântica dos termos do domínio da Educação à Distância em português do Brasil. (Graduação em Bacharelado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012. Orientador: Ariani Di Felippo. |
5. | Ana Rosa Leme Camargo. A explosão discursiva no fenômeno 'Harry Potter. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012. Orientador: Luciana Salazar Salgado. |
6. | Arthur Pompilio Astrogildo da Silva. Refinamento da hierarquia conceitual da base de dados lexicais Wordnet.EaD. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012. Orientador: Ariani Di Felippo. |
7. | Arthur Pompílio Astrogildo da Silva. Integração hierárquica de conceitos nominais especializados e de língua geral. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Centro de Educação e Ciências Humanas, . 2012. Orientador: Ariani Di Felippo. |
8. | Bárbara Lara de Araújo Lima. Análise de um novo gênero discursivo: tutorias de maquiagem no youtube. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012. Orientador: Maria Isabel de Moura. |
9. | Carolina Cardoso de Oliveira. A terminologia das pragas da cana-de-açúcar. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012. Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida. |
10. | Edna Hércules Augusto. Produção de material didático de português língua estrangeira (PLE): uma experiência ancorada nos princípios de Tomlinson sobre aquisição e ensino de línguas. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012. Orientador: Nelson Viana. |
11. | Gabriel Maldonado Fabbro Sarturato. Lexicultura, transculturalidade e letramentos na escola pública: análise de material didático aprovado pelo PNLD 2012 para o ensino. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012. Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula. |
12. | Gabriela Aniceto. Análise etimológica dos termos das frutas no contexto da agroecologia. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012. Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida. |
13. | Gabriela Cabral de Oliveira. Um ?novo leitor?: O Idoso na era da informática. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012. Orientador: Luzmara Curcino Ferreira. |
14. | Gabriela Oliveira Teixeira. A (des)construção da subjetividade delinquente: o caso do ônibus 174. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012. Orientador: Luzmara Curcino Ferreira. |
15. | Giovanna Santurbano da Silva. Análise discursiva de charges políticas, mídia, memória, interdiscurso e interdiscursividade cultural. (Graduação em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012. Orientador: Roberto Leiser Baronas. |
16. | Jackson Wilke da Cruz Souza. Identificação da redundância com base em conhecimento linguístico profundo para a Sumarização Automática Multidocumento. (Graduação em Bacharelado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012. Orientador: Ariani Di Felippo. |
17. | JULIANA ZANATTA DE ANTONI. Aspectos de ensino-aprendizagem de português segunda língua sob perspectiva da abordagem comunicativa em contexto de educação especial. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012. Orientador: Nelson Viana. |
18. | Lilian dos Santos Batistella. O LUGAR DA LITERATURA NO ENSINO DE ESPANHOL: UMA ANÁLISE DA SÉRIE DIDÁTICA SÍNTESIS. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012. Orientador: Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues. |
19. | Marcela Luiza Moreti. A semântica global da cartilha GLBT. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012. Orientador: Luciana Salazar Salgado. |
20. | Marco Antônio de Almeida Ruiz. Derrisão política no YouTube: mídia e discurso. (Graduação em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012. Orientador: Roberto Leiser Baronas. |
21. | Maria Renata Casonato Motta. As várias faces da autoria de Chico Buarque de Hollanda: paratopia criadora e ritos genéticos. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012. Orientador: Luciana Salazar Salgado. |
22. | Michele B. Petry. L?emploi des diminutifs dans la traduction de la bande dessinée ?Tintin en Amérique? en portugais brésilien. (Graduação em Abi - Letras Francês) - Universidade Federal de Santa Catarina, . 2012. Orientador: Renato Miguel Basso. |
23. | Mônica Menezes Santos. Charges políticas: acontecimento e mídia. (Graduação em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012. Orientador: Roberto Leiser Baronas. |
24. | Rogério Macedo de Oliveira. Enfoque cultural e o ensino de língua Inglesa na rede pública sob a perspectiva do Letramento Crítico.. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012. Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula. |
25. | Talita Frattini Sanaiotte. O IMAGINÁRIO SOBRE A LÍNGUA ESPANHOLA DE ESTUDANTES BRASILEIROS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DE INSTITUIÇÃO PÚBLICA E PRIVADA DA CIDADE DE SÃO CARLOS. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012. Orientador: Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues. |
