Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Metodologia de Ensino (DME)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Dijnane Fernanda Vedovatto Machado

Professora associada do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/São Carlos com licenciatura em Educação Física (UFSCar - São Carlos), Mestrado e Doutorado em Educação (UFSCar/São Carlos) ambos com bolsa CAPES. Pós-doutorado na UNESP/RC ( 2010 a 2014). Pós-doutorado na Universidade de Montreal (UdeM) Canadá, com bolsa FAPESP (2016 - 2017). Foi chefe do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos (DME/UFSCar/São Carlos) (2018 a 2020). Atua na coordenação do grupo de estudos Docência, Estágio Supervisionado e Formação de Professores em Educação Física (DEFEF/UFSCar/São Carlos), e Coordenação em parceria do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo da Educação Física da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (NEEPEF/UNESP/Rio Claro). Pesquisadora Internacional - Centre de recherche interuniversitaire sur la formation et la profissional enseignante (CRIFPE/Canadá, 2019...). Membro da Antena CRIFPE-Brasil (Centre de recherche international sur la formation et la profissional enseignante). Docente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE - UFSCar). Parecerista dos periódicos: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; Educação: Teoria e Prática; Revista Eletrônica de Educação (REVEDUC); Movimento. Motrivivência; Journal of Sporty Pedagogy e Research; Formation et Profission. Membro da Association Francophone pour le Savoir (ACFAS). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6758025601578309 (05/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2012-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Metodologia de Ensino. Rodovia Washington Luiz, Km 235 Mojolinho 13560-000 - Sao Carlos, SP - Brasil URL da Homepage: www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (12)
    1. 2019-Atual. Pedagogia do Estagio Supervisinado: Da organizacao ao acolhimento e acompanhamento do estagiario
      Descrição: Este estudo tem como foco a Pedagogia do Estágio Supervisionado. Ela toma como referência a organização, o acolhimento e o acompanhamento do estágio supervisionado e da prática de ensino como um novo paradigma para a formação de professores que nos desafia a superar algumas das lacunas e das burocracias presentes neste processo que os levam a estagnação. Porém, este paradigma centrado na idade do ensino como profissão trás subjacente a ele a universidade, a escola e as instancias educacionais (Secretaria da Educação, Diretoria de Ensino), convidando-as a uma nova relação de mediação e de parceria, com vistas a fortalecer a profissionalização do ensino. Nesta direção escolheu-se como problema de estudo: quais são os elementos da Pedagogia do Estágio Supervisionado que permitem identificar as formas, os procedimentos e os fundamentos que envolvem a organização, o acolhimento e o acompanhamento do estágio curricular e da prática de ensino na universidade, na escola e nas instancias educacionais? Em função dessa questão de estudo tomou-se como objetivo geral investigar os fundamentos e os procedimentos da Pedagogia do Estágio Supervisionado na organização, no acolhimento e no acompanhamento do estágio na universidade, na escola e nas instancias educativas. Especificamente se busca identificar e analisar como ocorre a organização, o acolhimento e o acompanhamento do estágio e da prática de ensino tanto na universidade quanto na escola, bem como por instancias educativas; desenvolver de forma construtivista e colaborativa um trabalho com professores universitários, estudantes universitários, professores de escola, diretores/coordenadores pedagógicos e instancias educativas na implementação de uma pedagogia do estágio supervisionado e; analisar a mediação e as parcerias que se estabelecem entre a universidade, a escola e as instancias educativas na constituição de uma pedagogia do estágio supervisionado, tendo como base a idade do ensino como profissão. Como metodologia optou-se pela pesquisa construtivista-colaborativa. Como técnicas para a obtenção dos dados buscou-se a fonte documental, a observação, a entrevista semiestruturada e o grupo focal. Na análise dos dados escolheu-se a análise de conteúdo. Como participantes do estudo optou-se por trabalhar com as pessoas responsáveis pelo estágio supervisionado nas instancias educativas (dois professores, sendo um da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Rio Claro e o outro da Diretoria de