Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Letras (DL)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Irene Zanette de Castaneda

Possui mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987) e doutorado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Infanto Juvenil, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, linfantil, poesia, mito,contos em literatura Portuguesa e brasileira,.Leciona Contação de História para formar contadores que incentivem a leitura. Publicou 6 livros. Um pela EDUFSCar, resultado da tese de doutorado,dois de crônicas poéticas,contos e tres^ como Organizadora de artigos científicos de alunos e professores colaboradores.. Participa sempre do COLe com apresentação e publicação de trabalhos.sobre Literatura Infanto juvenil brasileira, africana, indígena .Leciona Semiótica e Literatura na linha greimasiana(visual, da canção, das paixões)..É membro eleito para Academia de Letras ,Ciências e Arte sda AFPESP/SP em 2010.Cadeira Monteiro Lobato. Proferriu palestra na Academia de Letras sobre Monteiro Lobato , em 2011. Publicou um livro de contos e crônicas : Palavras do Meu Silêncio . Atua como líder de Grupo de Pesquisa e participa do Grupo de estudos CASA da UNESP. Trabalha com projetos de Extensão disseminado conhecimento e formando contadores de Histórias. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4033163938132338 (22/10/2012)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 1997-2014
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Letras. Via Washington Luiz, Km 235 Monjolinho 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518358 URL da Homepage: www.ufscar.br
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Letras
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2006-2011. Literatura, Cultura, Semiotica e Sociedade
      Descrição: Pesquisar em algumas obras das Literaturas Brasileira, Portuguesa e Infanto Juvenil questões relativas de ordem socio psicocultural que estão impregnadas na arte de narrar figurativamente. Considerar que a Sociologia, a Psicologia, a Filosofia, a Antropologia e a Semiótica são disciplinas que podem auxiliar a Literatura no esclarecimento de aspectos para melhor compreensão das obras. Constatar que há uma influência exercida pelo meio sobre a obra de arte, ao mesmo tempo que a obra de arte pode exercer influência sobre o meio, como considera Antonio Candido; a seguir, mostrar como arte espelha a sociedade, as relações que os homens estabelecem entre si e com a realidade, bem como os conflitos sóciopsicosociais que contextualizam as narrativas. Nesse sentido, queremos mostrar que as obra literárias não são neutras por mais ficcionais que pareçam à primeira vista, pois no seu interior há também estados de consciência individual e social não sujeitos à descrição literal, pois os fatos estão representados metaforicamente. Queremos mostrar que há marcas daqueles conflitos nas mais variadas situações; denúncia de injustiças e ideologias relativas à busca da liberdade de pensar, de crer, de fazer e de ser. Enfim verificar as marcas, imagens simbólicas de manifestações associadas às forças vivas da sociedade atuantes na nossa cultura, consequentes, na Literatura, seu espelho metafórico. A finalidade é dar sentido à relação do homem com a problemática do eu em relação ao outro e explicar como isso acontece na Literatura. Com relação a semiótica pretende-se mostrar que existe uma gramática que preside a construção do texto, ou seja, a construção do discurso para interpretar e redigir os textos com mais eficácia. Ela pode analisar os mecanismos sintáxicos e semânticos pela produção do sentido e compreender o discurso como objeto cultural produzido a partir de certas condicionantes históricas em relação dialógica com outros textos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Irene Zanette de Castañeda - Coordenador / Monica Baltazar Dinis - Integrante. Número de orientações: 4
      Membro: Irene Zanette de Castaneda.
    2. 2006-Atual. Temas e figuras na Literatura Medieval, Humanista, Classica, Modernista Portuguesa e Contemporanea
      Descrição: Este projeto visa conhecer, interpretar e contextualizar as obras literárias modernistas e contemporâneas; comparar as obras portuguesas com as brasileiras e identificar o elo ou o contraste entre ambas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Irene Zanette de Castañeda - Coordenador. Número de orientações: 3
      Membro: Irene Zanette de Castaneda.
