Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Psicologia (DPsi)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Tese de doutorado


Número total de itens: 266

2020

1.   Cariza de Cássia Spinazola. CARACTERÍSTICAS FAMILIARES E SERVIÇOS OFERECIDOS AOS FILHOS COM AUTISMO E SÍNDROME DE DOWN NA VISÃO MATERNA. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2020.
Orientador: Fabiana Cia.
2.   Graziele de Aguiar Roncato. Manejo de contingências na aquisição de vocalizações e relações simbólicas em bebês. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil.
3.   Hindira Naomi Kawasaki. Aprendizagem de relações arbitrárias em crianças com desenvolvimento típico. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.
4.   Larissa Ruiz Pires. Saúde mental e condições estéticas: protocolo psicoterapêutico em vitiligo. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPG-Psi)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Maria de Jesus Dutra dos Reis.
5.   Ligia de Santis. O Inventário de Envolvimento Paterno: Estrutura teórica e ampliação de indicadores de validade e de precisão. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2020.
Orientador: Elizabeth Joan Barham.
6.   Rafael Ernesto Arruda Santos. Análise do Comportamento Bilíngue: Estudos teóricos e empíricos. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Nassim Chamel Elias.
7.   Rodrigo Dal Ben de Souza. EXTRAÇÃO DE PALAVRAS E MAPEAMENTO COM ESTÍMULOS VISUAIS AO LONGO DE TENTATIVAS AMBÍGUAS SEQUENCIAIS E SIMULTÂNEAS. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2020.
Orientador: Debora de Hollanda Souza.
8.   Thaís Ramos Carvalho. Coparentalidade: evidências teoricamente fundamentadas para validar a Escala da Relação Coparental (versão brasileira). Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Elizabeth Joan Barham.
9.   Vivian Bonani de Souza Girotti. Estudos sobre divulgação científica e redes sociais virtuais: O caso do Boletim Behaviorista. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2020.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
10.   VIVIAN SANTOS. AVALIAÇÃO DA POLÍTICA DE INCLUSÃO ESCOLAR EM UM MUNÍCIPIO NA PERSPECTIVA DE GESTORES E PROFESSORES. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes.

2019

1.   Ailton Barcelos da Costa. Avaliação de conceitos de maior, menor e de igualdade em crianças e adolescentes com deficiência visual. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientadores: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil, Nassim Chamel Elias.
2.   Aline Melina Vaz. Correspondência verbal/não verbal e cooperação: estudos experimentais. Tese (Doutorado em Psicobiologia) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
3.   Anderson Jonas das Neves. Avaliação de procedimentos de ensino para ampliar a produção oral de sentenças em crianças com implante coclear. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.
4.   Ariane Serpeloni. Trabalho intensificado: um estudo sobre as representações sociais de trabalhadores de empresas de logística de transporte. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Rosemeire Aparecida Scopinho.
5.   Ariele Mazoti Crubelatti. PERSPECTIVA E EXPERIÊNCIAS DOS TRABALHADORES RURAIS DA COOPERATIVA MISTA DE NOVO HORIZONTE DO NORTE-MT. Tese (Doutorado em Dinter - Doutorado Interisntitucional) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Rosemeire Aparecida Scopinho.
6.   Bruno Lacerra de Sousa. A QUANTAS ANDA O ETHOS CAMPONÊS? ESTRATÉGIAS DE REPRODUÇÃO SOCIAL DE JOVENS RURAIS. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Rosemeire Aparecida Scopinho.
7.   Christianne Thatiane Ramos de Souza. A EXPRESSÃO DO SUJEITO SURDO POR MEIO DA ESCRITA EM LÍNGUA PORTUGUESA. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda.
8.   DAVID DOS SANTOS CALHEIROS. Rede de apoio à escolarização inclusiva na educação básica: dos limites às possibilidades. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes.
9.   Diego Costa Lima. Inventário de Habilidades Sociais para familiares cuidadores de pacientes psiquiátricos (IHS-FCPP): Construção e análises psicométricas preliminares. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Zilda Aparecida Pereira Del Prette.
10.   Eliane Morais de Jesus mani. Altas habilidades/superdotação: conhecimento científico e informação midiática.. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Rosemeire de Araujo Rangni.
11.   Isadora Peresi Ferrari. Treinamento em Análise Funcional Baseada em Tentativas para avaliação comportamental em sala comum. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Nassim Chamel Elias.
12.   Ivana Gisel Casali Robalinho. Programa de habilidades sociais com pais e professores do ensino fundamental: efeitos sobre educadores e crianças. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Zilda Aparecida Pereira Del Prette.
13.   José Umbelino Gonçalves Neto. DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE ENSINO INFORMATIZADO PARA COMPREENSÃO LEITORA. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Camila Domeniconi.
14.   Julio César de Camargo. Investigando o uso sustentável de recursos comuns por meio de um jogo eletrônico. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
15.   LUIZ RENATO MARTINS DA ROCHA. PANORAMA NACIONAL DOS ESTUDANTES PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda.
16.   Luma Tiziotto Deffendi. Conhecimento e monitoramento metacognitivo em tarefas que envolvem criatividade. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Patrícia Waltz Schelini.
17.   Mariana Gomide Panosso. Elaboração e Avaliação da Eficiência e Eficácia de um programa de ensino para capacitar professores a avaliar e a intervir em situações de bullying escolar. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Rachel de Faria Brino.
18.   Mayra Berto Massuda. A allta capacidade pela perspectiva das mulheres: estudos de caso do Brasil e da Espanha.. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Rosemeire de Araujo Rangni.
19.   MIRIAM ADALGISA BEDIM GODOY. ANÁLISE FUNCIONAL DA ATENÇÃO COMPARTILHADA ADULTO-CRIANÇA PEQUENA COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil.
20.   Thainara Granero de Melo. Desenvolvimento rural, trabalho cooperado e subjetividades: estudo sobre a implantação do Programa Estadual Microbacias Hidrográficas (PEMH) no Sepé Tiaraju. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fuindação de Amapro à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: Rosemeire Aparecida Scopinho.
21.   Táhcita Medrado Mizael. Redução do preconceito racial: Uma investigação analítico-comportamental. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
22.   Tâmara de Andrade Lindau. Medidas eletrofisiológicas de crianças com e sem transtornos da comunicação em tarefa de julgamento semântico. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.
23.   WANESSA FERREIRA BORGES. O uso de dispositivos eletrônicos móveis como tecnologia assistiva por pessoas com baixa visão. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes.

