Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Letras (DL)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Nelson Viana

Possui graduação em Letras Português Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1984), mestrado em Lingüística Aplicada (ensino-aprendizagem de segunda língua e língua estrangeira) pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado em Estudos Linguísticos (Linguística Aplicada - Ensino de Língua Estrangeira) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é professor associado 3 da Universidade Federal de São Carlos. Atua na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Ensino Aprendizagem de Segunda Língua e Língua Estrangeira, desenvolvendo atividades na graduação (Letras-Inglês, Linguística) e na pós-graduação (Linguística - Linha de pesquisa: Ensino/Aprendizagem de Línguas). Orienta trabalhos de pesquisa de graduação (Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso) e de pós-graduação (mestrado e doutorado). Entre os focos de estudo, destacam-se: fundamentos da investigação em ensino e aprendizagem de línguas, ensino/aprendizagem de língua inglesa e de português para estrangeiros, formação de professores de língua estrangeira, traços culturais e interação em língua estrangeira, fatores motivacionais na/da aprendizagem de língua estrangeira. Atua também no ensino de literaturas inglesa e norte-americana. Nas atividades de Extensão, coordena o Programa "Linguística Aplicada-Português para Estrangeiros", com o desenvolvimento de projetos/cursos de português como segunda língua/língua estrangeira e português como língua de herança. É coordenador da aplicação do Exame Celpe-Bras, no posto aplicador UFSCar. É também representante da UFSCar no Núcleo Disciplinar PELSE da AUGM (Ensino de Espanhol e Português como Segunda Língua e Língua Estrangeira), desde seu estabelecimento em 2006. Tem atuado como professor formador na área de português língua estrangeira, em disciplinas e cursos de atualização, no Brasil e no exterior. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6252579012192711 (25/05/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 1998-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Letras. Rodovia Washington Luiz, Km 235 Monjolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518358 Fax: (16) 33612081 URL da Homepage: http://www.letras.ufscar.br
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Lingüística
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2018-Atual. Interculturalidade, representacoes sociais e identidade(s) no ensino-aprendizagem e uso de lingua estrangeira, segunda lingua e lingua de heranca
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . Integrantes: Nelson Viana - Coordenador / Aline Fraiha Paiva - Integrante / Marcia Fanti Negri - Integrante / Marina Ayumi Izaki-Gomez - Integrante / Tábata Quintana Yonaha - Integrante / Renata Tironi de Camargo - Integrante / Leonardo Longo de Araújo - Integrante / Paulo Rogério Blandino - Integrante. Número de orientações: 6
      Membro: Nelson Viana.
    2. 2018-Atual. Pesquisa e(m) propostas e praticas pedagogicas contemporaneas no ensino de lingua estrangeira
      Descrição: Com o desenvolvimento expressivo de aparelhos e dispositivos eletrônicos, bem como o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação, o contexto contemporâneo no/do ensino de línguas, refletindo a ampliação de possibilidades de contato e interação em modalidades síncronas ou assíncronas em relação a idiomas estrangeiros, apresenta-se como um campo de pesquisa profícuo para análise e compreensão de como essas variáveis contextuais passam a integrar a área, contribuindo para processos que podem ser caracterizados como aprendizagem incidental ou como aprendizagem em contextos cotidianos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . Integrantes: Nelson Viana - Coordenador / Fabiano Bernardes de Toledo - Integrante / Suiane Bezerra da Silva - Integrante / Mirelle da Silva Freitas - Integrante / Rafael Antonio Morotti - Integrante. Número de produções C, T A: 7 / Número de orientações: 4
      Membro: Nelson Viana.
    3. 2017-2019. Identidade(s), Interculturalidade e Lingua Estrangeira, Segunda ou de Heranca
      Descrição: Os processos de ensino e aprendizagem de línguas, nas modalidades de estrangeira, segunda ou de herança são permeados por diversos aspectos, entre os quais se destacam a relação entre culturas (interculturalidade) e posicionamentos ou deslocamentos identitário acerca da língua-alvo e das culturas e povos a ela relacionados. Essa configuração de elementos compõe um campo de pesquisa complexo, desafiador e instigante, cujo conhecimento pode(rá) oferecer intravisões esclarecedoras para os envolvidos nas tarefas de ensinar e de aprender línguas. Os objetivos neste projeto se relacionam ao desenvolvimento de pesquisas cujo foco recaiam sobre questões de identidade e interculturalidade, com o intuito de oferecer compreensão abrangente sobre como essas dimensões se constituem e como elas se relacionam com ensinar, aprender e usar língua estrangeira ou de herança.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Nelson Viana - Coordenador / Aline Fraiha Paiva - Integrante / Marcia Fanti Negri - Integrante.
