Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Letras (DL)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Jorge Vicente Valentim

Possui Graduação em Letras (1990), em Música (1999) e Licenciatura Plena em Letras (1991) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em nível de Pós-Graduação, possui Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa, 1996) e Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa, 2004) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem Pós-Doutorado em Estudos Ruianos (com bolsa FAPERJ, 2006) e em Literatura Portuguesa (com bolsa Sênior CAPES, 2013). Atuou em Cargos Administrativos: Chefe (2010-2011) e Vice-Chefe (2011-2012) do Departamento de Letras; Vice-Coordenador (2013-2015) e Coordenador (2015-2016) do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura (PPGLit/CECH) da UFSCar. Atualmente é Professor Associado de Literaturas de Língua Portuguesa (Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), além de atuar como Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Araraquara). Foi Vice-Presidente da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa (ABRAPLIP), na gestão 2016-2017. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura portuguesa, estudos literários, literatura, gênero e homoerotismo, literaturas africanas de língua portuguesa e estudos interartes. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4427303771174064 (07/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2006-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas. Rodovia Washington Luis, 235 Monjolinho 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518358
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Letras
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2018-Atual. Outros fios de Penelope: questoes de genero e dissidencias sexuais na narrativa portuguesa contemporanea
      Descrição: O presente projeto de pesquisa objetiva estudar a produção narrativa contemporânea portuguesa, tomando como eixo central obras específicas correlacionadas ao tema norteador, procurando nelas observar as construções efabuladoras que põem em evidência as questões de gênero e as dissidências sexuais. Propõe-se aqui um recorte que compreende da erupção do Neo-Realismo (década de 1940) ao chamado Pós-Modernismo (2010), problematizando a produção de autoria feminina, eixo motivador das questões de gênero e fomentador dos movimentos feministas novecentistas em Portugal, enquanto instância cultural com laços inextrincáveis com as questões das subjetividades sexuais. Neste sentido, o recorte temporal oferece uma gama significativa de escritoras germinais nos dois pólos estudados e suas reverberações na produção e consolidação tanto de uma literatura de autoria feminina, quanto de temática homoerótica no cenário português, sobretudo, nas décadas posteriores à queda da ditadura salazarista (1974).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Jorge Vicente Valentim - Coordenador. Número de produções C, T A: 14 / Número de orientações: 5
      Membro: Jorge Vicente Valentim.
    2. 2018-Atual. Inquietacoes pos-coloniais: as literaturas africanas de lingua portuguesa no contexto do seculo XXI
      Descrição: Este projeto propõe pesquisar as literaturas africanas de língua portuguesa, a partir das últimas décadas do século XX, sobretudo as produzidas no momento pós-75 (ou seja, pós-independências). Procurar-se-á verificar certos indícios estéticos, temáticos e processuais consonantes com as inquietações pós-coloniais, vigentes nos referidos contextos epocais, tais como a repaginação e a efabulação dos diferentes caminhos históricos nos cenários dos sistemas literários em análise; as fronteiras fluidas e a hibridização genológica entre distintos tipos textuais; a efabulação de personagens e espaços marginais, como configuração de gestos de resistência, e a revisitação de personagens e espaços já consagrados, agora, recontextualizados em novas dimensões e com outras perspectivas. Com este elenco, objetiva-se perceber as tendências atuais da produção literária nos PALOP, em especial Angola, Moçambique e Cabo Verde, e traçar alguns diálogos possíveis entre tais incidências... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Jorge Vicente Valentim - Coordenador / Daniela de Brito - Integrante. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 2
      Membro: Jorge Vicente Valentim.
