Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Psicologia (DPsi)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Dissertação de mestrado


Número total de itens: 110

2020

1.   Aline Sordi. Conteúdos educacionais acessíveis em Libras nas mídias em tempos de pandemia. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Lara Ferreira dos Santos.
2.   Alyne Cristine Domene Martins de Lima. Prática pedagógica do professor da sala de recursos em tempos de pandemia da COVID-19. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Rosimeire Maria Orlando.
3.   AMANDA SANTANA GOMES SILVA. ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes.
4.   Antônio Eugênio Ramos da Silva. Linguagem: práticas textuais discursivas. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, . Início: 2020.
Orientador: Cássio Florêncio Rubio.
5.   Beatriz Jabor Botura. Efeito de um curso de Habilidades Sociais para professores (via EAD) sobre sua atuação na prevenção e combate ao bullying. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Zilda Aparecida Pereira Del Prette.
6.   Cleânia Martins de Oliveira. PRÁTICAS DISCURSIVAS: TECENDO OS SENTIDOS DO TEXTO NUMA ABORDAGEM SÓCIO-INTERACIONISTA. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, . Início: 2020.
Orientador: Cássio Florêncio Rubio.
7.   Diego Lorca Peres. PROTOCOLO NICHD: CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A REALIZAÇÃO DA ESCUTA ESPECIALIZADA E DO DEPOIMENTO ESPECIAL DE ACORDO COM A LEI 13.431/2017.. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Sabrina Mazo D'Affonseca.
8.   Elaine Mônaco Sousa. A relação entre inteligência emocional e funções executivas em crianças. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Monalisa Muniz Nascimento.
9.   Erliandro Felix. Em construção. Dissertação (Mestrado profissional em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté. (Coorientador)., . Início: 2020.
Supervisor: Diléia Aparecida Martins.
10.   Fernando Lemos Trindade. Estratégias de reversão da ansiedade à Matemática em estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: João dos Santos Carmo.
11.   Glauce Alves Rabello. Plantão Psicanalítico e a Interlocução entre Assistência Estudantil e Saúde Pública. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Gestão da Clínica) - Universidade Federal de São Carlos. (Coorientador)., . Início: 2020.
Supervisor: Luciana Nogueira Fioroni.
12.   Glenda Esteves Rodrigues. A influência de aspectos auditivos dos estímulos na construção de hierarquias de preferência em crianças com autismo. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Nassim Chamel Elias.
13.   Hadassa Kéuly Sousa Felício. EFEITOS COMPORTAMENTAIS INDUZIDOS PELA CETAMINA EM RATOS EXPOSTOS AOS TESTES DE LABIRINTO EM T ELEVADO, AVERSÃO/PREFERÊNCIA CONDICIONADA AO LUGAR E CATALEPSIA. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Amanda Ribeiro de Oliveira.
14.   Haryadny Kamylla Macedo Muniz. Adaptação e Verificação da Viabilidade de uma Proposta de Intervenção de Prevenção à Violência Contra Crianças em Idade Pré-Escolar. Dissertação (Mestrado profissional em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Alex Sandro Gomes Pessoa.
15.   Jessica Giovanna Espinoza Tarazona. EXPOSICAO À VIOLÊNCIA ENTRE PARCEIROS ÍNTIMOS: AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DO PROGRAMA COMUNITÁRIO VIDA LIVRE DE VIOLÊNCIA PARA MÃES E FILHOS. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Sabrina Mazo D'Affonseca.
16.   Joice raquel Batista Lemes. UMA PROPOSTA DE FERRAMENTA PARA AVALIAÇÃO DA COMPREENSÃO EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) POR ALUNOS SURDOS. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda.
17.   João Víctor de Araujo Lima. Ansiedade à matemática em discursos de estudantes surdos do ensino médio. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2020.
Orientador: Lara Ferreira dos Santos.
18.   Letícia Yuki de Araujo Furukawa. Violência Entre Parceiras Íntimas: Caracterização do Fenômeno e Avaliação da Rede de Apoio das Vítimas. Dissertação (Mestrado profissional em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Alex Sandro Gomes Pessoa.
19.   Lilian Pinheiro da Cruz. PROJETO DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA: ANÁLISE DE CONCEPÇÕES DA DEFICIÊNCIA. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Sabrina Mazo D'Affonseca.
