Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Metodologia de Ensino (DME)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Tese de doutorado


Número total de itens: 84

2020

1.   Betina Cambi. O Professor mediador-orientador ma Modelagem Matemática: movimentos de constituição de uma representação docente. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2020.
Orientador: Ademir Donizeti Caldeira.
2.   Mariana Machitte de Freitas. Gestão da Renda familiar de mulheres assentadas:Processos educativos e suas tensões. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone.
3.   Vivian Parreira da Silva. Jongo na escola: Contribuições para e na educação das relações etnico-raciais. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2020.
Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone.

2019

1.   Fernando Luís Pereira Fernandes. Letramentos na formação inicial de professores que ensinam Ciências e Matemática para escolas do campo. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
2.   Larissa Cristina de Arruda Oliveira. Letramento crítico e ensino de espanhol: questões teórico-práticas no contexto dos institutos federais.. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduacão em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Isadora Valencise Gregolin.
3.   Luzia Barbosa Fernandes. A Educação financeira no Brasil: gênese, instituições e a produção da doxa. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Denise Silva Vilela.
4.   Rafael Siqueira Silva. Um estudo sobre o movimento lógico-histórico do conceito de Continuidade. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
5.   Vânia Cristina da Silva Rodrigues. Atividades Acadêmico-Científico-Culturais nos cursos de Licenciatura em Matemática da UNESP: estratégia de disputa no campo. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Denise Silva Vilela.

2018

1.   Ana Luiza Salgado Cunha. EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS: (DES)ENCONTROS COM A EDUCAÇÃO POPULAR. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone.
2.   Cristiane Nordi. Espanhol para alunos brasileiros: estratégias de aprendizagem sugeridas pelas orientações ao professor do livro didático Cercanía Joven.. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduacão em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Isadora Valencise Gregolin.
3.   Inez Reptton Dias. Contribuições do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências para o desenvolvimento profissional de professores: um estudo de caso. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Denise de Freitas.
4.   Maria Carolina Machado Magnus. Modelagem Matemática na peerspectiva Bauniana. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Ademir Donizeti Caldeira.
5.   Waleria Andrade Martins. Práticas de objetivação e subjetivação docente: estratégias de saber-poder no contexto do PIBID. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Denise Silva Vilela.

2017

1.   Carla Maluf Tomazella. Relações entre currículo, identidade e prática profissional em início de carreira de egressos do curso de Letras da UFSCar.. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduacão em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Isadora Valencise Gregolin.
2.   Caroline Mendes dos Passos. Condições de Produção e Legitimação da Etnomatemática. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Denise Silva Vilela.
3.   Ethel Silva de Oliveira. A educação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. 2017.
Orientador: Denise de Freitas.
4.   Jefferson Adriano Neves. INTERAÇÕES DISCURSIVAS, PRÁTICAS EPISTÊMICAS E A CONSTRUÇÃO DE MODELOS EXPLICATIVOS NO ENSINO DE FÍSICA MODERNA. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Alice Helena Campos Pierson.
5.   Joana Brás Varanda Marques. Educação Não-Formal e Divulgação de Astronomia no Brasil: Atores e Dinâmica da área na Perspectiva da Complexidade. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Denise de Freitas.
6.   José Vilani de Farias. O Profmat e as relações distintivas no campo da matemática. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Denise Silva Vilela.
7.   Silvia Cristina Binsfeld. O Ensino de Ciências na Perspectiva Interdisciplinar: Ações e Implicações. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Alice Helena Campos Pierson.

2016

1.   Ellen de Lima Souza. Experiências de Infâncias com Produções de Culturas no Ilê Axé Omo Oxé Ibá Latam. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone.
2.   Hélio Simplicio Rodrigues Monteiro. O ensino de matemática na Educação Escolar Indígena: (Im)Possibilidades de Tradução. Tese (Doutorado em Programa Multiunidades em Ensino de Ciências e Mat) - Universidade Estadual de Campinas, . 2016.
Supervisor: Denise Silva Vilela.
3.   Kergilêda Ambrosio de Oliveira Mateus. O convivio Escolar: Implicações da luta pela terra na alfabetização de adultos do Assentamento Rural Santa Helena. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone.
4.   Lucas da SIlva Maia. Para quê estudar isso? A relação com o saber na aprendizagem de física. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Alice Helena Campos Pierson.
5.   Mariana dos Santos. As contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a construção de saberes sobre a docência: o caso do PIBID-Biologia na Universidade Federal de São Carlos. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Denise de Freitas.
6.   Mariana Rodrigues Pezzo. Formação de Professores para leitura crítica de mídia como estratégia para abordagem dos meios de comunicação na Educação em Ciências. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Alice Helena Campos Pierson.
7.   Raimundo Santos de Castro. A ETNOMATEMÁTICA DAS COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBOS DO MUNICIPIO DE ALCÂNTARA ESTADO DO MARANHÃO. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, FAPEMA. 2016.
Orientador: Ademir Donizeti Caldeira.
8.   Rogerio Marques Ribeiro. Conhecimento Didatico Matemático para o Ambiente de Ensino de Modelagem. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Ademir Donizeti Caldeira.
9.   Tárcio Minto Fabrício. A cidade educadora e o enfoque CTS: as articulações possíveis a partir dos professores de ciência em formação. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Denise de Freitas.

