1. | Angela Kátia Ciriaco Bispo Melo. Analisando o crescimento e o decrescimento da função exponencial por meio do Geogebra. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Wladimir Seixas. |
2. | Beatriz Consuelo Kuroishi Mello Santos. MODELANDO MOVIMENTO DAS MARÉS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: José Antonio Salvador. |
3. | Bruno Correa. Medições das Inclinações das rampas do pátio da escola. Utilização de recursos informatizados no ensino das leis dos senos e dos cossenos e do círculo trigonométrico. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Luciene Nogueira Bertoncello. |
4. | Camila Tonon Bertholo. Sequência Didática para Cálculo Aproximado da Área de Figuras não Poligonais. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Roberto Ribeiro Paterlini. |
5. | Cleber Aparecido de Almeida. INTRODUÇÃO A FUNÇÃO AFIM POR MEIO DA EXPERIMENTAÇÃO E INVESTIGAÇÃO NA PLANILHA ELETRÔNICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: José Antonio Salvador. |
6. | Cristina Maria Almeida Jacinto Ponsone. Equação Reduzida da Circunferência. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Luciene Nogueira Bertoncello. |
7. | Daniel Alarcon. Jogo corrida de obstáculos versão tabuleiro humano: Uma experiência de sequência didática em uma escola estadual do Estado de São Paulo.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Matemática do Ensino Médio) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Renato José de Moura. |
8. | Daniela Cristina Noronha Nardelli. Uma sequência didática sobre trigonometria e o cálculo de distâncias inacessíveis. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Roberto Ribeiro Paterlini. |
9. | Davi Antonino Nunes da Silva. UTILIZAÇÃO DAS MATEMÁGICAS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA E DIDÁTICA NO ENSINO DE EQUAÇÃO DE 1º GRAU. (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática na Prática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Pedro Luiz Aparecido Malagutti. |
10. | Diego Alves Silva. Resolução de equações pelo método do ponto fixo com recursos eletrônicos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Wladimir Seixas. |
11. | Dynan Allan da Silva Alves. O uso da plataforma khan academy no esnino dos corpos redondos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Luciene Nogueira Bertoncello. |
12. | Flávia Graciani. Número de Ouro e a Razão Áurea: construindo novos conhecimentos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Luciene Nogueira Bertoncello. |
13. | Franciele Pinheiro Sesquine. Uso do software GeoGebra para construir o ciclo trigonométrico. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Luciene Nogueira Bertoncello. |
14. | Frank Luiz Stela. Esqueletos de poliedros. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Luciene Nogueira Bertoncello. |
15. | Geisla Aparecida de Carvalho. O ensino de funções afim: uma proposta de atividade com o uso da linguagem arduíno na criação de projetos de robótica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Matemática do Ensino Médio) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientadores: Renato José de Moura, Pedro Luiz Aparecido Malagutti. |
16. | Glauci Cristina Colombo de Almeida. Construção dos favos de mel. Por que e como este formato está sendo usado na aviação. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Alessandra Aparecida Verri. |
17. | Gustavo Aparecido Rossi. UTILIZAÇÃO DA COMPETIÇÃO DA MOBFOG PARA APLICAR CONCEITOS SOBRE RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: José Antonio Salvador. |
18. | Ijosiel Mendes. Do passado ao presente: Tales de Mileto e o Google Earth ? contribuições para o cálculo da medida de distância, altura e área da comunidade.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: José Antonio Salvador. |
19. | Janile Roberta Venturelli. MÃO NA CAIXA: ÁREA E VOLUME DE PRISMAS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: José Antonio Salvador. |
20. | Joseane Gregório Gomes. UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA E DIDÁTICA NO ENSINO DA ADIÇÃO E DA SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática na Prática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Pedro Luiz Aparecido Malagutti. |
21. | José Hugo Lima Furtado. Uma sequência didática sobre a soma dos ângulos internos de polígonos convexos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Roberto Ribeiro Paterlini. |
22. | Juliana Roberta Junqueira. QUESTÕES DA OBMEP AUXILIANDO NO APRENDIZADO DO CONTEÚDO DE NÚMEROS NATURAIS E RACIONAIS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática na Prática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Pedro Luiz Aparecido Malagutti. |
23. | Lenise Rossi Tonin Longo. O uso do concreto no ensino da Geometria Espacial no Ensino Médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Selma Helena de Jesus Nicola. |