    3. 2006-Atual. Literatura, Cultura, Semiotica e Sociedade
      Descrição: Pesquisar em algumas obras das Literaturas Brasileira, Portuguesa e InfantoJuvenil questões relativas de ordem sociopsicocultural que estão impregnadas na arte de narrar figurativamente. Considerar que a Sociologia, a Psicologia, a Filosofia, a Antropologia e a Semiótica são disciplinas que podem auxiliar a Literatura no esclarecimento de aspectos para melhor compreensão das obras. Constatar que há uma influência exercida pelo meio sobre a obra de arte, ao mesmo tempo que a obra de arte pode exercer influência sobre o meio, como considera Antonio Candido; a seguir, mostrar como arte espelha a sociedade, as relações que os homens estabelecem entre si e com a realidade, bem como os conflitos sóciopsicosociais que contextualizam as narrativas. Nesse sentido, queremos mostrar que as obra literárias não são neutras por mais ficcionais que pareçam à primeira vista, pois no seu interior há também estados de consciência individual e social não sujeitos à descrição literal, pois os fatos estão representados metaforicamente. Queremos mostrar que há marcas daqueles conflitos nas mais variadas situações; denúncia de injustiças e ideologias relativas à busca da liberdade de pensar, de crer, de fazer e de ser. Enfim verificar as marcas, imagens simbólicas de manifestações associadas às forças vivas da sociedade atuantes na nossa cultura, consequentes, na Literatura, seu espelho metafórico. A finalidade é dar sentido à relação do homem com a problemática do eu em relação ao outro e explicar como isso acontece na Literatura. Com relação a semiótica pretende-se mostrar que existe uma gramática que preside a construção do texto, ou seja, a construção do discurso para interpretar e redigir os textos com mais eficácia. Ela pode analisar os mecanismos sintáxicos e semânticos pela produção do sentido e compreender o discurso como objeto cultural produzido a partir de certas condicionantes históricas em relação dialógica com outros textos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Irene Zanette de Castañeda - Coordenador. Número de orientações: 3
      Membro: Irene Zanette de Castaneda.
    4. 2006-Atual. Literatura, Cultura, Semiotica e Sociedade
      Descrição: Pesquisar em algumas obras das Literaturas Brasileira, Portuguesa e Infanto Juvenil questões relativas de ordem sociopsicocultural que estão impregnadas na arte de narrar figurativamente. Considerar que a Sociologia, a Psicologia, a Filosofia, a Antropologia e a Semiótica são disciplinas que podem auxiliar a Literatura no esclarecimento de aspectos para melhor compreensão das obras. Constatar que há uma influência exercida pelo meio sobre a obra de arte, ao mesmo tempo que a obra de arte pode exercer influência sobre o meio, como considera Antonio Candido; a seguir, mostrar como arte espelha a sociedade, as relações que os homens estabelecem entre si e com a realidade, bem como os conflitos sóciopsicosociais que contextualizam as narrativas. Nesse sentido, queremos mostrar que as obra literárias não são neutras por mais ficcionais que pareçam à primeira vista, pois no seu interior há também estados de consciência individual e social não sujeitos à descrição literal, pois os fatos estão representados metaforicamente. Queremos mostrar que há marcas daqueles conflitos nas mais variadas situações; denúncia de injustiças e ideologias relativas à busca da liberdade de pensar, de crer, de fazer e de ser. Enfim verificar as marcas, imagens simbólicas de manifestações associadas às forças vivas da sociedade atuantes na nossa cultura, consequentes, na Literatura, seu espelho metafórico. A finalidade é dar sentido à relação do homem com a problemática do eu em relação ao outro e explicar como isso acontece na Literatura. Com relação a semiótica pretende-se mostrar que existe uma gramática que preside a construção do texto, ou seja, a construção do discurso para interpretar e redigir os textos com mais eficácia. Ela pode analisar os mecanismos sintáxicos e semânticos pela produção do sentido e compreender o discurso como objeto cultural produzido a partir de certas condicionantes históricas em relação dialógica com outros textos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Irene Zanette de Castañeda - Coordenador / Monica Baltazar Dinis - Integrante. Número de orientações: 4
      Membro: Irene Zanette de Castaneda.
    5. 2004-Atual. Literatura e Semiotica
      Descrição: O projeto visa fazer uma leitura mais profunda dos textos literários do ponto de vista da semiótica gremasiana. Com esse projeto foram elaborados 2 livros e 2 coletâneas de artigos relacionados ao projeto.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Irene Zanette de Castañeda - Coordenador.
