Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Departamento de Medicina (Dmed)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) Campus São Carlos
Plataforma Lattes / outubro de 2020
Cassiano Mendes Franco
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2017). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de Saúde Coletiva e Medicina, com ênfase em Medicina de Família e Comunidade e Atenção Primária à Saúde (Texto informado pelo autor)
FRANCO, C. M.; ALMEIDA, P. F. ; GIOVANELLA, L.. A integralidade das práticas dos médicos cubanos no Programa Mais Médicos na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA. v. 34, p. e00102917, issn: 1678-4464, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (0)
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (0)
Resumos publicados em anais de congressos (0)
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (1)
FRANCO, C. M.; ALMEIDA, P. F. ; GIOVANELLA, L. ; LIMA, I. R.. A INTEGRALIDADE NAS PRÁTICAS DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS NO RIO DE JANEIRO. 2018. Apresentação de Trabalho/Congresso
Demais tipos de produção bibliográfica (0)
Produção técnica
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (0)
Demais tipos de produção técnica (0)
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (1)
2018-Atual. Atencao primaria a saude em territorios rurais e remotos no Brasil Descrição: A pesquisa tem por objetivo compreender singularidades e especificidades da organização, do acesso e do uso dos serviços de atenção primária à saúde e de sua relação com a rede para garantia de atenção integral e integrada no SUS, nos territórios de municípios brasileiros rurais remotos. Trata-se de estudo de casos múltiplos, com métodos mistos, quali e quanti, tendo como unidade de análise os municípios rurais remotos de atuação de equipes de saúde da família. As estratégias metodológicas contemplam dois eixos de análise: i) a institucionalidade da política de saúde, especificamente da atenção básica e sua relação com a dinâmica geopolítica dos territórios rurais e remotos; ii) a conformação das práticas de saúde e seu uso nos territórios rurais e remotos. A perspectiva de território usado é a base para a análise dos dois eixos, compreendidos aqui de maneira articulada e interdependentes. Partindo da categoria de análise ? o uso do território ? elaborou-se uma proposta de tipologia dos 323 municípios classificados pelo IBGE como rurais remotos, sendo identificadas seis áreas homogêneas, com lógicas espaciais distintas: Matopiba, Norte de Minas, Vetor Centro-Oeste, Semiárido, Norte das águas, e Norte das estradas. Para cada tipo de território foram selecionados intecionalmente municípios que correspondem ao ?município médio?, com características mais comuns na área, considerando aspectos socioeconômicos, demográficos e de saúde. Aos municípios médios foram agregados municípios outliers, com características incomuns, segundo os mesmos critérios. Foram selecionados 30 municípios nos quais está prevista a realização de entrevistas com os seguintes sujeitos da pesquisa: secretário municipal de saúde, coordenador de atenção básica ou cargo correspondente, profissionais de saúde da SF (médicos e enfermeiros), agentes comunitários de saúde e usuários Para analisar a especificidade de uso e práticas foram definidos eventos traçadores (HAS, Pré-natal, Ca de colo de útero) para os quais serão desenhadas trajetórias assistenciais a partir das experiências de usuários. A análise contemplará triangulação de dados com apresentação de resultados por tipo de território e transversais por categoria de sujeitos da pesquisa... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Cassiano Mendes Franco - Integrante / AYLENE BOUSQUAT - Integrante / JULIANA GAGNO - Integrante / HELENA SEIDL FONSECA - Integrante / GIOVANELLA, LIGIA - Integrante / FAUSTO, MARCIA CRISTINA RODRIGUES - Coordenador / ALMEIDA, PATTY FIDELIS DE - Integrante / Cleide Lavieri Martins - Integrante / Valéria Morgana Penzin Goulart - Integrante. Membro: Cassiano Mendes Franco.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (0)
Participação em eventos
Total de participação em eventos (3)
12o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. A INTEGRALIDADE NAS PRÁTICAS DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS NO RIO DE JANEIRO. 2018. (Congresso).
II Reunião Técnica do Grupo Especial de Supervisão. 2018. (Encontro).
XI Jornada Científica dos Acadêmicos Bolsistas da SMS-RJ.Trabalhos de conclusão de estágio na ESF da Área Programática 3.1/ SMS-RJ. 2018. (Outra).