Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Metodologia de Ensino (DME)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Dissertação de mestrado


Número total de itens: 259

2020

1.   Adenilson Cardoso dos Santos Rocha. TRANSPARÊNCIA E OPACIDADE NA MARCAÇÃO DE PLURAL DO SN NA LUSOFONIA SOB A PERSPECTIVA DA GDF. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2020.
Orientador: Joceli Catarina Stassi-Sé.
2.   Adriana Costa de Souza. Representações de estudantes de uma comunidade ribeirinha sobre a Floresta Amazônica. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Douglas Verrangia Corrêa da Silva.
3.   André Vendrame Zovadelli. Letramento crítico no ensino de língua espanhola: reflexões sobre um livro didárico do PNLD. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Isadora Valencise Gregolin.
4.   Danielle Rita dos Santos. História de vida e constituição dos sujeitos: os alunos em situação de deficiência e a área de Ciências Naturais, Exatas e Tecnológicas. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientadores: Carolina Rodrigues de Souza, Márlon Caetano Ramos Pessanha.
5.   Fabiana de Freitas Batista. Youtube como ambiente virtual de ensino e aprendizagem: características de aulas-live de espanhol. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2020.
Orientador: Isadora Valencise Gregolin.
6.   Gabriela Guerreiro Guimarães. O lúdico e a matemática na educação infantil: o papel das interações no processo de formação de nexos conceituais do número. Dissertação (Mestrado em Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2020.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
7.   Miriã Martins de Brito. Pedagogia Hospitalar: Revisão integrativa de Pesquisas Qualitativas. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone.
8.   Natan Pires da Silva Neto. Astronomia e Educação Ambiental: uma proposta na busca pela consciência planetária. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação profissional em educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2020.
Orientador: Paulo Sergio Bretones.
9.   Rafael Martins. Etnomodelagem - Modelagem Matemática no interioir de uma comunidade rural sustentável. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2020.
Orientador: Ademir Donizeti Caldeira.
10.   Rafaela Thais Gomes Grossi Bolito. O celular na escola: desafios nas aulas de Língua Portuguesa. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos-Graduacao Profissional em Educacao) - Universidade Federal de São Carlos, . 2020.
Orientador: Isadora Valencise Gregolin.
11.   Tamires Cristina de Souza. As Representações Sociais de Ciência: Um estudo a partir de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Douglas Verrangia Corrêa da Silva.
12.   Victor Souza Lyra. Práticas de observação astronômica no ensino médio: uma proposta de sequência didática para uso de telescópio remoto. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação profissional em educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2020.
Orientador: Paulo Sergio Bretones.

2019

1.   Adriana Cícera Amaral Fâncio. O ensino de língua portuguesa no Brasil: discursos materializados em documentos oficiais e atualizados pelos PCN e pela BNCC.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos-Graduacao Profissional em Educacao) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Isadora Valencise Gregolin.
2.   Aline Mesquita. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NUMA PERSPECTIVA DE ENSINO E APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Renata Prenstteter Gama.
3.   Ana Beatriz Matilde da Silva. Mulheres na Capoeira: Resistência dentro e fora da roda. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone.
4.   Andréia Barboza Braga. Professoras de berçário: uma análise sobre os saberes que embasam as práticas pedagógicas. Dissertação (Mestrado em PPGE - Programa de Pós Graduação em Educação) - UFSCar, . 2019.
Orientador: Marcia Regina Onofre.
5.   Antonio Carlos Arantes. Atuação de equipes gestoras para o ensino da matemática nos anos iniciais. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Renata Prenstteter Gama.
6.   Caio Henrique Silveira da Silva. Passeios pedagógicos: uma análise das potencialidades educativas dessas ações na aprendizagem dos alunos do ensino fundamental de uma rede municipal do interior paulista. Dissertação (Mestrado em PPGPE) - UFSCar, . 2019.
Orientador: Marcia Regina Onofre.
7.   Jaqueline Graciano Dias. Aula de arte no ensino médio: o ensino de meios audiovisuais em uma perspectiva intercultural. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Fernando Stanzione Galizia.
8.   Leonardo Monteiro. FORMAÇÃO CONTINUADA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO E O TRABALHO COM OS PROFESSORES ESPECIALISTAS. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Renata Prenstteter Gama.
9.   Livia Aceto Ferraz dos Santos. CARACTERIZAÇÃO DE INTERATIVIDADE EM MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIA A PARTIR DE TESES BRASILEIRAS de ciências. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Alice Helena Campos Pierson.
10.   Milena de Souza. O lugar do ensino de ciências na escolha da carreira universitária de jovens negros. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Douglas Verrangia Corrêa da Silva.
11.   Rafael Santos. Um retrato dos sentidos pessoais de bolsistas egressos do PIBID/Educação Especial/UFSCar a partir da escrita de portfólios. Dissertação (Mestrado em Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
12.   Sara Camelucci Carrocine Tognon. Divulgação Científica voltada para o Público Infantil – uma análise a partir de programas televisivos. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Alice Helena Campos Pierson.