      Membro: Irene Zanette de Castaneda.
    6. 2003-Atual. Grupo Interdisciplinar de Estudos Literarios - GIELITE
      Descrição: Pesquisar em algumas obras das Literaturas Brasileira e Infanto Juvenil questões relativas a questões socio-histórico- psico-cultural que estão impregnadas na arte de narrar figurativamente. Considerar que a Sociologia, a Psicologia, a Filosofia, a Antropologia e a Semiótica são disciplinas que podem auxiliar a Literatura no esclarecimento de aspectos para melhor compreensão das obras. Constatar que há uma influência exercida pelo meio sobre a obra de arte, ao mesmo tempo que a obra de arte pode exercer influência sobre o meio, como considera Antonio Candido; a seguir, mostrar como arte espelha a sociedade, as relações que os homens estabelecem entre si e com a realidade, bem como os conflitos sóciopsicosociais que contextualizam as narrativas. Nesse sentido, queremos mostrar que as obra literárias não são neutras por mais ficcionais que pareçam à primeira vista, pois no seu interior há também estados de consciência individual e social não sujeitos à descrição literal, pois os fatos estão representados metaforicamente. Queremos mostrar que há marcas daqueles conflitos nas mais variadas situações; denúncia de injustiças e ideologias relativas à busca da liberdade de pensar, de crer, de fazer e de ser. Enfim verificar as marcas, imagens simbólicas de manifestações associadas às forças vivas da sociedade atuantes na nossa cultura, os valores humanos universais, consequentes, na Literatura, seu espelho metafórico. A finalidade é dar sentido à relação do homem com a problemática do eu em relação ao outro e explicar como isso acontece na Literatura. Com relação a semiótica pretende-se mostrar que existe uma gramática que preside a construção do texto, ou seja, a construção do discurso para interpretar e redigir os textos com mais eficácia. Ela pode analisar os mecanismos sintáxicos e semânticos pela produção do sentido e compreender o discurso como objeto cultural produzido a partir de certas condicionantes históricas em relação dialógica com outros textos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Irene Zanette de Castañeda - Coordenador. Número de orientações: 2
      Membro: Irene Zanette de Castaneda.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (14)
    1. Menção Honrosa categoria Profisional do XIII concurso de poesia do Clube dos escritores de Piracicaba., Clube dos Escritores ed Piracicaba.. 2011.
      Membro: Irene Zanette de Castañeda.
    2. Menção Honrosa - Enfim Outono - Categoria Crônica, 2º Concurso Literário Nacional Buriti Cronicontos em Américo Brasiliense-SP.. 2011.
      Membro: Irene Zanette de Castañeda.
    3. 4ª Menção Honrosa na Categoria Profissional do XIII Concurso Nacional - Poesia "Sonâmbula e Perturbada", Clube dos Escritores de Piracicaba.. 2011.
      Membro: Irene Zanette de Castañeda.
    4. 2º lugar - Menção Honrosa - Concurso de Poesias Nível Nacional Especial Poesia - Episódio, Clube dos Escritores de Piracicaba.. 2010.
      Membro: Irene Zanette de Castañeda.
    5. Homenagem do Magnífico reitor da UFScar Targino Araújom Filho pela entrada na Academia de Letras pela AFPESP/SP, Reitoria da UFscar.. 2010.
      Membro: Irene Zanette de Castañeda.
    6. Classificação no X Concurso Nacional de Poesias - Com a poesia "Episódio", Clube dos Escritores de Piracicaba-SP.. 2010.
      Membro: Irene Zanette de Castañeda.
    7. Ingressão à Academia de Letras, Ciências e Artes da AFPESP - Cadeira nº 1 - Patrono Monteiro Lobato Monteiro Lobato, Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo.. 2010.
      Membro: Irene Zanette de Castañeda.
    8. Mérito da Lira Vintenária e troféu a Irene Zanette de Castañeda como personalidade de excelsa magnitude e destacada atuação nas áreas literárias e cultural., Clube dos Escritores de Piracicaba.. 2009.
      Membro: Irene Zanette de Castañeda.
    9. 2º Lugar - Categoria Profissional - XI Concurso Nacional de Poesias do Clube dos Escritores de Piracicaba - Poesia:, Clube dos Escritores de Piracicaba.. 2009.