2015

1.   Amauri Jersi Ceolim. Modelagem Matemática: obstáculos e dificuldades em suas aplicações em sala de aula. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Ademir Donizeti Caldeira.
2.   Mariana Dias da Silva. O Estágio supervisionado na formação inicial de professores de Ciências e Biologia: sua função e configuração em universidades federais nacionais. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Denise de Freitas.
3.   Paulo Henrique Leal. Processos Educativos construídos com participantes do projeto vivências em atividades diversificadas de lazer. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone.
4.   Talita Secorun dos Santos. Atividade Orientadora de Ensino de geometrias na perspectiva lógico-histórica: unidade entre ensino e aprendizagem na formação inicial de professores de matemática. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.

2014

1.   Alexandra Marselha Siqueira Pitolli. A formação inicial de professores de Ciências e Biologia: uma análise a partir da visão de licenciandos de uma universidade pública. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Denise de Freitas.
2.   Chrisley Bruno Ribeiro Camargos. Modelagem Matemática e suas relações com o ensino de Música. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Ademir Donizeti Caldeira.
3.   Débora Monteiro do Amaral. Mulheres da Reforma Agraria na educação: os significados em ser pedagogas da terra. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone.
4.   Everaldo Silveira. A Modelagem na Educação Matemática na perspectiva CTS. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Ademir Donizeti Caldeira.

2013

1.   Cae Rodrigues. Ambientalização curricular da Educação Física no contexto da pesquisa acadêmica e dos ensino superior. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Denise de Freitas.
2.   Christiana Andréa Vianna Prudêncio. Perspectiva CTS em Estágios Curriculares em Espaços de Divulgação Científica: contributos para a formação inicial de professores de Ciências e Biologia. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Denise de Freitas.
3.   Rita de Cássia Bortoletto Santos. A nova proposta curricular do estado de São Paulo para a disciplina de Ciências no Ensino Fundamental II: olhares sobre sua implantação. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Alice Helena Campos Pierson.

2012

1.   Elisangela Matias Miranda. Tendências das perspectivas Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) nas áreas de Educação e Ensino de Ciências: uma análise a partir de teses e dissertações. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Denise de Freitas.
2.   Rosa Maria Castilho Martins. Mulheres aprendem com mulheres: Diálogo intergeracional sobre a prática de amamentar e os cuidados com o bebê. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone.
3.   Sandra Fazionato Ruffino. A construção de espaços de Ciências na Educação Infantil. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Alice Helena Campos Pierson.
4.   Tiago Emanuel Klüber. Uma metacompreensão da Modelagem Matemática na Educação Matemática?. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ensino Ciência e Tecn) - Universidade Federal de Santa Catarina, . 2012.
Orientador: Ademir Donizeti Caldeira.

2011

1.   Frederico Augusto Toti. Educação Científica e Cidadania:os diferentes significados e funções do conceito de cidadania nas pesquisas em ensino de ciências. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Alice Helena Campos Pierson.
2.   Luci Terezinha Marchiori dos Santos Bernardi. Formação continuada em Matemática do professor indigena Kaingang: enfrentamentos na busca de um projeto educativo. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, . 2011.
Orientador: Ademir Donizeti Caldeira.
3.   Luisa Dias Brito. A configuração da "prática como componente curricular" nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas das universidades estaduais da Bahia. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Denise de Freitas.

2010

1.   Maria das Graças Monte. Trajetórias de docentes universitários com a temática ambiental: do mito de origem às ações no campo ambiental. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2010.
Orientador: Denise de Freitas.

2009

1.   Carolina Rodrigues de Souza. A ciência na eduacação infantil: uma análise a partir dos projetos e reflexões desenvolvidos por educadoras infantis. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2009.
Orientador: Alice Helena Campos Pierson.

2008

1.   Ana Beatriz Cabral. O texto, o contexto e o pretexto - o ensino de Literatura após a reforma do Ensino Médio. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, . 2008.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
2.   Carmen Roselaine de Oliveira Farias. A produção da política curricular para a educação superior diante do acontecimento ambiental: problematizações e desafios. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2008.
Orientador: Denise de Freitas.
3.   José Euzébio de Oliveira Souza Aragão. Políticas de Avaliação do Ensino Superior: o curso de administração em questão. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.

2007

1.   Alessandra Pavesi. A ambientalização da formação do Arquiteto: o caso do curso de Arquitetura e Urbanismo da escola de Engenharia de São Carlos (CAU, EESC-USP). Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007.
Orientador: Denise de Freitas.
2.   Célia Regina Batista dos Santos. Desenvolvimento profissional de professores de Geografia: contribuições de um grupo de estudos sobre o ensino da localidade. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
3.   Evandro Antonio Bertoluci. Formação continuada online de professores dos anos iniciais: contribuições para a ampliação da base de conhecimento para o ensino de Geometria. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
4.   Marcos Lopes de Souza. Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE):anseios, conjunturas e contornos de inovações curriculares em movimento. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Denise de Freitas.
5.   Marcos Rogério Neves. O professor de Matemática, seus saberes e suas necessidades em relação a sua disciplina: um estudo de caso. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Alice Helena Campos Pierson.

