Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Letras (DL)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Rita de Cassia Barbirato

possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita (1991), mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é profª efetiva associada da Universidade Federal de São Carlos e coordena um grupo de estudos sobre o uso de tarefas comunicativas em contextos iniciantes adversos.Faz parte também de um grupo de pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: atividades de sala de aula, produção de materiais para o ensino de LE, planejamento de cursos de línguas, ensino e aprendizagem de inglês. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6962819573963727 (10/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2006-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos. Rodovia Washington Luís (SP-310), km 235 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518358 Ramal: 9319 Fax: (16) 33518111 URL da Homepage: www.ufscar.br
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Lingüística
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2017-Atual. Ensino e Aprendizagem de Linguas na Contemporaneidade
      Descrição: Este grupo de pesquisa tem por objetivo aprofundar conhecimento sobre processos de ensinar e aprender línguas na contemporaneidade com ênfase em tendências atuais de ensino e aprendizagem, focando atividade com foco no sentido e o uso de tecnologias na sala de aula. Há vários vários projetos de iniciação científica e mestrado vinculados a esse projeto maior com a finalidade de coletar dados e discutir resultados que possam contribuir para uma maior compreensão do que de diferentes tipos de planejamentos e atividade que vem sendo apontadas na literatura da área como estando alinhadas à contemporaneidade , como por exemplo, o uso de novas tecnologias na sala de aula e o uso de atividades com foco no sentido, bem como as políticas públicas de ensino de línguas e seus impactos na sala de aula de línguas. Nosso objetivo é contribuir com compreensões mais aprofundadas sobre como tais tendências vem sendo concretizadas no processo de ensino e aprendizagem de línguas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Rita de Cassia Barbirato - Coordenador / Emmanuelle Avelar - Integrante / Elaine Regina Cassolli - Integrante / Rebecca Altagirno - Integrante / Julia Rodrigues - Integrante / Daniel Piselli - Integrante.
      Membro: Rita de Cassia Barbirato.
    2. 2012-Atual. Projeto de Pesquisa Planejamento e producao de materiais com enfase no ensino comunicativo
      Descrição: Este grupo de pesquisa tem por objetivo aprofundar conhecimento sobre a teoria que embasa a elabora e análise de materiais com ênfase nos princípios comunicativos bem como coletar e analisar dados sobre a utilização de tais planejamentos e materiais em contextos de ensino e aprendizagem de língua estrangeira.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rita de Cassia Barbirato - Coordenador / Dalma Crisitna Florentino - Integrante / Juscelino Santana - Integrante / Ana Cecília Fernandes - Integrante / Marina Carandina - Integrante / Ana Gabriela Périco - Integrante / Denise Elaine Emídio - Integrante.
      Membro: Rita de Cassia Barbirato.
    3. 2007-2012. Projeto de Pesquisa TASK Lider do grupo
      Descrição: Este grupo tem por objetivo realizar discussões e intervenção em contexto de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa em cursos de Letras para melhor compreender os possíveis resultados do uso de um planejamento temático baseado em tarefas em tal contexto. Esperamos contribuir com encaminhamento de uso deste tipo de planejamento para professores interessados e também com uma melhor compreensão teórico-prática sobre como pode se dar o processo de aquisição de uma LE quando as experiências criadas têm como foco o sentido prioritariamente e são organizadas em torno de tarefas comunicativas, tendo a forma como secundária.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (4) . Integrantes: Rita de Cassia Barbirato - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.
      Membro: Rita de Cassia Barbirato.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (21)
      1. Jornada de Letras Faculdade de Jau.Aprendizagem Significativa na Aula de Inglês para Crianças. 2020. (Seminário).
      2. CBTecle - Congresso Brasileiro de línguas estrangerias na formação técnica e tecnológica. Elaboração de Tarefas Comunicativas para a aula de línguas. 2018. (Congresso).