      Membro: Irene Zanette de Castañeda.
    10. Título de Mérito da Lira Vintenária - Troféu - Personalidade de excelsa magnitude nas áreas literária e cultural, Clube dos Escritores de Piracicaba.. 2009.
      Membro: Irene Zanette de Castañeda.
    11. X Concurso Nacional de Poesia do Clube dos Escritores de Piracicaba - 5ª Menção Honrosa, Clube dos Escritores de Piracicaba.. 2008.
      Membro: Irene Zanette de Castañeda.
    12. Menção Honrosa na Categ. Prof. do IX Concurso Nacional de Poesias do Clube dos Escritores de Piracicaba, Clube dos Escritores de Piracicaba.. 2007.
      Membro: Irene Zanette de Castañeda.
    13. 1ª Menção Honrosa - IX Concurso Nacional de Poesias do Clube dos Escritores de Piracicaba, Clube dos Escritores de Piracicaba.. 2007.
      Membro: Irene Zanette de Castañeda.
    14. Academicus Praeclarus, Colegiado Acadêmico do Clube dos Escritores - Piracicaba.. 2004.
      Membro: Irene Zanette de Castañeda.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (81)
    1. Encontro de Letras,Ciências e artes.Paletra: Primeiro Olhar para crianças do Brasil na Literatura. 2012. (Encontro).
    2. I Seminário Internacional de Semiótica na UNESP Araraquara.Um breve estudo semiótico da paixão Doçura Amorosa em Margarida Friorenta. 2012. (Seminário).
    3. I Seminário Internacional Educação Infantil e Diferença. 2012. (Seminário).
    4. XIII Semiinário de Pesquisa do Programa de Pòs -Graduação em Estudos Literários "Relações Interssemióticas" e I seminário Internacional de Semiótica da UNESP.Coordenação de sess~]ao de Comunicações "Abordagens multidisciplinares em Semiótica". 2012. (Seminário).
    5. XIII Seminário do Programa de Pòs-graduação em Estudos Literários "Relações Interssmióticas" e I Seminário Internacional de Semiótica da UNUNESP."Um breve estudo semiótico da paixão ´Doçura Amorosa`em Margarida Friorenta de Fernanda Lopes de Almeida". 2012. (Seminário).
    6. 3º Seminário sobre Práticas Contemporâneas de Leitura. 2011. (Seminário).
    7. 9ª Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar - XIX Congresso de Iniciaação Científica. Uma análise semiótica de "As Aventuras de Alice no País das Maravilhas", de Lewis Carroll, e "Alice no País das Maravilhas", dos estúdios Walt Disney. 2011. (Congresso).
    8. IV SEMINÁRIO DE SEMIÓTICA DA USP. 2011. (Encontro).
    9. V Workshop de Grupos de Pesquisa durante a 9ª Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar. GIELITE - Grupo Interdisciplinar de Estudos Literários. 2011. (Congresso).
    10. 58º Seminário do GEL.A Hipotipose ou a Visão do que foi dito em a Violeta e a Rosa. 2010. (Seminário).
    11. 5º Seminário Nacional.Semiótica Visual: Leitura de Uma Foto em Revista Médica. 2010. (Seminário).
    12. 5º Seminário Nacional O Professor e a leitura do Jornal.Semiótica Visual: Leitura de uma foto em revista médica. 2010. (Seminário).
    13. Grupo de Estudos CASA.Novas Perspectivas Semióticas por Erc Landovski. 2010. (Encontro).
    14. Novas perspectivas Semióticas por Erc Landovski. 2010. (Outra).
    15. Palestra - "Novas perspectivas da teoria semiótica". 2010. (Outra).
    16. Seminário de Semiótica "Ignacio Vive: 10 anos de Grupo CASA". 2010. (Seminário).
    17. Seminário de Semiótica "Ignácio Vive". 2010. (Seminário).
    18. XVI Semana de estudos em Terapia Ocupacional.Oficina de Contação de histórias.. 2010. (Oficina).
    19. 4º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Sarau Itinerante: Práticas Coletivas de Ecoleituras. 2009. (Congresso).
    20. 8ª Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar.Sarau Poético sobre a Paz Mundial e Oficina. 2009. (Oficina).
