Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Medicina (Dmed)

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Gustavo Nunes de Oliveira

Gustavo Nunes de Oliveira concluiu a graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas em 2000. Residência Médica em Medicina Geral e Comunitária em 2002. Obteve título de Mestre em Saúde Coletiva em 2007 e Doutor em Saúde Coletiva em 2011 pelo Departamento de Saúde Coletiva da FCM/UNICAMP. Foi Professor Adjunto do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília entre 2012 e 2016. Coordenou a Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão em Saúde no Ministério da Saúde entre 2011 e 2014. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Carlos. Atua na área de Saúde Coletiva, com ênfase Políticas Públicas, Planejamento, Gestão e Avaliação em Saúde. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: apoio institucional, apoio a gestão em saúde, apoio matricial em redes de atenção a saúde, práticas de saúde, educação permanente em saúde, saúde coletiva, formação de profissionais de saúde, saúde da família, co-gestão de coletivos em saúde, gestão e planejamento em saúde. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7251529056542414 (25/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2016-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR, Departamento de Medicina. Rodovia Washington Luiz Km 235 Universidade Federal de São Carlos 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518382 URL da Homepage: http://fs.unb.br/
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Saúde Coletiva
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2018-Atual. Avaliacao da assistencia pre-natal na Atencao Basica no municipio de Sao Carlos: onde nao ha estrategia de saude da familia
      Descrição: Estudo descritivo da assistência pré-natal no âmbito da Atenção Básica à Saúde, ofertadas em Unidades Básicas, exclui-se serviços vinculados à estratégia de saúde da família, no Município de São Carlos, SP. Objetiva investigar a qualidade da atenção pré-natal, levando em consideração a adequação da assistência prestada em relação aos parâmetros recomendados pela Rede Cegonha/Ministério da Saúde. O estudo será realizado a partir de análise amostral de prontuários de mulheres inscritas nas unidades de saúde, que realizaram pré-natal, no período entre janeiro e dezembro de 2017. A análise descritiva das variáveis será realizada e os dados agrupados em frequências absolutas e relativas, e medida de tendência central. A adequação em relação às orientações de qualidade da assistência será realizada em termos de percentual de alcance de cada recomendação e acumuladas. Espera-se que sejam encontrados níveis de adequação da assistência PN acima de 66,1% nas UBS do município de São Carlos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Gustavo Nunes de Oliveira - Coordenador / Danielle Ferreira de Sousa - Integrante / Esther Flora Riguetto Lopes - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Gustavo Nunes de Oliveira.
    2. 2017-Atual. SABERES TRADICIONAIS INDIGENAS E PRODUCAO DE SUBJETIVIDADE: MEMORIA E POLITICAS DE SAUDE
      Descrição: O projeto “Saberes tradicionais indígenas e produção de subjetividade: memória e políticas de saúde” tem por objetivo mapear práticas curativas e experiências de produção de saúde em comunidades indígenas Tupinikim e Guarani, no estado do Espírito Santo. Entendemos que a luta pelo direito à saúde tem se constituído como uma luta política da maior importância. Como política pública, a saúde, deveria considerar inequivocamente a experiência concreta dos atores (que justifica inclusive, a constituição de uma política pública) na lida com os desafios concretos do território. Temos poucos trabalhos que articulam de modo radical as relações entre práticas cotidianas (não somente sua dimensão macropolítica, mas também, micropolítica) e os processos de produção de saúde em um sentido ampliado. Objetiva-se produzir um material bibliográfico que expresse certas dimensões das lutas pelo direito à saúde, como luta política, a partir de narrativas dos Guarani e Tupinikim. Para isso, contaremos com a parceria de outros pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), de pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal de São Carlos, com acúmulo nesse tipo de pesquisa (Saúde, Antropologia e Arte). É importante ressaltar que tanto a experiência dos pesquisadores parceiros da UnB (Saúde Coletiva, Saúde Indígena, Pesquisa-Intervenção), quanto os trabalhos já desenvolvidos no âmbito da Instituição proponente (com comunidades indígenas, Saúde Coletiva, Educação e Metodologias de Pesquisa) serão fundamentais para a realização operacional, metodológica e teórico-conceitual deste projeto. Assim, trata-se de um trabalho cooperativo em rede intersetorial e interinstitucional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Gustavo Nunes de Oliveira - Integrante / Paula Giovana Furlan - Integrante / Maria Elizabeth Barros de Barros - Integrante / Fábio Herbert da Silva - Coordenador / Janaína Mariano - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Gustavo Nunes de Oliveira.
    3. 2017-Atual. Rede HumanizaSUS: estudo de caso de uma rede social como dispositivo de uma politica publica
      Descrição: Projeto de pesquisa que integra o quot;Estudo e Pesquisa em Política Nacional de Humanizaçãoquot;, Processo UFG nº 015807/2016-94, Termo de Execução Descentralizada firmado entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Goiás, envolvendo ações de manutenção, desenvolvimento tecnológico, ativação de rede, curadoria, formação e pesquisa da Rede HumanizaSUS, tendo como coordenador-responsável o Prof. Dr. Dalton Lopes Martins (professor associado da Faculdade de Informação e Comunicação, coordenador do Laboratório de Políticas Públicas Participativas e pesquisador do Media Lab/BR da Universidade Federal de Goiás) e como coordenador da pesquisa o Prof. Dr. Ricardo Rodrigues Teixeira (professor doutor do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo). Projeto iniciado em março de 2017, com duração prevista por 15 meses, para o qual foi destinado o recurso total de R$ 329.500,00.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Gustavo Nunes de Oliveira - Integrante / Sabrina Ferigato - Integrante / Ricardo Rodrigues Teixeira - Coordenador / Dalton Lopes Martins - Integrante / Rogério da Costa - Integrante. Financiador(es): Ministério da Saúde Brasil - Cooperação.
      Membro: Gustavo Nunes de Oliveira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (5)
      1. I Mostra de Experiências em Terapia Ocupacional na Saúde Coletiva e Atenção Básica em Saúde.Limites e potências produzidos no encontro com o Sistema Único de Saúde. 2018. (Simpósio).
      2. Observatórios e Salas de Situação em Saúde – Experiências e Perspectivas. 2018. (Oficina).
      3. Oficina de trabalho de Planejamento Estratégico Situacional - Linha de Cuidado emem Saúde Mental.Plenária Final da Oficina de trabalho de Planejamento Estratégico Situacional - Linha de Cuidado e Apoio Matricial. 2016. (Oficina).
      4. Pré-Conferência Latino-americana preparatória para a Conferência Mundial sobre Trabalho Social, Educação e Desenvolvimento Social - SWSD 2016.Mesa temática: Construindo uma cultura de humanização em saúde. 2016. (Simpósio).
      5. XVI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO PROJETO INTEGRALIDADE: SABERES E PRÁTICAS NO COTIDIANO DAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE.Populações vulneráveis e politicas especificas: avanços, fragilidades e desafios para a integralidade do cuidado a mulher. 2016. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (3)
      1. OLIVEIRA, Gustavo Nunes de. IV Encontro Regional dos Estudantes de Medicina. 1998. (Congresso).. . 0.
      2. OLIVEIRA, Gustavo Nunes de. I Oficina Sul Brasileira de Ensino Médico. 1998. (Outro).. . 0.
      3. OLIVEIRA, Gustavo Nunes de. X Congresso Brasileiro dos Estudantes de Medicina. 1998. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 12/10/2020 21:59:35