Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Sociologia (DS)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Total de projetos de pesquisa


Número total de itens: 124

2020

1.   2020-Atual. Abordagem relacional e politica judicial informal na analise do processo decisorio do Supremo Tribunal Federal
Descrição: O projeto discute as relações do Supremo Tribunal Federal (STF) com a política, a partir do emprego da abordagem relacional e da incorporação da dimensão informal de negociações e relações interpessoais e políticas à análise do processo decisório judicial. Investigarei os mecanismos de influência externa e as interferências informais no STF – como pressão pública, ataques retóricos, comunicações não oficiais, e negociações a partir de redes nas quais seus ministros estejam inseridos. Esse projeto agrega à análise do processo decisório judicial, a dimensão informal, a partir do recurso à cobertura midiática e a entrevistas com stakeholders, considerando a atuação do tribunal durante o período 1979-2019. A pesquisa está inserida no campo de estudos do comportamento judicial, com recorte teórico-metodológico na abordagem relacional, apoiando-se, também, nos estudos do comportamento do Judiciário em países autoritários e em democracias consideradas imperfeitas ou incompletas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fabiana Luci de Oliveira - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Fabiana Luci de Oliveira.
2.   2020-Atual. Para alem da distincao: gostos, praticas culturais e classe em Sao Paulo.
Descrição: O projeto visa compreender como se configuram atualmente as relações entre espaço social e espaço simbólico, tendo como locus a cidade de São Paulo e considerando mudanças sociais recentes, com foco especial no contexto brasileiro. A partir do arcabouço teórico-metodológico desenvolvido por Pierre Bourdieu, a extensa pesquisa multimétodos busca precisar quais seriam os condicionantes sociais dos gostos e das práticas culturais e se o capital cultural ocupa hoje algum lugar nas dinâmicas de classe e estratificação na conjuntura analisada. Contudo, a investigação se debruça sobre elementos que complexificam o quadro bourdieusiano de análise, como a crescente circulação global de bens, práticas e pessoas, a ampliação dos meios de produção e oferta cultural com a disseminação das TICs, as transformações no sistema educacional brasileiro nos últimos anos, e a própria expansão do que se entende por cultura, atentando também à atuação do Estado em tais processos. Inserida em um amplo debate internacional sobre o tema e no intuito de rever e atualizar tais questões à luz das particularidades do tempo e do espaço investigados, a pesquisa recoloca a pergunta acerca da participação da dimensão cultural na construção de proximidades e distâncias relacionais entre grupos/classes. Objetiva-se investigar se determinadas práticas culturais consideradas legítimas demarcam pertenças, exclusões e hierarquias, vinculando-se à produção de grupos e do espaço. Trata-se, portanto, de compreender se e como o capital cultural se define, se transforma em “poder simbólico” e toma parte em dinâmicas contemporâneas de estratificação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . Integrantes: Jorge Leite Júnior - Coordenador / Ana Lúcia de Castro - Integrante / Maria Celeste Mira - Integrante / Marco Antonio de Almeida - Integrante / Miqueli Michetti - Integrante / Michel Nicolau Netto - Integrante / Edison Bertoncelo - Integrante / Mike Savage - Integrante / Elizabeth Silva - Integrante / Beatriz Salgado Cardoso de Oliveira - Integrante / José Virgílio Borges Pereira - Integrante / Renato José Pinto Ortiz - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro.
Membro: Jorge Leite Junior.
3.   2020-Atual. Profissionalismo, fragmentacao e identidades nas profissoes juridicas
Descrição: O projeto sistematiza as transformações que ocorreram nas profissões jurídicas e seus reflexos sobre o profissionalismo cívico, a coesão e as semelhanças entre os pares. Essas mudanças espelham um contexto mais híbrido, com a fragmentação das práticas, dos modelos institucionais e de valores, bem como a heterogeneidade e as diferenças que recortam as identificações dos sujeitos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria da Gloria Bonelli - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Maria da Gloria Bonelli.
4.   2020-Atual. Trabalho, desregulacao e empreendedorismo: empregos ou direitos?
Descrição: Neste projeto, buscamos aprofundar a análise sobre as transformações no mundo do trabalho destacando a criação de novas ocupações marcadas pelas tecnologias informacionais que demandam criatividade e inovação permanentes, ao lado de atividades em processo de reconfiguração, como trabalhadores em fábricas ?fordistas? fragilizados por formas precarizantes de regulação, representadas pela terceirização e políticas governamentais de desregulamentação e daquelas que se encontram no amplo leque da informalidade vinculadas a setores tradicionais, que mesclam formas arcaicas de produção e utilização da força de trabalho, mas operadas cada vez mais sob a lógica da flexibilização e inseridas em amplas redes globalizadas. Objetivamente, tentaremos discutir a questão recentemente levantada aos trabalhadores: empregos ou direitos? O mercado de trabalho contemporâneo tem se apresentado no Brasil de forma tão heterogênea, no que se refere aos modelos de contrato, condições de trabalho e percepção dos trabalhadores acerca das experiências vividas, que a interlocução entre estudos de variadas formas de inserção laboral, ou de inserções laborais semelhantes em territórios sócio geográficos diferentes, se constitui numa estratégia importante para nos ajudar a refletir sobre suas zonas cinzentas. Uma outra questão norteadora da pesquisa se encontra no referencial ideológico, presente no discurso empresarial, justificador das transformações: o empreendedorismo no trabalho como condição de mobilidade social do trabalhador assalariado, ou não, informal ou não. Argumentamos que esse discurso a partir dos anos 1990, além de justificar a perda dos direitos sociais como necessário, incute nos trabalhadores um individualismo meritocrático, com consequências políticas significativas. A classe trabalhadora dá lugar à fala individualizada, no qual não cabe, ou pelo menos perde força, o ator coletivo representado pela classe.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (5) . Integrantes: Jacob Carlos Lima - Coordenador.
Membro: Jacob Carlos Lima.

2019

1.   2019-Atual. A producao de sentidos como diferenca: a docencia do Direito no Brasil
Descrição: O projeto visa completar a investigação apoiada pelo Bolsa produtividade em pesquisa 1B, cujo título é Descentrando a docência do Direito? Mulheres e diferença no ensino jurídico no Brasil. A pesquisa atual refina a hipótese explorada na investigação acima, sobre como a diversificação dos docentes e a fragmentação dos modelos institucionais atuaram para descentrar a docência do Direito, ao mesmo tempo que engendravam sua padronização e estratificação. A hipótese inicial, de que esses processos fragmentários produziriam práticas e discursos descentrados no ensino jurídico, partia de uma visão fixa de que o centro dessa atividade estava na pós-graduação como local da produção de conhecimento canônico. A hipótese, reelaborada em sintonia com o que está sendo observado em trabalho de campo, é que na docência do Direito há a produção de múltiplos significados por parte dos professores para o que seria esse centro, deslocado de uma posição estática e singular, pela criatividade desses sujeitos que atribuem sentidos como diferença. Isso se dá seja por meio de embates morais para definir quem é o bom/a boa professora, seja pelas lutas discursivas visando demarcar ou inviabilizar a constituição de fronteiras entre graduação e a pós-graduação, a carreira profissional e carreira acadêmica, genderização/racialização da atividade e tentativas de seu apagamento. Metodologicamente, combina análise de dados quantitativos sobre a graduação em Direito, extraídos do Censo Nacional da Educação Superior (INEP), de 2015, e em informações da Plataforma Sucupira, fornecidas pela CAPES, para o mestrado e doutorado em Direito; qualitativamente, foca na realização de 70 entrevistas semiestruturadas com professores e professoras desses cursos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Maria da Gloria Bonelli - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Maria da Gloria Bonelli.
2.   2019-Atual. A producao sociologica sobre relacoes raciais: uma analise teorico-metodologica das pesquisas brasileiras e suas articulacoes na diaspora africana (2001 - 2019)
Descrição: Neste projeto buscaremos construir uma radiografia da produção sociológica recente na área de relações raciais no Brasil, que nos permita demonstrar as rotas, os desdobramentos e as inovações do campo, que possam representar contribuições teórico-metodológicas para o desenvolvimento da Sociologia Brasileira. O recorte temporal é entre 2001 - ano de realização da chamada Conferência de Durban, na África do Sul - até o ano de 2019. De maneira mais específica, buscaremos: a) Analisar como que pesquisadores brasileiros da área de Sociologia têm desenvolvido seus trabalhos científicos no tema das Relações Raciais, através de suas escolhas empíricas e teóricas; b) Compreender de que maneira as pesquisas realizadas no Brasil têm dialogado com a experiência transnacional da diáspora africana, buscando destacar os resultados teórico-metodológicos desses diálogos. A análise se fundamenta no mapeamento de teses e dissertações defendidas à partir de 2001 na área de Sociologia e em entrevistas de profundidade realizadas com professores orientadores de pesquisas que estejam presentes no mapeamento, de modo que as informações nos auxiliem a consolidar um quadro analítico com as características do campo e suas contribuições sociológicas. As nossas estratégias metodológicas e a discussão sociológica dos dados se darão com o apoio da Análise de Conteúdo; de levantamentos e mapeamentos já existentes no Brasil e no exterior sobre pesquisas em relações raciais; além das contribuições da chamada Sociologia das Relações Raciais e dos Estudos Pós-coloniais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Priscila Martins Medeiros - Coordenador / John Nicholau Solomos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Membro: Priscila Martins Medeiros.
3.   2019-Atual. Desafios entre a estrutura institucional e o dialogo externo: percursos de racionalizacao em organizacoes cristas
Descrição: Versão ampliada e desenvolvida do projeto apresentado ao CNPq em 2017, esta proposta - já respaldada por outro órgão de apoio científico - consiste em aprofundar a investigação feita a partir de projetos anteriores executados sobre feições cristãs brasileiras. Estas abrangem: catolicismo, protestantismo e também espiritismo kardecista, dada a materialização do princípio cristão da caridade que os espíritas promovem. A presente pesquisa se volta especificamente para o processo de racionalização em determinadas organizações cristãs, algo que tem, basicamente, duas direções diferentes e, portanto, reúne dois grupos distintos de organizações a serem investigadas. A primeira direção é a da racionalização voltada para dentro, no sentido da estruturação institucional e crescente profissionalização ou burocratização. Já a segunda é voltada para fora, visando interlocução da organização com outras mais, inclusive de identidades religiosas diferentes e também com o poder público em prol de direitos cidadãos. Paralelamente à análise de tal processo nesses dois conjuntos, é proposta também, embora sem o mesmo grau de aprofundamento, a abordagem da racionalização que leva pessoas movidas por valores cristãos a fundar e desenvolver organizações assistenciais laicas, sendo abordado um caso desse tipo. Como esta pesquisa contempla aspectos econômicos quanto à captação e gestão de recursos por parte das organizações religiosas em foco, ela acaba por dar prosseguimento também à linha investigativa que venho desenvolvendo há quase duas décadas: a relação entre religião e economia. A presente pesquisa, evidentemente, tem acentuada referência weberiana.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: André Ricardo de Souza - Coordenador.
Membro: Andre Ricardo de Souza.
4.   2019-Atual. Imigracao russa no Estado de Sao Paulo na primeira metade do seculo XX: uma reconstrucao historica atraves dos registros dos eventos vitais
Descrição: O presente projeto de pesquisa tem por objetivo preencher lacunas no conhecimento sobre grupos de imigrantes russos no Estado de São Paulo na primeira metade do século XX, dando continuidade para a pesquisa quot;Ser russo em São Paulo: os imigrantes russos e a (re)formulação de identidade após a Revolução bolchevique de 1917quot;, realizada com apoio do CNPq (Ruseishvili, 2016). Para isso, são priorizadas as fontes de dados alternativos, a maioria dos quais é redigida em idioma russo e contida nos acervos particulares - registros paroquiais de óbitos, batismos e matrimónios. Assim, a pesquisa buscará a: i) realizar inventário, sistematização e digitalização dos registros paroquiais das igrejas russas em São Paulo; ii) criar um Banco de dados produzidos a partir dessas fontes e iii) por meio de sua análise ancorada nos métodos da demografia histórica, complementada pelos dados trazidos de outras fontes, realizar uma reconstrução histórica das características sócio-demográficas e de mobilidade espacial dos imigrantes russos no Estado de São Paulo na primeira metade do século XX.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Svetlana Ruseishvili - Coordenador / Oswaldo Mario Serra Truzzi - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Svetlana Ruseishvili.
5.   2019-2020. Racial profiling, preventive justice and inequalities: contemporary social control in comparative perspective Brazil-Canada
Descrição: Estágio de pesquisa junto ao Laboratoire de la Chaire de recherche du Canada en Traditions juridiques et rationalité pénale da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Ottawa, e colaboração com o Centre interdisciplinaire de recherche sur la citoyenneté et les minorités - CIRCEM da Universidade de Ottawa no Canadá, pelo período de 10 meses, para realizar i) pesquisa bibliográfica sobre filtragem racial e desigualdades no policiamento e na justiça criminal na América do Norte, ii) pesquisa bibliográfica e intercâmbio de dados sobre justiça preventiva e racionalidade penal moderna na América do Norte, iii) construção de categorias de interpretação no intercâmbio de pesquisa com o Observatoire des profilages, do qual o CIRCEM é um parceiro; iv) entrevistas com pesquisadores que estudam os temas da desigualdade racial e das filtragens no policiamento nas cidades de Ottawa e Montreal, v) entrevistas com ativistas sociais que constroem a crítica das desigualdades, especialmente as raciais, no policiamento e na justiça criminal no Canadá, vi) levantamento de informações e material sobre políticas de enfrentamento ao racismo institucional na polícia e na justiça criminal canadenses e sobre a recepção do tema junto à organização policial, vii) análise dos dados quantitativos e entrevistas já coletados (com trabalho parcialmente concluído em São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Distrito Federal) em perspectiva comparada.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jacqueline Sinhoretto - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Membro: Jacqueline Sinhoretto.
6.   2019-Atual. Redes profissionais e discricionariedade burocratica no STF
Descrição: A pesquisa está inserida no campo de estudos da autonomia e discricionariedade da burocracia estatal, tendo por objeto o Supremo Tribunal Federal (STF), com os objetivos de: (i) mapear o perfil do seu corpo burocrático; (ii) compreender como ele se configura e opera; e (iii) identificar os fluxos relacionais nas redes profissionais às quais esses burocratas pertencem. Interessa-nos olhar para a composição dos gabinetes dos ministros, incluindo juízes assessores e bacharéis em direito que ocupam cargos em comissão, verificando a existência, o modus operandi, e a influência de redes informais que interferem na escolha desses profissionais. A pesquisa lançará luz sobre a atuação desse corpo de assessores e auxiliares, que pode atuar como mediador, coordenador ou gatekeeper entre diferentes grupos de interesse e os ministros do STF, contribuindo, assim, para o debate público sobre regras de transparência e responsividade da burocracia estatal.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Fabiana Luci de Oliveira - Coordenador / Luciana Gross Cunha - Integrante / Vanessa Elias de Oliveira - Integrante / Chiara Mori Passoni - Integrante / Clara Vinholi Araujo - Integrante / Bruna Aveiro Santos - Integrante.
Membro: Fabiana Luci de Oliveira.
7.   2019-Atual. Sociedade rural e governanca das aguas na Franca: dialogos com a experiencia brasileira
Descrição: Este projeto tem como objetivo discutir a gênese social da crença na eficácia do discurso econômico nas instâncias descentralizadas de governança ambiental em áreas rurais. O projeto propõe a problematização da hipótese de que a consolidação da questão ambiental na agenda político-social contemporânea está intimamente relacionada com o potencial de nominação que a teoria da utilidade marginal desenvolveu no curso do século XX. Para tanto, empreenderá esforços de investigação bibliográfica e documental sobre os atos de nominação econômica da questão ambiental em contextos de ruralidade a partir da experiência da gestão descentralizada e participativa das águas nos territórios rurais da França – experiência internacionalmente reconhecida e, no Brasil, adotada como referência no debate sobre valoração econômica dos recursos hídricos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Rodrigo Constante Martins - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Membro: Rodrigo Constante Martins.

