Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Medicina (Dmed)

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Mirhelen Mendes de Abreu

Sou uma reumatologista clínica de natureza acadêmica. Exerço a minha especialidade através de ações no ensino, na pesquisa, na extensão e na assistência. Minha prática no ensino e na assistência são executadas primariamente através de ações de tutoria, dentro da perspectiva da metodologia de ensino tradicional e de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em problemas, bem como de preceptoria de ambulatórios de reumatologia, particularmente de lupus eritematoso sistêmico e artrite inicial. Como ações de extensão, tenho desenvolvido atividades de educação de pacientes, familiares e cuidadores, utilizando a musicalidade como fio condutor de interação e aprendizagem. Em minha prática como pesquisadora, busco a interface entre a clinica e a saúde coletiva, onde sinto-me atraída principalmente por três áreas. Primeiramente, a decisão compartilhada, que visa ao desenvolvimento de tecnologias duras e nao-duras para a inserção do paciente no processo de decisao em seus cuidados de saúde. Esta expertise tem sido corroborada pela série de publicações, comunicações orais, palestras, bolsas e fomentos públicos alcançados para desenvolvê-los. Em segundo lugar, interesso-me pela pesquisa em desfechos centrados no paciente, seja através de pesquisa com coleta de dados primários, seja através da utilização de bases de dados administrativos. Em terceiro lugar - e inserido também como um recorte do segundo item ? volto-me para o estudo de disparidades sociais e desfechos clinicos, isto é, a investigação do conjunto de interações que envolvem a epidemiologia, a sobrecarga de doença (incluindo qualidade de vida e sobrevida) e a qualidade da assistência e suas associações potenciais nos desfechos clinicos. Tais interesses também têm sido corroborados nas produções acadêmicas e técnicas, nos projetos em andamento com este enfoque e nos fomentos governamentais obtidos para desenvolve-los, seja através de editais de competição ou de premiacoes, tanto em âmbito nacional, como internacional. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7242246597159087 (31/01/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2008-2014
  • Endereço: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. Avenida Brigadeiro Trompowski - de 221/222 ao fim Galeão 21941590 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil Telefone: (21) 39382723 Fax: (21) 39382723
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Medicina
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2014-Atual. Avaliacao dos recursos e custos diretos da Artrite Reumatoide: estudo em 8 capitais no Brasil
      Descrição: Estudo multicêntrico descritivo em 8 capitais no Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mirhelen Mendes de Abreu - Coordenador / FERRAZ, M. B. - Integrante.
      Membro: Mirhelen Mendes de Abreu.
    2. 2012-2014. Avaliacao dos recursos e custos diretos da Sindrome do Anticorpo Antifosfolipide em um centro terciario de referencia no Rio de Janeiro
      Descrição: Estudo transversal. Objetivo: avaliar o uso dos recursos para o cuidado da Síndrome do Anticorpo Antifosfolípide na perspectiva do SUS.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Mirhelen Mendes de Abreu - Coordenador / LEVY, R. A - Integrante.
      Membro: Mirhelen Mendes de Abreu.
    3. 2011-2014. A comunicacao na equipe multiprofissional. Uma perspectiva do Programa de Saude da Familia da cidade de Sao Carlos e suas implicacoes para o exercicio da decisao compartilhada.