Ensino de São Carlos); dois professores orientadores de estágio de universidade (um da UNESP/Rio Claro e o outro da UFSCar) vinculados a Educação Física; oito professores experientes de escola que recebem estagiários e oito estagiários, sendo quatro de cada segmento da cidade de Rio Claro e quatro de cada segmento da cidade de São Carlos e; oito diretores (e/ou coordenadores pedagógicos), sendo quatro de cada segmento da cidade de Rio Claro e quatro de cada segmento da cidade de São Carlos, perfazendo um total de 28 participantes. Porém, este número de participantes poderá ser ampliado se houver necessidade. Entre os resultados espera-se desenvolver um handbook do estágio supervisionado de educação física. Ele tem como motivação auxiliar o PNE a atingir algumas de suas metas, fornecer subsídios para uma política de estágio supervisionado profissional e fortalecer a ideia de se conceber a prática como lugar de formação inicial e formação continuada numa perspectiva de desenvolvimento profissional na análise das práticas de ensino... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado - Integrante / Samuel de Souza Neto - Coordenador / Marina Cyrino - Integrante / Regina Zanella Penteado - Integrante / Janaína da silva Ferreira - Integrante / josué José de Carvalho Filho - Integrante.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
    2. 2019-Atual. Por uma Pedagogia do Estagio Supervisionado: Da proposta de formacao de professores de educacao fisica ao acolhimento e acompanhamento da pratica de ensino na escola
      Descrição: Descrição: Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 - Universal/Faixa C - De R$ 0,00 a R$ 120.000,00 Obs.: processo em análise no CNPq para a sua implantação. Este estudo tem como foco a perspectiva de uma Pedagogia do Estágio Supervisionado na Formação de Professores de Educação Física. Assim, ele toma como ponto de partida as transformações que estão na base do movimento da profissionalização docente ao considerar a prática profissional como um lócus de produção, e também de formação nos saberes. Esta compreensão acabou envolvendo a aproximação de pesquisadores, de âmbito nacional, envolvendo UNESP/Rio Claro, Universidade Federal de São Carlos, Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual de Santa Catarina, e, de âmbito internacional, Universidade de Montreal (CRIFPE), Universidade de Caldas (CO), Universidade de Louisville (EUA), Instituto Universitário da Maia (ISMAI - Portugal). No presente dá-se continuidade a este diálogo na forma de uma pesquisa coletiva, propondo como objetivo geral compreender nas propostas de formação e práticas de acolhimento e acompanhamento de estágio a perspectiva de uma pedagogia do estágio supervisionado. Especificamente busca (a) identificar e analisar, nas propostas de formação de professores, o projeto de estágio, a especificidade da docencia no profissional a ser formado e as formas de desenvolvimento do estágio supervisionado; (b) apontar e analisar, no desenvolvimento do estágio na escola como que o acolhimento e o acompanhamento do estagiário são realizados na escola; (c) identificar e analisar, na realidade das universidades estudadas a parceria universidade-escola e; (d) averiguar e analisar, nos dispositivos de formação, os agentes, os saberes e as modalidades de orientação, supervisão e colaboração pedagógica que estariam contribuindo para a formação de uma pedagogia do estágio supervisionado. Neste contexto, opta-se por uma metodologia de pesquisa qualitativa, construtivismo social, tendo como técnicas: fonte documental, observação, entrevista semi-estruturada, análise de conteúdo. Nesta pesquisa, os participantes serão em torno de 40 sujeitos: sendo por instituição (10 IES) um professor-supervisor universitário, um professor-colaborador de escola e dois estagiários. Porém, este número de participantes poderá ser ampliado se houver necessidade. Portanto, o que se busca é uma reflexão sobre os elementos que compõem o estágio supervisionado de modo que seja possível traçar diretrizes para uma pedagogia do estágio supervisionado. Obs.: embora o projeto esteja centrado no estágio supervisionado a perspectiva de uma pedagogia da formação e de se trabalhar com a profissionalização do ensino acaba dando origem a outros projetos de IC, ME ou DO que podem se filiar ao seu quadro teórico e conceitual... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado - Integrante / Samuel de Souza Neto - Coordenador / Marina Cyrino - Integrante / Larissa Cerignoni Benites - Integrante / Roberto Tadeu Iaochite - Integrante / Carlos Federico Ayala Zuluaga - Integrante / Rui Resende - Integrante / Mellissa, Silva - Integrante / Rodrigo Ribeiro - Integrante / Rubiane G. Fonseca - Integrante / luiz gustavo rufino - Integrante / Felipe Canciglieri - Integrante.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