      Membro: Nelson Viana.
    4. 2014-2018. O Celpe-Bras sob a perspectiva de examinandos e de candidatos ao exame: Convergencias e divergencias em relacao a base teorica e a operacionalizacao
      Descrição: Embasado em pressupostos teóricos contemporâneos de avaliação, o Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros), é um exame de desempenho de natureza comunicativa (foco na interação propositada) que busca avaliar capacidades de uso significativo e contextualizado do idioma, considerando - de maneira integrada - as habilidades de compreensão e produção oral e escrita. O exame é fortemente sustentado no conceito de tarefa (apresentado no "Guia do Candidato", como "um convite para agir no mundo, um convite para o uso da linguagem com um propósito social", 2013:7), em que se consideram como aspectos relevantes: enunciador, interlocutor, propósito comunicativo, modalidade e gênero textual. Os pressupostos teóricos embasadores e características gerais do exame são apresentados no Guia do Candidato e no Manual do Avaliador. Por relacionar-se a bases teóricas inovadoras de aprendizagem e uso de língua estrangeira, bem como de avaliação de proficiência, consideramos a possibilidade de que examinandos e candidatos ao exame possam desenvolver compreensões distintas, que envolveriam convergências, mas também divergências em relação à perspectiva de mentores, gestores e elaboradores, o que pode(ria) influenciar no processo de avaliação e na percepção geral sobre a avaliação e sobre seus desdobramentos operacionais. Esse instigante contexto orienta este projeto de pesquisa, cuja base metodológica ancora-se em base etnográfica, pela relevância representada no que se refere à perspectiva de examinandos e de candidatos ao exame, como forma de obtenção de contribuições que possam subsidiar reflexões sobre os processos de comunicação/interação examinando/candidato-exame, bem como sobre a elaboração das provas e/ou processos de aplicação e de certificação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Nelson Viana - Coordenador / Marina Ayumi Izaki-Gomez - Integrante. Número de produções C, T A: 3
      Membro: Nelson Viana.
    5. 2013-Atual. Demandas, especificidades e acoes no ensino de portugues lingua estrangeira, segunda ou de heranca: do pedagogico ao politico
      Descrição: Considerando o expressivo crescimento da demanda pela aprendizagem do português por falantes de outras línguas, tanto no contexto brasileiro quanto no exterior, bem como ampliação de especialidades que passaram a incluir o português como língua de herança, visamos no âmbito deste projeto abrangente, abordar,investigar, discutir e propor encaminhamentos relacionados a questões, variáveis, fatores e aspectos de natureza política, cultural, metodológica e linguística que compõem uma complexa e desafiadora configuração decorrente das necessidades emergentes dessa área de ensino. Constituem focos de investigação primordiais neste projeto, a formação (inicial e continuada) de professores de Português língua estrangeira (PLE) e de herança (PLH ou POHL), as representações de estrangeiros sobre a língua portuguesa e sua(s) cultura(s), materiais didáticos de PLE/PLH, recursos e procedimentos/estratégias de ensino, a sistematização no ensino de PLE/PLH, bem como a avaliação no ensino de PLE.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Doutorado: (4) . Integrantes: Nelson Viana - Coordenador / Marina Ayumi Izaki - Integrante / Marcia Fanti Negri - Integrante / Tábata Quintana Yonaha - Integrante / Suiane Bezerra da Silva - Integrante / Renata Tironi de Carvalho - Integrante.
      Membro: Nelson Viana.
