Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Letras (DL)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Renato Miguel Basso

Sou professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), doutor e mestre em Linguística pela Unicamp. Minhas pesquisas se concentram na descrição de fenômenos linguísticos usando as ferramentas da semântica e pragmática formais. Pesquiso, principalmente, sobre a semântica do verbo e dos indexicais, entre outros temas, mas também tenho interesse em linguística história e epistemologia da linguística. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6984826176670527 (20/04/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2012-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Letras. Rodovia Washington Luís, km 235 - SP-310 Trindade 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518111
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Lingüística
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2018-Atual. A indexicalidade e suas margens no portugues brasileiro: expressivos, imperativos, predicados de gosto pessoal, interjeicoes e exclamativos
      Descrição: Este projeto de pesquisa dá continuidade às nossas investigações sobre indexicais no português brasileiro. Nosso principal objetivo é descrever, do ponto de vista da semântica e da pragmática formais das línguas naturais, uma série de fenômenos linguísticos, com base em dados do português brasileiro, que ainda não foram adequadamente descritos e que têm uma forte relação com a indexicalidade. Esses fenômenos são: os itens e construções expressivas, os imperativos, os predicados de gosto pessoal, as interjeições e as sentenças exclamativas. Cada um deles apresenta uma relação específica com as coordenadas do contexto kaplaniano, podendo ser então caracterizados como indexicais. Contudo, esses fenômenos são raramente investigados considerando essa sua faceta. Como resultado, esperamos descrever esses fenômenos no português brasileiro que ainda carecem de descrições e explicações, e que podem permitir um maior entendimento sobre a indexicalidade em línguas naturais. Sendo assim, alcançaremos, a um só tempo, uma melhor descrição do português brasileiro e uma melhor compreensão da indexicalidade. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Renato Miguel Basso - Coordenador. Número de produções C, T A: 13 / Número de orientações: 4
      Membro: Renato Miguel Basso.
    2. 2018-Atual. Investigacao semantico-filosofica de estruturas do portugues brasileiro
      Descrição: Este projeto tem por objetivo a investigação de estrutura do português brasileiro do ponto de vista da semântica formal das línguas naturais, da filosofia analítica da linguagem e da epistemologia da linguística. Entre os temas do projeto está a linguagem espacial do português brasileiro, notadamente a sintaxe e a semântica de preposições, bem como questões ligadas a teoria de complexidade linguística que envolvem estruturas típicas do português brasileiro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Renato Miguel Basso - Coordenador / Thayse Letícia Ferreira - Integrante / Ednei de Souza Leal - Integrante.
      Membro: Renato Miguel Basso.
    3. 2014-2017. Indexicais, genericos e ontologia
      Descrição: Neste projeto de pesquisa, investigaremos sentenças com interpretação genérica que contêm indexicais ? itens linguísticos comumente chamados também de dêiticos, como os demonstrativos, pronomes pessoais e certos tipos de advérbios e adjetivos (além de morfemas temporais de verbos). As principais teorias sobre esses itens não preveem que eles possam figurar em sentenças com interpretação genérica, portanto, a própria existência desse tipo de sentença é, em si, um interessante problema empírico e teórico. Além disso, as sentenças com interpretação genérica que contêm elementos indexicais têm tal interpretação somente sob certas condições, e o tipo de genericidade que elas expressam, como será mostrado no projeto, não pode ser simplesmente assimilado ao que temos, por exemplo, quando consideramos descrições definidas. Sendo assim, há também um interessante e complexo problema ontológico-referencial envolvido na análise semântica de sentenças com interpretação genérica que carregam elementos dêiticos. Os objetivos do presente projeto são: descrever os contextos linguísticos de sentenças genéricos com indexicais, analisar e propor uma semântica para os indeixicais que abarque sua interpretação genérica, e discutir qual é a melhor ontologia a ser associada ao tipo de sentença que nos interessa aqui.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Renato Miguel Basso - Coordenador.
      Membro: Renato Miguel Basso.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Finalista do Prêmio Jabuti - 2015, Câmara Brasileira do Livro.. 2015.
      Membro: Renato Miguel Basso.
    2. Honra ao Mérito por ser finalistas do Prêmio Jabuti -2015, Universidade Federal de São Carlos.. 2015.
      Membro: Renato Miguel Basso.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (31)
    1. 67 Seminário do GEL.Mesa-redonda 1: História do Português Brasileiro. 2019. (Seminário).
    2. Going Romance 2018. Predicates of personal taste and direct experience: data from Brazilian Portuguese. 2018. (Congresso).
    3. LUSH Talks.A semantic investigation of the Brazilian Portuguese preposition ?em?. 2018. (Seminário).
    4. Colóquios de Sintaxe, Aquisição e Mudança do ForMA.Expressões uso-condicionais e sua interpretação não-local. 2017. (Encontro).