2018

1.   Alessandra de Fátima Alves Silva. Formação continuada para o pedagogo atuante no interior do estado de São Paulo: sentidos explicitados por professores da Educação Infantil sobre os cursos de Matemática. Dissertação (Mestrado em Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
2.   Alessandra Miguel Kapp. Objetos educacionais digitais no livro didático de Biologia: um estudo sobre o seu papel para a disciplina escolar. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Denise de Freitas.
3.   Amanda Ribeiro Pinto. A Avaliação do estudante em atividades de Modelagem Matemática: o que as pesquisas apontam?. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Ademir Donizeti Caldeira.
4.   Anderson José de Paula. O projeto didático de gênero no trabalho com o artigo de opinião: dos documentos oficiais às práticas de produção textual. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Joceli Catarina Stassi-Sé.
5.   Beatriz Derisso Faitanini. A motivação de alunos na preparação e demonstração de experimentos para a divulgação de Química: um olhar a partir da teoria da autodeterminação. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação profissional em educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Paulo Sergio Bretones.
6.   Carlos Eduardo da Silva. Os direitos das crianças e dos adolescentes no cotidiano dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Juliana Rink.
7.   Carolina Alves de Oliveira. O papel do coordenador Pedagógico na formação em serviço dos docentes do ensino fundamental II: uma análise dessa parceria em uma rede municipal do interior paulista. Dissertação (Mestrado em PPGPE) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Marcia Regina Onofre.
8.   Celso Luiz Mattos. Luz, Câmera, Ciência: A Ficção Científica como mediadora da discussão sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade na sala de aula. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Alice Helena Campos Pierson.
9.   Claudia Roberta Kull. Problematizar situações de ensino e desenvolver habilidades cognitivas: estudo sobre a importância das folhas para a planta e o ambiente. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Dulcimeire Aparecida Volante Zanon.
10.   Denise Sims. A formação de Professores de Educação Física no Programa Residência Pedagógica: desafios e possibilidades. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
11.   Flávia Costa Prazeres. O que ensinam os professores de música na escola: um estudo no Sistema Municipal de Ensino de São Carlos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Fernando Stanzione Galizia.
12.   Hilda Ciriaco de Lima. A FORMAÇÃO CONTINUADA E OS CONHECIMENTOS DA PRÁTICA DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Renata Prenstteter Gama.
13.   José Ferrari Júnior. A Formação Continuada de Professores para a Educação Profissional Tecnológica nível médio.. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Juliana Rink.
14.   Marco Antonio Teotônio de Castro. A evolução humana na disciplina de Biologia e as relações étnico-raciais: aprendizagens a partir de uma intervenção educativa. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. 2018.
Orientador: Douglas Verrangia Corrêa da Silva.
15.   Milena Ribeiro Silveira. Concepções sobre a avaliação e constituição da profissionalidade docente: estudo de caso em um contexto de ensino de língua espanhola. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos-Graduacao Profissional em Educacao) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Isadora Valencise Gregolin.
16.   Mônica Bandecchi da Fonseca Vieira. Astrofísica Estelar para o Ensino Médio: Análise de uma proposta. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia) - Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, . 2018.
Supervisor: Paulo Sergio Bretones.
17.   Priscila Vandrea Camargo Duarte Romani. Os impactos do uso de estratégias de ensino híbrido para o ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em PPGPE) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Marcia Regina Onofre.
18.   Ronan Ahmad Juste Ayoube. Professores de educação física da rede pública diante da deficiência auditiva: Formação continuada para prática reflexiva. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Douglas Aparecido de Campos.
19.   Simone Uchôas Guimarães. Sentidos e significados a partir de práticas de geometria na perspectiva lógico-histórica explicitados por estudantes do 6º ano em situações desencadeadoras de aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
20.   Tassya Hemília Porto Bernardo. A entrada na carreira docente: o que dizem as narrativas de professores de Ciências e Biologia. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Denise de Freitas.

2017

1.   Adriana Maria D'Arezzo Pessente. A formação do professor protagonista no Programa Ensino Integral de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Renata Prenstteter Gama.
2.   Ana Karina Marmorato Gomes. Jogos no ensino de matemática: um estudo de teses e dissertações com a perspectiva histórico-cultural. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação profissional em educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Supervisor: Paulo Sergio Bretones.
3.   Andrea do Amaral Carvalho Bezerra. O átomo em foco: entendendo sua teoria a partir de uma situação de ensino. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Dulcimeire Aparecida Volante Zanon.
4.   Bruna Cristina Carvalho Gomes. Processo de reflexão colaborativo sobre a prática docente: estudo do sistema planetário no Ensino Fundamental I na perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Dulcimeire Aparecida Volante Zanon.
5.   Carlos Alexandre do Nascimento. A construção de conceitos sobre a pequenez humana: astronomia em aulas de filosofia no ensino médio. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação profissional em educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Paulo Sergio Bretones.
6.   Elise Dessotti. A CONSTITUIÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR EM INÍCIO DE CARREIRA: PERCEPÇÕES DOS EGRESSOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UFSCar -SOROCABA. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Renata Prenstteter Gama.
7.   Elizandra Paulino dos Santos. Textos de Divulgação científica em aulas de genética na educação básica. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Denise de Freitas.
8.   Emike Luzia Pereira Correia. O Estágio Supervisionado em Cursos de Licenciatura: Contribuições para formação de um professor crítico reflexivo. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Denise de Freitas.
9.   Everaldo Gomes Leandro. O papel do grupo no processo de significação de licenciandos e professores da Educação Básica sobre a organização do ensino de Matemática na perspectiva lógico-histórica. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
10.   Fabiana Marcasso. Professor de inglês e o livro didático: concepções teóricas presentes nas orientações do Manual do Professor da coleção “Take Overquot;. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos-Graduacao Profissional em Educacao) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Isadora Valencise Gregolin.
11.   Juliana Cristina Correa. "Bagulho do pensamento": a relação com o saber de jovens estudantes do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Denise de Freitas.
12.   Maria Angélica Chagas Ferreira. O processo de construção da identidade do diretor de escola. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Douglas Aparecido de Campos.
13.   Marília Rubino de Oliveira Santini. Os processos formativos dos professores de Educação Física nas ações de formação continuada em serviço: o horário de trabalho pedagógico coletivo de área. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
14.   Melissa Guermandi. Interação no ensino de língua espanhola : análise das orientações do Manual do professor e das atividades do livro Cercanía Joven. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduacão em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Isadora Valencise Gregolin.
15.   Neichelli Fabrício Langona. O TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO FRENTE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Renata Prenstteter Gama.
16.   Ramon Mattos Camara. Profissionalização docente: o sindicato como espaço formativo. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Douglas Aparecido de Campos.
17.   Silvana Duarte. Saberes docentes pressupostos pelas orientações de um Manual do professor: aspectos políticos e pedagógicos da formação de professores de espanhol. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos-Graduacao Profissional em Educacao) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Isadora Valencise Gregolin.
18.   Thalyse Santana Pereira. Se a Saúde Fosse Nossa: processos educativos na construçãoda política municipal de práticas integrativas e complementares e educação popular em saúde de São Carlos-SP. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone.
19.   Tiago Ribeiro dos Anjos. A CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE VIDA DE ADOLESCENTES E A ESCOLA NO CONTEXTO DO ENEM. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Douglas Verrangia Corrêa da Silva.
20.   Vanessa Alves de Almeida Cruz. O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM GRUPOS DE PESQUISA. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Renata Prenstteter Gama.
21.   Victor Travagin Sanches. ANÁLISE DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM UM CURSO DE LABORATÓRIO DE FÍSICA QUE UTILIZA MATERIAL BASEADO NOS TUTORIAIS EM FÍSICA INTRODUTÓRIA. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Josimeire Meneses Julio.

