Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Metodologia de Ensino (DME)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Total de orientações em andamento


Número total de itens: 120

2020

1.   Aline Cristina da Silva Marrega. A relação entre Professor Coordenador e Professor Iniciante: possíveis contribuições para a Prática Docente. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
2.   Aline Fernandes da Silva Renó. Letramento crítico e ensino de espanhol:. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduacão em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Isadora Valencise Gregolin.
3.   Amanda Moretti. Aprendizagens dos futuros professores de Educação Física. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Educação Física) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
4.   André Longo de Faria. A cultura e a inovação da prática didática: estudo de caso de estagiário em tentativa de inovação. Iniciação científica (Graduando em Ciências Exatas Com Habilitação em Física) - Universidade de São Paulo, . Início: 2020.
Orientador: Márlon Caetano Ramos Pessanha.
5.   André Luís Constantino. Consumismo e Educação Ambiental na visão de alunos do ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Michel Pisa Carnio.
6.   Ariane Luzia dos Santos. . Universidade Federal de São Carlos., . Início: 2020.
Supervisor: Maria do Carmo de Sousa.
7.   Ayana Cristina Anselmo Pereira. A reformulação do ensino: propostas Curriculares do Estado de São Paulo do ensino de matemática nos anos finais do ensino fundamental (2011 e 2020). Iniciação científica (Graduando em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
8.   Beatriz Zeferino. Panorama da educação inclusiva nas universidades: avanços recentes. Iniciação científica (Graduando em Física - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Márlon Caetano Ramos Pessanha.
9.   Bianca Carolina Marcasso Rossi. Professoras Iniciantes da Educação Infantil: uma análise da constituição da profissionalidadade docente. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
10.   BÁRBARA CRISTINA FRASSETTO CANGIANI. Aprender fazendo e vivenciando: processos educativos na oficina pedagógica de capoeira no núcleo de apoio pedagógico “Guido Dante”. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone.
11.   Caio Vinícius da Silva Barros. As inter-relações entre língua, cultura e sociedade com vistas ao entendimento do esperanto no Brasil. Iniciação científica (Graduando em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2020.
Orientador: Caroline Carnielli Biazolli.
12.   Fernanda Lopes Erlo. (em construção). Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pos-Graduacao Profissional em Educacao) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Isadora Valencise Gregolin.
13.   Franciele Santos Teixeira. O estudo de geometria esférica com alunos do Ensino Médio: cenário de investigação em sala de aula e a interdisciplinaridade. Iniciação científica (Graduando em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2020.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
14.   Francisco Pastana. As lutas como conteúdo de Educação Física na escola. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Educação Física) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
15.   Gabriela Branco. Ser mulher em Ciências Biológicas e Exatas: encontros e desencontros nas narrativas de futuras professoras. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Carolina Rodrigues de Souza.
16.   Geovanna da Silva Varaneis. Ensino de ciências e formação de professores no Cursinho pré-vestibular da UFSCar: um enfoque CTSA. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Michel Pisa Carnio.
17.   Henrique Gonçalves de Souza. O Ensino de Física Moderna e Contemporânea: uma revisão a partir da análise de periódicos de Ensino de Física. Iniciação científica (Graduando em Física) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, . Início: 2020.
Orientador: Nilva Lucia Lombardi Sales.
18.   João Paulo Ramos. Os estereótipo culturais e os impactos na relação das crianças com a Ciência: um olhar para a questão de gênero. Iniciação científica (Graduando em Filosofia - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Pesquisa - Universal. Início: 2020.
Orientador: Carolina Rodrigues de Souza.
19.   Leonardo de Sá e Silva. Práticas Culturais e Tradicionais na Perspectiva dos Jovens e Anciões Pankararu. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Michel Pisa Carnio.
20.   Lucas Tomazella Moraes. Enriquecimento ambiental: concepções, vivências e experiências dos biólogos em formação da UFSCar – São Carlos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Michel Pisa Carnio.
21.   Marcos Vinicius Henrique. E a variação linguística? Olhares para a BNCC, o Currículo Paulista e materiais didáticos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Caroline Carnielli Biazolli.
22.   Maria Emília Silva. Abordagens da tecnologia discutida nos livros didáticos: as áreas e temáticas envolvidas. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Denise Silva Vilela.
23.   Maria Teresa Zampieri. . Universidade Federal de São Carlos., . Início: 2020.
Supervisor: Maria do Carmo de Sousa.
24.   Melanie Zambon Bueno. Possibilidades e limites do uso de tecnologias digitais para o ensino e aprendizagem de espanhol: experiências e reflexões de um grupo de professores durante a pandemia COVID-19. Iniciação científica (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Isadora Valencise Gregolin.
25.   Nicolas Carmo. A docência como profissão. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Educação Física) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
26.   Priscila Cristina Zambrano. Linguagem inclusiva: qual é o x da questão? - Definição e defesa. Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Caroline Carnielli Biazolli.
27.   Rafael Bida Guabiraba Martins. Modelagem Matemática. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Ademir Donizeti Caldeira.
28.   Rafael Silva Patrício. A Pesquisa Colaborativa e o Desenvolvimento Profissional do professor de matemática: as narrativas de quem pesquisa a própria prática. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
29.   Rebeca Figueiredo da Cunha. A performatividade docente em tempos de pandemia. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Carolina Rodrigues de Souza.
30.   Rodrigo Valbueno Frois. Comportamentos de animais do Parque Ecológico de São Carlos -SP: potenciais e desafios do uso de jogo didático. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Michel Pisa Carnio.
31.   Ronaldo Peres. (em construção). Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pos-Graduacao Profissional em Educacao) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Isadora Valencise Gregolin.
32.   Rosanna Maria Araújo Andrade Silva. O "DESINTERESSE" EM FÍSICA: UMA INVESTIGAÇÃO ORIENTADA PELO OLHAR DO ALUNO. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Carolina Rodrigues de Souza.
33.   Tamara Furlan Grigoletto. A inclusão de alunos surdos no ensino de física: um olhar desde a cultura escolar. Iniciação científica (Graduando em Física - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Márlon Caetano Ramos Pessanha.
34.   Vanessa Vial. Formação dos gestores escolares dos anos iniciais. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Renata Prenstteter Gama.