2018

1.   ANA PAULA ZERBATO. DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM: PRÁTICAS EDUCATIVAS NA INCLUSÃO ESCOLAR. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes.
2.   Cesar Antonio Alves da Rocha. Análise do Comportamento e planejamento cultural: Utopia ou distopia?. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
3.   Cristiane Alves. Correspondência fazer-dizer em adultos: O controle pela audiência em um jogo virtual. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
4.   Danielli Silva Gualda Marins. ESTUDO COMPARATIVO SOBRE FAMILIAS DE PRÉ-ESCOLARES COM DEFICIÊNCIAS, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO E DESENVOLVIMENTO TÍPICO. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Fabiana Cia.
5.   Fernando Del Mando Lucchesi. LEITURA E INTELIGIBILIDADE DA FALA EM CRIANÇAS USUÁRIAS DE IMPLANTE COCLEAR. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.
6.   Glorismar Gomes da Silva. Escolarização de crianças com Fissura Lábio Palatina. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil.
7.   Jacqueline Pimentel Tenório. Ensino de leitura e escrita para crianças surdas. Tese (Doutorado em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.
8.   JOSIANE PEREIRA TORRES. EFEITOS DA FORMAÇÃO SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR NAS ATITUDES SOCIAIS DE LICENCIANDOS EM DAS CIÊNCIAS EXATAS. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes.
9.   Laura Borges. RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: CURSO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DE PRÉ-ESCOLARES PÚBLICO- ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Fabiana Cia.
10.   Letícia Dal Picolo Dal Secco de Oliveira. Representações sociais de autonomia e autogestão: um estudo com catadores de materiais recicláveis da Coopervida, São Carlos-SP, e seus apoiadores. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Rosemeire Aparecida Scopinho.
11.   Leylanne Martins Ribeiro de Souza. Ensino de relações nome-objeto e aprendizagem de relações emergentes para bebês. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil.
12.   Lilian Maria Caminato Conti. Leitura compartilhada na educação infantil: promovendo o letramento emergente em alunos com baixo desempenho. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.
13.   Luiza de Moura Guimarães. ABACadabra: Um aplicativo para o ensino de discriminações condicionais auditivo-visuais a indivíduos com autismo. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: João dos Santos Carmo.
14.   Norma Maciel de Lemos Vasconcellos. Narrativas orais de protagonistas surdos no estado do Pernambuco. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda.
15.   Paulo Cesar Turci. Formação continuada de professores para o uso da tacnologia assistiva computacional. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Maria da Piedade Resende da Costa.
16.   SAIMONTON TINÔCO SILVA. INCLUSÃO ESCOLAR: ANÁLISE DE CONSENSOS E DISSENSOS ENTRE PESQUISADORES BRASILEIROS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes.
17.   Tassia Lopes de Azevedo. Habilidades sociais educativas parentais e características familiares: Comparação de pais e mães de diferentes grupos de crianças. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Fabiana Cia.
18.   Tereza Cristina Rodrigues Villela. Uma criança com baixa visão aprende a vestir-se e alimentar-se. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil.
19.   Thaís Juliana Medeiros. Efeitos de Jornada de Trabalho, Habilidades Sociais e Gênero sobre o Equilíbrio Trabalho-Família. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Elizabeth Joan Barham.
20.   Valeria Peres Asnis. Avaliação de um Programa de Musicalização com Indivíduos com Transtorno do Espectro Autista. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Nassim Chamel Elias.

2017

1.   Alessandra Corne Canosa. Formação, manutenção e expansão de classes de estímulos equivalentes por crianças com deficiência deficiência visual. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017.
Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil.
2.   Alex Bacadini França. Escala de Metacognição Sênior: evidências de validade, precisão e normatização para a população idosa. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017.
Orientador: Patrícia Waltz Schelini.
3.   Ana Regina Lucato Sigolo Candido. programas de intervenção precoce: caracterização e análise no contexto brasileiro. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Ana Lúcia Rossito Aiello.
4.   Angélica Fabiana Gomes. O TRABALHO DE CUIDADO: UMA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE CUIDADORES DE PESSOAS IDOSAS EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA (ILPI). Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Supervisor: Rosemeire Aparecida Scopinho.
5.   Charles dos Santos. A construção social do meia sola: um estudo das formas de sobrevivência do trabalhador canavieiro em Alagoas. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017.
Orientador: Rosemeire Aparecida Scopinho.
6.   Florença Lucia Coelho Justino. Cognições sobre o passado: avaliação do pensamento contrafactual em grupos específicos. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Patrícia Waltz Schelini.
7.   JOSIANE BELTRAME MILANESI. REDE SOCIAL VIRTUAL DE PROFESSORES ESPECIALIZADOS E A ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017.
Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes.
8.   JOYCE CRISTINA DOS SANTOS AGUIAR. O papel de gênero na experiência do desemprego: de casais portugueses e brasileiros. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Supervisor: Elizabeth Joan Barham.
9.   Juliana Sarantopoulos Faccioli. Efeitos do pensar sobre o passado: pensamentos contrafactuais de estudantes universitários com e sem indicativos de depressão. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Patrícia Waltz Schelini.
10.   Luziane de Fátima Kirchner. Intervenção comportamental para mulheres com fibromialgia e má qualidade do sono ou insônia. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPG-Psi)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Maria de Jesus Dutra dos Reis.
11.   Marcelo Henrique Oliveira Henklain. Aplicações do Teacher Behavior Checklist a formação e avaliação de professores de nível superior: Contrbuições analítico-comportamentai e psicométricas. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: João dos Santos Carmo.
12.   Maria Carolina Correa Martone. Tradução e adaptação do verbal behavior milestones assessmentand placement program (VB-MAPP) para a língua portuguesa e estratégias de ensino para sua implementação. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Antonio Celso de Noronha Goyos.
13.   MARTHA DE CÁSSIA NASCIMENTO. EJA E EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE GUANAMBI: PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda.
14.   Natália Maria Sertori. O responder por exclusão em bebês nascidos pré-termo e baixo peso. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil.
15.   Paula Hisa Paranaíba Goto. Efeitos de um suporte em grupo para irmãos de indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Ana Lúcia Rossito Aiello.
16.   Rogério Crevelenti Fioraneli. Reversão de função de estímulos matemáticos com procedimentos de discriminação em escolares com ansiedade à matemática. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017.
Orientador: João dos Santos Carmo.
17.   Silvana Lopes dos Santos. Influencia de personagens nas escolhas e preferências alimentares de crianças: uma investigação por meio da equivalência de estímulos. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
18.   Valeria Estefania Moran. MODELO DE ANSIEDAD SOCIAL EN ESTUDIANTES UNIVERSITARIOS. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidad Nacional de Córdoba - Argentina, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas. 2017.
Supervisor: Zilda Aparecida Pereira Del Prette.
19.   Waldísia Rodrigues de Lima. Da escola para a vida: narrativas de alunos com deficiência da baixada santista.. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Juliane Aparecida de Paula Perez Campos.