26. | Talita Maria de Souza. O percurso de constituição de um autor independente: estudo de caso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012. Orientador: Luciana Salazar Salgado. |
1. | Abner Oliveira dos Santos. Os filhos de Tupã: explorando o projeto falhado de Alencar. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011. Orientador: Wilton José Marques. |
2. | Amanda Castilho Salles. Poltica linguística no Paraguai: relações entre guarani, espanhol e português. (Graduação em Licenciatura Português / Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011. Orientador: Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues. |
3. | ANGELICA ALVES RAMOS. O uso de recursos tecnológicos na prática de Ensino-Aprendizagem de Português Língua Estrangeira. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011. Orientador: Nelson Viana. |
4. | David Santiago de Oliveira. Crenças de alunos iniciantes sobre o ensino-aprendizagem de inglês em escolas de idiomas: uma análise reflexiva. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011. Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula. |
5. | Duane Valentim. Deslocamentos enunciativos em textos jornalísticos e formas de citação no ensino de língua portuguesa. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011. Orientador: Marilia Blundi Onofre. |
6. | ELEONORA BAMBOZZI BOTTURA. Um estudo inicial sobre autenticidade e verossimilhança em tarefas do exame CELPE-BRAS. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011. Orientador: Nelson Viana. |
7. | Lara Celestrino. Análise de propostas de avaliação de rendimento em livros didáticos de inglês para o Ensino Fundamental I. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011. Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula. |
8. | Luiz Gustavo Oliveira Silva. O armário da crítica: O Barão de Lavos sob o signo da resistência. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011. Orientador: Jorge Vicente Valentim. |
9. | MARCIA FANTI NEGRI. Concepções de cultura em livros didáticos de Português Língua Estrangeira. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011. Orientador: Nelson Viana. |
10. | Mariana de Oliveira Campos. Estranha experiência de leitura: uma análise da obra de Oliverio Girondo. (Graduação em Letras Espanhol Português) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011. Orientador: Wilson Alves Bezerra. |
11. | Marina Venancio Grandolpho. A poesia indianista de Machado de Assis (Leitura de Americanas). (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011. Orientador: Wilton José Marques. |
12. | Patrícia da Silva Carvalho. Leitura em língua inglesa e cidadania crítica. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011. Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula. |
13. | Priscilla Del Fiori. Lima Barreto e a Crítca ao Nacionalismo Romântico (Leitura de O triste fim de Policarpo Quaresma). (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011. Orientador: Wilton José Marques. |
14. | Rodolfo Homero Francisco da Silva. Dissertação e ensino: problemas e soluções. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011. Orientador: Maria Isabel de Moura. |
15. | Sandra Monica do Nascimento. Amor e Casamento: uma análise sócio-histórica do sentimento e da instituição nos romances Pride and Prejudice (1813) e Jane Eyre (1847) de Charlotte Bronte. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011. Orientador: Carla Alexandra Ferreira. |
16. | Sara Naime Vidal Vital. Blogs de comentários políticos: uma leitura discursiva. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011. Orientador: Roberto Leiser Baronas. |
17. | Simone Garavello Varella. Vídeos 'educativos' e mitos sobre a leitura: análise discursiva de campanhas em prol da leitura veiculadas pelo youtube. (Graduação em Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011. Orientador: Luzmara Curcino Ferreira. |
1. | Ana Luiza Baldini. Leitores Mirins: Projeções discursivas do leitor de ?O ESTADINHO? e da ?FOLHINHA?. (Graduação em Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010. Orientador: Luzmara Curcino Ferreira. |
2. | Ana Lígia Criado Suman. A disparidade do sujeito e a produção de sentidos no acontecimento enunciativo das previsões. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010. Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva. |
3. | Andrêi Krasnoschecoff. Jogos de computador: uma nova forma de carnavalização da cultura?. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010. Orientador: Roberto Leiser Baronas. |
4. | Camila Figueiredo Landis. Reflexões sobre o papel dos valores/crenças dos pais na prática de uma professora de Língua Inglesa para crianças. (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro. |
5. | Camila Mendes. As diferenças em relação às dificuldades encontradas no processo de aprendizagem de uma LE (inglês) entre jovens e adultos. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010. Orientador: Rita de Cassia Barbirato. |