20.   Lucas Azzis Ferreira de Luca. Fatores de Risco e Proteção para Adolescentes que Cometeram Suicídio após a Divulgação de Imagens Íntimas: Uma Análise Retrospectiva com Famílias. Dissertação (Mestrado profissional em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Alex Sandro Gomes Pessoa.
21.   Lucas Codina. Exigência de responder espaçado em contingências de coordenação. Dissertação (Mestrado profissional em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.
22.   Lucas de Moraes Negri. Estudo Piloto: Organização de fluxograma e organograma de atendimentos para estudantes com deficiência e em vulnerabilidade social no IFPR – Londrina antes e durante a pandemia da COVID-19. Dissertação (Mestrado profissional em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientadores: Diléia Aparecida Martins, Rosimeire Maria Orlando.
23.   Luyse França Silva Nunes. Efeito da exigência de respostas ecoicas de frames autoclíticos durante o treino de discriminação auditivo-visual na emergência de responder perguntas sobre estímulos não verbais em crianças com autismo. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Mariéle de Cássia Diniz Cortez.
24.   Magda Siqueira. IMPLANTAÇÃO DA OZONIOTERAPIA NA SAÚDE BUCAL APÓS A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA MUNICIPAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES E EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE (PMPICEPS) NA CIDADE DE SÃO CARLOS (SP. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Gestão da Clínica) - Universidade Federal de São Carlos. (Coorientador)., . Início: 2020.
Supervisor: Luciana Nogueira Fioroni.
25.   Maiana Pereira dos Santos. Capacitação de profissionais da rede socioassistencial para atendimento de mulheres vítimas de violência na cidade de São Carlos-SP. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Sabrina Mazo D'Affonseca.
26.   Maria Beatriz Reis Dionísio. Grupo reflexivo sobre violência de gênero na universidade: uma proposta de intervenção. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Sabrina Mazo D'Affonseca.
27.   Mayra Lima Rodrigues Silva. Em tempos de COVID-19: problematizando sobre relação entre ansiedade matemática e procrastinação em alunos do Ensino Fundamental II. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. (Coorientador).. Início: 2020.
Supervisor: João dos Santos Carmo.
28.   Michele Tozadore. CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E AQUISIÇÃO DE COMPORTAMENTOS INTRAVERBAIS EM CRIANÇAS COM TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil.
29.   Milena Lucania de Freitas. Famílias de crianças com síndrome de Down: opinião sobre a escolarização em tempos de COVID-19. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Márcia Duarte Galvani.
30.   Priscila Silveira Soler. Português escrito para surdos: aplicabilidade de material didático vista pela abordagem histórico-cultural. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação Especial (PPGEEs)) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Vanessa Regina de Oliveira Martins.
31.   Rafael Hideki Hanazumi Mazzoca. Investigando os efeitos do ensino de tato na aquisição e manutenção de um pequeno vocabulário em língua estrangeira. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Mariéle de Cássia Diniz Cortez.
32.   Suelen Priscila Ferreira Alves. Condições concretas de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência em tempos de pandemia da COVID-19. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2020.
Orientador: Rosimeire Maria Orlando.
33.   Talissa Lopes Ferreira. A musicalização na alfabetização de crianças com autismo. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil.
34.   Thayse Loyana Martins Albano. Efeitos da tutoria em pares sobre comportamentos de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade no contexto escolar. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Nassim Chamel Elias.
35.   Vanessa de Almeida Moura e Santos. Interpretação da língua de sinais brasileira para a modalidade oral da língua portuguesa: desafios e perspectivas. Dissertação (Mestrado em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia. (Coorientador)., . Início: 2020.
Supervisor: Marcus Vinicius Batista Nascimento.
36.   Érica Santiago Sousa. PTS Compartilhado: dispositivo para o cuidado integral e intersetorial em uma Rede de Atenção Psicossocial - RAPS. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Gestão da Clínica) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Luciana Nogueira Fioroni.