2016

1.   Alessandra Campanini Mendes. Ansiedade à matemática: evidências de validade de ferramentas de avaliação e intervenção. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016.
Orientadores: Monalisa Muniz Nascimento, João dos Santos Carmo.
2.   Aline Costa Fantinato. A percepção do pai sobre seus comportamentos e a relação com o desenvolvimento infantil. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016.
Orientador: Fabiana Cia.
3.   Ana Maria Tassinari. ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Juliane Aparecida de Paula Perez Campos.
4.   ANA PAULA PACHECO MORAES MATURANA. Transferência de alunos com deficiência intelectual das escolas especiais às escolas comuns sob diferentes perspectivas. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes.
5.   Daniely Ildegardes Brito Tatmatsu. HABILIDADES SOCIAIS E ESTILOS PARENTAIS DE ADOLESCENTES USUÁRIOS DE DROGAS: ESTUDOS EMPÍRICOS E DE ANÁLISE DA POLÍTICA DE PREVENÇÃO.. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia - UFSCar, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Zilda Aparecida Pereira Del Prette.
6.   Francine Náthalie Ferraresi Rodrigues Pinto. Construção e análise psicométrica de um inventário de habilidades sociais para cuidadores de idosos familiares. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016.
Orientadores: Zilda Aparecida Pereira Del Prette, Elizabeth Joan Barham.
7.   Giovana Mendes Ferroni. Descrição, desenho e modelagem a partir de brinquedos, relevos e descrição oral de crianças com deficiência visual. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil.
8.   Janaina de Fátima Castro Caneguim. A Psicologia vai à escola: trabalho colaborativo com uma professora de educação infantil.. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: João dos Santos Carmo.
9.   LUCÉLIA CARDOSO CAVALCANTE RABELO. CASOS DE ENSINO NA FORMAÇÃO CONTINUADA À DISTÂNCIA DE PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes.
10.   Marcelo Vitor da Silveira. Transferência de função entre estímulos equivalentes mediada por estímulos reforçadores específicos. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
11.   Miriam Adalgisa Bedim Godoy. Caracterização e promoção da atenção conjunta adulto-criança pequena com deficiência visual. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil.
12.   Márcia de Fátima Rabello Lovisi de Freitas. ESCALA DE IDENTIFICAÇÃO DE DOTAÇÃO E TALENTO: EVIDÊNCIAS DE VALIDADE E PRECISÃO. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Patrícia Waltz Schelini.
13.   Otávio Santos Costa. Uma ideia na mão e uma câmera na cabeça: Cinema e Educação Bilíngue de alunos surdos. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda.
14.   WOQUITON LIMA FERNANDES. SERENDIPITY :Prospecção Semântica de dados qualitativos em Educação Especial. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes.

2015

1.   Alice A C Resende. Avaliação de alunos surdos no contexto da educação bilingue. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015.
Orientador: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda.
2.   Angela Bernardo de Lorena. Curso à distância de análise do comportamento para professores em formação. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
3.   Carolina Coury Silveira. Avaliação e ensino de seguimento de direção de olhar para crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Tese (Doutorado em programa de pós graduação em psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015.
Orientador: Camila Domeniconi.
4.   Cristiane Oliveira Alves Telles Nunes. Programa de preparação de planos de vida para pré-aposentados: avaliação de necessidades, processo e efeitos. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015.
Orientador: Elizabeth Joan Barham.
5.   Daniela Baptista de Souza. O PAPEL DOS RECEPTORES 5-HT1A E 5-HT2C DA SUBSTÂNCIA CINZENTA PERIAQUEDUTAL SOBRE OS EFEITOS DA FLUOXETINA NA ANTINOCICEPÇÃO INDUZIDA PELO CONFINAMENTO DE CAMUNDONGOS AOS BRAÇOS DO LABIRINTO EM CRUZ ELEVADO. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS UFSCAR - UNESP/ARARAQUARA) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015.
Orientador: Azair Liane Matos do Canto de Souza.
6.   Djenane Brasil da Conceição. Ensino de leitura na linguística de Bloomfield e na análise comportamental de Skinner. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
7.   Elisabete Figueroa dos Santos. Das Margens, Escritos Negros: Relações entre Literatura Periférica e Identidade Etnicorracial Negra. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fuindação de Amapro à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015.
Orientador: Rosemeire Aparecida Scopinho.
8.   Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar. Educação de adultos com deficiencia intelectual: aspectos do letramento. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda.
9.   Heloísa Gonçalves Ferreira. Propriedades psicométricas de um instrumento para avaliar o envolvimento de idosos em atividades prazerosas. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015.
Orientador: Elizabeth Joan Barham.
10.   Isabela Zaine. Estabelecimento de discriminações simples emergentes em cães (canis familiaris) por meio de relações indiretas a consequências diferenciais.. Tese (Doutorado em programa de pós graduação em psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015.
Orientador: Camila Domeniconi.
11.   Ivaldo Jesus Lima de Oliveira. Estudo da Interferencia da vitamina C nos comportamento de ansiedade e déficit de memória e o abandono dos estudos e reprovação escolar. Tese (Doutorado em Doutorado) - Faculdade de Ciências da Saúde, . 2015.
Orientador: Sérgio Leme Da-Silva.
12.   José Cláudio Gonçalves. Reforma agrária e desenvolvimento sustentável: retóricas e realidades em movimento. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Rosemeire Aparecida Scopinho.
13.   Jussara de Fátima Pascualon. Escala de Metacognição: Evidências de validade, precisão e estabelecimento de normas. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Centro de Educação e Ciências Humanas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015.
Orientador: Patrícia Waltz Schelini.
14.   Laura Zamot Rabelo. Uma análise comportamental da inteligência: possibilidades de intervenção e diálogos com a psicometria. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
15.   Lucas Tadeu Garcia. Aprendizagem Relacional em Indivíduos Surdos Pré-Linguais: Exclusão, Equivalência de Estímulos e Superseletividade. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.
16.   Lucylle Fróis de Melo. Impacto da Terapia Assistida por Animais na Emocionalidade de Crianças com Depressão. Tese (Doutorado em Ciências do Comportamento) - Universidade de Brasília, . 2015.
Orientador: Sérgio Leme Da-Silva.
17.   Marina Zanoni Macedo. Efeito da taxa de reforço e da concentração de açúcar na preferência por alimentos de composição tradicional ou light em universitários. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Antonio Celso de Noronha Goyos.
18.   Marília Bazan Blanco. Avaliação dos efeitos do enriquecimento ambiental nas respostas de camundongos expostos a um modelo animal de estresse pós-traumático. Tese (Doutorado em Program de Pós-Graduação em Psicologia) - Centro de Educação e Ciências Humanas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Azair Liane Matos do Canto de Souza.
19.   Miryan Cristina Buzetti. Compreensão de professores de instituiç~so especailizada sobre leitura e escrita de alunos com defifiência intelectual. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Maria da Piedade Resende da Costa.
20.   Priscila Benitez. Ampliação das atividades de um software de leitura e escrita para aprendizes com deficiência intelectual.. Tese (Doutorado em programa de pós graduação em psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015.
Orientador: Camila Domeniconi.
21.   Raquel E. Saes Quiles. Estudo sobre o funcionamento de uma escola pólo bilíngue para surdos em Três Lagoas-MS.. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda.
22.   Regiane da Silva Barbosa. Intervençaõ pedagógica para ensino de leitura, escrita e aritmética para uma criança com implante coclear. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Maria da Piedade Resende da Costa.
23.   Solange Cordeiro Calcagno. Ensino de leitura e escrita a adultos analfabetos: uma análise de participação, acertos e erros. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.

