Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Metodologia de Ensino (DME)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Joceli Catarina Stassi-Se

É licenciada em Letras Português e Inglês pela Universidade Estadual Paulista - IBILCE/UNESP (2000) e é Mestre em Estudos Linguísticos pela mesma universidade (2003). Obteve o título de Doutora em Estudos Linguísticos pelo IBILCE/UNESP (2012). Cursou doutorado sanduíche na Universiteit van Amsterdam (Amsterdam, Holanda), nas áreas de Teoria e Análise Linguística e Aquisição de Segunda Língua. Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), lotada no Departamento de Metodologia de Ensino (DME), onde atua na graduação, nas disciplinas de Didática Geral e de Estágio Supervisionado e orientação para a prática profissional em Língua Inglesa 1 e 2 e no Programa Residência Pedagógica - PRP/UFSCar, como coordenadora de núcleo em subprojeto. Atua na pós-graduação como professora permanente no Programa de Pós Graduação em Linguística PPGL/UFSCar, na disciplina quot;Tópicos em teoria e descrição funcional de língua falada e escritaquot;. Tem interesse na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística e em Linguística Aplicada, atuando nos seguintes temas: gramática discursivo-funcional, perspectiva textual-interativa, aquisição de segunda língua, ensino e aprendizagem de língua estrangeira e de língua materna. E-mail: jocelistassise@hotmail.com. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1314068157460143 (16/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2015-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas. Universidade Federal de São Carlos Jardim Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518665 Ramal: 8665 URL da Homepage: http://www.ceul.ufms.br/
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Lingüística
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2018-Atual. A transparencia linguistica na negacao do portugues brasileiro e europeu
      Descrição: Compreendendo “transparência” não só como uma relação direta entre forma e significado, mas como um fenômeno gradual, em que uma unidade em um dos níveis de organização linguístico corresponde a uma unidade em todos os outros níveis (LEUFKENS, 2011), o propósito deste projeto é investigar as variedades brasileira e europeia do português, sob o escopo da Gramática Discursivo-Funcional – GDF (HENGEVELD; MACKENZIE, 2008), com a finalidade de estabelecer o grau de transparência linguística do fenômeno de negação em ambas as variedades. Levando em conta que o português do Brasil se desenvolveu em contexto de longo contato histórico com outras línguas, enquanto o português de Portugal se desenvolveu em contexto de relativo isolamento, nossa hipótese inicial é que o português europeu é uma variedade mais opaca. Para atingir o objetivo da pesquisa, mapearemos o sistema de negação dessas variedades, à luz de critérios advindos da GDF que demonstrem relações de transparência entre os níveis do modelo, no intuito de determinar e sistematizar propriedades transparentes e opacas dessas variedades, atinentes ao sistema de negação. O universo de investigação será constituído pelo corpus oral, organizado pelo Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, em parceria com a Universidade de Toulouse-le-Mirail e a Universidade de Provença-Aix-Marselha, de onde serão extraídas ocorrências da variedade europeia, e por ocorrências reais de uso do português brasileiro, extraídas do Corpus Mínimo do PGPF (Projeto de Gramática do Português Falado), que constitui uma amostragem do material coletado pelo Projeto da Norma Urbana Culta (NURC)/Brasil, e do corpus do IBORUNA, que consiste no banco de dados online do Projeto de Amostras Linguísticas do Interior Paulista (ALIP).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Joceli Catarina Stassi-Sé - Coordenador. Número de orientações: 1
      Membro: Joceli Catarina Stassi-Se.
    2. 2017-Atual. Construcoes Coordenadas nas variedades portuguesas: uma abordagem Discursivo-Funcional.
      Descrição: O objetivo do projeto Construções coordenadas nas variedades portuguesas: uma abordagem discursivo-funcional é investigar a coordenação em geral nas variedades portuguesas, representando a primeira tentativa sistemática de relacionar todos os tipos de coordenação mediante os mesmos critérios de análise. Este estudo objetiva apresentar uma descrição mais abrangente e adequada do uso das construções coordenadas compostas por orações e por sintagmas no português, e fornecer subsídios que contribuam para o aperfeiçoamento do aparato teórico aqui utilizado, que ainda carece de explanação para essa questão.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Joceli Catarina Stassi-Sé - Integrante / PEZATTI, Erotilde Goreti - Coordenador / DALL'AGLIO-HATTNHER, Marize Mattos - Integrante / Lisângela Aparecida Guiraldelli - Integrante / Roberto Gomes Camacho - Integrante / Talita Storti Garcia - Integrante / Ana Maria Comparini - Integrante / Norma Novaes - Integrante / Michel Gustavo Fontes - Integrante / Sandra Denise Gasparini Bastos - Integrante / Edson Rosa Francisco de Souza - Integrante / Aliana Lopes Câmara - Integrante / Gabriela de Oliveira da Silva - Integrante.
      Membro: Joceli Catarina Stassi-Se.
    3. 2015-2017. Transparencia e opacidade nas linguas indigenas do Brasil
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Joceli Catarina Stassi-Sé - Integrante / PEZATTI, Erotilde Goreti - Coordenador / DALL'AGLIO-HATTNHER, Marize Mattos - Integrante / Lisângela Aparecida Guiraldelli - Integrante / Roberto Gomes Camacho - Integrante / Talita Storti Garcia - Integrante / Ana Maria Comparini - Integrante / Norma Novaes - Integrante / Edson Rosa Francisco de Souza - Integrante / Aliana Lopes Câmara - Integrante / Gabriela de Oliveira da Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Joceli Catarina Stassi-Se.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Aprovação em 1o lugar em Concurso Público no Magistério Superior, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.. 2015.