    3. 2018-2020. Residencia Pedagogica na Formacao do Professor de Educacao Fisica
      Descrição: O presente projeto tem como cenário a formação profissional docente e seus elementos, tendo como referência a formação inicial. Objetivo do trabalho é investigar as concepções sobre os conhecimentos universitários durante os estágios curriculares. A pesquisa tem abordagem qualitativa. .. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (24) / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado - Coordenador / Denise Sims - Integrante / Juliana Aparecida Pereira - Integrante.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
    4. 2018-Atual. Os Estagios Supervisionados: Parcerias, Processos Formativos e Identidade Profissional
      Descrição: A relação entre teoria e prática é essencial para a articulação dos conhecimentos, pois pode permitir inúmeras aprendizagens para a formação de professores. A valorização do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura, tem na sua base a articulação entre a formação de professores e as escolas da rede pública, o que é essencial para a formação dos futuros professores. Entretanto, os desafios para desenvolver um trabalho integrado entre escola e universidade tem sido identificado em várias pesquisas educacionais. Diante disso, algumas ações têm sido desenvolvidas visando maior proximidade e articulação entre formação e campo profissional para a formação de professores. Entre as ações se encontra o Programa Residência Pedagógica, que visa o estabelecimento de uma relação universidade e escola, por meio do estágio, na qual todos os integrantes possuem um papel de formadores no desenvolvimento profissional do futuro professor.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado - Coordenador / Denise Sims - Integrante / Juliana Aparecida Pereira - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
    5. 2016-2018. A Reflexao nos Processos de Desenvolvimento Profissional Docente
      Descrição: A reflexão tem se mostrado como elemento estruturante na formação e atuação profissional, desse modo a reflexão sobre a prática educacional é fundamental para os processos formativos de professores. Nesse sentido, é importante descobrir se o professor compreende a reflexão como atividade de sua profissão e se encontra oportunidades para fazê-lo. A partir de alguns questionamentos como: quais são os espaços e tempos de formação continuada dos professores em exercício? A reflexão, mesmo que individual, é incentivada pela escola e realizada pelos professores? Existem outros espaços, como cursos de formação continuada, que proporcionam a análise das práticas dos professores? Propomos Investigar os processos de desenvolvimento profissional no trabalho docente de professores de pedagogia em exercício, tendo como perspectiva a reflexão como elemento estruturante da formação contínua.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado - Coordenador / Maria Renata Campanha Turatti - Integrante.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
    6. 2016-2017. (FAPESP - Pos-Doc) - Os Estagios Supervisionados no Modelo Profissional de Formacao: Politicas e praticas nos processos formativos de professores de Educacao Fisica -
      Descrição: No Brasil, a maioria dos modelos de formação são marcados por uma fragmentação do processo formativo, impingindo a idéia de que é necessário se apropriar da teoria para aplicá-las na prática. Assim, no âmbito da formação inicial há a defesa de que a prática assume importante papel para a atuação docente, e os estágios supervisionados são privilegiados no estabelecimento de relações entre teoria e prática. A partir do exposto, esta pesquisa tem como objetivo compreender, no modelo de formação profissional canadense, os elementos que evidenciam a política docente de formação de professores no estágio, buscando entender a articulação Universidade - Escola.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado - Coordenador / Cecilia Borges - Integrante.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
    7. 2015-2018. (CNPq-471790/2014-1) Os desafios do estagio supervisionado na experiencia internacional e na realidade brasileira sob a perspectiva da profissionalizacao do ensino na Educacao Fisica.
