Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Letras (DL)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Anton Castro Miguez

Possui graduação e mestrado em Letras e doutorado interdisciplinar em Educação, Arte e História da Cultura, É professor adjunto do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atua na área de linguística aplicada, com pesquisas em educação linguística, formação de professores de línguas, letramentos e literatura queer. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6829358449068280 (10/02/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2012-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Letras. Rodovia Washington Luís, km 235 Monjolinhos 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (016) 33518358 Fax: (016) 1633612081 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Lingüística
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2019-Atual. Literatura gay? Literatura homoerotica? Afinal, o que e a literatura queer? Desbordamentos e circunscricoes das fronteiras conceituais da literatura queer
      Descrição: Nos últimos anos, vêm-se desenvolvendo, principalmente no campo dos estudos literários, um grande número de pesquisas sobre a representação de sujeitos não-heterossexuais na literatura brasileira, especialmente a partir de aproximações alicerçadas no desejo homoerótico ou na temática gay. A partir dos anos 2000, começam a aparecer trabalhos construídos sob a rubrica ?literatura queer?, que, com pouca (ou nenhuma) problematização, ou continuam tratando das representações das identidades gays e do homoerotismo, categorias equivocadamente entendidas ou enquadradas como ?queer?, ou inscrevem sob essa mesma rubrica outras identidades produzidas na contemporaneidade (como ageneridade, gênero fluido, gênero neutro, entre outras). Este projeto constrói-se no âmbito da pesquisa documental de caráter qualitativo-interpretativista e tem como objetivos (i) produzir reflexões que contribuam para entender o que se pesquisa atualmente sob a rubrica ?literatura queer? (como termo guarda-chuva), bem como o que entendem os pesquisadores acerca dessa rubrica (ou seja, os desbordamentos das fronteiras conceituais); e (ii) propor um conceito (ou conceitos) de literatura queer que contemple o próprio caráter problematizador e desestabilizador do termo ?queer?, que possa ser mobilizado por pesquisadores da área, balizando, de alguma forma, os sujeitos e objetos de pesquisa (ou seja, não exatamente a circunscrição das fronteiras conceituais, o que seria um contrassenso, dado o caráter desestabilizador e antidisciplinário da teoria queer, mas o mapeamento de um (entre)território marcado pela resistência e dissidência.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Anton Castro Míguez - Coordenador / Hugo Seghessi Albino - Integrante. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Anton Castro Miguez.
    2. 2018-2019. Linguagem e representacao: analise de Orange is the new black na perspectiva do feminismo negro
      Descrição: Nos últimos séculos, o feminismo permeou a sociedade e a cultura de diversas formas. Orange Is the New Black apresenta-se no contexto da demanda de consumo de entretenimento voltado para um público feminino heterogêneo que reivindica sobretudo a representação midiática de suas questões (de diversas ordens). A mais recente distribuidora de filmes e séries, Netflix, atende essa demanda de forma bastante peculiar através do algoritmo usado para entender seu público e produzir aquilo que pede o espectador (que antes de tudo é consumidor). Da união dos interesses, surgem produções voltadas às questões de grupos sociais como as mulheres no momento da história em que mais se fala em feminismo. A heterogeneidade de mulheres é capturada na escolha de uma prisão feminina para representar suas questões em um contexto de subalternidade; uma representação que focaliza tanto o corpo, quanto os discursos pelos quais se entende a experiência feminina. Nesta pesquisa, investigamos a construção da representação e da espectatorialidade das mulheres negras na produção da Netflix, por meio da noção de mulher discutida no feminismo de Beauvoir (1980), Butler (1993; 2003) e bell hooks (1992), observando que a série, apesar de alinhar-se a algumas demandas e pressupostos do feminismo negro, não é capaz de afastar-se totalmente do racismo estrutural sobre o qual se alicerçam as sociedades modernas (que é ainda presente tanto nos discursos quanto nos dispositivos culturais hegemônicos).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Anton Castro Míguez - Coordenador / Camila Moreira de Vasconcelos - Integrante. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Anton Castro Miguez.
    3. 2018-2019. Aprendizagem de segundas linguas no contexto in-tandem
      Descrição: O programa Tandem UFSCar inicia-se em 2017, um ano após a criação do Instituto de Línguas da UFSCar, como uma das ações previstas para a democratização do acesso a línguas estrangeiras na universidade, especialmente em um contexto de internacionalização, tendo como objetivo principal aproximar estudantes e pesquisadores brasileiros e estrangeiros e promover o intercâmbio linguístico e cultural. Por aprendizagem in-tandem entende-se aquela que se dá em um contexto colaborativo, menos formal e controlado que o da sala de aula, em que dois participantes, de línguas e culturas diferentes, estabelecem uma parceria interlinguística e intercultural, reunindo-se semanalmente para interagir em ambas as línguas, com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos da língua meta. O objetivo desta pesquisa é analisar os desafios na implementação do programa Tandem UFSCar, principalmente no que tange às estratégias mobilizadas pelos participantes, a partir de dados coletados por meio de um questionário. Serão apresentados dados quantitativos (número de participantes, quantidade de horas dedicadas à atividade, locais escolhidos para os encontros etc.) e qualitativos (estratégias mobilizadas, expectativas iniciais, impressões, avaliação da experiência etc.), cujas análises nos permitirão propor ações que contribuam para o desenvolvimento e fortalecimento do programa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Anton Castro Míguez - Coordenador / João Aparecido Pagnoca Chinez - Integrante. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Anton Castro Miguez.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (15)
      1. 5th Queering the Afro-Luso-Brazilian Studies International Conference. 3° Congresso Internacional Literatura e Gêner. Literatura gay? Literatura homoerótica? Afinal, o que é a literatura queer? Desbordamentos e circunscrições das fronteiras conceituais da literatura queer. 2019. (Congresso).
