1. | Aline Cristina da Silva Marrega. A relação entre Professor Coordenador e Professor Iniciante: possíveis contribuições para a Prática Docente. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020. Orientador: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado. |
2. | Aline Fernandes da Silva Renó. Letramento crítico e ensino de espanhol:. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduacão em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020. Orientador: Isadora Valencise Gregolin. |
3. | Amanda Moretti. Aprendizagens dos futuros professores de Educação Física. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Educação Física) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020. Orientador: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado. |
4. | André Longo de Faria. A cultura e a inovação da prática didática: estudo de caso de estagiário em tentativa de inovação. Iniciação científica (Graduando em Ciências Exatas Com Habilitação em Física) - Universidade de São Paulo, . Início: 2020. Orientador: Márlon Caetano Ramos Pessanha. |
5. | André Luís Constantino. Consumismo e Educação Ambiental na visão de alunos do ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020. Orientador: Michel Pisa Carnio. |
6. | Ariane Luzia dos Santos. . Universidade Federal de São Carlos., . Início: 2020. Supervisor: Maria do Carmo de Sousa. |
7. | Ayana Cristina Anselmo Pereira. A reformulação do ensino: propostas Curriculares do Estado de São Paulo do ensino de matemática nos anos finais do ensino fundamental (2011 e 2020). Iniciação científica (Graduando em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020. Orientador: Maria do Carmo de Sousa. |
8. | Beatriz Zeferino. Panorama da educação inclusiva nas universidades: avanços recentes. Iniciação científica (Graduando em Física - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020. Orientador: Márlon Caetano Ramos Pessanha. |
9. | Bianca Carolina Marcasso Rossi. Professoras Iniciantes da Educação Infantil: uma análise da constituição da profissionalidadade docente. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020. Orientador: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado. |
10. | BÁRBARA CRISTINA FRASSETTO CANGIANI. Aprender fazendo e vivenciando: processos educativos na oficina pedagógica de capoeira no núcleo de apoio pedagógico Guido Dante. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020. Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone. |
11. | Caio Vinícius da Silva Barros. As inter-relações entre língua, cultura e sociedade com vistas ao entendimento do esperanto no Brasil. Iniciação científica (Graduando em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2020. Orientador: Caroline Carnielli Biazolli. |
12. | Fernanda Lopes Erlo. (em construção). Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pos-Graduacao Profissional em Educacao) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020. Orientador: Isadora Valencise Gregolin. |
13. | Franciele Santos Teixeira. O estudo de geometria esférica com alunos do Ensino Médio: cenário de investigação em sala de aula e a interdisciplinaridade. Iniciação científica (Graduando em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2020. Orientador: Maria do Carmo de Sousa. |
14. | Francisco Pastana. As lutas como conteúdo de Educação Física na escola. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Educação Física) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020. Orientador: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado. |
15. | Gabriela Branco. Ser mulher em Ciências Biológicas e Exatas: encontros e desencontros nas narrativas de futuras professoras. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020. Orientador: Carolina Rodrigues de Souza. |
16. | Geovanna da Silva Varaneis. Ensino de ciências e formação de professores no Cursinho pré-vestibular da UFSCar: um enfoque CTSA. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020. Orientador: Michel Pisa Carnio. |
17. | Henrique Gonçalves de Souza. O Ensino de Física Moderna e Contemporânea: uma revisão a partir da análise de periódicos de Ensino de Física. Iniciação científica (Graduando em Física) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, . Início: 2020. Orientador: Nilva Lucia Lombardi Sales. |
18. | João Paulo Ramos. Os estereótipo culturais e os impactos na relação das crianças com a Ciência: um olhar para a questão de gênero. Iniciação científica (Graduando em Filosofia - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Pesquisa - Universal. Início: 2020. Orientador: Carolina Rodrigues de Souza. |