2018

1.   2018-Atual. A regulacao dos mercados (i)legais: mecanismos de reproducao de desigualdades e violencia
Descrição: O projeto de pesquisa tem como objetivo mapear o mercado (i)legal de veículos e seus mecanismos de produção de desigualdades e violência, a partir da cidade de São Paulo. A pesquisa se justifica pela carência de produção acadêmica nacional e internacional, em Ciências Sociais, a respeito do mercado ilegal de veículos, suas dinâmicas e formas de regulação. Há ainda menos trabalhos sobre as relações sociais e urbanas ele engendra, a despeito de sua característica transnacional, sua pujança econômica e sua vinculação direta, em especial no caso de São Paulo, a diferentes práticas violentas e, sobretudo, à letalidade policial. Experiências anteriores de pesquisa sobre o mundo do crime, o Primeiro Comando da Capital e as dinâmicas de construção das políticas de segurança, em São Paulo, contextualizam a proposta. A expressão mercado (i)legal é utilizada porque: i) o que conhecemos como mercado formal negocia mercadorias ilegais/informais em grande escala; ii) a dinâmica do roubo/furto de veículos incide diretamente sobre ramos legítimos da economia (seguros, automóveis, autopeças etc.) mas também sobre a organização criminal (facções, operadores dos mercados de drogas, armas e contrabando). Nesta primeira etapa, pretende-se estudar este mercado transnacional a partir de São Paulo, que concentra 45% do total de roubos/furtos de veículos do país. Ao contrário de outros mercados ilegais (drogas e armas, por exemplo), este permite quantificação e dimensionamento muito mais precisos, por meio de dados oficiais e produzidos por seguradoras. #10;A proposta tem como focos: i) A produção e reprodução de desigualdades no acesso a recursos pelos sujeitos inscritos no mercado de veículos, em especial renda legal e ilegal, além de acesso desigual a serviços públicos e privados relativos à vida urbana; ii) Os modos de regulação da distribuição da violência, compreendida como uso da força, tanto criminal quanto estatal, em especial homicídios. Associando essas duas dimensões do projeto, estudadas quali e quantitativamente, a exposição sistemática à violência deverá também ser compreendida como elemento da composição do quadro de produção/reprodução das desigualdades em São Paulo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Gabriel de Santis Feltran - Coordenador / Deborah Fromm - Integrante / andré de Pieri Pimentel - Integrante / Gregório Zambon - Integrante / Janaína Maldonado - Integrante / Luana Dias Motta - Integrante / Isabela Vianna - Integrante / Lucas Alves Fernandes - Integrante / Juliana Alcântara - Integrante / Luiz Gustavo Simão - Integrante.
Membro: Gabriel de Santis Feltran.
2.   2018-2019. Entre a estrutura institucional e o dialogo externo: percursos de racionalizacao em organizacoes cristas
Descrição: Este projeto dá sequência e aprofunda investigação feita anteriormente com apoio da FAPESP sobre feições cristãs brasileiras, abrangendo catolicismo, protestantismo e também espiritismo kardecista, dada a materialização do princípio cristão da caridade que os espíritas promovem. Desta vez, a pesquisa se volta especificamente para o processo de racionalização em determinadas organizações cristãs, algo que tem, basicamente, duas direções diferentes e, portanto, reúne dois grupos distintos de organizações a serem investigadas. O primeiro é da racionalização voltada para dentro, no sentido da estruturação institucional e crescente profissionalização ou burocratização. Já o segundo é voltado para fora, visando interlocução da organização com outras mais, inclusive de identidades religiosas diferentes e também com o poder público em prol de direitos cidadãos. Paralelamente à análise de tal processo nesses dois conjuntos, será feita também, embora sem o mesmo grau de aprofundamento, a abordagem da racionalização que leva pessoas movidas por valores cristãos a fundar e desenvolver organizações assistenciais laicas, de modo que será abordado um caso desse tipo. Como esta pesquisa contempla aspectos econômicos quanto à captação e gestão de recursos por parte das organizações religiosas em foco, ela acaba por dar prosseguimento também à linha investigativa do projeto anterior, qual seja: a relação entre religião e economia. A pesquisa proposta, evidentemente, tem acentuada referência weberiana.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: André Ricardo de Souza - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2
Membro: Andre Ricardo de Souza.
3.   2018-Atual. O Supremo Tribunal Federal e a Politica no Periodo de Transicao Democratica
Descrição: O projeto visa discutir as relações do STF com a política no período de transição democrática (1979 à 1988), analisando as decisões relativas às Representações de Inconstitucionalidade (Rps). A proposta é investigar a dinâmica do processo decisório no STF, verificando a validade analítica do conceito de judicialização da política na interpretação da atuação do tribunal nesse período. Para isso, busca-se descrever a agenda decisória do STF, mapeando as temáticas às quais o tribunal foi chamado a decidir em controle de constitucionalidade, e como efetivamente decidiu; e analisar a dinâmica de funcionamento do colegiado, identificando a forma como os ministros se compuseram para votar e os fatores determinantes da formação das coalizões majoritárias.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Fabiana Luci de Oliveira - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro.
Membro: Fabiana Luci de Oliveira.
4.   2018-2020. Percepcoes de profissionais de saude sobre direitos sexuais e reprodutivos na cidade de Sao Paulo
Descrição: Este projeto tem como objetivo identificar e analisar as percepções de profissionais da área de saúde paulistana sobre os direitos sexuais e reprodutivos. Direitos sexuais e reprodutivos são dois conjuntos de direitos que se articulam e complementam. Parte dos direitos humanos, se caracterizam pelo reconhecimento de que a sexualidade e a reprodução vão muito além do biológico, pois são sociais e históricas. Tais direitos têm uma história de incorporação dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) que remonta à década de 1980. A pesquisa tem como objetivo averiguar o grau de conhecimento dos profissionais de saúde sobre esses direitos que impactam diretamente no atendimento de pacientes mulheres e LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersex).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Richard Miskolci Escudeiro - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Richard Miskolci Escudeiro.
5.   2018-Atual. Seguranca e relacoes raciais : policiamento ostensivo e producao das desigualdades
Descrição: A pesquisa procura investigar o modelo de policiamento ostensivo, as concepções a ele subjacentes, o desenho das formas mais usuais de policiamento, assim como as práticas dos policiais no cotidiano das operações. A hipótese é a de haver viés racial na produção da segurança pública no Brasil, não necessariamente nas opiniões pessoais dos policiais, mas no próprio desenho das práticas de policiamento que enfocam certos tipos sociais racializados, práticas delitivas e espacialidades, cujos efeitos são a produção da desigualdade racial nos resultados do policiamento, em especial prisões em flagrante e mortes. A interpretação dos dados se orientará por perceber semelhanças e diferenças nos resultados obtidos nas cinco realidades pesquisadas, procurando elementos que permitam reconhecer características organizacionais e contextos políticos que contribuem para a desigualdade racial ou para sua possível superação. O modelo de policiamento ostensivo será estudado em cinco Unidades da Federação (São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Distrito Federal) a partir dos efeitos de sua atuação sobre os grupos raciais. Pretende-se coletar informações quantitativas sobre o perfil dos presos em flagrante (raça/cor, idade, tipo de delito) para compreender o foco da atuação policial no controle do crime, com base em registros oficiais (boletins de ocorrência) em cada estado. Dados quantitativos sobre o perfil dos mortos em ação policial complementam a análise. Observação direta de práticas de policiamento em locais de grande circulação também será utilizada como técnica para levantamento de dados sobre as abordagens a públicos com diferentes perfis, bem como observação em locais de maior ocorrência de prisões em flagrante. Entrevistas com policiais militares (oficiais e praças) nas cinco UF serão realizadas com o objetivo de compreender como interpretam os dados obtidos, o que pensam das relações raciais e o policiamento, como se posicionam diante das acusações públicas de racismo institucional nas organizações policiais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jacqueline Sinhoretto - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Jacqueline Sinhoretto.

