Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Metodologia de Ensino (DME)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Michel Pisa Carnio

Professor adjunto do Departamento de Metodologia de Ensino (DME) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Cursou Licenciatura em Ciências Biológicas pela UNESP de Ilha Solteira (2009), Mestrado (2012) e Doutorado (2017) em Educação para a Ciência pela UNESP de Bauru. Desenvolveu Pós-Doutorado (2019) na Universidade Estadual de Maringá (UEM) com foco nas recentes políticas educacionais brasileiras. Participou de projetos nacionais e internacionais de cooperação entre universidade e educação básica, como o Observatório da Educação (Obeduc 2011-2014) e o Programa Colombiano-Brasileiro de Formação de Professores de Ciências na interface Universidade-Escola (2012-2015). Tem interesse nas áreas de Ensino de Ciências e Biologia, Formação inicial e continuada de Professores, interface Universidade-Escola, Educação CTSA e Questões Sociocientíficas (QSC), Políticas Públicas educacionais, e relações da Teoria Crítica com Psicanálise e Educação.#10;ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0429-7633. Contato: michelcarnio@ufscar.br. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0198207700485715 (08/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2019-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Metodologia de Ensino (DME). Rodovia Washington Luiz, km 235 SP 310 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518373 Ramal: 8664 URL da Homepage: http://www.dme.ufscar.br/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2019-Atual. Pesquisa-acao nos pequenos grupos de pesquisa para o desenvolvimento das praticas docentes com as questoes sociocientificas no ensino de ciencias
      Descrição: Embora as relações CTS estejam presentes nas propostas educacionais e sejam fortemente discutidas no campo da pesquisa em ensino de ciências e nos currículos de formação de professores, a relação entre aquilo que se propõe e o que se pratica não é linear, de modo que ainda é necessário compreender como o trabalho no ensino de ciências na perspectiva CTS, mais especificamente, com as questões sociocientíficas ? QSC, pode ser potencial para a formação dos alunos e professores. Para tanto, propomos este projeto de pesquisa, que tem a possibilidade de atuar com e na escola, a partir de suas problemáticas reais, para que possamos fazer pesquisas e práticas de ensino na perspectiva do diálogo e da formação compreendida como processo orgânico. Assim, nos apropriamos da pesquisa-ação como metodologia que atende aos critérios da elaboração e do desenvolvimento da pesquisa com a escola e não somente sobre a escola... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Michel Pisa Carnio - Integrante / Washington Luiz Pacheco de Carvalho - Integrante / Nataly Carvalho Lopes - Coordenador / Paulo Gabriel Franco dos Santos - Integrante.
      Membro: Michel Pisa Carnio.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (9)
      1. 1ª Jornada das Licenciaturas da UFSCar. 2020. (Outra).
      2. 13ª European Science Education Research Association (ESERA). The impact of authoritarian thinking on public policies and scientific education: a brazilian case. 2019. (Congresso).
      3. 3ª Escola de Pesquisadores da USP São Carlos. 2019. (Outra).
      4. 8th International meeting of the ADORNO STUDIES. 2019. (Encontro).
      5. VII Congresso Brasileiro de Educação (CBE). A múltipla-efetivação do estado de exceção nas políticas educacionais: articulações preliminares entre filosofia, sociologia, direito e educação. 2019. (Congresso).
      6. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC).O Novo Ensino Médio como ideologia: análise crítica das propagandas do governo federal brasileiro. 2019. (Encontro).
      7. XIII Semana Acadêmica da Biologia da UFSCar. 2019. (Outra).
      8. XIV Encontro de Prática de Ensino de Física (ENPEFIS).Ressonâncias e continuidade da história: natureza e desafios das novas configurações formativas GGP-PGP. 2019. (Encontro).
      9. XVII Reunião Técnica do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência.Egressos da Educação para a Ciência: vivências na pós-graduação e encaminhamento profissional. 2019. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (7)
      1. CARNIO, M. P.. XV Evento de Educação em Química (EVEQ). 2017. (Congresso).. . 0.
      2. CARNIO, M. P.. XIV Evento de Educação em Química (EVEQ). 2016. (Congresso).. . 0.
      3. CARNIO, M. P.. IV Congresso brasileiro de Educação (CBE). 2013. (Congresso).. . 0.
      4. CARNIO, M. P.. XIV Reunião Técnica do Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência. 2013. (Outro).. . 0.
      5. CARNIO, M. P.. XII Reunião Técnica do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e I Encontro dos Grupos de Pesquisa. 2010. (Outro).. . 0.
      6. CARNIO, M. P.. III Feira de Ciências quot;Biologia muito além da Ilha: sem limites para o conhecimentoquot;. 2008. (Outro).. . 0.
      7. CARNIO, M. P.. IV SABio - Semana Acadêmica da Biologia - Um mundo além das aparências. 2006. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 12/10/2020 19:56:17