2014

1.   Adriane Menezes Sales. A Atuação do Intérprete de LIBRAS no Ensino Superior: focalizando sua atuação em sala de aula.. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda.
2.   CARLA ARIELA RIOS VILARONGA. COLABORAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM SALA DE AULA: FORMAÇÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO COENSINO. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes.
3.   Christiana Gonçalves Meira de Almeida. Novos repertórios verbais em crianças pequenas: ouvinte, falante e classes de estímulos equivalentes. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil.
4.   Debora Correa Lima. Desempenho em vocabulário, leitura e escrita: prematuridade como fator associado. Tese (Doutorado em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Supervisor: Deisy das Graças de Souza.
5.   Lara Ferreira dos Santos. O Fazer do Intérprete Educacional: práticas, estratégias e criações. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda.
6.   Leonardo Brandão Marques. Variáveis motivacionais no ensino de leitura: o jogo como recurso complementar. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2014.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.
7.   Leylanne Martins Ribeiro de Souza. Identificação de Variáveis que Facilitam ou Interferem os Procedimentos de Ensino por Exclusão em Bebês. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil.
8.   Luiza Costa Langsdorff. Formação de classes de estímulos equivalentes em cães. Tese (Doutorado em programa de pós graduação em psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2014.
Orientador: Camila Domeniconi.
9.   Mayra Lais de Carvalho Gomes. Ensino de comportamento verbal a crianças com autismo.. Tese (Doutorado em programa de pós graduação em psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Camila Domeniconi.
10.   NADJA CAROLINA DE SOUSA PINHEIRO CAETANO. Psicologia e deficiência: avaliando a formação em cursos de Psicologia. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes.
11.   Natalia Maria Aggio. Investigação sobre o estabelecimento de quot;falsas memóriasquot; por meio do paradigma de equivalência de estímulos. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Centro de Educação e Ciências Humanas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2014.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
12.   Paloma Pegolo de Albuquerque. Trauma e Histórico de vitimização na escola: Um estudo retrospectivo com estudantes universitários. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2014.
Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
13.   Paulo Augusto Costa Chereguini. Transferência de controle da resposta de observação diferencial ecóica na tarefa MTS para relações emergentes de tato. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Antonio Celso de Noronha Goyos.
14.   Regiane de Souza Quinteiro. AQUISIÇÃO DE DISCRIMINAÇÕES AUDITIVO-TÁTEIS E EMERGÊNCIA DE LEITURA RECOMBINATIVA EM BRAILLE. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.
15.   Tatiane Oliveira Zanfelici. Validação do Questionnaire on Resources and Stress- Short Form (QRS-F). Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Ana Lúcia Rossito Aiello.