    21. Estudos Semióticos do Grupo CASA. 2009. (Encontro).
    22. Estudos Semióticos do Grupo CASA. 2009. (Encontro).
    23. II Seminário em Tópicos de Pesquisa.Um olhar sobre a Meretriz: A prostituição feminina na Literatura de Cordel. 2009. (Simpósio).
    24. Sarau Itinerante: Práticas coletivas de ecoleituras.Sarau Itinerante: Práticas coletivas de ecoleituras. 2009. (Outra).
    25. Seminário sobre Semiótica Visual.Figuras que falam em Monteiro Lobato. 2009. (Seminário).
    26. XIII Colóquio Bakhtiniano - Bakhtin e Literatura: Erudito e o popular. 2009. (Seminário).
    27. 4º Seminario Nacional - O Professor e a Leitura do Jornal. 2008. (Seminário).
    28. Grupo de Pesquisa - CASA. 2008. (Encontro).
    29. 16º COLE - CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL. Contação de Histórias: Quebrando Preconceitos. 2007. (Congresso).
    30. 16º Congresso de Leitura do Brasil. Contação de Histórias: Quebrando Preconceitos. 2007. (Congresso).
    31. III Workshop de Grupos de Pesquisa.Grupo de Interdisciplinar de Estudos Literários. 2007. (Outra).
    32. Semiótica e Gramática Narrativa: a outra face da narratividade. 2007. (Outra).
    33. XV Congresso de Iniciação Científica. Crônicas de Fernão Lopes: Além da História. 2007. (Congresso).
    34. XXI Congresso ABRAPLIP - Revoluções, Diásporas e Identidades. "Vicente" de Miguel Torga: Opressão e Liberdade (Mesa Redonda). 2007. (Congresso).
    35. 54º Seminário do GEL.Comunicação - Atualidade da Fábula. 2006. (Seminário).
    36. I Colóquio Internacional de Análise do Discurso. 2006. (Outra).
    37. XIV CIC - Congresso de Iniciação Científica. "Crônicas de Fernão Lopes: Além da História". 2006. (Congresso).
    38. XIV Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. Crônicas de Fernão Lopes: Além da História. 2006. (Congresso).
    39. X Jornada de Letras. 2006. (Outra).
    40. X Jornada de Letras da UFSCar - (Literatura e Música). 2006. (Outra).
    41. 15º Congresso de Leitura do Brasil. Seminário - 5º Seminário de Literatura Infanto-Juvenil - O conto popular ou memória da fazenda. 2005. (Congresso).
    42. 1º Encontro Paulista de Professores de Literatura Portuguesa.Recriação de Mitos em todos os nomes de Saramago. 2005. (Encontro).
    43. I ENCONTRO PAULISTA DE PROFESSORES DE LITERATURA PORTUGUESA.Recriação de Mitos em "Todos os Nomes" de Saramago. 2005. (Encontro).
    44. I Jornada de Letras.Palestra - A Fábula: sua história e atualidade. 2005. (Outra).
    45. IV Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia. Comunicação - Contação de Histórias. 2005. (Congresso).
    46. IX Jornada de Letras.Oficina - Contação de Histórias. 2005. (Oficina).
    47. Jornada em Análise do Discurso.Participação - Jornada em Análise do Discurso. 2005. (Outra).
    48. Pode o discurso falar na Ciência da Informação?.Participação - Jornada em Análise do Discurso. 2005. (Outra).
    49. Técnica de Apresentação de Seminários do Programa de Pós-graduação de Geotecnia da EESC-USP.Oficina de Contação de Histórias na disciplina Técnica de Apresentação de Seminários do Programa de Pós-graduação de Geotecnia da EESC-USP . 2005. (Oficina).
    50. V Encontro de Extensão: Conhecimento e Diversidade.ACIEPE - Contação de Histórias. 2005. (Encontro).
    51. V Encontro de Extensão: Conhecimento e Diversidade Cultural.Participação em parceria com Marina Del Bianco Luppi - Contando e Criando Histórias. 2005. (Encontro).
    52. V Encontro de Extensão: Conhecimento e Diversidade Cultural.Comunicação de trabalho em parceria com Adriano Bottaro ACIEPE - Contação de Histórias. 2005. (Outra).