      2. Ciclo de debates Infância, gênero e sexualidade - Debates Contemporâneos.Gênero, sexualidade e infância nas narrativas cinematográficas. 2019. (Simpósio).
      3. XX Semana de Letras da Unesp Araraquara.Por que queerizar o currículo dos cursos de Licenciatura em Letras? A formação de professorxs de língua em tempos de cruzadas morais. 2019. (Simpósio).
      4. XXVI Congresso de Iniciação Científica e XI Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Aprendizagem de segundas línguas no contexto in-tandem. 2019. (Congresso).
      5. XXVI Congresso de Iniciação Científica e XI Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Linguagem e representação: análise de Orange is the new black na perspectiva do feminismo negro. 2019. (Congresso).
      6. 21º INPLA ? Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. Por que queerizar o currículo dos cursos de Licenciatura em Letras? Ou: A formação de professores de línguas em tempos de cruzadas morais. 2018. (Congresso).
      7. VII SIMPÓSIO DE FILOLOGIA E CULTURA LATINO-AMERICANA.Linguagem inclusiva na América Latina (ou sobre as abutras e os abutres da gramática). 2018. (Simpósio).
      8. 18º Congresso Mundial de Linguística Aplicada. Letramento queer na sala de aula de línguas estrangeiras: as potencialidades do cinema queer. 2017. (Congresso).
      9. XV Semana de Educação da UFSCar.Reforma do Ensino Médio. 2017. (Simpósio).
      10. III Congresso Nacional de Educação. Heteronormatividade e violência escolar. 2016. (Congresso).
      11. XVI Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. Por uma linguística aplicada queer no ensino de línguas estrangeiras. 2015. (Congresso).
      12. VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas. Entrecruzamentos entre LA, estudos queer e ensino de línguas estrangeiras: a inclusão (ou não) do tema "orientação sexual" nos livros didáticos de espanhol. 2014. (Congresso).
      13. XIV Semana de Letras - FCL da Unesp Araraquara.Relações de gênero e sexualidade nas aulas de línguas estrangeiras desde a perspectiva da Teoria Queer. 2013. (Outra).
      14. XV Congreso Brasileño de Profesores de Español. Gêneros, corpos e sexualidades nas aulas de línguas estrangeiras desde a perspectiva da Teoria Queer. 2013. (Congresso).
      15. VII Congresso Brasileiro de Hispanistas. Simulações e simulacros em La mala educación - homossexualidade e afetividade na contemporaneidade. 2012. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (7)
      1. CONDE, D. C. ; MÍGUEZ, Antón Castro. I Seminário de Acolhimento de Estrangeiros na UFSCar. 2018. Outro
      2. MÍGUEZ, A. C.; ARANTES, P. ; BASSO, R. M.. 20ª Jornada de Letras - Universidade Federal de São Carlos. 2016. Outro
      3. MÍGUEZ, A. C.; ARANTES, P. ; BASSO, R. M.. 19ª Jornada de Letras - Universidade Federal de São Carlos. 2015. Outro
      4. MENEZES, A. S. ; MÍGUEZ, A. C. ; RODRIGUES, F. S. C. ; BOTTARO, S. E. G. ; SOUSA, G. N. E. ; BRIANEZI, D. I. ; FOGLIA, G. ; MARTIN, I. ; RODRIGUES, J. ; LOCOSELLI, L. ; ELIAS, N. ; YOKOTA, R. ; DANTAS, R. ; ALVES-BEZERRA, W.. 16º Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. 2015. Congresso
      5. RODRIGUES, F. C. ; MENEZES, A. ; ELIAS, N. ; YOKOTA, R. ; ALVES-BEZERRA, W. ; BRIANEZI, D. I. ; RODRIGUES, J. ; SOUSA, G. N. E. ; BOTTARO, S. E. G. ; MARTIN, I. ; LOCOSELLI, L. ; MÍGUEZ, A. C.. 1º Simpósio Nacional de Professores de Espanhol em Formação. 2015. Outro
      6. MÍGUEZ, A. C.; INFANTE, J. F.. 18ª Jornada de Letras - Universidade Federal de São Carlos. 2014. Outro
      7. MÍGUEZ, Antón Castro; INFANTE, J. F. ; MONZANI, J. ; MACHADO, C. ; BARONAS, R. ; BARBIRATO, R.. 17ª Jornada de Letras - Universidade Federal de São Carlos. 2013. Outro

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 12/10/2020 19:46:31