Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Morfologia e Patologia (DMP)

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Karina Nogueira Zambone Pinto Rossi

Docente Associada 1 do Departamento de Morfologia e Patologia da Universidade Federal de São Carlos. Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (2000), mestrado em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (2004) e doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal de São Carlos (2011). Atuando principalmente nos seguintes temas: biomateriais, biocompatibilidade, reparo óssea, biocerâmicas, biopolímeros e biotecnologia. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4705154788194140 (25/08/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2006-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR, Departamento de Morfologia e Patologia. Rodovia Washington Luiz, Km 235 Monjolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518111 Ramal: 8325 Fax: (16) 33518326 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Biológicas
  • Área: Morfologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2018-Atual. Hidrogel fotopolimerizavel de lisados de plaquetas na consolidacao de defeitos osseos de tamanho critico em ratos
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Karina Nogueira Zambone Pinto Rossi - Coordenador.
      Membro: Karina Nogueira Zambone Pinto Rossi.
    2. 2017-Atual. Analise e avaliacao da citotoxicidade, toxicidade e genotoxicidade de nanoparticulas de interesse da industria petrolifera em modelos in vitro, in vivo e ex vivo
      Descrição: O uso de nanopartículas em diferentes áreas de atuação ocupacional pode trazer riscos à saúde dos trabalhadores de maneira geral. No entanto, esses materiais de pequenas dimensões trazem muitos outros benefícios em diferentes áreas do conhecimento como engenharias, biotecnologia e atuação biomédica como novos e promissores materiais. Avaliar a segurança da exposição desses nanomateriais é fundamental para o sucesso e aplicação dessas partículas no ambiente de trabalho. Dessa forma, os ensaios que visam avaliar a citotoxicidade, a toxicidade e a genotoxicidade são de grande relevância para segurança do uso em larga escala.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Karina Nogueira Zambone Pinto Rossi - Integrante / Fernanda de Freitas Anibal - Coordenador.
      Membro: Karina Nogueira Zambone Pinto Rossi.
      Descrição: O uso de nanopartículas em diferentes áreas de atuação ocupacional pode trazer riscos à saúde dos trabalhadores de maneira geral. No entanto, esses materiais de pequenas dimensões trazem muitos outros benefícios em diferentes áreas do conhecimento como engenharias, biotecnologia e atuação biomédica como novos e promissores materiais. Avaliar a segurança da exposição desses nanomateriais é fundamental para o sucesso e aplicação dessas partículas no ambiente de trabalho. Dessa forma, os ensaios que visam avaliar a citotoxicidade, a toxicidade e a genotoxicidade são de grande relevância para segurança do uso em larga escala.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Fernanda de Freitas Anibal - Coordenador / Ricardo de Oliveira Correia - Integrante / Ana Carolina Maragno Fattori - Integrante / RODOLPHO, JOICE M.A. - Integrante / BRASSOLATTI, PATRICIA - Integrante / FEITOSA, KARINA A. - Integrante / PINTO, KARINA NOGUEIRA ZAMBONE - Integrante / Krissia Franco de Godoy - Integrante / Yulli Roxenne de Albuquerque - Integrante / Analu Valente Marques - Integrante / Mariana Tambarussi Ribeiro - Integrante / Pamela Freitas - Integrante / Marielle Cristina Luciano - Integrante. Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação.
      Membro: Fernanda de Freitas Anibal.
    3. 2016-2018. Efeitos da quitosana e da terapia laser de baixa intensidade, associados ou nao, no tratamento da osteoartrite induzida em joelhos de ratos.
