1. | Cariza de Cássia Spinazola. CARACTERÍSTICAS FAMILIARES E SERVIÇOS OFERECIDOS AOS FILHOS COM AUTISMO E SÍNDROME DE DOWN NA VISÃO MATERNA. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2020. Orientador: Fabiana Cia. |
2. | Graziele de Aguiar Roncato. Manejo de contingências na aquisição de vocalizações e relações simbólicas em bebês. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020. Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil. |
3. | Hindira Naomi Kawasaki. Aprendizagem de relações arbitrárias em crianças com desenvolvimento típico. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020. Orientador: Deisy das Graças de Souza. |
4. | Larissa Ruiz Pires. Saúde mental e condições estéticas: protocolo psicoterapêutico em vitiligo. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPG-Psi)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020. Orientador: Maria de Jesus Dutra dos Reis. |
5. | Ligia de Santis. O Inventário de Envolvimento Paterno: Estrutura teórica e ampliação de indicadores de validade e de precisão. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2020. Orientador: Elizabeth Joan Barham. |
6. | Rafael Ernesto Arruda Santos. Análise do Comportamento Bilíngue: Estudos teóricos e empíricos. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020. Orientador: Nassim Chamel Elias. |
7. | Rodrigo Dal Ben de Souza. EXTRAÇÃO DE PALAVRAS E MAPEAMENTO COM ESTÍMULOS VISUAIS AO LONGO DE TENTATIVAS AMBÍGUAS SEQUENCIAIS E SIMULTÂNEAS. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2020. Orientador: Debora de Hollanda Souza. |
8. | Thaís Ramos Carvalho. Coparentalidade: evidências teoricamente fundamentadas para validar a Escala da Relação Coparental (versão brasileira). Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020. Orientador: Elizabeth Joan Barham. |
9. | Vivian Bonani de Souza Girotti. Estudos sobre divulgação científica e redes sociais virtuais: O caso do Boletim Behaviorista. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2020. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose. |
10. | VIVIAN SANTOS. AVALIAÇÃO DA POLÍTICA DE INCLUSÃO ESCOLAR EM UM MUNÍCIPIO NA PERSPECTIVA DE GESTORES E PROFESSORES. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020. Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes. |
1. | Ailton Barcelos da Costa. Avaliação de conceitos de maior, menor e de igualdade em crianças e adolescentes com deficiência visual. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019. Orientadores: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil, Nassim Chamel Elias. |
2. | Aline Melina Vaz. Correspondência verbal/não verbal e cooperação: estudos experimentais. Tese (Doutorado em Psicobiologia) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose. |
3. | Anderson Jonas das Neves. Avaliação de procedimentos de ensino para ampliar a produção oral de sentenças em crianças com implante coclear. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019. Orientador: Deisy das Graças de Souza. |
4. | Ariane Serpeloni. Trabalho intensificado: um estudo sobre as representações sociais de trabalhadores de empresas de logística de transporte. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019. Orientador: Rosemeire Aparecida Scopinho. |
5. | Ariele Mazoti Crubelatti. PERSPECTIVA E EXPERIÊNCIAS DOS TRABALHADORES RURAIS DA COOPERATIVA MISTA DE NOVO HORIZONTE DO NORTE-MT. Tese (Doutorado em Dinter - Doutorado Interisntitucional) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Rosemeire Aparecida Scopinho. |
6. | Bruno Lacerra de Sousa. A QUANTAS ANDA O ETHOS CAMPONÊS? ESTRATÉGIAS DE REPRODUÇÃO SOCIAL DE JOVENS RURAIS. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019. Orientador: Rosemeire Aparecida Scopinho. |
7. | Christianne Thatiane Ramos de Souza. A EXPRESSÃO DO SUJEITO SURDO POR MEIO DA ESCRITA EM LÍNGUA PORTUGUESA. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda. |
8. | DAVID DOS SANTOS CALHEIROS. Rede de apoio à escolarização inclusiva na educação básica: dos limites às possibilidades. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes. |
9. | Diego Costa Lima. Inventário de Habilidades Sociais para familiares cuidadores de pacientes psiquiátricos (IHS-FCPP): Construção e análises psicométricas preliminares. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Zilda Aparecida Pereira Del Prette. |
10. | Eliane Morais de Jesus mani. Altas habilidades/superdotação: conhecimento científico e informação midiática.. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Rosemeire de Araujo Rangni. |
11. | Isadora Peresi Ferrari. Treinamento em Análise Funcional Baseada em Tentativas para avaliação comportamental em sala comum. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Nassim Chamel Elias. |
12. | Ivana Gisel Casali Robalinho. Programa de habilidades sociais com pais e professores do ensino fundamental: efeitos sobre educadores e crianças. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Zilda Aparecida Pereira Del Prette. |
13. | José Umbelino Gonçalves Neto. DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE ENSINO INFORMATIZADO PARA COMPREENSÃO LEITORA. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019. Orientador: Camila Domeniconi. |
14. | Julio César de Camargo. Investigando o uso sustentável de recursos comuns por meio de um jogo eletrônico. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose. |
15. | LUIZ RENATO MARTINS DA ROCHA. PANORAMA NACIONAL DOS ESTUDANTES PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda. |
16. | Luma Tiziotto Deffendi. Conhecimento e monitoramento metacognitivo em tarefas que envolvem criatividade. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019. Orientador: Patrícia Waltz Schelini. |
17. | Mariana Gomide Panosso. Elaboração e Avaliação da Eficiência e Eficácia de um programa de ensino para capacitar professores a avaliar e a intervir em situações de bullying escolar. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019. Orientador: Rachel de Faria Brino. |
18. | Mayra Berto Massuda. A allta capacidade pela perspectiva das mulheres: estudos de caso do Brasil e da Espanha.. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019. Orientador: Rosemeire de Araujo Rangni. |
19. | MIRIAM ADALGISA BEDIM GODOY. ANÁLISE FUNCIONAL DA ATENÇÃO COMPARTILHADA ADULTO-CRIANÇA PEQUENA COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil. |
20. | Thainara Granero de Melo. Desenvolvimento rural, trabalho cooperado e subjetividades: estudo sobre a implantação do Programa Estadual Microbacias Hidrográficas (PEMH) no Sepé Tiaraju. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fuindação de Amapro à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019. Orientador: Rosemeire Aparecida Scopinho. |
21. | Táhcita Medrado Mizael. Redução do preconceito racial: Uma investigação analítico-comportamental. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose. |
22. | Tâmara de Andrade Lindau. Medidas eletrofisiológicas de crianças com e sem transtornos da comunicação em tarefa de julgamento semântico. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019. Orientador: Deisy das Graças de Souza. |
23. | WANESSA FERREIRA BORGES. O uso de dispositivos eletrônicos móveis como tecnologia assistiva por pessoas com baixa visão. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes. |
1. | ANA PAULA ZERBATO. DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM: PRÁTICAS EDUCATIVAS NA INCLUSÃO ESCOLAR. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018. Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes. |
2. | Cesar Antonio Alves da Rocha. Análise do Comportamento e planejamento cultural: Utopia ou distopia?. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose. |
3. | Cristiane Alves. Correspondência fazer-dizer em adultos: O controle pela audiência em um jogo virtual. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose. |
