Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Metodologia de Ensino (DME)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Tese de doutorado


Número total de itens: 28

2020

1.   Aline Fernandes da Silva Renó. Letramento crítico e ensino de espanhol:. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduacão em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Isadora Valencise Gregolin.
2.   Maria Emília Silva. Abordagens da tecnologia discutida nos livros didáticos: as áreas e temáticas envolvidas. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Denise Silva Vilela.
3.   Rafael Bida Guabiraba Martins. Modelagem Matemática. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Ademir Donizeti Caldeira.
4.   Rafael Silva Patrício. A Pesquisa Colaborativa e o Desenvolvimento Profissional do professor de matemática: as narrativas de quem pesquisa a própria prática. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.

2019

1.   Aline Germano Fonseca Coury. Mélanges de Calcul Intégral de Joaquim Gomes de Souza e suas Contribuições para a História da Matemática. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Denise Silva Vilela.
2.   Anna Carolina Santana da Silva. Processos educativos na certificação participativa de alimentos orgânicos. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone.
3.   Bárbara Negrini Lourençon. O Programa Residência Pedagógica no IFSP: revisitando o estágio curricular supervisionado na formação de professores de Matemática. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
4.   Conceição Aparecida Cruz Longo. PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS (RESIDENTES) DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A SUA FORMAÇÃO INICIAL. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
5.   Daniana da Costa. LINGUAGEM E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE MATEMÁTICA: MOVIMENTOS REFERENTES À CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Ademir Donizeti Caldeira.
6.   Margareth Pedroso. O diretor de escola e a formação docente: desvelar relações para construir sentidos por meio da abordagem (Auto)Biográfica. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Renata Prenstteter Gama.
7.   Patrícia Pereira. CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM CRIANÇAS DE 5 A 7 ANOS DE IDADE: A CONSTRUÇÃO DE NEXOS CONCEITUAIS DO NÚMERO. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
8.   Paulo Henrique Correia Araújo da Cruz. Formação de coordenadores dos cursos de licenciatura em matemática. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Renata Prenstteter Gama.

2018

1.   Alessandra Miguel Kapp. POTENCIALIDADES E LIMITES DA IMPLEMENTAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Alice Helena Campos Pierson.
2.   Eloisa Rosotti Navarro. O PENSAMENTO COMPUTACIONAL ENQUANTO PERSPECTIVA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
3.   Jefferson Moura. Percepções matemáticas no saber cultural de alunos da educação de jovens e adultos: abordagens em etnomatemática. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Denise Silva Vilela.
4.   Juliana Cristina Correa. Educação Científica e Mobilização para aprender. O que nos dizem os jovens estudantes?. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Denise de Freitas.
5.   Tassya Hemília Porto Bernardo. Educação científica crítica na perspectiva de professores de ciências e biologia. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Denise de Freitas.

2017

1.   Ana Elisa S. C.S. Ferreira. Os Limites da Autoria na Prática Docente - Caminhos e Desvios em Manuais Didáticos e Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Ana Sílvia Couto de Abreu.
2.   Bruna Dalle Prane. Modelagem Matemática e a questão da democracia. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Ademir Donizeti Caldeira.
3.   Carolina Innocente Rodrigues. O trabalho coletivo no desenvolvimento da atividade de ensino. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
4.   Marcos Rodrigo Domenici. O Idealismo Atualista de Giovanni Gentile: sua influência na Educação BrasileiraMA.. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Adriana Mattar Maamari.
5.   Osleane Patrícia Gonçalves Pereira Sobrinho. EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA INTERFACE ENTRE SABERES NUM CONTEXTO DE ESPECIFIDADE DOCENTE. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Alice Helena Campos Pierson.

2016

1.   Denise de Almeida Machado. O Princípio Laico da Educação Republicana Brasileira. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2016.
Orientador: Adriana Mattar Maamari.
2.   Luciana Aleva Cressoni. Concepções epistemológicas de Ciência em uma perspectiva discursiva. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguistica) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2016.
Orientador: Ana Sílvia Couto de Abreu.
3.   Ádria Ramos Lustosa Nakamura. Autoria e remix na produção de material didático em cursos do Idiomas sem Fronteiras. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguistica) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2016.
Orientador: Ana Sílvia Couto de Abreu.

2014

1.   Alessandra Perez. Tecnologia Educacional em questão. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2014.
Orientador: Ana Sílvia Couto de Abreu.
2.   Danilo Vizibeli. MOVIMENTOS DISCURSIVOS DA IMPLANTAÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS EM TABLETS NAS ESCOLAS PÚBLICAS PELO MEC. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2014.
Orientador: Ana Sílvia Couto de Abreu.
3.   Odinei Teixeira. DO ESPAÇO VIRTUAL AOS DISCURSOS POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): IDEOLOGIAS E INTERFERÊNCIAS. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2014.
Orientador: Ana Sílvia Couto de Abreu.


Data de processamento: 12/10/2020 19:56:18