2019

1.   Alessandra Fernandes Alves. Educação da/na diversidade em CIências Exatas. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Carolina Rodrigues de Souza.
2.   Aline Germano Fonseca Coury. Mélanges de Calcul Intégral de Joaquim Gomes de Souza e suas Contribuições para a História da Matemática. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Denise Silva Vilela.
3.   André Luis Cachova do Nascimento. Cultura didática e emoções: um olhar sobre o ensino de física com tecnologias digitais. Iniciação científica (Graduando em Física - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Márlon Caetano Ramos Pessanha.
4.   Anna Carolina Santana da Silva. Processos educativos na certificação participativa de alimentos orgânicos. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone.
5.   Bárbara Negrini Lourençon. O Programa Residência Pedagógica no IFSP: revisitando o estágio curricular supervisionado na formação de professores de Matemática. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
6.   Conceição Aparecida Cruz Longo. PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS (RESIDENTES) DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A SUA FORMAÇÃO INICIAL. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
7.   CRISTIANE MININEL DA SILVA. USO DE ANIMAÇÕES, JOGOS MANIPULATIVOS E DIGITAIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS. Dissertação (Mestrado profissional em Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
8.   Cristiane Santiago de Oliveira. A assembléia estudantil na educação básica para a construção do discurso argumentativo e da autonomia. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Douglas Aparecido de Campos.
9.   Daniana da Costa. LINGUAGEM E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE MATEMÁTICA: MOVIMENTOS REFERENTES À CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Ademir Donizeti Caldeira.
10.   Daniela Ávila. ?Inserção profissional do coordenador pedagógico: percursos e experiências na rede pública municipal de ensino de Sorocaba?. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pos-Graduacao Profissional em Educacao) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientadores: Isadora Valencise Gregolin, Renata Prenstteter Gama.
11.   Daniele Fabiane Coito. Educação científica em uma perspectiva crítica. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Denise de Freitas.
12.   Daniele Fernanda Roberto. Desenhos da Africa e filosofia da etnomatemática. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Denise Silva Vilela.
13.   Debora Andrade Chagas Martins. Práticas pedagógicas inovadoras no Ensino Médio: em busca do combate ao racismo. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Douglas Aparecido de Campos.
14.   Deise Gonçalves Santos. Os memoriais didáticos e suas contribuições na formação dos Licenciandos de Letras. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - UFSCar, . Início: 2019.
Orientador: Marcia Regina Onofre.
15.   Deivid Souza da Silva. O compromisso educacional do Rap. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Douglas Verrangia Corrêa da Silva.
16.   Denise Viola Dalpino Iezzi. Um olhar sobre as contribuições dos meios tecnológicos dentro do processo de gestão democrática e participativa na educação. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Douglas Aparecido de Campos.
17.   Diego Figueiredo. Química na História: uma proposta de curso para o Ensino Médio. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de pós-graduação profissional em educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Paulo Sergio Bretones.
18.   Diogo Oliveira da Silva. ESTATUTO DAS FÓRMULAS ROTINEIRAS ENCABEÇADAS POR “COMO” PELO OLHAR DA LINGUÍSTICA FUNCIONAL. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Joceli Catarina Stassi-Sé.
19.   Florença Freitas Silvério. A educação das relações étnico-raciais em livros didáticos de Biologia: um recorte histórico. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2019.
Orientador: Douglas Verrangia Corrêa da Silva.
20.   Flávia Baldacini Navarro Rodrigues. Avaliação na aula de música? Estudo de múltiplos casos com professores de São Carlos. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Fernando Stanzione Galizia.
21.   Guilherme Henrique Messias. Uma relação entre filosofia e matemática: a geometria analítica e a de René Descartes. . Início: 2019.