2017

1.   2017-2020. A cruzada moral contra os direitos sexuais: um estudo sobre o fantasma da ideologia de genero
Descrição: O presente projeto tem por objeto a identificação e pesquisa dos grupos de interesse que, nos últimos anos, têm se articulado em uma aliança contra avanços nos direitos sexuais e reprodutivos. O objetivo é analisar a construção e o desenrolar dessa aliança em torno do referente que tais grupos chamam de “ideologia de gênero”. Nesse sentido, a metodologia investigativa se baseará em reconstituição histórica por meio de pesquisa documental e de acompanhamento e análise sociológica de conteúdos de sítios e redes sociais dos tais grupos e principais divulgadores. A análise se dará com base nos estudos de gênero e sexualidade e na sociologia digital.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Richard Miskolci Escudeiro - Coordenador.
Membro: Richard Miskolci Escudeiro.
2.   2017-2020. Desejos Digitais: homossexualidades masculinas, midias digitais e mercado na sociedade brasileira contemporanea
Descrição: Este projeto busca expandir a etnografia desenvolvida no triênio anterior#10;com homens paulistanos adultos que buscam parceiros do mesmo sexo usando mídias#10;digitais acompanhando a transição do uso de sites da internet por meio de#10;computadores para o uso de aplicativos em equipamentos móveis como smartphones#10;e tablets. O principal objetivo da pesquisa é o de mapear e compreender a nova#10;economia do desejo que entrelaça sexo e amor em uma nova configuração econômica#10;e de consumo em que as relações sociais passam a ser crescentemente mediadas#10;digitalmente. De forma geral, associará à etnografia análises sobre a emergência de#10;uma nova ética sexual associada ao mercado sexual e amoroso#10;contemporâneo. Em termos específicos, a pesquisa pretende identificar e compreender#10;as razões sociais que impulsionam o uso das mídias digitais pelos homens paulistanos. Como hipóteses iniciais há o contexto de insegurança e as pressões diversas para manterem uma vida heterossexual no espaço público em geral assim como os temores envolvendo DSTs e a contaminação pelo hiv... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Richard Miskolci Escudeiro - Coordenador. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 5
Membro: Richard Miskolci Escudeiro.
3.   2017-Atual. Estrategias de controle do crime e administracao de conflitos
Descrição: Este subprojeto enfoca a administração institucional de conflitos a partir do estudo de diferentes estratégias contemporâneas de controle do crime. Procura interpretar, no mesmo quadro de compreensão, formas diferentes de administrar os conflitos relacionados à emergência de novos modos de organização do crime no Sudeste ? em especial em São Paulo, mas não apenas ? e os controles desenvolvidos e acionados por agentes estatais. Os estudos prévios realizados sobre a temática, incluindo o subprojeto ?A nova organização do mundo do crime e as instituições estatais de controle social e prevenção? desenvolvido no âmbito do InEAC (2012-2015), apontaram para a definição de ao menos quatro estratégias de controle do crime, que orientam as pesquisas empíricas do presente grupo. Em torno destas estratégias são mobilizados recursos, saberes, práticas e redes profissionais que articulam e tencionam grupos de agentes estatais nas corporações policiais, da justiça e nos programas de prevenção. Para o período atual, pretende-se refinar o conhecimento de como são constituídas e operadas as estratégias, buscando reconhecer os grupos de agentes que as mobilizam, as disputas e composições entre atores, a construção e mobilização de saberes específicos que orientam a ação no campo do controle do crime. Entre quatro as estratégias previamente reconhecidas, delineia-se o chamado combate militarizado, protagonizado por agentes da Polícia Militar. Nesta estratégia de controle do crime, os acusados são associados a ?inimigos? a serem combatidos, produzindo altas taxas de letalidade na ação policial, vitimando um perfil definido, constituídos por jovens do sexo masculino e predominantemente de cor negra. Ao lado desta estratégia, identificam-se os contornos contemporâneos das formas clássicas de controle do crime por meio da utilização do aparato penal, que tem produzido taxas muito elevados de encarceramento, também concentradas sobre jovens que cometem crimes patrimoniais e tráfico de drogas que envolvem pequenos valores. A administração penal dos conflitos do crime produz também larga impunidade para os crimes contra a vida e para a violência policial. Estas estratégias sofrem uma aparente concorrência de novas formas de administração de conflitos, introduzidas no Brasil a partir da importação de saberes e de mudanças legislativas que instituíram procedimentos alternativos de administração de conflitos no interior do sistema de justiça e programas de prevenção de delitos no campo da segurança. Até o momento, a pesquisa avançou no sentido da proposição da hipótese de que as justiças alternativas e os programas de prevenção inserem-se num quadro de seletividade de conflitos a serem tratados por formas mais duras de intervenção (como letalidade e prisão) e formas mais doces de justiça, destinadas a tipos de conflitos e tipos de acusados considerados menos ofensivos ou perigosos. Nestas estratégias, outros saberes profissionais disputam espaço com os saberes policiais e judiciais, em busca de tratamento e profilaxia de possíveis desvios, especialmente destinados a adolescentes, usuários de drogas e moradores de rua. Buscam instituir formas de administração de conflitos que sejam alternativas ao modelo penal. Contudo, a hipótese construída a partir da experiência prévia de pesquisa indica que possíveis colonizações do tratamento penal dos conflitos ocorrem nestas formas de administração de conflitos. É do interesse desta pesquisa reconhecer as formas concretas de funcionamento de programas de justiça e policiamento alternativos e sua capacidade de disputar a hegemonia do tratamento criminal dos conflitos e a definição dos desviantes como inimigos a serem neutralizados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (9) . Integrantes: Jacqueline Sinhoretto - Coordenador / Liana de Paula - Integrante / Juliana Tonche - Integrante / Giane Silvestre - Integrante / David Esmael Marques da Silva - Integrante / Henrique de Linica dos Santos Macedo - Integrante / Jade Santoro Cavalli - Integrante / André Sales dos Santos Cedro - Integrante / Felipe Athayde Lins Melo - Integrante / Raphael de Almeida Silva - Integrante / Paula Paschoal Rodrigues Garcia - Integrante / Maria Carolina de Camargo Schlittler - Integrante / Henrique Cezar Souza de Oliveira - Integrante / Eduardo Henrique Rossler Junior - Integrante. Financiador(es): Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional Conflitos - Auxílio financeiro.
Membro: Jacqueline Sinhoretto.
4.   2017-Atual. Estrategias de controle do crime e administracao de conflitos: o caso de Sao Paulo
Descrição: Este subprojeto enfoca a administração institucional de conflitos a partir do estudo de diferentes estratégias contemporâneas de controle do crime. Procura interpretar, no mesmo quadro de compreensão, formas diferentes de administrar os conflitos relacionados à emergência de novos modos de organização do crime no Sudeste ? em especial em São Paulo, mas não apenas ? e os controles desenvolvidos e acionados por agentes estatais. Os estudos prévios realizados sobre a temática, incluindo o subprojeto ?A nova organização do mundo do crime e as instituições estatais de controle social e prevenção? desenvolvido no âmbito do InEAC (2012-2015), apontaram para a definição de ao menos quatro estratégias de controle do crime, que orientam as pesquisas empíricas do presente grupo. Em torno destas estratégias são mobilizados recursos, saberes, práticas e redes profissionais que articulam e tencionam grupos de agentes estatais nas corporações policiais, da justiça e nos programas de prevenção. Para o período atual, pretende-se refinar o conhecimento de como são constituídas e operadas as estratégias, buscando reconhecer os grupos de agentes que as mobilizam, as disputas e composições entre atores, a construção e mobilização de saberes específicos que orientam a ação no campo do controle do crime. Entre quatro as estratégias previamente reconhecidas, delineia-se o chamado combate militarizado, protagonizado por agentes da Polícia Militar. Nesta estratégia de controle do crime, os acusados são associados a ?inimigos? a serem combatidos, produzindo altas taxas de letalidade na ação policial, vitimando um perfil definido, constituídos por jovens do sexo masculino e predominantemente de cor negra. Ao lado desta estratégia, identificam-se os contornos contemporâneos das formas clássicas de controle do crime por meio da utilização do aparato penal, que tem produzido taxas muito elevados de encarceramento, também concentradas sobre jovens que cometem crimes patrimoniais e tráfico de drogas que envolvem pequenos valores. A administração penal dos conflitos do crime produz também larga impunidade para os crimes contra a vida e para a violência policial. Estas estratégias sofrem uma aparente concorrência de novas formas de administração de conflitos, introduzidas no Brasil a partir da importação de saberes e de mudanças legislativas que instituíram procedimentos alternativos de administração de conflitos no interior do sistema de justiça e programas de prevenção de delitos no campo da segurança. Até o momento, a pesquisa avançou no sentido da proposição da hipótese de que as justiças alternativas e os programas de prevenção inserem-se num quadro de seletividade de conflitos a serem tratados por formas mais duras de intervenção (como letalidade e prisão) e formas mais doces de justiça, destinadas a tipos de conflitos e tipos de acusados considerados menos ofensivos ou perigosos. Nestas estratégias, outros saberes profissionais disputam espaço com os saberes policiais e judiciais, em busca de tratamento e profilaxia de possíveis desvios, especialmente destinados a adolescentes, usuários de drogas e moradores de rua. Buscam instituir formas de administração de conflitos que sejam alternativas ao modelo penal. Contudo, a hipótese construída a partir da experiência prévia de pesquisa indica que possíveis colonizações do tratamento penal dos conflitos ocorrem nestas formas de administração de conflitos. É do interesse desta pesquisa reconhecer as formas concretas de funcionamento de programas de justiça e policiamento alternativos e sua capacidade de disputar a hegemonia do tratamento criminal dos conflitos e a definição dos desviantes como inimigos a serem neutralizados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (3) . Integrantes: Jacqueline Sinhoretto - Coordenador / Liana de Paula - Integrante / Juliana Tonche - Integrante / Giane Silvestre - Integrante / Felipe Athayde Lins de Melo - Integrante / David Esmael Marques da Silva - Integrante / Henrique de Linica dos Santos Macedo - Integrante / Jade Cavalli - Integrante / Paula Paschoal - Integrante / Eduardo Rossler - Integrante / André Cedro de Araújo Sales - Integrante. Número de orientações: 6
Membro: Jacqueline Sinhoretto.
5.   2017-Atual. INCT ? Instituto de Estudos Comparados em Administracao Institucional de Conflitos - INCT-InEAC