4. | Danielli Silva Gualda Marins. ESTUDO COMPARATIVO SOBRE FAMILIAS DE PRÉ-ESCOLARES COM DEFICIÊNCIAS, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO E DESENVOLVIMENTO TÍPICO. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018. Orientador: Fabiana Cia. |
5. | Fernando Del Mando Lucchesi. LEITURA E INTELIGIBILIDADE DA FALA EM CRIANÇAS USUÁRIAS DE IMPLANTE COCLEAR. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018. Orientador: Deisy das Graças de Souza. |
6. | Glorismar Gomes da Silva. Escolarização de crianças com Fissura Lábio Palatina. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018. Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil. |
7. | Jacqueline Pimentel Tenório. Ensino de leitura e escrita para crianças surdas. Tese (Doutorado em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018. Orientador: Deisy das Graças de Souza. |
8. | JOSIANE PEREIRA TORRES. EFEITOS DA FORMAÇÃO SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR NAS ATITUDES SOCIAIS DE LICENCIANDOS EM DAS CIÊNCIAS EXATAS. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018. Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes. |
9. | Laura Borges. RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: CURSO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DE PRÉ-ESCOLARES PÚBLICO- ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Fabiana Cia. |
10. | Letícia Dal Picolo Dal Secco de Oliveira. Representações sociais de autonomia e autogestão: um estudo com catadores de materiais recicláveis da Coopervida, São Carlos-SP, e seus apoiadores. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018. Orientador: Rosemeire Aparecida Scopinho. |
11. | Leylanne Martins Ribeiro de Souza. Ensino de relações nome-objeto e aprendizagem de relações emergentes para bebês. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018. Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil. |
12. | Lilian Maria Caminato Conti. Leitura compartilhada na educação infantil: promovendo o letramento emergente em alunos com baixo desempenho. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Deisy das Graças de Souza. |
13. | Luiza de Moura Guimarães. ABACadabra: Um aplicativo para o ensino de discriminações condicionais auditivo-visuais a indivíduos com autismo. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: João dos Santos Carmo. |
14. | Norma Maciel de Lemos Vasconcellos. Narrativas orais de protagonistas surdos no estado do Pernambuco. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda. |
15. | Paulo Cesar Turci. Formação continuada de professores para o uso da tacnologia assistiva computacional. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Maria da Piedade Resende da Costa. |
16. | SAIMONTON TINÔCO SILVA. INCLUSÃO ESCOLAR: ANÁLISE DE CONSENSOS E DISSENSOS ENTRE PESQUISADORES BRASILEIROS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes. |
17. | Tassia Lopes de Azevedo. Habilidades sociais educativas parentais e características familiares: Comparação de pais e mães de diferentes grupos de crianças. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018. Orientador: Fabiana Cia. |
18. | Tereza Cristina Rodrigues Villela. Uma criança com baixa visão aprende a vestir-se e alimentar-se. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018. Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil. |
19. | Thaís Juliana Medeiros. Efeitos de Jornada de Trabalho, Habilidades Sociais e Gênero sobre o Equilíbrio Trabalho-Família. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018. Orientador: Elizabeth Joan Barham. |
20. | Valeria Peres Asnis. Avaliação de um Programa de Musicalização com Indivíduos com Transtorno do Espectro Autista. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018. Orientador: Nassim Chamel Elias. |
1. | Alessandra Corne Canosa. Formação, manutenção e expansão de classes de estímulos equivalentes por crianças com deficiência deficiência visual. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017. Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil. |
2. | Alex Bacadini França. Escala de Metacognição Sênior: evidências de validade, precisão e normatização para a população idosa. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017. Orientador: Patrícia Waltz Schelini. |
3. | Ana Regina Lucato Sigolo Candido. programas de intervenção precoce: caracterização e análise no contexto brasileiro. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017. Orientador: Ana Lúcia Rossito Aiello. |
4. | Angélica Fabiana Gomes. O TRABALHO DE CUIDADO: UMA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE CUIDADORES DE PESSOAS IDOSAS EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA (ILPI). Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017. Supervisor: Rosemeire Aparecida Scopinho. |
5. | Charles dos Santos. A construção social do meia sola: um estudo das formas de sobrevivência do trabalhador canavieiro em Alagoas. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017. Orientador: Rosemeire Aparecida Scopinho. |
6. | Florença Lucia Coelho Justino. Cognições sobre o passado: avaliação do pensamento contrafactual em grupos específicos. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017. Orientador: Patrícia Waltz Schelini. |
7. | JOSIANE BELTRAME MILANESI. REDE SOCIAL VIRTUAL DE PROFESSORES ESPECIALIZADOS E A ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017. Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes. |
8. | JOYCE CRISTINA DOS SANTOS AGUIAR. O papel de gênero na experiência do desemprego: de casais portugueses e brasileiros. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017. Supervisor: Elizabeth Joan Barham. |
9. | Juliana Sarantopoulos Faccioli. Efeitos do pensar sobre o passado: pensamentos contrafactuais de estudantes universitários com e sem indicativos de depressão. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017. Orientador: Patrícia Waltz Schelini. |
10. | Luziane de Fátima Kirchner. Intervenção comportamental para mulheres com fibromialgia e má qualidade do sono ou insônia. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPG-Psi)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017. Orientador: Maria de Jesus Dutra dos Reis. |
11. | Marcelo Henrique Oliveira Henklain. Aplicações do Teacher Behavior Checklist a formação e avaliação de professores de nível superior: Contrbuições analítico-comportamentai e psicométricas. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: João dos Santos Carmo. |
12. | Maria Carolina Correa Martone. Tradução e adaptação do verbal behavior milestones assessmentand placement program (VB-MAPP) para a língua portuguesa e estratégias de ensino para sua implementação. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Antonio Celso de Noronha Goyos. |
13. | MARTHA DE CÁSSIA NASCIMENTO. EJA E EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE GUANAMBI: PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017. Orientador: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda. |
14. | Natália Maria Sertori. O responder por exclusão em bebês nascidos pré-termo e baixo peso. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017. Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil. |
15. | Paula Hisa Paranaíba Goto. Efeitos de um suporte em grupo para irmãos de indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017. Orientador: Ana Lúcia Rossito Aiello. |
16. | Rogério Crevelenti Fioraneli. Reversão de função de estímulos matemáticos com procedimentos de discriminação em escolares com ansiedade à matemática. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017. Orientador: João dos Santos Carmo. |
17. | Silvana Lopes dos Santos. Influencia de personagens nas escolhas e preferências alimentares de crianças: uma investigação por meio da equivalência de estímulos. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose. |