    53. V Encontro de Extensão: Conhecimento e Diversidade Cultural durante a 6ª Jornada Científica da UFSCar.Participação em parceria com Elaine Hipólito dos Santos Costa. 2005. (Encontro).
    54. XIII Congresso de Iniciação Científica. Projeto de Aluno e Professor - PIBIC - Crônicas de Fernão Lopes: Além da História. 2005. (Congresso).
    55. Oficina de Contação de Histórias.Oficina de Contação de Histórias. 2004. (Oficina).
    56. Oficina Literária.Oficina de Técnicas de Contação de Histórias para Professores do Ensino Fundamental. 2004. (Oficina).
    57. 14º Congresso de Literatura do Brasil.Artigo - 4º Seminário sobre Literatura para Crianças e Jovens - Literatura Infantil e Eliminação de Preconceito. 2003. (Seminário).
    58. 3º Congresso Nacional de Iniciação Científica e 1º Congresso Internacional. Projeto PIBIC - As faces da bruxa na literatura infantil. 2003. (Congresso).
    59. II Encontro de Professores de Literaturas Africanas.Comunicação - Introdução às Mitologias Africanas. 2003. (Encontro).
    60. II Encontro de Professores de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.Comunicação - Uma leitura semiótica d O Filho da Morte e Mia Couto. 2003. (Encontro).
    61. IV Encontro de Extensão da UFSCar: Compromisso social e conhecimento. Contação de Histórias. 2003. (Congresso).
    62. IV Encontro de Extensão da UFSCar: Compromisso Social e Conhecimento.ACIEPE - Contação de Histórias. 2003. (Encontro).
    63. IV Encontro de Extensão da UFSCar: Compromisso Social e Conhecimento.Projeto de Extensão - Desfazendo preconceitos entre crianças. 2003. (Encontro).
    64. IV Encontro de Extensão da UFSCar: Compromisso Social e Conhecimento.Apresentação de Contação de Histórias. 2003. (Encontro).
    65. IV Seminário sobre Literatura para Crianças e Jovens. Comunicação - 14º Congresso de Leitura do Brasil. 2003. (Congresso).
    66. XI CIC - Congresso de Iniciação Científica. Projeto PIBIC - As faces da bruxa na literatura infantil. 2003. (Congresso).
    67. 50º Seminário do Grupo de Estudos Linguístico do Estado de São Paulo.Artigo - O índio na literatura infantil. 2002. (Seminário).
    68. V CIC - Congresso de Iniciação Científica. Respeitando o Amiguinho Diferente. 2002. (Congresso).
    69. V Encontro de Poetas de São Carlos.A mulher na literatura. 2002. (Encontro).
    70. VII CIC - Congresso de Iniciação Científica - PIBIC/CNPQ. A conciliação entre os Deuses Greco-Latinos. 2002. (Congresso).
    71. Cecília Meireles - 100 anos.Participação - Cecília Meireles - 100 anos. 2001. (Outra).
    72. III Encontro de Extensão da UFSCar: A Interação entre Universidade e Sociedade.Oficina Literária para Idosos para eliminar preconceitos e resgatar autoestima. 2001. (Encontro).
    73. IV Seminário de Projetos de Extensão - SEMPE. 2001. (Seminário).
    74. Ameríndia 2000.A voz do índio na literatura Infanto Juvenil. 2000. (Encontro).
    75. Ameríndia 92.Meu Tio Iauaretê: relação do homem com os animais. 2000. (Encontro).
    76. V Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa.Seminário - V Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. 2000. (Encontro).
    77. XI Fórum Acadêmico de Letras.XI Fórum Acadêmico de Letras - Fale. 2000. (Outra).
    78. VII CIC - Congresso de Iniciação Científica. A conciliação entre os deuses Greco-Latinos e a Cristandade. 1999. (Congresso).
    79. 1º Encontro de Professores de Literatura.1º Encontro de Professores de Literatura. 1998. (Encontro).
    80. I Congresso Brasileiro de História da Leitura e do Livro no Brasil. A hora da estória: quem lê a literatura infantil?. 1998. (Congresso).
    81. Mini Curso - Trabalho e Educação.Trabalho e Educação. 1997. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (0)

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 12/10/2020 19:46:31