Descrição: O presente projeto aprovado na Chamada Nº 16/2014 INCT/MCT/CNPq/CAPES/FAPs do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia/CNPq, é resultado de articulação de uma rede nacional e internacional de instituições de ensino, pesquisa e extensão, reunidos há 06 anos no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia/Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT/In-EAC), aprovado, em abril de 2009, na Chamada Nº 15/2008 MCT/CNPq/FNDCT/CAPES/FAPEMIG/FAPERJ/FAPESP/ Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia. Esse programa é aqui consolidado e ampliado no sentido de promover ainda mais o trabalho de interlocução, inédito no Brasil, entre as ciências sociais e as ciências socicais aplicadas, especialmente entre a Antropologia e o Direito. A rede reunida nesse projeto integra instituições ? grupos de pesquisa e programa de pós-graduação- de sete estados brasileiros (RJ, MG, SP, PE, BA, RS, DF) e cinco países (Canadá, Argentina, França, Estados Unidos, Portugal). Este novo INCT tem como escopo da atuação a análise dos processos de administração institucional de conflitos e as formas não institucionais, especialmente, os processos de demanda de direitos e por reconecimento por parte de diversos atores. Essas duas vias de pesquisa articulam-se com as ações propostas na área da transferência de conhecimento. No primeiro caso, trata-se de ações fortemente ancoradas nas tecnologias de formação, capacitação e interlocução como operadores dos sistemas de Segurança Pública, de Justiça e de outras burocracias estatais, gerando espaços de desconstrução e construção de matrizes e práticas institucionais e corporativas arraigadas nas formas de fazer do Estado no Brasil. No segundo caso, as ações serão inovadoras no sentido da construção de tecnologias sociais que promovam não a aplicação unilateral do conhecimento, mas a construção conjunta de formas de intervenção na esfera e no espaço públicos que considerem diferentes pontos de vista e reivindicações das pessoas envolvidas nos conflitos tratados pelas agências públicas. No campo da atuação internacional do Instituto, as estratégias são tendentes à internacionalização de nossos pesquisadores e não só da produção por eles elaborada, como a publicação em revistas estrangeiras e participação em eventos acadêmicos internacionais. O foco da internacionalização do presente projeto é vencer os obstáculos impostos pela exclusão de nossa área do Programa Ciência Sem Fronteiras, para promover o intercâmbio institucional e fluido entre pesquisadores, estudantes e professores dos países envolvidos, como vistas à troca de experiências de pesquisa, de ambientes acadêmicos mas, principalmente, para criar oportunidades para realização de pesquisas de campo em outros países, com a finalidade de produzir resultados que possam ser contrastados àqueles aqui obtidos. Assim, destaca-se que esse projeto se funda em uma perspectiva comparada e multidisciplinar de análise, pioneira no Brasil em relação à interlocução entre o Direito e as Ciências Sociais, no entendimento da Segurança Pública como um campo de disputas e consensos que vai além da criminalidade e da intervenção repressiva.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jacqueline Sinhoretto - Integrante / Roberto KANT DE LIMA - Coordenador / Maria Stella Amorim - Integrante / Luís Roberto Cardoso de Oliveira - Integrante / Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo - Integrante / Kátia Sento Sé Mello - Integrante / Fabio Reis Mota - Integrante / Eduardo Cerqueira Batitucci - Integrante / Herbert Toledo Martins - Integrante / Ana Paula Mendes de Miranda - Integrante / Carlos Abraão Moura Valpassos - Integrante / Daniel Schroeter Simião - Integrante / Edilson Márcio Almeida da Silva - Integrante / Fernanda Duarte Lopes Lucas da Silva - Integrante / Frederico Policarpo de Mendonça Filho - Integrante / Glaucia Maria Pontes Mouzinho - Integrante / Haydée G. C. Caruso - Integrante / Laura Graziela Gomes - Integrante / Lenin dos Santos Pires - Integrante / Lucía Eilbaum - Integrante / Marco Antonio da Silva Mello - Integrante / Nalayne Mendonça Pinto - Integrante / Neiva Vieira da Cunha - Integrante / Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto - Integrante / Pedro Heitor Barros Geraldo - Integrante / Ronaldo Joaquim da Silveira Lobão - Integrante / Simoni Lahud Guedes - Integrante / Sofía Tiscornia - Integrante / Soraya Silveira Simões - Integrante / Vivian Gilbert Ferreira Paes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Membro: Jacqueline Sinhoretto.
6.   2017-Atual. INTELECTUAIS E ATIVISTAS EM MOVIMENTO: a construcao do transnacionalismo negro no seculo XX.
Descrição: Dentre os objetivos da pesquisa, o principal é analisar como a ideia de diáspora, aplicada a experiência negra no Novo Mundo, está reenquadrando o sentido de ser negro, ao menos desde final da Segunda Guerra Mundial em 1945, quando é amadurecida em Paris a ideia de uma ?presença africana?, afirmada no Congresso Pan-africano de Manchester. A ideia de uma grande reunião de homens negros provenientes de todas as zonas do mundo não era de todo nova. No entanto, o que em meados dos anos 1960 passamos a denominar de Diáspora Africana, faz parte de um longo processo histórico de construção de uma identidade fora do continente. Meu argumento é que a identificação no século XX com o continente africano gerou o surgimento de um tipo de associativismo forjado na experiência de exclusão e rejeição física e simbólica dos negros, bem como na valorização positiva da origem africana.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Valter Roberto Silvério - Coordenador / Dionisio Pimenta - Integrante / Erik Wellington Barbosa Borda - Integrante.
Membro: Valter Roberto Silverio.
7.   2017-Atual. Policiamento e relacoes raciais: estudo comparado sobre formas contemporaneas de controle do crime
Descrição: Este projeto destina-se a investigar o modelo de policiamento ostensivo em cinco Unidades da Federação (São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Distrito Federal) a partir dos efeitos de sua atuação sobre os grupos raciais. Pretende-se coletar informações quantitativas sobre o perfil dos presos em flagrante (raça/cor, idade, tipo de delito) para compreender o foco da atuação policial no controle do crime, com base em registros oficiais (boletins de ocorrência) em cada estado. Dados quantitativos sobre o perfil dos mortos em ação policial complementam a análise. Observação direta de práticas de policiamento em locais de grande circulação também será utilizada como técnica para levantamento de dados sobre as abordagens a públicos com diferentes perfis, bem como observação em locais de maior ocorrência de prisões em flagrante. Entrevistas com policiais militares (oficiais e praças) nas cinco UF serão realizadas com o objetivo de compreender como interpretam os dados obtidos, o que pensam das relações raciais e o policiamento, como se posicionam diante das acusações públicas de racismo institucional nas organizações policiais. Desta forma, a pesquisa procura investigar tanto os modelos de policiamento ostensivo, as concepções a ele subjacentes, o desenho das formas mais usuais de policiamento, assim como as práticas dos policiais no cotidiano das operações. A hipótese é a de haver viés racial na produção da segurança pública no Brasil, não necessariamente nas opiniões pessoais dos policiais, mas no próprio desenho das práticas de policiamento que enfocam certos tipos sociais racializados, certas práticas delitivas e certas espacialidades, cujos efeitos são a produção da desigualdade racial nos resultados do policiamento, em especial prisões em flagrante e mortes. A interpretação dos dados se orientará por perceber semelhanças e diferenças nos resultados obtidos nas cinco realidades pesquisadas, procurando ressaltar elementos que permitam reconhecer características organizacionais e contextos políticos que contribuem para a configuração da desigualdade racial ou para sua possível superação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Jacqueline Sinhoretto - Coordenador / Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo - Integrante / David Esmael Marques da Silva - Integrante / Henrique de Linica dos Santos Macedo - Integrante / Eduardo Cerqueira Batitucci - Integrante / José Luiz de Amorim Ratton Júnior - Integrante / Haydée Caruso - Integrante / Luís Felipe Zilli - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Jacqueline Sinhoretto.
8.   2017-Atual. Sociologia da governanca das aguas em contextos de ruralidade
Descrição: O projeto investiga os arranjos de governança das águas em contextos de ruralidade, articulando os conflitos agrários à temática ambiental. Objetiva a compreensão interpretativa das formas como as lideranças da agricultura paulista vem construindo a representação do setor nas instâncias de governança participativa das águas no estado – notadamente o Conselho Estadual de Recursos Hídricos e os Comitês de Bacias Hidrográficas. Busca lançar novas luzes sobre a chamada “crise hídrica” a partir das práticas de experimentação econômica da questão ambiental, tentando compreender como os enunciados mercantis atuam simultaneamente como realidade descritiva e prescritiva no moderno debate socioambiental, atendendo a certos regimes de justificação de práticas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rodrigo Constante Martins - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 8
Membro: Rodrigo Constante Martins.
9.   2017-2020. STF e PGR na transicao democratica: processo decisorio e judicializacao da politica
Descrição: A pesquisa busca investigar a atuação do Procurador-Geral da República (PGR) junto ao STF nas solicitações de instauração do controle abstrato de normas por representação de inconstitucionalidade no período de 1979-1988, a partir do seu papel ativo na impugnação de normas, e como gatekeeper na filtragem de demandas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fabiana Luci de Oliveira - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Fabiana Luci de Oliveira.
10.   2017-2020. Trabalho e globalizacao periferica no Brasil : Um estudo comparativo em tres setores produtivos
Descrição: O objetivo do projeto é analisar o novo e complexo cenário no qual tem se reconfigurado o mundo do trabalho ? com a criação de novas ocupações marcadas pela demanda por criatividade-, ao mesmo tempo em que se perpetuam formas arcaicas de produção e utilização da força de trabalho (mas operadas sob a lógica da flexibilização e inseridas em amplas redes globalizadas). Pretende-se investigar esses processos de forma situada e, ao mesmo tempo, comparativa e interconectada com a verificação de regularidades mais gerais, como representativas do que chamamos de globalização periférica. O mercado de trabalho contemporâneo tem se apresentado de forma tão heterogênea, no que se refere aos modelos de contrato, condições de trabalho e percepção dos trabalhadores acerca das experiências vividas, que a interlocução entre estudos de variadas formas de inserção laboral, ou de inserções laborais semelhantes em territórios sócio geográficos diferentes, se constitui numa estratégia importante para nos ajudar a refletir sobre suas zonas cinzentas. Temos como recorte empírico três categorias de trabalhadores representativos dessas mudanças, pelo tipo de atividade que realizam, pelas formas organizacionais e jurídicas em que estão engajados e que são representativas de um deslocamento espacial real ou virtual e que se encontram num continuum, onde se mesclam extremos: sweatshops ou oficinas do vestuário, historicamente precários; operários da indústria automobilísticas, representação de um modelo fordista em declínio; e trabalhadores do conhecimento vinculados as novas tecnologias, os trabalhadores digitais da produção de software. O recorte sócio-espacial será entre São Paulo e Nordeste, mais especificamente São Carlos-Campina Grande-PB (trabalho digital em startups); São Paulo (Brás), e Santa Cruz do Capibaribe (PE) (confecções, produção e vendas); São Carlos/Itirapina e Goiana (PE) (indústria automobilística).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Jacob Carlos Lima - Coordenador / Iara Maria de Araujo - Integrante / Roseli Corteletti - Integrante / Fernando Ramalho Martins - Integrante / Aline Suelen Pires - Integrante / Daniela Ribeiro de Oliveira - Integrante / Marcos Lázaro Prado - Integrante / Edvaldo Carvalho Alves - Integrante.
Membro: Jacob Carlos Lima.
Descrição: O objetivo do projeto é analisar o novo e complexo cenário no qual tem se reconfigurado o mundo do trabalho, com a criação de novas ocupações marcadas pela demanda por criatividade, ao mesmo tempo em que se perpetuam formas arcaicas de produção e utilização da força de trabalho (mas operadas sob a lógica da flexibilização e inseridas em amplas redes globalizadas). Pretende-se investigar esses processos de forma situada e, ao mesmo tempo, comparativa e interconectada com a verificação de regularidades mais gerais, como representativas do que chamamos de globalização periférica. O mercado de trabalho contemporâneo tem se apresentado de forma tão heterogênea, no que se refere aos modelos de contrato, condições de trabalho e percepção dos trabalhadores acerca das experiências vividas, que a interlocução entre estudos de variadas formas de inserção laboral, ou de inserções laborais semelhantes em territórios sócio geográficos diferentes, se constitui numa estratégia importante para nos ajudar a refletir sobre suas zonas cinzentas. Temos como recorte empírico três categorias de trabalhadores representativos dessas mudanças, pelo tipo de atividade que realizam, pelas formas organizacionais e jurídicas em que estão engajados e que são representativas de um deslocamento espacial real ou virtual e que se encontram num continuum, onde se mesclam extremos: sweatshops ou oficinas do vestuário, historicamente precários; operários da indústria automobilísticas, representação de um modelo fordista em declínio; e trabalhadores do conhecimento vinculados as novas tecnologias, os trabalhadores digitais da produção de software. O recorte sócio-espacial será entre São Paulo e Nordeste, mais especificamente São Carlos-Campina Grande-PB (trabalho digital em startups); São Paulo (Brás), e Santa Cruz do Capibaribe (PE) (confecções, produção e vendas); São Carlos/Itirapina e Goiana (PE) (indústria automobilística).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Aline Suelen Pires - Integrante / Jacob Carlos Lima - Coordenador / Angelo Martins Junior - Integrante / Fernando Ramalho Martins - Integrante / Daniela Ribeiro de Oliveira - Integrante / Iara Maria de Araújo - Integrante / Roseli Corteletti - Integrante / Marcos Lázaro Prado - Integrante / Edvaldo Carvalho Alves - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Aline Suelen Pires.