      Membro: Joceli Catarina Stassi-Sé.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (34)
    1. 67o GEL - Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo.A Função Interacional Transição: investigando a camada do Movimento. 2019. (Seminário).
    2. II Encontro de Estágio nas Licenciaturas - Novos Desafios e Políticas de formação de Professores.Autonomia e prática reflexiva como estratégias de planejamento de ensino. 2019. (Encontro).
    3. V Simpósio Internacional de Linguística Funcional.JUNTIVOS ADVERSATIVOS NAS VARIEDADES DO PORTUGUÊS À LUZ DA GDF. 2019. (Simpósio).
    4. XI Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP (SELin).Construções adversativas introduzidas por quot;peroquot; no espanhol peninsular falado: uma abordagem discursivo-funcional. 2019. (Seminário).
    5. XI Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP (SELin).Motivações funcionais da descontinuidade de constituintes do sintagma nominal. 2019. (Seminário).
    6. 11o Seminário de TTCs dos Cursos de Letras.A influência do internetês na escrita dos alunos de 7o ano. 2018. (Seminário).
    7. 11o Seminário de TTCs dos Cursos de Letras.A inserção do haicai brasileiro nos materiais didáticos atuais. 2018. (Seminário).
    8. 11o Seminário de TTCs dos Cursos de Letras.O papel do livro didático de língua inglesa no letramento digital de alunos do Ensino Médio. 2018. (Seminário).
    9. 66o Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL).Transparência e opacidade no PB e no PE: o sujeito expletivo. 2018. (Seminário).
    10. Fifth International Conference on Functional Discourse Grammar (FDG2018). Transparency and opacity in Brazilian and European Portuguese. 2018. (Congresso).
    11. I CLG - Semana de Cursos de Linguística Gerais.Integridade ética na pesquisa: o fazer científico em debate. 2018. (Outra).
    12. I Encontro de Estágio nas Licenciaturas: práticas possíveis nas parcerias entre Universidade, Diretoria de Ensino e Escolas. 2018. (Encontro).
    13. VIII Seminário de Ensino de Graduação da UFSCar. 2018. (Seminário).
    14. VII Seminário de Pesquisas em Linguística da UFSCar.Uma investigação sobre a sintaxe e a semântica de expressões axiais. 2018. (Seminário).
    15. XII Seminário de Pesquisas em Linguística da UFSCar.Marcas de hierarquia social: em estudo semântico-pragmático sobre os indexicais na língua tukano. 2018. (Seminário).
    16. X Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP.Forma e função de construções sintagmáticas de valor causal com por+substantivo. 2018. (Seminário).
    17. X Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP.Aposições restritivas e aposições com de no português escrito. 2018. (Seminário).
    18. X Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP.Construções adversativas introduzidas por quot;peroquot; no espanhol peninsular falado: uma abordagem discursivo-funcional. 2018. (Seminário).
    19. X Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP.O estatuto pragmático, semântico e sintático do argumento dos verbos apresentacionais não-existenciais. 2018. (Seminário).
    20. X Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP.Motivações funcionais da descontinuidade de constituintes do sintagma nominal. 2018. (Seminário).
    21. X Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP.A expressão do sentido concessivo no espanhol em estruturas de relativo: um olhar discursivo-funcional. 2018. (Seminário).
    22. XXV Congresso de Iniciação Científica. Mapeamento Morfossintático da Transparência no PB e no PE. 2018. (Congresso).
    23. 21a Jornada de Letras da UFSCar.As políticas de ensino de línguas nas escolas públicas de São Paulo. 2017. (Outra).
    24. III Congresso de Ensino de Graduação da UFSCar. Relato de esperiência sobre projeto em andamento: tropicalendo. 2017. (Congresso).
    25. III Congresso de Ensino de Graduação da UFSCar. Eixo 2: Programa e Projetos Institucionais do PIBID. 2017. (Congresso).
    26. III Congresso de Ensino de Graduação da UFSCar. O gênero textual teatro na escola: uma proposta de tratamento didático. 2017. (Congresso).
    27. IV SILF Simpósio Inernacional de Linguística Funcional.Transparência e Opacidade no Português Brasileiro. 2017. (Simpósio).
    28. IX Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP - Selin.As construções 'além de' sob a perspectiva da Gramática Discursivo-Funcional. 2017. (Seminário).
    29. VII Congreso de Pós-Graduação da UFSCar. Ética no ensino e pesquisa na Pós-Graduação. 2017. (Congresso).
    30. 4o CIELLI.LÍNGUAS EM CONTATO E RELAÇÕES DE TRANSPARÊNCIA NO PB: NÍVEL MORFOSSINTÁTICO. 2016. (Simpósio).
    31. 1° Seminário do Programa Institucional de bolsa de iniciação a docência (PIBID) e 1° Encontro Multidisciplinar das licenciaturas e Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.INTERTEXTUALIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE NO GÊNERO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO. 2015. (Seminário).
    32. 1° Seminário do Programa Institucional de bolsa de iniciação a docência (PIBID) e 1° Encontro Multidisciplinar das licenciaturas e Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.A REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DO PIBIDIANO. 2015. (Seminário).
    33. 67ª Reunião Anual da SBPC. 2015. (Congresso).
    34. Fórum das Licenciaturas da Universidade Estadual do Goiás.O perfil do professor na contemporaneidade:desafios a vencer. 2015. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. ONOFRE, M. R. ; STASSI-SÉ, J. C. ; GREGOLIN, I. V. ; DUARTE, M. ; MARQUES, C. M. P.. VI Encontro do PIBID UFSCar São Carlos. 2017. Outro
    2. STASSI-SÉ, J. C.. SELIN - Seminário de Estudos Lingüísticos. 2001. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 12/10/2020 19:56:17