Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Metodologia de Ensino (DME)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Demais tipos de produção bibliográfica


Número total de itens: 72

2019

1.   CALDEIRA, A. D. Com(posições) pósestruturalistas em Educação Matemática e Educação em Ciências. São Paulo. 2019. Prefácio, Pósfacio/Apresentação
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   SANTOS, P. G. F. dos ; CARNIO, M. P.. Educação científica em questão: a escola como produtora de cultura e sociedade. São Paulo. 2019. Prefácio, Pósfacio/Apresentação
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2018

1.   ANTONIO, J. D. ; CONEGLIAN, A. V. L. ; STASSI-SÉ, J. C. ; Vendrame, V'.. Morfologia sistêmico-funcional: a lexicogramática da palavra. Campinas: Mercado de Letras. 2018. Tradução/Livro
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   GREGOLIN, I. V. Prefácio. Araraquara. 2018. Prefácio, Pósfacio/Prefácio
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   SOUSA, M. C. Prefacio do livro: Ações e experiências compartilhadas do PIBID UFSCar. São Carlos/SP. 2018. Prefácio, Pósfacio/Prefácio
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2017

1.   CAMPOS, D. A.; MELLO, Maria Aparecida. Caracterização geral da atividade da pessoa. Uberlândia, MG: Editora da Universidade Federal de Uberlândia - EDUFU. 2017. Tradução/Artigo
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   NAKAYAMA, B. C. M. S. ; GAMA, RENATA PRENSTTETER ; PINHEIRO, R. A. ; SANTOS, J. B.. Programas e políticas de formação inicial e continuada de professores e a valorização do magistério. Sorocaba. 2017. Prefácio, Pósfacio/Apresentação
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   RINK, Juliana; MEGID NETO, J.. Ambientalização Curricular na Educação Superior: tendências da pesquisa acadêmica brasileira. 2017. Capítulo de Livro
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2016

1.   MONTEIRO, A. ; VILELA, D. ; MENDES, J. R. ; CLARETO, S.. Quinto Congresso Brasileiro de Etnomatemática - CBEm5, Resumos. Goainia: Universidade F Goiasederal. 2016. Caderno de Resumos
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   PIERSON, A. H. C. Diversificando caminhos da formação de professores na UFSCar – algumas contribuições. São CArlos. 2016. Prefácio, Pósfacio/Prefácio
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   VILELA, D.; PASSOS, C. M.. Quinto Congresso Brasileiro de Etnomatemática - CBEm5Caderno de Resumos. Goiania: Universidade Feral de Goiás. 2016. Caderno de Resumos
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2015

1.   Magnus, M.C.M. ; CALDEIRA, A. D.. LEETRA - ANOS INICIAIS - MODELAGEM MATEMÁTIA: O QUE É ISSO?. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos - Laboratório de Linguagens LEETRA. 2015. Cadernos
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   Woltmann, A. ; LINCK, I. M. D. ; NEUBAUER, V. S. ; MAAMARI, Adriana Mattar. A CONDIÇÃO HUMANA E SUA PROBLEMÁTICA UNIVERSAL VOLUME I. Curitiba-PR. 2015. Prefácio, Pósfacio/Prefácio
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2014

1.   FREITAS, D. ; PIERSON, A. H. C.. Perspectivas recentes da educação científica. Coimbra/ Portugal. 2014. Prefácio, Pósfacio/Prefácio
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   FREITAS, D.; PIERSON, Alice Helena Campos. Perspectivas recentes da educação científica. Lisboa-Portugal. 2014. Prefácio, Pósfacio/Apresentação
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   MACHADO, D. D.; GALIZIA ; FIORUSSI, E. ; FERNANDES, J. A. B.. O estágio curricular obrigatório na formação do educador Musical: a proposta da UFSCar para a modalidade a distância. VOLUME 2. SAO CARLOS: UFSCAR. 2014. Material didático a ser utilizado nas disciplinas de estágio UAB/UFSCar - currículo novo
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   SOUSA, M. C. Prefácio do livro: Ampliando horizontes na formação de professores. Campinas. 2014. Prefácio, Pósfacio/Prefácio
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   SOUSA, M. C. Posfácio do livro: Formação inicial de professores: vivências e reflexões. Curitiba. 2014. Prefácio, Pósfacio/Posfácio
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   Vilela, Denise Silva; NACARATO, A. ; MENDES, J. R.. Prefácio. Campinas. 2014. Prefácio, Pósfacio/Prefácio
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2013

