Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Letras (DL)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Carla Alexandra Ferreira

atua como Professor Associado na UFSCar - Universidade Federal de São Carlos, na área de Lingua Inglesa e suas Literaturas, no curso de Letras e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos de Literatura - PPGLit - UFSCar. No anos de 2018 a 2019, realizou estágio pós-doutoral na University of South Carolina - EUA. Foi também Professor Visitante na University of Iowa, Iowa City, IA, EUA, em 2014, com bolsa Capes e Fulbright. Com graduação pela UNESP (1990) e Mestrado e Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela USP (1996, 2003), concentra seus estudos na área de Literaturas Estrangeiras Modernas, principalmente com os temas: John Updike, crítica materialista, Fredric Jameson e leitura política e estudos da cultura, estudos de gênero (autoras inglesas oitocentistas). Atualmente desenvolve pesquisa em Literatura e cinema, com enfase na investigação das adaptações feitas da obra de Jane Austen. Lidera o Grupo de Pesquisa, Diálogos Literários e integra o grupo de pesquisa de estudos oitocentistas na USP, concentrando-se na escrita de autoria feminina. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5522506928191940 (28/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2009-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Letras. Rodovia Washington Luis, km 235 - SP-310 Jd. Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518111 URL da Homepage: www.ufscar.br
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Letras
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2018-2019. UM ESTUDO SOBRE A NAO FICCAO DE JOHN UPDIKE: LEITURA POLITICA SOBRE OS ENSAIOS PUBLICADOS NO PERIODICO THE NEW YORKER
      Descrição: No sentido de avançar os estudos apresentados em nossa tese de doutorado, em que foram#10;relidos, à luz da leitura política como proposta por Fredric Jameson (1992), os romances The Coup#10;(1978) e Brazil (1994) de John Updike, o objetivo desta pesquisa é examinar os ensaios escritos#10;por pelo autor para o periódico The New Yorker, de meados de 1950 até os anos 2000, no sentido#10;de verificar se a não ficção produzida por Updike apresenta questões semelhantes àquelas#10;presentes em seu trabalho ficcional, a saber: patriotismo, sexo, religião, política, inclusão social e#10;racial, globalização. Busca-se investigar, de modo geral, se as visões de Updike sobre a nação#10;norte-americana aparecem artisticamente trabalhadas nos textos ensaísticos que escreveu para essa#10;revista literária norte-americana. Partiremos do pressuposto que a obra do autor figura questões#10;norte-americanas presentes no inconsciente político daquela sociedade que vêm, no caso de seus#10;textos literários, envoltas em estratégias de contenção que desviam o olhar do leitor e da crítica#10;para o aspecto da representatividade. A verificação dos seus textos não ficcionais será feita pelo#10;mesmo viés, principalmente pela possibilidade que o gênero ensaio oferece para o tratamento#10;crítico de seus assuntos e pelo caráter artístico e subjetivo que possui, o que aproxima esse gênero#10;do texto literário. Neste sentido, por de meio de uma leitura política dos ensaios presentes em The#10;New Yorker, observar-se-á como esses textos tentam resolver, num plano subjacente a seus#10;conteúdos manifestos, questões contidas no imaginário norte-americano. Essa leitura se dará em#10;três níveis ou horizontes de interpretação, sendo que no terceiro nível, a leitura é “efetuada a#10;contracorrente” (SCHWARZ, 1997, p. 10), para uma ampliação semântica dos textos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Carla Alexandra Ferreira - Coordenador.
      Membro: Carla Alexandra Ferreira.
    2. 2016-Atual. PLI/Letras (Programa de Licenciaturas Internacionais)
      Descrição: Pelo Programa de Licenciaturas Internacionais, estudantes brasileiros fazem graduação sanduíche, em período de 12 a 22 meses, em instituições de ensino superior portuguesas parceiras do programa. Participam desta edição do PLI as universidades do Algarve, Aveiro, Beira Interior, Coimbra, Évora, Lisboa, Minho, Nova Lisboa, Porto e Trás-os-Montes e Alto Douro.#10;A Universidade Federal de São Carlos teve edital aprovado para o curso de Letras na Universidade de Aveiro. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Carla Alexandra Ferreira - Coordenador / Camila Hofling - Integrante / Joyce Ferraz Infante - Integrante / Anton Castro Miguez - Integrante / Isadora Vancelise Gregolin - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Carla Alexandra Ferreira.
