Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Metodologia de Ensino (DME)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Ademir Donizeti Caldeira

Pro-Reitor de Graduação (2016-2020) da Universidade Federal de São Carlos, Vice-Diretor do Centro de Ciência da Educação (2008-2010) da Universidade Federal de Santa Catarina, Diretor do Curso de Matemática (1998-2003) da Universidade de Uberaba. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela UNESP/IBILCE(1987), mestrado em Educação Matemática pela UNESP/RIO CLARO (1992) e doutorado em Educação pela UNICAMP (1998). Professor Associado III do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos. Vice Lider do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Cultura. Credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFScar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática na Educação Matemática e Etnomatemática. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8185048034258055 (31/08/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2011-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Metodologia de Ensino. Rodovia Washington Luis Km 235 - SP 310 universitario 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518111 Ramal: 8670
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2019-Atual. Etnomatematica e Modelagem Matematica: aspectos praticos e teoricos
      Descrição: Trata-se de um projeto que tem como objetivo incorporar pesquisas na linha de Etnomatemática e Modelagem Matemática nos seus aspectos práticos e teóricos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . Integrantes: Ademir Donizeti Caldeira - Coordenador / Bruna Z.D. Prane - Integrante / Betina Cambi - Integrante / RAFAEL BIDA GUABIRABA MARTINS - Integrante / Daniana da Costa - Integrante.
      Membro: Ademir Donizeti Caldeira.
    2. 2012-2018. A ABORDAGEM CTS NA PRODUCAO DOS CONHECIMENTOS PRESENTES EM MATERIAIS DIDATICOS VOLTADOS PARA A EDUCACAO CIENTIFICO-TECNOLOGICA NO AMBITO ESCOLAR
      Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa de cooperação internacional entre Brasil e Argentina apoiado pelo CAPES/MINCYT REDE ? 007-12. A meta global do projeto é o desenvolvimento de um modelo teórico-metodológico para analisar perspectivas CTS na produção de conhecimentos presentes em materiais didáticos voltados para uma Educação Científica e Tecnológica crítica no âmbito escolar brasileiro e argentino. Mais especificamente os objetivos são: i) Desenvolver um aprofundamento teórico-metodológico sobre as concepções CTS voltados para a Educação Científico-Tecnológica crítica, a partir do estudo e análise do movimento CTS, tendências curriculares, perspectivas e literatura corrente nos dois países; ii) Construir um quadro de referências para a análise da inserção CTS em materiais didáticos considerando as novas questões socioambientais emergentes na atualidade e as reconcepções sobre o papel da Ciência e da Matemática no desenvolvimento socioeconômico; iii) Analisar materiais didáticos buscando identificar os pressupostos CTS presentes em seus discursos textuais e imagéticos a partir de critérios analíticos elaborados pela equipe segundo referenciais defendidos, considerando as especificidades das realidades brasileira e argentina; iv) Sistematizar indicadores que possam orientar a elaboração de materiais didáticos numa perspectiva CTS considerando os aportes teóricos dos estudos culturais tais como aspectos relacionados à problematização das relações ciência e cultura.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . Integrantes: Ademir Donizeti Caldeira - Integrante / Alice Helena C. Pierson - Integrante / Denise de Freitas - Coordenador / Isabela Custódio T. Bozzini - Integrante / Anna Regina L. de Moura - Integrante / Antonio Carlos R. Amorim - Integrante / Elisabeth Barolli - Integrante / Ofelia Agoglia - Integrante / Valeria Caroglio - Integrante / Patricia Pons - Integrante / Ariel Amadio - Integrante / María Ximena Erice - Integrante / Cristina Moretti - Integrante / Lilia Micaela Dubini - Integrante / María Graciela Gómez - Integrante / Graciela Vallecillo - Integrante / Blanca Raquel Benítez - Integrante / Laura Patricia Perucca - Integrante / Mariana Martinello - Integrante / Carlos Passera - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Ademir Donizeti Caldeira.
