Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Metodologia de Ensino (DME)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Marlon Caetano Ramos Pessanha

Doutor em Ciências (2014) pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências (área de concentração em Física) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ciências Naturais (2009) e Licenciado em Física (2006) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Atua em pesquisas relacionadas aos seguintes temas: inovação curricular e inovação didática; cultura didática e cultura escolar; obstáculos de aprendizagem (didático-pedagógicos, epistemológicos e emocionais); planejamento didático; tecnologias digitais no ensino de ciências; e ensino de ciências inclusivo. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6347223505034848 (03/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2014-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Metodologia de Ensino. Rodovia Washington Luís, km 235 - SP-310 (UFSCar / DME) Jardim Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518671 URL da Homepage: http://www.dme.ufscar.br/
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Física
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2017-2020. O uso educacional de jogos e simulacoes no estudo de conceitos cientificos: obstaculos de aprendizagem e suas superacoes
      Descrição: A pesquisa busca estudar o entorno didático e social envolvido no uso de jogos e simulações em situações de ensino-aprendizagem de conceitos de Física e Astronomia. Para além das características técnicas das tecnologias digitais, e a partir de uma metodologia orientada a eventos e baseada no design de atividades, no projeto de pesquisa busca identificar aspectos de natureza didático-pedagógica, epistemológica, ontogenética e emocional que podem ocupar um papel decisivo no sucesso ou insucesso no uso de recursos digitais. O projeto está sendo desenvolvido junto ao Laboratório de Projetos e Artefatos Didáticos (LAPADI)/DME/UFSCar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Márlon Caetano Ramos Pessanha - Coordenador / Sabrina Gomes Cozendey - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Marlon Caetano Ramos Pessanha.
    2. 2015-2018. Praticas Inovadoras no Ensino de Ciencias: reproducao e transformacao da cultura didatica em sistemas de ensino-aprendizagem
      Descrição: Analisar professores em situação de inovação com especial atenção aos obstáculos que os mesmos enfrentam durante a implementação de novas práticas. Em outros termos, buscaremos verificar quais elementos da cultura escolar são mais resistentes a inovações. Além disso, em situações mais pontuais e específicas, alunos de cursos de licenciatura em situações de estágio podem levar para a escola (campo de estágio) propostas de atuação que podem ser consideradas como práticas inovadoras. Nesse sentido, consideramos pertinente analisar como se dá a aceitação dessas propostas pelo professor da escola que recebe o estagiário, pelos estudantes da escola, bem como as reações desse estagiário frente aos desafios enfrentados na implementação de propostas inovadoras, analisando também os obstáculos enfrentados durante a implementação das novas práticas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Márlon Caetano Ramos Pessanha - Integrante / Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira - Coordenador / Ivã Gurgel - Integrante / Cibelle Celestino Silva - Integrante / Fábio Marineli - Integrante / Pedro Donizete Colombo Junior - Integrante / Frederico Augusto Toti - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Marlon Caetano Ramos Pessanha.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (13)
      1. I Encontro Mineiro de Ensino de Física.Inovação didática, cultura e emoções e o ensino de física: uma perspectiva sociológica. 2019. (Encontro).
      2. IV Seminário de Pós-graduação do Polo IFES do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física.Sequências de ensino-aprendizagem e a prática baseada no design. 2018. (Seminário).
      3. XVI Semana da Educação. Cultura, inovação e ação do professor: perspectivas socioculturais. 2018. (Congresso).
      4. Dia do Físico: Milton Taidi Sonoda.A pesquisa em ensino de física no Brasil: origens, focos e perspectivas. 2017. (Outra).
      5. III Congresso de Ensino de Graduação (ConEGrad). Interação e protagonismo dos alunos em atividade de ciências realizadas no âmbito Pibid/UFSCar. 2017. (Congresso).
      6. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.A prática baseada em design: um modelo de ação reflexiva na formação de professores de ciências. 2017. (Encontro).
      7. XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física.Ensino inclusivo de Física e os alunos com deficiência visual, deficiência auditiva ou surdez: materiais e estratégias de ensino nos trabalhos do SNEF entre 2005 e 2015. 2017. (Simpósio).
      8. 2nd World Conference on Physics Education. From a Design-based research to a Design-based Practice: reflections on the construction of an innovative specific pedagogical knowledge and the physics teacher education. 2016. (Congresso).
      9. XIV Evento de Educação em Química.Planejamento didático e o ensino de ciências: da didática geral às didáticas específicas. 2016. (Encontro).
      10. 8th Inclusive and Supportive Education Congress. O Interlocutor nas aulas de Física. 2015. (Congresso).
      11. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2015. (Encontro).
      12. XI Semana da Física da UFSCar.Os Desafios do Ensino de Física. 2015. (Encontro).
      13. XXI Congreso Internacional de Educación y Aprendizaje. Obstáculos de aprendizagem no uso de simulações computacionais no ensino de tópicos de Física Moderna. 2014. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (4)
      1. PESSANHA, M.. III Encontro de Ensino de Física. 2019. (Outro).. . 0.
      2. PESSANHA, M.. II Encontro de Ensino de Física. 2018. (Outro).. . 0.
      3. CATUNDA, T. ; SOUZA, C. R. ; PIERSON, A. H. C. ; PESSANHA, M. C. R ; ROJAS, G. ; SILVA, C. C. ; JOAO, H. A. ; COSTA, G. G. G. ; GARCIA, D. ; OVIGLI, D. F. B. ; SALES, N. L. L. ; COLOMBO JUNIOR, P. D. ; AROCA, S. C. ; MUNIZ, J. R. C. ; JULIO, J. M. ; ARANTES, A. R. ; ZAGO, L. ; RODRIGUES, M. ; BARROS, M. A. ; PAIVA, F. F.. XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2017. Congresso
      4. PESSANHA, M.. I Encontro de Ensino de Física. 2017. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 12/10/2020 19:56:17