2016

1.   Ana Elisa S. C.S. Ferreira. Sistemas de gestao de aprendizagem e o professor do século XXI - UMA ANÁLISE DISCURSIVA DOS EFEITOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DO IMAGINÁRIO DOCENTE. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Ana Sílvia Couto de Abreu.
2.   Anderson Cinati. Escola, Consumo e Projetos de Vida na visão de jovens estudantes de escolas públicas e privadas. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Douglas Verrangia Corrêa da Silva.
3.   Flávia Rossi Maciel. Uma proposta didática sobre plantas medicinais nos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Dulcimeire Aparecida Volante Zanon.
4.   Higor Thiago F. R. Gomes. As influências das noves tecnologias sobre os processos de ensino e de aprendizagem nas aulas de dança na Educação Física. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Douglas Aparecido de Campos.
5.   Maria Renata Campanha Turatti. A reflexão sobre a prática docente como fundamento para o desenvolvimento profissional: o caso da escola de educadores. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
6.   Patricia Ribeiro Tempesta Bertochi. PERCEPÇÕES DOS DIRETORES DE ESCOLA SOBRE SUAS ATRIBUIÇÕES: UM OLHAR PARA A REDE MUNICIPAL DE ARARAQUARA. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Renata Prenstteter Gama.
7.   Paula Cristina da Silva Gonçalves Simon. Ensino de astronomia para os anos iniciais: uma proposta a partir da observação da Lua. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação profissional em educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Paulo Sergio Bretones.
8.   Paulo Henrique de Queiroz. Aprendizagem de Licenciandos de Matemática a partir de práticas vivenciadas em um grupo de pesquisa educacional. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Renata Prenstteter Gama.
9.   Renato Peron da Silva. Conservação da energia mecânica: uma sequência didática utilizando simulações e atividades diversificadas. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Márlon Caetano Ramos Pessanha.
10.   Rodrigo de Almeida Simon. Do geocentrismo à gravitação universal: uma proposta de sequência didática para o ensino médio. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Márlon Caetano Ramos Pessanha.
11.   Salma Maria Lemes Martins. Atividades de Campo no Ensino de Biologia. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Josimeire Meneses Julio.
12.   Victor Cherubin Alves. As relações com saberes de Biologia explicitadas pelos alunos do Ensino Médio no contexto escolar: uma visão sociocultural. Dissertação (Mestrado em Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. 2016.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
13.   Ádria Ramos Lustosa Nakamura. Acesso aberto e recursos educacionais - Análise de um discurso oficial -. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Ana Sílvia Couto de Abreu.