    3. 2018-Atual. A novissima Ficcao Portuguesa e os dilemas do contemporaneo
      Descrição: Este projeto propõe discutir e aprofundar o conhecimento de autores e obras no cenário da ficção portuguesa pós-1974, centralizando-se em publicações realizadas a partir dos anos 2000. No entanto, as suas relações e os seus diálogos com escritores antecessores à virada dos séculos XX-XXI surgirão, sempre que a apropriação intertextual estiver em causa. Serão discutidos aspectos estéticos e culturais, tanto pelo viés crítico-téorico, quanto pelo literário. Neste sentido, alguns pontos norteadores estarão direcionados para os conceitos de Post-Modernismo, Autoria feminina, Diálogos Interartes, bem como para algumas questões problematizadoras da e problematizadas na contemporaneidade. Será observado, ainda, o contexto da contemporaneidade portuguesa, num momento pós-Revolução dos Cravos, e a deflagração da liberdade de pensamento e expressão artística, levando seus autores mais atuais a se debruçar sobre temas, quase sempre, deixados à margem: violências, terrorismos, dissidências sexuais, rupturas afetivas e familiares, consumismo exacerbado e exôdo das gerações mais jovens, dentre outros.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Jorge Vicente Valentim - Coordenador. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 2
      Membro: Jorge Vicente Valentim.
    4. 2014-2017. Escrever os generos do centro as margens: aspectos da producao literaria no Portugal do Seculo XX-XXI
      Descrição: O projeto de pesquisa tem como objetivo norteador fomentar investigações em torno das questões voltadas para as manifestações de gênero na literatura portuguesa a partir da segunda metade do século XX. O recorte de mais de 50 anos justifica-se pela necessidade de estabelecer uma leitura comparativa entre textos com inclinação estética das tendências vigentes no contexto cultural português com aqueles produzidos no entre séculos XX-XXI. Temas como homoerotismo e feminismos ficam em pauta a partir de interrogações lançadas sobre obras poéticas, ficiconais e dramáticas, tanto de autores consagrados no cânone oficial quanto no marginal.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Jorge Vicente Valentim - Coordenador / Vivian Leme Furlan - Integrante / Luana Sacilotto - Integrante / Rodrigo Valverde Denubila - Integrante / André Russignoli - Integrante / Juliana Coetti Basso - Integrante. Número de produções C, T A: 15 / Número de orientações: 5
      Membro: Jorge Vicente Valentim.
    5. 2014-2017. Demandas pos-modernas e inquietacoes pos-coloniais: reflexoes em torno das literaturas portuguesa e africanas de lingua portuguesa
      Descrição: Leitura e análise de obras da literatura portuguesa e das literaturas africanas de língua portuguesa, a partir das últimas décadas do século XX, sobretudo as produzidas nos momentos pós-1974 (ou seja, pós-Revolução dos Cravos) e pós-75 (ou seja, pós-independências), respectivamente. Procurar-se-á verificar certos indícios estéticos, temáticos e processuais consonantes com as demandas pós-modernas e com as inquietações pós-coloniais, vigentes nos referidos contextos epocais, tais como a repaginação e a efabulação dos diferentes caminhos históricos nos cenários dos sistemas literários em análise; as fronteiras fluidas e a hibridização genológica entre distintos tipos textuais; as ênfases dialógicas entre literatura, sexualidades e gênero; a efabulação de personagens e espaços marginais, como configuração de gestos de resistência, e a revisitação de personagens e espaços já consagrados, agora, recontextualizados em novas dimensões e com outras perspectivas. Com este elenco, objetiva-se perceber as tendências atuais da produção literária em Portugal e em alguns dos PALOP, em especial Angola, Moçambique e Cabo Verde, e traçar alguns diálogos possíveis entre tais incidências... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Jorge Vicente Valentim - Coordenador / Danielle Danelli - Integrante / Danuza Amérido Felipe de Lima - Integrante / Thiago Rodrigo dos Santos - Integrante / Renan Riggo - Integrante / Vincius Ribeiro de Andrade - Integrante / Larissa Silva Lisboa Souza - Integrante / Paloma Argemira da Silva - Integrante. Financiador(es): ProEx UFSCar - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 32 / Número de orientações: 12
      Membro: Jorge Vicente Valentim.