      Descrição: Osteoartrite (OA) é uma doença progressiva degenerativa caracterizada pela perda de cartilagem articular, remodelamento do osso subcondral, redução do espaço articular e formação de osteófitos, o que leva ao surgimento de quadros álgicos e perdas funcionais nos indivíduos acometidos. Assim, torna-se importante o desenvolvimento de estratégias terapêuticas que visem amenizar o dano articular e prevenir a evolução da doença. Atualmente, a terapia laser de baixa intensidade (LLLT) e a quitosana tem demonstrado efeitos positivos no metabolismo da cartilagem. No entanto, os mecanismos de ação e os efeitos da associação de ambos os tratamentos ainda necessitam de elucidação. Com isso, o objetivo deste estudo será avaliar, através de testes in vivo, os efeitos da quitosana e da LLLT (associados ou não), em modelo experimental de OA induzida através da transecção do ligamento cruzado anterior (TLCA). Para isso, serão utilizados 40 ratos Wistar, machos, separados em 4 grupos: grupo controle OA; grupo OA tratado com quitosana; OA irradiado com LLLT; OA tratado com quitosana e irradiados com LLLT. Os tratamentos serão iniciados 21 dias após cirurgia de TLCA durante 30 dias. Será utilizado um laser AsGaAl 808 nm; P=50 mW; D=50 J/cm²; E=1.4 J, 3 vezes por semana em 2 pontos: na linha articular medial e lateral do joelho. Para avaliação e comparação dos efeitos dos tratamentos serão realizadas análises das citocinas fator de necrose tumoral alfa (TNF-±), prostaglandina E2 (PGE2) e fator de transformação do crescimento beta (TGF-²) no liquido sinovial, microtomografia computadorizada e análises morfológicas e morfométrica da cartilagem (celularidade, espessura, densidade de condrócitos e conteúdo de proteoglicanas) e expressão proteica de Interleucina (IL-1², IL-4 e IL-10), colágeno tipo 2, alpha 1 (col2A1). Espera-se que os resultados deste projeto tragam significativa contribuição na elucidação dos mecanismos de ação da quitosana, da LLLT e da associação de ambos em um modelo experimental de OA, culminando assim no desenvolvimento de técnicas terapêuticas mais eficazes e seguras para serem empregadas no tratamento de doenças osteodegenerativas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Karina Nogueira Zambone Pinto Rossi - Coordenador / CARLA TIM - Integrante / ANA CLÁUDIA MUNIZ RENNÓ - Integrante / NIVALDO ANTONIO PARIZOTTO - Integrante / Fernanda de Freitas Anibal - Integrante / CAIO ALMEIDA BATISTA DE OLIVEIRA - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Karina Nogueira Zambone Pinto Rossi.
      Descrição: Osteoartrite (OA) é uma doença progressiva degenerativa caracterizada pela perda de cartilagem articular, remodelamento do osso subcondral, redução do espaço articular e formação de osteófitos, o que leva ao surgimento de quadros álgicos e perdas funcionais nos indivíduos acometidos. Assim, torna-se importante o desenvolvimento de estratégias terapêuticas que visem amenizar o dano articular e prevenir a evolução da doença. Atualmente, a terapia laser de baixa intensidade (LLLT) e a quitosana tem demonstrado efeitos positivos no metabolismo da cartilagem. No entanto, os mecanismos de ação e os efeitos da associação de ambos os tratamentos ainda necessitam de elucidação. Com isso, o objetivo deste estudo será avaliar, através de testes in vivo, os efeitos da quitosana e da LLLT (associados ou não), em modelo experimental de OA induzida através da transecção do ligamento cruzado anterior (TLCA). Para isso, serão utilizados 40 ratos Wistar, machos, separados em 4 grupos: grupo controle OA; grupo OA tratado com quitosana; OA irradiado com LLLT; OA tratado com quitosana e irradiados com LLLT. Os tratamentos serão iniciados 21 dias após cirurgia de TLCA durante 30 dias. Será utilizado um laser AsGaAl 808 nm; P=50 mW; D=50 J/cm²; E=1.4 J, 3 vezes por semana em 2 pontos: na linha articular medial e lateral do joelho. Para avaliação e comparação dos efeitos dos tratamentos serão realizadas análises das citocinas fator de necrose tumoral alfa (TNF-±), prostaglandina E2 (PGE2) e fator de transformação do crescimento beta (TGF-²) no liquido sinovial, microtomografia computadorizada e análises morfológicas e morfométrica da cartilagem (celularidade, espessura, densidade de condrócitos e conteúdo de proteoglicanas) e expressão proteica de Interleucina (IL-1², IL-4 e IL-10), colágeno tipo 2, alpha 1 (col2A1). Espera-se que os resultados deste projeto tragam significativa contribuição na elucidação dos mecanismos de ação da quitosana, da LLLT e da associação de ambos em um modelo experimental de OA, culminando assim no desenvolvimento de técnicas terapêuticas mais eficazes e seguras para serem empregadas no tratamento de doenças osteodegenerativas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernanda de Freitas Anibal - Integrante / RENNÓ, ANA CLAUDIA MUNIZ - Integrante / TIM, CARLA R. - Integrante / PARIZOTTO, NIVALDO A. - Integrante / PINTO, KARINA NOGUEIRA ZAMBONE - Coordenador.
      Membro: Fernanda de Freitas Anibal.