2006

1.   Marcos Daniel Longhini. Ensinando a ensinar ou vivendo para aprender: interação entre os conhecimentos de um professor atuante e de um aspirante, como subsídio para aprendizagem da docência. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006.
Orientador: Dácio Rodney Hartwig.
2.   Maria Cleonice Barbosa Braga. Aprender e ensinar Geografia: a visão de egressos do curso de Pedagogia da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana, BA). Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2006.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
3.   Silvia Regina Quijadas Aro Zuliani. Prática de ensino de Química e metodologia investigativa: uma leitura fenomenológica a partir da semiótica social. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006.
Orientador: Dácio Rodney Hartwig.

2005

1.   Dulcimeire Aparecida Volante Zanon. Ensinar e aprender ciências no ensino fundamental com atividades investigativas: enfoque no Projeto ABC na Educação Científica - Mão na Massa. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2005.
Orientador: Denise de Freitas.
2.   Eliane Portalone Crescenti. Os professores de matemática e a geometria: oiniões sobre a área e seu ensino. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
3.   Isabela Custódio Talora Bozzini. A construção do espaço coletivo escolar: três estudos sobre o Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC). Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2005.
Orientador: Denise de Freitas.
4.   Marcia Rozenfeld Gomes de Oliveira. Projeto de Parceria entre Universidade e Escola Pública Estadual de Ensino Médio: Limites e Possibilidades. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2005.
Orientador: Denise de Freitas.

2004

1.   Cleidilene Ramos Magalhães. Escola e famílias: mundos que se falam?. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2004.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.

2003

1.   Andrea Coelho Lastória. Aprendizagem profissional de professores do ensino fundamental: o Projeto Atlas. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2003.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
2.   Claudia Aparecida Stefane. Professores de Educação Física: diversidade e pr[aticas pedag[ogicas. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
3.   Filomena Maria de Arruda Monteiro. Sobre o que narram as professoras de séries iniciais em seus percursos e processos de desenvolvimento profissional: uma experiência de formação no curso de Licenciatura em Pedagogia. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
4.   Leila Leane Lopes Leal. O brincar da criança pré-escolar: estudo de caso em uma Escola Municipal de Educação Infantil.. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2003.
Orientador: Itacy Salgado Basso.
5.   Maria Inês Crnkovic Octaviani. As concepções de educar das profissionais de Educação Infantil: um ponto de partida para a formação continuada na perspectiva histórico-cultural.. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003.
Orientador: Itacy Salgado Basso.
6.   Maria José Lenharo Morgado. Formação de Proefssores de Matemática para o uso pedagógico de planilhas eletrônicas de cálculo: análise de um Curso a Distância via internet. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.

2002

1.   Vanderlei Rodrigues Gregolin. O conhecimento matemático escolar: operaçoes com Números Naturais (e adjacências) no ensino fundamental. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.

2001

1.   Maria Aparecida MELLO. A atividade mediadora nos processos colaborativos de educação continuada de professores: Educação Infantil e Educação Física. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2001.
Orientador: Itacy Salgado Basso.
2.   Maria do Socorro Craveiro de Albuquerque. Formação de professores indígenas e o Projeto de Autoria do Acre. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2001.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
3.   Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira. 'Na escola se aprende de tudo...' - Os saberes escolares nas visões dos alunos. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2001.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.

2000

1.   Leila Pio Mororó. Rede UNEB 2000: da euforia ao espanto, as contradições se estabelecem. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2000.
Orientador: Itacy Salgado Basso.

1999

1.   Ana Dorziat Barbosa de Mélo. Concepções de surdez e de escola: ponto de partida de um pensar pedagógico em escola pública de surdos. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1999.
Orientador: Itacy Salgado Basso.
2.   Elizabeth Márcia Martucci. O Conhecimento Prático do Bibliotecário de Referência. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1999.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.

1998

1.   Irene Conceição Rangel Betti. Educação Física e Ensino Médio: Analisando Um Processo de Aprendizagem Profissional. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1998.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
2.   Maristela Angotti. Aprendizagem Profissional: Os Primeiros Passos No Magistério Pré-Escolar. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1998.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
3.   Roseli Rodrigues de Mello. Os Saberes Docentes e A Formação Cotidiana Nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1998.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.

1997

1.   Luis Carlos Canêo. Formação Profissional Inicial de Psicólogos: Aspectos Curriculares e Práticas Pedagógicas. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1997.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.

1996

1.   Emilia Freitas de Lima. Começando A Ensinar. Começando A Aprender?. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1996.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
2.   Maria Regina Guarnieri. Começando A Ensinar e A Aprendizagem Na Profissão: O Caso dos Professores Iniciantes. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1996.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.


Data de processamento: 12/10/2020 19:56:18