2015

1.   Adriana Pilla. Docência em língua espanhola: sentidos produzidos pela publicidade de escolas de idiomas.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduacão em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Isadora Valencise Gregolin.
2.   Ana Paula Rodrigues Sanches. O mal-estar docente no contexto escolar a partir das percepções dos professores. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Renata Prenstteter Gama.
3.   Ana Rosa Leme Camargo. ESCRITA NO ESPAÇO DIGITAL ? CRIAÇÃO E ATRIBUIÇÃO DE AUTORIA EM FANFICTIONS. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Ana Sílvia Couto de Abreu.
4.   Andrea Antunes Lemo Vieira. A disciplina eletiva dos barracos às mansões: relações com os sabres. Dissertação (Mestrado em Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
5.   Betina Cambi. Educação CTS em Livros Didáticos: da analise à aproximação com a Modelagem Matemática. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Ademir Donizeti Caldeira.
6.   Bruna Dalle Prane. Democracia e diálogo na escolha do tema na Modelagem Matemática. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Ademir Donizeti Caldeira.
7.   Carmem Eliana Garcia. O gênero artigo de opinião: uma proposta para a educação de jovens e adultos. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Joceli Catarina Stassi-Sé.
8.   Ederson Pinheiro. A Física do Esporte: O desenvolvimento e análise de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS).. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação de Ensino de Ciências Exatas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Carolina Rodrigues de Souza.
9.   Eliana Alves Arxer. O ensino de Matemática na perspectiva CTS: ações e reflexões de uma professora. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Dulcimeire Aparecida Volante Zanon.
10.   Emerson de Souza Silva. Desenvolvimento Curricular de Matemática nos anos iniciais na perspectiva do professor e do coordenador: um estudo do projeto EMAI de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. 2015.
Orientador: Renata Prenstteter Gama.
11.   Gabriela Brito Ortelan. Potencialidades das notícias das mídias de grande acesso sobre o Caso LHC para o ensino de Física de Partículas. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Alice Helena Campos Pierson.
12.   Geandro Cason de Oliveira. Processo de elaboração de uma matriz curricular: especificidades do ensino e aprendizagem de língua espanhola no CEL-São Carlos. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos-Graduacao Profissional em Educacao) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Isadora Valencise Gregolin.
13.   Humberto Alves Gonçalves. A abordagem dos temas controversos sócio científicos como perspectiva metodológica para a articulação entre Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) no ensino de física. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Josimeire Meneses Julio.
14.   Jose Claudio Vasconcelos da Silva. ANÁLISE DISCURSIVA DOS COMENTÁRIOS: TEXTUALIZAÇÃO E HISTORICIDADE DO / SOBRE O MARCO CIVIL DA INTERNET.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Ana Sílvia Couto de Abreu.
15.   João Paulo Rezende. Sentidos e significados manifestos por licenciandos e pós-graduandos ao produzirem atividades de ensino de Matemática na perspectiva lógico-histórica. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
16.   Juliana Carolina Prata Vieira. Processos formativos de iniciação à docência de professores de Educação Física. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
17.   Karine Angélica de Deus. O recurso de demonstração em livros didáticos de diferentes níveis do ensino de matemática. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Denise Silva Vilela.
18.   Luciana Aleva Cressoni. DISCURSOS SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. 2015.
Orientador: Ana Sílvia Couto de Abreu.
19.   Maria Estela Maciel Freitas. Programa Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis: análise de uma experiência na Escola Estadual Antonio Padilha no munícipio de Sorocaba- SP.. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Denise de Freitas.
20.   Naila Fernanda Matielo Cavalcante. Problematizações a partir de situações emergentes do cotidiano: compreensões e possibilidades envolvendo práticas de contagem, de medida e de percepção espacial em turmas de crianças de quatro anos. Dissertação (Mestrado em Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
21.   Patricia Romão Ferreira. (Res)significação dos saberes docentes para a Educação Infantil a partir do diálogo com a Etnomatemática. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Renata Prenstteter Gama.
22.   Raphael Henrique Moreira. Proposta de uma sequência didática com o uso de recursos diversificados para o ensino e aprendizagem de tópicos específicos de Astronomia. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Márlon Caetano Ramos Pessanha.
23.   Regina Machado de Souza. O Cuidado à saúde na gestação: saberes e práticas de mulheres participantes de ação educativa em Unidade de Saúde da Família em Piracicaba-SP. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone.
24.   Rodrigo Caetano Ribeiro. Processos de iniciação à docência no estágio curricular supervisionado em Educação Física. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
25.   Solange Bonifácio. EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ESCOLA: TRAÇOS, LETRAS, CORES E VOZES DAS CRIANÇAS. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Douglas Verrangia Corrêa da Silva.
26.   Thaís Cosmo de Souza Santos. Escritas de licenciandos em Matemática, quanto à docência no contexto do PIBID. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
27.   Thiago Henrique Mello. Corpo e resistência: reflexões sobre tecnologia de poder e experiências de fuga. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Denise de Freitas.
28.   Túlio Ferneda. Concepções de Ciências em romances de ficção científica: uma análise comparativa. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Alice Helena Campos Pierson.
29.   Willians Gavioli da Silva. Limites e Possibilidades do uso da Webquest no Ensino de Física.. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação de Ensino de Ciências Exatas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Carolina Rodrigues de Souza.

2014

1.   Alexandre Robazzini. O Plano Nacional de Educação- PNE 2014-20124: cidadania no papel. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Denise Silva Vilela.
2.   Aline Germano Fonseca. O Paradoxo de Russell: potenciais contribuições para a formação do professor de matemática. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Denise Silva Vilela.
3.   Andreia Aparecida Arruda Oliveira. Uma análise da perspectiva investigativa em material didático de Ciências:coerência com a proposta pedagógica?. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Josimeire Meneses Julio.
4.   Daniela Scatolin. Matemática escolar e do cotidiano dos alunos do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Denise Silva Vilela.
5.   Danielli Ferreira Silva. Processo de Iniciação à Docência de professores de Matemática: olhares de egressos do PIBID-UFSCar. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Renata Prenstteter Gama.
6.   Diogenes Galdino Morais Silva. A Procura da Criança: sentimento e educação negativa em J-J.Rousseau.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Adriana Mattar Maamari.
7.   Douglas Carlos Vilela. Análise do desenvolvimento de elementos do pensar e do pensamento científico em atividades da disciplina de Instrumentação e Prática no Ensino de Física Clássica da UFSCar. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Josimeire Meneses Julio.
8.   Joana Brás Varanda Marques. Educação não-formal e divulgação de Astronomia no Brasil: o que pensam os especialistas e o que diz a literatura. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2014.
Orientador: Denise de Freitas.
9.   Juliana Romero de Mendonça. Estudo da temática refrigerante numa situação de ensino: evidências de aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Dulcimeire Aparecida Volante Zanon.
10.   Karinne de Padua Gonçalves Martins. USOS DE PORTFÓLIOS EM DIFERENTES PRÁTICAS: UM OLHAR DE UMA EDUCADORA. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Denise Silva Vilela.
11.   Marcos Hirota Magalhães. PRODUÇÃO DE SENTIDOS E DE SIGNIFICADOS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O CONCEITO DE VOLUME. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas (Mestrado Profissional)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
12.   Maria José da Silva Rocha. Saberes docentes: vozes de professores da infância sobre a educação matemática para crianças. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
13.   Mariana Dias da Silva. A Ambientalização curricular na formação de professores de Ciências e Biologia na percepção dos licenciandos. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Denise de Freitas.
14.   Silvana Faraco de Oliveira. Processos Educativos vivenciados por familias que enfrentam o câncer. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone.
15.   Suelen Masson Zeraik. A influencia da colaboração na inserção de recursos tecnológicos: atitude reflexiva no ensino de matemática. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Renata Prenstteter Gama.
16.   Tiago Lepre Mello. Atitudes violentas nas aulas de educação física: a possível relação entre diferentes atividades práticas e o desencadeamento de manifestações violentas.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Douglas Aparecido de Campos.

