Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Letras (DL)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Orientações de outra natureza


Número total de itens: 154

2019

1.   Lucas Lopes Ribeiro. Aplicação do corretor LanguageTool em corpus de redações do ensino médio e proposta de refinamento se suas regras. (Bacharelado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Ariani Di Felippo.
2.   Milena Cardoso França. Investigação de desempenho do LanguageTool em corpus de redações do ensino médio: as regras da categoria "miscelânea". (Bacharelado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Ariani Di Felippo.

2018

1.   Bianca Moreira Lopes. LIRE - CIAD 2018 Bolsa Atividade. (Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
2.   Caio Heitor de Souza Camargo. LIRE - CIAD 2018 Bolsa Atividade. (Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
3.   Pedro Ferreira Martins. Investigação de desempenho do corretor gramatical CoGroo em corpus de redações do ensino médio. (Bacharelado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Ariani Di Felippo.
4.   Vinicius Gomes. LIRE - CIAD 2018 Bolsa atividade. (Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.

2016

1.   Cassius Nakabashi. Extensão: Atuação no ensino de português para estrangeiros - PORTUGUÊS PARA FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS - BÁSICO 1. (Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Nelson Viana.
2.   Diogo Oliveira da Silva. Extensão: Atuação no ensino de português para estrangeiros - PORTUGUÊS PARA FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS - BÁSICO 2. (Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Nelson Viana.
3.   Edmar Peixoto de Lima. Abordagem terminológica nas veredas teóricas da argumentação: uma investigação sob a perspectiva da variação denominativa. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida.
4.   Flora Rittmeister Damasceno. Extensão: Atuação no ensino de português para estrangeiros - PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS - NÍVEL INTERMEDIÁRIO 1. (Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Nelson Viana.
5.   Jaqueline Alves da Silva. Extensão: Atuação no ensino de português para estrangeiros - PORTUGUÊS PARA FALANTES DE ESPANHOL - BÁSICO 2. (Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Nelson Viana.
6.   Simone Pereira. Extensão: Atuação no ensino de português para estrangeiros - PORTUGUÊS PARA FALANTES DE ESPANHOL - BÁSICO 1. (Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Nelson Viana.
7.   Theciana Silva Silveira. Maranhão, terra das palmeiras: um estudo da sinonímia na terminologia do babaçu. Científico e Tecnológico - MA, . 2016.
Orientador: Gladis Maria de Barcellos Almeida.
8.   Vinicius Massad Castro. Os diálogos da diferentona: argumentação e ironia". (doutorado em Linguística) - Universidade Estadual de Campinas, . 2016.
Orientador: Carolina de Paula Machado.
9.   Éder Coimbra. Monitoria na disciplina de graduação "Fonética e Fonologia". (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Pablo Arantes.

2015

1.   Ana Cecília Fernández. Extensão: Ensino de português para estrangeiros - PORTUGUÊS PARA FALANTES DE ESPANHOL - BÁSICO II. (Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Nelson Viana.
2.   Anderson Marques da Silva. Extensão: Ensino de português para estrangeiros - NÍVEL AVANÇADO I. (Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Nelson Viana.
3.   Camila Serena Esteves. Monitoria junto à disciplina: Teorias Linguísticas sobre a leitura. (Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
4.   Edmar Neves da Silva. Orientação de Iniciação à Docência - PIBID. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
5.   Efraim Oscar Silva. Monitoria no projeto de extensão Imagens da UFSCar no acervo da UEIM: memória e afeto. (Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, Pró-reitoria de extensão - UFSCar. 2015.
Orientador: Rejane Cristina Rocha.
6.   Gabriel Vinícius Dangió. Extensão: Atuação no ensino de PORTUGUÊS PARA FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS - BÁSICO I e PORTUGUÊS PARA FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS - BÁSICO II. (Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Nelson Viana.
7.   Giovana Nicolini Milozo. Extensão: Ensino de português para estrangeiros - Português para falantes de outras línguas Básico 1 e Básico 2. (Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Nelson Viana.
8.   Leda Maira de Carvalho. Estágio - Comissão P'rópria de Avaliação - UFSCar. (Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
9.   Mayra Fontebasso. Projeto de Extensão Fórum de Debates. (Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, Pró-reitoria de extensão - UFSCar. 2015.
Orientador: Rejane Cristina Rocha.
10.   Natália Fernandes dos Reis. Extensão: Ensino de português para estrangeiros - Português para falantes de espanhol - Básico 1. (Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Nelson Viana.
11.   Saulo de Oliveira. Orientação de iniciação à Docência PIBID - Letras UFSCar. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
12.   Tainara Duro Agostini. Extensão: Ensino de português para estrangeiros - NÍVEL INTERMEDIÁRIO I. (Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Nelson Viana.