19. | Leonardo de Sá e Silva. Práticas Culturais e Tradicionais na Perspectiva dos Jovens e Anciões Pankararu. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020. Orientador: Michel Pisa Carnio. |
20. | Lucas Tomazella Moraes. Enriquecimento ambiental: concepções, vivências e experiências dos biólogos em formação da UFSCar São Carlos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020. Orientador: Michel Pisa Carnio. |
21. | Marcos Vinicius Henrique. E a variação linguística? Olhares para a BNCC, o Currículo Paulista e materiais didáticos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020. Orientador: Caroline Carnielli Biazolli. |
22. | Maria Emília Silva. Abordagens da tecnologia discutida nos livros didáticos: as áreas e temáticas envolvidas. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020. Orientador: Denise Silva Vilela. |
23. | Maria Teresa Zampieri. . Universidade Federal de São Carlos., . Início: 2020. Supervisor: Maria do Carmo de Sousa. |
24. | Melanie Zambon Bueno. Possibilidades e limites do uso de tecnologias digitais para o ensino e aprendizagem de espanhol: experiências e reflexões de um grupo de professores durante a pandemia COVID-19. Iniciação científica (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020. Orientador: Isadora Valencise Gregolin. |
25. | Nicolas Carmo. A docência como profissão. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Educação Física) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020. Orientador: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado. |
26. | Priscila Cristina Zambrano. Linguagem inclusiva: qual é o x da questão? - Definição e defesa. Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020. Orientador: Caroline Carnielli Biazolli. |
27. | Rafael Bida Guabiraba Martins. Modelagem Matemática. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020. Orientador: Ademir Donizeti Caldeira. |
28. | Rafael Silva Patrício. A Pesquisa Colaborativa e o Desenvolvimento Profissional do professor de matemática: as narrativas de quem pesquisa a própria prática. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020. Orientador: Maria do Carmo de Sousa. |
29. | Rebeca Figueiredo da Cunha. A performatividade docente em tempos de pandemia. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020. Orientador: Carolina Rodrigues de Souza. |
30. | Rodrigo Valbueno Frois. Comportamentos de animais do Parque Ecológico de São Carlos -SP: potenciais e desafios do uso de jogo didático. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020. Orientador: Michel Pisa Carnio. |
31. | Ronaldo Peres. (em construção). Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pos-Graduacao Profissional em Educacao) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020. Orientador: Isadora Valencise Gregolin. |
32. | Rosanna Maria Araújo Andrade Silva. O "DESINTERESSE" EM FÍSICA: UMA INVESTIGAÇÃO ORIENTADA PELO OLHAR DO ALUNO. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020. Orientador: Carolina Rodrigues de Souza. |
33. | Tamara Furlan Grigoletto. A inclusão de alunos surdos no ensino de física: um olhar desde a cultura escolar. Iniciação científica (Graduando em Física - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020. Orientador: Márlon Caetano Ramos Pessanha. |
34. | Vanessa Vial. Formação dos gestores escolares dos anos iniciais. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020. Orientador: Renata Prenstteter Gama. |
1. | Alessandra Fernandes Alves. Educação da/na diversidade em CIências Exatas. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Carolina Rodrigues de Souza. |
2. | Aline Germano Fonseca Coury. Mélanges de Calcul Intégral de Joaquim Gomes de Souza e suas Contribuições para a História da Matemática. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Denise Silva Vilela. |
3. | André Luis Cachova do Nascimento. Cultura didática e emoções: um olhar sobre o ensino de física com tecnologias digitais. Iniciação científica (Graduando em Física - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Márlon Caetano Ramos Pessanha. |
4. | Anna Carolina Santana da Silva. Processos educativos na certificação participativa de alimentos orgânicos. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone. |
5. | Bárbara Negrini Lourençon. O Programa Residência Pedagógica no IFSP: revisitando o estágio curricular supervisionado na formação de professores de Matemática. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Maria do Carmo de Sousa. |