    3. 2015-Atual. Dialogos literarios: leitura politica de autores/autoras contemporaneos norte-americanos.
      Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa é verificar por meio da leitura política da obra autores/autoras norte-americanos contemporâneos, como seus romances figuram os Estados Unidos enquanto nação hegemônica na atual fase do capitalismo global em seus subtextos, ou seja, na escolha em nível de conteúdo e de organização formal desses textos literários. Procurar-se-á, portanto, verificar como operam as estratégias de contenção inscritas nessas obras, na estrutura dos romances, principalmente com na organização formal desses textos. Essas estratégias presentes no subtexto, na estrutura desses romances, são responsáveis pela leitura “a-política” e “a-histórica” da obra de John Updike e impedem que o leitor conformista e os críticos bem intencionados verifiquem como os Estados Unidos estão representados nesses textos literários. Em última instância, as estratégias de contenção funcionam como tentativas de resolver os conflitos detectados nos primeiros níveis de leitura, de modo imaginário. Tem-se então por escopo, neste projeto de pesquisa confirmar a importância de um modelo de interpretação que considere a História, para se interpretar de maneira mais completa esses romances e para reescrever os modelos de análise que devido às estratégias de contenção quot;oferecem a ilusão de que suas leituras são, de alguma forma, completas e auto-suficientes.quot; Ao se lidar com esse material, pretende-se ainda verificar a dificuldade de figuração do período pós-moderno em que o imediatismo e a supressão das barreiras geográficas e o esfacelamento do sujeito apresentam um novo conteúdo que necessita de novas formas de figuração, principalmente no caso do romance que apresenta categorias que não encontram mais identificação com o contexto.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Carla Alexandra Ferreira - Coordenador. Número de produções C, T A: 28 / Número de orientações: 8
      Membro: Carla Alexandra Ferreira.
    4. 2015-Atual. Autoras inglesas revisitadas: adaptacoes nos seculos XX e XXI
      Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa é, no sentido de ampliar um projeto anterior que investigava as adaptações do trabalho de Jane Austen, verificar como as constantes adaptações feitas da obra de autoras inglesas lidam com o projeto literário dessas autoras para a questão de gênero, na sociedade inglesa patriarcal do séculos, XVIII, XIX e parte do XX. Guardadas as devidas diferenças dos meios utilizados nessa revisitação (cinema, televisão e meio impresso), buscar-se-á examinar como permanência, omissões, apagamentos e abrandamentos de muitos elementos da obra original contribuem para leituras outras dos romances- fonte. Ao empreendermos esta análise, por meio de um modelo interpretativo que considere as várias camadas de interpretação do texto literário, buscamos também entender o nosso tempo e as escolhas feitas a partir do texto literário para novos meios.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Carla Alexandra Ferreira - Coordenador. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 9
      Membro: Carla Alexandra Ferreira.
    5. 2009-2014. Jane Austen revisitada: adaptacoes e leituras nos seculos XX e XXI
      Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa é investigar como as constantes adaptações feitas da obra de Jane Austen lidam com o projeto literário da autora para a questão de gênero, na sociedade inglesa patriarcal do século XIX. Guardadas as devidas diferenças dos meios utilizados nessa revisitação (cinema, televisão e meio impresso), buscar-se-á examinar como permanência, omissões, apagamentos e abrandamentos de muitos elementos da obra original contribuem para uma leitura equivocada ou superficial e, por vezes, apolítica dos romances de Austen, bem como para com um comprometimento da possibilidade de uma leitura crítica, a contrapelo, dos textos adaptados, em nome de uma conformação ao gosto contemporâneo, à busca do prazer em detrimento de leituras mais completas e sérias da obra de Austen. Ao empreendermos esta análise, por meio de um modelo interpretativo que considere as várias camadas de interpretação do texto literário, buscamos também entender o nosso tempo e nossa dificuldade de lidarmos com certos assuntos propostos nos textos de Jane Austen.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Carla Alexandra Ferreira - Coordenador. Número de produções C, T A: 6 / Número de orientações: 3
      Membro: Carla Alexandra Ferreira.
    6. 2009-2014. Figuracoes do real na pos-modernidade: uma leitura politica de autores/autoras contemporaneos norte-americanos.
      Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa é, no sentido de dar continuidade à investigação iniciada na tese de doutorado e ampliar um projeto anterior sobre o trabalho de John Updike, verificar por meio da leitura política da obra de Updike e de autores norte-americanos contemporâneos, como seus romances figuram os Estados Unidos enquanto nação hegemônica na atual fase do capitalismo global em seus subtextos, ou seja, na escolha em nível de conteúdo e de organização formal desses textos literários. Procurar-se-á, portanto, verificar como operam as estratégias de contenção inscritas nessas obras, na estrutura dos romances, principalmente com na organização formal desses textos. Essas estratégias presentes no subtexto, na estrutura desses romances, são responsáveis pela leitura “a-política” e “a-histórica” da obra de John Updike e impedem que o leitor conformista e os críticos bem intencionados verifiquem como os Estados Unidos estão representados nesses textos literários. Em última instância, as estratégias de contenção funcionam como tentativas de resolver os conflitos detectados nos primeiros níveis de leitura, de modo imaginário. Tem-se então por escopo, neste projeto de pesquisa confirmar a importância de um modelo de interpretação que considere a História, para se interpretar de maneira mais completa esses romances e para reescrever os modelos de análise que devido às estratégias de contenção quot;oferecem a ilusão de que suas leituras são, de alguma forma, completas e auto-suficientes.quot; Ao se lidar com esse material, pretende-se ainda verificar a dificuldade de figuração do período pós-moderno em que o imediatismo e a supressão das barreiras geográficas e o esfacelamento do sujeito apresentam um novo conteúdo que necessita de novas formas de figuração, principalmente no caso do romance que apresenta categorias que não encontram mais identificação com o contexto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Carla Alexandra Ferreira - Coordenador. Número de produções C, T A: 20 / Número de orientações: 8
      Membro: Carla Alexandra Ferreira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (39)
      1. “200 anos de Anne Brontë”. 2020. (Seminário).
      2. Aula Inaugural Programa Pos-graduacao em Letras e VII SEDAN.Caminhos de Pesquisa: John Updike no Brasil. 2019. (Seminário).
      3. Sabados Literarios.John Updike no Brasil. 2019. (Encontro).
      4. quot;Frankenstein: 1818-2018quot;. 2018. (Exposição).
      5. Holiday Coffee - Jean Redpath. 2018. (Encontro).
      6. Open Gallery.Snapshots of Brazil. 2018. (Encontro).
      7. Open Gallery.John Updike in Brazil. 2018. (Encontro).
      8. Selescted Recordings by Jean Redpath. 2018. (Exposição).
      9. III Congresso Nacional e II Congresso Internacional de Literatura e Genero. Dialogos Literarios - Questoes e Genero em Debate. 2017. (Congresso).
      10. III Congresso Nacional e II Congresso Internacional de Literatura e Genero. America em Dialogo sobre questoes de Genero. 2017. (Congresso).
      11. THE FOURTH BIENNIAL JOHN UPDIKE SOCIETY CONFERENCE. John Updike Reading Brazil. 2016. (Congresso).
      12. THE FOURTH BIENNIAL JOHN UPDIKE SOCIETY CONFERENCE. Academic Session: Rabbit studies. 2016. (Congresso).
      13. II Seminário de Pós-Graduação em estudos literários.Avaliacao da Exposicao de Posteres do II SELIT. 2015. (Seminário).
      14. II Simposio Nacional de Estudos da Linguagem.Configuracoes constitutivas do genero romance: a contribuicao de Richardson. 2015. (Simpósio).
      15. IV SEDAN - Seminario de Dissertacoes em Andamento.Debatedor das dissertacoes em andamento. 2015. (Seminário).
      16. IV SEDAN - Seminario de Dissertacoes em Andamento e II Seminario Labell - Laboratorio de Estudos Linguisticos e Literarios.O Terrorista de John Upike: um olhar sobre a América multicultural. 2015. (Seminário).
      17. Mulheres Ex-centricas: a ficcao de autoria feminina contemporanea de lingua portuguesapor.Discutindo as autorias femininas: algumas pesquisas em curso. 2015. (Outra).