2014

1.   Amanda Aparecida Chieregatti. Bure@u do Texto: produção de textos, revisão, copidesque de conteúdos para o site do Observatório Cidadania, Cultura e Cidade. (Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
2.   Amanda Fanny Guethi. Orientação de Iniciação à Docência - PIBID. (Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
3.   Amanda Maria Emei Francatto. Extensão: Ensino de português para estrangeiros - AVANÇADO. (Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Nelson Viana.
4.   Ana Carolina Siani. Coordenadoria de Comunicação Social UFSCar: produção de conteúdos e de manual de redação. (Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
5.   Ana Carolina Silvério. Bure@u do Texto: produção de textos, revisão, copidesque e atualização de mídia social. (Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
6.   ANA CECILIA FERNANDEZ DOS SANTOS. Extensão: Ensino de português para estrangeiros - BÁSICO 2 - PORTUGUÊS PARA FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS. (Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Nelson Viana.
7.   ANDERSON MARQUES DA SILVA. Extensão: Ensino de português para estrangeiros - INTERMEDIÁRIO 1 e BÁSICO 1 - PORTUGUÊS PARA FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS. (Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Nelson Viana.
8.   Andrei Cezar da Silva. Orientação de Iniciação à Docência - PIBID. (Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
9.   Andrezza Jaquier P. Oliveira. Orientação de Iniciação à Docência - PIBID. (Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
10.   ARTHUR POMPILIO ASTROGILDO DA SILVA. Extensão: Ensino de português para estrangeiros - BÁSICO 1 - PORTUGUÊS PARA FALANTES DE ESPANHOL - TURMA A. (Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Nelson Viana.
11.   Camila Pires Alves. Monitoria na disciplina "Fonética e Fonologia". (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos. 2014.
Orientador: Pablo Arantes.
12.   Camila Ribeiro Corrêa de Moraes. Orientação de Iniciação à Docência - PIBID. (Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
13.   Cassius Nakabashi. Extensão: Ensino de português para estrangeiros -. (Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, Pro-reitoria de extensão da Universidade Fed de São Carlos. 2014.
Orientador: Nelson Viana.
14.   Frederico Luizi de Souza. Orientação de Iniciação à Docência - PIBID. (Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
15.   Gabriel Vinícius Dangió. Extensão: Ensino de português para estrangeiros - BÁSICO 1 - PORTUGUÊS PARA FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS e BÁSICO 2 - PORTUGUÊS PARA FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS. (Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Nelson Viana.
16.   Giovana Letícia Ernesto. Orientação de Iniciação à Docência - PIBID. (Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
17.   Giovana Moretti. Instituto de Idiomas de Araraquara: producão de material didático. (Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
18.   Giovana Nicolini Milozo. Extensão: Ensino de português para estrangeiros - BÁSICO 2 - PORTUGUÊS PARA FALANTES DE ESPANHOL. (Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, Pro-reitoria de extensão da Universidade Fed de São Carlos. 2014.
Orientador: Nelson Viana.
19.   Giovana Nicolini Milozo. Extensão: Ensino de português para estrangeiros - "Português para aprendizes indianos: Módulo introdutório". (Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Nelson Viana.
20.   Jaqueline Alves da Silva. Extensão: Ensino de português para estrangeiros - INSTRUÇÃO INDIVIDUALIZADA. (Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Nelson Viana.
21.   Juliana Balbino de Oliveira. Biblioteca Comunitária: departamento de referência. (Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
22.   Jéssica Alves Vasconi Costa. Orientação de Iniciação à Docência - PIBID. (Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
23.   Karla Cristina dos Passos. Orientação de Iniciação à Docência - PIBID. (Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
24.   Lenna Mayara Rodrigues de Barros. Orientação de Iniciação à Docência - PIBID. (Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
25.   Letícia Monteiro Romero. Orientação de Iniciação à Docência - PIBID. (Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
26.   Paloma Argemira. Orientação de Iniciação à Docência - PIBID. (Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
27.   Priscila Paulino Guerra. Sthak Publicidade: monitoramento e criação de conteúdos em redes sociais. (Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
28.   Raíra Valente. Orientação de Iniciação à Docência - PIBID. (Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
29.   Rodrigo Cavelagna. Orientação de Iniciação à Docência - PIBID. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
30.   Rosângela Pereira de Souza. Orientação de Iniciação à Docência - PIBID. (Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
31.   Thayara Patricia Galterio. Criação e divulgação de material publicitário em redes sociais. (Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
32.   Tiago Henrique da silva Gomes. Orientação de Iniciação à Docência - PIBID. (Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.