6. | Daniela Ferreira de Mattos. As definições nos minidicionários auxiliam na compreensão de uma palavra desconhecida? Um estudo da definição lexicográfica do minidicionário Caldas Aulete. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010. Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida. |
7. | Danielle Fernanda Danelli. Olhares femininos na ficção de Paulina Chiziane: uma leitura de O alegre canto da perdiz. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010. Orientador: Jorge Vicente Valentim. |
8. | Dionisio da Silva Pimenta. Entre Próspero e Caliban, a Nação: representações ficcionais da identidade na literatura angolana contemporânea. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010. Orientador: Jorge Vicente Valentim. |
9. | Fernando de Paula Alves. O ambiente computacional e-Termos como recurso para a elaboração da terminologia do Biodiesel. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010. Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida. |
10. | Juliana Blanco. A leitura em língua inglesa na escola pública: reflexões e sugestões. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010. Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula. |
11. | Juliano Antonio Vidal Saccomani. Ferramentas virtuais e autonomia de jovens aprendizes analisados dentro de um contexto comunicativo de ensino-aprendizagem de língua inglesa. (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro. |
12. | Júlia Lourenço Costa. Questões político-ideológicas presentes na fórmula desenvovimento sustentável. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010. Orientador: Roberto Leiser Baronas. |
13. | Luciane Aparecida Baltieri. Todos os nomes, de José Saramago: uma releitura pós-moderna do romance de formação. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010. Orientador: Jorge Vicente Valentim. |
14. | Lygia Pereira Garrido. Autonomia do aprendiz de língua estrangeira inglês na produção oral: o papel do suporte de ferramentas virtuais. (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro. |
15. | Mariana Batista de Almeida. O papel dos phonics na leitura (em voz alta) do th no ensino de língua inglesa a jovens aprendizes. (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro. |
16. | MARINA AYUMI IZAKI. Histórias em quadrinhos: desafios e potencialidades para o ensino-aprendizagem de Português Segunda Língua. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010. Orientador: Nelson Viana. |
17. | Mário Márcio Ramos Teixeira Filho. O Hipertexto e suas aplicações práticas em sala de aula: por uma produção de textos mais autônoma e interativa no paradigma atual da escola. (Graduação em Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010. Orientador: Maria Isabel de Moura. |
18. | Nathalie Messias de Andrade. A teoria das Inteligências Múltiplas no desenvolvimento da Gramática como Habilidade. (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro. |
19. | Rodolfo Pereira Passos. quot;No momento em que cegamosquot;: a (des) construção da verdade em Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010. Orientador: Jorge Vicente Valentim. |
20. | Rodrigo Basso. Machado e Chico Burque: narradores shandianos. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010. Orientador: Rejane Cristina Rocha. |
21. | Stéfanie Fernanda Pistoni Della Rosa. A visão de aprendizes de inglês instrumental sobre ensino-aprendizagem de gramática em contexto empresarial. (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro. |
22. | TSAI YUN HSIEN. Um estudo sobre a relação entre variáveis socioculturais e competências na formação de professores de língua inglesa em contexto de uma universidade pública de Taiwan. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010. Orientador: Nelson Viana. |
23. | Wuendy Fernanda Cardili. O Texto Na Escola: Reflexões Sobre O Ensino E A Linguagem. (Graduação em Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010. Orientador: Maria Isabel de Moura. |
1. | Aline Raquel Franceschini. Possíveis perfis de alunos adultos com baixo rendimento em sala de aula de Língua Estrangeira. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Rita de Cassia Barbirato. |
2. | Ana Luiza Pereira Bruno. A representação da mulher negra em Machado de Assis (Leiitura de quot;Marianaquot;). (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Wilton José Marques. |
3. | Ariane Lourenço Marcolino. A voz da história - as configurações do narrador no limite entre História e ficção em Incidente em Antares. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Rejane Cristina Rocha. |
4. | Carlos Rocha. A oscilação da onisciência no narrador de Ressurreição, de Machado de Assis. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Wilton José Marques. |
5. | Carol Labigalini. Termos da Biologia segundo Aurélio (2009). (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida. |
6. | Clarissa Galvão Bengsten. Acontecimento e argumentação em textos de videntes no espaço enunciativo de São Carlos. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva. |