    6. 2014-2017. Entre operas, sinfonias e concertos: intertextos musicais e sons metaforicos na literatura contemporanea de lingua portuguesa.
      Descrição: Leitura e análise de obras da literatura portuguesa e das literaturas africanas de língua portuguesa, que coloquem em evidência o diálogo entre os discursos literário e musical. Procurar-se-á verificar as ocorrências de textos que trazem para dentro do seu corpus determinadas citações advindas do universo musical, ora como referência direta, ora como sugestão indireta. Nos dois casos, objetiva-se investigar como determinadas inferências a óperas, sinfonias e diferentes formas de concertos são retomadas como intertextos musicais e/ou como sons metafóricos na efabulação textual seja de maneira horizontal, enquanto elementos temáticos na efabulação textual, seja de maneira vertical, como tais elementos acabam por interferir na própria estrutura da(s) obra(s) em estudo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Jorge Vicente Valentim - Coordenador / Bruno Ricardo dos Santos - Integrante / Vitor Pereira Gomes - Integrante. Número de produções C, T A: 17 / Número de orientações: 2
      Membro: Jorge Vicente Valentim.
    7. 2010-2013. Armarios devassados: homoerotismo e resistencia na literatura portuguesa
      Descrição: Estudo e discussão de uma literatura homoerótica dentro do sistema literário português, especificamente a produção contemporânea (ficção, poesia e teatro). Percepção e leitura de textos significativos para a compreensão de um quot;cânonequot; homoerótico e suas ressonâncias com as perspectivas estéticas da pós-modernidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Jorge Vicente Valentim - Coordenador / Luiz Gustavo Oliveira Silva - Integrante / Danielle Pellgrini Basqueira - Integrante. Número de produções C, T A: 46 / Número de orientações: 2
      Membro: Jorge Vicente Valentim.
    8. 2009-2013. REPRESENTACOES IDENTITARIAS DA ALTERIDADE: FORMULACOES POS-COLONIAIS NA LITERATURA MOCAMBICANA CONTEMPORANEA
      Descrição: O presente projeto tem como objetivo o estudo da literatura moçambicana contemporânea a#10;partir de dois autores: Mia Couto e João Paulo Borges Coelho. Tomando por base os romances O#10;último vôo do flamingo e As visitas do Dr. Valdez, pretendemos discutir questões voltadas à#10;representação da identidade moçambicana. Fundamentados nos aportes teórico-críticos de#10;Canclini, Anderson, Padilha e Mata, propormos sublinhar a presença de um discurso que faz#10;consonância com determinadas perspectivas pós-coloniais, numa espécie de busca e, ao mesmo#10;tempo, interrogação do sujeito sobre a sua própria condição... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Jorge Vicente Valentim - Coordenador / Dionísio da Silva Pimenta - Integrante / Danielle Danelli - Integrante / Emily de Carvalho Pinto - Integrante. Número de produções C, T A: 13 / Número de orientações: 4
      Membro: Jorge Vicente Valentim.
    9. 2008-2009. Leitura e Ensino das Literaturas Africanas de Lingua Portuguesa no Contexto Educacional Brasileiro
      Descrição: O presente projeto tem como objetivo o estudo das literaturas africanas de língua portuguesa, sobretudo nas suas manifestações contemporâneas, privilegiando-as nos exercícios de leitura e ensino dentro do contexto educacional brasileiro. Em virtude da aprovação da lei 10.369, sancionada em 2003 pelo Presidente Luis Inácio Lula da Silva, que impulsiona a obrigatoriedade do ensino da história, da cultura e das literaturas africanas e afro-brasileiras, a proposta do projeto privilegia as áreas dos ensinos fundamental e médio nas redes pública e particular no Estado de São Paulo, bem como as áreas de extensão e ensino comunitário, por entender que o estímulo à criação de um público leitor não pode estar restrito a um único patamar do processo de ensino/aprendizagem. Apostando numa maior abrangência do contexto educacional brasileiro, o presente projeto propicia uma maior universalização do corpus tratado e um alargamento da aplicação da política de Ações Afirmativas da Instituição mantenedora da pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Jorge Vicente Valentim - Coordenador / Danuza Américo Felipe - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Outra. Número de produções C, T A: 9 / Número de orientações: 1
      Membro: Jorge Vicente Valentim.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Prêmio Donizete Galvão, Balada Literária / SP.. 2019.