1.   BALMAT, L. C. ; SOUZA, L. L. ; GUTIERREZ, J. P. F. ; Zanon, Dulcimeire Ap. Volante. Desafio QuiMix ? processos de separação de misturas. 2013. Jodo Didático
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   GAMA, R. P.; LIMA, M. I. S.. Prefácio. Curitiba. 2013. Prefácio, Pósfacio/Prefácio
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   GREGOLIN, I. V. Posfácio. São Carlos. 2013. Prefácio, Pósfacio/Posfácio
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   LEODORO, M. P. Prefácio. Campinas. 2013. Prefácio, Pósfacio/Prefácio
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2011

1.   GREGOLIN, I. V. Sociedade civil e educacão pública nos presídios. Questões para refletir.. São Carlos: EDUFSCar (ISSN/ISBN: 9788576002284). 2011. ISSN/ISBN: 9788576002284), 2011. (Tradução/Artigo
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   MACHADO, D. D. DIDÁTICA GERAL E DA MÚSICA -(2A EDIÇÃO). SÃO CARLOS: UFSCAR. 2011. MATERIAL DIDÁTICO PARA DISCIPLINA DE DIDÁTICA GERAL E DA MÚSCIA
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   MACHADO, D. D. Estágio em Educação Musical: relatos de experiência e comunicação de pesquisas. Vol2. SAO CARLOS: UFSCar - em a ver - material de uso das disciplinas de estágio UAB. 2011. MATERIAL DIDÁTICO
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   MACHADO, D. D. Estágio em Educação Musical: relatos de experiência e comunicação de pesquisas.. São Carlos: Edufscar. 2011. MATERIAL DIDÁTICO
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   MACHADO, D. D.; GALIZIA ; FERNANDES, J. A. B. ; FIORUSSI, E.. O estágio curricular obrigatório na formação do educador Musical: a proposta da UFSCar para a modalidade a distância.. São Carlos: EDUFSCar. 2011. MATERIAL DIDÁTICO PARA DISCIPLINAS DE ESTÁGIO UAB/ UFSCAR
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2010

1.   MACHADO, D. D. DIDÁTICA GERAL E DA MÚSICA (3a EDIÇÃO). SÃO CARLOS: UFSCAR. 2010. 3a EDIÇÃO). SÃO CARLOS: UFSCAR, 2010 (MATERIAL DIDÁTICO PARA DISCIPLINA DE DIDÁTICA GERAL E DA MÚSCIA
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2009

1.   FIORENTINI, D. ; NACARATO, A. M. ; CARVALHO, D. L. ; GRANDO, R. C. ; GAMA, R. P.. DESCORTINANDO OUTRAS PAISAGENS A PARTIR DOS RETRATOS PRODUZIDOS. Campinas. 2009. Prefácio, Pósfacio/Posfácio
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   MACHADO, D. D. DIDÁTICA GERAL E DA MÚSICA (1a EDIÇÃO). SÃO CARLOS: UFSCAR. 2009. 1a EDIÇÃO). SÃO CARLOS: UFSCAR, 2009 (MATERIAL DIDÁTICO PARA DISCIPLINA DE DIDÁTICA GERAL E DA MÚSCIA
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   ONOFRE, M. R. Material Instrucional de Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil - EAD. Jaboticabal: AJEC. 2009. Material Instrucional
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2008

1.   GREGOLIN, I. V. Estratégias de cortesia em língua espanhola: estudo de caso em fórum online com participantes brasileiros. Domínio Público. 2008. Publicacão de Tese
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   MAAMARI, Adriana Mattar. Tradução simultânea durante o Ciclo de Conferências e Mini-Curso: as consequências da Filosofia das Luzes nos campos do Direito, da Ética e da Política. 2008. Tradução/Outra
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   Mill, D. ; Abreu-e-Lima, D. M. ; Lima, V. S. ; TANCREDI, R. M. S. P.. O desafio de uma interação de qualidade na educação a distância: o tutor e sua importância nesse processo. 2008. artigo
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   TANCREDI, R. M. S. P. O exercício da profissão de professor: questões da cultura profissinal e sua profissinalização. São Carlos: UFSCar. 2008. texto didático
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2007