2013

1.   Ana Carina Stelko Pereira. Avaliação de um programa preventivo de violência escolar: planejamento, implantação e eficácia. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013.
Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
2.   Ana Regina Lucato Sigolo. Intervenção precoce centrada na família: uma possibilidade para a estratégia de saúde da família. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Ana Lúcia Rossito Aiello.
3.   Andre Augusto Borges Varella. Formação de classes de equivalência em pessoas com autismo: requisitos comportamentais para a emergência de desempenhos novos. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.
4.   Caroline Penteado de Assis. FORMAÇÃO DE TERAPEUTAS OCUPACIONAIS EM CONSULTORIA COLABORATIVA NA ESCOLA: AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA ON LINE. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Supervisor: Enicéia Gonçalves Mendes.
5.   Danila Secolim Coser. Desenvolvimento e avaliação de material programado individualizado para formação de pais como agentes favorecedores do estudar. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Ana Lucia Cortegoso.
6.   Dileia Martins. O ESTUDANTE SURDO E O ENEM: REFLEXÕES SOBRE ESSA VIA DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO.. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda.
7.   Djair Lázaro de Almeida. Ensino de português como segunda lingua para alunos surdos. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda.
8.   Gabriela Reyes Ormeño. Rompendo a intergeracionalidade-violencia: Avaliação de um programa de prevenção com filhos de presidiárias. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
9.   Gabriela Tannús Valadão. Avaliação de um programa de formação de professores especializados com foco no Planejamento Educacional Individualizado. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013.
Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes.
10.   João Henrique de Almeida. Estudos experimentais sobre relações derivadas e transferência de significado. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Centro de Educação e Ciências Humanas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
11.   Juliana Sarantopoulos Faccioli. O Pensamento Contrafatual em estudantes universitários com indicativos de transtornos depressivos. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Patrícia Waltz Schelini.
12.   Leonardo Santos Amâncio Cabral. L’orientamento accademico e professionale degli studenti universitari con disabilità: perspettive e pratiche internazionali. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Università degli Studi di Roma “Foro Italico” - Itália. 2013.
Supervisor: Enicéia Gonçalves Mendes.
13.   Lydia da Cruz Marques. Consultoria colaborativa escolar na área da deficiência visual ocular e cortical. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes.
14.   Mariana Morais Miccione. Produção de sequências com base na análise experimental de relações ordinais em pré-escolares. Tese (Doutorado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Supervisor: João dos Santos Carmo.
15.   Marina Souto Lopes Bezerra de Castro. O naturalismo ético no behaviorismo radical de B. F. Skinner. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
16.   Martha de Cassia Nascimento. INTERFACE ENTRE EJA E EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE GUANAMBI: PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda.
17.   Naiara Minto de Sousa. Procedimentos e processos - uma delicada relação na aprendizagem de discriminações por bebês. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013.
Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil.
18.   Nathalia Sabaine Cippola. ?INVESTIGAÇÕES EMPÍRICAS SOBRE REORGANIZAÇÃO DE CLASSES FORMADAS POR REGRAS ACERCA DE ESCOLHA PROFISSIONAL POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO?.. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Camila Domeniconi.
19.   Neiva de Aquino Albres. Relações Dialógicas entre Professores Surdos sobre a Atividade de Ensino de Libras em Grupo de Formação Continuada. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda.
20.   Paula Hisa Paranaíba Goto. Treino de habilidades sociais educativas para mães ensinarem crianças com deficiência visual a brincar cooperativamente. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Ana Lúcia Rossito Aiello.
21.   Priscila Mara de Araújo Gualberto. Avaliação de habilidades pré-aritméticas e ensino de soma e subtração para crianças: contribuições da Análise do Comportamento. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: João dos Santos Carmo.
22.   Rogério Crevelenti Fioraneli. Reversão de Significado de Estímulos Numéricos em Indíviduos com Ansiedade à Matemática. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013.
Supervisor: Nassim Chamel Elias.
23.   Sabrina Mazo D'Affonseca. Habilidades maternas de mulheres vitimas de violencia domestica: um estudo observacional. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
24.   Tatiane Carvalho Castro. Efeitos de variáveis de procedimentos para o estabelecimento do controle contextual de relações condicionais e de equivalência. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013.
Orientador: Antonio Celso de Noronha Goyos.
25.   Thaize de Souza Reis. Estabelecimento de escrita sob controle de ditado como base para a generalização recombinativa na leitura e na escrita. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.

2012

1.   Alessandra Campanini Mendes. Ansiedade à Matemática: validação de instrumento, ampliação de achados e aplicação de estratégias de intervenção e reversão. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012.
Orientador: João dos Santos Carmo.
2.   Ana Carolina Gravena Vanalli. Conciliação entre profissão, conjugalidade e paternidade para homens e mulheres com filhos na primeira infância. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Elizabeth Joan Barham.
3.   Ana Karina Leme Arantes. Topografias de controle de estímulos: variações paramétricas do procedimento de máscaras. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
4.   Antonio Mauricio Moreno. Investigações sobre discriminação simples e condicional em abelhas. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.
5.   Cilene Aparecida Barbalho. O papel dos receptores GABAA-Benzodiazepínicos da amídala na modulação da antinocicepção e de comportamentos defensivos em camundongos submetidos ao teste de exposição ao rato. Tese (Doutorado em Ciências Fisiológicas) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Azair Liane Matos do Canto de Souza.
6.   Daniela Baptista de Souza. Papel da neurotransmissão serotoninérgica sobre a dor neuropática induzida por oxaliplatina em camundongos (Bolsa BEPEProc.No. 2012/06009-7).. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS UFSCAR - UNESP/ARARAQUARA) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012.
Orientador: Azair Liane Matos do Canto de Souza.
7.   Gabriel Fachini. O ondansetron, antagonista dos receptores 5-HT3, reverte o efeito ansiolítico das injeções de midazolam no hipocampo ventral de camundongos expostos aos modelos labirinto em cruz elevado (LCE) e exposição ao rato. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Azair Liane Matos do Canto de Souza.
8.   Gerusa Ferreira Lourenço. Avaliação de um programa de formação sobre recursos de alta tecnologia assistiva e escolarização. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012.
Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes.
9.   Gustavo Martins Piccolo. Contribuições a um pensar sociológico sobre a deficiência. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes.
10.   Janaina de Fatima Castro Caneguim. Programa de esnino de pré-requisitos de habilidades aritméticas: planejamento, implementação e avaliação. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: João dos Santos Carmo.
11.   Jonas Fernandes Gamba. Treino de ouvinte e a relação entre tatos e mandos como protocolo experimental para a aquisição de regras simples. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Antonio Celso de Noronha Goyos.
12.   Lisandrea Rodrigues Menegasso. Efeitos de uma intervenção para estagiários em fisioterapia neuropediatátrica melhor promoverem o envolvimento do cuidador. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundacion Carolina. 2012.
Orientador: Elizabeth Joan Barham.
13.   Maria Clara de Freitas. Contrução de um programa de ensino de pré-requisitos de leitura e escrita para pessoas com deficiência intelectual. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
14.   Marileide Antunes de Oliveira. Ensino de universitários para o uso de procedimentos computadorizados de matching-to-sample no ensino de leitura. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Antonio Celso de Noronha Goyos.
15.   Mariéle de Cássia Diniz Cortez. Correspondência fazer-dizer: Variáveis de controle e condições de manutenção e generalização. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
16.   Patricia Oliveira. Retratos da dislexia no Brasil. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda.