      Descrição: Este projeto tem como objetivo geral compreender o processo de profissionalização do ensino e os novos dispositivos gerados para o estágio supervisionado. Especificamente objetiva-se: (a) identificar os elementos da profissionalização docente no estágio supervisionado, considerando a experiência internacional e a realidade brasileira; (b) averiguar nas políticas docentes de formação de professores os novos dispositivos, agentes, modalidades de orientação e supervisão que estão presentes no estágio supervisionado; (c) analisar nas propostas de estágio supervisionado os fundamentos que emergem desse processo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado - Integrante / Samuel de Souza Neto - Coordenador / Elisangela Venancio Ananias - Integrante / Larissa Cerignoni Benites - Integrante / Roberto Tadeu Iaochite - Integrante / Carlos Federico Ayala Zuluaga - Integrante / Flavia Medeiros Sarti - Integrante / Alberto Albuquerque Gomes - Integrante / Cecilia Borges - Integrante / Taynara Franco de Carvalho - Integrante / Rui Resende - Integrante.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
    8. 2015-2017. Processos de aprendizagem da docencia no estagio curriuclar supervisionado em Educacao Fisica
      Descrição: Os debates sobre a formação de professores estão pautados, entre outros elementos, nas questões referentes à fragmentação entre teoria e prática, uma vez que há uma valorização dos aspectos teóricos em detrimento às práticas, provocando um desequilíbrio na formação, pois quando nos remetemos aos estágios, tal descompasso se revela na relação, comumente distante, entre universidade e escola. Entretanto, os estágios supervisionados se caracterizam por serem momentos privilegiados de formação, já que oferecem a possibilidade de articulação entre a teoria e a prática na formação de professores, permitindo aproximação do futuro professor com o campo profissional em que irá atuar e a interlocução entre os professores atuantes e os futuros professores de Educação Física. Nessa direção, desenvolvemos uma pesquisa na qual o objetivo está pautado em investigar como ocorrem os processos de iniciação à docência no estágio supervisionado, tendo como perspectiva a compreensão dos estagiários nas relações que estabelecem com os agentes envolvidos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado - Coordenador / Rodrigo Ribeiro - Integrante.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
    9. 2015-2017. (PPGPE - Mestrado) Processos Formativos de Iniciacao a Docencia de Professores de Educacao Fisica
      Descrição: A presente pesquisa tem como objetivo compreender os processos formativos de iniciação à docência de professores de Educação Física inseridos no programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Assim, espera-se identificar e analisar as concepções e papéis dos licenciandos e supervisores, sobre a aprendizagem da docência, as compreensões de licenciandos e supervisores, sobre o ensino de Educação Física na educação básica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado - Coordenador / Juliana Prata Vieira - Integrante.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
    10. 2015-2017. (PPGPE - Mestrado) Os processos formativos dos professores de Educacao Fisica nas acoes de formacao continuada em servico: O horario de trabalho pedagogico coletivo de area
      Descrição: Este estudo tem como proposta identificar e analisar os processos formativos realizados dentro das Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPCs), da área especifica de Educação Física, na rede municipal de ensino de Piracicaba, bem como seus impactos na prática docente. Apresenta como orientação teórica a literatura que fundamenta a discussão sobre a aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência, na perspectiva da formação permanente. A pesquisa será desenvolvida no município de Piracicaba, e os sujeitos serão todos os professores de Educação Física que compõem o quadro docente da Prefeitura. A metodologia, de natureza qualitativa, possui características de estudo de caso, com emprego de questionários, entrevistas semiestruturadas e observação participante. A análise dos dados coletados será pautada pela análise de conteúdo estudado na revisão da literatura.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado - Coordenador / Marília Rubino - Integrante.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
    11. 2015-2016. (PIBIC/Cnpq - UFSCar) A Pratica Pedagogica na Formacao Inicial de Professores de Educacao Fisica
      Descrição: Este trabalho refere-se a análise das aprendizagens vinculadas as experiências pedagógicas na formação inicial de professores de Educação Física de uma Universidade Pública do interior do estado de São Paulo. A relação teoria/pratica é uma importante questão dentro dos modelos de formação de professores, visto que a prática aliada às reflexões teóricas tem se mostrado fundamental para a aprendizagem da docência, pois possibilita ter um amplo conhecimento sobre os desafios da realidade de trabalho. Diante desse quadro, o que pretendemos levantar se refere às aprendizagens adquiridas por alunos da licenciatura em Educação Física no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, uma vez que tem a perspectiva de aproximar o futuro professor ao seu campo de atuação profissional desde o início do curso de formação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado - Coordenador / Izabela Pavam - Integrante.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
    12. 2012-2014. A Pratica de Ensino como etapa de construcao da identidade docente na formacao inicial e na formacao continuada: a parceria universidade-escola.