Orientador: Denise Silva Vilela.
22.   Gustavo Ferraz de Barros. A utilização de História em Quadrinhos no Ensino de Ciências (título provisório). Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Alice Helena Campos Pierson.
23.   Joice Silva de Oliveira. Prática Científica e a Estrutural Social: entendendo a trajetória acadêmica dos alunos de Iniciação Científica que ingressaram por meio de Ações Afirmativas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Douglas Verrangia Corrêa da Silva.
24.   Juliana Aparecida Pereira. Processos Formativos de Estagiários de Educação Física. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
25.   Juliana Aparecida Purificação de Sousa. Formação da equipe gestora das escolas de Educação infantil. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Renata Prenstteter Gama.
26.   Julio Miguel Domingues da Silva Alves. A evolução humana nas mídias sociais: representações e contribuições para a educação em Ciências. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2019.
Orientador: Douglas Verrangia Corrêa da Silva.
27.   Letícia Simonato. A CONTRIBUIÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NOS LIVROS PARADIDÁTICOS PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE EQUAÇÃO. Iniciação científica (Graduando em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
28.   Lígia Leite Ribeiro de Oliveira. BNCC e professoras da educação infantil: um embate profissional. Dissertação (Mestrado profissional em PPGPE) - UFSCar, . Início: 2019.
Orientador: Marcia Regina Onofre.
29.   Manina Cerqueira. Violencia de gênero na Universidade: saindo da invisibilidade. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone.
30.   Margareth Pedroso. O diretor de escola e a formação docente: desvelar relações para construir sentidos por meio da abordagem (Auto)Biográfica. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Renata Prenstteter Gama.
31.   Mariana Doenha De Souza. Mulheres na academia: desafios e aprendizagens de conciliar maternidade e estudos em cursos de graduação e pós na Universidade Federal de São Carlos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Douglas Verrangia Corrêa da Silva.
32.   Patrícia Pereira. CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM CRIANÇAS DE 5 A 7 ANOS DE IDADE: A CONSTRUÇÃO DE NEXOS CONCEITUAIS DO NÚMERO. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
33.   Paulo Henrique Correia Araújo da Cruz. Formação de coordenadores dos cursos de licenciatura em matemática. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Renata Prenstteter Gama.
34.   Rafaela Fernandes Garcia. O ENSINO DE ÁLGEBRA NA PEDAGOGIA WALDORF. Iniciação científica (Graduando em Matemática - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
35.   Raphael Cyrillo Ruiz Sanches. PIBID-UFSCar: contribuições para a formação inicial de professores de Matemática. Dissertação (Mestrado profissional em Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
36.   Rodrigo Silva Harder. A importância da aprendizagem de conceitos químicos na educação infantil: uma proposta de ensino colaborativo com histórias ilustradas. Iniciação científica (Graduando em Química) - UFSCar, . Início: 2019.
Orientador: Marcia Regina Onofre.
37.   Stephanie Gonçalves Pereira. PIBID e Formação Docente: uma análise das contribuições do programa na atuação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado profissional em PPGPE) - UFSCar, . Início: 2019.
Orientador: Marcia Regina Onofre.
38.   Tais Cristina Bertini. ENSINO DE GEOMETRIA PLANA PARA DEFICIENTES VISUAIS NO ENSINO MÉDIO. Iniciação científica (Graduando em Matemática - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
39.   Thaís Fernanda de Aquino Correia. Contribuições da estratégia de ensino interativa Gallery Walk para a aprendizagem de conteúdos de Ciências da Natureza. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Dulcimeire Aparecida Volante Zanon.
40.   Tiago Henrique Klengel Biasotto Mendes. Os impactos da construção da heteronormatividade no rendimento escolar de gays, lésbicas, travestis e transexuais: um estudo sobre a cartografia discente. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Douglas Aparecido de Campos.
41.   Vivian Maggiorini Moretti. A gestão escolar e o professor iniciante. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Renata Prenstteter Gama.