    4. 2016-2016. Efeitos da quitosana isolada ou associada a celulas-tronco mesenquimais na consolidacao de defeitos osseos de tamanho critico em ratos
      Descrição: Biomateriais podem ser definidos como materiais projetados para uso em dispositivos médicos, os quais irão interagir com sistemas biológicos. Recentemente, vêm se destacando pelo enorme potencial apresentado como opção de terapia em vários casos, tanto para substituição quanto para favorecer a regeneração tecidual. Especialmente, a quitosana tem se mostrado promissora pela sua biocompatibilidade já apresentada, tanto in vitro quanto in vivo. Obtida a partir de quitina - por tratamento químico ou por tratamento enzimático -, a quitosana é utilizada em diferentes apresentações e com variados objetivos, dentre os quais, vem se destacando a aplicabilidade do seu hidrogel no tratamento de doenças e traumas articulares e ósseos, com ou sem carga celular em seu interior. Assim, o estudo tem como objetivo avaliar a eficácia do implante de hidrogel de quitosana, associado ou não a células-tronco mesenquimais (MSCs), no reparo de defeitos ósseos de tamanho crítico induzidos na calota craniana de ratos. Para isto, 30 ratos machos Wistar foram utilizados, distribuídos aleatoriamente em três grupos (controle, quitosana isolada e quitosana contendo MSCs), em que o controle não recebeu tratamento e foi comparado aos outros dois. A quitosana utilizada é obtida comercialmente e foi usada em concentração final de 2,5% (w/v). A cirurgia foi realizada em todos os animais, utilizando uma broca odontológica tipo trefina para produzir a lesão óssea de oito milímetros de diâmetro. Após 21 dias, os ratos foram eutanasiados por dose letal de anestésico. Após a dissecação da calota craniana dos animais, elas foram fixadas e descalcificadas para realização de análises futuras. Será feita microscopia eletrônica de varredura (MEV) das amostras, para aquisição de imagens da área de lesão tecidual e implante do biomaterial. Também será realizado processamento histológico e as lâminas serão coradas com hematoxilina-eosina para análise qualitativa do tecido através de descrição morfológica. A análise morfométrica da área do defeito ósseo será executada com lâminas coradas com tricrômio de Masson. Também será feita análise imunoistoquímica para verificar a expressão da enzima COX-2 e do fator de transcrição RUNX-2, relacionados com a diferenciação e ativação dos osteoblastos, a partir da reidratação de lâminas histológicas e utilização de anticorpos primários policlonais anti-COX-2 e anti-RUNX-2, analisando a área de imunoexpressão em relação a área do campo avaliado. As análises estatísticas utilizarão o método ANOVA ou Kruskal-Wallis para comparação dos grupos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Karina Nogueira Zambone Pinto Rossi - Coordenador / CARLA TIM - Integrante / CAIO ALMEIDA BATISTA DE OLIVEIRA - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.Número de orientações: 2
      Membro: Karina Nogueira Zambone Pinto Rossi.
    5. 2013-2015. Efeitos do implante de scaffolds de Biosilicato na consolidacao de defeitos osseos de tamanho critico
      Descrição: Fraturas de difícil consolidação são responsáveis por um alto índice de mortalidade e morbidade entre os indivíduos acometidos. O processo de consolidação nestes indivíduos torna-se prejudicado, o que pode culminar em atraso na regeneração ou mesmo na não união óssea. Dentro deste contexto, vários estudos sugerem que os materiais bioativos são capazes de estimular a proliferação de osteoblastos e a osteogênese no local da fratura, acelerando o processo de consolidação. No entanto, ainda há uma grande necessidade de investigação de materiais que possam servir como substitutos teciduais temporários eficazes em estimular o processo de consolidação, principalmente em defeitos ósseos de tamanho crítico. Dentro deste contexto, esse projeto tem o objetivo de verificar os efeitos do implante de scaffolds manufaturados a partir de um material bioativo (Biosilicato®) no processo de reparo ósseo em calotas cranianas de ratos APÓS 30 DIAS DE IMPLANTAÇÃO. Esse projeto irá utilizar 20 ratos, que serão submetidos à cirurgia para realização de defeitos ósseos circulares com diâmetro de 8 mm, na região central da calota craniana. Os animais serão distribuídos nos grupos controle defeito ósseo (GC) e defeito ósseo com implante de scaffolds de Biosilicato® (GB). Os grupos serão compostos por 10 animais cada e a eutanásia acontecerá no 15o dia após a cirurgia. Para avaliação dos efeitos do implante dos scaffolds de Biosilicato® na consolidação óssea, serão feitas análises histológicas, morfométricas e análises imunohistoquímicas dos fatores COX-2 e RUNX-2.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Karina Nogueira Zambone Pinto Rossi - Coordenador / GUILHERME NAVARRO NILO GIUSTI - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Karina Nogueira Zambone Pinto Rossi.
