Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Departamento de Psicologia (DPsi)
Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) Campus São Carlos
Plataforma Lattes / outubro de 2020
Juliana Georgia Goncalves de Araujo
Possui graduação em Letras - Português/Literatura pela Universidade Federal do Ceará (2007), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal do Ceará (2010), doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Ceará (2016) e Pós-doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2017). Foi professora assistente da UFMT (2013-2016) e UFSCar (2017-2019). Atualmente é professora adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Tem experiência na área da Educação Especial, Linguística Aplicada, Análise e Descrição Linguística. (Texto informado pelo autor)
DE ARAÚJO, JULIANA GEÓRGIA GONÇALVES; DE ANDRADE, LIA RAQUEL VIEIRA. O dialogismo e a construção do ethos no discurso publicitário. Letras de Hoje. v. 54, p. 330, issn: 1984-7726, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ANDRADE, LIA RAQUEL VIEIRA DE ; DE ARAÚJO, JULIANA GEÓRGIA GONÇALVES. Da caatinga e dos catingueiros: ethé paratópicos no discurso literomusical de Elomar Figueira Mello. Letras de Hoje. v. 53, p. 403, issn: 1984-7726, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Livros publicados/organizados ou edições (0)
Capítulos de livros publicados (0)
Textos em jornais de notícias/revistas (0)
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (0)
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (0)
Resumos publicados em anais de congressos (0)
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (5)
ARAÚJO, J. G. G.; SOLER, P. S. ; ALMEIDA, T. C. ; MELO, L. M. E. ; SORDI, A.. A CONTRIBUIÇÃO DAS AULAS DE CAMPO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS DA EJA. 2017. Apresentação de Trabalho/Congresso
ARAÚJO, J. G. G.; SENA, J. P. ; DUARTE, B. B. ; IRIARTE, A. C. S. ; SALGADO, G. C. P.. A heterogeneidade na esfera da Educação de Jovens e Adultos Surdos e propostas para o desenvolvimento da aprendizagem da língua portuguesa como segunda língua. 2017. Apresentação de Trabalho/Congresso
ARAÚJO, J. G. G.; CRUZ, M.. Processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa como L2 para jovens e adultos surdos. 2017. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
CRUZ, M. ; ALMEIDA, D. L. ; ARAÚJO, J. G. G. ; ROCHA, L. R. M. ; VASCONCELOS, N. A. E. L. M. L. ; LACERDA, C. B. F. ; BARROSO, A. F.. O Conto De Fadas Como Pratica Pedagógica de Letramento Para Crianças Surdas. 2017. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
CRUZ, M. ; ARAÚJO, J. G. G.. A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NO PROCESSO DE LETRAMENTO DO SURDO. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação
Demais tipos de produção bibliográfica (1)
ARAÚJO, J. G. G.; CRUZ, M.. A importância da formação docente inicial e continuada para a atuação na educação de jovens e adultos surdos. 2017. Curso de curta duração ministrado/Outra [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Produção técnica
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (0)
Demais tipos de produção técnica (0)
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (5)
LUZIANA DA SILVA BERNARDO. A RELAÇÃO ENTRE O LIVRO DIDÁTICO E A PRÁTICA DO DOCENTE DE LÍNGUA PORTUGUESA: VARIAÇÃO E GRAMÁTICA. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, . 2019. Orientador: Juliana Geórgia Gonçalves de Araújo.
SANDRA KATIA SILVA DOS ANJOS. ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDO: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA NO CURSO DE LETRAS.. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, . 2019. Orientador: Juliana Geórgia Gonçalves de Araújo.
Aline Sordi. O USO DO GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS. (Graduação em Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Juliana Geórgia Gonçalves de Araújo.
Priscila Silveira Soler. ADAPTAÇÃO, ELABORAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS EM OFICINAS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS. (Graduação em Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Juliana Geórgia Gonçalves de Araújo.
Thayná Carvalho de Almeida. LETRAMENTO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS. (Graduação em Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Juliana Geórgia Gonçalves de Araújo.
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (2)
2018-2019. Portugues como segunda lingua para surdos: uma analise do desempenho dos alunos ao decorrer de oficinas de Lingua Portuguesa Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Juliana Geórgia Gonçalves de Araújo - Coordenador / Priscila Silveira Soler - Integrante / Thayná Carvalho de Almeida - Integrante / Aline Sordi - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Bolsa. Membro: Juliana Georgia Goncalves de Araujo.
2017-2018. A investigacao do processo do ensino-aprendizagem do portugues como segunda lingua e producao de material didatico-pedagogico no contexto da Educacao de Jovens e Adultos Surdos Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Juliana Geórgia Gonçalves de Araújo - Coordenador / Priscila Silveira Soler - Integrante / Thayná Carvalho de Almeida - Integrante / Aline Sordi - Integrante. Membro: Juliana Georgia Goncalves de Araujo.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (0)
Participação em eventos
Total de participação em eventos (2)
VII Congresso Brasileiro de Educação. A PRODUçãO DE MATERIAL DIDáTICO-PEDAGóGICO NO CONTEXTO DA EDUCAçãO DE JOVENS E ADULTOS SURDOS. 2019. (Congresso).
VI CBE - Congresso Brasileiro de Educação quot;Educação e Formação Humana: práxis e transformação socialquot;. A importância da formação docente inicial e continuada para a atuação na educação de jovens e adultos surdos. 2017. (Congresso).