      Membro: Jorge Vicente Valentim.
    2. Finalista do 59o. Prêmio Jabuti, Câmara Brasileira do Livro.. 2017.
      Membro: Jorge Vicente Valentim.
    3. Menção Honrosa Prêmio Casa de Rui Barbosa 2008, Fundação Casa de Rui Barbosa.. 2008.
      Membro: Jorge Vicente Valentim.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (59)
    1. V Seminário dos Programas de Pós-Graduação em Letras e Linguistica quot; Políticas e Agendas no Campo de Estudos da Linguagemquot;Lin. 2015. (Seminário).
    2. 29o. Encontro Nacional da ANPOLL.quot;Olga e Cláudioquot;, de Mário Cláudio: uma fábulo sutil da diferença. 2014. (Encontro).
    3. Colóquio Internacional Camilo Castelo Branco e Machado de Assis: diálogos lusófonos. Quando o terror cede à comédia: considerações sobre O Lubishomem, de Camilo Castelo Branco. 2014. (Congresso).
    4. Colóquio Internacional e Interdisciplinar:. Pelos trilhos da Europa e da História de Portugal: releituras da Guerra em SudExpress, de Rui Brito. 2014. (Congresso).
    5. I Congresso Internacional do Círculo Literário Agustina Bessa-Luís: Ética e política na obra de Agustina Bessa-Luís. quot;Entre ragtimes e leitmotiv: intertextos musicais em O concerto dos flamengos, de Agustina Bessa-Luís. 2014. (Congresso).
    6. VII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da ABEH. Efabulações homoeróticas: de poetas e pintores na ficção de Mário Cláudio. 2014. (Congresso).
    7. Colóquio Escrever nas Margens: LGBT em Portugal.Ser (ou não ser?) homoerótico: eis a questão. 2013. (Outra).
    8. Conferência Internacional. Dizer o amor homoerótico em Língua Portuguesa: utopia e consolidação. 2013. (Congresso).
    9. Congreso Internacional La Lengua Portuguesa. Afetividades homoeróticas em língua portuguesa: reflexões em torno da ficção portuguesa contemporânea. 2013. (Congresso).
    10. Homenagem a Albano Martins - Sessão Solene de abertura da Exposição Biobibliográfica.Albano Martins, um poeta-músico - uma breve nota em sua homenagem. 2013. (Outra).
    11. II Simpósio Internacional Margens e Periferias: perspectivas de inclusão.Amores clandestinos na rota da fotobiografia e da ficção: Mário Cláudio revisita o século XIX. 2013. (Seminário).
    12. Na rota de Albano Martins.Árvore, Palavra, Memória, Pedra e Infância ou algumas breves notas para uma abordagem inicial/iniciática da poesia de Albano Martins. 2013. (Encontro).
    13. Semana de África/Angola em Coimbra.A literatura angolana vista do Estado de São Paulo: que cânone?. 2013. (Encontro).
    14. Seminário Aberto do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa.Can-can à portuguesa: Camilo Castelo Branco e a ópera do século XIX em Portugal. 2013. (Seminário).
    15. Seminário Internacional Fazendo Gênero.As faces de Alice: homoerotismo feminino na literatura portuguesa contemporânea. 2013. (Seminário).