2013

1.   Anderson Bençal Indalécio. AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (NTICs) COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS EDUCATIVOS APLICADOS AO ENSINO FUNDAMENTAL I EM DOZE ESCOLAS DE VOTUPORANGA/SP. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Douglas Aparecido de Campos.
2.   Carla Cristiane Geraldo. Narrativas de professores de inglês de escolas públicas e o caráter revelador de suas memórias. Dissertação (Mestrado em PPGL - Programa de Pós-Graduação em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Ademar da Silva.
3.   Carla Mauf Tomazella. Ensino de LE em ambientes virtuais : um estudo sobre os tipos de interação e de andaimes presentes na construção de conhecimento em língua espanhola.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduacão em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Isadora Valencise Gregolin.
4.   Cristian dos Santos. Propriedade e Cultura Digtal: confrontos discursivos entre direitos, licenças e compartilhamento. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Ana Sílvia Couto de Abreu.
5.   Cristiane Vinholes Jacomelli. Práticas de contagem no contexto de lendas: manifestações orais de crianças de cinco anos em Atividades Orientadoras de Ensino. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
6.   Jaqueline de Gaspari. Mudanças de Geração na era digital – o professor de matemática e seus alunos. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Denise Silva Vilela.
7.   Marcia Alexandra Andrade Ferreira. Mídias, mediações e a questão nuclear: uma proposta de mediação institucional e tecnológica nas aulas de Física no Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Marcos Pires Leodoro.
8.   Marcio da Silva. A influência das Disposições Culturais no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes no Ensino Superior (ENADE).. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Adriana Mattar Maamari.
9.   Marcos Rodrigo Domenici. O Ensino de Filosofia e o ideário fascista nos contextos brasileiro e italiano: as Reformas Gentile, Capanema e a teoria de Gramsci.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Adriana Mattar Maamari.
10.   Marta Kawamura Gonçalves. Mulheres idosas ressignificam o envelhecimento:contribuições da educomunicação. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone.
11.   Rafael Figueira. Estudo sobre as contribuições da estruturação do ensino em temas para a inserção de conteúdos de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Alice Helena Campos Pierson.
12.   Regiane de Oliveira Gaspar. O jogo pedagógico enquanto atividade orientadora de ensino na iniciação algébrica de estudantes de 6ª série. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas (Mestrado Profissional)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
13.   Rodrigo Machado Pereira. Abordagem ativa da acústica no ensino médio com a confecção de artefatos musicais pelos alunos. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Marcos Pires Leodoro.
14.   Roger Eduardo Silva Santos. FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Renata Prenstteter Gama.

2012

1.   ANDERSON FABRICIO MENDES. DA RESOLUÇÃO DE QUEBRA CABEÇAS EM SALA DE AULA À APLICABILIDADE NO COTIDIANO: CONSTITUINDO O CONCEITO DE ÁREA COM ESTUDANTES DO 9º. ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Dissertação (Mestrado em programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Ex) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
2.   CLEIDSON SANTIAGO DE OLIVEIRA. ATIVIDADE EXPERIMENTAL COM ENFOQUE INVESTIGATIVO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FÍSICA. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Marcos Pires Leodoro.
3.   Felipe Andrade Rodrigues. Projeto Mão Na Massa E A Abordagem CTS: Articulações Para A Educação Científica (Provisório). Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Josimeire Meneses Julio.
4.   Flávio de Souza Pires. Álgebra e formação docente: o que dizem futuros professores de Matemática. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
5.   Gisele Romano Paez. A PRODUÇÃO DE SENTIDOS E SIGNIFICADOS MATEMÁTICOS POR ESTUDANTES DO ÚLTIMO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DA LEITURA DA OBRA “O HOMEM QUE CALCULAVA”. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. 2012.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
6.   Guilherme Henrique Pimentel. A História da Geometria em Livros didáticos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012.
Orientador: Denise Silva Vilela.
7.   João Alves de Souza Neto. Mobilidade Social e Educação Matemática: o caso das olimpíadas. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Denise Silva Vilela.
8.   Karina Marques da Silva. Processos Educativos na Convivência e no Brincar de crianças do Serviço Socio-Educativo Girassol de Cristais Paulista. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone.
9.   Kethylin Viotto Recco. O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: AS RELAÇÕES ENTRE AS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Dissertação (Mestrado em Educacao) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Supervisor: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
10.   Maria Betânia Tenório Nunes. Uma investigação sobre o desenvolvimento da escrita em aulas de ciências no 5º ano do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Josimeire Meneses Julio.
11.   Maria Carolina Machado Magnus. Modelagem na Educação Matemática: principais obstáculos e dificuldades em sua implementação. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Ademir Donizeti Caldeira.
12.   Maristela Alves Silva. Elaborações de estudantes do 7o. ano do Ensino Fundamental sobre números inteiros e suas operações. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas (Mestrado Profissional)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
13.   Rosane Kloh Biesdorf. A Arte nos Contextos Histórico-Filosófico e do ensino no Brasil: uma abordagem a partir de aspectos teóricos e das distintas visões da comunidade escolar.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Adriana Mattar Maamari.

2011

1.   Angela Aparecida Arndt Gomide Borges. Ideias algébricas explicitadas por estudantes da Eja em espaços não formais: o Caso do Cursinho de Ribeirão Preto.. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
2.   Claudionor Renato da Silva. Formação ambiental na escola do campo: uma análise documental sob o olhar do ecoletramento. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Denise de Freitas.
3.   Cristiane Nordi. O trabalho com gêneros a partir de sequências didáticas: potencialidades de uma metodologia (provisório). Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduacão em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Secretaria de Educação. 2011.
Orientador: Isadora Valencise Gregolin.
4.   Mariana Rodrigues Pezzo. Ensino de ciências e divulgação científica: análise do ato de comunicar como ato de educar na revista Carta na Escola. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Alice Helena Campos Pierson.
5.   Sergio Danial Ferreira. CTS e ENEM – uma análise das perspectivas curriculares sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade e das concepções presentes no Exame Nacional do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Alice Helena Campos Pierson.
6.   Sergio Florentino. Sistema de numeração dos Guarani: caminhos para a prática pedagógica. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e) - Universidade Federal de Santa Catarina, . 2011.
Orientador: Ademir Donizeti Caldeira.
7.   Uaiana e Silva Prates. A Atividade Orientadora de Ensino como mediação no desenvolvimento de um jogo computacional. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
8.   Valdir Damázio Júnior. Genealogia e Etnomatemática: por uma insurreição dos saberes sujeitados. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, . 2011.
Orientador: Ademir Donizeti Caldeira.
9.   Vivian Parreira da Silva. Do Chocalho ao Bastão: Processos Educativos do terno de congado marinheiro de São Benedito-Uberlândia MG. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone.