      Descrição: Os estudos voltados para a identidade profissional do professor e o trabalho docente tem sido objeto de preocupação e investigação nos últimos anos. Estes estudos buscaram por diferentes caminhos colocar em pauta o trabalho do professor; falam sobre a questão da prática pedagógica e dos saberes docentes; debatem a formação inicial e a profissionalização do magistério; refletem sobre o modelo curricular de formação; tratam da questão do lugar da prática na formação do professor, bem como trabalham com o processo de construção dessa identidade. Os desafios apontados põem em cheque as funções clássicas da escola, a formação na universidade, o papel do professor e a própria identidade docente. Este problema leva governos e pesquisadores (educação) a proporem novas metas para a escola e uma nova identidade do profissional professor capaz de lidar com as novas demandas (Alves-Mazzoti, 2007). Neste contexto emergiu a nossa questão de estudo: a nova proposta de formação de professores, no que se refere a prática de ensino , estágio supervisionado, se constitui como um espaço de construção da identidade docente? Ou nos revelará que na prática a teoria é outra? Assim sendo, esta pesquisa tem como objetivos: - identificar na formação inicial do professor Educação Física de uma classe do último ano como se constitui a identidade docente por ocasião do Estágio Curricular Supervisionado; - averiguar junto aos professores de escola que recebem estagiários como que este processo contribui ou não para a sua formação continuada; - Incentivar a criação de um grupo de reflexão, envolvendo os professores da escola, os orientadores da universidade e os estagiários na delimitação da docência (prática de ensino e estágio supervisionado) enquanto um lócus de formação e conhecimento e; - apontar as contribuições da parceria universidade escola no desenvolvimento de proposições vinculadas as competências esperadas de cada um dos agentes envolvidos nesse processo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado - Integrante / Samuel de Souza Neto - Coordenador / Marina Cyrino - Integrante / Larissa Cerignoni Benites - Integrante / Roberto Tadeu Iaochite - Integrante / Kethylin Viotto Recco - Integrante.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (58)
    1. CIET ENPED. O QUE APRENDEMOS COM A REALIZAÇÃO DE UMA JORNADA A DISTÂNCIA DURANTE A PANDEMIA DA COVID19?. 2020. (Congresso).
    2. 6 Colloque en education.A reflexão sobre a prática no desenvolvimento profissional dos professores no Brasil. 2019. (Outra).
    3. congrès international d’Actualité de la Recherche en Éducation et en Formation (AREF). Le partenariat université-école du Centre de Formation Initiale en Enseignement du Québec. 2019. (Congresso).
    4. congrès international d’Actualité de la Recherche en Éducation et en Formation (AREF). École d'éducateurs: la réflexion sur la pratique dans la formation continue des enseignants. 2019. (Congresso).
    5. II CONESPE. .. 2019. (Congresso).
    6. RENCONTRES INTERNATIONALES DU RÉSEAU DE RECHERCHE EN EDUCATION ET EN FORMATION.Modèle de formation des enseignants en éducation physique au Brésil: Analyse de la relation entre l'espace et le temps dans le stage curriculaire supervisé. 2019. (Simpósio).