    16. V Encontro de Professores de Literaturas Africanas / I Encontro da AFROLIC.Dizer o amor homoerótico em Moçambique: autobiografia e memória em Guilherme de Melo e Eduardo Pitta. 2013. (Encontro).
    17. XXIV Congresso Internacional da ABRAPLIP. Um credo ao quot;amor com asas de ouroquot;: 20 anos sem Natália Correia. 2013. (Congresso).
    18. Colóquio Raul Brandão: um intelectual do entre-séculos.quot;A encenação do excesso contra o esquecimento na antropologia literária de Raul Brandãoquot; com Prof. Dr. José Carlos Seabra Pereira (Un. de Coimbra). 2012. (Seminário).
    19. Colóquio Raul Brandão: um intelectual do entre-séculos.História dum Palhaço, de Raul Brandão: uma ópera da modernidade no fim do século XIX em Portugal. 2012. (Simpósio).
    20. Congresso Internacional Camilo Castelo Branco e o Oitocentos: 150 anos do Amor de Perdição. Notas de uma quot;sinfonia offenbachianaquot;: breves reflexões em torno de Camilo Castelo Branco e a ópera em Portugal. 2012. (Congresso).
    21. V EDUCS / II Seminário Internacional quot;Literaturas Africanas, Gênero e Cidadaniaquot;.quot;Saberes e(m) performances: efabulação e ancestralidade na ficção curta de Mia Coutoquot;. 2012. (Seminário).
    22. VI Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da ABEH. Verde e vermelho também são cores do arco-íris ou como ser homossexual em Portugal (reflexões em torno de textos literários do entre-séculos XIX e XX. 2012. (Congresso).
    23. VI Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da ABEH. Leituras críticas: representações e diversidades I. 2012. (Congresso).
    24. IV Simpósio Internacional de Letras Neolatinas: quot;Livro, Leitor, Leituraquot;.Casta Diva: representações e leituras de Maria Callas na ficção contemporânea. 2011. (Simpósio).
    25. Seminário Internacional Margens e Periferias.Nomear o desejo: homoerotismo, gênero e resistência em A confissão, de Bernardo Santareno. 2011. (Seminário).
    26. XII Congresso da ABRALIC. Nomear o desejo: homoerotismo, gênero e resistência em A confissão, de Bernardo Santareno. 2011. (Congresso).
    27. XXIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa. Olhares sobre a cidade: espacializações e desejos homoeróticos na ficção contemporânea de língua portuguesa (uma leitura comparada entre Daniel Skramesto e Luis Capucho). 2011. (Congresso).
    28. Fazendo Gênero 9: diásporas, diversidades, deslocamentos. Entre soldados e exilados: amores clandestinos e aventuras homoeróticas na ficção de Álamo Oliveira. 2010. (Congresso).
    29. I Encontro Paulista de Pesquisa em Diversidade Sexual. 2010. (Encontro).
    30. I Encontro Paulista de Pesquisa em Diversidade Sexual. 2010. (Encontro).
    31. IV Encontro de Professores de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. O outro gosto do sangue: em torno dos vampiros de Paula Tavares e José Eduardo Agualusa. 2010. (Congresso).
    32. Travessias Poéticas: Brasil e Portugal / III Simpósio Internacional de Literatura e Crítica LIterária.Olhares sobre as tintas da poesia: uma leitura da escrita ensaística de Albano Martins. 2010. (Simpósio).
    33. V Congresso da ABEH. Outros olhares de Eros: sobre a ficção homoerótica portuguesa contemporânea. 2010. (Congresso).
    34. Colóquio Nacional Poéticas do Imaginário: Literatura, História e Memória. Da ironia e da desconstrução (re)criadoras: o reverso da história em D. JOÃO VI, de Helder Costa. 2009. (Congresso).
    35. II Encontro Acadêmico de Letras da UFSCar.quot;África e Brasil: protocolos de leituras das produções literárias moderna e contemporâneaquot; (Coordenação). 2009. (Encontro).