2019

1.   Alana Faggian. Ensinode habilidades pré-matemáticas a pré-escolares por meio de tecnologia de controle de estímulos e contação de história. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: João dos Santos Carmo.
2.   Alceu Regaço dos Santos. Formação e manutenção de classes de equivalência: efeitos do uso de punição. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2019.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.
3.   Amanda Del Grecco Santana Simões. Tecnologias digitais e habilidades sociais: Relações e impacto na formação continuada de professores do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Zilda Aparecida Pereira Del Prette.
4.   Amanda Reis Ribeiro. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL EM VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Monalisa Muniz Nascimento.
5.   Ana Luísa Polizel Libardi. EFICÁCIA DE UM PROGRAMA APLICADO POR PAIS PARA ENSINO DE NOMEAÇÃO DE ESTADOS EMOCIONAIS A CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graducação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Camila Domeniconi.
6.   Ana Veronica Serrano. Aquisição de conceitos e habilidades sociais de crianças cegas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Carolina Severino Lopes da Costa.
7.   Anne Caroline da Costa Carneiro. Efeito da exigência de ecoico durante o treino de discriminação auditivo-visual na emergência de tatos em crianças com autismo. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Mariéle de Cássia Diniz Cortez.
8.   Ariane Rico Gomes. Análise sobre a Atuação de Profissionais da Psicologia com Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas em Unidades de Internação. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Alex Sandro Gomes Pessoa.
9.   Beatriz Segantini França. Práticas educativas de professores de ciências no contexto de inclusão escolar dos alunos com deficiência intelectual. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Márcia Duarte Galvani.
10.   Bruna Bianchi. GENERALIZAÇÃO DE EQUIVALÊNCIA OBJETOS-FOTOS POR PRÉ-ESCOLARES COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil.
11.   BRUNA RAFFAINI SEBIN. AVALIAÇÃO DA POLITICA DE INCLUSÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DO PUBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. Dissertação (Mestrado profissional em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes.
12.   Camila de Oliveira Alves. Envolvimento de receptores dopaminérgicos D2 na expressão e extinção do medo condicionado em fêmeas em diferentes fases do ciclo estral. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2019.
Orientador: Amanda Ribeiro de Oliveira.
13.   Danilo Ciconi de Oliveira. Relações entre o uso de habilidades metacognitivas, a qualidade da relação coparental e a funcionalidade familiar. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Elizabeth Joan Barham.
14.   Denise Aparecida Passarelli. Investigando os efeitos do condicionamento subliminar sobre a motivação apetitiva. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2019.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
15.   Diogo Emmanuel Lucena dos Santos. Ansiedade à matemática, migroagressões, procrastinação e suas repercussões na formação e no fazer docente de professores que atuam no ensino fundamental. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. (Coorientador).. Início: 2019.
Supervisor: João dos Santos Carmo.
16.   Débora Ananias Guimarães. Repercussões da Violência Intrafamiliar no Desenvolvimento do Domínio Voluntário da Conduta de Crianças e Adolescentes: Uma Proposta de Intervenção. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2019.
Orientador: Alex Sandro Gomes Pessoa.
17.   Emanuela Pap da Silva. DETERMINANTES SOCIAIS E SAÚDE MENTAL NA UNIVERSIDADE: UM OLHAR PARA A UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Dissertação (Mestrado profissional em Gestão da Clínica) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Taís Bleicher.
18.   Emanuelle dos Passos Foresto. Habilidades metacognitivas e a maturidade para escolha: Compreendendo o processo de escolha profissional. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Patrícia Waltz Schelini.