2010

1.   Ana Cláudia Ferrari Rubio. Ensino de língua estrangeira e inclusão - percepção de alunos com surdez ou com deficiência auditiva sobre as aulas de inglês em escolas regulares. Dissertação (Mestrado em PPGL - Programa de Pós-Graduação em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Ademar da Silva.
2.   Débora Monteiro Amaral. Pedagogia da Terra: olhar dos/as educandos/as em relação à primeira turma do estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone.
3.   Monike Cristina Silva Bertucci. FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS: UMA EXPERIÊNCIA EM GRUPO. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2010.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.

2009

1.   Ana Aleixo Diniz. Formas e funçõas dos processos avaliativos num curso de licenciatura em Física na perspectiva de alunos e professores. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Alice Helena Campos Pierson.
2.   Carolina Orquiza Cherfem. Mulheres marceneiras e autogestão na economia solidária: aspectos transformadores e obstáculos a serem transpostos na incubação em assentamento rural. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2009.
Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone.
3.   Christiana Andrea Vianna Prudêncio. Divulgação científica em Museus de Ciências: diálogos possíveis entre as concepções dos responsáveis e a montagem das exposições. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2009.
Orientador: Denise de Freitas.
4.   Daniel Fernando Bovolenta Ovigli. Os saberes da mediação humana em centros de ciências: contribuições à formação inicial de professores. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Denise de Freitas.
5.   Denise Maria Reis. A Participação social na perspectiva dos/as jovens protagonistas da ONG-SOS Adolescente. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone.

2008

1.   Daniela de Castro Barbosa. Processos educativos entre jovens na construção de uma cartilha educativa sobre Direitos Sexuais e Reprodutivos. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2008.
Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone.
2.   Elisangela Matias Miranda. Estudo das concepções de professores da área de Ciências Naturais sobre as interações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2008.
Orientador: Denise de Freitas.
3.   JOANA CRISTINA DE SOUZA OLIVEIRA. Impressões de um grupo de professores sobre a proposta curricular de matemática do estado de São Paulo (2008). Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
4.   Luciana Cristina Cardoso. Brincar e fazer matemática: uma experiência na Educação Infantil. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, . 2008.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
5.   Sabrina Fernandes. Formação humana para o exercício da cidadania: os saberes da experiência de jovens membros do conselho municipal da juventude de São Carlos. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone.

2007

1.   Cae Rodrigues. Educação Física, Educação Ambiental e Educação Infantil no contexto escolar: uma sinergia possível. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2007.
Orientador: Denise de Freitas.
2.   Frederico Augusto Toti. Estudo das conexões entre a Física ensinado no ensino médio e a envolvida em atividades produtivas. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2007.
Orientador: Alice Helena Campos Pierson.
3.   Lileni Indrugovich. Estilos de Aprendizagem com foco no ensino aprendizagem de LE. Dissertação (Mestrado em PPGL - Programa de Pós-Graduação em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Ademar da Silva.
4.   Maria Carolina Leme Joly. Convivência em uma Orquestra Comunitária: um olhar nos processos educativos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone.
5.   Maria Luiza Machado Menten. O Ensino Médio em Rede (EMR) sob o olhar dos diferentes atores de uma comunidade escolar. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Denise de Freitas.
6.   Mariana dos Santos. Os saberes docentes de licenciandos e a construção da identidade profissional. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007.
Orientador: Denise de Freitas.
7.   Rachel Escopinho. O Lívo Didático de Língua Inglesa para a universitários da 3a idade: prioridade. Dissertação (Mestrado em PPGL - Programa de Pós-Graduação em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Ademar da Silva.
8.   Ricardo Castro de Oliveira. Química e Cidadania: uma abordagem a partir do desenvolvimento de atividades investigativas. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2007.
Orientador: Alice Helena Campos Pierson.
9.   Rosa Maria Castilho Martins. Implementação da Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação: educação continuada e prática profissional. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone.

2006

1.   Igor de Souza Guzzi. O que dizem os professores das 4as séries do ensino fundamental sobre ensinar ciências neste nível de escolaridade. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006.
Orientador: Alice Helena Campos Pierson.
2.   Rita de Cássia Bortolleto Santos. A temática da água desenvolvida na disciplina de Ciências numa perspectiva da Educação Ambiental: avaliando uma experiência no ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006.
Orientador: Alice Helena Campos Pierson.
3.   Rita de Cássia Gromoni Shimizu. Educação a distância na formação de professores: o Curso-Piloto "Consumo Sustentável/Consumo Responsável - Desenvolvimento, Cidadania e Meio Ambiente". Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006.
Orientador: Dácio Rodney Hartwig.
4.   Roberto Monteiro de Lima. Subsídios para a elaboração de uma gramática pedagógica do português brasileiro para falantes de língua inglesa. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Lingüística) - Universidade Federla de São Carlos, . 2006.
Orientador: Ademar da Silva.

2005

1.   Adriana Andrés. Representações e Experiências de uma Comunidade Rural e Escolar sobre o Ambiente, Pouso Alto - Mg. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2005.
Orientador: Denise de Freitas.
2.   Daniela Cássia Sudan. Saberes em construção de uma professora que pesquisa a própria prática. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005.
Orientador: Denise de Freitas.
3.   Daniela Isabel Taipeiro. Em algum lugar do passado: as relações que professoras alfabetizadoras estabelecem com a leitura a partir de suas memórias. Dissertação (Mestrado em PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. 2005.
Orientador: Ademar da Silva.
4.   Luisa Dias Brito. A disciplina Biologia Aplicada: sua produção no contexto das reformas curriculares nacionais do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2005.
Orientador: Denise de Freitas.
5.   Maria Cristina Durante Esteves. O protagonismo juvenil na percepção de jovens em um Programa de Educação para o Trabalho na cidade de Ribeirão Preto. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005.
Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone.
6.   Maria Luisa Moura Bresighello Deig. Jovens universitários e álcool: conhecimentos e atitudes. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005.
Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone.
7.   Sabrina de Paula Espino. Present perfect: uma questão de aspecto - Um estudo sobre o contexto na compreensão da noção de aspecto subjacente ao present perfec simples em inglês. Dissertação (Mestrado em PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005.
Orientador: Ademar da Silva.