    3. 2011-2014. O Estagio Supervisionado enquanto espaco para construcao de identidade profissional: desafios da formacao inicial para a docencia
      Descrição: As recentes políticas públicas de formação de professores implementadas pelo governo federal nos últimos anos, tais como PRODOCÊNCIA, PIBID e OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO, têm favorecido não apenas a melhoria da formação inicial e continuada dos docentes, como também possibilitam um profícuo campo de investigação sobre o assunto em vinculação direta com o ensino e a extensão universitários. Mais que isso, essas políticas demandam pesquisas focadas em temáticas da formação docente de modo a contribuírem com a viabilização de resultados favoráveis das mesmas, visando questões afetas diretamente à realidade educacional brasileira. Por meio do projeto ora submetido, um grupo interdisciplinar de formadores de professores invita seus esforços acadêmicos numa investigação sobre a relevância e a repercussão do estágio na formação inicial à docência, em articulação com ações de ensino e extensão desenvolvidas junto às licenciaturas da Universidade Federal de São Carlos no âmbito de projetos diversos já em desenvolvimento, a partir da implantação das referidas políticas públicas, além da atuação de grupos de pesquisas constituídos há vários anos e com ampla atuação nas áreas da formação docente e do ensino dos conhecimentos acadêmicos específicos. Pautados na publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2002), que destacam a dimensão da prática como fundamental na construção da identidade profissional do professor, o presente projeto visa problematizar o estágio como espaço para construção de identidade profissional levando em consideração o pressuposto de que a inovação nas instituições educativas deve ser pensada a partir de um novo conceito de profissionalização do professor (IMBERNÓN, 2006). Diante desse novo quadro, as concepções sobre o papel dos estágios na formação docente e o problema da relação entre a teoria e a prática educacionais necessitam ser recolocados à luz de uma formação que possa contribuir para o regaste e o reconhecimento da docência na sociedade. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Ademir Donizeti Caldeira - Coordenador / Alice Helena C. Pierson - Integrante / Denise de Freitas - Integrante / Elisabeth Barolli - Integrante / Aida Victoria Garcia Montrone - Integrante / Ana Silvia Couto de Abreu - Integrante / Isadora Valencise Gregolin - Integrante / José Artur Barroso Fernandes - Integrante / Maria do Carmo de Sousa - Integrante / Marcos Pires Leodoro - Integrante / Paulo Sérgio Bretones - Integrante / Alberto Villani - Integrante / Magali Aparecida Silvestre - Integrante / Dulcimeire Aparecida Volante Zanon - Integrante / Denise Silva Vilela - Integrante / Renata Prenstteter Gama - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Ademir Donizeti Caldeira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Laurea Academica pelo reconhecimento de pesquisa na área de Educação Matemática, Acervo da Professora Jocira M. de Oliveira Lozada.. 2014.
      Membro: Ademir Donizeti Caldeira.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (49)
    1. Encontro Brasileiro de Estudantes de PósGraduação de Educação Matemáticatica.Grupo de Discussão sobre Modelagem Matemática. 2019. (Encontro).
    2. ForGRAD. 2019. (Outra).
    3. Forgrad Sudeste. 2019. (Outra).
    4. IX Semana da Educação Especial.Contextos Educacionais para além dos mutos da universidade. 2019. (Outra).
    5. XIII Encontro Nacional de Educação Matemática.O livro didático como ferramenta para atividades de Modelagem Matemática. 2019. (Encontro).
    6. XXIII EBRAPEM.Grupo de Discussão sobre Modelagem Matemática. 2019. (Encontro).
    7. Reunião da Regional Sudeste do Colégio de Pro-Reitores de Graduação da ANDIFES. 2018. (Outra).
    8. Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas na Educação Superior. 2018. (Seminário).
    9. Forgrad Sudeste 2017.Debate sobre as questões institucionais da Pro-Reitoria de Graduação. 2017. (Outra).
    10. I Seminário da Rede de Apoio `a Docência no Ensino Superior. 2017. (Seminário).
    11. IX Seminário de Teses e Dissertações.Debatedor da qualificação de doutorado. 2017. (Seminário).
    12. VII Seminário de Ensino de Graduação da Ufscar.Mesa de Abertura. 2017. (Seminário).
    13. VII Seminário de Ensino de Graduação da Ufscar.Ética, diversidade e relações de poder. 2017. (Seminário).
    14. X Conferencia Nacional sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática.O diálogo das tramas discursivas da Modelagem Matemática na Educação Matemática. 2017. (Seminário).
    15. X Conferencia Nacional sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática.Modelagem Matemática: cultura e fundamentos. 2017. (Outra).
    16. VI Forum Paulista de Licenciaturas em Matemática.Licenciatura em Matemática. 2016. (Outra).
    17. XII Encontro Nacional de Educação Matemática.Atividades de Modelagem na sala de aula: uma perspectiva foucaultiana. 2016. (Encontro).
    18. XII Encontro Nacional de Educação Matemática.Ensaio sobre as estruturas matemáticas da música ocidental. 2016. (Encontro).
    19. XII Encontro Nacional de Educação Matemática.XII ENEM. 2016. (Encontro).
    20. XXVIII Semana da Matemática do IBILCE/UNESP.Obstáculos e Resistências em aplicações de Modelagem na Educação Básica. 2016. (Outra).
    21. 37 Reunião Nacional de Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2015. (Encontro).
    22. Aula Aberta "Republica das Crianças: sobre experiencias escolares e resistência". 2015. (Outra).
    23. Conferencia Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática.Dificuldades em relação ao uso da Modelagem na sala de aula. 2015. (Outra).
    24. IX Conferencia Nacional sobre Modelagem na Educação Matemáticaq.Sintese e Debates - Painel de encerramento. 2015. (Outra).
    25. VIII Encontro Pesquisa em Educação Ambiental.Membro da Comissão Científica. 2015. (Encontro).
    26. VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemátioca.Avaliador do SIPEM. 2015. (Seminário).
    27. VI SIPEM Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.Etnomatemática do Sistema de Contagem Guarani: símbolos gráficos. 2015. (Simpósio).
    28. XIV Conferencia Interamericana de Educação Matemática.POr que a Modelagem Matemática não chega a sala de aula.. 2015. (Outra).