19.   Erinete da Silva Leite. IMPLANTAÇÃO DO TESTE REVERSAL LEARNING E UMA POSSÍVEL DIFERENÇA DE RESULTADOS ENTRE SEXOS EM UM MODELO ANIMAL PARA O TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Amanda Ribeiro de Oliveira.
20.   Fernanda Câmara Alves Damasceno. Efeitos de um treino de correspondência no ensino de autorrelatos a crianças com transtorno do espectro autista. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Mariéle de Cássia Diniz Cortez.
21.   Flávia Cristina Borrajo Devitte. Uma comparação entre jogos cooperativos e não-cooperativos integrados ao ensino de habilidades pré-matemáticos em idade pré-escolar.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: João dos Santos Carmo.
22.   Gabriel da Rocha Souza. Representações sociais de travestis em busca de trabalho sobre a transfobia: marginalização, exclusão social e prostituição. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Rosemeire Aparecida Scopinho.
23.   Gabriela Cabral Chizzolini. Efeitos do ensino de emparelhamento entre letra ditada e letra impressa na nomeação e escrita de alunos com deficiência intelectual. Dissertação (Mestrado profissional em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Lidia Maria Marson Postalli.
24.   Gisele dos Santos Ferreira. Treinamneto de habilidades de planejamento para um programa de preparação para aposentadoria. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Elizabeth Joan Barham.
25.   Giselle Alejandra Pincheira Navarro. Nos reconhecendo: Histórias de mulheres sobre abuso sexual, relação com o corpo e sexualidade pós-evento traumático. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Sabrina Mazo D'Affonseca.
26.   Heloísa Ribeiro Zapparoli. Avaliando o estabelecimento e a manutenção de classes de equivalência e da transferência de função em pessoas com e sem depressão. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Mariéle de Cássia Diniz Cortez.
27.   Henrique do Nascimento Ricardo. Competência para intervenção psicossocial em crise no contexto de desastres: uma contribuição analítico-comportamental.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi)) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Maria de Jesus Dutra dos Reis.
28.   ISABELLA DELAMAIN FERNANDEZ OLMOS. CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS JUNTO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2019.
Orientador: Juliane Aparecida de Paula Perez Campos.
29.   Isabella Marino Brassolatti. GENERALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DA APRENDIZAGEM DO MANDO POR INFORMAÇÃO “QUANDO?” EM CRIANÇAS COM AUTISMO. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Mariéle de Cássia Diniz Cortez.
30.   Isabelle Waku. EFEITOS DA EXPOSIÇÃO A ESTÍMULOS AVERSIVOS IMEDIATOS SOBRE A CATALEPSIA INDUZIDA POR HALOPERIDOL: POSSÍVEL MODELO ANIMAL PARA CINESIA PARADÓXICA. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Amanda Ribeiro de Oliveira.
31.   Jaqueline Knupp Medeiros. Violência e Protagonismo Infantil: Construção de uma Proposta de Intervenção. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Alex Sandro Gomes Pessoa.
32.   Josana Carla Gomes Soares Silva. Indicação de dupla excepcionalidade em alunos jovens e adultos atendidos por instituição especializada. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2019.
Orientador: Rosemeire de Araujo Rangni.
33.   Juliana Almeida Rocha. Antecedentes da percepção de discriminação racial em crianças brasileiras. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Debora de Hollanda Souza.
34.   Jéssica Harume Dias Muto. Ensino de leitura e escrita para alunos ingressantes do Ensino Fundamental baseado no Modelo de Resposta à Intervenção (RTI). Dissertação (Mestrado profissional em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2019.
Orientador: Lidia Maria Marson Postalli.
35.   Leticia Mitsuko Taguchi. Efeitos da meta-clorofenilpiperazina (mCPP) sobre a autolimpeza e alternância espontânea em ratos: influências do sexo e do ciclo estral. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2019.
Orientador: Amanda Ribeiro de Oliveira.