2011

1.   Aline Aparecida Veltrone. Inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual no Estado de São Paulo: identificação e caracterização. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2011.
Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes.
2.   Angela Bernardo de Lorena. Programação de ensino e educação a distânica (EaD): contribuições da análise do comportamento para formação inicial e continuada de professores de matemática. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Supervisor: João dos Santos Carmo.
3.   Camila Graciela Santos Gomes. APRENDIZAGEM RELACIONAL, COMPORTAMENTO SIMBÓLICO E ENSINO DE LEITURA A PESSOAS COM TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO. Tese (Doutorado em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.
4.   Daniela Mendonça Ribeiro. A emergência da abstração em crianças autistas através do treino de comportamento de ouvinte. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Antonio Celso de Noronha Goyos.
5.   Kátia Regina de Oliveira Rios Pereira Santos. Formação Continuada (em serviço) e necessidades formativas de professores na Educação de Surdos da Rede Pública da Cidade do Rio de Janeiro. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda.
6.   Laura Zamot Rabelo. Efeitos de treino relacional sobre resolução de analogias e QI em crianças. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
7.   Lidia Maria Marson Postalli. Ontogênese do controle instrucional: equivalência de estímulos e generalização recombinativa (FAPESP). Tese (Doutorado em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2011.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.
8.   Lucas Cordeiro de Freitas. Habilidades sociais de crianças com diferentes necessidades educacionais especiais: Comparações múltiplas. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2011.
Orientador: Zilda Aparecida Pereira Del Prette.
9.   Luciana Maria dos Reis. Avaliação da injeção na substância cinzenta periaquedutal de agonista serotonérgico em camundongos submetidos à constrição crônica do nervo ciático: efeitos nos testes de nocicepção e ansiedade. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Azair Liane Matos do Canto de Souza.
10.   Mariana de Lima Isaac Leandro Campos. O Processo de ensino e aprendizagem de Libras por meio do moodle da da UAB/UFSCAR. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda.
11.   Nancy Capretz Batista da Silva. Intervenção domiciliar e envolvimento paterno: efeitos em famílias de crianças com Síndrome de Down. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Ana Lúcia Rossito Aiello.
12.   Paolla Magioni Santini. Intervenção com mães denunciadas com maus tratos: Efeitos de recursos tecnologicos. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2011.
Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
13.   Paulo Celso Pereira. As vicissitudes de famílias que convivem com a violência: Um estudo longitudinal com intervenção. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
14.   Priscila Crespilho Grisante. Relações de controle de estímulos e estabelecimento de classes de estímulos equivalentes em crianças e em indivíduos com Síndrome de Down. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2011.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
15.   Rosângela Martins de Araújo. Empoderando pais para a luta pelos direitos de seus filhos com deficiiência. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes.
16.   Vanessa Nunes de Souza. O bloqueio dos receptores 5-HT2 da substância cinzenta periaquedutal suprime o efeito ansiolítico resultante do antagonismo dos receptores 5-HT1A do núcleo mediano da rafe em camundongos. Tese (Doutorado em Ciências Fisiológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Azair Liane Matos do Canto de Souza.

2010

1.   Aline Máira da Silva. Psicologia e Inclusao Escolar: avaliando novas possibilidades de intervir preventivamente sobre problemas comportamentais na escola. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes.
2.   Carolina Severino Lopes da Costa. Intervenção com crianças escolares de baixa renda expostas à violência doméstica: impactos no desempenho acadêmico e problemas de comportamento. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2010.
Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
3.   Edson Massayuki Huziwara. TOPOGRAFIAS DE RESPOSTAS E TOPOGRAFIAS DE CONTROLE DE ESTIMULOS: INFLUENCIAS NA FORMACAO DE CLASSES EQUIVALENTES (FAPESP). Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2010.
Supervisor: Deisy das Graças de Souza.
4.   Giovana Escobal. Algumas contribuições do paradigma de escolha para o trabalho de pessoas com deficiência intelectual. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2010.
Orientador: Antonio Celso de Noronha Goyos.
5.   Glaucimara Pires Oliveira. Intervenção pedagógica individualizada para alunos com deficiência intelectual: ensino de leitura em salas de recursos. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil.
6.   Joviane Dias Marcondelli Maia. Gravidez na adolescência: intergeracionalidade e intervenção com jovens casais. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2010.
Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
7.   Karyne de Souza Augusto Rios. Inventário de potencial de abuso infantil - CAP: adaptação transcultural, fidedignidade e validade para o Brasi. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2010.
Orientadores: Patrícia Waltz Schelini, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
8.   Lara Ferreira dos Santos. Formação continuada de Intérpretes de LIBRAS e sua relação com professores no ensino fundamental em um programa inclusivo bilíngüe. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda.
9.   Paulo Roberto dos Santos Ferreira. Regra e criatividade no comportamentalismo radical de B. F. Skinner. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2010.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
10.   Raquel Melo Golfeto. Compreensão e produção de fala em usuários de implante coclear (FAPESP). Tese (Doutorado em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2010.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.
11.   Tais Margutti Amaral Gurgel. PRÁTICAS E FORMAÇÃO DE TRADUTORES INTÉRPRETES DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NO ENSINO SUPERIOR. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2010.
Orientador: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda.

2009

1.   Ana Carolina Sella. Transferência de funções ordinais através de classes de estímulos equivalentes: contribuições para a programação de ensino de adultos e crianças surdas e de crianças ouvintes. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2009.
Orientador: Antonio Celso de Noronha Goyos.
2.   Andrea Regina Rosin Pinola. Efeitos de um programa de treinamento de habilidades sociais educativas junto a professores de alunos com deficiência mental incluídos. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2009.
Orientador: Zilda Aparecida Pereira Del Prette.
3.   Daniela Baptista. Avaliação do papel dos receptores serotoninérgicos da substância cinzenta periaquedutal sobre a antinocicepção de camundongos expostos ao labirinto em cruz elevado. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2009.
Orientador: Azair Liane Matos do Canto de Souza.
4.   Fabiana Cia. Criando e avaliando intervenção para melhorar o envolvimento paterno: Impactos no desenvolvimento do filho. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2009.
Orientador: Elizabeth Joan Barham.
5.   Margarette Matesco Rocha. Programa de Habilidades Sociais com pais: Efeitos sobre desempenho social e acadêmico de filhos com TDAH. Tese (Doutorado em Educação Especial Educação do Indivíduo Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2009.
Orientador: Zilda Aparecida Pereira Del Prette.
6.   Mariliz Vasconcellos. Equivalência de estímulos e topografias de controle de estímulo em escolha de acordo com modelo: Uma análise em indivíduos com síndrome de Down. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
7.   Solange Rodovalho. Escolarização da pessoa com deficiência mental: terminalidade específica e expectativas familiares. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes.
8.   Tatiane Zanfelici. Validação de instrumento e intervenção: lidando com estresse de mães de crianças especiais. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Ana Lúcia Rossito Aiello.
9.   Verônica Aparecida Pereira. Consultoria colaborativa na escola: contribuições da psicologia para inclusão escolar do aluno surdo. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2009.
Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes.