    7. V Simpósio Temático de Estágio cuja temática: “O estatuto do trabalho da escola no estágio”.O trabalho com os estágios no modelo profissional de formação de professores: a ótica do modelo canadense. 2019. (Simpósio).
    8. 5e Colloque international en éducation. La formation continue et l’éducation physique. 2018. (Congresso).
    9. 5e Colloque international en éducation. Les stages supervisés dans le modèle curriculaire professionnel de formation des enseignants. 2018. (Congresso).
    10. 5e Colloque international en éducation. Enseignant de stage supervisé en éducation physique : processus d’initiation à l’enseignement. 2018. (Congresso).
    11. 5e Colloque international en éducation.Supervision et accompagnement de stagiaires au Brésil : l’organisation étudiée dans trois contextes. 2018. (Simpósio).
    12. 86 Congres de l'ACFAS. Les stages supervisés de la Direction de lenseignement de l'État de São Paulo, au Brésil: une étude pilote de supervision pedagogique intégrée entre l'Université, la DE et l'école. 2018. (Congresso).
    13. 86 Congres de l'ACFAS. Le travail de formation professionnelle au Centre de formation initiale des maitres.. 2018. (Congresso).
    14. Congrès international sur la formation et la profession enseignante. Parcería entre universidad y escuela en programa de iniciación a la docencia en Brasil,. 2018. (Congresso).
    15. Congrès international sur la formation et la profession enseignante. El Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia en la formación inicial de profesores de Educación Física: la visión de los licenciandos. 2018. (Congresso).
    16. Congrès international sur la formation et la profession enseignante. Le partenariat entre Université et école dans le modèle de formation professionnelle : le cas du Centre de formation initiale de maîtres au Québec. 2018. (Congresso).
    17. I Congresso Nacional de Estágio Supervisionado e Prática de Ensino. O estágio supervisionado na parceria entre Universidade, Diretoria de Ensino, Secretaria da Educação e Escola: desafios e possibilidades. 2018. (Congresso).
    18. I Congresso Nacional de Estágio Supervisionado e Prática de Ensino. O estágio supervisionado na perspectiva do estagiário, do professor supervisor e do professor orientador.. 2018. (Congresso).
    19. I Congresso Nacional de Estágio Supervisionado e Prática de Ensino.Propostas de organização do estágio supervisionado na universidade e na escola. 2018. (Simpósio).
    20. IV Congresso Nacional de Formação de Professores e XIV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Por uma teorua da Prática Educativa no desenvolvimento de estágio supervisionado na parceria entre diretoria de ensino de São Carlos (DESC)- Universidade- Escola. 2018. (Congresso).
    21. IV Congresso Nacional de Formação de Professores e XIV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. A iniciação à docência de Professores de Educação Física. 2018. (Congresso).
    22. 4e Colloque International en éducation et 5e Sommet de l'iPad et du numérique en éducation. 4.#09;LE STAGE SUPERVISÉ: PARTENARIAT UNIVERSITÉ-ÉCOLE AU SEIN DE LA DIRECTION D’ENSEIGNEMENT DE SÃO CARLOS. 2017. (Congresso).
    23. 4e Colloque International en éducation et 5e Sommet de l'iPad et du numérique en éducation. 3.#09;LES PARTENARIATS UNIVERSITÉ-ÉCOLE ET LES DISPOSITIFS D’ACCOMPAGNEMENT DE STAGE SUPERVISÉ EN ÉDUCATION PHYSIQUE ET EN PÉDAGOGIE. 2017. (Congresso).
    24. 85e Congres ACFAS. 1.#09;LE PARTENARIAT ET L'ACCOMPAGNEMENT DES STAGIAIRES SUPERVISÉS: LA RELATION ENTRE L'UNIVERSITÉ-ÉCOLE.. 2017. (Congresso).
    25. 85e Congres ACFAS. 2.#09;VERS UNE PÉDAGOGIE DU STAGE SUPERVISÉ : DÉVELOPPEMENT DE DISPOSITIFS D’ACCUEIL ET D’ACCOMPAGNEMENT DE STAGIAIRES DANS LA DIRECTION D’ENSEIGNEMENT DE SÃO CARLOS.. 2017. (Congresso).