36.   Letícia dos Santos. Comportamento coordenado e individual em duplas de ratos sob esquema de intervalo variável. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2019.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.
37.   Lucas Gonçalves Perches. Metamemória e doença de Alzheimer. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Patrícia Waltz Schelini.
38.   Lucas Ivan Sardella. Análise da transformação de funções em redes de estímulos estabelecidas por similaridade e oposição mensuradas pela atividade eletrodermal e frequência de respostas de evitação. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
39.   Mariana Rezende. Desenvolvimento e avaliação experimental da eficácia de um módulo introdutório ao Programa de ensino ALEPP. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.
40.   Marina Aoki Basaglia. Avaliação da técnica de desfusão cognitiva para a reversão do efeito do desamparo aprendido: um estudo comparativo.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi)) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Maria de Jesus Dutra dos Reis.
41.   Milena Maria Pinto. A CRIANÇA SURDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O DESENVOLVIMENTO DE LINGUAGEM NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2019.
Orientador: Lara Ferreira dos Santos.
42.   Mylena Silva Magalhães. AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DE DOSES SUB-ANESTÉSICAS DE CETAMINA SOBRE O MEDO CONDICIONADO À LUZ EM RATOS. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Amanda Ribeiro de Oliveira.
43.   Márcio Alves Silveira. O sofrimento psíquico no trabalho em profissionais de saúde mental: Estudo de caso em um CAPS Adulto no interior do estado do Paraná. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Gestão da Clínica) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Luciana Nogueira Fioroni.
44.   Natany Ferreira Silva. Ensino de leitura de sentenças para crianças com dificuldades de aprendizagem: efeitos sobre a consciência sintática e generalização recombinativa. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Lidia Maria Marson Postalli.
45.   PAULA CRISTINA STOPA. LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E A PERSPECTIVA DOS EGRESSOS PARA A ATUAÇÃO NO COENSINO. Dissertação (Mestrado profissional em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes.
46.   Perolayne Bueno Molina. Efeitos de reforçamento de respostas alternativas por esquema de tempo na redução de estereotipias vocais em crianças com autismo. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Nassim Chamel Elias.
47.   Priscila Mainardi Tamiozzo Fonseca. Avaliação do Módulo 2 do Programa Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos (ALEPP). Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.
48.   Rafael Fernando da Silva. Supressão condicionada sob controle discriminativo: manipulação paramétrica da intensidade do estímulo incondicionado. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.
49.   RICARDO MARTINELLI BONDIOLI. ENSINO DE RECONHECIMENTO DE EXPRESSÕES FACIAIS COM USO DE HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS COM AUTISMO. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graducação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Camila Domeniconi.
50.   Rodrigo Vecchio Fornari. O uso de recursos audiovisuais por alunos de disciplinas de Libras. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Lara Ferreira dos Santos.
51.   Sumara Barbosa Alecrim. Concepções discentes sobre a escola inclusiva pensando na modalidade de educação de jovens e adultos. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Maria da Piedade Resende da Costa.
52.   Tatiane Cristina Bonfim. Políticas bilíngues para surdos em uma escola pública de ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em programa de pós-graduação em Educação Especial (PPGEEs)) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Vanessa Regina de Oliveira Martins.
53.   Thayná Carvalho de Almeida. Ensino de Portugues como segunda língua para surdos: oficinas de letramento. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2019.
Orientador: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda.