    6. 2008-2011. Experiencias, crencas e acoes no processo de ensino e aprendizagem de linguas
      Descrição: Considerando a aprendizagem de uma língua estrangeira como um processo social e a sala de aula como um cenário em que experiências e crenças são compartilhadas, este grupo de pesquisa tem como objetivo investigar diferentes experiências de aprendizes, professores e demais agentes no processo de aprender e ensinar línguas, buscando compreender como experiências em diferentes contextos e práticas de culturas estão representadas nas crenças desses agentes. O grupo pretende constituir espaço de debate e reflexão sobre experiências e crenças e suas relações com as ações dos aprendizes e a práxis de professores de LE. Agrega diferentes projetos de pesquisa relacionados a crenças de aprendizes, professores, professores formadores, coordenadores, entre outros, sobre diferentes aspectos, dentre os quais o papel do professor e do aluno, o planejamento de curso, a escrita, a oralidade e a avaliação em LE. O grupo contribuirá para a formação de mestres e doutores na área da linguagem, assim como possibilitará o intercâmbio entre pesquisadores para a apresentação de trabalhos em conjunto em eventos na área e publicações dos resultados alcançados. O grupo organizou, recentemente, dois simpósios os quais foram apresentados no Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. Apresentou, também, simpósio no XV Congresso Mundial de Linguistica Aplicada (AILA), Alemanha, em agosto de 2008.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Nelson Viana - Integrante / Mariney Pereira Conceição - Coordenador.
      Membro: Nelson Viana.
    7. 2005-2009. Comunicacao Intercultural e Ensino/Aprendizagem de Lingua Estrangeira
      Descrição: Este projeto de investigação está voltado para o estudo de questões relacionadas à interação em língua estrangeira, com foco nas diferenças culturais e em suas implicações nos/para os, cada vez mais constantes, encontros interculturais. Tal estudo visa examinar áreas mais sensíveis de ocorrência de diferenças culturais que podem gerar mal-entendidos na comunicação intercultural e que, portanto, devem ser consideradas nos processos de ensino/aprendizagem e de uso de língua estrangeira. Objetiva-se com os estudos desenvolvidos, a busca de uma compreensão ampla de variáveis contextuais da natureza sócio-cultural da/na comunicação, que possa contribuir para reflexões e ações no processo de ensino/aprendizagem de língua estrangeira, visando o desenvolvimento de "sensibilização intercultural" como parte da competência comunicativa para atuação em contextos de uso de língua estrangeira.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Nelson Viana - Coordenador. Financiador(es): Pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação Universidade Federal de São Carlos - Auxílio financeiro.
      Membro: Nelson Viana.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (75)
      1. 1a. Reunião do Conselho da Ortografia da Língua Portuguesa.Participação como membro da delegação brasileira indicada pelo Ministério das Relações Exteriores. 2019. (Outra).
      2. II Oficina de Formação de Coordenadores e Professores de Português para Estrangeiros.Ensino por tarefas: desde a elaboração até a avaliação. 2019. (Oficina).
      3. XI Seminário de Estudos Linguísticos da Unesp (SELin).Avaliador de trabalhos apresentados. 2019. (Seminário).
      4. IX Colóquio Pelse (Encontro organizado pelo Núcleo Disciplinar Português e Espanhol Língua Segunda ou Estrangeira ? Facultad de Filosofia y Letras, Universidad Nacional de Cuyo (UNCuyo) ? Mendoza - Argentina. 2017. (Encontro).
      5. Reunión Anual del Núcleo Disciplinario Portugués Español Lengua Segunda o Extranjera.Representante da UFSCar no Núcleo Disciplinar de Português e Espanhol Língua Segunda ou Estrangeira, da AUGM (Associação de Universidades Grupo Montevidéu). 2017. (Outra).
      6. III EMEP - Encontro Mundial sobre o Ensino de Português.Aspectos da oralidade no ensino de português como língua estrangeira: desafios e propostas de exploração. 2014. (Encontro).
      7. III Encontro de Professores de Português do Peru.Fundamentos para elaboração e uso de materiais de base comunicativa no ensino de Português Língua Estrangeira. 2014. (Encontro).
      8. Reuníón Anual del ND PELSE (Núcleo disciplinário Portugués y Español Lengua Segunda o Extranjera).Participação como representante da UFSCar no ND PELSE da AUGM. 2014. (Outra).
      9. VII Colóquio Portugués y Español Lenguas Segundas y Extranjeras / II Encontro de Professores de Português Língua Estrangeira no Uruguai / II Encuentro Uruguayo de Professores de Español Lengua Segunda.Lugar do PLE e do ELE nos sistemas educacionais dos paises. 2014. (Encontro).