2018

1.   Alessandra Miguel Kapp. POTENCIALIDADES E LIMITES DA IMPLEMENTAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Alice Helena Campos Pierson.
2.   Catarina Roberta Rosseti. (em construção). Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pos-Graduacao Profissional em Educacao) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Isadora Valencise Gregolin.
3.   Diogo Barboza Moreira. Violencia de gênero na Universidade: saindo da invisibilidade. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone.
4.   Drieli Camila Giangarelli. A Formação inicial da professora da educação infantil: uma análise da identidade docente. Dissertação (Mestrado profissional em PPGPE) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Marcia Regina Onofre.
5.   Eloisa Rosotti Navarro. O PENSAMENTO COMPUTACIONAL ENQUANTO PERSPECTIVA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
6.   FABIANA RAQUEL PITA MOREIRA VAZ FERREIRA. ATUAÇÃO DE GESTORES DE GESTÃO EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO COM INDICES SATISFATÓRIOS NO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO (SARESP): um olhar para coletividade e colaboração. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Renata Prenstteter Gama.
7.   Fábio Carvalho Rodrigues. Roda de Samba na E. E. Narciso da Silva Cesar-Programa Ensino Integral - anos iniciais e os processos educativos presentes no tocar, cantar, e dançar no Projeto Concivência. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Fernando Stanzione Galizia.
8.   Giovanna Cristina Stoppa. As potencialidades do uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC) na formação inicial e os reflexos desse processo na atuação de professores(as) dos anos iniciais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado profissional em PPGPE) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Marcia Regina Onofre.
9.   Isabel Cristina Alves Cardoso Lamana. A temática consumismo infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Juliana Rink.
10.   Jefferson Moura. Percepções matemáticas no saber cultural de alunos da educação de jovens e adultos: abordagens em etnomatemática. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Denise Silva Vilela.
11.   Juliana Cristina Correa. Educação Científica e Mobilização para aprender. O que nos dizem os jovens estudantes?. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Denise de Freitas.
12.   Karen Adriana Godoy. A disciplina de artes na escola na perspectiva dos alunos. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Fernando Stanzione Galizia.
13.   Marcio Wesley do Nascimento Jeronimo. As potencialidades dos memoriais reflexivos na formação inicial de Licenciandos. Iniciação científica (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Marcia Regina Onofre.
14.   Mariana M. Ferreira. O que aprendem os alunos participantes da Olimpíada Internacional de Astronomia?. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Carolina Rodrigues de Souza.
15.   Matheus Pinheiro Quibão. INVESTIGANDO AS CONCEPÇÕES CONCEITUAIS EM FÍSICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Carolina Rodrigues de Souza.
16.   Patricia Melo Silva de Almeida. O papel dos professores(as) alfabetizadores(as) na transição dos alunos da educação infantil para o Ensino fundamental: analisando ações de êxito no processo de ensino e aprendizagem Orientadora da. Dissertação (Mestrado profissional em PPGPE) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Marcia Regina Onofre.
17.   ROBERTO JEFFERSON THOMÉ. ATUAÇÃO DE PROFESSORES POLIVALENTES NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA ESCOLAS COM ALTOS ÍNDICES NAS AVALIAÇÕES EXTERNAS. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Renata Prenstteter Gama.
18.   Tassya Hemília Porto Bernardo. Educação científica crítica na perspectiva de professores de ciências e biologia. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Denise de Freitas.
19.   Thaynara da Silva Bertossi. Violencia de gênero na Universidade: saindo da invisibilidade. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone.
20.   Vivian Marina Barbosa Ramires. Jogos lúdicos em Química: um estímulo aos docentes e discentes da rede estadual de ensino. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Dulcimeire Aparecida Volante Zanon.

