Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Letras (DL)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Maria Lucia Outeiro Fernandes

Livre Docente em Literatura Portuguesa, Professora Associada do Departamento de Literatura e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, da Faculdade de Ciências e Letras, da Universidade Estadual de São Paulo ? UNESP, campus de Araraquara. Formada em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Paraná (Curitiba, 1973), Mestre em Letras pela USP (1984) e Doutora em Letras pela PUC/Rio (1994), com Pós-Doutorado na UFSCar. Atua nas áreas de Literaturas Portuguesa e Brasileira, concentrando suas pesquisas no Modernismo, Pós-Modernismo e principalmente na Poesia Portuguesa Contemporânea. Atuou como Chefe e Vice-Chefe do Departamento de Literatura em diversas gestões e foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (2002-2004). Entre suas publicações constam inúmeros ensaios publicados em periódicos especializados da área, vários capítulos de livros, entre os quais se destaca ?O testemunho dos sentidos na poesia de Jorge de Sena?, In FAGUNDES, Francisco Cota et al. (Org.) Trinta e Muitos Anos de Devoção: Estudos Sobre Jorge de Sena em Honra de Mécia de Sena (Ver Açores, 2015) e textos integrais em anais de congressos, além de 3 livros de sua autoria ? Novíssima: estética e ideologia na década de vinte (Ed. USP, 1987); Narciso no labirinto de espelhos: perspectivas pós-modernas na ficção de Roberto Drummond (Ed. Unesp, Selo Cultura Acadêmica, 2011) e Contrabandistas do pensamento ? crítica e literatura no Brasil (Ed. Opção, 2017). Organizou cinco volumes com outros colegas: Intelectuais portugueses e a cultura brasileira (Ed. Unesp, 2002); Estrelas extremas; ensaios sobre poesia e poetas (Laboratório Editorial - Unesp/Araraquara, 2006); Modernidade lírica: construção e legado (Cultura Acadêmica - UNESP, 2008); Matéria de poesia: crítica e criação (Cultura Acadêmica - UNESP, 2010) e Poesia na era da internacionalização dos saberes: circulação, tradução, ensino e crítica no contexto contemporâneo (Cultura Acadêmica ? UNESP, 2016). É membro do Conselho Editorial da revista Itinerários e da coleção Estudos Literários, ambas do Programa de Pós-Graduação no qual é credenciada, e da Comissão Consultiva da revista Gláuks, da qual foi fundadora. Integrou o GT de Teoria da Narrativa da ANPOLL (1999-2012), foi membro-fundador do GRECC ? Grupo de Estudos em Crítica Contemporânea, líder do GELIC ? Grupo em Estudos de Literatura Contemporânea (2010-2015). Atualmente, é membro da APSA - The American Portuguese Studies Association; pesquisadora do GEPOC ? Grupo de Estudos de Poesia e Cultura e do GELPA ? Grupo de Estudos Literários Portugueses e Africanos. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2134010557951137 (14/01/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 1997-1997
  • Endereço: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Departamento de Literatura. Rodovia Araraquara - Jaú, Km 01 Bairro dos Machados 14800901 - Araraquara, SP - Brasil Telefone: (16) 33346238 Fax: (16) 33016265
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Letras
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 1997-2003. Literatura e Psiquismo Infantil
      Descrição: Objetivo geral do projeto: estudar as especificidades dos textos dirigidos ao público infanto-juvenil, analisando questões de estética, verificando implicações relativas à receptividade e levantando problemas relativos ao trabalho didático com esses textos no ensino fundamental do primeiro e do segundo ciclos. Três tópicos constituem o foco da proposta: 1. a especificidade do texto literário, com seus recursos lúdicos, o uso da imaginação, a simbologia que remete ao inconsciente e ao imaginário infantil, os procedimentos de elaboração textual da narrativa e da poesia; 2. o leitor especial que é a criança e o adolescente - para trabalhar com literatura na sala de aula, com crianças e adolescentes, um professor precisa conhecer as peculiaridades deste leitor, que está numa fase específica da sua formação não somente como leitor, mas como ser humano; 3. a metodologia adotada na sala de aula, no trabalho com a literatura no Ensino Fundamental I e nas primeiras séries do Ensino Fundamental II. Numa primeira fase (1996-2003), a pesquisa concentrou-se nos dois primeiros tópicos, adotando uma fundamentação teórica que incluía especialistas em desenvolvimento do psiquismo da criança, como Bruno Bettelheim, René Diatkine, Marie-Louise von Franz, Sigmund Freud, Jacqueline Held, Carl Gustav Jung; teóricos e pesquisadores do trabalho com o texto literário na sala de aula, como Ligia