Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Matemática (DM)

Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Yuriko Yamamoto Baldin

É Licenciada e Bacharel em Matemática, Mestrado e Doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas, pós-doutorado em USA e visitas científicas no Japão. É membro do corpo editorial do Eletronic Journal of Mathematics and Technology e da Editora LIMC-UFRJ. Atua por mais de 30 anos na Universidade Federal de São Carlos em ensino, pesquisa e extensão, sendo atualmente professora senior, após aposentadoria. Pesquisa na área de Matemática, sub-área Geometria Diferencial, tendo concentrado ultimamente na pesquisa em Ensino de Matemática, especialmente na sub-área de Formação Inicial e Continuada de Professore, Desenvolvimento de Materiais Didáticos, Métodos de Ensino e Aprendizagem de Matemática, Desenvolvimento e Problemática dos Currículos, Utlização das Tecnologias no Ensino da Matemática, relacionados aos temas: uso de softwares/tecnologias no ensino, geometria diferencial, ensino integrado, conexão entre as matemática básica e superor, Resolução de problemas e a análise de erros como estratégias de ensino e pesquisa, Lesson Study, integração entre o concreto, ludico e o abstrato, Matemática de Singapura.Trabalhou na Rede Nacional de Formação Continuada de Professores do MEC, atua como assessora ad-hoc na Área de Ensino da CAPES. Atuou por 3 vezes no PNLD-MEC e 3 vezes como expert da JICA em cursos de capacitação de professores em Bolivia. Foi coordenadora regional da OBMEP de 2005 a 2013, e atualmente desenvolve Projeto de Integração da OBMEP na formação continuada de professores. É credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas da UFSCar, orientando dissertações na área de Ensino de Matemática, especializada em Metodologia de Lesson Study e de Resolução de Problemas. Foi representante do Brasil na ICMI-IMU, 2008-2012, membro eleito do Comitê Executivo do ICMI de 2013 a 2016, e reeleita para novo mandato a partir de 2017. Foi coordenadora do Projeto Klein de Matemática, em Português, de 2010 a 2014, e membro do Design Team do The Klein Project for 21st century do ICMI-IMU. Foi membro efetivo do Comitê de Programa Científico do 12 ICME-!MU em Seul, 2012, do Comitè Científico do EARCOME-ICMI em Cebu, Filipinas em 2015,ié Coordenadora Geral do projeto CANP-ICMI-IMU em Peru, 2016. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8785562528979416 (23/07/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2018-2020&1977-2003&2014-2018
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Departamento de Matemática. Rod. Washington Luiz km235 Jd Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33519170 Fax: (16) 33518218 URL da Homepage: http://www.dm.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2003-Atual. Metodologias de Ensino e Aprendizagem de Matematica
      Descrição: Este projeto tem como objetivo desenvolver entendimentos aprofundados sobre as diversas metodologias de ensino e aprendizagem de matemática, que conecte a teoria educacional dessas metodologias com a prática na sala de aula. O projeto visa a educação continuada de professores de todos os níveis e trazer práticas organizadas de atividades de pesquisa no exercício da profissão do professor. O projeto está inserido no Grupo de Pesquisa GIPEM do DM-UFSCar. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Yuriko Yamamoto Baldin - Coordenador. Número de orientações: 9
      Membro: Yuriko Yamamoto Baldin.
    2. 1996-2000. Projetos REENGE 1 e 3
      Descrição: Dentro dos projetos de modernizaçào dos Cursos de Engenharia, Este projeto de minha responsabilidae tratou da integraçào das disciplinas básicas de matemática com modernas tecnicas de ensino com software de computação algébrica. Em particular, foram produzidos vários trabalhos relacionados à aplicação da álgebra linear para computação gráfica e robótica, e também textos para cursos de cálculo diferencial e integral e equaçòes diferenciais, além de vários artigos explorando o aspecto didático da utilizaçào de tecnologia no ensino superior.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Yuriko Yamamoto Baldin - Coordenador / Pedro Luiz Aparecido Malagutti - Integrante / Yolanda Kioko Saito Furuya - Integrante / Ivo Machado da Costa - Integrante / Nelio Baldin - Integrante / Jose Antonio Salvador - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T A: 18 / Número de orientações: 8
      Membro: Yuriko Yamamoto Baldin.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Excelência em Ensino de Matemática, Science and Engineering Program for Teachers, MIT, MIT Club do Brasil.. 2000.
      Membro: Yuriko Yamamoto Baldin.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (5)
    1. BIRS Workshop: Mathematicians and School Mathematics Education. a Pan-American Workshop.Examples of mathematicians´work in in-service teacher education: two examples of professional development of in-service teachers of Mathematics. 2014. (Encontro).
    2. BIRS Workshop: Mathematicians and School Mathematics Education. a Pan-American Workshop.Examples of mathematicians´work in developing online resources. 2014. (Encontro).
    3. EMALCA- Costa Rica.El concepto de curvatira y algunas aplicaciónes. 2014. (Encontro).
    4. Klein Project Workshop- Challenges and Opportunities. International perspectives of the dissemination of the Klein Project. 2014. (Congresso).
    5. Klein Project Workshop- Challenges and Opportunities. The role of Workshop for Teachers on Vignettes. 2014. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (5)
    1. BALDIN, Y. Y.; Malaspina, U.. Capacity and Networking Project 5 (Ecuador, Peru, Bolivia, Paraguay) -ICMI-IMU. 2016. Outro
    2. BALDIN, Y. Y.; Lau, C. Oficina de Calculadoras CASIO para professores de matemática. 2016. Outro
    3. BALDIN, Y. Y.; Isoda,M ; Isepi, M. Pesquisa de Aula (Lesson Study- Open Class). 2016. Outro
    4. VIANA, M. ; BALDIN, Y. Y. ; RIPPOL, C. C. ; Giraldo, V. Klein Project Workshop - Challenges and Opportunities. 2014. Congresso
    5. BALDIN, Y. Y.. Aula demonstrativa de Lesson Study no Brasil. 2008. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



Data de processamento: 12/10/2020 23:59:35