2008

1.   Camila Muchon de Melo. A concepção de homem no behaviorismo radical e suas implicações para a tecnologia do comportamento. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2008.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
2.   Carmen Silvia Motta Bandini. A geratividade do comportamento verbal: divergências entre as propostas de B. F. Skinner e N. Chomsky. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2008.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
3.   Leila do Socorro Rodrigues Feio. Variables cognitivo-motivacionales, comportamentales y contextuales y su relación con los procesos de autorregulación del aprendizage en el área de las matemáticas. Tese (Doutorado em Psicología de la Educación) - Universidad de Oviedo, . 2008.
Supervisor: João dos Santos Carmo.
4.   Regina Helena Vitale Torkomian Joaquim. Capacitação de mães de bebês pré-termo como agentes de promoção do desenvolvimento, no ambiente hospitalar. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Ana Lucia Cortegoso.
5.   Ricardo da Costa Padovani. Resolução de Problemas Sociais com Adolescentes em Conflito com a Lei: Estratégias de Mensuração e Intervenção. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientadores: Patrícia Waltz Schelini, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
6.   Silvana Canalhe Garcia. Fatores de risco e de resiliencia em escolares: Um estudo comparativo por meio de míltiplos instrumentos. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
7.   Tatiane Marega. O ensino de escovação e promoção da saúde bucal em crianças pré-escolares com autismo. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Ana Lúcia Rossito Aiello.

2007

1.   Cynthia Granja Prada. Avaliação de um programa em práticas educativas para monitoras de um abrigo infantil. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007.
Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
2.   Fábio Biasotto Feitosa. Habilidades sociais e desempenho acadêmico: Processos cognitivos como moderadores e mediadores. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2007.
Orientador: Zilda Aparecida Pereira Del Prette.
3.   Giovana Zuliani. Aquisição e manutenção de comportamentos de leitura e fluência através de contingências de repetição oral e velocidade nos procedimentos de equivalência de estímulos. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007.
Orientador: Antonio Celso de Noronha Goyos.
4.   Graziella Ribeiro Soares Moura. Crianças com dificuldades em resolução de problemas matemáticos: Avaliação de um programa de intervenção. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
5.   Leandra Tabanez do Nascimento Silva. Programa computacional de ensino de habilidades auditivas. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Antonio Celso de Noronha Goyos.
6.   Maria da Graça Saldanha Padilha. Prevenção primária de abuso sexual: Avaliação da eficácia de um programa com adolescentes e pré-adolescentes em ambiente escolar. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
7.   Maria Georgina Marques Tonello. Efeitos dos treinos físico e mental no ensino do rolamento para a frente em alunos com deficiência mental. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Antonio Celso de Noronha Goyos.
8.   Nassim Chamel Elias. Procedimentos informatizados de ensino de sinais para adolescentes e adultos com surdez e/ou deficiência mental. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007.
Orientador: Antonio Celso de Noronha Goyos.
9.   Patrícia Carla de Souza Della Barba. Avaliação da grade curricular e conhecimentos de residentes em pediatria sobre vigilância do desenvolvimento. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Ana Lúcia Rossito Aiello.
10.   Renata Cristina Moreno Molina. Avaliação de programas de treinamento de professores para promover habilidades sociais de crianças com problemas de aprendizagem. Tese (Doutorado em Educação Especial Educação do Indivíduo Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2007.
Orientador: Zilda Aparecida Pereira Del Prette.
11.   Renato Bortoloti. Propriedades quantitativas de relações simbólicas e transferência de funções em quatro estudos experimentais envolvendo o paradigma de equivalência de estímulos.. Tese (Doutorado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007.
Supervisor: Julio Cesar Coelho de Rose.
12.   Thais Porlan de Oliveira. Contribuições para o controle experimental na aprendizagem de discriminação por bebês. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007.
Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil.

2006

1.   Adriana Augusto Raimundo de Aguiar. Construção e avaliação de um programa multimodal de habilidades comunicativas para adultos com deficiência mental. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2006.
Orientador: Zilda Aparecida Pereira Del Prette.
2.   Alex Eduardo Gallo. Adolescentes em conflito com a Lei: perfil e intervenção. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006.
Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
3.   Camila Domeniconi. Auto-relato de erros em tarefas de leitura: Efeitos de um treino de correspondência. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2006.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
4.   Heloisa Helena Motta Bandini. Avaliando aspectos de linguagem de crianças deficientes auditivas usuárias de Língua Brasileira de Sinais. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
5.   Morgana de Fátima Agostini. efeitos de programas de atenção diversificada às famílias na educação de alunos severamente prejudicados. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2006.
Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes.
6.   Rachel de Faria Brino. Professores como agentes de prevenção do abuso sexual infantil: avaliação de um programa de capacitação. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006.
Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
7.   Regina Keiko Kato Miura. Comportmento de obedecer em pessoas com Necessidades Educacionais Especiais: efeito do ensino de habilidades para mães. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2006.
Supervisor: Ana Lúcia Rossito Aiello.
8.   Relma Urel Carbone Carneiro. Formação em Serviço sobre Gestão de Escolas Inclusivas para Diretores de Escolas de Educação Infantil. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2006.
Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes.

2005

1.   Giseli Barbieri Lauand. Fontes de informação sobre tecnologia assistiva para favorecer a inclusão escolar de alunos com necessidades especiais. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2005.
Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes.
2.   Maura Glória de Freitas. Desenvolvimento e avaliação de um programa de habilidades sociais com mães de crianças deficientes visuais. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2005.
Orientador: Zilda Aparecida Pereira Del Prette.
3.   Miriam Bratfisch Villa. Habilidades sociais no casamento: Avaliação e contribuição para a satisfação conjugal. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade de São Paulo, . 2005.
Orientador: Zilda Aparecida Pereira Del Prette.
4.   Tânia Regina Levada Neves. Educar para a cidadania: promoção de auto-advocacia para grupos de pessoas com deficiência. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005.
Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes.
5.   Wagner Rogério da Silva. Identificação de limiar e máximo conforto auditivo em crianças submetidas a implante coclear.. Tese (Doutorado em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2005.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.