2013

1.   Beatriz Ramalho. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula.
2.   Erica Sousa Miguel. Iniciação à pesquisa em Literatura - Programa Jovens Talentos para a Ciência (CAPES/UFSCar). (Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Wilton José Marques.
3.   Felipe Sant'Anna. PIBID - Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à docência. (Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
4.   Filipe Lemos. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula.
5.   Gabriela Aniceto. Coleções UAB-UFSCar. (Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
6.   Henrique Claro. Bur@u do Texto: alimentação do site e revisão de textos. (Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Pro-Reitoria de Extensão/UFSCar. 2013.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
7.   Iasmyn da Costa Brecciani. Laboratório de História Oral: transcrição, revisão e armazenamento. (Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
8.   Kelly Toesca Feliciano. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula.
9.   Leda Maira de Carvalho. Monitoria na disciplina "Estudos de Fonética e Fonologia". (Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos. 2013.
Orientador: Pablo Arantes.
10.   Letícia Moreira Clares. Inovações em Tecnologia: CITE-SEaD - equipe material impresso. (Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Luciana Salazar Salgado.
11.   Lucas Bueno Bergantinn. A mediação pedagógica no processo de produção de textos no ensino de língua materna. (Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Maria Isabel de Moura.
12.   Marcela Suardi da Cunha. PIBID - Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à docência. (Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
13.   Maria Érica do Nascimento Linhares. Monitoria na disciplina de graduação "Fonética e Fonologia". (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos. 2013.
Orientador: Pablo Arantes.
14.   Marina Carandina. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula.
15.   Natália Cristina Moreria e Castro. PIBID - Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à docência. (Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
16.   Paula Calenzani Vailant. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula.
17.   Rosângela Pereira de Souza. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula.

2012

1.   Amanda Francatto. A correção e a reescrita de textos na escola. (Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Maria Isabel de Moura.
2.   Ana Cecília Fernandez. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula.
3.   Bárbara Ormanezi. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula.
4.   Camila Iandoli Gomes. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula.
5.   Gabriela de Oliveira Gonçalves. Praticando a reescrita nos processos de produção de textos no ensino fundamental. (Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Maria Isabel de Moura.
6.   Guilherme Henrique de Lima. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula.
7.   Luciana Bianconi. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula.
8.   Maiara Rosa. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula.
9.   Marina Hashimoto Marques. Iniciação à pesquisa em Literatura - Programa Jovens Talentos para a Ciência (CAPES/UFSCar). (Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Wilton José Marques.
10.   Paloma Argemira. PIBID - Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à docência. (Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
11.   Rogério Macedo de Oliveira. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula.
12.   Stephanie Vasconcelos. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula.
13.   Thiago Alcebíades Oliveira. O processo de produção de textos e a mediação do professor. (Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Maria Isabel de Moura.