      10. VI SINPEL - Seminário Integrado de Pesquisas em Linguistica -.Português como língua adicional. 2014. (Seminário).
      11. XV Semana de Letras e V ELIL - Encontro das Licenciaturas em Línguas.Interculturalidade e identidade na interação em língua estrangeira. 2014. (Encontro).
      12. 11th Brazil Week at Harvard - A Lingua Portuguesa e seus Falantes no Mundo. Ensino de português como segunda língua para uma aprendiz com Síndrome de Down: um estudo inicial focalizando a concretização da língua e o lúdico. 2013. (Congresso).
      13. 11th Brazil Week at Harvard - A Lingua Portuguesa e seus Falantes no Mundo. Variáveis macrocontextuais e demandas contemporâneas de ensino-aprendizagem e de formação de professores de português língua estrangeira. 2013. (Congresso).
      14. Colóquio do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada.A formação de professores de Línguas Hoje: os Desafios para a Formação Inicial e para a Formação Continuada em Serviço. 2013. (Seminário).
      15. II Encontro Mundial sobre o Ensino do Português."Cronicamente viável": níveis de herancidade e o desenvolvimento de atividades em contexto de português língua de herança para adultos jovens. 2013. (Encontro).
      16. II Encontro Mundial sobre o Ensino do Português.Sessão 10 do II Encontro Mundial sobre o Ensino do Português. 2013. (Encontro).
      17. III Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras.A competência inter/transcultural no ensino de línguas estrangeiras. 2013. (Seminário).
      18. I Jornada de Ensino e Aquisição de Línguas: 50 anos de abordagem - retrospectiva analítica de Anthony e Almeida Filho. A teoria como partitura na formação de professores de língua estrangeira:movimentos iniciais a partir do conceito de abordagem. 2013. (Congresso).
      19. IV SIMELP - SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA.O ensino de português para estrangeiros: desfios e potenciais relacionados ao ensino de língua e cultura em contexto de imersão. 2013. (Simpósio).
      20. I ENCONTRO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE POSTOS CELPE-BRAS.Evento de formação, com discussões e intervenções dos participantes. 2012. (Encontro).
      21. VIII PLE-RJ Encontro de Português Língua Estrangeira (Ensino de PLE - trajetórias e desafios).Demandas e desafios no ensino de Português do Brasil para Estrangeiros: do político ao pedagógico. 2012. (Encontro).
      22. X SEPELLA - Seminário de Pesquisa em Linguística Aplicada do PPGEL.Ensino e Aprendizagem de Línguas. 2012. (Seminário).
      23. X SEPELLA - Seminário de Pesquisa em Linguística e Linguística Aplicada do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguisticos.Debatedor dos trabalhos dos alunos da linha 3: Ensino e Aprendizagem de Línguas. 2012. (Seminário).
      24. XXIV Semana de Letras.As diferenças culturais no ensino/aprendizagem de língua estrangeira. 2012. (Encontro).
      25. "Digital Literacy, cosmopolitanism and cultural capital" - mesa-redonda. 2011. (Outra).
      26. Cultural Aspects of English Pronunciation. 2011. (Oficina).
      27. V Seminário do Ensino de Graduação da UFSCar - " Novos alunos: que Universidade?". 2011. (Seminário).
      28. COLÓQUIOS DO NÚCLEO DISCIPLINAR ENSINO DE ESPANHOL E DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDAS LÍNGUAS E LÍNGUAS ESTRANGEIRAS DA ASOCIACIÓN DE UNIVERSIDADES GRUPO MONTEVIDEO-AUGM. 2009. (Simpósio).
      29. Linguistica e Interdisciplinaridade: Aula Inaugural do Curso dde Bacharelado em Linguistica (. 2009. (Outra).
      30. T.S. Eliot: viagem pela poesia inglesa através de The Wasteland ( Palestra). 2009. (Outra).
      31. XVIII Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) - 10 a 12/09/2008. 2008. (Encontro).
      32. Primeiro Encontro de Professores de Português do Uruguai.Formação para ensino e pesquisa. 2006. (Encontro).
      33. Primeiro Encontro de Professores de Português do Uruguai.Língua, Cultura, Integração. 2006. (Encontro).
      34. Seminário da Sociedade Internacional de Português Lingua Estrangeira _ SIPLE 2006.Língua, cultura e difusão do PLE/ PL2. 2006. (Seminário).
