Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Metodologia de Ensino (DME)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Ademar da Silva

Possui graduação em Letras pela Universidade de Mogi das Cruzes (1971), mestrado e doutorado em Lingüística pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (1989 e 1996). É professor aposentado da UNESP - FCL de Araraquara, onde atuou no Depto de Letras Modernas, área Língua Inglesa. Atualmente, é professor associado da UFSCar - Universidade Federal de São Carlos, atuando no DME - Departamento de Metodologia de Ensino, onde atua como professor de Prática de Ensino de Língua Inglesa e Portuguesa. Tem experiência na área de Lingüística e Lingüística Aplicada, com ênfase em Língüística Textual e Aquisição da Escrita, atuando nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de língua estrangeira (Inglês) e portuguesa; formação pré e em serviço de professores de língua inglesa e portuguesa. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9028512631572133 (02/10/2014)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2002-2015
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Metodologia de Ensino. Rodovia Washington Luis, km 235 Campus 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 3351 Ramal: 8372 Fax: (16) 2164846 URL da Homepage: http://ufscar.br
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Letras
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2013-Atual. Desafios e prioridades na carreira do professor de lingua inglesa de escolas publicas do estado de Sao Paulo
      Descrição: Neste projeto, observo dois grandes desafios enfrentados pelo professor de língua inglesa ao longo de sua formação e carreira. O primeiro diz respeito à precariedade de sua formação e o segundo trata de sua desvalorização profissional via campanha de arrocho salarial ao longo de várias décadas (1961-2013). O objetivo é mostrar os efeitos por eles produzidos, considerando o processo histórico pelos quais passaram e sugerir mudanças. Além de textos históricos e jornalísticos, os dados foram extraídos de narrativas e depoimentos de professores aposentados, pré e em-serviço da região de São Carlos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ademar da Silva - Coordenador.
      Membro: Ademar da Silva.
    2. 2008-2011. Avaliacao de desempenho nas redacoes do SARESP de alunos egressos das 8as series do ensino fundamental e 3a serie do ensino medio.
      Descrição: Verificar a relação com a escrita de alunos egressos do ensino fundamental e médio, ou seja, em que medida utilizam-se do recurso oral nas propostas de escrita, demonstrando desconhecimento de algumas características dessa modalidade,. Os resultados poderão apontar questões ligadas ao movimento de alfabetização construtivista e também à questão de identidade desses alunos. . Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ademar da Silva - Coordenador / Hermes Santos - Integrante.
      Membro: Ademar da Silva.
    3. 2008-2009. A construcao do processo de ensino/aprendizagem de linguas (materna e estrangeira) no contexto escolar brasileiro
      Descrição: O objetivo do projeto é pesquisar: (1) em que medida o investimento nas teorias de ensino/aprendizagem de línguas (materna e estrangeira) é refletido na atuação e prática dos aprendizes, diferenciando-os; (2) as implicações pedagógicas oriundas das novas teorias, ou seja, até que ponto os dados da relação direta entre a ação do professor e a resposta do aluno evidenciam um processo de aquisição/aprendizagem de língua possível de ser descrito e investigado; (3) em que medida o processo de elaboração de cursos e materiais didáticos atende a todos os níveis de aprendizes.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ademar da Silva - Coordenador.
      Membro: Ademar da Silva.
    4. 2005-2008. A formacao do professor de linguas (materna e estrangeira) e a cultura de ensinar: um estudo longitudinal
      Descrição: O objetivo do projeto é pesquisar: (1)a formação pré-serviço de alunos do curso de Letras da UFSCar durante as Práticas de Ensino para verificar em que medida o investimento no conteúdo/prática pedagógica, construído ao longo de quatro anos, reflete em sua atuação e prática, diferenciando-os; (2)a prática profissional, observando professores iniciantes em exercício para verificar até que ponto o investimento no conteúdo/prática pedagógica, complementado pelos dois semestres de Prática de Ensino, influencia a sua prática docente; (3)as implicações pedagógicas oriundas dessa prática, ou seja, os dados da relação direta entre a ação do professor e a resposta do aluno evidenciam um processo de aquisição/aprendizagem de língua possível de ser descrito investigado.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Ademar da Silva - Coordenador / Denise Maria Margonari - Integrante.
      Membro: Ademar da Silva.
    5. 2002-2005. A formacao e a pratica profissional de professores de lingua estrangeira-ingles: um estudo longitudinal
      Descrição: O projeto de pesquisa visa pesquisar: (1)a formação pré-serviço que tem como objetivo observar a postura e o desempenho dos alunos do curso de Letras da UFSCar durante os dois semestres de Prática de Ensino para verificar em que medida o investimento no conteúdo/prática pedagógica, construído ao longo de quatro anos, reflete em sua atuação e prática, diferenciando-os; (2)a prática profissional, observando professores iniciantes em exercício para verificar até que ponto o investimento no conteúdo/prática pedagógica, complementado pelos dois semestres de Prática de Ensino, influencia a sua prática docente. Em outras palavras, como ele a conduz e qual o seu papel nesse processo e (3)as implicações pedagógicas que verificará os processos de ensino/aprendizagem de língua estrangeira, oriundos dessa prática, ou seja, os dados da relação direta entre a ação do professor e a resposta do aluno evidenciam um processo de aquisição/aprendizagem de língua possível de ser descrito e investigado. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ademar da Silva - Coordenador / Denise Maria Margonari - Integrante. Número de produções C, T A: 35 / Número de orientações: 3
      Membro: Ademar da Silva.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (27)
      1. 57ª Gel - Seminario do Gel - Grupos de Estudos Linguisticos.Letramento e Identidade: o que revelam os textos de alunos egressos do ensino fundamental e medio. 2009. (Seminário).
