Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Metodologia de Ensino (DME)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Dissertação de mestrado


Número total de itens: 52

2020

1.   Aline Cristina da Silva Marrega. A relação entre Professor Coordenador e Professor Iniciante: possíveis contribuições para a Prática Docente. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
2.   Bianca Carolina Marcasso Rossi. Professoras Iniciantes da Educação Infantil: uma análise da constituição da profissionalidadade docente. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
3.   BÁRBARA CRISTINA FRASSETTO CANGIANI. Aprender fazendo e vivenciando: processos educativos na oficina pedagógica de capoeira no núcleo de apoio pedagógico “Guido Dante”. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone.
4.   Fernanda Lopes Erlo. (em construção). Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pos-Graduacao Profissional em Educacao) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Isadora Valencise Gregolin.
5.   Ronaldo Peres. (em construção). Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pos-Graduacao Profissional em Educacao) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Isadora Valencise Gregolin.
6.   Rosanna Maria Araújo Andrade Silva. O "DESINTERESSE" EM FÍSICA: UMA INVESTIGAÇÃO ORIENTADA PELO OLHAR DO ALUNO. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Carolina Rodrigues de Souza.
7.   Vanessa Vial. Formação dos gestores escolares dos anos iniciais. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Renata Prenstteter Gama.

2019

1.   Alessandra Fernandes Alves. Educação da/na diversidade em CIências Exatas. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Carolina Rodrigues de Souza.
2.   CRISTIANE MININEL DA SILVA. USO DE ANIMAÇÕES, JOGOS MANIPULATIVOS E DIGITAIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS. Dissertação (Mestrado profissional em Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
3.   Cristiane Santiago de Oliveira. A assembléia estudantil na educação básica para a construção do discurso argumentativo e da autonomia. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Douglas Aparecido de Campos.
4.   Daniela Ávila. ?Inserção profissional do coordenador pedagógico: percursos e experiências na rede pública municipal de ensino de Sorocaba?. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pos-Graduacao Profissional em Educacao) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientadores: Isadora Valencise Gregolin, Renata Prenstteter Gama.
5.   Daniele Fernanda Roberto. Desenhos da Africa e filosofia da etnomatemática. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Denise Silva Vilela.
6.   Debora Andrade Chagas Martins. Práticas pedagógicas inovadoras no Ensino Médio: em busca do combate ao racismo. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Douglas Aparecido de Campos.
7.   Denise Viola Dalpino Iezzi. Um olhar sobre as contribuições dos meios tecnológicos dentro do processo de gestão democrática e participativa na educação. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Douglas Aparecido de Campos.
8.   Diego Figueiredo. Química na História: uma proposta de curso para o Ensino Médio. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de pós-graduação profissional em educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Paulo Sergio Bretones.
9.   Diogo Oliveira da Silva. ESTATUTO DAS FÓRMULAS ROTINEIRAS ENCABEÇADAS POR “COMO” PELO OLHAR DA LINGUÍSTICA FUNCIONAL. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Joceli Catarina Stassi-Sé.
10.   Florença Freitas Silvério. A educação das relações étnico-raciais em livros didáticos de Biologia: um recorte histórico. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2019.
Orientador: Douglas Verrangia Corrêa da Silva.
11.   Flávia Baldacini Navarro Rodrigues. Avaliação na aula de música? Estudo de múltiplos casos com professores de São Carlos. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Fernando Stanzione Galizia.
12.   Gustavo Ferraz de Barros. A utilização de História em Quadrinhos no Ensino de Ciências (título provisório). Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Alice Helena Campos Pierson.
13.   Juliana Aparecida Pereira. Processos Formativos de Estagiários de Educação Física. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
14.   Juliana Aparecida Purificação de Sousa. Formação da equipe gestora das escolas de Educação infantil. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Renata Prenstteter Gama.
15.   Lígia Leite Ribeiro de Oliveira. BNCC e professoras da educação infantil: um embate profissional. Dissertação (Mestrado profissional em PPGPE) - UFSCar, . Início: 2019.
Orientador: Marcia Regina Onofre.
16.   Raphael Cyrillo Ruiz Sanches. PIBID-UFSCar: contribuições para a formação inicial de professores de Matemática. Dissertação (Mestrado profissional em Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
17.   Stephanie Gonçalves Pereira. PIBID e Formação Docente: uma análise das contribuições do programa na atuação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado profissional em PPGPE) - UFSCar, . Início: 2019.
Orientador: Marcia Regina Onofre.
18.   Thaís Fernanda de Aquino Correia. Contribuições da estratégia de ensino interativa Gallery Walk para a aprendizagem de conteúdos de Ciências da Natureza. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Dulcimeire Aparecida Volante Zanon.
19.   Tiago Henrique Klengel Biasotto Mendes. Os impactos da construção da heteronormatividade no rendimento escolar de gays, lésbicas, travestis e transexuais: um estudo sobre a cartografia discente. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Douglas Aparecido de Campos.
20.   Vivian Maggiorini Moretti. A gestão escolar e o professor iniciante. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Renata Prenstteter Gama.