1.   Mill, D. ; Abreu-e-Lima, D. M. ; Lima, V. S. ; TANCREDI, R. M. S. P.. O DESAFIO DE UMA INTERAÇÃO DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:. 2007. artigo
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   TANCREDI, R. M. S. P. Ensinar Matemática na Educação Infantil: desafios e satisfações. São Carlos: UNICEP. 2007. texto didático
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2006

1.   CAMPOS, D. A.; VARIOS,. Coleção Cadernos de EJA. Brasília: SECAD - MEC. 2006. Material didático de EJA
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   MONTRONE, A. V. G.; ARANTES, C. I. S. ; MARTINS, R. M. C. ; CAMOSSA, A. C. A.. Amamentação: orientações para a família. São Carlos: Secretaria Municipal de Saúde. 2006. Cartilha informativa
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   REALI, A. M. M. R. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; MIZUKAMI, M. G. N.. A participação em um grupo de pesquisa como ferramenta de aprendizagem profissional da docência para professores experientes: o caso do Programa de Mentoria da UFSCar. 2006. relatório de pesquisa
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   TANCREDI, R. M. S. P. A Matemática na Educação Infantil: algumas idéias. São Paulo: UNESP. 2006. artigo
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2005

1.   CHINAGLIA, Magda ; MARCHI, Nádia ; MONTRONE, A. V. G.. Detecção precoce do câncer de mama e de colo uterino. Campinas: Gráfica e Editora Tecla Tipo. 2005. Cartilha informativa
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   CHINAGLIA, Magda ; MONTRONE, A. V. G. ; DIAZ, Margarita ; PEDRO, Elaine Prandi. Amamentação e estimulação do bebê. 2005. Cartilha informativa
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   MONTRONE, A. V. G.; REYES, Claudia Raimundo. Educación, formación, diversidad y ciudadania en América Latina. 2005. Artigo
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   POTT, A. B. ; TANCREDI, R. M. S. P.. Os jogos no ensino da matemática: possibilidades de dinamização das práticas pedagógicas. São Carlos: Portal dos Profesores da UFSCar. 2005. artigo
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   REALI, A. M. M. R. ; TANCREDI, R. M. S. P.. Desenvolvendo uma metodologia de aproximação entre a escola e as famílias dos alunos com a parceria da universidade. São Carlos: Portal dos Professores da UFSCar. 2005. artigo
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   REALI, A. M. M. R. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; MIZUKAMI, M. G. N.. Desenvolvimento profissional de professores mentores: delineando um contínuo de aprendizagem docente para professores experientes. São Carlos: Portal dos Professores da UFSCar. 2005. artigo
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   TANCREDI, R. M. S. P. A Matemática na educação Infantil: algumas idéias. São Paulo: UNESP. 2005. artigo
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   TANCREDI, R. M. S. P.; REALI, A. M. M. R. ; MIZUKAMI, M. G. N.. Programa de Mentoria para Professores das séries iniciais: implementando e avaliando um contínuo de aprendizagem docente. 2005. relatório de pesquisa
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2003

1.   MONTRONE, A. V. G.; PEDRO, Elaine ; DIAZ, Margarina. Amamentação e estimulação do bebê. Campinas: Reprolatina - Soluções Inovadoras em Saúde Reprodutiva. 2003. Cartilha informativa
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2002

1.   MIZUKAMI, M. G. N. ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, R. M. S. P.. Do projeto coletivo da escola à sala de aula: analisando processos de desenvolvimento profissional de professores das séries iniciais do ensino fundamental. 2002. Relatório de pesquisa
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   REALI, A. M. M. R. ; TANCREDI, R. M. S. P.. A avaliação final dae cicloi - SARESP 2001 - 2a. fase nas escolas de Ensino Fundamental em São Carlos - SP. 2002. relatório de pequis
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   TANCREDI, R. M. S. P. Avaliação do ensino e da aprendizagem: das concepções aos instrumentos. 2002. texto didático
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   TANCREDI, R. M. S. P. Avaliação do ensino e da aprendizagem: aspectos relativos aos instrumentos. São Carlos. 2002. texto didático
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2001