6. | Conceição Aparecida Cruz Longo. PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS (RESIDENTES) DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A SUA FORMAÇÃO INICIAL. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Maria do Carmo de Sousa. |
7. | CRISTIANE MININEL DA SILVA. USO DE ANIMAÇÕES, JOGOS MANIPULATIVOS E DIGITAIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS. Dissertação (Mestrado profissional em Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Maria do Carmo de Sousa. |
8. | Cristiane Santiago de Oliveira. A assembléia estudantil na educação básica para a construção do discurso argumentativo e da autonomia. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Douglas Aparecido de Campos. |
9. | Daniana da Costa. LINGUAGEM E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE MATEMÁTICA: MOVIMENTOS REFERENTES À CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Ademir Donizeti Caldeira. |
10. | Daniela Ávila. ?Inserção profissional do coordenador pedagógico: percursos e experiências na rede pública municipal de ensino de Sorocaba?. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pos-Graduacao Profissional em Educacao) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientadores: Isadora Valencise Gregolin, Renata Prenstteter Gama. |
11. | Daniele Fabiane Coito. Educação científica em uma perspectiva crítica. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Denise de Freitas. |
12. | Daniele Fernanda Roberto. Desenhos da Africa e filosofia da etnomatemática. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Denise Silva Vilela. |
13. | Debora Andrade Chagas Martins. Práticas pedagógicas inovadoras no Ensino Médio: em busca do combate ao racismo. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Douglas Aparecido de Campos. |
14. | Deise Gonçalves Santos. Os memoriais didáticos e suas contribuições na formação dos Licenciandos de Letras. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - UFSCar, . Início: 2019. Orientador: Marcia Regina Onofre. |
15. | Deivid Souza da Silva. O compromisso educacional do Rap. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Douglas Verrangia Corrêa da Silva. |
16. | Denise Viola Dalpino Iezzi. Um olhar sobre as contribuições dos meios tecnológicos dentro do processo de gestão democrática e participativa na educação. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Douglas Aparecido de Campos. |
17. | Diego Figueiredo. Química na História: uma proposta de curso para o Ensino Médio. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de pós-graduação profissional em educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Paulo Sergio Bretones. |
18. | Diogo Oliveira da Silva. ESTATUTO DAS FÓRMULAS ROTINEIRAS ENCABEÇADAS POR COMO PELO OLHAR DA LINGUÍSTICA FUNCIONAL. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019. Orientador: Joceli Catarina Stassi-Sé. |
19. | Florença Freitas Silvério. A educação das relações étnico-raciais em livros didáticos de Biologia: um recorte histórico. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2019. Orientador: Douglas Verrangia Corrêa da Silva. |
20. | Flávia Baldacini Navarro Rodrigues. Avaliação na aula de música? Estudo de múltiplos casos com professores de São Carlos. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Fernando Stanzione Galizia. |
21. | Guilherme Henrique Messias. Uma relação entre filosofia e matemática: a geometria analítica e a de René Descartes. . Início: 2019. Orientador: Denise Silva Vilela. |
22. | Gustavo Ferraz de Barros. A utilização de História em Quadrinhos no Ensino de Ciências (título provisório). Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Alice Helena Campos Pierson. |
23. | Joice Silva de Oliveira. Prática Científica e a Estrutural Social: entendendo a trajetória acadêmica dos alunos de Iniciação Científica que ingressaram por meio de Ações Afirmativas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Douglas Verrangia Corrêa da Silva. |
24. | Juliana Aparecida Pereira. Processos Formativos de Estagiários de Educação Física. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado. |
25. | Juliana Aparecida Purificação de Sousa. Formação da equipe gestora das escolas de Educação infantil. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Renata Prenstteter Gama. |
26. | Julio Miguel Domingues da Silva Alves. A evolução humana nas mídias sociais: representações e contribuições para a educação em Ciências. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2019. Orientador: Douglas Verrangia Corrêa da Silva. |