    26. 9ème édition du Colloque Éducatif Présent.. 2017. (Outra).
    27. Journée de promotion d’un mode de vie sain et actif en milieu scolaire.. 2017. (Outra).
    28. 3e COLLOQUE INTERNATIONAL EN ÉDUCATION Enjeux actuels et futurs de la formation et profession enseignante.Le partenariat entre l’université et l’école dans les stages : un processus en constitution. 2016. (Outra).
    29. 3e COLLOQUE INTERNATIONAL EN ÉDUCATION Enjeux actuels et futurs de la formation et profession enseignante.Teaching Professional Socialization in Physical Education. 2016. (Outra).
    30. III Congresso Nacional de Formação de Professores, e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de de Educadores. Os processos de reflexão e planejamento para o exercício profissional docente. 2016. (Congresso).
    31. III Congresso Nacional de Formação de Professores, e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de de Educadores. Formação de Professores de Educação Física: contribuições do PIBID. 2016. (Congresso).
    32. III Congresso Nacional de Formação de Professores, e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de de Educadores. Estágios Supervisionados em Educação Física: entre o discurso e a ação. 2016. (Congresso).
    33. III Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores do Brasil.Docência, Estágio Supervisionado e Formação de Professores de Educação Física. 2016. (Simpósio).
    34. 2e Colloque international en éducation: enjeux actuels et futurs de la formation et de la profession enseignante. Le stage dans la formation des enseignants d’éducation physique : perceptions des enseignants associés et des stagiaires, a largement contribué. 2015. (Congresso).
    35. 2e Colloque international en éducation: enjeux actuels et futurs de la formation et de la profession enseignante. The challenges of supervised professional teaching practice in physical education considering the relationship between university and school. 2015. (Congresso).
    36. III CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL E VIII SEMINÁRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Articulações entre teoria e prática no estágio supervisionado em Educação Física. 2015. (Congresso).
    37. II Semana da Educação Física.Ser professor nos diferentes campos de atuação. 2015. (Outra).
    38. XII EDUCERE, III SIRSSE, V SIPD – Cátedra UNESCO e IX ENAEH. RELAÇÕES ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE NA PARCERIA E ACOMPANHAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS. 2015. (Congresso).
    39. XII EDUCERE, III SIRSSE, V SIPD – Cátedra UNESCO e IX ENAEH. PROFESSORAS EM CENA: PARTILHANDO EXPERIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL.. 2015. (Congresso).
    40. II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual sobre Formação de Educadores. A cultura colaborativa entre docentes na Educação Infantil. 2014. (Congresso).
    41. II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual sobre Formação de Educadores. Parceria Universidade e Escola: o caso dos estágios curriculares supervisionados em Educação Física. 2014. (Congresso).
    42. II Semana de formação, pesquisas e práticas em educação infantil.Estágio na Educação Física no ensino infantil - relato de experiência.. 2014. (Outra).
    43. I Simpósio de Estágio das Licenciaturas da UFSCar. 2014. (Simpósio).
    44. Colloque International en éducation: Enjeux actuels et futurs de la formation et de la profession enseignante.Teacher Indetify in Brazil: Various teaching perspectives. 2013. (Outra).
    45. Colloque International en éducation: Enjeux actuels et futurs de la formation et de la profession enseignante.The Organization of supervised stages in physical education as a faciliting or hindering factor for professional insertion. 2013. (Outra).
    46. Curso temático: Experiências e Vivências: projetos de subprojetos do PIBID.Experiências em Educação Física. 2013. (Outra).
    47. III Encontro Pibid - UFSCar. 2013. (Encontro).
    48. I Semana de Formação Pesquisas e Práticas em Educação Infantil..O trabalho docente entre professores de Educação Física e pedagogas na Educação Infantil. 2013. (Outra).