2011

1.   Adelini Gabrieli Matioli. PIBID - Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à docência. (Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
2.   Anderson José Theodoro. PIBID - Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à docência. (Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
3.   ANGELICA ALVES RAMOS. Atuação em atividade de extensão: Curso online de Português para Estrangeiros. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Nelson Viana.
4.   Carolina Laureto Hora. PIBID - Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à docência. (Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
5.   DANIELA TERENZI. Atuação em atividade de extensão: Curso Intensivo de Português para Estrangeiros - Instrução Individualizada. (Pós-graduação em Linguistica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Nelson Viana.
6.   Giovanna Santurbano da Silva. Linguasagem. (Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio à UFSCAR. 2011.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
7.   Jaqueline Alves Silva. PIBID - Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à docência. (Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
8.   Leonardo Sameshima Taba. Extração automática de termos e de relações semânticas e conceituais para o desenvolvimento de wordnets terminológicas em português do Brasil. (Ciência da Computação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2011.
Orientador: Ariani Di Felippo.
9.   MARINA AYUMI IZAKI. Atuação em atividade de extensão: Curso de Português para Estrangeiros: Programa Emergencial Pró-Haiti. (Pós-graduação em Linguistica) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Nelson Viana.
10.   Renata Casonato Motta. Linguasagem. (Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio à UFSCAR. 2011.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
11.   TSAI YUN HSIEN. Atuação em atividade de extensão: Curso de Português para Estrangeiros: Programa Emergencial Pró-Haiti. (Pós-graduação em Linguistica) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Nelson Viana.
12.   Tânia Vieira Rangel. PIBID - Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à docência. (Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.

2010

1.   ELEONORA BAMBOZZI BOTTURA. Bolsista de Extensão Proex/UFSCar - Atuação no Projeto: Portugues para Estrangeiros em Atividade Acadêmica na UFSCar: Comunicação oral e escrita (Proex 23112.004781/2010-94). (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Pro-reitoria de extensão da Universidade Fed de São Carlos. 2010.
Orientador: Nelson Viana.
2.   Fernanda Cristina Guerra. Praticando as ênfases do Bacharelado em Linguística. (Bacharelado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos. 2010.
Orientador: Ariani Di Felippo.
3.   JULIANA ZANATTA DE ANTONI. Bolsista de Extensão Proex/UFSCar - Atuação no Projeto: Portugues para Estrangeiros em Atividade Acadêmica na UFSCar: Comunicação oral e escrita (Proex 23112.004781/2010-94). (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Pro-reitoria de extensão da Universidade Fed de São Carlos. 2010.
Orientador: Nelson Viana.
4.   Luan Lee Hernandes. Treinamento Minidicionário de livros infantojuvenis tendo em vista catálogos e sites apropriados.. (Letras) - Universidade Federal d e São Carlos, . 2010.
Orientador: Irene Zanette de Castañeda.
5.   Luciana Regina da Cruz. Formação do Professor de Língua Portuguesa. (Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2010.
Orientador: Maria Isabel de Moura.
6.   Mayra de Souza Fontebasso. PIBID - Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à docência. (Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2010.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
7.   Mário Márcio Ramos Teixeira Filho. Formação do Professor de Português. (Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2010.
Orientador: Maria Isabel de Moura.
8.   NATALIA SANTINI VICTURI. Bolsista de Extensão Proex/UFSCar - Atuação no Projeto: Portugues para Estrangeiros em Atividade Acadêmica na UFSCar: Comunicação oral e escrita (Proex 23112.004781/2010-94). (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Pro-reitoria de extensão da Universidade Fed de São Carlos. 2010.
Orientador: Nelson Viana.
9.   Natália Cristina Estevão. PIBID - Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à docência. (Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2010.
Orientador: Luzmara Curcino Ferreira.
10.   Sandra Mônica do Nascimento. Texto: leitura e compreensão. (Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2010.
Orientador: Maria Isabel de Moura.

2009

1.   JULIANA ZANATTA DE ANTONI. Bolsista de Extensão Proex/UFSCar - Atuação no Projeto: Portugues para Estrangeiros em Atividade Acadêmica na UFSCar: Comunicação oral e escrita (Proex 23112.005337/2009-20). (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Pro-reitoria de extensão da Universidade Fed de São Carlos. 2009.
Orientador: Nelson Viana.
2.   Pedro Guilherme Orzari Bombonato. Linguasagem - Revista Eletrônica de Popularização Científica em Ciências da Linguagem. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio à UFSCAR. 2009.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
3.   Renata Carreon. Linguasagem - Revista Eletrônica de Popularização Científica em Ciências da Linguagem. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio à UFSCAR. 2009.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
4.   Renata Carreon. Linguasagem - Revista Eletrônica de Popularização Científica em Ciências da Linguagem. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio à UFSCAR. 2009.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.