      35. X Semana de Letras. Concepções de aprendizagem de língua estrangeira. 2006. (Congresso).
      36. XVI Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) - 12 a 16/06/2006. 2006. (Encontro).
      37. XVIII Semana de Letras (Unesp- São José do Rio Preto). Subsídios à Formação de Professores de Português para Falantes de Outras Línguas. 2006. (Congresso).
      38. XX Spring Conference. Diários de aprendizagem em cursos de formação de professores de inglês. 2006. (Congresso).
      39. 53º Seminário do GEL.(Con)figurações contemporâneas no ensino/ aprendizagem de lingua estrangeira / trabalho: Questões de identidade e cultura na aprendizagem de língua estrangeira. 2005. (Seminário).
      40. 6ª Jornada Científica da UFSCar.O efeito retroativo do Celpe-Bras: análise dos primeiros impactos na cultura de aprender línguas de um candidato ao exame. 2005. (Outra).
      41. 6ª Jornada Científica da UFSCar.Aspectos culturais na interação: um estudo contrastivo de dierenças entre padrões internacionais de brasileiros e de norte-americanos e seus desdobramentos para o ensino e uso de língua inglesa" (Guilherme Jotto Kawachi e Nelson Viana). 2005. (Outra).
      42. II Congresso de Português Língua Estrangeira. (Palestra) Português: Língua de Cultura (s). 2005. (Congresso).
      43. II Congresso de Português Língua Estrangeira -PLE2005. Ensinar Cultura e Comunicação em Português Língua Estrangeira. 2005. (Congresso).
      44. IV Congresso Nacional y II Internacional de Professores de Portugués LE de la República Argentina. O humor como recurso didático na aula de PLE: a abordagem de aspectos lingüísticos e sócio-culturais. 2005. (Congresso).
      45. IV Congresso Nacional y II Internacional de Professores de Portugués LE de la República Argentina. O ensino/ aprendizagem de Línguas Próximas: complexidades e potencialidades. 2005. (Congresso).
      46. XVII Reunião Anual do FAUBAI - Fórum das Assessorias das Universidades Brasileiras para Assuntos Internacionais. 2005. (Encontro).
      47. 2º Encuentro de coordinadores académicos e institucionales- programa escala estudantil- associación de universidades grupo Montevideo (AUGM). 2004. (Encontro).
      48. 54th Kentucky Foreign Language Conference. sotaque cultural: (des) encontros possíveis na interação em Língua Portuguesa (Luso-Brazilian 5: Cultural Accents: what to teach and how to teach it). 2004. (Congresso).
      49. I Semana de Atividades Acadêmicas do Departamento de Letras do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto."A natureza da Aprendizagem de Língua Estrangeira: entre o imaginário, o comercial e o (im)possível". 2004. (Encontro).
      50. Primeras Jornadas Internacionales de Educación Lingüística. Figurações identitárias e culturais na competência comunicativa em língua estrangeira. 2004. (Congresso).
      51. Primeras Jornadas Internacionales de Educación Lingüística. Usos do português do Brasil: Textos e cenas, tons e sons. 2004. (Congresso).
      52. Semana de Estudos.A mulher inesperada: Shakespeare e Chaucer. 2004. (Encontro).
      53. V Congresso Internacional. Políticas e ações para o ensino de PLE. 2004. (Congresso).
      54. VII CBLA ( Congresso Barsileiro de Linguistica Aplicada). Especialidades do ensino/ aprendizagem de LI na formação de professores. 2004. (Congresso).
      55. XIV Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (Em busca de uma cooperação efetiva entre países de Língua Portuguesa). 2004. (Congresso).
      56. XXIV Semana do Tradutor: Traduçao: geradora e produto da cultura.Uma perspectiva cultural da tradução: the taming of the (untamed) text. 2004. (Encontro).
      57. III Congreso Nacional de Profesores de Portugués de la República Argentina. Aspectos culturais da interação em língua estrangeira: (des)Encontros possíveis. 2003. (Congresso).