    49. IV Encontro PIBID UFSCAR: Novos caminhos para a formação inicial e continuada de Professores.A percepção escolar sob o ponto de vista discente e docente: reflexão de bolsistas PIBID Educação Física. 2013. (Encontro).
    50. VII Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana XIV. Ser Professor de Educação Física: Caminhos Trilhados. 2013. (Congresso).
    51. VII Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana XIV. Identidade do Professor de Educação Física. 2013. (Congresso).
    52. XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE e IV Seminário Internacional sobre Profissiionalização Docente - SIPD/Cátedra UNESCO. Os Estágios Curriculares Supervisionados em Educação Física na Visão dos Professores Colaboradores. 2013. (Congresso).
    53. XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE e IV Seminário Internacional sobre Profissiionalização Docente - SIPD/Cátedra UNESCO. Olhares sobre Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física. 2013. (Congresso).
    54. “Formação do Professor para um novo desenvolvimento profissional”,. 2012. (Outra).
    55. I Encontro de Formação Continuada para Tutores Virtuais. 2012. (Encontro).
    56. II Congresso Internacional de Formação Profissional em Educação Física e VI Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo da Educação Física. 2012. (Congresso).
    57. V Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana/ II Congresso Internacional de Educação Física, Esporte e Lazer. Os Estágios na Formação Inicial dos Professores de Educação Física. 2012. (Congresso).
    58. XVI ENDIPE.Identidade docente: as várias faces da constituição do ser professor. 2012. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (15)
    1. Vedovatto, Dijnane; Biazolli, C. ; Teixeira, I ; GREGOLIN, I. V.. 1 Jornada das Licenciaturas. 2020. Outro
    2. Vedovatto, Dijnane; Souza Neto, Samuel. II Encontro de estágio nas licenciaturas: Novos desafios e políticas de formação de professores. 2019. Outro
    3. Vedovatto Iza, Dijnane Fernanda. 5e Colloque international en éducation et 6e Sommet du numérique en éducation. 2018. (Congresso).. . 0.
    4. Vedovatto, Dijnane. I CONESPE - I Congresso Nacional de Estágio Supervisionado e Prática de Ensino- quot;A prática como lócus de formação e produção de saberesquot;. 2018. (Congresso).. . 0.
    5. Vedovatto, Dijnane. I Encontro de Estágios nas Licenciaturas: as práticas possíveis entre universiadde, diretoria de ensino e escolas. 2018. (Outro).. . 0.
    6. Vedovatto, Dijnane. X Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo da Educação Física (SEPEF). 2018. (Congresso).. . 0.
    7. Vedovatto Iza, Dijnane Fernanda. 9ème édition du Colloque Éducatif Présent. 2017. (Congresso).. . 0.
    8. Vedovatto Iza, Dijnane Fernanda. 4e Colloque International en éducation et 5e Sommet de l'iPad et du numérique en éducation. 2017. (Congresso).. . 0.
    9. Vedovatto Iza, Dijnane Fernanda. IV Congresso Internacional de Formação Profissional e IX Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo da Educação Física. 2016. (Congresso).. . 0.
    10. Vedovatto Iza, Dijnane Fernanda. Dificuldades e avanços ocorridos no âmbito do PIBID-UFSCar. 2015. (Outro).. . 0.
    11. Vedovatto Iza, Dijnane Fernanda. IV Encontro PiBID UFSCAR: Novos Caminhos Para a Formação Inicial e Continuada de Professores. 2013. (Outro).. . 0.
    12. Vedovatto Iza, Dijnane Fernanda. VI Corrida Unicep. 2011. (Outro).. . 0.
    13. Vedovatto Iza, Dijnane Fernanda. I Congresso Internacional de Formação Profissional e V Seminário de Estudos e Pesquisa em Formação Profissional no Campo da Educação Física. 2010. (Congresso).. . 0.
    14. Vedovatto Iza, Dijnane Fernanda. V Corrida UNICEP. 2010. (Outro).. . 0.
    15. Vedovatto Iza, Dijnane Fernanda. IV Coloquio de pesquisa qualitativa em motricidade humana. 2009. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 12/10/2020 19:56:17