2016

1.   2016-Atual. Ambientalismo, politica e novas subjetividades
Descrição: A subjetividade, sobretudo a subjetividade política, é tema constitutivo das correntes mais críticas da sociologia, desde o marxismo, passando pela Escola de Frankfurt, até o pós-estruturalismo em sua vertente sociológica, filosófica e psicanalítica. Os novos movimentos ambientalistas por reconhecimento de não humanos como sujeitos de direito, entre outras forças sociais de natureza infra ou superestrutural, como a emergência e disseminação de práticas comunicativas eletronicamente mediadas, contribuem para a transformação, ao menos no plano ideológico, da noção de subjetividade. O projeto sugere a hipótese segundo a qual, no lugar da superação do humanismo, tem-se o alargamento da própria noção de subjetividade humana. Para averiguá-la, o projeto visa investigar, através de pesquisa empírica, de que modo esta nova noção de subjetividade se revela no discurso da militância ambientalista e na jurisprudência envolvendo não humanos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Samira Feldman Marzochi - Coordenador.
Membro: Samira Feldman Marzochi.
2.   2016-2017. Audiencia de Custodia, Prisao Provisoria e Medidas Cautelares ? Obstaculos Institucionais e Ideologicos a Efetivacao da Liberdade como Regra
Descrição: A pesquisa se propõe a investigar os elementos estruturais e ideológicos que fomentam o uso abusivo da prisão provisória no Brasil, mais especificamente em seis estados da Federação: Tocantins, Alagoas, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Para tanto, buscará identificar quais as modificações implementadas em cada um dos seis estados pesquisados, no âmbito do Poder Judiciário, para a implementação das audiências de custódia e das medidas cautelares no processo penal. Também será analisada a percepção dos operadores jurídicos envolvidos com a implementação das audiências sobre suas potencialidades, assim como sobre as dificuldades para a sua implementação... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jacqueline Sinhoretto - Integrante / Renato Sérgio de Lima - Integrante / Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo - Coordenador / Giane Silvestre - Integrante / Maria Carolina de Camargo Schlittler - Integrante / Christiane Russomano Freire - Integrante / Carolina Costa Ferreira - Integrante / Ana Cláudia Cifali - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Justiça - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
Membro: Jacqueline Sinhoretto.
3.   2016-2016. De-Centering Legal Academy? Women faculty and difference in Brazilian Law Schools, comparative perspectives
Descrição: This study looks at how the fragmentation of higher education models and the diversification of the social composition of faculty through the incorporation of women and difference have impacted teaching in the field of Law in Brazil. The hypothesis is that this is part of a global process which while producing a de-centering of legal knowledge, simultaneously engenders a certain homogenization of the field. The research seeks to identify such de-centerings, although unable to erradicate inequality and domination, are not limited to the reproduction of fixed, hegemonic patterns. The fieldwork employs on a qualitative approach, mingling case studies, semi-structured interviews, use of documents and historical sources as well as collection of secondary quantitative data.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria da Gloria Bonelli - Coordenador / Hilary Sommerlad - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Membro: Maria da Gloria Bonelli.
4.   2016-Atual. Descentrando a docencia do Direito? Mulheres e diferenca no ensino juridico no Brasil
Descrição: Bolsa Produtividade 1B#10;O estudo investiga como a fragmentação dos modelos de instituição de ensino superior e a diversificação da composição social de seus professores, com a incorporação das mulheres e da diferença no corpo docente atuaram sobre o ensino jurídico no Brasil. A hipótese é que esse processo globalmente difundido esteja produzindo o descentramento da docência do Direito, ao mesmo tempo que engendre formas de sua homogeneização. A pesquisa procura identificar tais deslocamentos, compreendendo que eles não erradicam desigualdades nem dominação, mas não se restringem a reprodução de um padrão hegemônico fixo. Para o trabalho de campo recorre à abordagem qualitativa, com estudos de casos, observação, entrevista semiestruturadas, pesquisa documental e histórica, bem como a coleta de dados secundários quantitativos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Maria da Gloria Bonelli - Coordenador / Patricia Tuma Bertolin - Integrante / Veridiana P. P. Campos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Maria da Gloria Bonelli.
5.   2016-2018. Dominacao e justificacao nas praticas de governanca das aguas em contextos de ruralidade
Descrição: Temas relativos aos conflitos pelo acesso à água no Brasil têm recebido crescente atenção das ciências sociais. Desde o início da década de 1990, a implementação dos novos arcabouços de gestão das águas no país – amparados em princípios descentralizados e participativos de governança ambiental – vem sendo interpretada em suas dimensões político-institucionais, de esfera pública e de situações de legitimidade e dominação. O projeto em tela pretende investigar o tema da governança das águas em contextos de ruralidade, articulando os conflitos agrários à temática ambiental. Em particular, tem como objetivo a compreensão interpretativa das formas como as lideranças da agricultura paulista vem construindo a representação do setor nas instâncias de governança participativa das águas no estado – notadamente o Conselho Estadual de Recursos Hídricos e os Comitês de Bacias Hidrográficas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (4) . Integrantes: Rodrigo Constante Martins - Coordenador / Rodrigo de Freitas Espinoza - Integrante / Mariana Bombo Perozzi Gameiro - Integrante / Raiza Campregher - Integrante / Alexsandro Elias Arbarotti - Integrante / Janaina dos Santos de Souza - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 7
Membro: Rodrigo Constante Martins.
6.   2016-2019. Economia Feminista e Solidaria: acoes para o fortalecimento da autonomia economica das mulheres
Descrição: Este projeto irá promover a assessoria, capacitação e fomento à empreendimentos de economia solidária constituído por mulheres com base em metodologia participativa e feminista, beneficiando diretamente 900 mulheres e 60 EES no estado de São Paulo. Para tanto, entre as atividades do projeto estão a assessoria técnica permamente aos grupos, cursos e oficinas de formação e capacitação para as mulheres, ações de fomento e estratégias para melhoria da produção, comercialização e gestão dos EES, sistematização e difusão da metodologia utilizada e dos resultados das ações.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Fabio Jose Bechara Sanchez - Coordenador / Fernanda Mello - Integrante / Isabelle Hillenkamp - Integrante / Beatriz Schwenck - Integrante / Renata Baboni - Integrante.
Membro: Fabio Jose Bechara Sanchez.
7.   2016-Atual. LMI - SAGEMM - Laboratorio Misto Internacional
Descrição: The context of globalization is marked by an acceleration of social, economical and environmental interdependencies between regional social, production, political systems at a global scale. The proposed IJL in Social Sciences is located in the field of labour, social policies, gender and migration studies, beeing of central relevance in the contemporary context. This international integrated research consortium aims at hosting a focused, multisited and transdisciplinary research program. It will be based on mutually reinforcing actions of research and postgraduate education in the South. The IJL SAGEMM deals with the transformations of the work-family-welfare nexus in the South, in particular in Latin America, in focusing on similarities, relations, transnational influences, interdependencies but as well differences in between the different countries of the region.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fabio Jose Bechara Sanchez - Integrante / Jacob Carlos Lima - Integrante / Gabriel de Santis Feltran - Integrante / Cibele Saliba Rizek - Integrante / Fernanda Mello - Integrante / Isabelle Hillenkamp - Integrante / Isabel Pauline Hildegard Georges - Integrante / Isabel George - Coordenador.
Membro: Fabio Jose Bechara Sanchez.
8.   2016-Atual. PERCURSOS HISTORICO-SOCIAIS NA INCORPORACAO DE IMIGRANTES NO OESTE PAULISTA (1880-1950)
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Oswaldo Mario Serra Truzzi - Coordenador / Maria Silvia Beozzo Bassanezi - Integrante / Ana Silvia Volpi Scott - Integrante / Rogério da Palma - Integrante / Carla Fernandes Conceição - Integrante / Maria Izilda Santos Matos - Integrante / João Paulo da Silva - Integrante / Elda Martinez González - Integrante / João Pedro Volante - Integrante / Gabriela Valentini - Integrante / Gustavo Takeshi Taniguti - Integrante / José Moya - Integrante.
Membro: Oswaldo Mario Serra Truzzi.
9.   2016-2016. Seguranca Publica e Encarceramento no Brasil: articulacoes e tensoes entre politicas e praticas
Descrição: A pesquisa investigou as articulações, tensões e correlações entre o sistema de segurança pública e assuntos penitenciários no Brasil, por meio da análise de dados quantitativos secundários dos 27 estados do Brasil e de pesquisa qualitativa em 3 estados (São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco). A pesquisa qualitativa envolveu a produção e análise de dados primários em perspectiva comparada, enfocando o desenho das políticas públicas nos estados selecionados e os mecanismos de articulação setorial. Foram abordadas: as conexões entre as ações da segurança pública e do sistema penitenciário; as principais agendas das políticas de segurança pública e de assuntos penitenciários e a articulação e complementaridade existentes; como os estados têm gerenciado o fluxo de ações e os impactos mútuos entre segurança pública e assuntos penitenciários, mediante a descrição e análise dos desenhos de políticas públicas destes setores; experiências internacionais acerca da interação e articulação dos sistemas de segurança pública e penitenciário. Conclui-se que o impacto das políticas de segurança sobre o sistema penitenciário é enorme, visto que o encarceramento crescente é a praticamente a única resposta esperada das políticas de segurança; há fragilidade - e mesmo ausência - de articulação entre as políticas, o que pode redundar em agravamento de quadros de violência, crises na segurança e nas prisões e reforço de organização de grupos criminais a partir do cárcere; a garantia de direitos na execução das políticas de segurança e penitenciárias é um imenso desafio, posto que as condições carcerárias são degradadas; o custo econômico do crescimento do encarceramento é uma realidade que se impõe ao momento presente. Palavras chave: Assuntos Prisionais, Segurança Pública, Controle do Crime, Encarceramento, Seletividade. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jacqueline Sinhoretto - Coordenador / Liana de Paula - Integrante / Marcus Vinicius Gonçalves da Cruz - Integrante / Juliana Tonche - Integrante / Giane Silvestre - Integrante / Maria Carolina de Camargo Schlittler - Integrante / Eduardo Cerqueira Batitucci - Integrante / José Luiz de Amorim Ratton Júnior - Integrante / Letícia Godinho de Souza - Integrante / Rosânia Rodrigues de Souza - Integrante / Camila Caldeira Nunes Dias - Integrante / Gilson Macedo Antunes - Integrante / Amanda Mátar de Figueiredo - Integrante / Luís Felipe Zilli do Nascimento - Integrante / Sergio Luiz Félix da Silva - Integrante / camila costa cardeal - Integrante / Camila Vieira de Carvalho - Integrante / Clarissa Galvão Cavalcanti Borba - Integrante / Íris Pereira Silva - Integrante / Jasmin Guimarães dos Santos Amorim - Integrante / Karina Leite Marinho - Integrante / Laís Boás Figueiredo Kuller - Integrante / Leonardo de Carvalho Silva - Integrante / Luana Leite Rabelo - Integrante / Luania Ludmilla Castro - Integrante / Natália Regina Borba de Sá - Integrante / Rachel Juliene Menezes Sodré - Integrante. Financiador(es): Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil - Cooperação / Ministério da Justiça - Cooperação.
Membro: Jacqueline Sinhoretto.
10.   2016-Atual. Social Activities, gender, market and mobilities from below (Latin America) - Intenational Joint Laobratories - SAGEMM
Descrição: The IJL SAGEMM is the further development of an experienced and successful research network. The main objective of this research consortium is to create a sustainable, dynamic, and goal-oriented scientific network. It is organized around a pragmatic action plan that sets four mid- and long-term priorities. The various elements of the action plan are structured around concrete activities called Focused Shared Competencies. The priorities of the research program are: a) building an international integrated fully operational research structure, b) developing a network of knowledge mutualisation and innovation, c) building a place of excellence in the domain of postgraduate and doctoral training, d) creating knowledge transfer capacities to Southern universities and research centres. The context of globalization is marked by an acceleration of social, economical and environmental interdependencies between regional social, production, political systems at a global scale. The proposed IJL in Social Sciences is located in the field of labour, social policies, gender and migration studies, beeing of central relevance in the contemporary context. This international integrated research consortium aims at hosting a focused, multisited and transdisciplinary research program. It will be based on mutually reinforcing actions of research and postgraduate education in the South. The IJL SAGEMM deals with the transformations of the work-family-welfare nexus in the South, in particular in Latin America, in focusing on similarities, relations, transnational influences, interdependencies but as well differences in between the different countries of the region. In a global context, the actual paradoxal but also homogenic dynamics in between the North and the South nourrish the explication of the observed phenomenae.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (5) . Integrantes: Jacob Carlos Lima - Integrante / Isabel Georges - Coordenador / Cibele Saliba Risek - Integrante / Gabriel de Sanctis Feltran - Integrante / André Ricardo de Souza - Integrante / Aline Suelen Pires - Integrante / Fábio José Bechara Sanchez - Integrante / Christian Azais - Integrante / Isabelle hillenkamp - Integrante. Financiador(es): Institut de Recherche pour le Developpment - Auxílio financeiro.
Membro: Jacob Carlos Lima.
Descrição: The IJL SAGEMM is the further development of an experienced and successful research network. The main objective of this research consortium is to create a sustainable, dynamic, and goal-oriented scientific network. It is organized around a pragmatic action plan that sets four mid- and long-term priorities. The various elements of the action plan are structured around concrete activities called Focused Shared Competencies. The priorities of the research program are: a) building an international integrated fully operational research structure, b) developing a network of knowledge mutualisation and innovation, c) building a place of excellence in the domain of postgraduate and doctoral training, d) creating knowledge transfer capacities to Southern universities and research centres. The context of globalization is marked by an acceleration of social, economical and environmental interdependencies between regional social, production, political systems at a global scale. The proposed IJL in Social Sciences is located in the field of labour, social policies, gender and migration studies, beeing of central relevance in the contemporary context. This international integrated research consortium aims at hosting a focused, multisited and transdisciplinary research program. It will be based on mutually reinforcing actions of research and postgraduate education in the South. The IJL SAGEMM deals with the transformations of the work-family-welfare nexus in the South, in particular in Latin America, in focusing on similarities, relations, transnational influences, interdependencies but as well differences in between the different countries of the region. In a global context, the actual paradoxal but also homogenic dynamics in between the North and the South nourrish the explication of the observed phenomenae.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Aline Suelen Pires - Integrante / Jacob Carlos Lima - Integrante / Gabriel de Santis Feltran - Integrante / Fabio José Bechara Sanchez - Integrante / Isabel Georges - Coordenador / Cibele Saliba Rizek - Integrante / André Ricardo de Souza - Integrante / Isabelle Hillenkamp - Integrante / Christian Azais - Integrante.
Membro: Aline Suelen Pires.
11.   2016-2018. The quiet power of city streets: Marginalization, Everyday Practices and Urban Change in Sao Paulo and Berlin
Descrição: This project expands on a first stage of collaboration, ‘urban institutions and urban inequalities’, which addressed the ways in which institutions create conditions of urban citizenship that determine the space to maneuver of urbanites. While building on shared knowledge and ties between scholars developed so far, we divert from our previous work and shift the focus from institutions to individual and collective practices to make livelihoods (as in formal paid work and any other form of finding the means for subsistence) of urban residents. The central first aim of this project is to bring together existing knowledge and develop new insights on Sao Paulo and Berlin on the ways in which: #10;a)#09;ordinary residents, living under conditions of marginalization, make their livelihoods in the city; #10;b)#09;to what extent they challenge existing dominant practices and norms in doing so;#10;c)#09;this quietly advancing their lives induces unplanned, uncoordinated urban social change .. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Gabriel de Santis Feltran - Coordenador / Talja Blokland - Integrante.
Membro: Gabriel de Santis Feltran.