2004

1.   Adriana Aparecida Tambasco Piccolo. Aprendizagem observacional e formação de equivalência em crianças normais e com necessidades educativas especiais. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2004.
Orientador: Antonio Celso de Noronha Goyos.
2.   Aline Roberta Aceituno da Costa. Estudos experimentais da aquisição de vocabulário: exclusão e equivalência de estímulos. Tese (Doutorado em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2004.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.
3.   Ana Claudia Almeida Verdu. Compreensão auditiva em indivíduos submetidos a implante coclear. Tese (Doutorado em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, . 2004.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.
4.   Andréia Schmidt. Controle instrucional e equivalência de estímulos. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2004.
Supervisor: Deisy das Graças de Souza.
5.   Eliana Marques Zanata. Planejamento de práticas pedagógicas inclusivas para alunos surdos numa perspectiva colaborativa. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2004.
Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes.
6.   Elisandra André Maranhe. Ensinando categorias estruturais de história a crianças com dificuldades de aprendizagem.. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2004.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
7.   Paulo Roberto dos Santos Ferreira. Regra e criatividade no comportamentalismo radical de B. F. Skinner. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2004.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
8.   Vera Lúcia Messias Fialho Capellini. Possibilidades da colaboração entre professores do ensino comum e especial para o processo de inclusão escolar. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2004.
Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes.

2003

1.   Mirella Lopez Martini. Variáveis psicológicas de professores e alunos, ações interativas e desempenho acadêmico: Investigando possíveis relações. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2003.
Orientador: Zilda Aparecida Pereira Del Prette.
2.   Rosana Aparecida Salvador Rossit. Organização e avaliação de um currículo para o ensino de habilidade de manuseio de dinheiro a jovens adultos com deficiência mental, baseado em equivalência de estímulos. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2003.
Orientador: Antonio Celso de Noronha Goyos.

2002

1.   Celso Socorro Oliveira. Formação de classes de eqüivalência com estímulos arbitrários (presumidos familiares e não familiares) em portadores de deficiência mental surdos. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002.
Orientador: Antonio Celso de Noronha Goyos.
2.   João dos Santos Carmo. Comportamento conceitual numérico: Um modelo de rede de relações equivalentes. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2002.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
3.   Maria Angélica do Carmo Zanotto. Voltar à universidade: Uma proposta de formação contínua para pedagogos atuantes na área de Educação Especial. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2002.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

2001

1.   Gladys Mabel Duarte de Fenocchio. Os distúrbios atencionais e a aprendizagem simbólica. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2001.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
2.   Josineide Alves Santos. Criança e literatura - desenvolvimento da compreensão e do gosto pela leitura. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2001.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
3.   Marcelo Quintino Galvão Baptista. Compreensão de leitura na análise do comportamento. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2001.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
4.   Marilice Fernandes Garotti. Classes de equivalência não são alteradas? Reversão de discriminações condicionais de linha de base e modificação de classes de estímnulos.. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2001.
Supervisor: Julio Cesar Coelho de Rose.

1999

1.   José Luis Hermosilla. A fábrica vista do chão. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo, . 1999.
Supervisor: Dóris Lieth Nunes Peçanha.
2.   João Juliani. Efeitos da modalidade do estímulo nodal e da exposição sucessiva a arranjos de treino sobre a formação de classes de equivalência. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1999.
Supervisor: Julio Cesar Coelho de Rose.
3.   Olivia Misae Kato. Variáveis que afetam a formação de classes de estímulos: relações de controle e interação entre topografia de respostas e número de nódulos. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1999.
Supervisor: Julio Cesar Coelho de Rose.
4.   Regina Cavalcante. Dizer e fazer em uma tarefa de encaixe com crianças: natureza da tarefa e o papel de instruções e de contingências. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo, . 1999.
Supervisor: Deisy das Graças de Souza.

1998

1.   Carla Cristina Paracampo. Efeitos de mudanças nas contingências programadas sobre o comportamento verbal e não-verbal de crianças. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1998.
Supervisor: Deisy das Graças de Souza.
2.   CRISTIANA FERRARI. Aquisicao de Relacoes Condicionais Por Exclusao e Por Tentativa e Erro: Efeitos da Quantidade de Experiencia. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo, . 1998.
Supervisor: Julio Cesar Coelho de Rose.
3.   Luiz Carlos de Albuquerque. Investigação de efeitos de histórias experimentais sobre o seguimento subsequente de regras. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1998.
Supervisor: Deisy das Graças de Souza.

1997

1.   AIDA VICTORIA GARCIA MONTRONE. Promotoras Para O Estimulo da Lactancia Materna e Estimulacao do Bebe Em Uma Comunidade de Baixo Nivel Lsocio-Economico: Elaboracao, Implementacao e Avaliacao de Um Programa de Ensino. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1997.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
2.   MARIA DE JESUS DUTRA DOS REIS. Aprendizagem de Reversao Parcial Ou Total Em Ratos Sob Discriminacao Concorrente. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1997.
Supervisor: Julio Cesar Coelho de Rose.
3.   Maria Júlia Canazza Dall'Acqua. Estimulação da visão subnormal de uma criança no ambiente escolar: um estudo de caso. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1997.
Orientador: Nivaldo Nale.

1996

1.   Aparecida Valquíria Pereira da Silva. O ensino de Estática no curso de graduação em Arquitetura: estudos de planejamento e avaliação . Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1996.
Orientador: Nivaldo Nale.
2.   MARIA WALDENEZ DE OLIVEIRA. Efeitos de Um Programa Educativo Sobre Higiene Buco-Dental de Pre-Escolares. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1996.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

1995

1.   ANA LUCIA ROSSITO AIELLO. Efeitos de Um Procedimento de Resposta Construida Sobre A Rede de Relacoes de Equivalencia Envolvida Na Leitura e Escrita Em Criancas Com Historia de Fracasso Escolar. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo, . 1995.
Supervisor: Julio Cesar Coelho de Rose.
2.   Olga Maria P Rolim Rodrigues. Desempenho de entrada e aprendizagem de leitura: em busca de relação. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1995.
Supervisor: Deisy das Graças de Souza.

1994

1.   Ana Lúcia Cortegoso. Intervenção como instrumento para conhecer e conhecimento como condição para intervir: administração de relações no atendimento a crianças e jovens. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 1994.
Supervisor: Silvio Paulo Botomé.
2.   Jorge Oishi. Contribuição da estatística para a compreensão do desenvolvimento infantil: análise de dados comportamentais provenientes de estudos do desenvolvimento de bebês.. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo, . 1994.
Supervisor: Sylvia Rosalina Grasseschi Panico.


Data de processamento: 12/10/2020 20:09:36