    36. X Congresso Luso-Afro-Brasileiro. No contra-canto das representações culturais: O ALEGRE CANTO DA PERDIZ, de Paulina Chiziane. 2009. (Congresso).
    37. X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. No contra-canto das representações culturais: O ALEGRE CANTO DA PERDIZ, de Paulina Chiziane. 2009. (Congresso).
    38. XII Simpósio Nacional de Letras e Lingüística e II Seminário Internacional de Letras e Lingüística.Revisitações homoeróticas e sensibilidades pós-modernas na ficção de Guilherme de Melo. 2009. (Simpósio).
    39. X Seminário de Pesquisa e IV Simpósio de Literatura quot;Diálogos com a crítica de Antônio Cândido Diálogos com a Françaquot;.quot;Narrativas Híbridasquot; (Debatedor em Mesa-Redonda). 2009. (Simpósio).
    40. 4o. Colóquio do PPRLB. D. JOÃO VI, de Helder Costa: o universo da corte no universo do teatro. 2008. (Congresso).
    41. Colóquio Internacional D. João VI e o mundo lusófono. D. JOÃO VI, de Helder Costa: o universo da corte no universo do teatro. 2008. (Congresso).
    42. Contravento, pedra-a-pedra – I Seminário Internacional de Estudos Cabo-Verdianos.A fala da tradição crioula: história, língua, patrimônio imaterial. 2008. (Seminário).
    43. I EALE (Encontro Acadêmico de Letras).Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa: temas e perspectivas. 2008. (Seminário).
    44. IX Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas. HORA DI BAI ou o diálogo da ficção com a morna (uma proposta de leitura das ressonâncias culturais caboverdianas na escrita ficcional e ensaística de Manuel Ferreira). 2008. (Congresso).
    45. XI Congresso Internacional da ABRALIC. Entre baladas, danças e cantos: a ficção de Paulina Chiziane. 2008. (Congresso).
    46. Congresso Internacional de Língua Portuguesa, Filosofia e Literaturas de Língua Portuguesa. Poesia Contemporânea em Portugal e no Brasil. 2007. (Congresso).
    47. Encontro Regional da ABRALIC.quot;O Primo Basílioquot; ou um irônico requiem para o Romantismo. 2007. (Encontro).
    48. III Encontro de Professores de Literaturas Africanas. Mornas e música: aspectos culturais cabo-verdianos na escrita ficcional e ensaística de Manuel Ferreira. 2007. (Congresso).
    49. III Semana Acadêmica Africana - quot;África - Desafios e perspectivas: a face de um continentequot;. quot;As Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e os múltiplos espaços brasileirosquot;. 2007. (Congresso).
    50. III Seminário Casa de Rui Barbosa / FAPERJ.Rui Barbosa e os escritores portugueses do século XIX. 2007. (Seminário).
    51. II Seminário Casa de Rui Barbosa / FAPERJ.Rui Barbosa, leitor do Padre António Vieira. 2007. (Seminário).
    52. XXI Encontro de Professores de Literatura Portuguesa. Paisagens da vila e olhares da vila: algumas viagens e reflexões de Raul Brandão em HÚMUS.. 2007. (Congresso).
    53. 3o. Colóquio do Polo de Pesquisa de Relações Luso-Brasileiras. Brasil e Portugal pelas teclas do fortepiano: um panorama comparativo da música instrumental no entre séculos XVII e XIX. 2006. (Congresso).
    54. Cantar e contar Cabo Verde.Um panorama sobre a cultura cabo-verdeana. 2006. (Oficina).
    55. Colóquio quot;Quanto mais vos pago mais vos devoquot;.Ressonâncias do amor e do desconcerto: ecos camonianos na lírica de Florbela Espanca. 2006. (Outra).
    56. I Seminário Casa de Rui Barbosa / FAPERJ.Revisitações literárias: as fontes primárias portuguesas na biblioteca de Rui Barbosa. 2006. (Seminário).