27. | Letícia Simonato. A CONTRIBUIÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NOS LIVROS PARADIDÁTICOS PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE EQUAÇÃO. Iniciação científica (Graduando em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Maria do Carmo de Sousa. |
28. | Lígia Leite Ribeiro de Oliveira. BNCC e professoras da educação infantil: um embate profissional. Dissertação (Mestrado profissional em PPGPE) - UFSCar, . Início: 2019. Orientador: Marcia Regina Onofre. |
29. | Manina Cerqueira. Violencia de gênero na Universidade: saindo da invisibilidade. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone. |
30. | Margareth Pedroso. O diretor de escola e a formação docente: desvelar relações para construir sentidos por meio da abordagem (Auto)Biográfica. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Renata Prenstteter Gama. |
31. | Mariana Doenha De Souza. Mulheres na academia: desafios e aprendizagens de conciliar maternidade e estudos em cursos de graduação e pós na Universidade Federal de São Carlos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Douglas Verrangia Corrêa da Silva. |
32. | Patrícia Pereira. CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM CRIANÇAS DE 5 A 7 ANOS DE IDADE: A CONSTRUÇÃO DE NEXOS CONCEITUAIS DO NÚMERO. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Maria do Carmo de Sousa. |
33. | Paulo Henrique Correia Araújo da Cruz. Formação de coordenadores dos cursos de licenciatura em matemática. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Renata Prenstteter Gama. |
34. | Rafaela Fernandes Garcia. O ENSINO DE ÁLGEBRA NA PEDAGOGIA WALDORF. Iniciação científica (Graduando em Matemática - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Maria do Carmo de Sousa. |
35. | Raphael Cyrillo Ruiz Sanches. PIBID-UFSCar: contribuições para a formação inicial de professores de Matemática. Dissertação (Mestrado profissional em Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Maria do Carmo de Sousa. |
36. | Rodrigo Silva Harder. A importância da aprendizagem de conceitos químicos na educação infantil: uma proposta de ensino colaborativo com histórias ilustradas. Iniciação científica (Graduando em Química) - UFSCar, . Início: 2019. Orientador: Marcia Regina Onofre. |
37. | Stephanie Gonçalves Pereira. PIBID e Formação Docente: uma análise das contribuições do programa na atuação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado profissional em PPGPE) - UFSCar, . Início: 2019. Orientador: Marcia Regina Onofre. |
38. | Tais Cristina Bertini. ENSINO DE GEOMETRIA PLANA PARA DEFICIENTES VISUAIS NO ENSINO MÉDIO. Iniciação científica (Graduando em Matemática - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Maria do Carmo de Sousa. |
39. | Thaís Fernanda de Aquino Correia. Contribuições da estratégia de ensino interativa Gallery Walk para a aprendizagem de conteúdos de Ciências da Natureza. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Dulcimeire Aparecida Volante Zanon. |
40. | Tiago Henrique Klengel Biasotto Mendes. Os impactos da construção da heteronormatividade no rendimento escolar de gays, lésbicas, travestis e transexuais: um estudo sobre a cartografia discente. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Douglas Aparecido de Campos. |
41. | Vivian Maggiorini Moretti. A gestão escolar e o professor iniciante. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Renata Prenstteter Gama. |
1. | Alessandra Miguel Kapp. POTENCIALIDADES E LIMITES DA IMPLEMENTAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018. Orientador: Alice Helena Campos Pierson. |
2. | Catarina Roberta Rosseti. (em construção). Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pos-Graduacao Profissional em Educacao) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018. Orientador: Isadora Valencise Gregolin. |
3. | Diogo Barboza Moreira. Violencia de gênero na Universidade: saindo da invisibilidade. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018. Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone. |
4. | Drieli Camila Giangarelli. A Formação inicial da professora da educação infantil: uma análise da identidade docente. Dissertação (Mestrado profissional em PPGPE) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018. Orientador: Marcia Regina Onofre. |
5. | Eloisa Rosotti Navarro. O PENSAMENTO COMPUTACIONAL ENQUANTO PERSPECTIVA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018. Orientador: Maria do Carmo de Sousa. |