18. | Valeria Estefania Moran. MODELO DE ANSIEDAD SOCIAL EN ESTUDIANTES UNIVERSITARIOS. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidad Nacional de Córdoba - Argentina, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas. 2017. Supervisor: Zilda Aparecida Pereira Del Prette. |
19. | Waldísia Rodrigues de Lima. Da escola para a vida: narrativas de alunos com deficiência da baixada santista.. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Juliane Aparecida de Paula Perez Campos. |
1. | Alessandra Campanini Mendes. Ansiedade à matemática: evidências de validade de ferramentas de avaliação e intervenção. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016. Orientadores: Monalisa Muniz Nascimento, João dos Santos Carmo. |
2. | Aline Costa Fantinato. A percepção do pai sobre seus comportamentos e a relação com o desenvolvimento infantil. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016. Orientador: Fabiana Cia. |
3. | Ana Maria Tassinari. ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Juliane Aparecida de Paula Perez Campos. |
4. | ANA PAULA PACHECO MORAES MATURANA. Transferência de alunos com deficiência intelectual das escolas especiais às escolas comuns sob diferentes perspectivas. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes. |
5. | Daniely Ildegardes Brito Tatmatsu. HABILIDADES SOCIAIS E ESTILOS PARENTAIS DE ADOLESCENTES USUÁRIOS DE DROGAS: ESTUDOS EMPÍRICOS E DE ANÁLISE DA POLÍTICA DE PREVENÇÃO.. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia - UFSCar, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016. Orientador: Zilda Aparecida Pereira Del Prette. |
6. | Francine Náthalie Ferraresi Rodrigues Pinto. Construção e análise psicométrica de um inventário de habilidades sociais para cuidadores de idosos familiares. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016. Orientadores: Zilda Aparecida Pereira Del Prette, Elizabeth Joan Barham. |
7. | Giovana Mendes Ferroni. Descrição, desenho e modelagem a partir de brinquedos, relevos e descrição oral de crianças com deficiência visual. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016. Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil. |
8. | Janaina de Fátima Castro Caneguim. A Psicologia vai à escola: trabalho colaborativo com uma professora de educação infantil.. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: João dos Santos Carmo. |
9. | LUCÉLIA CARDOSO CAVALCANTE RABELO. CASOS DE ENSINO NA FORMAÇÃO CONTINUADA À DISTÂNCIA DE PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes. |
10. | Marcelo Vitor da Silveira. Transferência de função entre estímulos equivalentes mediada por estímulos reforçadores específicos. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose. |
11. | Miriam Adalgisa Bedim Godoy. Caracterização e promoção da atenção conjunta adulto-criança pequena com deficiência visual. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil. |
12. | Márcia de Fátima Rabello Lovisi de Freitas. ESCALA DE IDENTIFICAÇÃO DE DOTAÇÃO E TALENTO: EVIDÊNCIAS DE VALIDADE E PRECISÃO. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016. Orientador: Patrícia Waltz Schelini. |
13. | Otávio Santos Costa. Uma ideia na mão e uma câmera na cabeça: Cinema e Educação Bilíngue de alunos surdos. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016. Orientador: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda. |
14. | WOQUITON LIMA FERNANDES. SERENDIPITY :Prospecção Semântica de dados qualitativos em Educação Especial. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes. |
1. | Alice A C Resende. Avaliação de alunos surdos no contexto da educação bilingue. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015. Orientador: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda. |
2. | Angela Bernardo de Lorena. Curso à distância de análise do comportamento para professores em formação. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose. |
3. | Carolina Coury Silveira. Avaliação e ensino de seguimento de direção de olhar para crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Tese (Doutorado em programa de pós graduação em psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015. Orientador: Camila Domeniconi. |
4. | Cristiane Oliveira Alves Telles Nunes. Programa de preparação de planos de vida para pré-aposentados: avaliação de necessidades, processo e efeitos. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015. Orientador: Elizabeth Joan Barham. |
5. | Daniela Baptista de Souza. O PAPEL DOS RECEPTORES 5-HT1A E 5-HT2C DA SUBSTÂNCIA CINZENTA PERIAQUEDUTAL SOBRE OS EFEITOS DA FLUOXETINA NA ANTINOCICEPÇÃO INDUZIDA PELO CONFINAMENTO DE CAMUNDONGOS AOS BRAÇOS DO LABIRINTO EM CRUZ ELEVADO. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS UFSCAR - UNESP/ARARAQUARA) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015. Orientador: Azair Liane Matos do Canto de Souza. |
6. | Djenane Brasil da Conceição. Ensino de leitura na linguística de Bloomfield e na análise comportamental de Skinner. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose. |
7. | Elisabete Figueroa dos Santos. Das Margens, Escritos Negros: Relações entre Literatura Periférica e Identidade Etnicorracial Negra. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fuindação de Amapro à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015. Orientador: Rosemeire Aparecida Scopinho. |
8. | Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar. Educação de adultos com deficiencia intelectual: aspectos do letramento. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda. |
9. | Heloísa Gonçalves Ferreira. Propriedades psicométricas de um instrumento para avaliar o envolvimento de idosos em atividades prazerosas. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015. Orientador: Elizabeth Joan Barham. |
10. | Isabela Zaine. Estabelecimento de discriminações simples emergentes em cães (canis familiaris) por meio de relações indiretas a consequências diferenciais.. Tese (Doutorado em programa de pós graduação em psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015. Orientador: Camila Domeniconi. |
11. | Ivaldo Jesus Lima de Oliveira. Estudo da Interferencia da vitamina C nos comportamento de ansiedade e déficit de memória e o abandono dos estudos e reprovação escolar. Tese (Doutorado em Doutorado) - Faculdade de Ciências da Saúde, . 2015. Orientador: Sérgio Leme Da-Silva. |
12. | José Cláudio Gonçalves. Reforma agrária e desenvolvimento sustentável: retóricas e realidades em movimento. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Rosemeire Aparecida Scopinho. |
13. | Jussara de Fátima Pascualon. Escala de Metacognição: Evidências de validade, precisão e estabelecimento de normas. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Centro de Educação e Ciências Humanas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015. Orientador: Patrícia Waltz Schelini. |
14. | Laura Zamot Rabelo. Uma análise comportamental da inteligência: possibilidades de intervenção e diálogos com a psicometria. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose. |
15. | Lucas Tadeu Garcia. Aprendizagem Relacional em Indivíduos Surdos Pré-Linguais: Exclusão, Equivalência de Estímulos e Superseletividade. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015. Orientador: Deisy das Graças de Souza. |
16. | Lucylle Fróis de Melo. Impacto da Terapia Assistida por Animais na Emocionalidade de Crianças com Depressão. Tese (Doutorado em Ciências do Comportamento) - Universidade de Brasília, . 2015. Orientador: Sérgio Leme Da-Silva. |
17. | Marina Zanoni Macedo. Efeito da taxa de reforço e da concentração de açúcar na preferência por alimentos de composição tradicional ou light em universitários. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Antonio Celso de Noronha Goyos. |
18. | Marília Bazan Blanco. Avaliação dos efeitos do enriquecimento ambiental nas respostas de camundongos expostos a um modelo animal de estresse pós-traumático. Tese (Doutorado em Program de Pós-Graduação em Psicologia) - Centro de Educação e Ciências Humanas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015. Orientador: Azair Liane Matos do Canto de Souza. |