    57. V Seminário de Literaturas de Língua Portuguesa.Paulina Chiziane: uma contadora de histórias no ritmo da (contra-)dança. 2006. (Seminário).
    58. X Congresso Internacional da ABRALIC. Pelas quot;arcadas convulsionadas do violonceloquot;: as intermitentes metamorfoses da morte de José Saramago. 2006. (Congresso).
    59. XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional do SILEL.quot;Entre mapas movediços, as muitas faces de kianda em O outro pé da sereia, de Mia Coutoquot;. 2006. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (16)
    1. VALENTIM, J. V.; RESENDE, P. P.. II Seminario do GELPA/UFSCar. 2020. Outro
    2. VALENTIM, J. V.. III Seminário Aberto do GELPA. 2020. (Outro).. . 0.
    3. VALENTIM, J. V.; CORRÊA DE SÁ, André S. D.. I Seminário Aberto do GELPA/UFSCar. 2019. Outro
    4. LUGARINHO, M. C. ; INACIO, E. C. ; NIGRO, C. M. C. ; BRUGIONE, E. ; VALENTIM, J. V. ; MAIA, H. T. ; FERNANDES, M. L. O. ; GARCIA, W. ; COSTA, J. H. de A. N.. 3o Congresso Internacional de Literatura e Gênero / 5a Conferência Internacional quot;Queering the Afro-Luso-Brazilian Studiesquot;. 2019. Congresso
    5. SILVA, F. M. da ; TAVARES, A. P. ; BERNARDO, A. P. ; FINA, R. ; GEOVANE E SILVA, P. ; VALENTIM, J. V.. Colóquio Internacional Mulheres Africanas em Trânsito - Homenagem a Alda Lara. 2018. Congresso
    6. SILVA, F. M. da ; RITA, A. ; RICCI, D. ; VALENTIM, J. V.. V Congresso Internacional em Estudos de Género no contexto italiano e em língua portuguesa. 2018. Congresso
    7. VALENTIM, J. V.; ROCHA, R. C. ; PELLEGRINI, T. (Tânia Pellegrini) ; ROSSI, A. D. ; FERREIRA, C. A. ; SECCO, Carmen Lúcia Tindó R. ; PEREIRA, L. R.. Colóquio quot;Mulheres ex-cêntricas: a ficção de autoria feminina contemporânea nas literaturas de língua portuguesaquot;. 2015. Outro
    8. RIOS, O. ; COSTA, V. P. ; WANKLER, C. M. ; VALENTIM, J. V.. XXV Congresso Internacional da ABRAPLIP - quot;Cartografias literárias em língua portuguesa: experiências estéticas e culturais em contexto globalizadoquot;. 2015. Congresso
    9. VALENTIM, J. V.; MARTHA, D. J. B. ; ROCHA, R. C.. II SELIT - Seminário do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura. 2015. Outro
    10. VALENTIM, J. V.. Ii Seminário Internacional Margens e Periferias: perspectivas de inclusão. 2013. (Congresso).. . 0.
    11. VALENTIM, J. V.; RIOS, O.. I Simpósio Internacional Margens e Periferias. 2011. Congresso
    12. VALENTIM, J. V.. II Colóquio de Estudos Africanos. 2010. (Outro).. . 0.
    13. RIOS, O. ; VALENTIM, J. V.. Colóquio Nacional Poéticas do Imaginário: Literatura, História e Memória. 2009. Congresso
    14. VALENTIM, J. V.; BARBOSA, Lucia Maria de Assunção. I Colóquio Internacional de Estudos Africanos. 2008. Congresso
    15. GOMES, Simone Caputo ; VALENTIM, J. V.. Contravento, Pedra-a-pedra: I Seminário Internacional de Estudos Africanos. 2008. Congresso
    16. VALENTIM, J. V.. XI Semana de Letras. 2007. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações



Data de processamento: 12/10/2020 19:46:31