1.   LOGARESSI, A. ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, R. M. S. P.. Desfios metodológicos decorrentes das Novas Diretrizes Curriculares. São Carlos: Pró-Reitoria de Graduação. 2001. artigo
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência nas séries iniciais do ensino fundamental: base de conhecimento para o ensino e conhecimento pedagógico do conteúdo. 2001. Relatório de pesquisa - Projeto Integrado
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2000

1.   MIZUKAMI, M. G. N. ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. ; MARTUCCI, E. M. ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; MELLO, R. R.. A reflexão sobre a ação pedagógica como estratégia de modificação da escola pública elementar numa perspectiva de formação continuada no local de trabalho. São Carlos - SP. 2000. Relatório Científico de Pesquisa - FAPESP
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

1999

1.   HARTWIG, D. R.; FERREIRA, L. H.. Interpretando os conceitos químicos no ensino médio: um curso para professores em exercício - texto do professor. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química. 1999. curso
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   HARTWIG, D. R.; FERREIRA, L. H.. Interpretando os conceitos químicos no ensino médio: um curso para professores em exercício - texto de experimentos. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química. 1999. Material didático para professores
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   MIZUKAMI, M. G. N. Casos de Ensino. 1999. Relatório Científico de Pesquisa - CNPq
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   MIZUKAMI, M. G. N. Aprendendo a pensar como professor: o método de casos e desenvolvimento profissional da docência. São Carlos: Impresso - UFSCar. 1999. Relatório Científico de Pesquisa - CNPq
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   MIZUKAMI, M. G. N.; REALI, A. M. R. ; REYES, C. R. ; MARTUCCI, E. M. ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; OLIVEIRA, R. M. M. A. ; MELLO, R. R.. A reflexão sobre a ação pedagógica como estratégia de modificação da escola pública elementar numa perspectiva de formação continuada no local de trabalho - Relatório 3. São Carlos: Impresso - UFSCar. 1999. Relatório Científico de Pesquisa - FAPESP
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   TANCREDI, R. M. S. P.; SOUZA, M. H. A. O. E. ; ALMEIDA, N. V. F.. Ensino de Graduação: Reflexões e Proposições. São Carlos: EDUFSCar. 1999. Comissão Coordenadora de Periódico
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

1998

1.   MIZUKAMI, M. G. N. Á reflexão sobre a ação pedagógica como estratégia de modificação da escola pública elementar numa perspectiva de formação continuada no local de trabalho - Relatório 2. São Carlos: Impresso UFSCar. 1998. Relatório Científico de Pesquisa - FAPESP
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   MIZUKAMI, M. G. N. ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. ; MARTUCCI, E. M. ; LIMA, E. F. ; ABIB, M. L. V. S. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; MELLO, R. R.. A reflexão sobre a ação pedagógica como estratégia de modificação da escola pública elementar numa perspectiva de formação continuada no locala de trabalho. 1998. Relatório de pesquisa
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   TANCREDI, R. M. S. P.; SOUZA, M. H. A. O. E. ; ALMEIDA, N. V. F.. Ensino de Graduação: Reflexões e Proposições, no.1. São Carlos: EDUFSCar. 1998. Comissão Coordenadora de Periódico
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

1997

1.   MIZUKAMI, M. G. N. ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. ; MARTUCCI, E. M. ; LIMA, E. F. ; ABIB, M. L. V. S. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; MELLO, R. R.. A reflexão sobre a ação pedagógica como estratégia de modificação da escola pública elementar numa perspectiva de formação continuada no local de trabalho. 1997. Relatório de pesquisa
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   MIZUKAMI, M. G. N.; REALI, A. M. R. ; REYES, C. R. ; MARTUCCI, E. M. ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; MELLO, R. R.. A reflexão sob re a ação pedagógica como estratégia de modificação da escola pública elementar numa perspectiva de formação continuada no local de trabalho - Relatório 1. São Carlos: Impresso. 1997. Relatório Científico de Pesquisa - FAPESP
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

1995

1.   MIZUKAMI, M. G. N.; REALI, A. M. M. R.. Formação de Professores - Tendências Atuais. São Paulo: Polipress. 1995. Anais
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

1993

1.   MINTO, C. A. Plano Decenal de Educação para Todos. MEC/1993. 1993. Publicação interna
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

1990

1.   MINTO, C. A. Crianças e sementes germinantes - um estudo de caso. 1990. (mimeo)
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]


Data de processamento: 12/10/2020 19:56:17