    29. III Encontro PIBID - UFSCar: um balanço das ações compartilhadas entre Universidade e Escola. 2013. (Encontro).
    30. Jornadas de Investigación Y Jornadas de posgrado Universad Naccional de Cuyo de.El abordaje CTS en la produción de conocimientos presentes en los materiales didácticos dirigidos a la educaión científico-tecnológica en el ámbito escolar. 2013. (Outra).
    31. VIII Conferencia Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática.Membro da Comissão Científica. 2013. (Outra).
    32. VIII Conferencia Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática.Livro didático, CTS e Modelagem: algumas apximações. 2013. (Outra).
    33. VIII Conferencia Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática.Educação Matemática Crítica: aproximações da teoria de Skovsmose com concepções de modelagem de alguns pesquisadores brasileiros. 2013. (Outra).
    34. VIII Conferencia Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática.Membro da Comissão de Parecerista. 2013. (Outra).
    35. VIII Conferencia Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática.Modelagem Matemática nos cursos de formação de professores. 2013. (Outra).
    36. ACIEPE - Educação Ambiental.Modelagem e Educação Ambiental. 2012. (Outra).
    37. I Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia.Modelagem Matemática e Meio Ambiente. 2012. (Encontro).
    38. IV Congresso Brasileiro de Etnomatemática. Membro do comite cientifico. 2012. (Congresso).
    39. Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Unicamp. 2012. (Outra).
    40. V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.Membro do comite cientifico. 2012. (Seminário).
    41. V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.Posição de Fronteira e Produção de siginficado na educação matemática indígena. 2012. (Seminário).
    42. XI Encontro Paulista de Educação Matemática.Membro do comite cientifico. 2012. (Encontro).
    43. ACIEPE- Práticas escolares em aulas de Matemática: conhecendo limites e ampliando possibilidades.Modelagem Matemática: um outro olhar. 2011. (Encontro).
    44. I ConEgrad. 2011. (Congresso).
    45. II Encontro de Iniciação à Docência e Formação Continuada de Professores: PIBID em Ação: Universidade e Escola fazendo a diferença. 2011. (Encontro).
    46. III Seminários de Dissertações e Teses, Linha de Pesquisa Educação em Ciências e Matemática.Banca ad hoc de trabalhos científicos. 2011. (Seminário).
    47. Programa de Pós Graduação em Educação Matemática.Modelagem Matemática e Educação Ambiental: a experiência da Ilha das Peças no Litoral do Paraná. 2011. (Outra).
    48. VII Conferencia Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática.Impactos da perspectiva sócio-crítica na produção em Modelagem na Educação Matemática brasileira. 2011. (Outra).
    49. X Semana Academica de Matemática.Modelagem Matemática na formação do professor de Matemática. 2011. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (18)
    1. CALDEIRA, A. D.; GENTILE, C. ; SUDAN, A. M.. Congresso de Ensino de Graduação. 2019. Congresso
    2. CALDEIRA, A. D.. XI Conferencia Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. 2019. (Outro).. . 0.
    3. CALDEIRA, A. D.. XI Conferencia Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. 2019. (Outro).. . 0.
    4. CALDEIRA, A. D.. XI Conferencia Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. 2019. (Outro).. . 0.
    5. CALDEIRA, A. D.; GENTILE, C. ; SUDAN, A. M.. Congresso de Ensino de Graduação. 2018. Congresso
    6. CALDEIRA, A. D.. IV Fórum de Discussão - Parametros Balizadores da Pesquisa em Educação Matemática no Brasil. 2017. (Outro).. . 0.
    7. CALDEIRA, A. D.. IV Fórum de Discussão Parâmetros Balizadores da Pesquisa em Educação Matemática. 2017. (Outro).. . 0.
    8. CALDEIRA, A. D.; BUTARELLO, C.. CONEGRAD Congrfesso de Ensino de Graduação. 2017. Congresso
    9. CALDEIRA, A. D.; GENTILE, C. ; SUDAN, A. M.. Congresso de Ensino de Graduação. 2017. Congresso
    10. CALDEIRA, A. D.. IX Conferencia Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. 2015. (Outro).. . 0.
    11. CALDEIRA, A. D.. IV Encontro do PIBID UFSCAR. 2013. (Outro).. . 0.
    12. CALDEIRA, A. D.. I Encontro de Educação Matemática dos Anos Iniciais. 2011. (Outro).. . 0.
    13. CALDEIRA, A. D.. VI Encontro Catarinense de Educação Matemática. 2007. (Outro).. . 0.
    14. CALDEIRA, A. D.. V Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. 2007. (Outro).. . 0.
    15. CALDEIRA, A. D.. Sociedade Brasileira de Educação Matemática. 2006. (Outro).. . 0.
    16. CALDEIRA, A. D.. III Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2006. (Congresso).. . 0.
    17. CALDEIRA, A. D.. Coordenador da Comissão Científica. 2005. (Congresso).. . 0.
    18. CALDEIRA, A. D.. IV Conferência Nacional sobre Modelagem e Educação Matemática. 2005. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 12/10/2020 19:56:17