19. | Miryan Cristina Buzetti. Compreensão de professores de instituiç~so especailizada sobre leitura e escrita de alunos com defifiência intelectual. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Maria da Piedade Resende da Costa. |
20. | Priscila Benitez. Ampliação das atividades de um software de leitura e escrita para aprendizes com deficiência intelectual.. Tese (Doutorado em programa de pós graduação em psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015. Orientador: Camila Domeniconi. |
21. | Raquel E. Saes Quiles. Estudo sobre o funcionamento de uma escola pólo bilíngue para surdos em Três Lagoas-MS.. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda. |
22. | Regiane da Silva Barbosa. Intervençaõ pedagógica para ensino de leitura, escrita e aritmética para uma criança com implante coclear. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015. Orientador: Maria da Piedade Resende da Costa. |
23. | Solange Cordeiro Calcagno. Ensino de leitura e escrita a adultos analfabetos: uma análise de participação, acertos e erros. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015. Orientador: Deisy das Graças de Souza. |
1. | Adriane Menezes Sales. A Atuação do Intérprete de LIBRAS no Ensino Superior: focalizando sua atuação em sala de aula.. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda. |
2. | CARLA ARIELA RIOS VILARONGA. COLABORAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM SALA DE AULA: FORMAÇÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO COENSINO. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes. |
3. | Christiana Gonçalves Meira de Almeida. Novos repertórios verbais em crianças pequenas: ouvinte, falante e classes de estímulos equivalentes. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014. Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil. |
4. | Debora Correa Lima. Desempenho em vocabulário, leitura e escrita: prematuridade como fator associado. Tese (Doutorado em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014. Supervisor: Deisy das Graças de Souza. |
5. | Lara Ferreira dos Santos. O Fazer do Intérprete Educacional: práticas, estratégias e criações. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda. |
6. | Leonardo Brandão Marques. Variáveis motivacionais no ensino de leitura: o jogo como recurso complementar. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2014. Orientador: Deisy das Graças de Souza. |
7. | Leylanne Martins Ribeiro de Souza. Identificação de Variáveis que Facilitam ou Interferem os Procedimentos de Ensino por Exclusão em Bebês. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil. |
8. | Luiza Costa Langsdorff. Formação de classes de estímulos equivalentes em cães. Tese (Doutorado em programa de pós graduação em psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2014. Orientador: Camila Domeniconi. |
9. | Mayra Lais de Carvalho Gomes. Ensino de comportamento verbal a crianças com autismo.. Tese (Doutorado em programa de pós graduação em psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014. Orientador: Camila Domeniconi. |
10. | NADJA CAROLINA DE SOUSA PINHEIRO CAETANO. Psicologia e deficiência: avaliando a formação em cursos de Psicologia. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes. |
11. | Natalia Maria Aggio. Investigação sobre o estabelecimento de quot;falsas memóriasquot; por meio do paradigma de equivalência de estímulos. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Centro de Educação e Ciências Humanas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2014. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose. |
12. | Paloma Pegolo de Albuquerque. Trauma e Histórico de vitimização na escola: Um estudo retrospectivo com estudantes universitários. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2014. Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams. |
13. | Paulo Augusto Costa Chereguini. Transferência de controle da resposta de observação diferencial ecóica na tarefa MTS para relações emergentes de tato. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014. Orientador: Antonio Celso de Noronha Goyos. |
14. | Regiane de Souza Quinteiro. AQUISIÇÃO DE DISCRIMINAÇÕES AUDITIVO-TÁTEIS E EMERGÊNCIA DE LEITURA RECOMBINATIVA EM BRAILLE. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Deisy das Graças de Souza. |
15. | Tatiane Oliveira Zanfelici. Validação do Questionnaire on Resources and Stress- Short Form (QRS-F). Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Ana Lúcia Rossito Aiello. |
1. | Ana Carina Stelko Pereira. Avaliação de um programa preventivo de violência escolar: planejamento, implantação e eficácia. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013. Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams. |
2. | Ana Regina Lucato Sigolo. Intervenção precoce centrada na família: uma possibilidade para a estratégia de saúde da família. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Ana Lúcia Rossito Aiello. |
3. | Andre Augusto Borges Varella. Formação de classes de equivalência em pessoas com autismo: requisitos comportamentais para a emergência de desempenhos novos. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013. Orientador: Deisy das Graças de Souza. |
4. | Caroline Penteado de Assis. FORMAÇÃO DE TERAPEUTAS OCUPACIONAIS EM CONSULTORIA COLABORATIVA NA ESCOLA: AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA ON LINE. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013. Supervisor: Enicéia Gonçalves Mendes. |
5. | Danila Secolim Coser. Desenvolvimento e avaliação de material programado individualizado para formação de pais como agentes favorecedores do estudar. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013. Orientador: Ana Lucia Cortegoso. |
6. | Dileia Martins. O ESTUDANTE SURDO E O ENEM: REFLEXÕES SOBRE ESSA VIA DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO.. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013. Orientador: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda. |
7. | Djair Lázaro de Almeida. Ensino de português como segunda lingua para alunos surdos. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda. |
8. | Gabriela Reyes Ormeño. Rompendo a intergeracionalidade-violencia: Avaliação de um programa de prevenção com filhos de presidiárias. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013. Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams. |
9. | Gabriela Tannús Valadão. Avaliação de um programa de formação de professores especializados com foco no Planejamento Educacional Individualizado. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013. Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes. |
10. | João Henrique de Almeida. Estudos experimentais sobre relações derivadas e transferência de significado. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Centro de Educação e Ciências Humanas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose. |
11. | Juliana Sarantopoulos Faccioli. O Pensamento Contrafatual em estudantes universitários com indicativos de transtornos depressivos. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013. Orientador: Patrícia Waltz Schelini. |
12. | Leonardo Santos Amâncio Cabral. Lorientamento accademico e professionale degli studenti universitari con disabilità: perspettive e pratiche internazionali. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Università degli Studi di Roma Foro Italico - Itália. 2013. Supervisor: Enicéia Gonçalves Mendes. |
13. | Lydia da Cruz Marques. Consultoria colaborativa escolar na área da deficiência visual ocular e cortical. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes. |
14. | Mariana Morais Miccione. Produção de sequências com base na análise experimental de relações ordinais em pré-escolares. Tese (Doutorado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013. Supervisor: João dos Santos Carmo. |