Chiappini, C. E. Fantinati, Maria Alice Faria, J. W. Geraldi; escritores que analisam a importância da literatura na formação do ser humano, como Antonio Candido, Carlos Drummond de Andrade, José Paulo Paes, Graciliano Ramos; além de alguns teóricos como Roland Barthes e Walter Benjamin que forneceram subsídios importantes para o trabalho literário com o público infantil e adolescente. Na FCL-UNESP/Araraquara, a pesquisa fundamentou a criação de uma disciplina em nível de Pós-Graduação, para alunos de Mestrado e Doutorado, no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários e uma disciplina optativa, para a Graduação em Letras, que também foi aberta a alunos de Pedagogia e Ciências Sociais, que atraíram muitos interessados e foram muito producentes. Tal como havia acontecido em Viçosa, em Araraquara o projeto gerou uma quantidade imensa de participações em eventos, vários minicursos, oficinas e palestras. Também por causa deste projeto, a docente participou, como convidada, em várias atividades promovidas pelo PROLER - Programa Nacional de Incentivo à Leitura, criado pelo Decreto n. 519 de 13/05/1992, e que tem por ?finalidade contribuir para ampliação do direito à leitura, promovendo condições de acesso a práticas de leitura e de escrita críticas e criativas? (In ProLer ? Saiba Mais, disponível em http://proler.culturadigital.br/oproler/). Para estes eventos foram criadas duas oficinas, ?Literatura Infantil ? A Fantasia que cria Realidade? e ?A Poesia e a Criança?, oferecidas em várias cidades, em formatos variados, para diversos públicos, a convite do PROLER, de escolas, de Secretarias da Educação, cursos de Letras e SESC, entre outras instituições. Muitas orientações foram realizadas pela docente, no âmbito deste projeto. Deste projeto também nasceu o Projeto de Incentivo à Leitura criado e coordenado por mim, Brincando Com Palavras, desenvolvido junto à Rede Pública e financiado pela Secretaria Municipal de Cultura, de 1998 a 2000.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Maria Lucia Outeiro Fernandes - Coordenador / Odete Rodrigues Baraúna - Integrante / Mara Regina Melline Jabur - Integrante / Valdemar de Christo - Integrante / Roberta Ribeiro Tempesta - Integrante / Maria José Amino dos Santos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 5 / Número de orientações: 1
      Membro: Maria Lucia Outeiro Fernandes.
    2. 1997-2003. Literatura, Leitura e Ensino
      Descrição: Este projeto tinha por objetivo abordar a metodologia adotada em sala de aula, no trabalho com a literatura, no Ensino Fundamental I e nas primeiras séries do Ensino Fundamental II. O projeto se configurou principalmente a partir das atividades de Ensino desenvolvidas no Programa de Educação Continuada, dirigido a professores do Ensino Fundamental I e II, do qual participei quando me mudei para Araraquara e em algumas aulas ministrados no Curso de Especialização (Graduação Lato Sensu), Fundamentos da Leitura Crítica da Literatura, tais como ?O ensino da literatura?, dentro do Módulo ?A formação do professor-leitor da literatura?. Palavras-chave: Literatura e leitura Literatura e ensino Mediador de leitura Ensino da literatura. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Lucia Outeiro Fernandes - Coordenador / DÉBORA CRISTINA FERREIRA - Integrante / Roseane Maria Ferreira - Integrante / Marta Pontes - Integrante / Keli Cristina Limão - Integrante / Denila Maura Bastos Santos - Integrante. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 4
      Membro: Maria Lucia Outeiro Fernandes.
    3. 1997-2003. Literatura e Psiquismo Infantil
      Descrição: O objetivo principal deste projeto era estudar as especificidades dos textos dirigidos ao público infanto-juvenil, analisando questões de estética, verificando implicações relativas à receptividade, ao papel destas obras na formação da criança, como leitora e como indivíduo, e levantando problemas quanto ao trabalho didático com esses textos no ensino fundamental do primeiro e do segundo ciclos. O projeto teve uma primeira fase, desenvolvida na UFV-Viçosa e uma segunda fase, desenvolvida na FCL-UNESP/Araraquara, já que a coordenadora, ao ingressar nesta universidade, em 1997, deu continuidade a este projeto por mais alguns anos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Maria Lucia Outeiro Fernandes - Coordenador / Odete Rodrigues Baraúna - Integrante / Mara Regina Melline Jabur - Integrante / Valdemar de Christo - Integrante / Emanuela Cristina Cerqueira - Integrante / Stela Maris Rossini Sanches - Integrante / Roberta Ribeiro Tempesta - Integrante / Maria José Amino dos Santos - Integrante.
      Membro: Maria Lucia Outeiro Fernandes.