2018

1.   Catarina Roberta Rosseti. (em construção). Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pos-Graduacao Profissional em Educacao) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Isadora Valencise Gregolin.
2.   Drieli Camila Giangarelli. A Formação inicial da professora da educação infantil: uma análise da identidade docente. Dissertação (Mestrado profissional em PPGPE) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Marcia Regina Onofre.
3.   FABIANA RAQUEL PITA MOREIRA VAZ FERREIRA. ATUAÇÃO DE GESTORES DE GESTÃO EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO COM INDICES SATISFATÓRIOS NO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO (SARESP): um olhar para coletividade e colaboração. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Renata Prenstteter Gama.
4.   Fábio Carvalho Rodrigues. Roda de Samba na E. E. Narciso da Silva Cesar-Programa Ensino Integral - anos iniciais e os processos educativos presentes no tocar, cantar, e dançar no Projeto Concivência. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Fernando Stanzione Galizia.
5.   Giovanna Cristina Stoppa. As potencialidades do uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC) na formação inicial e os reflexos desse processo na atuação de professores(as) dos anos iniciais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado profissional em PPGPE) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Marcia Regina Onofre.
6.   Isabel Cristina Alves Cardoso Lamana. A temática consumismo infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Juliana Rink.
7.   Karen Adriana Godoy. A disciplina de artes na escola na perspectiva dos alunos. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Fernando Stanzione Galizia.
8.   Matheus Pinheiro Quibão. INVESTIGANDO AS CONCEPÇÕES CONCEITUAIS EM FÍSICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Carolina Rodrigues de Souza.
9.   Patricia Melo Silva de Almeida. O papel dos professores(as) alfabetizadores(as) na transição dos alunos da educação infantil para o Ensino fundamental: analisando ações de êxito no processo de ensino e aprendizagem Orientadora da. Dissertação (Mestrado profissional em PPGPE) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Marcia Regina Onofre.
10.   ROBERTO JEFFERSON THOMÉ. ATUAÇÃO DE PROFESSORES POLIVALENTES NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA ESCOLAS COM ALTOS ÍNDICES NAS AVALIAÇÕES EXTERNAS. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Renata Prenstteter Gama.
11.   Vivian Marina Barbosa Ramires. Jogos lúdicos em Química: um estímulo aos docentes e discentes da rede estadual de ensino. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Dulcimeire Aparecida Volante Zanon.

2017

1.   Ana Carolina Pietsche. A infância de mulheres cientistas: possíveis relações e reflexões. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Carolina Rodrigues de Souza.
2.   Barbara Alves dos Passos Craveiro. Em construção. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Fernando Stanzione Galizia.
3.   Carla Campos Batista da Silva. O Papel do Ensino de Filosofia no Ensino Médio para a cidadania. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Adriana Mattar Maamari.
4.   Milena de Souza. O Lugar do Ensino de Ciências na Escolha da Carreira Profissional de Jovens Negros. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Douglas Verrangia Corrêa da Silva.
5.   Quitéria Gomes de Oliveira. A influência da linguagem regional no processo de aprendizagem do aluno nordestino em escolas paulistas. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Douglas Aparecido de Campos.
6.   Rafael Ferraz Baptista. Masculinidades em Conflito: impactos no cotidiano escolar. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Josimeire Meneses Julio.
7.   Renan Marques de Oliveira. Formação Humana e Cidadã: a preservação da liberdade do homem social em Jean-Jacques Rousseau. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Adriana Mattar Maamari.

2016

1.   Fábio Pereira Mendes. A Pesquisa-Ação na Prática Pedagógica do Filosofar na Performance. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Filosofia da Universidade Federal de São Carlos: UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2016.
Orientador: Adriana Mattar Maamari.
2.   Gustavo Caetano Pozzi da Cunha. Tocqueville e a Democracia na América. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2016.
Orientador: Adriana Mattar Maamari.

2015

1.   Raquel da Rocha Conti. DIFERENTES MATERIALIDADES DISCURSIVAS: O OLHAR SOBRE TEXTOS MIDIÁTICOS. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2015.
Orientador: Ana Sílvia Couto de Abreu.

2014

1.   Licia Bosi Negri. COLEÇÕES DIDÁTICAS DO PNLD CAMPO 2016 ? UM DISCURSO EM ANÁLISE. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2014.
Orientador: Ana Sílvia Couto de Abreu.
2.   Natanailtom de Santana Morador. Michel de Montaigne: conversações sobre educação. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2014.
Orientador: Adriana Mattar Maamari.
3.   Thomas Lima Barcelos Ferreira. Modelização de variáveis e o processo ensino aprendizagem dos conceitos de potencial e campo elétrico no Ensino Médio ? reflexões de uma proposta. Dissertação (Mestrado profissional em Pós-Graduação de Ensino de Ciências Exatas) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2014.
Orientador: Carolina Rodrigues de Souza.

2009

1.   Carla Cristiane G. Lorenzato. Cinco décadas de ensino/aprendizagem de língua estrangeira (inglês) segundo narrativas de professores da rede oficial de ensino. Dissertação (Mestrado em PPGL - Programa de Pós-Graduação em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2009.
Orientador: Ademar da Silva.


Data de processamento: 12/10/2020 19:56:18