Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Medicina (Dmed)

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Ana Maria Galdini Raimundo Oda

Graduada em medicina (1988), com especialização (residência) em psiquiatria pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (1991), mestrado em Saúde Mental (1998) e doutorado em Ciências Médicas (2003), ambos pela Unicamp. Tem experiência nas áreas de psiquiatria clínica e de saúde mental em saúde pública, em pesquisa em história da medicina (psiquiatria, psicopatologia) e ainda em editoria científica. Desde 2004, é editora associada da 'Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental' (seção História da Psiquiatria) e, desde setembro de 2018, editora responsável da mesma Revista. Foi professora do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Carlos de agosto de 2009 a janeiro de 2014. Atualmente, é professora do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, atuando principalmente na área de Psiquiatria Social e Comunitária. Professora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (ICHSA)da FCA /Unicamp (temas de pesquisa: Psiquiatria Comunitária; História da Psiquiatria; Estudantes universitários: percepções de racismo, discriminação e ações afirmativas). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9788635849143461 (04/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2009-2014
  • Endereço: Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Rua Tessália Vieira de Camargo, 126 Cidade Universitária 13083887 - Campinas, SP - Brasil Telefone: (19) 35219295 URL da Homepage: https://www.fcm.unicamp.br
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Medicina
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2014-2015. Psicopatologias do progresso no Brasil: as relacoes entre doencas mentais, progresso, escravidao, liberdade e raca (1870-1930).
      Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Maria Galdini Raimundo Oda - Coordenador.
      Membro: Ana Maria Galdini Raimundo Oda.
    2. 2010-2011. Medicina, cafe e sociedade na regiao de Sao Carlos do Pinhal (1850-1888).
      Descrição: Projeto inserido na linha de pesquisa 'História da Medicina e da Saúde', integrante do Grupo de Pesquisa 'Clínica e saúde: estudos históricos e socioculturais' (Diretório CNPq) #10;A pesquisa objetiva levantar e analisar documentação sobre a presença e a atuação de médicos, bem como de outros agentes de cura (parteiras, curadores leigos, etc.), na região de São Carlos do Pinhal, em seu incipiente núcleo urbano e, principalmente, nas áreas cafeicultoras, no período entre 1850 e 1888. #10;O cultivo de café teve início nas décadas de 1830-1840, e se tornaria uma expressiva atividade econômica do chamado oeste paulista. A povoação de São Carlos do Pinhal foi fundada em 1857, nas terras da Sesmaria do Pinhal, demarcadas desde 1831 e pertencentes à família Arruda Botelho. O desenvolvimento regional esteve intimamente ligado à atividade econômica predominante, esta por sua vez dependente da presença maciça de mão de obra, inicialmente escrava e depois livre. #10;A investigação busca identificar fontes documentais que indiquem a existência de#10;assistência à saúde oferecida pelos proprietários aos escravos, bem como aquela por eles buscada, além de descrever a dinâmica da instalação de profissionais médicos na região, assim como sua relação com outros agentes de cura (curadores leigos, práticos, parteiras, etc).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Ana Maria Galdini Raimundo Oda - Coordenador / Amanda Laiza dos Reis Mota - Integrante / Marina Silva Campos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 2
      Membro: Ana Maria Galdini Raimundo Oda.
    3. 2009-2011. Geofagia e escravidao no mundo atlantico (seculos XVIII e XIX).
      Descrição: Projeto inserido na linha de pesquisa 'História da Medicina e da Saúde', integrante do Grupo de Pesquisa 'Clínica e saúde: estudos históricos e socioculturais' (Diretório CNPq) #10;A geofagia (ingestão habitual e deliberada de terra ou argila) é uma prática relativamente comum entre vários grupos de animais, incluídos os seres humanos. Existe suficiente evidência arqueológica para demonstrar que este comportamento esteve presente em quase todas as latitudes, desde os tempos pré-históricos. Entre os especialistas no tema (antropólogos, geólogos, médicos, biólogos, etc.) emerge o consenso sobre o caráter múltiplo das causas da geofagia: esta prática parece estar relacionada com a satisfação de uma combinação de necessidades de ordem nutricional, espiritual, curativa, psicológica e psicopatológica. Dependendo de convenções culturais historicamente determinadas, diferentes manifestações da geofagia foram descritas como um problema a solucionar, como sintomas de outros problemas ou de carências orgânicas mais profundas, ou como parte do arsenal legítimo de comportamentos paliativos, compensatórios ou curativos disponíveis em cada sociedade. Estas descrições, amiúde superpostas, constituem em si mesmas um riquíssimo arquivo da história cultural e social da geofagia, ao longo dos séculos. #10;Iniciada em 2009, nossa pesquisa se baseia na análise da literatura sobre a relação entre geofagia e escravidão, literatura que foi em grande parte produzida durante os séculos dezoito e dezenove, no seio de sociedades marcadas pela presença do trabalho escravo. Geralmente, estes documentos estabelecem de maneira mais ou menos direta a conexão entre geofagia e enfermidades físicas e morais potencialmente letais, como a nostalgia dos negros cativos e a moléstia conhecida como “mal de estômago” (mal d'estomac).#10;Em cada caso, o contexto imediato no qual os autores escreveram os textos determinou seu caráter e seu tom. Neste sentido, cada um deles se insere em complexas narrativas locais. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Maria Galdini Raimundo Oda - Coordenador / Adrián López Denis (Brown University, USA) - Integrante.
      Membro: Ana Maria Galdini Raimundo Oda.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (4)
      1. V Encuentro de la Red Iberoamericana de Historia de la Psiquiatria.Enajenación mental, raza y progreso en Brasil (1890-1910). 2014. (Encontro).
      2. III Encontro da Rede Iberoamericana de História da Psiquiatria.Psicopatologia, diagnóstico e classificação da diferença. 2010. (Encontro).
      3. XXVIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria. Psicopatologia e escravidão: nas encruzilhadas da história.. 2010. (Congresso).
      4. XXVII Congresso Brasileiro de Psiquiatria. As cores da psicopatologia brasileira, segundo Raimundo Nina-Rodrigues. 2009. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (3)
      1. ODA, Ana Maria Galdini Raimundo. Simpósio do Departamento de História da Psiquiatria (ABP). 2010. (Outro).. . 0.
      2. ODA, Ana Maria Galdini Raimundo. Simpósio do Departamento de História da Psiquiatria da ABP. 2009. (Outro).. . 0.
      3. ODA, Ana Maria Galdini Raimundo. Simpósio Departamento de História da Psiquiatria. 2008. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 12/10/2020 21:59:35