    5. III Simpósio Internacional de Estudos de Tradições Discursivas (STRAD) / IV Seminário do Projeto de História do Português Brasileiro no Rio Grande do Norte (PHPB/RN)'.Mudança semântica: desafios teóricos e metodológicos. 2017. (Simpósio).
    6. II Seminário de Variação e Mudança Linguística no Sudoeste da Bahia.Variação e Mudança Linguística nas ruas: a população em situação de rua do município de São Carlos enquanto uma comunidade de fala existente no Brasil. 2017. (Seminário).
    7. IX Ciclo e II Congresso Internacional de Estudos em Linguagem. Palavrões em vários níveis linguísticos. 2017. (Congresso).
    8. Romania Nova VIII. Temporal adjuncts in Brazilian Portuguese: a vector space semantic analysis. 2016. (Congresso).
    9. Romania Nova VIII. Predicates of personal taste and implications of first person experience: when syntax meets epistemology. 2016. (Congresso).
    10. Semantics of Under- Represented Languages in the Americas (SULA) 9. Presuppositional negation in Wapishana. 2016. (Congresso).
    11. The XIX Annual Ohio State University Congress on Hispanic and Lusophone Linguistics s. Phi-features and neuter pronouns: the case of isso in Brazilian Portuguese. 2016. (Congresso).
    12. 9 Encontro de Formação de Educadores.Variação linguística no Brasil: o que vemos e o que deixamos de ver. 2015. (Encontro).
    13. Aula Magna: Porque não ainda sabemos como se formou o Português Brasileiro e uma nova alternativa de pe pesquisa.Porque não ainda sabemos como se formou o Português Brasileiro e uma nova alternativa de pe pesquisa. 2015. (Outra).
    14. IX Seminário de Pesquisas da Pós-Graduação em Linguística.debatedor. 2015. (Seminário).
    15. Seminário do GEL.Algumas ideias para uma história semântica do português brasileiro. 2015. (Seminário).
    16. 11th Chronos International Conference on Actionality, Tense, Aspect, Modality/Evidentiality. Semantics Aspects of the Perfective Progressive Periphrasis in Brazilian Portuguese. 2014. (Congresso).
    17. 11th Chronos International Conference on Actionality, Tense, Aspect, Modality/Evidentiality. Perfective, and Telicity in Brazilian Portuguese. 2014. (Congresso).
    18. II Jornada de Estudos de Divulgação Científica em Linguística.Por que tanta gente está estudando o português brasileiro? Algumas implicações do português brasileiro para as teorias linguísticas. 2014. (Simpósio).
    19. 4 Colloque Res per nomen. Possible weak demonstratives. 2013. (Congresso).
    20. Conference on Referentiality. Deitic Generic Descriptions and Ontology. 2013. (Congresso).
    21. I Jornada de Estudos de Divulgação Científica em Linguística.A importância da divulgação científica em Linguística. 2013. (Encontro).
    22. VIII Congresso Internacional da Abralin. Demonstrativos fracos. 2013. (Congresso).
    23. VIII Congresso Internacional da Abralin. Coordenador do Grupo Temático Semântica. 2013. (Congresso).
    24. XXI Instituto da ABRALIN. Minicurso Introdução à Semântica Formal. 2013. (Congresso).
    25. 10 Encontro de Letras da Universidade Católica de Brasília.Palestras. 2012. (Encontro).
    26. ABRALIN Em Cena Cuiabá. Alguns mistérios sobre o 'eu' (Mesa Redonda: Semântica). 2012. (Congresso).
    27. GELNE.Alguns mistérios sobre o 'eu'. 2012. (Encontro).
    28. Jornadas de Estudos Linguísticos da UFRR.MInicurso Aspectos Semânticos do Português Brasileiro. 2012. (Encontro).
    29. VI Semana Acadêmica de Letras da UFSC. Anáfora de eventos (Mesa Redonda: Semântica e Filosofia II). 2012. (Congresso).
    30. VI Seminário de Pesquisas na Pós-Graduação em Linguística da UFSCar.Debatedor de trabalhos. 2012. (Encontro).
    31. XI Fórum de Estudos Linguísticos da UERJ.Mesa Redonda Gramática no Brasil: reflexos da colônia e reflexos da atualidade. 2012. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (4)
    1. CONDE, D. C.; BASSO, R. M. ; NICOLAI, Y. M. ; GIRARDI, J. E. ; ANTUNES, R. A. M. R. ; Miranda Jr., I. S. de. III Colóquio de Semântica Referencial. 2019. Congresso
    2. BASSO, R. M. ; CONDE, D. C.. II Colóquio de Semântica Referencial. 2017. Congresso
    3. BASSO, R. M. ; CONDE, D. C.. I Colóquio de Semântica Referencial. 2014. Congresso
    4. PIRES DE OLIVEIRA, R. ; BASSO, R. M.. (In)Definites and Weak Referentiality. 2012. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 12/10/2020 19:46:31