15. | Marina Souto Lopes Bezerra de Castro. O naturalismo ético no behaviorismo radical de B. F. Skinner. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose. |
16. | Martha de Cassia Nascimento. INTERFACE ENTRE EJA E EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE GUANAMBI: PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013. Orientador: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda. |
17. | Naiara Minto de Sousa. Procedimentos e processos - uma delicada relação na aprendizagem de discriminações por bebês. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013. Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil. |
18. | Nathalia Sabaine Cippola. ?INVESTIGAÇÕES EMPÍRICAS SOBRE REORGANIZAÇÃO DE CLASSES FORMADAS POR REGRAS ACERCA DE ESCOLHA PROFISSIONAL POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO?.. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013. Orientador: Camila Domeniconi. |
19. | Neiva de Aquino Albres. Relações Dialógicas entre Professores Surdos sobre a Atividade de Ensino de Libras em Grupo de Formação Continuada. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda. |
20. | Paula Hisa Paranaíba Goto. Treino de habilidades sociais educativas para mães ensinarem crianças com deficiência visual a brincar cooperativamente. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Ana Lúcia Rossito Aiello. |
21. | Priscila Mara de Araújo Gualberto. Avaliação de habilidades pré-aritméticas e ensino de soma e subtração para crianças: contribuições da Análise do Comportamento. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: João dos Santos Carmo. |
22. | Rogério Crevelenti Fioraneli. Reversão de Significado de Estímulos Numéricos em Indíviduos com Ansiedade à Matemática. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013. Supervisor: Nassim Chamel Elias. |
23. | Sabrina Mazo D'Affonseca. Habilidades maternas de mulheres vitimas de violencia domestica: um estudo observacional. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams. |
24. | Tatiane Carvalho Castro. Efeitos de variáveis de procedimentos para o estabelecimento do controle contextual de relações condicionais e de equivalência. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013. Orientador: Antonio Celso de Noronha Goyos. |
25. | Thaize de Souza Reis. Estabelecimento de escrita sob controle de ditado como base para a generalização recombinativa na leitura e na escrita. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013. Orientador: Deisy das Graças de Souza. |
1. | Alessandra Campanini Mendes. Ansiedade à Matemática: validação de instrumento, ampliação de achados e aplicação de estratégias de intervenção e reversão. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012. Orientador: João dos Santos Carmo. |
2. | Ana Carolina Gravena Vanalli. Conciliação entre profissão, conjugalidade e paternidade para homens e mulheres com filhos na primeira infância. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012. Orientador: Elizabeth Joan Barham. |
3. | Ana Karina Leme Arantes. Topografias de controle de estímulos: variações paramétricas do procedimento de máscaras. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose. |
4. | Antonio Mauricio Moreno. Investigações sobre discriminação simples e condicional em abelhas. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012. Orientador: Deisy das Graças de Souza. |
5. | Cilene Aparecida Barbalho. O papel dos receptores GABAA-Benzodiazepínicos da amídala na modulação da antinocicepção e de comportamentos defensivos em camundongos submetidos ao teste de exposição ao rato. Tese (Doutorado em Ciências Fisiológicas) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012. Orientador: Azair Liane Matos do Canto de Souza. |
6. | Daniela Baptista de Souza. Papel da neurotransmissão serotoninérgica sobre a dor neuropática induzida por oxaliplatina em camundongos (Bolsa BEPEProc.No. 2012/06009-7).. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS UFSCAR - UNESP/ARARAQUARA) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012. Orientador: Azair Liane Matos do Canto de Souza. |
7. | Gabriel Fachini. O ondansetron, antagonista dos receptores 5-HT3, reverte o efeito ansiolítico das injeções de midazolam no hipocampo ventral de camundongos expostos aos modelos labirinto em cruz elevado (LCE) e exposição ao rato. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012. Orientador: Azair Liane Matos do Canto de Souza. |
8. | Gerusa Ferreira Lourenço. Avaliação de um programa de formação sobre recursos de alta tecnologia assistiva e escolarização. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012. Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes. |
9. | Gustavo Martins Piccolo. Contribuições a um pensar sociológico sobre a deficiência. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012. Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes. |
10. | Janaina de Fatima Castro Caneguim. Programa de esnino de pré-requisitos de habilidades aritméticas: planejamento, implementação e avaliação. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012. Orientador: João dos Santos Carmo. |
11. | Jonas Fernandes Gamba. Treino de ouvinte e a relação entre tatos e mandos como protocolo experimental para a aquisição de regras simples. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012. Orientador: Antonio Celso de Noronha Goyos. |
12. | Lisandrea Rodrigues Menegasso. Efeitos de uma intervenção para estagiários em fisioterapia neuropediatátrica melhor promoverem o envolvimento do cuidador. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundacion Carolina. 2012. Orientador: Elizabeth Joan Barham. |
13. | Maria Clara de Freitas. Contrução de um programa de ensino de pré-requisitos de leitura e escrita para pessoas com deficiência intelectual. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose. |
14. | Marileide Antunes de Oliveira. Ensino de universitários para o uso de procedimentos computadorizados de matching-to-sample no ensino de leitura. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012. Orientador: Antonio Celso de Noronha Goyos. |
15. | Mariéle de Cássia Diniz Cortez. Correspondência fazer-dizer: Variáveis de controle e condições de manutenção e generalização. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose. |
16. | Patricia Oliveira. Retratos da dislexia no Brasil. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012. Orientador: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda. |
1. | Aline Aparecida Veltrone. Inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual no Estado de São Paulo: identificação e caracterização. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2011. Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes. |
2. | Angela Bernardo de Lorena. Programação de ensino e educação a distânica (EaD): contribuições da análise do comportamento para formação inicial e continuada de professores de matemática. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011. Supervisor: João dos Santos Carmo. |
3. | Camila Graciela Santos Gomes. APRENDIZAGEM RELACIONAL, COMPORTAMENTO SIMBÓLICO E ENSINO DE LEITURA A PESSOAS COM TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO. Tese (Doutorado em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011. Orientador: Deisy das Graças de Souza. |
4. | Daniela Mendonça Ribeiro. A emergência da abstração em crianças autistas através do treino de comportamento de ouvinte. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011. Orientador: Antonio Celso de Noronha Goyos. |
5. | Kátia Regina de Oliveira Rios Pereira Santos. Formação Continuada (em serviço) e necessidades formativas de professores na Educação de Surdos da Rede Pública da Cidade do Rio de Janeiro. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011. Orientador: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda. |