2008

1.   Abner Oliveira dos Santos. Criação seccional, organização e consolidação de acervo referente às literaturas e culturas dos países africanos de língua oficial portuguesa para auxílio e aplicação no processo de ensino / aprendizagem e na realização de pesquisas da área.. (Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, UFSCar/ProGrad. 2008.
Orientador: Jorge Vicente Valentim.
2.   Júlia Lourenço. Linguasagem Revista Eletrônica de Popularização Científica em Ciências da Linguagem. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio à UFSCAR. 2008.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
3.   Sandra Mônica do Nascimento. Ensino de Português. (Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Pró-reitoria de Graduação. 2008.
Orientador: Maria Isabel de Moura.
4.   Sara Naime Vidal Vital. Linguagem e relações de poder. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio à UFSCAR. 2008.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
5.   Viviane Segatto Bataiola. Atividade de correção do texto: para além do normativismo linguístico. (Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Pró-reitoria de Graduação. 2008.
Orientador: Maria Isabel de Moura.

2007

1.   Ana Luiza Pereira Bruno. Palavras ao vento. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Wilton José Marques.
2.   Bianca Cristina de Carvalho. Saberes da lingüística na escola: por um ensino ético-emancipatório do português. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Roberto Leiser Baronas.
3.   Deborah Nathalia Silva de Jesus. Procedimentos de correção no processo de ensino e aprendizagem de textos escritos. (Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Pró-reitoria de Graduação. 2007.
Orientador: Maria Isabel de Moura.
4.   Letícia Rohrer Colleti. Levantamento de acervo referente às literaturas e culturas dos países africanos de língua oficial portuguesa e afro-brasileiras para auxílio e aplicação no processo de ensino/aprendizagem e na realização de pequisas nessas áreas. (Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, UFSCar/ProGrad. 2007.
Orientador: Jorge Vicente Valentim.

2006

1.   Deborah Nathalia Silva de Jesus. A atividade de reescrita e o texto. (Curso de Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Pró-reitoria de Graduação. 2006.
Orientador: Maria Isabel de Moura.
2.   Heloísa de aquino. Textos literários em prosa:mensagens educativas ou vazias de cpmpromissos com a educação de crianças de1ª e 4ª séries Treinamento. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006.
Orientador: Irene Zanette de Castañeda.
3.   Jéssica Malhone Guerra, Guilherme Veríssimo. São Carlos a caminho do espanhol: um estudo sobre abordagens e metodologias nos livros didáticos. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006.
Orientador: Hélade Scutti Santos.
4.   Marcia de Freitas Bastos. "Ensino de espanhol para crianças de 5 anos para uma EMEI de São Carlos". Orientação de outra natureza - Faculdades Integradas de São Carlos, . 2006.
Orientador: Hélade Scutti Santos.

2005

1.   Karina Alessandra de Almeida Melo. Espanhol para crianças não-alfabetizadas: desafios e descobertas. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005.
Orientador: Hélade Scutti Santos.
2.   Letícia Rohrer Colleti. Levantamento de quot;corpusquot; do cinema latino-americano contemporâneo para aplicação no ensino/aprendizagem do E/LE e de literatura e cultura latino-americanas. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional da UFSCar. 2005.
Orientador: Gladys Viviana GELADO.
3.   Marcela Piccirillo. Levantamento de quot;corpusquot; de música popular para aplicação no ensino/aprendizagem do Espanhol/Língua Estrangeira. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional da UFSCar. 2005.
Orientador: Gladys Viviana GELADO.