2015

1.   2015-2019. Descentrando a docencia do Direito? Mulheres e diferenca no ensino juridico no Brasil
Descrição: O estudo investiga como a fragmentação dos modelos de instituição de ensino superior e a diversificação da composição social de seus professores, com a incorporação das mulheres e da diferença no corpo docente atuaram sobre o ensino jurídico no Brasil. A hipótese é que esse processo globalmente difundido descentre a docência do Direito, ao mesmo tempo que engendre formas de sua homogeneização. A pesquisa procura identificar tais deslocamentos, compreendendo que eles não erradicam desigualdades nem dominação, mas não se restringem a reprodução de um padrão hegemônico fixo. Para o trabalho de campo recorre à abordagem qualitativa, com estudos de casos, observação, entrevista semiestruturadas, pesquisa documental e histórica, bem como a coleta de dados secundários quantitativos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Maria da Gloria Bonelli - Coordenador / Fabiana Luci de Oliveira - Integrante / Barbalho, Rennê Martins - Integrante / Albuquerque, Rossana Maria Marinho - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Maria da Gloria Bonelli.
2.   2015-2020. Fronteiras porosas: trabalho, emprego e atividade.
Descrição: O objetivo da pesquisa é analisar um conjunto de ocupações que ultrapassam as fronteiras presentes em dicotomias tais como trabalho formal x informal; trabalho x emprego; trabalho autônomo x trabalho subordinado; trabalho material x imaterial; trabalho criativo x trabalho alienado; tempo e espaço no trabalho. As novas formas de emprego e ocupação, caracterizados pela utilização de tecnologias informacionais, por grande flexibilidade dos processos, assim como dos mercados, expandem as fronteiras do que vem a ser trabalho, e colocam novos desafios teóricos para entender as implicações a longo prazo das transformações em curso. Isto porque estas dicotomias, mesmo se em determinados momentos teve uma função heurística, pouco dão conta da dimensão das mudanças e suas nuances que dificultam classificações rígidas. Nos propomos a discutir como essas questões, estão presentes nas novas fronteiras do trabalho que envolve novas e velhas ocupações, novos e velhos espaços. Buscamos recuperar como a flexibilidade do trabalho é incorporado pelo trabalhador no dia a dia da sua atividade, seja na atuação concreta, seja no discurso, na busca por qualificação e empregabilidade, na busca por novos territórios do trabalho, no qual borram-se limites formais e informais, criativos e não criativos, materiais e imateriais. E verificar, nos poros dessas fronteiras imprecisas, as resistências presentes na relação capital trabalho, a partir de formas organizadas ou não, individualizadas ou coletivas. Em termos empíricos, analisaremos três conjuntos de trabalhadores: desenvolvedores de software e ocupações consideradas como criativas no campo da cultura; trabalhadores fabris e trabalhadores informais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (6) . Integrantes: Jacob Carlos Lima - Coordenador.
Membro: Jacob Carlos Lima.
3.   2015-2018. Gestao para a Equidade: Juventude Negra
Descrição: O projeto tem por objetivo apoiar iniciativas inovadoras realizadas em/por escolas públicas de ensino médio ou por ONGs que trabalhem diretamente com o Ensino Médio, no tema da gestão escolar, com o intuito de melhorar o nível educacional de estudantes negros e negras. O projeto é realizado numa parceria entre o Instituto UNIBANCO, o Instituto Baobá e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UFSCar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Priscila Martins Medeiros - Coordenador / Valter Roberto Silvério - Integrante / Tatiane Consentino Rodrigues - Integrante / Luci Fabiana de Oliveira - Integrante.
Membro: Priscila Martins Medeiros.
4.   2015-Atual. Violencia e relacoes raciais : problematizando evidencias e interpretacoes sociologicas
Descrição: O projeto de pesquisa se dedica ao estudo da conflitualidade violenta a partir de um recorte no perfil de seus protagonistas: o recorte racial. Pretende-se tanto recolher dados empíricos sobre cor/raça dos protagonistas de conflitos violentos, como verificar de que maneira o tema das diferenças raciais é experimentado pelos protagonistas, como ainda analisar os modos como as relações raciais são interpretadas nos discursos políticos e sociológicos sobre a violência. Procura-se com isto responder a uma lacuna nos estudos violência e relações raciais, levando em conta as narrativas a respeito da relação entre racismo e violência, bem como o associativismo por reformas e ações no campo da justiça criminal e segurança pública.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jacqueline Sinhoretto - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 3
Membro: Jacqueline Sinhoretto.