    6. 2013-2014. Efeitos do laser terapeutico de baixa intensidade e do implante de scaffolds de Biosilicato na consolidacao de defeitos osseos de tamanho critico
      Descrição: Este projeto tem o objetivo de verificar os efeitos do LLLT (#955; = 830nm), com fluência de 120J/cm2 e de scaffolds manufaturados a partir de um material bioativo (Biosilicato®), utilizados independentemente ou associados, no processo de reparo ósseo em calotas cranianas de ratos. Esse projeto irá utilizar 120 ratos, que serão submetidos à cirurgia para realização de defeitos ósseos circulares de tamanho crítico, com diâmetro de 5mm, na região central da calota craniana. Os animais serão distribuídos nos seguintes grupos: grupo 1: controle defeito ósseo, sem tratamento; grupo 2: defeito ósseo, com implante de scaffolds de Biosilicato®; grupo 3: defeito ósseo tratado com laser 830nm; grupo 4: defeito ósseo, com implante de scaffolds de Biosilicato® e laser de 830nm. Todos os grupos serão divididos em 3 subgrupos, compostos por 10 animais cada. Assim, serão formados os subgrupo A (constituído por animais que sofrerão eutanásia no 15o dia após a cirurgia), subgrupo B (constituído por animais que sofrerão eutanásia no 30o dia após a cirurgia) e subgrupo C (constituído por animais que sofrerão eutanásia no 45º dia após a cirurgia). A irradiação laser será feita na área correspondente a região da lesão, será iniciada imediatamente após o procedimento cirúrgico e repetida a cada 48 horas. A eutanásia dos animais acontecera 24 horas após a ultima sessão de tratamento. Para avaliação e comparação dos efeitos dos tratamentos no processo de consolidação óssea, serão feitas análises histológicas, histomorfométricas, microscopia eletrônica de varredura e análises imunohistoquímicas, para verificar a expressão dos fatores COX-2, RUNX-2, BMP-9 e RANKL.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (3) . Integrantes: Karina Nogueira Zambone Pinto Rossi - Coordenador / CARLA TIM - Integrante / Juliana Silva Virginio - Integrante / vinicius fresca costa - Integrante / huelinton wuilian kido - Integrante / bruno stein barbosa menechino - Integrante / hugo leonardo santos - Integrante / patricia brassolatti - Integrante. Número de orientações: 4
      Membro: Karina Nogueira Zambone Pinto Rossi.
    7. 2012-2013. Potencial imunomodulatorio do Biosilicato particulado em macrofagos peritoniais murinos. Um estudo in vitro.
      Descrição: O objetivo deste trabalho será avaliar a produção das citocinas fator de necrose tumoral-#945; (TNF-#945;), interferon-#947; (IFN-#947;), interleucina- 12 (IL-12) e óxido nítrico (NO) por macrófagos peritoneais murinos em contato com Biosilicato® particulado apresentado em duas diferentes granulometrias e concentrações em meio de cultura in vitro.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Karina Nogueira Zambone Pinto Rossi - Coordenador / fernanda moret carvalho - Integrante / fernanda anibal de freitas - Integrante / joice rodolpho - Integrante. Número de orientações: 2
      Membro: Karina Nogueira Zambone Pinto Rossi.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (10)
    1. 6º Workshop de Biomateriais, Engenharia de Tecidos e Órgãos Artificiais. TOXICIDADE SISTÊMICA E CAPACIDADE IMUNOMODULATÓRIA DO BIOSILICATO® PARTICULADO EM MODELO EXPERIMENTAL MURINO.. 2019. (Congresso).
    2. 10 Congresso Latinoamericano de Orgão Artificiais e Biomateriais. Implante de hidrogel de quitosana no reparo de defeito ósseo de tamanho crítico em ratos. 2018. (Congresso).
    3. 10 Congresso Latinoamericano de Orgãos Artificiais e Biomateriais. Taxas de degradação e biocompatibilidade de hidrogéis de quitosana. Estudo in vitro.. 2018. (Congresso).