      2. ENPULI - Encontro Nacional de Professores Universitarios de Lingua Inglesa.Formacao e professores em revista. 2009. (Encontro).
      3. ENPULI - Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa.Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Língua Inglesa: em busca de novos rumos. 2009. (Encontro).
      4. 56º Seminário do GEL -.Reflexões sobre os efeitos do construtivismo no processo de alfabetização. 2008. (Seminário).
      5. III Congreso Internacional transformaciones culturales: debates de la teoría, la crítica y la lingüística. Revendo o papel do construtivismo na aquisição da escrita;. 2008. (Congresso).
      6. XXiV Jornada de ensino de língua inglesa da APLIESP.Simpósio: Cursos de formação de professores de Língua Inglesa: percursos e perspectivas. 2008. (Outra).
      7. 16 COLE - Congresso de leitura do Brasil. Musicas infantis e a representação que a criança faz da linguagem/escrita. 2007. (Congresso).
      8. I Seminário de inovações pedagógicas no ensino de graduação da UFscar: currículo, prática docente e avaliação.O processo de formação de professores de língua inglesa: integrando os conteúdos teóricos à prática pedagógica. 2007. (Seminário).
      9. IX Congresso estadual paulista sobre formação de educadores - A articulação dos saberes na sociedade atual: o papel do educador e sua formação. Reestruturações no processo de formação profissional de professores iniciantes de língua inglesa. 2007. (Congresso).
      10. IX Congresso estadual paulista sobre formação de educadores - A articulação dos saberes na sociedade atual: o papel do educador e sua formação. Seminário temático Formação de professores de língua materna e estrangeira. 2007. (Congresso).
      11. IX Congresso estadual paulista sobre formação de educadores - A articulação dos saberes na sociedade atual: o paqpel do educador e sua formação. Re/estruturações no processo de formação profissional de professores iniciantes de língua inglesa. 2007. (Congresso).
      12. Seminário de inovações pedagógicas no ensiono de graduação da Ufscar: currículo, prática docente e avaliação. 2007. (Seminário).
      13. 18º Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa.18º Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa. 2005. (Encontro).
      14. 53º Seminário do GEL - Grupos de Estudos Lingüísticos.Professores de língua inglesa: conflitos e re/estruturações no processo de formação profissional. 2005. (Seminário).
      15. I Seminário de dissertações e teses do programa de pós-graduação em educação da Ufscar.Sessão sobre leitura e alfabetização. 2005. (Seminário).
      16. VI - Seminário de Linguas Estrangeiras - Reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras.VI - Seminário de Línguas Estrangeiras. 2005. (Seminário).
      17. Conhecimento local e conhecimento universal. XII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2004. (Congresso).
      18. VII - Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada - Contemporaneidade. VII CBLA - Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. 2004. (Congresso).
      19. 1 CREPA: Congresso Regional de Educação de Pessoas Adultas. 1 CREPA: Congresso Regional de Educação de Pessoas Adultas. 2003. (Congresso).
      20. 51º Seminário do GEL - Grupos de Estudos Lingüísticos.51º Seminário do GEL. 2003. (Seminário).
      21. I Congresso brasileiro de formação de professores: passado, presente e futuro. I Congresso brasileiro de formação de professores: passado, presente e futuro. 2003. (Congresso).
      22. V Seminário de Línguas Estrangeiras - A Formação do Professor de Línguas Estrangeiras.V Seminário de Línguas Estrangeiras - A Formação do Professor de Línguas Estrangeiras. 2003. (Seminário).
      23. XVII - ENPULI - Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa.17º ENPULI - A interculturalidade no ensino de inglês. 2003. (Encontro).
      24. XVII - Spring Conference - Exploring Multiple Teaching Context.XVII Spring Conference. 2003. (Encontro).
      25. XVI Seminário do CELLIP.XVI Seminário do CELLIP. 2003. (Seminário).
      26. II SINCE - Simpóscio indústria cultural e educação. 2002. (Simpósio).
      27. XVIII JELI Jornada de ensino de língua inglesa. 2002. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (6)
      1. SILVA, A.. XV JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa. 1999. 0. Congresso
      2. SILVA, A.. XIV JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa. 1998. (Congresso).. . 0.
      3. SILVA, A.. XII SPRING CONFERENCE. 1998. (Outro).. . 0.
      4. SILVA, A.. IX JELE - Jornada de Ensino de Língua Estrangeira. 1993. (Congresso).. . 0.
      5. SILVA, A.. VIII JELE - JORNADA DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. 1992. (Congresso).. . 0.
      6. SILVA, A.. V SPRING CONFERENCE. 1991. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 12/10/2020 19:56:17