6. | Laura Zamot Rabelo. Efeitos de treino relacional sobre resolução de analogias e QI em crianças. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose. |
7. | Lidia Maria Marson Postalli. Ontogênese do controle instrucional: equivalência de estímulos e generalização recombinativa (FAPESP). Tese (Doutorado em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2011. Orientador: Deisy das Graças de Souza. |
8. | Lucas Cordeiro de Freitas. Habilidades sociais de crianças com diferentes necessidades educacionais especiais: Comparações múltiplas. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2011. Orientador: Zilda Aparecida Pereira Del Prette. |
9. | Luciana Maria dos Reis. Avaliação da injeção na substância cinzenta periaquedutal de agonista serotonérgico em camundongos submetidos à constrição crônica do nervo ciático: efeitos nos testes de nocicepção e ansiedade. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011. Orientador: Azair Liane Matos do Canto de Souza. |
10. | Mariana de Lima Isaac Leandro Campos. O Processo de ensino e aprendizagem de Libras por meio do moodle da da UAB/UFSCAR. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011. Orientador: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda. |
11. | Nancy Capretz Batista da Silva. Intervenção domiciliar e envolvimento paterno: efeitos em famílias de crianças com Síndrome de Down. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011. Orientador: Ana Lúcia Rossito Aiello. |
12. | Paolla Magioni Santini. Intervenção com mães denunciadas com maus tratos: Efeitos de recursos tecnologicos. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2011. Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams. |
13. | Paulo Celso Pereira. As vicissitudes de famílias que convivem com a violência: Um estudo longitudinal com intervenção. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011. Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams. |
14. | Priscila Crespilho Grisante. Relações de controle de estímulos e estabelecimento de classes de estímulos equivalentes em crianças e em indivíduos com Síndrome de Down. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2011. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose. |
15. | Rosângela Martins de Araújo. Empoderando pais para a luta pelos direitos de seus filhos com deficiiência. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011. Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes. |
16. | Vanessa Nunes de Souza. O bloqueio dos receptores 5-HT2 da substância cinzenta periaquedutal suprime o efeito ansiolítico resultante do antagonismo dos receptores 5-HT1A do núcleo mediano da rafe em camundongos. Tese (Doutorado em Ciências Fisiológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011. Orientador: Azair Liane Matos do Canto de Souza. |
1. | Aline Máira da Silva. Psicologia e Inclusao Escolar: avaliando novas possibilidades de intervir preventivamente sobre problemas comportamentais na escola. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010. Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes. |
2. | Carolina Severino Lopes da Costa. Intervenção com crianças escolares de baixa renda expostas à violência doméstica: impactos no desempenho acadêmico e problemas de comportamento. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2010. Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams. |
3. | Edson Massayuki Huziwara. TOPOGRAFIAS DE RESPOSTAS E TOPOGRAFIAS DE CONTROLE DE ESTIMULOS: INFLUENCIAS NA FORMACAO DE CLASSES EQUIVALENTES (FAPESP). Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2010. Supervisor: Deisy das Graças de Souza. |
4. | Giovana Escobal. Algumas contribuições do paradigma de escolha para o trabalho de pessoas com deficiência intelectual. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2010. Orientador: Antonio Celso de Noronha Goyos. |
5. | Glaucimara Pires Oliveira. Intervenção pedagógica individualizada para alunos com deficiência intelectual: ensino de leitura em salas de recursos. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010. Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil. |
6. | Joviane Dias Marcondelli Maia. Gravidez na adolescência: intergeracionalidade e intervenção com jovens casais. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2010. Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams. |
7. | Karyne de Souza Augusto Rios. Inventário de potencial de abuso infantil - CAP: adaptação transcultural, fidedignidade e validade para o Brasi. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2010. Orientadores: Patrícia Waltz Schelini, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams. |
8. | Lara Ferreira dos Santos. Formação continuada de Intérpretes de LIBRAS e sua relação com professores no ensino fundamental em um programa inclusivo bilíngüe. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010. Orientador: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda. |
9. | Paulo Roberto dos Santos Ferreira. Regra e criatividade no comportamentalismo radical de B. F. Skinner. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2010. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose. |
10. | Raquel Melo Golfeto. Compreensão e produção de fala em usuários de implante coclear (FAPESP). Tese (Doutorado em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2010. Orientador: Deisy das Graças de Souza. |
11. | Tais Margutti Amaral Gurgel. PRÁTICAS E FORMAÇÃO DE TRADUTORES INTÉRPRETES DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NO ENSINO SUPERIOR. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2010. Orientador: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda. |
1. | Ana Carolina Sella. Transferência de funções ordinais através de classes de estímulos equivalentes: contribuições para a programação de ensino de adultos e crianças surdas e de crianças ouvintes. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2009. Orientador: Antonio Celso de Noronha Goyos. |
2. | Andrea Regina Rosin Pinola. Efeitos de um programa de treinamento de habilidades sociais educativas junto a professores de alunos com deficiência mental incluídos. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2009. Orientador: Zilda Aparecida Pereira Del Prette. |
3. | Daniela Baptista. Avaliação do papel dos receptores serotoninérgicos da substância cinzenta periaquedutal sobre a antinocicepção de camundongos expostos ao labirinto em cruz elevado. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2009. Orientador: Azair Liane Matos do Canto de Souza. |
4. | Fabiana Cia. Criando e avaliando intervenção para melhorar o envolvimento paterno: Impactos no desenvolvimento do filho. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2009. Orientador: Elizabeth Joan Barham. |
5. | Margarette Matesco Rocha. Programa de Habilidades Sociais com pais: Efeitos sobre desempenho social e acadêmico de filhos com TDAH. Tese (Doutorado em Educação Especial Educação do Indivíduo Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2009. Orientador: Zilda Aparecida Pereira Del Prette. |
6. | Mariliz Vasconcellos. Equivalência de estímulos e topografias de controle de estímulo em escolha de acordo com modelo: Uma análise em indivíduos com síndrome de Down. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose. |
7. | Solange Rodovalho. Escolarização da pessoa com deficiência mental: terminalidade específica e expectativas familiares. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes. |
8. | Tatiane Zanfelici. Validação de instrumento e intervenção: lidando com estresse de mães de crianças especiais. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Ana Lúcia Rossito Aiello. |
9. | Verônica Aparecida Pereira. Consultoria colaborativa na escola: contribuições da psicologia para inclusão escolar do aluno surdo. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2009. Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes. |