    4. 1997-2003. A Leitura da Literatura Infanto-Juvenil
      Descrição: Desdobramento da pesquisa desenvolvida desde 1993, na UFV, que abrangeu vários momentos e abordou várias facetas acerca das relações entre a literatura e o leitor infantil, bem como a literatura e a sua abordagem na sala de aula, focando principalmente a leitura e a formação do leitor.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Maria Lucia Outeiro Fernandes - Coordenador / DÉBORA CRISTINA FERREIRA - Integrante / Roseane Maria Ferreira - Integrante / Roberta Ribeiro Tempesta - Integrante.
      Membro: Maria Lucia Outeiro Fernandes.
    5. 1997-2001. A Desconstrucao do Realismo e do Neo-Realismo na Ficcao de Jose Cardoso Pires
      Descrição: Linha de pesquisa: Teorias e Crítica da Narrativa Tendo resultado de um esforço para pensar a Literatura Portuguesa contemporânea à luz das questões pós-modernas, o objetivo deste projeto era contribuir para uma compreensão da obra ficcional deste escritor português como revisitação dos fundamentos e das propostas mais importantes da arte realista, por meio de uma abordagem comparada entre o romance O Delfim, O Primo Basílio, de Eça de Queirós e Gaibéus, de Alves Redol. A pós-modernidade é tomada não no sentido de um estilo de época, mas como amplo questionamento de certos fundamentos da Modernidade, sem que se proponha uma ruptura radical com a mesma. Esta perspectiva fundamenta-se na concepção de Jean-François Lyotard, para quem a pós-modernidade é entendida como um estado constante, em que a modernidade se repensa e se reescreve, retomando tudo o que ficou recalcado sob o desejo de emancipação geral da humanidade. Desse modo pretendia-se enfatizar a problematização de três elementos básicos do que se poderia chamar de ?razão iluminista? − a ideia de autonomia e emancipação do ser humano como sujeito da história; a concepção do tempo como progresso e a noção de causalidade, na obra de José Cardoso Pires. Estas ideias correspondiam aos três aspectos que fundamentaram a construção de um modelo racional de narrativa, no século XIX, cujo objetivo era dar ao leitor um retrato totalizador da realidade psíquica e social, por meio de personagens densas, bem caracterizadas, e de enredos marcados por configurações realistas do espaço e do tempo. Palavras-chave José Cardoso Pires Narrativa pós-moderna Realismo Eça de Queirós Alves Redol. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Maria Lucia Outeiro Fernandes - Coordenador / Fernanda Bertasso Mazieiro - Integrante / GIOVANA PALMA - Integrante. Número de produções C, T A: 5
      Membro: Maria Lucia Outeiro Fernandes.
    6. 1997-1997. A Grande Arte ? Um Estudo sobre o Estatuto da Obra Literaria e a Condicao do Sujeito na Cultura do Simulacro
      Descrição: A análise dos textos críticos sobre a obra de Rubem Fonseca revelam um discurso preso a chavões sobre essa literatura com qualidades artísticas comprometidas pelas contaminações da cultura de massa, pela alienação do sujeito e pela falta de profundidade metafísica. A análise de um romance de Rubem Fonseca A Grande Arte, inclusive em sua versão cinematográfica, baseada em pressupostos teóricos pós-modernos mostra, ao contrário, um objeto de análise complexo, inscrito num questionamento mais amplo e radical da função da arte e da condição do sujeito no contexto da cultura do simulacro. A comparação entre as duas análises ? do discurso crítico convencional e do discurso teórico-crítico pós-moderno ? pretende demonstrar como o debate sobre a questão pós-moderna, que ocupou importante espaço nas discussões teóricas das últimas décadas pode fornecer importantes subsídios teóricos e epistemológicos para a compreensão da arte contemporânea.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Lucia Outeiro Fernandes - Coordenador.
      Membro: Maria Lucia Outeiro Fernandes.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (1)
      1. Encontro Estadual ? Acesso à Leitura: o papel das Bibliotecas - do PROLER.?A importância da Literatura Infantil e juvenil na formação do professor? - Conferência de Encerramento. 1997. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (5)
      1. FERNANDES, M. L. O.. XI Seminário de Pesquisa / V Simpósio de Literatura "Questões literárias contemporâneas (1980-2010). 2010. (Congresso).. . 0.
      2. FERNANDES, M. L. O.. III Seminário de Pesquisa. 2002. (Outro).. . 0.
      3. FERNANDES, M. L. O.. II Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários. 2001. (Outro).. . 0.
      4. FERNANDES, M. L. O.. Semana de Cinema e Literatura. 1994. (Outro).. . 0.
      5. FERNANDES, M. L. O.. "Da raiz à flor" - Semana de Estudos sobre Guimarães Rosa. 1993. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 12/10/2020 19:46:31