      Descrição: Contexto: No cenário da atenção primária, apesar das tentativas de estruturação de redes de serviço, o que encontramos na literatura são evidências de falhas na comunicação entre: a) integrantes da equipe multiprofissional; b) equipes e atenção especializada; e c) profissional de saúde e usuário. Objetivos: Os objetivos deste projeto são descrever o ponto de vista dos profissionais de saúde das Unidades de Saúde da Família da cidade de São Carlos sobre o trabalho em equipe multiprofissional e a articulação com a assistência especializada. Além disso, descrever o ponto de vista dos mesmos sobre a participação do usuário no processo de tomada de decisão. Metodologia: Estudo transversal, descritivo, realizado por meio de aplicação de questionário online. Inicialmente, será realizado um questionário piloto visando aprimoramento, validação, e auxílio para o cálculo amostral. Resultados esperados: O presente estudo busca detectar os entraves para o desenvolvimento pleno do trabalho multiprofissional, os desafios e as potencialidades do processo de referência e contra referência, assim como o ponto de vista dos profissionais sobre a inclusão do usuário no processo de tomada de decisão. Potenciais desdobramentos: Os resultados deste projeto podem fornecer um substrato para o desenvolvimento de estratégias que visem utilizar as potencialidades identificadas, superando suas barreiras.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Mirhelen Mendes de Abreu - Coordenador / Gafni, Amiran - Integrante / Raphael Battisti - Integrante / Mirella Cuziol - Integrante / Baumgratz, Thiago Dias - Integrante / Ana Carolina Reiff Janini - Integrante. Financiador(es): (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Mirhelen Mendes de Abreu.
    4. 2011-2014. Qualidade da assistencia: a perspectiva de medicos de familia e reumatologistas a cerca do processo de referencia e contra-referencia na assistencia reumatologica da cidade de Sao Carlos. Estudo piloto.
      Descrição: Resumo Contexto: A deficiência do processo de referência e contra-referência do sistema de saúde tem sido apontada como um dos fatores de duplicação de serviço, provocando uma subutilização dos atendimentos especializados. Objetivo. Avaliar a conduta dos médicos de família em casos de doenças reumatológicas. Identificar barreiras no referenciamento e contra-referenciamento. Metodologia: Estudo transversal, com médicos de família e reumatologistas da cidade de São Carlos, São Paulo, Brasil. As etapas metodológicas deste projeto são: (1) desenvolvimento e elaboração de cenários clínicos que abordem intercorrências clínicas em diferentes níveis de gravidade; (2) aplicação dos cenários na população de médicos de família e de especialistas (3) validação dos cenários do estudo. Os mesmos cenários são apresentados aos dois grupos, que deverão apontar o seu ponto de vista para o manejo das condições clínicas apresentadas. Por fim, questões abertas que abordem potenciais fatores que levem à barreiras do processo de referência e contra-referência serão aplicados. Resultados esperados: Os cenários construídos podem auxiliar a identificar potenciais barreiras para a efetividade do processo de referência e contra-referência. Potenciais ganhos do estudo: Possibilitar o desenvolvimento de novos estudos para compreender as barreiras e potências da comunicação entre os níveis de atenção, contribuindo com a efetividade da estratégia de referência e contra-referência.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Mirhelen Mendes de Abreu - Coordenador / Raphael Battisti - Integrante / Mirella Cuziol - Integrante / Thiago Dias Baumgratz - Integrante / Ana Carolina Reiff Janini - Integrante. Financiador(es): (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Mirhelen Mendes de Abreu.
    5. 2011-2014. Apoios de decisao compartilhada: promovendo a comunicacao na assistencia a saude
      Descrição: Uma das barreiras ao cuidado integral efetivo é a má qualidade da comunicação entre os atores que participam da assistência. No entanto, a literatura não apresenta como é esta comunicação na perspectiva dos usuários e dos demais atores da assistência à saúde. Apoios de decisão compartilhada são ferramentas que potencializam a comunicação médico-paciente ao descrever as potenciais alternativas relativas as decisões no plano de cuidados. Os objetivos primários deste estudo são: Desenvovler um apoio de decisão que auxilie a comunicação entre médicos da atenção primária e da atenção especializada, tendo a reumatologia como modelo de assistência especializada; Desenvovler apoios de decisão que auxiliem a comunicação entre os múltiplos atores (paciente, médico da atenção primária e reumatologistas). The secondary goal of this study is to: Improve the management (health care planning) of the disease process through DA.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) . Integrantes: Mirhelen Mendes de Abreu - Coordenador / Amiram Gafni - Integrante / Rachel Samhan Martins - Integrante / Raphael Battisti - Integrante / Mirella Cuziol - Integrante / Thiago Dias Baumgratz - Integrante / Ana Carolina Reiff Janini - Integrante / Antonio Carlos Zambon - Integrante. Financiador(es): (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Mirhelen Mendes de Abreu.