6. | FABIANA RAQUEL PITA MOREIRA VAZ FERREIRA. ATUAÇÃO DE GESTORES DE GESTÃO EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO COM INDICES SATISFATÓRIOS NO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO (SARESP): um olhar para coletividade e colaboração. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018. Orientador: Renata Prenstteter Gama. |
7. | Fábio Carvalho Rodrigues. Roda de Samba na E. E. Narciso da Silva Cesar-Programa Ensino Integral - anos iniciais e os processos educativos presentes no tocar, cantar, e dançar no Projeto Concivência. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018. Orientador: Fernando Stanzione Galizia. |
8. | Giovanna Cristina Stoppa. As potencialidades do uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC) na formação inicial e os reflexos desse processo na atuação de professores(as) dos anos iniciais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado profissional em PPGPE) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018. Orientador: Marcia Regina Onofre. |
9. | Isabel Cristina Alves Cardoso Lamana. A temática consumismo infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018. Orientador: Juliana Rink. |
10. | Jefferson Moura. Percepções matemáticas no saber cultural de alunos da educação de jovens e adultos: abordagens em etnomatemática. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018. Orientador: Denise Silva Vilela. |
11. | Juliana Cristina Correa. Educação Científica e Mobilização para aprender. O que nos dizem os jovens estudantes?. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018. Orientador: Denise de Freitas. |
12. | Karen Adriana Godoy. A disciplina de artes na escola na perspectiva dos alunos. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018. Orientador: Fernando Stanzione Galizia. |
13. | Marcio Wesley do Nascimento Jeronimo. As potencialidades dos memoriais reflexivos na formação inicial de Licenciandos. Iniciação científica (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018. Orientador: Marcia Regina Onofre. |
14. | Mariana M. Ferreira. O que aprendem os alunos participantes da Olimpíada Internacional de Astronomia?. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018. Orientador: Carolina Rodrigues de Souza. |
15. | Matheus Pinheiro Quibão. INVESTIGANDO AS CONCEPÇÕES CONCEITUAIS EM FÍSICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018. Orientador: Carolina Rodrigues de Souza. |
16. | Patricia Melo Silva de Almeida. O papel dos professores(as) alfabetizadores(as) na transição dos alunos da educação infantil para o Ensino fundamental: analisando ações de êxito no processo de ensino e aprendizagem Orientadora da. Dissertação (Mestrado profissional em PPGPE) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018. Orientador: Marcia Regina Onofre. |
17. | ROBERTO JEFFERSON THOMÉ. ATUAÇÃO DE PROFESSORES POLIVALENTES NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA ESCOLAS COM ALTOS ÍNDICES NAS AVALIAÇÕES EXTERNAS. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018. Orientador: Renata Prenstteter Gama. |
18. | Tassya Hemília Porto Bernardo. Educação científica crítica na perspectiva de professores de ciências e biologia. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018. Orientador: Denise de Freitas. |
19. | Thaynara da Silva Bertossi. Violencia de gênero na Universidade: saindo da invisibilidade. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018. Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone. |
20. | Vivian Marina Barbosa Ramires. Jogos lúdicos em Química: um estímulo aos docentes e discentes da rede estadual de ensino. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018. Orientador: Dulcimeire Aparecida Volante Zanon. |
1. | Ana Carolina Pietsche. A infância de mulheres cientistas: possíveis relações e reflexões. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017. Orientador: Carolina Rodrigues de Souza. |
2. | Ana Elisa S. C.S. Ferreira. Os Limites da Autoria na Prática Docente - Caminhos e Desvios em Manuais Didáticos e Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017. Orientador: Ana Sílvia Couto de Abreu. |
3. | Barbara Alves dos Passos Craveiro. Em construção. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017. Orientador: Fernando Stanzione Galizia. |
4. | Bruna Dalle Prane. Modelagem Matemática e a questão da democracia. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017. Orientador: Ademir Donizeti Caldeira. |
5. | Carla Campos Batista da Silva. O Papel do Ensino de Filosofia no Ensino Médio para a cidadania. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017. Orientador: Adriana Mattar Maamari. |