2018

1.   Amanda Soares Dantas. INTERVENÇÃO BASEADA EM MINDUFNESS EM MULHERES COM HISTÓRICO DE VIOLÊNCIA. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Sabrina Mazo D'Affonseca.
2.   Ana Eduarda Vasconcelos de Sousa. Seguimento de instruções de dois componentes por meio de arranjo de matriz e ensino com múltiplos exemplares em crianças com autismo. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.
3.   Eduarda de Souza Morais. Tecnologias Instrucionais aplicadas em contextos escolares inclusivos. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Leonardo Santos Amâncio Cabral.
4.   Eucinete Ferreira de Lima. A democratização do processo de cuidado: o apoio institucional como potência da integralidade em atenção básica à saúde. Dissertação (Mestrado profissional em Gestão da Clínica) - Universidade Federal de São Carlos. (Coorientador)., . Início: 2018.
Supervisor: Taís Bleicher.
5.   Francisco Figueiredo Netto. A CARACTERIZAÇÃO DO MODELO ASSISTENCIAL EM SAÚDE DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO E SUAS INTERFACES NO PROCESSO SAÚDE- DOENÇA DA POPULAÇÃO. Dissertação (Mestrado profissional em Gestão da Clínica) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Taís Bleicher.
6.   Gabriela Trombeta Santos. Habilidades sociais em adolescentes com indicadores de depressão: uma análise através de métodos multimodais. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi)) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2018.
Orientador: Maria de Jesus Dutra dos Reis.
7.   Giovana Benassi Cezar. Avaliação do papel do córtex cingulado anterior e da ínsula na modulação da ansiedade induzida em camundongos pelo modelo de empatia. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Azair Liane Matos do Canto de Souza.
8.   Isabela Ferrari. Inteligência emocional e sua relação com adaptabilidade de carreira, autoeficácia profissional e estresse no trabalho. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Monalisa Muniz Nascimento.
9.   KARINA FERREIRO RIBEIRO. EFICÁCIA DO PECS-ADAPTADO EM CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES QUANDO APLICADO PELO CUIDADOR. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Ana Lúcia Rossito Aiello.
10.   Lara Maria Silveira. EMPATIA EM CAMUNDONGOS: AVALIAÇÃO DO PAPEL DA AMÍGDALA, ÍNSULA E CÓRTEX CINGULADO ANTERIOR NA MODULAÇÃO DA ANSIEDADE INDUZIDA PELO CONVÍVIO COM PARCEIRO SUBMETIDO A UM MODELO DE ESTRESSE CRÔNICO. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Azair Liane Matos do Canto de Souza.
11.   Livia Scienza. JOGOS DIGITAIS, PROSSOCIALIDADE, EMPATIA E TEORIA DA MENTE DE CRIANÇAS : UM ESTUDO EXPERIMENTAL. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Debora de Hollanda Souza.
12.   Nayara de Souza Gois. Comparando o efeito de um jogo de dominó digital para ensino de fatos aditivos sobre o comportamento individual e em grupo em crianças com discalculia do desenvolvimento. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: João dos Santos Carmo.
13.   Pâmela Barbosa de Mendonça Dong. Habilidades sociais educativas de alunos dos cursos de licenciatura para uma educação inclusiva. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Carolina Severino Lopes da Costa.
14.   Tesla Gessele Ochoa Gutierrez. Habilidades sociais de crianças com autismo na pré-escola. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Carolina Severino Lopes da Costa.
15.   Thais Magalhães Abreu. Tradução e adaptação de instrumento de avaliação de linguagem de crianças surdas brasileiras. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Lara Ferreira dos Santos.

2017

1.   Cassiana Saraiva Quintão. INVENTÁRIO PORTAGE OPERACIONALIZADO: UMA PROPOSTA DE ADAPTAÇÃO PARA CRIANÇAS COM BAIXA VISÃO. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Coorientador).. Início: 2017.
Supervisor: Ana Lúcia Rossito Aiello.

2016

1.   BRUNA RODRIGUES POGGI. Saúde Psicológica: Definição teórica do constructo e Representações em Profissionais de Saúde.. Dissertação (Mestrado em PSICOLOGIA DA SAÚDE) - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. (Coorientador).. Início: 2016.
Supervisor: Marília Gonçalves.

2015

1.   André Luíz Ferreira. Uma análise experimental da contribuição e distribuição de rendimentos no public Goods game. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2015.
Orientador: Antonio Celso de Noronha Goyos.
2.   Fernanda Squassoni Lazzarini. Ensino de pré-requisitos de leitura para crianças com autismo através do paradigma de equivalência de estímulos. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2015.
Orientador: Antonio Celso de Noronha Goyos.
3.   Gabriela de Oliveira Zin. Jogo da partilha invertido: verificação experimental de uma nova definição operacional do comportamento altruísta. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2015.
Orientador: Antonio Celso de Noronha Goyos.
4.   Samara Fernanda dos Santos. O efeito da probabilidade cumulativa de perdas sobre o comportamento de escolhas impulsivas. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2015.
Orientador: Antonio Celso de Noronha Goyos.


Data de processamento: 12/10/2020 20:09:36