2004

1.   Ana Cláudia Gigliotti. Monitoria em Língua espanhola. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional da UFSCar. 2004.
Orientador: Gladys Viviana GELADO.
2.   Débora Maria de Carvalho Jataí. Monitoria em Língua Espanhola. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, . 2004.
Orientador: Gladys Viviana GELADO.
3.   Guilherme Veríssimo de Oliveira. Monitoria em Literatura hispano-americana. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional da UFSCar. 2004.
Orientador: Gladys Viviana GELADO.
4.   Jaqueline Castilho Machuca. As narrativas para crianças e adolescentes. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, . 2004.
Orientador: Irene Zanette de Castañeda.
5.   Leandro Ubaldo Singh. Oficina de produção oral em língua espanhola. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Organização de Estados Ibero Americanos. 2004.
Orientador: Gladys Viviana GELADO.
6.   Miriam Yukiko Ito. Monitoria em Língua espanhola. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, . 2004.
Orientador: Gladys Viviana GELADO.
7.   Sing Midori. Monitoria em Língua Espanhola. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, . 2004.
Orientador: Gladys Viviana GELADO.

2003

1.   Gilberto Egydio dos Santos Júnior. As palavras no cinema. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Pro-reitoria de extensão da Universidade Fed de São Carlos. 2003.
Orientador: Nelson Viana.
2.   Karina de Almeida Melo. Monitoria em Língua Espanhola. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional da UFSCar. 2003.
Orientador: Gladys Viviana GELADO.

2002

1.   Fabiano Bernardes de Toledo e Sandra Mari Kaneko. Inglês para Adolescentes Coreanos. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2002.
Orientador: Nelson Viana.
2.   RAÚL VÍCTOR GÓMEZ. AULAS PRÁTICAS DE LÍNGUA E LITERATURA ESPANHOLA. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Agencia Española de Cooperación Internacional. 2002.
Orientador: Gladys Viviana GELADO.
3.   Ricardo Moutinho Rodrigues da Silva. Português para Adolescentes Coreanos. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2002.
Orientador: Nelson Viana.

2001

1.   JUNCAL LARREA PURAS. AULAS PRÁTICAS DE LÍNGUA E LITERATURA ESPANHOLA. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Agencia Española de Cooperación Internacional. 2001.
Orientador: Gladys Viviana GELADO.
2.   LILIAN ESTEVES. PROGRAMA DE INTERCÂMBIO E MOBILIDADE ACADÊMICA - AUGM. Orientação de outra natureza - Universidad Nacional de Entre Ríos, Organização de Estados Ibero Americanos. 2001.
Orientador: Gladys Viviana GELADO.
3.   Regina Estela Massarente Pereira. Monitoria em Língua Espanhola. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional da UFSCar. 2001.
Orientador: Gladys Viviana GELADO.

2000

1.   André Luiz Covre. Português para Adolescentes Coreanos. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2000.
Orientador: Nelson Viana.
2.   ENRIQUE RAFFÍN. PROGRAMA DE INTERCÂMBIO E MOBILIDADE ACADÊMICA - AUGM. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Organização de Estados Ibero Americanos. 2000.
Orientador: Gladys Viviana GELADO.
3.   Ronaldo Santana Turquez. Português para Adolescentes Coreanos. (Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2000.
Orientador: Nelson Viana.
4.   Teresa Lenzano Castells. Monitoria em Língua espanhola. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional da UFSCar. 2000.
Orientador: Gladys Viviana GELADO.

1999

1.   GEMMA DE CABO PÉREZ. AULAS PRÁTICAS DE LÍNGUA E LITERATURA ESPANHOLA. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Agencia Española de Cooperación Internacional. 1999.
Orientador: Gladys Viviana GELADO.

1998

1.   Lígia Costa Fontes. Monitoria em Língua espanhola. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional da UFSCar. 1998.
Orientador: Gladys Viviana GELADO.
2.   Érika Michela Carlos. Monitoria em Língua espanhola. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional da UFSCar. 1998.
Orientador: Gladys Viviana GELADO.

1997

1.   Ana María Sánchez Sánchez. Aulas práticas de língua espanhola. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Agencia Española de Cooperación Internacional. 1997.
Orientador: Gladys Viviana GELADO.


Data de processamento: 12/10/2020 19:46:32