2017

1.   Ana Carolina Pietsche. A infância de mulheres cientistas: possíveis relações e reflexões. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Carolina Rodrigues de Souza.
2.   Ana Elisa S. C.S. Ferreira. Os Limites da Autoria na Prática Docente - Caminhos e Desvios em Manuais Didáticos e Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Ana Sílvia Couto de Abreu.
3.   Barbara Alves dos Passos Craveiro. Em construção. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Fernando Stanzione Galizia.
4.   Bruna Dalle Prane. Modelagem Matemática e a questão da democracia. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Ademir Donizeti Caldeira.
5.   Carla Campos Batista da Silva. O Papel do Ensino de Filosofia no Ensino Médio para a cidadania. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Adriana Mattar Maamari.
6.   Carolina Innocente Rodrigues. O trabalho coletivo no desenvolvimento da atividade de ensino. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
7.   Marcos Rodrigo Domenici. O Idealismo Atualista de Giovanni Gentile: sua influência na Educação BrasileiraMA.. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Adriana Mattar Maamari.
8.   Milena de Souza. O Lugar do Ensino de Ciências na Escolha da Carreira Profissional de Jovens Negros. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Douglas Verrangia Corrêa da Silva.
9.   Osleane Patrícia Gonçalves Pereira Sobrinho. EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA INTERFACE ENTRE SABERES NUM CONTEXTO DE ESPECIFIDADE DOCENTE. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Alice Helena Campos Pierson.
10.   Quitéria Gomes de Oliveira. A influência da linguagem regional no processo de aprendizagem do aluno nordestino em escolas paulistas. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Douglas Aparecido de Campos.
11.   Rafael Ferraz Baptista. Masculinidades em Conflito: impactos no cotidiano escolar. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Josimeire Meneses Julio.
12.   Renan Marques de Oliveira. Formação Humana e Cidadã: a preservação da liberdade do homem social em Jean-Jacques Rousseau. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Adriana Mattar Maamari.

2016

1.   Denise de Almeida Machado. O Princípio Laico da Educação Republicana Brasileira. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2016.
Orientador: Adriana Mattar Maamari.
2.   Fábio Pereira Mendes. A Pesquisa-Ação na Prática Pedagógica do Filosofar na Performance. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Filosofia da Universidade Federal de São Carlos: UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2016.
Orientador: Adriana Mattar Maamari.
3.   Gustavo Caetano Pozzi da Cunha. Tocqueville e a Democracia na América. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2016.
Orientador: Adriana Mattar Maamari.
4.   Luciana Aleva Cressoni. Concepções epistemológicas de Ciência em uma perspectiva discursiva. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguistica) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2016.
Orientador: Ana Sílvia Couto de Abreu.
5.   Ádria Ramos Lustosa Nakamura. Autoria e remix na produção de material didático em cursos do Idiomas sem Fronteiras. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguistica) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2016.
Orientador: Ana Sílvia Couto de Abreu.

2015

1.   Raquel da Rocha Conti. DIFERENTES MATERIALIDADES DISCURSIVAS: O OLHAR SOBRE TEXTOS MIDIÁTICOS. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2015.
Orientador: Ana Sílvia Couto de Abreu.

2014

1.   Alessandra Perez. Tecnologia Educacional em questão. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2014.
Orientador: Ana Sílvia Couto de Abreu.
2.   Danilo Vizibeli. MOVIMENTOS DISCURSIVOS DA IMPLANTAÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS EM TABLETS NAS ESCOLAS PÚBLICAS PELO MEC. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2014.
Orientador: Ana Sílvia Couto de Abreu.
3.   Licia Bosi Negri. COLEÇÕES DIDÁTICAS DO PNLD CAMPO 2016 ? UM DISCURSO EM ANÁLISE. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2014.
Orientador: Ana Sílvia Couto de Abreu.
4.   Natanailtom de Santana Morador. Michel de Montaigne: conversações sobre educação. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2014.
Orientador: Adriana Mattar Maamari.
5.   Odinei Teixeira. DO ESPAÇO VIRTUAL AOS DISCURSOS POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): IDEOLOGIAS E INTERFERÊNCIAS. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2014.
Orientador: Ana Sílvia Couto de Abreu.
6.   Thomas Lima Barcelos Ferreira. Modelização de variáveis e o processo ensino aprendizagem dos conceitos de potencial e campo elétrico no Ensino Médio ? reflexões de uma proposta. Dissertação (Mestrado profissional em Pós-Graduação de Ensino de Ciências Exatas) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2014.
Orientador: Carolina Rodrigues de Souza.

2009

1.   Carla Cristiane G. Lorenzato. Cinco décadas de ensino/aprendizagem de língua estrangeira (inglês) segundo narrativas de professores da rede oficial de ensino. Dissertação (Mestrado em PPGL - Programa de Pós-Graduação em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2009.
Orientador: Ademar da Silva.


Data de processamento: 12/10/2020 19:56:18