1. | Camila Muchon de Melo. A concepção de homem no behaviorismo radical e suas implicações para a tecnologia do comportamento. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2008. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose. |
2. | Carmen Silvia Motta Bandini. A geratividade do comportamento verbal: divergências entre as propostas de B. F. Skinner e N. Chomsky. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2008. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose. |
3. | Leila do Socorro Rodrigues Feio. Variables cognitivo-motivacionales, comportamentales y contextuales y su relación con los procesos de autorregulación del aprendizage en el área de las matemáticas. Tese (Doutorado em Psicología de la Educación) - Universidad de Oviedo, . 2008. Supervisor: João dos Santos Carmo. |
4. | Regina Helena Vitale Torkomian Joaquim. Capacitação de mães de bebês pré-termo como agentes de promoção do desenvolvimento, no ambiente hospitalar. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Ana Lucia Cortegoso. |
5. | Ricardo da Costa Padovani. Resolução de Problemas Sociais com Adolescentes em Conflito com a Lei: Estratégias de Mensuração e Intervenção. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientadores: Patrícia Waltz Schelini, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams. |
6. | Silvana Canalhe Garcia. Fatores de risco e de resiliencia em escolares: Um estudo comparativo por meio de míltiplos instrumentos. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams. |
7. | Tatiane Marega. O ensino de escovação e promoção da saúde bucal em crianças pré-escolares com autismo. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Ana Lúcia Rossito Aiello. |
1. | Cynthia Granja Prada. Avaliação de um programa em práticas educativas para monitoras de um abrigo infantil. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007. Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams. |
2. | Fábio Biasotto Feitosa. Habilidades sociais e desempenho acadêmico: Processos cognitivos como moderadores e mediadores. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2007. Orientador: Zilda Aparecida Pereira Del Prette. |
3. | Giovana Zuliani. Aquisição e manutenção de comportamentos de leitura e fluência através de contingências de repetição oral e velocidade nos procedimentos de equivalência de estímulos. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007. Orientador: Antonio Celso de Noronha Goyos. |
4. | Graziella Ribeiro Soares Moura. Crianças com dificuldades em resolução de problemas matemáticos: Avaliação de um programa de intervenção. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose. |
5. | Leandra Tabanez do Nascimento Silva. Programa computacional de ensino de habilidades auditivas. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Antonio Celso de Noronha Goyos. |
6. | Maria da Graça Saldanha Padilha. Prevenção primária de abuso sexual: Avaliação da eficácia de um programa com adolescentes e pré-adolescentes em ambiente escolar. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams. |
7. | Maria Georgina Marques Tonello. Efeitos dos treinos físico e mental no ensino do rolamento para a frente em alunos com deficiência mental. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Antonio Celso de Noronha Goyos. |
8. | Nassim Chamel Elias. Procedimentos informatizados de ensino de sinais para adolescentes e adultos com surdez e/ou deficiência mental. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007. Orientador: Antonio Celso de Noronha Goyos. |
9. | Patrícia Carla de Souza Della Barba. Avaliação da grade curricular e conhecimentos de residentes em pediatria sobre vigilância do desenvolvimento. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Ana Lúcia Rossito Aiello. |
10. | Renata Cristina Moreno Molina. Avaliação de programas de treinamento de professores para promover habilidades sociais de crianças com problemas de aprendizagem. Tese (Doutorado em Educação Especial Educação do Indivíduo Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2007. Orientador: Zilda Aparecida Pereira Del Prette. |
11. | Renato Bortoloti. Propriedades quantitativas de relações simbólicas e transferência de funções em quatro estudos experimentais envolvendo o paradigma de equivalência de estímulos.. Tese (Doutorado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007. Supervisor: Julio Cesar Coelho de Rose. |
12. | Thais Porlan de Oliveira. Contribuições para o controle experimental na aprendizagem de discriminação por bebês. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007. Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil. |
1. | Adriana Augusto Raimundo de Aguiar. Construção e avaliação de um programa multimodal de habilidades comunicativas para adultos com deficiência mental. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2006. Orientador: Zilda Aparecida Pereira Del Prette. |
2. | Alex Eduardo Gallo. Adolescentes em conflito com a Lei: perfil e intervenção. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006. Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams. |
3. | Camila Domeniconi. Auto-relato de erros em tarefas de leitura: Efeitos de um treino de correspondência. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2006. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose. |
4. | Heloisa Helena Motta Bandini. Avaliando aspectos de linguagem de crianças deficientes auditivas usuárias de Língua Brasileira de Sinais. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose. |
5. | Morgana de Fátima Agostini. efeitos de programas de atenção diversificada às famílias na educação de alunos severamente prejudicados. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2006. Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes. |
6. | Rachel de Faria Brino. Professores como agentes de prevenção do abuso sexual infantil: avaliação de um programa de capacitação. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006. Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams. |
7. | Regina Keiko Kato Miura. Comportmento de obedecer em pessoas com Necessidades Educacionais Especiais: efeito do ensino de habilidades para mães. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2006. Supervisor: Ana Lúcia Rossito Aiello. |
8. | Relma Urel Carbone Carneiro. Formação em Serviço sobre Gestão de Escolas Inclusivas para Diretores de Escolas de Educação Infantil. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2006. Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes. |
1. | Giseli Barbieri Lauand. Fontes de informação sobre tecnologia assistiva para favorecer a inclusão escolar de alunos com necessidades especiais. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2005. Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes. |
2. | Maura Glória de Freitas. Desenvolvimento e avaliação de um programa de habilidades sociais com mães de crianças deficientes visuais. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2005. Orientador: Zilda Aparecida Pereira Del Prette. |
3. | Miriam Bratfisch Villa. Habilidades sociais no casamento: Avaliação e contribuição para a satisfação conjugal. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade de São Paulo, . 2005. Orientador: Zilda Aparecida Pereira Del Prette. |
4. | Tânia Regina Levada Neves. Educar para a cidadania: promoção de auto-advocacia para grupos de pessoas com deficiência. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005. Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes. |
5. | Wagner Rogério da Silva. Identificação de limiar e máximo conforto auditivo em crianças submetidas a implante coclear.. Tese (Doutorado em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2005. Orientador: Deisy das Graças de Souza. |
