Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Metodologia de Ensino (DME)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Josimeire Meneses Julio

é doutora em Educação (2009) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, na linha Educação e Ciências. Possui Mestrado em Educação (2007), linha de Educação e Ciências, Especialização em Ensino de Ciências - modalidade: Física - (2003), graduação em Física em Licenciatura (2001) e em Bacharelado (1999), todos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi professora efetiva de educação básica de nível médio - Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais no período de 1997 a 2010. Atuou na área de formação de professores no período de 2005 a 2007 no curso de Especialização em Ensino de Ciências por Investigação oferecido pelo Centro de Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora adjunta no Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos e pesquisadora colaboradora da Universidade Federal de Minas Gerais nas atividades do grupo de pesquisa INOVAR. Tem experiência na área de Educação em Ciências, com ênfase em ensino de Física, seus interesses envolvem principalmente os seguintes temas:atividades investigativas, laboratório escolar, interações em sala de aula, engajamento, estudos de gênero com ênfase em masculinidades, grupos de aprendizagem, dinâmica de grupos. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8805879632103815 (28/01/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2010-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Metodologia de Ensino. Rodovia Washington Luis, Km 235 Monjolinho 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518670 Fax: (16) 33518372 URL da Homepage: http://www.dme.ufscar.br/docentes/34/josimeire-menezes-julio
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2012-Atual. Ensino de Ciencias e o desenvolvimento de aprendizagens complexas
      Descrição: O projeto tem como objeto as aprendizagens complexas desenvolvidas no contexto do Ensino de Ciências nos diferentes níveis de ensino: fundamental, médio e superior. Pretende-se caracterizar a natureza dos processos aprendizagem desenvolvidos em atividades de ciências centradas nos estudantes em diferentes contextos. A abordagem sobre as aprendizagens envolve os processos, as interações e as oportunidades de aprendizagem elaboradas entre os estudantes. O referencial teórico-metodológico é plurianalítico, contempla uma diversidade de perspectivas sobre esses processos em seus aspectos afetivos, cognitivos e sociais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Josimeire Meneses Julio - Coordenador / Maria Betânia Tenorio Nunes - Integrante / Andreia Aparecida Arruda - Integrante / Felipe Andrade Rodrigues - Integrante. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 2
      Membro: Josimeire Meneses Julio.
    2. 2011-2012. Produtos educacionais no Mestrado Profissional em ensino de Fisica e Matematica: itinerarios de desenvolvimento, implementacao e avaliacao, a partir da rede de pesquisa participante Escola-Universidade
      Descrição: Projeto de Pesquisa vinculado ao Observatório da Educação. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissional: (3) . Integrantes: Josimeire Meneses Julio - Integrante / Maria do Carmo de Sousa - Coordenador / Marcos Pires Leodoro - Integrante / Ducinei Garcia - Integrante / Pedro Luiz Aparecido Malagutti - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
      Membro: Josimeire Meneses Julio.
    3. 2011-Atual. Ensino de Fisica e o desenvolvimento do pensar e pensamento cientifico: um estudo sobre atividades baseadas em pesquisa
      Descrição: O projeto tem como foco a investigação do efeito nos estudantes de um repertório de materiais didáticos, propostas, atividades curriculares e práticas pedagógicas baseadas em pesquisa que articulem o pensar e o pensamento científico, o engajamento e a colaboração entre pares. Elegemos especialmente materiais didáticos e atividades de ensino baseadas em pesquisa por elas, em princípio, serem capazes de estimular a iniciativa e a reflexão dos estudantes em sala de aula. Propomo-nos a investigar os processos de aprendizagem envolvidos no uso desses materiais em diferentes realidades escolares com a compreensão de que adaptações em escala são sempre necessárias.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Josimeire Meneses Julio - Coordenador / Arnaldo de Moura Vaz - Integrante / Alexandre Fagundes Faria - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Josimeire Meneses Julio.
    4. 2010-Atual. Ensino de Fisica e educacao basica: pensamento cientifico, padrroes de resistencia e relacoes de colaboracao
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Josimeire Meneses Julio - Coordenador.
      Membro: Josimeire Meneses Julio.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Aprovação em concurso público para o cargo de professora adjunta-DE da carreira de magistério superio, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.. 2010.
      Membro: Josimeire Meneses Julio.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (5)
    1. World Conference on Physics Education. The role of girls in balancing boys? engagement in investigative physics high school activities. 2012. (Congresso).
    2. XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Princípios para Investigação da Experiência em Atividades Baseadas em Pesquisas em Ensino de Física. 2012. (Congresso).
    3. 9thl Conference of the European Science Education Research Association 2011. Lads in physics classes:interactions between masculinities and learning opportunities. 2011. (Congresso).
    4. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 8. Metodologia de entrevista estimulada: princípios para investigação das interações em sala de aula a partir da percepção dos alunos. 2011. (Congresso).
    5. Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 12. Rapazes em aulas de Física: padrões de masculinidade e oportunidades de aprendizagem. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (0)

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 12/10/2020 19:56:17