2014

1.   2014-2018. A gestao do conflito na producao da cidade contemporanea: a experiencia paulista
Descrição: Tomando como referência empírica mudanças urbanas recentes ocorridas em São Paulo, capital e cidades do interior, este projeto pretende investigar os diferentes nexos que articulam processos de gestão dos espaços urbanos, governo das populações, instituição de dispositivos securitários e criação de novos mercados, bem como os campos de conflito que se configuram em torno dessas formas de controle e gestão dos espaços urbanos, de modo a contribuir para a elaboração de uma cartografia política da cidade. Dessa perspectiva, a análise enfatiza a tendência à adoção de estratégias crescentemente militarizadas de gestão de espaços e territórios urbanos considerados de risco. Essas estratégias estão estreitamente relacionadas a uma expansiva policialização de condutas e ao desenvolvimento de dispositivos jurídicos de exceção. Ao debruçar-se sobre as mudanças que hoje redefinem o funcionamento dos mercados ilegais e informais da cidade, as operações securitárias de intervenção em espaços urbanos e os impactos decorrentes da política de encarceramento em massa, a investigação busca compreender a face atual desse processo de gestão militarizada de espaços urbanos. Sem desconhecer as práticas e as tradições que plasmaram uma concepção militarizada de segurança pública no Brasil, o que importa assinalar é o possível engate contemporâneo entre esse padrão histórico de controle social militarizado e as tendências que impulsionam um urbanismo militar de novo tipo. Desse ponto de vista, trata-se de refletir sobre os desafios que o reforço recíproco entre esses processos a um tempo locais e globais põem para a consolidação da democracia e do estado de direito no Brasil, bem como sobre os limites e as possibilidades que se apresentam para o campo das resistências e das contra-condutas. Projeto Temático Fapesp. Líder: Vera da Silva Telles .. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (1) . Integrantes: Gabriel de Santis Feltran - Integrante / Fernando Salla - Integrante / Vera Telles - Coordenador / Marcos Cesar Alvarez - Integrante / Luis Antonio Francisco de Souza - Integrante / Laurindo Dias Minhoto - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Gabriel de Santis Feltran.
2.   2014-2018. Alem da Informalidade, Aquem dos Direitos: A autogestao e o trabalho desprotegido nos espacos publicos do trabalho.
Descrição: Este projeto propõe estudo sobre movimentos sociais, entidades e organizações que representam trabalhadores desprotegidos - entendidos aqui como aqueles que não se encontram na condição de assalariados nem desempregados, ou seja, estão exercendo atividades remuneradas com relações de trabalho que não os inclui no vínculo contratual de emprego (assalariamento) ? e o papel que exercem nos espaços públicos relativos ao mundo do trabalho, particularmente o ?Grupo de Trabalho 8 - Micro e Pequenas Empresas, Autogestão e Informalidade?, o chamado GT-8, do Fórum Nacional do Trabalho ? FNT. Pretende-se delinear a invisibilidade pública destes trabalhadores, o vazio discursivo (jurídico-institucional, político e acadêmico) em torno destes sujeitos sociológicos, as políticas públicas e marcos regulatórios construídos para estes sujeitos na última década e as tentativas e possibilidades de construção de novos sujeitos políticos e de direitos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fabio Jose Bechara Sanchez - Coordenador / Juliana Braz - Integrante / Sylvia Leser de Mello - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Fabio Jose Bechara Sanchez.
3.   2014-2016. Implementacao e sistematizacao de processos de fomento a Economia Solidaria a partir da atuacao do NuMI-EcoSol
Descrição: Este projeto propõe dar continuidade às estratégias gerais de atuação do Núcleo Multidisciplinar e Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária (NuMI-EcoSol), sucessor da Incubadora Regional de Cooperativas Populares da Universidade Federal de São Carlos, a saber: implementação e sistematização de processos relativos à proposição e constituição de novos empreendimentos econômicos solidários; ações de fomento à comercialização solidária e ao consumo responsável; apoio à comunidade de um território (bairro Jardim Gonzaga e entorno), por meio de assessoramento a iniciativas e EES existentes e colaboração para articulação política, promoção de ações de finanças solidárias e organização de atividades coletivas de comercialização na perspectiva de desenvolvimento territorial; assessoria a empreendimento constituído por usuários de serviço de saúde mental na perspectiva de sua consolidação; articulação de ações entre atores do movimento de Economia SolidáriaSol e outros diversos parceiros, em âmbito local, regional e nacional; formação, consultoria e capacitação em Economia Solidária de diferentes tipos de atores e; gestão do NuMI-EcoSol como unidade de ensino, pesquisa e extensão integrada à estrutura universitária.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fabio Jose Bechara Sanchez - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Fabio Jose Bechara Sanchez.
4.   2014-2017. O papel da trajetoria de carreira na formacao de grupos e redes de votacao no Supremo Tribunal Federal
Descrição: O projeto visa discutir o processo decisório no STF entre os anos de 1989-2014, a partir da análise das ADINS (Ações Diretas de Inconstitucionalidade) julgadas no período. O enfoque central está na determinação do impacto da trajetória de carreira dos ministros no processo decisório.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fabiana Luci de Oliveira - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Fabiana Luci de Oliveira.

2013

1.   2013-2016. Agricultura, politica e meio ambiente: estudo sobre a governanca das aguas em contextos de ruralidade
Descrição: O objetivo geral deste projeto é compreender interpretativamente a reprodução das formas de nominação econômica da temática ambiental no interior das instâncias paulistas de governança das águas – notadamente os Comitês de Bacias Hidrográficas. Mais especificamente, pretende: a) identificar o discurso setorial das lideranças do setor agrícola na gestão participativa das águas no estado de São Paulo; b) identificar os instrumentos de descrição econômica da gestão das águas no discurso desta representação setorial, delineando seu potencial prescritivo para a gestão ambiental, e; c) identificar a eficácia simbólica dos enunciados econômicos da temática ambiental no interior do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, enfatizando a posição dos representantes da agricultura estadual neste Conselho ante a produção/reprodução destes enunciados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Rodrigo Constante Martins - Coordenador / Rodrigo de Freitas Espinoza - Integrante / Mariana Bombo Perozzi Gameiro - Integrante / Raiza Campregher - Integrante / Clarissa Perci de Andrade - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 11 / Número de orientações: 1
Membro: Rodrigo Constante Martins.
2.   2013-2018. Acoes Afirmativas: ensino, pesquisa e extensao na perspectiva da educacao das relacoes etnico-raciais
Descrição: O projeto de pesquisa proposto tem como objetivo realizar uma análise do processo de implementação dos programas de ação afirmativa nas instituições parceiras neste projeto com foco no levantamento e análise das propostas pedagógicas que acompanham o processo de implementação das políticas de ação afirmativa nestas universidades. A análise conjunta e comparativa nas instituições será desenvolvida com o intuito de discutir e investigar se as instituições de ensino superior têm adotado políticas de reestruturação curricular a partir das políticas de ação afirmativa, se estas políticas de acesso têm sido acompanhadas por mudanças curriculares, de pesquisa e extensão. A partir da análise dos procedimentos, dos diferentes projetos políticos educacionais propostos pelas universidades envolvidas, espera-se analisar os diferentes desenhos e seus impactos, possibilitar a troca de experiências e indicar a partir destas análises diretrizes e propostas para que as políticas de ação afirmativa não se limitem a questões relativas ao acesso de estudantes anteriormente excluídos ou com desiguais oportunidades e possibilidades de ingressar nesse nível de ensino, para que essas políticas passem a integrar a cultura universitária, e que possam estar presentes nos diferentes componentes do dia a dia da universidade como indicam todos os documentos normativos da proposta de educação das relações étnico-raciais. O projeto será desenvolvido a partir de um levantamento e análise documental dos desenhos das propostas das instituições envolvidas, análise dos relatórios de acompanhamento das políticas de ação afirmativa nas instituições, entrevistas com os gestores e alunos da graduação das instituições envolvidas: Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade Federal do Pará.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fabiana Luci de Oliveira - Integrante / Tatiane Cosentino Rodrigues - Coordenador / Valter Roberto Silverio - Integrante / Ivan Costa Lima - Integrante / Maria Walburga dos Santos - Integrante / Priscila Martins Medeiros - Integrante / Dayse Cabral - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Fabiana Luci de Oliveira.
3.   2013-2018. Carros e Valor em Sao Paulo
Descrição: O projeto investiga o furto e o roubo de veículos em São Paulo, bem como seus desdobramentos mercantis, em políticas públicas e na quot;violência urbanaquot;.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Gabriel de Santis Feltran - Coordenador / Filipe Moreno Horta - Integrante / Deborah Rio Fromm Trinta - Integrante / Evandro Cruz - Integrante / andré de Pieri Pimentel - Integrante / Gregório Zambon - Integrante / Janaína Maldonado - Integrante.
Membro: Gabriel de Santis Feltran.
4.   2013-2017. Contradicoes do trabalho no Brasil atual:formalizacao, precariedade, terceirizacao e regulacao
Descrição: Este projeto tem como objetivo estudar o trabalho no Brasil em suas manifestações mais atuais, buscando elucidar o sentido das transformações que o vêm atingindo, a partir da análise de vários aspectos, como as desigualdades de gênero, a informalidade (entendida como o trabalho não protegido), as tendências à terceirização, o sindicalismo, as novas formas de organização e uso do trabalho em cadeias produtivas de alta tecnologia, o trabalho por conta própria, as políticas públicas de mercado de trabalho. Essas questões serão analisadas a partir de uma visão interdisciplinar, que parte do entendimento de que a complexa realidade do trabalho não pode ser explicada por uma só área do conhecimento. Trata-se, nesse sentido, de analisar algumas das principais características que o trabalho vem assumindo nos dias atuais (muitas vezes apontando para direções opostas), buscando traçar um quadro amplo das tendências recentes de forma a responder a uma pergunta que unifica e que se encontra por trás dos vários olhares, qual seja: A que sociedade o conjunto de transformações que o trabalho vem sofrendo nos encaminha?. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) . Integrantes: Jacob Carlos Lima - Integrante / Márcia de Paula Leite - Coordenador / Angela Maria Carneiro Araújo - Integrante / José Dari Krein - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Jacob Carlos Lima.
5.   2013-2014. Entre brasas e fumacas: memoria social e vida cotidiana de idosos afetados em desastres relacionados aos incendios florestais em Portugal
Descrição: Este estudo visa descrever e analisar, sob uma perspectiva integrada da Geografia, Sociologia e Psicologia, o modo de vida aldeão portucalense do distrito de Coimbra, situando, em seu centro, a memória social dos idosos moradores sobre os incêndios florestais mais emblema´ticos das últimas década na referida região.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio - Coordenador / scopinho, Rosemeire - Integrante / Luciano Lourenço - Integrante. Número de produções C, T A: 1
Membro: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio.
Descrição: Este estudo visa descrever e analisar, sob uma perspectiva integrada da Geografia, Sociologia e Psicologia, o modo de vida aldeão portucalense do distrito de Coimbra, situando, em seu centro, a memória social dos idosos moradores sobre os incêndios florestais mais emblema´ticos das últimas década na referida região.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio - Coordenador / scopinho, Rosemeire - Integrante / Luciano Lourenço - Integrante. Número de produções C, T A: 1
Membro: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio.
6.   2013-Atual. Fronteiras e fronteiricos
Descrição: O título integra projetos desenvolvidos por estudantes de pós graduação. Tais projetos se desenvolvem na fronteira física Brasil- Bolívia, no Estado do Mato Grosso.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Maria Ines Rauter Mancuso - Coordenador / Jucineth G.E.S. de Carvalho - Integrante / Regiane Caldeira da Silva - Integrante.
Membro: Maria Ines Rauter Mancuso.
7.   2013-2019. GT CLACSO A formacao da cultura democratica pelas esquerdas latino-americanas
Descrição: Partindo da premissa de que a diferença entre ditadura e democracia não pode ser reduzida a termos jurídicos ou mesmo à simples forma da constituição e do Estado, mas envolve também processos de autonomia, conquista e consolidação de direitos em diferentes dimensões da sociedade civil, nosso propósito é articular o estudo da história de constituição das democracias das nações latino-americanas, a partir da década de 1980, com a investigação das obras de intelectuais latino-americanos que participaram dos processos de democratização e elaboraram obras para pensar a democracia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fabio Jose Bechara Sanchez - Integrante / Marilena Chaui - Coordenador / Andre Menezes Rocha - Integrante / Marcelo Gomes Justo - Integrante / mariana de gainza - Integrante / Fábio Campos - Integrante / Diego Tatian - Integrante / Silvio Rosa - Integrante / Jair Pinheiro - Integrante / Gonzalo Rojas Ortuste - Integrante / Henrique Tahan Novaes - Integrante / Ezequiel Ypar - Integrante / Mariana Fix - Integrante / Geronimo de Sierra - Integrante / Gilberto Tedeia - Integrante / Anderson Gonçalves - Integrante / Antônio David - Integrante.
Membro: Fabio Jose Bechara Sanchez.
8.   2013-2018. Politicas Publicas Municipais de Educacao infantil: diagnostico e pesquisa. OBEDUC/CAPES/INEP
Descrição: Este projeto pretende propor indicadores para a realização de um diagnóstico da rede municipal de Educação Infantil dos municípios brasileiros que subsidie e avalie a política pública para esta etapa do ensino básico, a partir de um projeto piloto que será desenvolvido no Município de São Carlos em São Paulo. Para a realização dos indicadores e da construção do diagnóstico serão necessárias três etapas concomitantes. A primeira etapa consiste no estabelecimento de indicadores para a realização de um sistema de captação de dados da rede de Educação Infantil do município. A segunda etapa trata-se da análise dos resultados obtidos e a terceira etapa caracteriza-se pela analise dos dados obtidos comparados aos indicadores contidos no Censo Escolar do portal do INEP, com o objetivo central de subsidiar e avaliar as políticas públicas educacionais para a educação infantil. Os indicadores que se pretende construir têm por objetivo traçar um perfil racial, de classe e de gênero do profissional que atua com as crianças pequenas e, ao mesmo tempo, da clientela atendida. Temos por hipótese, a partir dos dados já obtidos no município de São Carlos referentes aos anos de 2000 e 2007 em consonância com o referencial teórico adotado, que a partir da exigência do diploma de nível superior exigido para o cuidado e a educação da criança pequena na primeira etapa da educação básica e nas creches, que este fato levou a exclusão de seus quadros a profissional negra que lá trabalhava produzindo, deste modo, como uma das consequências, uma política de branqueamento como parte da política educacional brasileira existente desde 1917. Esta pesquisa pretende analisar, especialmente, o impacto do recorte racial presente na política educacional, especialmente nas políticas para a infância. Utilizando a obra de Jerry Dávila (2003), Diploma of Whiteness race and social policy in Brazil, 1917-1945, busca-se mostrar a política de branqueamento presente nos princípios e na história da educação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Fabiana Luci de Oliveira - Integrante / Anete Abramowicz - Coordenador / Tatiane Cosentino Rodrigues - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
Membro: Fabiana Luci de Oliveira.
9.   2013-2015. Processo Decisorio no Supremo Tribunal Federal- formacao de grupos e redes de votacao
Descrição: O objetivo geral do projeto é discutir a formação de grupos e a constituição de redes de votação no STF (Supremo Tribunal Federal), enfocando as alterações de composição do tribunal ao longo dos últimos treze anos, e verificando o impacto que a trajetória de carreira dos ministros tem na determinação da composição destes grupos e no processo decisório do Tribunal. Para isso, analisarei ADINS (Ações Diretas de Inconstitucionalidade) julgadas no período de 1999 a 2012, cujas decisões dividiram a corte (decisões não-unânimes). Buscarei identificar os motivos e as consequências do dissenso, discutindo se e como a trajetória de carreira dos ministros influencia no grau de divergência entre eles. Examinarei, ainda, o comportamento dos ministros que ingressaram no tribunal no período em análise, nas decisões de interesse do governo que os nomeou, comparando seu posicionamento frente aos demais ministros do tribunal, agregando maior quantidade de dados para testar de forma mais robusta o argumento de que o processo de nomeação implicaria subserviência do nomeado ao governo que o nomeou. Observarei se ministros nomeados em governos diferentes mas com trajetórias profissionais iguais votam sistematicamente da mesma forma nestas decisões ou não. Como objetivo secundário construirei uma base de dados de todas as decisões não unânimes de ADINS do STF nesse período, contribuindo para a consolidação de um campo de estudos que está em formação no Brasil, fornecendo material consistente para outros pesquisadores que tenham interesse em estudar o processo decisório no STF. A base teórico-metodológica que dá suporte à pesquisa agrega conceitos das teorias da decisão (modelos atitudinal, estratégico e institucional), da formação de grupos e da sociologia das profissões. O estudo valer-se-á de técnicas quantitativas (análise combinatória e regressão logística) e qualitativas (análise de conteúdo) de análise de dados. Haverá também o mapeamento de textos de jornal para compor o entendimento e a contextualização do processo decisório e da formação dos grupos - um segundo produto secundário será, portanto, o mapeamento da forma um segmento da mídia impressa retratou a atuação do Tribunal no período em estudo , permitindo incorporar ao modelo de análise a influência da opinião pública no comportamento do tribunal.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Fabiana Luci de Oliveira - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Fabiana Luci de Oliveira.
10.   2013-2017. Redes desejantes: desejos, mercado e corporalidade entre usuarios de midias digitais em busca de parceiros amorosos e sexuais do mesmo sexo na cidade de Sao Paulo
Descrição: Esta investigação pretende identificar e compreender transformações#10;vivenciadas por uma geração de homens paulistanos que se relacionam sexual e#10;afetivamente com outros homens e que têm mais de 30 anos. Eles formam uma#10;geração que vivenciou o pânico sexual da aids, mas também uma grande inflexão#10;histórica ocorrida a partir de 1997. Foi neste ano que surgiu a internet comercial no#10;Brasil, passou a ser distribuído o coquetel antirretroviral para portadores do hiv e#10;aconteceu a primeira Parada do Orgulho Gay. A partir de uma etnografia com#10;usuários paulistanos do Manhunt e do Grindr, a pesquisa buscará compreender como#10;o uso de mídias digitais passou a articular desejos, mercado e formas de subjetivação#10;com novos ideais corporais e de saúde. A análise será balizada por estudos sobre#10;sexualidades, gênero e sobre o uso de mídias digitais. Dentre as questões exploradas etnograficamente se destacam a insegurança de homossexuais em contextos heterossexistas e o legado do pânico sexual da AIDS que ainda opera moldando a busca sexual e amorosa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Richard Miskolci Escudeiro - Coordenador.
Membro: Richard Miskolci Escudeiro.
11.   2013-2013. Redes desejantes: midias digitais, sexualidade e mercado em relacoes homoeroticas masculinas
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Richard Miskolci Escudeiro - Coordenador. Financiador(es): (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Membro: Richard Miskolci Escudeiro.