24. | Marcus Vinicius Feitor da Silva. Aplicação de problemas contextualizados sobre progressão aritmética e progressão geométrica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Roberto Ribeiro Paterlini. |
25. | Maria Carolina Leite Fernandes. Uso de gotejador de plantas caseiro para o ensino de crescimento e decrescimento de funções.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Selma Helena de Jesus Nicola. |
26. | Martinho Lima de Moraes. Construção de Caixa de Papel sem tampa: Experimento para Ensino Lúdico em Álgebra e Introdução às Funções. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Roberto Ribeiro Paterlini. |
27. | Marília Aliarde. Potencializando o ensino da Matemática através da robótica educacional nas aulas do Ensino Médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Wladimir Seixas. |
28. | Murilo Cezar Ducatti. Descobrindo o circulo trigonométrico no software GeoGebra. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Yuriko Yamamoto Baldin. |
29. | Neusa Júlia Galzerani Kapp. Consolidar os Conceitos de Princípio Multiplicativo e de Combinação em Contagem usando o código Braille. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Roberto Ribeiro Paterlini. |
30. | Newton Carlos Marcellino. OS JOGOS MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL, AFETIVO E COGNITIVO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática na Prática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Pedro Luiz Aparecido Malagutti. |
31. | Pedro José de Araújo. TRIGONOMETRIA: MEDIÇÃO DE ALTURAS À DISTÂNCIA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: José Antonio Salvador. |
32. | Samantha Fancincani. O lançamento de foguetes, as reações químicas e as funções quadráticas - uma atividade multidisciplinar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Wladimir Seixas. |
33. | Wagner Cícero dos Santos. MATEMÁTICA - JOGOS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática na Prática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Pedro Luiz Aparecido Malagutti. |
34. | Yuri Tsai. As funções trigonométricas e o sistema massa-mola. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Yuriko Yamamoto Baldin. |
1. | Adilmar Veloso de Oliveira. Ensino de Funçao Afim com aplicação de Folhas de Atividades. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Roberto Ribeiro Paterlini. |
2. | Alex Monteiro da Silva. Volume de Prismas e Cilindros Circulares. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Yuriko Yamamoto Baldin. |
3. | Alexandre da Silva Raimundo. MODELAGEM MATEMÁTICA EM SALA DE AULA - FUNÇOES AFIM. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: José Antonio Salvador. |
4. | Ana Paula Gonçalves Pita. O CONCEITO DE FUNÇÃO POR MEIO DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA: POLYA VISITA A AULA DE MATEMÁTICA DA EJA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: José Antonio Salvador. |
5. | Ana Paula Moioli. Aplicação de problemas contextualizados de máximos e mínimos no ensino de funções quadráticas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Roberto Ribeiro Paterlini. |
6. | Astor Farias Barbosa. Ensino de funções afins: conhecendo a escola por dentro. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Roberto Ribeiro Paterlini. |
7. | CAMILA DOS SANTOS DE PAULO. GEOMETRIA DINÂMICA E SUAS DIVERSAS POSSIBILIDADES EM PROL DO CONHECIMENTO SIGNIFICATIVO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Matem@tica na Pr@tica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Paulo Antonio Silvani Caetano. |
8. | Cristiane Renata Pereira Lopes. CONSTRUINDO POLIEDROS COM MATERIAL CONCRETO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Matem@tica na Pr@tica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Paulo Antonio Silvani Caetano. |
9. | Cristiano Carlos Castro Costa. FUNÇÃO POLINOMIAL DE 1º GRAU NO WINPLOT. (Aperfeiçoamento/Especialização em Matem@tica na Pr@tica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Paulo Antonio Silvani Caetano. |
10. | Daniel Matrtins Alberto. O USO DE FUNÇ ÕES NO DIA A DIA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016. Orientador: José Antonio Salvador. |
11. | Danilo Ferreira dos Santos Dias. Cálculo experimetal do valor de Pi. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Luciene Nogueira Bertoncello. |
12. | Edilaine Cristina Rios Tornich. AULA INÉDITA: ?FUNÇÃO E FÍSICA? FIQUE ALERTA?.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016. Orientador: José Antonio Salvador. |
13. | Eliseu Filipin Michalski. A GEOMETRIA ESPACIAL NO COTIDIANO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016. Orientador: José Antonio Salvador. |
14. | Gracielle Osti Venturini Rampim. O SIGNIFICADO DOS PARÂMETROS A, B E C DE UMA PARÁBOLA Y=AX 2 + BX + C. (Aperfeiçoamento/Especialização em Matem@tica na Pr@tica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Paulo Antonio Silvani Caetano. |
