Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Metodologia de Ensino (DME)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Iniciação científica


Número total de itens: 22

2020

1.   André Longo de Faria. A cultura e a inovação da prática didática: estudo de caso de estagiário em tentativa de inovação. Iniciação científica (Graduando em Ciências Exatas Com Habilitação em Física) - Universidade de São Paulo, . Início: 2020.
Orientador: Márlon Caetano Ramos Pessanha.
2.   Ayana Cristina Anselmo Pereira. A reformulação do ensino: propostas Curriculares do Estado de São Paulo do ensino de matemática nos anos finais do ensino fundamental (2011 e 2020). Iniciação científica (Graduando em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
3.   Beatriz Zeferino. Panorama da educação inclusiva nas universidades: avanços recentes. Iniciação científica (Graduando em Física - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Márlon Caetano Ramos Pessanha.
4.   Caio Vinícius da Silva Barros. As inter-relações entre língua, cultura e sociedade com vistas ao entendimento do esperanto no Brasil. Iniciação científica (Graduando em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2020.
Orientador: Caroline Carnielli Biazolli.
5.   Franciele Santos Teixeira. O estudo de geometria esférica com alunos do Ensino Médio: cenário de investigação em sala de aula e a interdisciplinaridade. Iniciação científica (Graduando em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2020.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
6.   Gabriela Branco. Ser mulher em Ciências Biológicas e Exatas: encontros e desencontros nas narrativas de futuras professoras. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Carolina Rodrigues de Souza.
7.   Henrique Gonçalves de Souza. O Ensino de Física Moderna e Contemporânea: uma revisão a partir da análise de periódicos de Ensino de Física. Iniciação científica (Graduando em Física) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, . Início: 2020.
Orientador: Nilva Lucia Lombardi Sales.
8.   João Paulo Ramos. Os estereótipo culturais e os impactos na relação das crianças com a Ciência: um olhar para a questão de gênero. Iniciação científica (Graduando em Filosofia - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Pesquisa - Universal. Início: 2020.
Orientador: Carolina Rodrigues de Souza.
9.   Leonardo de Sá e Silva. Práticas Culturais e Tradicionais na Perspectiva dos Jovens e Anciões Pankararu. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Michel Pisa Carnio.
10.   Melanie Zambon Bueno. Possibilidades e limites do uso de tecnologias digitais para o ensino e aprendizagem de espanhol: experiências e reflexões de um grupo de professores durante a pandemia COVID-19. Iniciação científica (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Isadora Valencise Gregolin.
11.   Priscila Cristina Zambrano. Linguagem inclusiva: qual é o x da questão? - Definição e defesa. Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Caroline Carnielli Biazolli.
12.   Rebeca Figueiredo da Cunha. A performatividade docente em tempos de pandemia. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Carolina Rodrigues de Souza.
13.   Tamara Furlan Grigoletto. A inclusão de alunos surdos no ensino de física: um olhar desde a cultura escolar. Iniciação científica (Graduando em Física - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Márlon Caetano Ramos Pessanha.

2019

1.   André Luis Cachova do Nascimento. Cultura didática e emoções: um olhar sobre o ensino de física com tecnologias digitais. Iniciação científica (Graduando em Física - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Márlon Caetano Ramos Pessanha.
2.   Daniele Fabiane Coito. Educação científica em uma perspectiva crítica. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Denise de Freitas.
3.   Guilherme Henrique Messias. Uma relação entre filosofia e matemática: a geometria analítica e a de René Descartes. . Início: 2019.
Orientador: Denise Silva Vilela.
4.   Julio Miguel Domingues da Silva Alves. A evolução humana nas mídias sociais: representações e contribuições para a educação em Ciências. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2019.
Orientador: Douglas Verrangia Corrêa da Silva.
5.   Letícia Simonato. A CONTRIBUIÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NOS LIVROS PARADIDÁTICOS PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE EQUAÇÃO. Iniciação científica (Graduando em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
6.   Rafaela Fernandes Garcia. O ENSINO DE ÁLGEBRA NA PEDAGOGIA WALDORF. Iniciação científica (Graduando em Matemática - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
7.   Rodrigo Silva Harder. A importância da aprendizagem de conceitos químicos na educação infantil: uma proposta de ensino colaborativo com histórias ilustradas. Iniciação científica (Graduando em Química) - UFSCar, . Início: 2019.
Orientador: Marcia Regina Onofre.
8.   Tais Cristina Bertini. ENSINO DE GEOMETRIA PLANA PARA DEFICIENTES VISUAIS NO ENSINO MÉDIO. Iniciação científica (Graduando em Matemática - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.

2018

1.   Marcio Wesley do Nascimento Jeronimo. As potencialidades dos memoriais reflexivos na formação inicial de Licenciandos. Iniciação científica (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Marcia Regina Onofre.


Data de processamento: 12/10/2020 19:56:18