    4. 67ª Reunião Anual da SBPC. Sessão de Pôsteres da 67ª Reunião Anual da SBPC. 2015. (Congresso).
    5. 7th Latin American Congress of Artificial Organs and Biomaterials. Caracterização de scaffolds derivados de uma vitrocerâmica altamente bioativa (Biosilicato) e respostas in vivo do seu implante em defeitos ósseos de ratos. 2012. (Congresso).
    6. 7th Latin American Congress of Artificial Organs and Biomaterials. Avaliação histológica e imunohistoquímica de defeitos ósseos de ratos em diferentes períodos após o implante de scaffolds derivados de Biosilicato. 2012. (Congresso).
    7. 1st Workshop - Bone as Engineering Material. 2011. (Outra).
    8. 6th Latin American Congress of Artificial Organs and Biomaterials. Efeitos do biosilicato e do laser de baixa potência no processo de reparo ósseo em ratos. 2010. (Congresso).
    9. XVIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia. Efeitos do laser terapêutico de baixa intensidad no reparo ósseo em ratos. 2009. (Congresso).
    10. XVIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia. Estudo dos efeitos do laser terapêutico de baixa intensidade no reparo ósseo.. 2009. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. PINTO, K. N. Z.. Reunião Científica do X Curso de Pós-Graduação lato sensu de Especialização de Intervenção em Neuropediatria. 2012. (Outro).. . 0.
    2. PINTO, K. N. Z.. II Encontro de Fisioterapia. 2004. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (2)
    • Karina Nogueira Zambone Pinto Rossi ⇔ Fernanda de Freitas Anibal (3.0)
      1. FEITOSA, KARINA A. ; ZAIA, MAURÍCIO G. ; RODRIGUES, VANDERLEI ; CASTRO, CYNTHIA A. ; CORREIA, RICARDO DE O. ; PINTO, FÁBIO G. ; ROSSI, KARINA N. Z. P. ; AVÓ, LUCIMAR R. S. ; AFONSO, ANA ; ANIBAL, FERNANDA F.. Menthol and Menthone Associated with Acetylsalicylic Acid and Their Relation to the Hepatic Fibrosis in Schistosoma mansoni Infected Mice. Frontiers in Pharmacology. v. 8, p. 1/1000-9, issn: 1663-9812, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. CASTRO, CYNTHIA APARECIDA DE ; DA SILVA, KARINA ANA ; BUFFO, MARINA MOLINA ; PINTO, KARINA NOGUEIRA ZAMBONE ; DUARTE, FERNANDA DE OLIVEIRA ; NONAKA, KEICO OKINO ; ANÍBAL, FERNANDA DE FREITAS ; DUARTE, ANA CLÁUDIA GARCIA DE OLIVEIRA. Experimental type 2 diabetes induction reduces serum vaspin, but not serum omentin, in Wistar rats. INTERNATIONAL JOURNAL OF EXPERIMENTAL PATHOLOGY. v. 25, p. 1-8, issn: 0959-9673, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. OLIVEIRA, POLIANI ; SANTOS, ANDERSON AMARO ; RODRIGUES, TAMARA ; TIM, CARLA ROBERTA ; PINTO, KARINA ZAMBONE ; MAGRI, ANGELA MARIA PAIVA ; FERNANDES, KELLY ROSSETTI ; MATTIELLO, STELA M. ; PARIZOTTO, NIVALDO ANTONIO ; ANIBAL, FERNANDA FREITAS ; RENNÓ, ANA CLAUDIA MUNIZ. Effects of phototherapy on cartilage structure and inflammatory markers in an experimental model of osteoarthritis. Journal of Biomedical Optics. v. 18, p. 128004, issn: 1083-3668, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Karina Nogueira Zambone Pinto Rossi ⇔ Fábio Gonçalves Pinto (1.0)
      1. FEITOSA, KARINA A. ; ZAIA, MAURÍCIO G. ; RODRIGUES, VANDERLEI ; CASTRO, CYNTHIA A. ; CORREIA, RICARDO DE O. ; PINTO, FÁBIO G. ; ROSSI, KARINA N. Z. P. ; AVÓ, LUCIMAR R. S. ; AFONSO, ANA ; ANIBAL, FERNANDA F.. Menthol and Menthone Associated with Acetylsalicylic Acid and Their Relation to the Hepatic Fibrosis in Schistosoma mansoni Infected Mice. Frontiers in Pharmacology. v. 8, p. 1/1000-9, issn: 1663-9812, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 12/10/2020 22:02:21