6. | Carolina Innocente Rodrigues. O trabalho coletivo no desenvolvimento da atividade de ensino. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017. Orientador: Maria do Carmo de Sousa. |
7. | Marcos Rodrigo Domenici. O Idealismo Atualista de Giovanni Gentile: sua influência na Educação BrasileiraMA.. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017. Orientador: Adriana Mattar Maamari. |
8. | Milena de Souza. O Lugar do Ensino de Ciências na Escolha da Carreira Profissional de Jovens Negros. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017. Orientador: Douglas Verrangia Corrêa da Silva. |
9. | Osleane Patrícia Gonçalves Pereira Sobrinho. EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA INTERFACE ENTRE SABERES NUM CONTEXTO DE ESPECIFIDADE DOCENTE. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017. Orientador: Alice Helena Campos Pierson. |
10. | Quitéria Gomes de Oliveira. A influência da linguagem regional no processo de aprendizagem do aluno nordestino em escolas paulistas. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017. Orientador: Douglas Aparecido de Campos. |
11. | Rafael Ferraz Baptista. Masculinidades em Conflito: impactos no cotidiano escolar. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017. Orientador: Josimeire Meneses Julio. |
12. | Renan Marques de Oliveira. Formação Humana e Cidadã: a preservação da liberdade do homem social em Jean-Jacques Rousseau. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017. Orientador: Adriana Mattar Maamari. |
1. | Denise de Almeida Machado. O Princípio Laico da Educação Republicana Brasileira. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2016. Orientador: Adriana Mattar Maamari. |
2. | Fábio Pereira Mendes. A Pesquisa-Ação na Prática Pedagógica do Filosofar na Performance. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Filosofia da Universidade Federal de São Carlos: UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2016. Orientador: Adriana Mattar Maamari. |
3. | Gustavo Caetano Pozzi da Cunha. Tocqueville e a Democracia na América. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2016. Orientador: Adriana Mattar Maamari. |
4. | Luciana Aleva Cressoni. Concepções epistemológicas de Ciência em uma perspectiva discursiva. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguistica) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2016. Orientador: Ana Sílvia Couto de Abreu. |
5. | Ádria Ramos Lustosa Nakamura. Autoria e remix na produção de material didático em cursos do Idiomas sem Fronteiras. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguistica) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2016. Orientador: Ana Sílvia Couto de Abreu. |
1. | Raquel da Rocha Conti. DIFERENTES MATERIALIDADES DISCURSIVAS: O OLHAR SOBRE TEXTOS MIDIÁTICOS. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2015. Orientador: Ana Sílvia Couto de Abreu. |
1. | Alessandra Perez. Tecnologia Educacional em questão. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2014. Orientador: Ana Sílvia Couto de Abreu. |
2. | Danilo Vizibeli. MOVIMENTOS DISCURSIVOS DA IMPLANTAÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS EM TABLETS NAS ESCOLAS PÚBLICAS PELO MEC. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2014. Orientador: Ana Sílvia Couto de Abreu. |
3. | Licia Bosi Negri. COLEÇÕES DIDÁTICAS DO PNLD CAMPO 2016 ? UM DISCURSO EM ANÁLISE. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2014. Orientador: Ana Sílvia Couto de Abreu. |
4. | Natanailtom de Santana Morador. Michel de Montaigne: conversações sobre educação. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2014. Orientador: Adriana Mattar Maamari. |
5. | Odinei Teixeira. DO ESPAÇO VIRTUAL AOS DISCURSOS POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): IDEOLOGIAS E INTERFERÊNCIAS. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2014. Orientador: Ana Sílvia Couto de Abreu. |
6. | Thomas Lima Barcelos Ferreira. Modelização de variáveis e o processo ensino aprendizagem dos conceitos de potencial e campo elétrico no Ensino Médio ? reflexões de uma proposta. Dissertação (Mestrado profissional em Pós-Graduação de Ensino de Ciências Exatas) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2014. Orientador: Carolina Rodrigues de Souza. |
1. | Carla Cristiane G. Lorenzato. Cinco décadas de ensino/aprendizagem de língua estrangeira (inglês) segundo narrativas de professores da rede oficial de ensino. Dissertação (Mestrado em PPGL - Programa de Pós-Graduação em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2009. Orientador: Ademar da Silva. |
Data de processamento: 12/10/2020 19:56:18