2004

1.   Carolina Rodrigues de Souza. As contribuições do processo de implementação do projeto para o ensino de ciências ABC na Educação Científica - A Mão na Massa para o desenvolvimento profissional de uma professora de pré-escola. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2004.
Orientador: Alice Helena Campos Pierson.
2.   Dorval dos Santos Brito. Cursos de formação inicial de professores de Química: uma análise das manifestações de professores da Diretoria Regional de Ensino de São Carlos - SP. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2004.
Orientador: Dácio Rodney Hartwig.
3.   Fernanda Migliorança. A atuação do professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos: conhecendo a problemática. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2004.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
4.   Keila Bossolani. Características da aprendizagem significativa em proposições expressas por escrito pelos alunos do ensino fundamental: um estudo de conceitos químicos proposto a partir de atividades experimentais. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2004.
Orientador: Dácio Rodney Hartwig.
5.   Maria Pilar Dias Barreira e Oliveira. Construindo a trajetória docente: os percursos formativos de professores de ciências. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2004.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.

2003

1.   Adriano Rodrigo Oliveira. Cartografia Escolar e a Prática Docente nas séries iniciais. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2003.
Orientador: Alice Helena Campos Pierson.
2.   Anselmo João Calzolari Neto. O Desenvolvimento Profissional de uma professora de Biologia, integrante de um grupo de pesquisa: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2003.
Orientador: Denise de Freitas.
3.   Beatriz de Cássia Boriollo. A contribuição do jogo teatral para o desenvolvimento da criança pré-escolar: uma análise na perspectiva histórico-cultural.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003.
Orientador: Itacy Salgado Basso.
4.   Daniela Donato. Recontando histórias: leitura e visão de mundo do pré-escolar. Dissertação (Mestrado em PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003.
Orientador: Ademar da Silva.
5.   Fabíola Maria Mônaco. Escola do Futuro: desafios e perspectivas de um projeto inovador na escola sob a ótica de seus sujeitos. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
6.   Fernanda Ferreira de Souza Didoné. Resolver problemas na escola: estudando uma 4a. série do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
7.   Maria Carolina da Costa. Professoras na literatura de 30 e as representações da docência. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003.
Orientador: Ademar da Silva.
8.   Maria das Graças Monte. Introdução da temática ambiental na escola: para além das concepções do professor. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003.
Orientador: Denise de Freitas.
9.   Rinaldo Molina. A pesquisa-ação colaborativa e suas contribuições para a aprendizagem profissional de professores da rede pública de ensino. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
10.   Sandra Fagionato Ruffino. A Educação Ambiental nas escolas municipais de educação infantil de São Carlos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003.
Orientador: Denise de Freitas.

2002

1.   Dulcinéia Meirelles Alves. Ensino de Geometria nas séries iniciais. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2002.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
2.   Eliza Cristina Montalvão. Assimilou, mas não acomodou: é uma questão de explicar tudo novamente. Um estudo sobre saberes de futuros professores das séries iniciais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2002.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
3.   Elson Luiz Araujo. A monografia na Formação do Acadêmico no Curso de Direito da UEMS. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002.
Orientador: Alice Helena Campos Pierson.
4.   Helma Pio Mororó. Atividade física nos programas de atendimento a idosos: concepçoes e práticas.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002.
Orientador: Itacy Salgado Basso.
5.   Heloisa Raimunda Herneck. Analisando contribuições de uma política educacional de formação continuada para a aprendizagem da docência - o caso do PROCAP. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2002.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
6.   José Felice. Aprender a ser professor: uma contribuição da Prática de Ensino de Matemática. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
7.   Marcos Lopes de Souza. Ensinar a partir da realidade do aluno: uma investigação sobre a abordagem do cotidiano no ensino de Biologia. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2002.
Orientador: Denise de Freitas.
8.   Marcos Rogério Neves. Interdisciplinaridade na formação inicial de professores de Ciências Naturais. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2002.
Orientador: Alice Helena Campos Pierson.
9.   Milton Valençuela. Os saberes que fundamentam a prática do professor. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002.
Orientador: Denise de Freitas.
10.   Nívia Margaret Rose do Nascimento. Aprendizagem da docência: formação inicial, experiência docente e comprometimento profissional. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.

2001

1.   Douglas Aparecido de Campos. O professor de Educação Física e a produção de saberes em sua prática pedagógica. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2001.
Orientador: Alice Helena Campos Pierson.
2.   Janete Bortolaia de Freitas. Contribuições do Curso de Ciências - Habilitação Matemática da UEMS para a formação de professores: Concepções e avaliações de seus alunos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2001.
Orientador: Dácio Rodney Hartwig.
3.   Maria Nazaré do Nascimento Guimarães. Práticas Pedagógicas em época de Progressão Continuada. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2001.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
4.   Maévi Anabel Nono. Aprendendo a ensinar: futuras professoras das séries iniciais do ensino fundamental e casos de ensino. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2001.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.

2000

1.   Ana Paula Belem Hey. A posição social e profissional do engenheiro e a formação do técnico: possíveis relações . Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2000.
Orientador: Itacy Salgado Basso.
2.   Luciana de Souza mendonça. A utilização de brincadeiras como possibilidade metodológica para favorecer a construção do conceito de número na Educação Infantil. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2000.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
3.   Marcos Freisleben Zorzal. Criatividade e ensino: uma abordagem histórico-cultural. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2000.
Orientador: Itacy Salgado Basso.
4.   Marta Abdelnur Ruggiero. Uma contribuição à análise do livro didático de matemática na perspectiva histórico-cultural. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2000.
Orientador: Itacy Salgado Basso.
5.   Martha Karina Ferreira Delgado. Educação de jovens e adultos: conhecendo expectativas de alunos de um centro estadual de educação supletiva. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2000.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
6.   Rita de Cássia Tavares Medeiros. Ritos de iniciação: um estudo acerca da iniciação de uma professora e de seus alunos na cultura escolar. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2000.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.