15. | Heretiano Rodrigues Correia. Aprendizado do Teorema de Tales com aplicação prática. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Roberto Ribeiro Paterlini. |
16. | Isilda Cristina Ribeiro. O LÚDICO COMO FERRAMENTA DE ENSINO DA MATEMÁTICA: APLICAÇÃO DE JOGO DE TABULEIRO PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE. (Aperfeiçoamento/Especialização em matemática) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016. Orientador: José Antonio Salvador. |
17. | Jacqueline Cristina Cardoso Vidal Guasti. Aplicação da Problemoteca no Ensino da Geometria Espacial. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Roberto Ribeiro Paterlini. |
18. | José Antonio Alves de Oliveira. VOLUME DO PRISMA, DA PIRÂMIDE E O PRINCÍPIO DE CAVALIERI. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016. Orientador: José Antonio Salvador. |
19. | JOSÉ CARLOS AFONSO. O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO E DA INTERPRETAÇÃO DE ENUNCIADOS EM SITUAÇÕES-PROBLEMA A PARTIR DE JOGOS EDUCATIVOS EM PLATAFORMAS VIRTUAIS DE JOGOS DE LÓGICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Matem@tica na Pr@tica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Paulo Antonio Silvani Caetano. |
20. | José dos Reis Santos. Uma abordagem prática no ensino da Trigonometria no 1º ano do Ensino Médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em M@P - Curso de Especialização em ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Karina Schiabel. |
21. | LUCAS DE AGOSTINI ZAGO. Aplicação da Cadeia de Markov: Segundo Ano do Ensino Médio Integrado. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: José Antonio Salvador. |
22. | Maria Madalena Brito Santana Rodrigues Agostinho. O coneito da distância na geometria do taxi. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Yuriko Yamamoto Baldin. |
23. | Natalia Fernandes Araujo Ramos. A MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM PARA O NÚMERO DE EULER. (Aperfeiçoamento/Especialização em Matem@tica na Pr@tica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Paulo Antonio Silvani Caetano. |
24. | Neder Soares Felipe. Poliedros de Platão e a Relação de Euler. (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática na Prática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Marcus Vinicius de Araujo Lima. |
25. | Priscila Ariane da Silva Santos. Ladrilhamento: O uso de material concreto e do Geogebra para despertar o interesse dos alunos nas aulas de Geometria. (Aperfeiçoamento/Especialização em Matem@tica na Pr@tica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Paulo Antonio Silvani Caetano. |
26. | Priscila Lopes. Detetive: como economizar água. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Luciene Nogueira Bertoncello. |
27. | Sarita Pereira de Carvalho. Funções polinomiais de 1o. e 2o. graus como ferramenta para o ensino da cinemática em aulas de física. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Selma Helena de Jesus Nicola. |
28. | Tiago Henrique Pereira da Silva. O uso do jogo na fixação de conceitos sobre funções de 1º grau. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Luciene Nogueira Bertoncello. |
29. | Vera Lucia Cerrano. Ensino da Função Quadrática através de atividades lúdicas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Roberto Ribeiro Paterlini. |
30. | Vera Lúcia Ribeiro. Ensino de Construção de Gráficos usando Planilhas Eletrônicas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Roberto Ribeiro Paterlini. |
31. | Wesley Marcos Pinheiro da Fonseca. Função do 2º Grau no GeoGebra. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Luciene Nogueira Bertoncello. |
1. | Rebeca Cristina Bonelli. Estudo do Problema de Evolução du/dt + Au=0 via Teorema de Hille-Yoshida. (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Vera Lucia Carbone. |
2. | Sabrina Aparecida Martins Vallilo. Relações de Ortogonalidade e Propriedades entre um Operador e seu Adjunto. (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Vera Lucia Carbone. |
1. | Jamile Helena Biaggi. Etnomatemática como metodologia de ensino para um curso de Administração. (Aperfeiçoamento/Especialização em matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: José Antonio Salvador. |
1. | Israel de Oliveira Azevedo. O Teorema do Posto. (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática) - Universidade Federal de Minas Gerais, . 2010. Orientador: Renato José de Moura. |
1. | Gustavo Di Giovanni Bernardo. Aplicações dos Multiplicadores de Lagrange. Formulação de Problemas Variacionais de Contorno Unidimensional. (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005. Orientador: Vera Lucia Carbone. |
Data de processamento: 12/10/2020 23:59:36