      58. III Congreso Nacional de Profesores de Portugués de la República Argentina. Explorando aspectos da oralidade no português do Brasil. 2003. (Congresso).
      59. Seminário Anual da SIPLE.Linhas de atuação para uma política (mais) sistemática de apoio/ incentivo ao ensino de Português como língua estrangeira. 2003. (Seminário).
      60. VIII Semana de Letras.Questões de Letramento intercultural e identidade na competência comunicativa em Língua Estrangeira. 2003. (Encontro).
      61. XVII ENPULI.Sotaque Cultural: A dimensão da cultura (re) velada na interação em Língua Estrangeira. 2003. (Encontro).
      62. XXXII SENAPULLI.Sotaque Cultural: A dimensão da cultura (re) velada na interação em Língua Estrangeira. 2003. (Seminário).
      63. III Construir Pontes. Irregularidades entre grafia e pronúncia em Língua Inglesa: alguns considerações. 2002. (Congresso).
      64. Semana de Letras "Drummond Ano 100".O fantasma de Canterville. 2002. (Encontro).
      65. VI Jornada de Letras. Tradutor e diretor da peça The Zoo Story (Edward Albee). 2002. (Congresso).
      66. I Encontro entre Universidade - Escola.Mitos na aprendizagem de Língua Estrangeira. 2000. (Encontro).
      67. XV Jornada de Ensino de Lingua Inglesa - Tecnologia no Ensino de Lingua Inglesa. 1999. (Congresso).
      68. XV Jornada de Ensino de Lingua Inglesa - Tecnologia no Ensino de Lingua Inglesa. Perdas e Ganhos - Análise da Exploração de Versões Fílmicas no Ensino de Literatura em Língua Inglesa. 1999. (Congresso).
      69. II Jornada de Letras. 1998. (Encontro).
      70. Semana de Letras "William Shakespeare".Shakespeare: Macbeth. 1998. (Encontro).
      71. V EPLLE- I Internacional.Um Oscar (Wilde) para Shakespeare, ou um conto, um filme e diversos (inter) textos. 1998. (Encontro).
      72. V EPLLE- I International.O enfoque intercultural no ensino de língua estrangeira: a importância da relativização de valores. 1998. (Encontro).
      73. XII Spring CONFERENCE. 1998. (Congresso).
      74. XIV JELI. A dimensão cultural no ensino de inglês como LE: problemas e perspectivas. 1998. (Congresso).
      75. XLVI GEL.Grupo de trabalho "Desafios e perspectivas na formação de professores de línguas no Brasil" / Trabalho apresentado: "A questão Intercultural na Formação do professor de Língua estrangeira". 1998. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (28)
      1. VIANA, N.; PAIVA, A. F. ; YONAHA, T. Q.. X CARPE - Colóquio Ação e Reflexão em Português para Estrangeiros. 2019. Congresso
      2. VIANA, N.; YONAHA, T. Q. ; CAMARGO, R. T.. IX CARPE - Colóquio Ação e Reflexão em Português para Estrangeiros (dezembro 2018). 2018. Congresso
      3. VIANA, N.; NEGRI, M. F. ; IZAKI-GOMEZ, M. A. ; BOTTURA, E. B. ; MILOZO, G. N.. VIII CARPE - Colóquio Ação e Reflexão em Português para Estrangeiros (dezembro 2017). 2017. Congresso
      4. VIANA, N.; IZAKI-GOMEZ, M. A.. VII CARPE - Colóquio Ação e Reflexão em Português para Estrangeiros (dezembro 2016). 2016. Congresso
      5. VIANA, N.. VI CARPE - Colóquio Ação e Reflexão em Português para Estrangeiros. 2015. (Congresso).. . 0.
      6. VIANA, N.. Oficina de formação/capacitação e atualização de avaliadores do Exame Celpe-Bras (edição 01/2015). 2015. (Outro).. . 0.
      7. VIANA, N.. V CARPE - Colóquio Ação e Reflexão em Português para Estrangeiros. 2014. (Congresso).. . 0.
      8. VIANA, N.. Oficina de formação/capacitação e atualização de avaliadores do Exame Celpe-Bras (edição 02/2014). 2014. (Outro).. . 0.