      18. Construing Brazil in the United States.Visions of Brazil in Updike’s Brazil. 2014. (Simpósio).
      19. Fredric Jameson - Truman Capotte Literary Award. 2014. (Outra).
      20. Fulbright Lunch Learn Seminar Series for 2014. 2014. (Encontro).
      21. Reunião de trabalho dos membros da Comissão Técnico-Pedagógica da DAEB/INEP. 2014. (Encontro).
      22. The Third Biennial John Updike Society Conference. Hidden Dialogs between two Americas: Brazilian and North-American Histories in Updike’s Brazil. 2014. (Congresso).
      23. United Nations Day Celebrations. Brazil and some of its characteristics. 2014. (Exposição).
      24. World Canvas – Snapshot: Brazil.Brazilian Sensibilities and Aesthetics. 2014. (Simpósio).
      25. XIV Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literaruis/Semina´rio Internacional de Estudos Literarios.Memória, identidade, feminino. 2014. (Seminário).
      26. Oficina de Revisao de Itens Liguaguens e Codigos para o Exame Nacional Encceja. 2013. (Oficina).
      27. SILEL - Simpósio Nacional e Internacional de Letras e Linguística.Diálogos Literários. 2013. (Simpósio).
      28. 54 Congresso Internacional de Americanistas. Dialogos Ocultos entre duas Americas: historia(s) brasileira e norte-americana em Brazil de John Updike. 2012. (Congresso).
      29. Seconf Fulbright Enhancemente Seminar.Interculturalidade: perspectivas, desafios e propostas no primeiro ano doPrograma ETA Capes-Fulbright. 2012. (Seminário).
      30. Fulbright English Teaching Assistants Enhancement Seminar.A Experiência da IES no 1º Ano do Programa: Desafios e Soluções. 2011. (Seminário).
      31. III SELL – Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM.JANE AUSTEN EM RAZÃO E INOCÊNCIA: A VIDA NA GRANDE TELA. 2011. (Simpósio).
      32. XII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LITERATURA COMPARADA – CENTRO, CENTROS: ética,estética. O terrorista de John Updike: figurações incertas sobre uma América incerta. 2011. (Congresso).
      33. XIV Seminário Nacional/V Seminário Internacional MULHER E LITERATURA.Jane Austen: leituras contemporâneas e silenciamentos. 2011. (Seminário).
      34. 1o. CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguisticos e Literarios.Jane Austen revisitada: além das histórias de amor e casamento. 2010. (Outra).
      35. I Seminario de Avaliação de Proficiência em Língua Estrangeira (SEMAPLE). 2010. (Seminário).
      36. Cinema e Literatura: por um diálogo impuro - Minicurso - 13º Jornada de Letras UFSCar. 2009. (Outra).
      37. Colóquio sobre Generos Textuais - Genre, Social Activity, Social Systems and Intertextual Systems. 2009. (Outra).
      38. Homoerotismo e Literatura - Minicurso -13º Jornada de Letras UFSCar. 2009. (Outra).
      39. Palestra: T. S. Eliot: viagem pela poesia inglesa através de The Wasteland. 2009. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (11)
      1. FERREIRA, Carla A.; MARTHA, D. J. B.. IV SELit - Seminario de Literatura. 2017. Outro
      2. FERREIRA, Carla A.; MARTHA, D. J. B. ; ROCHA, R. C.. III Selit - Seminário de Estudos de Literatura. 2016. Outro
      3. FERREIRA, Carla A.; Hofling, Camila. 16a. Jornada de Letras. 2012. Outro
      4. FERREIRA, Carla A.. 15a. Jornada de Letras. 2011. (Outro).. . 0.
      5. FERREIRA, Carla A.. IV Seminário Tópicos de Pesquisa. 2011. (Outro).. . 0.
      6. FERREIRA, Carla A.. I Seminario de Avaliação de Proficiencia em Lingua Estrangeira (SEMAPLE). 2010. (Outro).. . 0.
      7. FERREIRA, Carla A.. 14ª Jornada de Letras. 2010. (Outro).. . 0.
      8. FERREIRA, Carla A.. 13º Jornada de Letras. 2009. (Outro).. . 0.
      9. FERREIRA, Carla A.. XXIII JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa. 2007. (Congresso).. . 0.
      10. FERREIRA, Carla A.. II SEL - FAM - Semana de Estudos da Linguagem. 2001. (Outro).. . 0.
      11. FERREIRA, Carla A.. I SEL-FAM - Semana de Estudos da Linguagem. 2000. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 12/10/2020 19:46:31