    6. 2011-2014. Decisao compartilhada na atencao especializada: A perspectiva do paciente na assistencia reumatologica.
      Descrição: A relação médico-paciente tem sofrido diversas mudanças, como fruto das transformações da sociedade. O papel do paciente nas decisões em seus cuidados em saúde tem sido tema de diversas investigações nas últimas décadas. Entretanto, a temática decisão compartilhada é recente, tanto no âmbito da pesquisa quanto na prática clínica no Brasil e pouco se conhece sobre o ponto de vista do paciente sobre a sua participação nas decisões de seus cuidados em saúde. Delineado como um estudo transversal, do tipo quantitativo, este estudo objetiva analisar a percepção de pacientes reumatológicos a cerca de sua participação nas decisões em seus cuidados em saúde. Os pacientes assistidos pelo ambulatório de reumatologia da Unidade de Especialidade de São Carlos serão convidados a participar deste estudo no dia da sua consulta médica, enquanto estiverem na sala de espera. Um estudo piloto será delineado visando desenvolver e validar um questionário para mapear distintos aspectos de uma consulta médica, incluindo a decisão compartilhada. Após a qualificação e validação, o questionário será aplicado na amostra selecionada. A análise estatística incluirá métodos descritivos e, se possível, inferencial. A partir destes dados, um quadro mais acurado da visão dos pacientes a cerca de seu papel nas decisões de sua saúde poderá ser visualizado. Este projeto poderá ser um arcabouço para que futuros estudos possam ser remodelados com foco na decisão compartilhada.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Mirhelen Mendes de Abreu - Coordenador / Raphael Battisti - Integrante / Mirella Cuziol - Integrante / Baumgratz, Thiago Dias - Integrante / Ana Carolina Reiff Janini - Integrante. Financiador(es): (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Mirhelen Mendes de Abreu.
    7. 2011-2014. Decisao compartilhada na Unidade de Saude da Familia. A perspectiva do paciente.
      Descrição: Decisão compartilhada é um modelo de relação médico-paciente, no qual o usuário participa do processo decisório de seus cuidados individuais de saúde. No Brasil, a discussão a cerca da decisão compartilhada é ainda incipiente. Este projeto tem por finalidade descrever a percepção dos usuários da atenção primária da cidade de São Carlos sobre decisão compartilhada. Foram descritos conceitos de clínica ampliada e decisão compartilhada em abordagem com equipe multidisciplinar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Mirhelen Mendes de Abreu - Coordenador / Raphael Battisti - Integrante / Mirella Cuziol - Integrante / Baumgratz, Thiago Dias - Integrante / Ana Carolina Reiff Janini - Integrante. Financiador(es): (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Mirhelen Mendes de Abreu.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (6)
    1. Aprovação em Primeiro Lugar em Concurso Público para Professor Adjunto da Disciplina de Reumatologia - Faculdade de Medicina - UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro.. 2014.
      Membro: Mirhelen Mendes de Abreu.
    2. 2014 PANLAR Prize for Latin American Rheumatologists., Pan-American League of Associations for Rheumatology.. 2014.
      Membro: Mirhelen Mendes de Abreu.
    3. Coordenadora da Comissão de Avaliação de Tecnologias em Saúde, Sociedade Brasileira de Reumatologia.. 2014.
      Membro: Mirhelen Mendes de Abreu.
    4. Coordenadora da Comissão de Avaliação de Tecnologias em Saúde, Sociedade Brasileira de Reumatologia.. 2012.
      Membro: Mirhelen Mendes de Abreu.
    5. Presidente da Comissão de Epidemiologia e Economia da Saúde da SBR, Sociedade Brasileira de Reumatologia.. 2010.
      Membro: Mirhelen Mendes de Abreu.