      9. VIANA, N.. III CARPE - COLÓQUIO AÇÃO E REFLEXÃO EM PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS. 2013. (Congresso).. . 0.
      10. VIANA, N.. IV CARPE - COLÓQUIO AÇÃO E REFLEXÃO EM PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS. 2013. (Congresso).. . 0.
      11. VIANA, N.. Oficina de formação e capacitação de avaliadores para o exame Celpe-Bras. 2012. (Outro).. . 0.
      12. VIANA, N.. II CARPE - COLÓQUIO AÇÃO E REFLEXÃO EM PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS. 2011. (Congresso).. . 0.
      13. BARBOSA, L. M. A. ; VIANA, N.. II SELINC - SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM LÍNGUA E CULTURA. 2011. Congresso
      14. GATTOLIN, Sandra Regina Buttros ; CONSOLO, D. A. ; HÖFLING, C. ; FERREIRA, C. A. ; VIANA, N.. I SEMAPLE - Primeiro Seminário de Avaliação de Proficiência em Língua Estrangeira. 2010. Congresso
      15. VIANA, N.. I CARPE - COLÓQUIO AÇÃO E REFLEXÃO EM PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS. 2010. (Congresso).. . 0.
      16. VIANA, N.. I SIMPLESH - SIMPÓSIO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA, SEGUNDA OU DE HERANÇA. 2010. (Congresso).. . 0.
      17. VIANA, N.. Reunião Acadêmica do Núcleo Disciplinar de Ensino de Espanhol e Português como Segundas Linguas ou Línguas Estrangeiras da Associação de Universidades Grupo Montevideo. 2009. (Outro).. . 0.
      18. VIANA, N.; BARBOSA, L. M. A. ; RODRIGUES, F. S. C.. COLOQUIOS DO NÚCLEO DISCIPLINAR DE ENSINO DE ESPANHOL E PORTUGUÊS COMO SEGUNDAS LÍNGUAS E LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. 2009. Outro
      19. SCARAMUCCI, M.V.R. ; Schlatter, M. ; VIANA, N.. III SIMPÓSIO SOBRE ENSINO DE PORTUGUÊS PARA FALANTES DE ESPANHOL. 2008. Congresso
      20. RODRIGUES, D.F. ; GATTOLIN, Sandra Regina Buttros ; VIANA, N.. XXIV JELI - JORNADA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA. 2008. Congresso
      21. VIANA, N.; BARBOSA, L. M. A. ; SIGNORI, M. B. D.. VI CONGRESSO INTERNACIONAL DA SIPLE - SOCIEDADE INTERNACIONAL DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2007. Congresso
      22. MENDES, E. ; VIANA, N.. SEMINARIO ANUAL DA SIPLE 2006. 2006. Congresso
      23. VIANA, N.; ROZENFELD, C. C. F.. Estudar e Pesquisar na Alemanha (Feira de Universidades Alemãs) - Edição UFSCar. 2006. Exposição
      24. VIANA, N.; BARBOSA, L. M. A.. SEMINÁRIO ANUAL DA SIPLE. 2005. Congresso
      25. VIANA, N.. XLIII Reunião do Conselho de Reitores da AUGM - Associação das Universidades do Grupo Montevidéu.. 2005. (Outro).. . 0.
      26. VIANA, N.; ABREU E LIMA, D. P. M.. XII SPRING CONFERENCE. 1998. Congresso
      27. VIANA, N.. I Congresso da APLIEMGE - Associação de Professores de Língua Inglesa do Estado de Minas Gerais. 1995. (Congresso).. . 0.
      28. VIANA, N.. I Congresso da Associação de professores de Lingua Inglesa do estado de Minas Gerais. 1995. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (1)
      • Nelson Viana ⇔ Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula (1.0)
        1. DUBOC, A. P. M. ; CONSOLO, D. A. ; VIANA, Nelson ; GATTOLIN, Sandra Regina Buttros. O CELPE-BRAS em foco: subsidios para reflexões sobre avaliação de língua estrangeira - Mesa redonda: Língua Estrangeira na contemporaneidade: avaliando e sendo avaliado. 2011. Apresentação de Trabalho/Outra




    Data de processamento: 12/10/2020 19:46:31