1999

1.   André Luiz Nascimento. Formação no Magistério: analisando a Sociologia da Educação. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1999.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
2.   Bartolina Ramalho Catanante. A proposta educacional de Mato Grosso do Sul: a formação do cidadão crítico segundo a percepção dos professores das séries iniciais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1999.
Orientador: Itacy Salgado Basso.
3.   Cleidilene Ramos Magalhães. Politicas públicas e sala de aula: avaliando na transição de paradigmas. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1999.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
4.   Eliane Portalone Crescenti. A matemática em cursos profissionalizantes: opiniões dos alunos sobre o significado e a importância do ensino de Matemática nos cursos técnicos secundários. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1999.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
5.   Gisela do Carmo Lourencetti. Procurando 'dar sentido'a práticas pedagógicas: um estudo sobre dilemas e/ou dificuldades de professores de quintas séries. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1999.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
6.   Lauriberto Aparecido Duarte. A construção do projeto político-pedagógico na visão dos diferentes sujeitos de uma escola da rede pública de ensino. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1999.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
7.   Leila Pio Mororó. Formação continuada: estudo da influência do curso sobre alfabetização na prática pedagógica de professoras alfabetizadoras. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1999.
Orientador: Itacy Salgado Basso.
8.   Maria Cecília Luiz. Carreira ocupacional e formação dos técnicos de ensino médio: percep ção dos egressos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1999.
Orientador: Itacy Salgado Basso.
9.   Roberta Stangherlim. Significado e sentido da prática docente no ensino superior de Psicologia. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1999.
Orientador: Itacy Salgado Basso.

1997

1.   Leila Pacheco Ferreira Cavalcante. Consulta de Enfermagem: Uma Prática Educativa e Articuladora da Unidade Entre Teoria e Prática. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1997.
Orientador: Itacy Salgado Basso.
2.   Tércia Zavaglia Rorres Ribeiro. Pesquisadores da Embrapa: Reflexões Sobre A Prática Profissional. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1997.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.

1996

1.   Andrea Coelho Lastória. O Ensino de Geografia Na 5a. Série: Proposta Curricular e Sala de Aula. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1996.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
2.   Dulcimeire Aparecida Volante Zanon. O Ensino de Química Na Habilitação Específica Para O Magistério: Como Isso Ocorre?. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1996.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
3.   Lúcia Colombaretti de Oliveira. Futuras Professoras das Séries Iniciais: As Primeiras Experiências Com A Atividade de Ensinar. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1996.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
4.   Rosângela Cristina Guidelli. A Prática Pedagógica do Professor de Ensino Básico de Jovens e Adultos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1996.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
5.   Valéria Amed das Chagas Costa. Caracterização Dos(As) Professores(As) de 4a. Série do 1o. Grau da Cidade de Manaus: Um Estudo A Partir da Visão dos Docentes Sobre Sua Formação e Atuação No Ensino de Matemática. Dissertação - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1996.
Orientador: Itacy Salgado Basso.

1995

1.   Marcelo Pagliosa Carvalho. A educação de jovens e adultos nas gestões Covas-Alckmin (1995-2005): o que virá depois?. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . 1995.
Orientador: César Augusto Minto.

1994

1.   Iracema Campos Cusati. Aprendizagens da docência de professoras iniciantes e veteranas. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1994.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
2.   Maria Cristina de Senzi Zancul. Da Prática Docente À Formação do Professor: O Ensino de Ciências Nas Séries Iniciais do Primeiro Grau. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1994.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
3.   Vanderlei Rodrigues Gregolim. Conceitos Matemáticos Em Ambiente Logo. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1994.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.

1992

1.   Carmem Regina Parisotto Guimarães. O Descaso Em Relação À Educação Sexual Na Escola: Estudo de Manifestações de Futuras Professoras de 1a. A 4a. Séries do Ensino de 1o. Grau. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1992.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
2.   Maria Dalva Barros de Carvalho. Professores das Séries Iniciais do 1o. Grau: Concepções de Saúde e Educação. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1992.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
3.   Renato Eugênio da Silva Diniz. A Experimentação No Ensino de Ciências No 1o. Grau: Analisando A Experimentotecaa da 7a. Série. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1992.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
4.   Wagner Araújo Pereira. Um método para proposição de fórmulas matemáticas: análise de um estudo entre alunos de 3a. série do segundo grau. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 1992.
Orientador: Dácio Rodney Hartwig.

1991

1.   Carlos Toscano. Ascendendo Algumas 'Luzes'E Tomando Alguns 'Choques': A Proposta Para O Ensino de Eletromagnetismo do Gref Numa Perspectiva de Formação Continuada de Professores. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1991.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
2.   José Amancio Gomes. O processo de avaliação do desempenho escolar em Ciências no primeiro grau (5a. a 8a. séries). Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1991.
Orientador: Dácio Rodney Hartwig.
3.   Roseli Rodrigues de Mello. Pedagogia Freinet: das Concepções À Sala de Aula. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1991.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
4.   Teresa Virgínia de Rosalmeida Dantas. Prática Pedagógica Na Formação de Professores Para As Séries Iniciais. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1991.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.

1990

1.   Regina Maria Simões Puccinelli Tancredi. O Ensino dos Números Inteiros No 1o. Grau: Realidade e Possibilidade. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1990.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.

1988

1.   Diana Cury. A Dimensão Pedagógica Na Atuação do Diretor de Escola. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1988.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
2.   Maria Dalva Silva Pagotto. Formação e Atuação: Um Estudo Sobre Representações de Professores. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1988.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.

1985

1.   Eudóxio Soares Lima Verde. A Interação Professor-Aluno Durante O Processo de Alfabetização. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1985.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.


Data de processamento: 12/10/2020 19:56:18