7. | Deborah Nathalia Silva de Jesus. Recontando contos de fadas na aula: a relação intergenérica nos textos. (Graduação em Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Maria Isabel de Moura. |
8. | Diana Paula da Silveira Camargo. A gramática em manuais didáticos de inglês para propósitos específicos de negócios. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Camila Höfling. |
9. | Franco Baptista Sandanello. Opostos, mas impostos: a aclimatação do impressionismo literário em O Ateneu, de Raul Pompéia. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Wilton José Marques. |
10. | Heloisa de Aquino. Regionalismo e Transculturação em Contos Gauchescos de Simões Lopes Neto. (Graduação em Letras Espanhol Português) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Wilson Alves Bezerra. |
11. | Joel Sossai Coleti. Aspectos morfológicos dos termos da Nanociência e Nanotecnologia. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida. |
12. | Julio Cezar Bastoni da Silva. Dois Naturalismos. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Wilton José Marques. |
13. | Laura Colli Gon. O papel das charges na construção da história do presente da política brasileira. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Roberto Leiser Baronas. |
14. | LUIZ FERNANDO MEDEIROS. DESMOTIVAÇÃO PRODUTORA OU PRODUTO DO INSUCESSO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: UMA REFLEXÃO. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Rita de Cassia Barbirato. |
15. | Lídia Helena Falavigna. Existe texto além da redação na escola? A escrita feminina adolescente às margens das atividades de texto: vida e língua se encontrando em cartas de amor. (Graduação em Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Maria Isabel de Moura. |
16. | Naiara Mangino Cardoso. A suspensão de sentido e o afastamento da cultura no universo narrativo de Guimarães Rosa. (Graduação em Letras Espanhol Português) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Wilson Alves Bezerra. |
17. | Natália Gonçalves de Souza Santos. Os Estudos Literários de Álvares de Azevedo: idéias críticas de um poeta. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Wilton José Marques. |
18. | Olena Kovalek. A cultura no contexto da escola pública: uma análise sobre sua presença no material didático de LI. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Rita de Cassia Barbirato. |
19. | Patrícia Regina Campi. Tú, vos, usted e você: uma análise dos pronomes de tratamento do espanhol em legendas no português brasileiro. (Graduação em Licenciatura Português / Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues. |
20. | Renata Fernandes de Araújo. Representações das tradições orais em O homem que não podia olhar para trás, de Nelson Saúte. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Jorge Vicente Valentim. |
21. | Ricardo Gessner. Prelúdios a uma poeticanálise linguistérica. (Graduação em Letras Espanhol Português) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Wilson Alves Bezerra. |
22. | Scarlett Matteussi de Oliveira. Crenças sobre as competências necessárias a um professor de LE. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Rita de Cassia Barbirato. |
23. | Stéfano Grizzo Onofre. Deslocamentos enunciativos no texto literário e nas produções textuais escolares: relações fronteiriças. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Marilia Blundi Onofre. |
24. | Viviane Segatto Battaiola. "Por que 4 ou 5 e não 9 ou 10?" O diálogo das dissertações de vestibular de notas 4, 5, 9 e 10 estabelecidos com a coletânea presente no processo seletivo Ufscar 2009". (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Maria Isabel de Moura. |
25. | Érika Karina de Oliveira. A música como recurso do aprendiz no proceso de aquisição de LE. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Rita de Cassia Barbirato. |
1. | Ana Livia de Castro. O desejo em três contos de Julio Cortázar. (Graduação em Letras Espanhol Português) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Wilson Alves Bezerra. |
2. | Ana Paula de Lima. REFLEXÕES ACERCA DA MOTIVAÇÃO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA AULA DE LÍNGUA INGLESA. (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro. |
3. | Bruno Colla. O nacionalismo literário na revista Guanabara (1849-1856). (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Wilton José Marques. |
4. | GUILHERME JOTTO KAWACHI. (Pré)Conceitos: Um Estudo Introdutório sobre Imagens Acerca da Cultura Norte-Americana no Processo de Ensino Aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Nelson Viana. |
5. | José Roberto Cestarioli Junior. Leitores prometeicos: o fantástico e o policial ou um caso sem vítimas. (Graduação em Letras Espanhol Português) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Wilson Alves Bezerra. |