    6. Aprovação em Concurso Público para Professor Adjunto da Área de Saúde do Adulto e do Idoso - Departamento de Medicina - UFSCar, Universidade Federal de São Carlos.. 2008.
      Membro: Mirhelen Mendes de Abreu.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (11)
    1. Congresso Brasileiro de Reumatologia. Biossimilar: Perspectivas Atuais e Futuras. 2014. (Congresso).
    2. APS Task Forces at APLA LACA 2013. Putting the Value into Biosimilar Decision Making. 2013. (Congresso).
    3. Congresso Brasileiro de Reumatologia. Decisão compartilhada na prática clínica reumatológica. 2013. (Congresso).
    4. Congresso Brasileiro de Reumatologia. Processo de valor em biossimilares. 2013. (Congresso).
    5. X Simpósio Internacional de Economia da Saúde. Shared decision making in Brazil: history and current discussion. 2011. (Congresso).
    6. American College of Rheumatology 73th Annual Scientific Meeting. The Economic Aspects of Rheumatoid Arthritis and the Challenges to Incorporate New Technologies in Brazil. 2009. (Congresso).
    7. Jornada de Recursos Próprios da UNIMED.Decisão compartilhada na assistência à saúde. 2009. (Seminário).
    8. Reunião do Grupo de Pesquisa Clínica do Hospital das Clínicas da Unicamp.Decisão compartilhada: da teoria à prática clínica. 2009. (Outra).
    9. VIII Jornada Científica e Tecnológica da Universidade Federal de São Carlos. Minicurso: Princípios de Farmacoeconomia. 2009. (Congresso).
    10. VII Jornada de Educação Continuada da Unimed.Decisão compartilhada. 2009. (Encontro).
    11. Simpósio Internacional de Economia da Saúde.Development and Testing of a Decision Board to Help Clinicians Present Treatment Options to Lupus Nephritis Patients in Brazil. 2008. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (8)
    1. De Abreu, Mirhelen Mendes; Abreu, Mirhelen Mendes de ; de Abreu, Mirhelen Mendes ; GAFNI, A. ; Ferraz, Marcos B. ; Ferraz, Marcos Bosi ; Gafni, Amiran ; ARAUJO, D. V.. Congresso Brasileiro de Reumatologia. 2012. Congresso
    2. ABREU, M. M.; Silva RF ; ACIOLE, G. G.. Planejamento Estratégico - Construção do COMAPRE. 2011. Outro
    3. ABREU, M. M.; Battisti, Raphael ; Baumgratz, TD ; Bonini, D ; Canno, LC ; Chachá, R ; Cury, CL ; Cuziol, Mirella ; Driuzo P ; Ferrigno, ISV ; Magon, Clovis ; Parizotto, N ; Rosa, SMMG. II Jornada de Reumatologia São Carlos - Araraquara. 2011. Congresso
    4. ABREU, M. M.; Magon, Clovis ; Chachá, R ; Canno, LC ; Cury, CL. Autoimunidade e gravidez. Fórum de debates em reumatologia da cidade de São Carlos e região. 2010. Outro
    5. ABREU, M. M.; Canno, LC ; Cury, CL ; Ferrigno, ISV ; Magon, Clovis. A atuação da Terapia Ocupacional no tratamento do paciente com mão reumatóide. 2010. Outro
    6. ABREU, M. M.; Magon, Clovis. Programa de Educação Continuada em Reumatologia para não reumatologistas - EDUCOST. 2010. Outro
    7. ABREU, M. M.; Cury, CL ; Magon, Clovis. I Jornada de Reumatologia São Carlos - Araraquara. 2010. Outro
    8. ABREU, M. M.; VALE, F. A. C. ; Fontanella, Bruno josé Barcellos ; Avó, Lucimar ; Melo, DG. I Encontro de Docentes do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Carlos. 2009. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 12/10/2020 21:59:35