      3. VI Congresso Latino-Americano de Formação de Professores -. 2016. (Congresso).
      4. XI CBLA -Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. O porocesso da formação de agentes parao ensino de línguas antes e depois do certificado de conclusão. 2015. (Congresso).
      5. 18. Jornada de Letras da UFSCar.Ensino de Línguas e Letramento Crítico. 2014. (Seminário).
      6. CLAPFL. Saindo da mesmice: uma experiência de revitalização do ensino de línguas na escola. 2014. (Congresso).
      7. 50 Anos de Abordagem: De Anthony a Almeida Filho. Desdobramentos do conceito de abordagem em pesquisas realizadas na área de LA. 2013. (Congresso).
      8. Colóquio do Programa de Pós-Graduação em LA.Ambientes Comunicativos na teoria e na prática de ensino e aquisição de línguas. 2013. (Seminário).
      9. VII Seminário de pesquisas da Pós-Graduação em Linguística.Ensino e aprendizagem de Línguas. 2013. (Seminário).
      10. SELIN - IV Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP.Arguidora de pesquisa de mestrado. 2012. (Seminário).
      11. VI Seminário de Pesquisas da Pós-Graduação em Linguística/UFSCCar.Debatedora de Trabalhos. 2012. (Seminário).
      12. I Encontro Nacional Developing New Literacies in Cross-Cultural Contexts. 2009. (Encontro).
      13. Colóquios em Linguística Aplicada.Interagir para Aprender LE. 2008. (Seminário).
      14. SELIN - Seminário de Linguística.O uso de tarefas comunicativas em um curso de Letras. 2008. (Seminário).
      15. I Congresso Internacional da ABRAPUI. Alguns resultados do uso de tarefas com iniciantes. 2007. (Congresso).
      16. VIII Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. 2007. (Congresso).
      17. VII Jornada Científica da UFSCar. O uso de tarefas comuicativas em contextos adversos. 2007. (Congresso).
      18. XXIII JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa. Planejamentos de cursos: buscando comunicação na aula de LE. 2007. (Congresso).
      19. XXIII JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa. Comunicação, interação e participação na aquisição de línguas estrangeiras. 2007. (Congresso).
      20. X Jornada de Letras.A tarefa comunicativa como ambiente para adquirir LE em contexto adverso nos cursos de letras.. 2006. (Outra).
      21. XXII JELI (Educar para incluir - Incluir para Educar). Análise e Elaboração de Tarefas Comunicativas para aprender inglês e ensino- aprendizagem de L. I. em um cenário de inclusão. 2006. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (11)
      1. INFANTE, J. F. ; BARBIRATO, R. C.. Jornada de Letras. 2014. Congresso
      2. INFANTE, J. F. ; BARBIRATO, R. C.. Jornada de Letras. 2013. Congresso
      3. BARBIRATO, R. C.. II Seminário sobre Planejamento de Cursos de Línguas. 2013. (Outro).. . 0.
      4. BARBIRATO, R. C.. Seminário sobre Planejamento de Cursos de Línguas. 2012. (Congresso).. . 0.
      5. RODRIGUES, D.F. ; GATTOLIN, Sandra Regina Buttros ; VIANA, N.. XXIV JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa. 2008. Congresso
      6. BARBIRATO, R. C.; Baltazar. XII Jornada de Letras da UFSCar. 2008. Outro
      7. BARBIRATO, R. C.. XIX JELI. 2003. (Congresso).. . 0.
      8. BARBIRATO, R. C.. XVI Spring Conference. 2002. (Congresso).. . 0.
      9. BARBIRATO, R. C.. XVIII JELI. 2002. (Congresso).. . 0.
      10. BARBIRATO, R. C.. II Jornada de professores de línguas estrangeiras das faculdades particulares. 2002. (Congresso).. . 0.
      11. BARBIRATO, R. C.. III Congresso de Iniciação Científica da Unesp. 1991. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 12/10/2020 19:46:31