6. | Keila Roberta Torezan. O resultado da (Inter) ação com o "outro" no processo de aquisição e desenvolvimento da escrita. (Graduação em Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Maria Isabel de Moura. |
7. | Letícia Rohrer Colleti. NIKETCHE, de Paulina Chiziane: uma escrita poética quot;cheia de prosaquot;. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Jorge Vicente Valentim. |
8. | Marina Del Bianco Luppi. Cadê? A leitura sumiu! Reflexões sobre a leitura nas aulas de Lingua Portuguesa. (Graduação em Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Maria Isabel de Moura. |
9. | Marina Gimenez Parra. Traduzir ou transcriar Aura: questões linguísticas e literárias. (Graduação em Letras Espanhol Português) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Wilson Alves Bezerra. |
10. | Renata Carreon. A constituição do ethos no discurso dos candidatos a prefeito de São Carlos: eleições 2008. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Roberto Leiser Baronas. |
11. | Roberta de Oliveira Guedes. A utilização da escrita nos livros didáticos para o ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: uma habilidade a analisar. (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro. |
12. | Roberta Soares Ribeiro. Um olhar crítico com relação à abordagem comunicativa e do enfoque por tarefas no ensino/aprendizagem de língua estrangeira: a análise de uma caso na aula de espanhol. (Graduação em Licenciatura Português / Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues. |
13. | Vanessa de Lima Fernandes. DESENVOLVIMENTO DA LEITURA CRÍTICA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: ANÁLISE DO MATERIAL JORNAL SÃO PAULO FAZ ESCOLA. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Rita de Cassia Barbirato. |
1. | Danuza Américo Felipe. El gaucho Martín Fierro: história, literatura e mito. (Graduação em Letras Espanhol Português) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Wilson Alves Bezerra. |
2. | Marília Fernandes. Simultaneidade de nomes, tempos e espaços em Cien años de soledad de Gabriel García Márquez. (Graduação em Letras Espanhol Português) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Wilson Alves Bezerra. |
1. | Amanda Pontes Rassi. Análise da acepções do verbo fazer em dicionários de língua portuguesa. (Graduação em Bacharelado em Língua Portuguesa e Lingüística) - Universidade Federal de Goiás, . 2006. Orientador: Oto Araújo Vale. |
2. | Bruna Quartarola. quot;A metáfora social na poesia de Chico Buarquequot;. (Graduação em Letras) - Universidade Gama Filho, . 2006. Orientador: Jorge Vicente Valentim. |
3. | Hemileine Constantino. A derrisão no gênero charge eletrônica. (Graduação em Curso de Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso, . 2006. Orientador: Roberto Leiser Baronas. |
4. | Jose Prudenciano Carrijo de Souza. Breves considerações sobre a derrisão no discurso político. (Graduação em Curso de Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso, . 2006. Orientador: Roberto Leiser Baronas. |
5. | Loiva Willers. Plurilingüismo brasileiro: as línguas indígenas no Mato Grosso. (Graduação em Curso de Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso, . 2006. Orientador: Roberto Leiser Baronas. |
6. | Maria Cristina Morais Carvalho. Preliminares para uma tipologia das expressões cristalizadas construidas com o verbo ter. (Graduação em Bacharelado em Língua Portuguesa e Lingüística) - Universidade Federal de Goiás, . 2006. Orientador: Oto Araújo Vale. |
7. | Maria Lucia David Dias Correa. Práticas de linguagem no ensino fundamental - um breve estudo de caso. (Graduação em Curso de Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso, . 2006. Orientador: Roberto Leiser Baronas. |
8. | Silvana Cristina Johann. A construção do eu pela língua do outro: a língua alemã em Alto Taquari Mato Grosso. (Graduação em Curso de Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso, . 2006. Orientador: Roberto Leiser Baronas. |
9. | Zenilde Nunes Batista. Expressões cristalizadas de matriz comparativa. (Graduação em Bacharelado em Língua Portuguesa e Lingüística) - Universidade Federal de Goiás, . 2006. Orientador: Oto Araújo Vale. |
1. | Claudiane Biazoli. Textualidade e Argumentação: análise da conjunção embora como fato discursivo. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003. Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva. |
1. | Paula Ditulio. Argumentação e textualidade: um estudo do ou como fato discursivo em salas de bate-papo da internet. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2001. Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva. |
1. | Ana Cláudia Nascimento. Argumentação e Textualidade: Um Estudo da Conjunção Mas Como Fato Discursivo. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2000. Orientador: Soeli Maria Schreiber da Silva. |
1. | Rutinéia Cristina Martins. O ensino de História e a construção de conceitos no primeiro grau. (Graduação em História) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 1996. Orientador: Djanira Soares de Oliveira e Almeida. |
Data de processamento: 12/10/2020 19:46:32