1. | Adriana Aparecida Tambasco Piccolo. Aprendizagem observacional e formação de equivalência em crianças normais e com necessidades educativas especiais. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2004. Orientador: Antonio Celso de Noronha Goyos. |
2. | Aline Roberta Aceituno da Costa. Estudos experimentais da aquisição de vocabulário: exclusão e equivalência de estímulos. Tese (Doutorado em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2004. Orientador: Deisy das Graças de Souza. |
3. | Ana Claudia Almeida Verdu. Compreensão auditiva em indivíduos submetidos a implante coclear. Tese (Doutorado em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, . 2004. Orientador: Deisy das Graças de Souza. |
4. | Andréia Schmidt. Controle instrucional e equivalência de estímulos. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2004. Supervisor: Deisy das Graças de Souza. |
5. | Eliana Marques Zanata. Planejamento de práticas pedagógicas inclusivas para alunos surdos numa perspectiva colaborativa. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2004. Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes. |
6. | Elisandra André Maranhe. Ensinando categorias estruturais de história a crianças com dificuldades de aprendizagem.. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2004. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose. |
7. | Paulo Roberto dos Santos Ferreira. Regra e criatividade no comportamentalismo radical de B. F. Skinner. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2004. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose. |
8. | Vera Lúcia Messias Fialho Capellini. Possibilidades da colaboração entre professores do ensino comum e especial para o processo de inclusão escolar. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2004. Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes. |
1. | Mirella Lopez Martini. Variáveis psicológicas de professores e alunos, ações interativas e desempenho acadêmico: Investigando possíveis relações. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2003. Orientador: Zilda Aparecida Pereira Del Prette. |
2. | Rosana Aparecida Salvador Rossit. Organização e avaliação de um currículo para o ensino de habilidade de manuseio de dinheiro a jovens adultos com deficiência mental, baseado em equivalência de estímulos. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2003. Orientador: Antonio Celso de Noronha Goyos. |
1. | Celso Socorro Oliveira. Formação de classes de eqüivalência com estímulos arbitrários (presumidos familiares e não familiares) em portadores de deficiência mental surdos. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002. Orientador: Antonio Celso de Noronha Goyos. |
2. | João dos Santos Carmo. Comportamento conceitual numérico: Um modelo de rede de relações equivalentes. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2002. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose. |
3. | Maria Angélica do Carmo Zanotto. Voltar à universidade: Uma proposta de formação contínua para pedagogos atuantes na área de Educação Especial. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2002. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose. |
1. | Gladys Mabel Duarte de Fenocchio. Os distúrbios atencionais e a aprendizagem simbólica. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2001. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose. |
2. | Josineide Alves Santos. Criança e literatura - desenvolvimento da compreensão e do gosto pela leitura. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2001. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose. |
3. | Marcelo Quintino Galvão Baptista. Compreensão de leitura na análise do comportamento. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2001. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose. |
4. | Marilice Fernandes Garotti. Classes de equivalência não são alteradas? Reversão de discriminações condicionais de linha de base e modificação de classes de estímnulos.. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2001. Supervisor: Julio Cesar Coelho de Rose. |
1. | José Luis Hermosilla. A fábrica vista do chão. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo, . 1999. Supervisor: Dóris Lieth Nunes Peçanha. |
2. | João Juliani. Efeitos da modalidade do estímulo nodal e da exposição sucessiva a arranjos de treino sobre a formação de classes de equivalência. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1999. Supervisor: Julio Cesar Coelho de Rose. |
3. | Olivia Misae Kato. Variáveis que afetam a formação de classes de estímulos: relações de controle e interação entre topografia de respostas e número de nódulos. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1999. Supervisor: Julio Cesar Coelho de Rose. |
4. | Regina Cavalcante. Dizer e fazer em uma tarefa de encaixe com crianças: natureza da tarefa e o papel de instruções e de contingências. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo, . 1999. Supervisor: Deisy das Graças de Souza. |
1. | Carla Cristina Paracampo. Efeitos de mudanças nas contingências programadas sobre o comportamento verbal e não-verbal de crianças. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1998. Supervisor: Deisy das Graças de Souza. |
2. | CRISTIANA FERRARI. Aquisicao de Relacoes Condicionais Por Exclusao e Por Tentativa e Erro: Efeitos da Quantidade de Experiencia. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo, . 1998. Supervisor: Julio Cesar Coelho de Rose. |
3. | Luiz Carlos de Albuquerque. Investigação de efeitos de histórias experimentais sobre o seguimento subsequente de regras. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1998. Supervisor: Deisy das Graças de Souza. |
1. | AIDA VICTORIA GARCIA MONTRONE. Promotoras Para O Estimulo da Lactancia Materna e Estimulacao do Bebe Em Uma Comunidade de Baixo Nivel Lsocio-Economico: Elaboracao, Implementacao e Avaliacao de Um Programa de Ensino. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1997. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose. |
2. | MARIA DE JESUS DUTRA DOS REIS. Aprendizagem de Reversao Parcial Ou Total Em Ratos Sob Discriminacao Concorrente. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1997. Supervisor: Julio Cesar Coelho de Rose. |
3. | Maria Júlia Canazza Dall'Acqua. Estimulação da visão subnormal de uma criança no ambiente escolar: um estudo de caso. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1997. Orientador: Nivaldo Nale. |
1. | Aparecida Valquíria Pereira da Silva. O ensino de Estática no curso de graduação em Arquitetura: estudos de planejamento e avaliação . Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1996. Orientador: Nivaldo Nale. |
2. | MARIA WALDENEZ DE OLIVEIRA. Efeitos de Um Programa Educativo Sobre Higiene Buco-Dental de Pre-Escolares. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1996. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose. |
1. | ANA LUCIA ROSSITO AIELLO. Efeitos de Um Procedimento de Resposta Construida Sobre A Rede de Relacoes de Equivalencia Envolvida Na Leitura e Escrita Em Criancas Com Historia de Fracasso Escolar. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo, . 1995. Supervisor: Julio Cesar Coelho de Rose. |
2. | Olga Maria P Rolim Rodrigues. Desempenho de entrada e aprendizagem de leitura: em busca de relação. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1995. Supervisor: Deisy das Graças de Souza. |
1. | Ana Lúcia Cortegoso. Intervenção como instrumento para conhecer e conhecimento como condição para intervir: administração de relações no atendimento a crianças e jovens. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 1994. Supervisor: Silvio Paulo Botomé. |
2. | Jorge Oishi. Contribuição da estatística para a compreensão do desenvolvimento infantil: análise de dados comportamentais provenientes de estudos do desenvolvimento de bebês.. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo, . 1994. Supervisor: Sylvia Rosalina Grasseschi Panico. |
Data de processamento: 12/10/2020 20:09:36