2012

1.   2012-2013. A filtragem racial na selecao policial de suspeitos: seguranca publica e relacoes raciais no Brasil
Descrição: Projeto de pesquisa contemplado no edital Pensando a Segurança Púlica - 2a edição. Visa investigar a existência de mecanismos de filtragem racial na abordagem policiais e as respostas institucionais construídas em torno da temática nas polícias militares de 4 estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Jacqueline Sinhoretto - Coordenador / Maria Carolina de Camargo Schlittler - Integrante / Paulo César Ramos - Integrante / Valter Roberto Silverio - Integrante / Fabio Reis Mota - Integrante / Eduardo Cerqueira Batitucci - Integrante. Financiador(es): Ministério da Justiça - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 5 / Número de orientações: 1
Membro: Jacqueline Sinhoretto.
2.   2012-2017. A nova organizacao do mundo do crime e as instituicoes estatais de controle social e prevencao
Descrição: O objeto de investigação é a forma como as instituições e os agentes estatais, especialmente aqueles ligados à prevenção, ao controle e à administração judicial do crime, estão sendo afetados pela emergência do que nomeamos como nova organização do mundo do crime, à qual corresponde o fortalecimento de uma nova moralidade, novas formas de administração de conflitos e de relacionamento com agentes estatais. Pergunta-se como os agentes estatais se vêem afetados por esta novidade; qual o impacto disto sobre o seu trabalho, sobre os modos de exercer a prevenção, o controle e a administração do crime; quais representações eles elaboram sobre as mudanças nos contextos em que atuam; como eles percebem o contexto em que desenvolvem suas atividades profissionais. Para atingir este objetivo estão propostas 8 estratégias de pesquisa articuladas, que permitirão abordar, em contextos etnográficos diversos, diferentes situações e agentes ocupando posições variadas no campo da prevenção e do controle do crime, em espaços geográficos diversos, que compreendem a cidade de São Paulo e cidades médias da região central deste estado. Além disto, como contraponto e elemento de comparação, o estudo também incluirá cidades médias do Triângulo Mineiro, onde se supõe que a influência do PCC seja mais rarefeita ? embora não ausente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) . Integrantes: Jacqueline Sinhoretto - Coordenador / Juliana Tonche - Integrante / Giane Silvestre - Integrante / Maria Carolina de Camargo Schlittler - Integrante / Márcio Bonesso - Integrante / Felipe Athayde Lins de Melo - Integrante / David Esmael Marques da Silva - Integrante / Henrique de Linica dos Santos Macedo - Integrante / Yasmin Lucita Rodrigues de Miranda - Integrante. Número de produções C, T A: 17 / Número de orientações: 7
Membro: Jacqueline Sinhoretto.
3.   2012-2015. Controle social estatal em face da organizacao do mundo do crime no interior paulista
Descrição: Trata-se de estudo de caso sobre a investigação policial de um homicídio ocorrido em 2007 em Pirassununga - SP. O inquérito policial sobre o homicídio é vinculado a uma escuta policial, com mais de 24 horas de gravação, de conversas entre os supostos membros de uma organização criminal, o Primeiro Comando da Capital (PCC), que atua dentro dos estabelecimentos penais paulistas. A gravação relata o debate entre os membros desta organização, evocado por um morador de Pirassununga após seu irmão ter sido assassinado. O rapaz desejava vingar a morte do irmão, todavia, entendia que antes de empreender a ação deveria pedir autorização ao PCC. Os integrantes da organização, detidos em unidades prisionais, passaram a averiguar as circunstâncias em que ocorreu o assassinato a partir do relato de todos os envolvidos: os 4 acusados do assassinato, os parentes da vítima, incluindo o homem que havia acionado o debate. O desfecho foi a permissão para a execução de 1 dos 4 homens como vingança da morte violenta. Todo o debate foi gravado pela polícia e serviu de evidência para a instauração do inquérito policial. O foco da pesquisa é conhecer como se dá a administração estatal de conflito desta natureza, em que há vinculação clara com organização criminosa e uma grande complexidade tanto na autoria intelectual quanto material do homicídio. O interesse da pesquisa está em conhecer e analisar o modo como polícias, Ministério Público e Judiciário administram um conflito dessa natureza, que põe em confronto lógicas e procedimentos de julgamento que não são apenas diferentes, mas concorrentes. Como as instituições estatais administram e lidam com as consequências da emergência das novas formas de organização do crime? Como agentes estatais localizados em posições hierárquicas menores nas instituições estatais (como os policiais de Pirassununga) encontram instrumentos para administrar um conflito que supõe a participação de um número muito grande de indivíduos, supostamente protegidos po. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Jacqueline Sinhoretto - Coordenador / Giane Silvestre - Integrante / Maria Carolina de Camargo Schlittler - Integrante / David Esmael Marques da Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 12 / Número de orientações: 4
Membro: Jacqueline Sinhoretto.
4.   2012-2014. Desastres no Brasil: uma analise socio-espacial da vulnerabilidade institucional atraves da evolucao da decretacao municipal de situacao de emergencia (SE) e de estado de calamidade publica (ECP) (vinculado a Bolsa Produtividade do CNPq)
Descrição: O Objetivo Central da pesquisa é descrever e analisar a vulnerabilidade institucional do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINDEC) através da evolução dos desastres decretados como situação de emergência (SE) e estado de calamidade pública (ECP) no Brasil, identificando aspectos temporais e espaciais relevantes para a reflexão sobre essa crise na esfera social. (OBS: Iniciado no IG/UNICAMP em ago/2011 e concluido numa primeira fase. Desde 2012, iniciada a segunda fase junto ao DS/UFSCar a partir de 2012). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio.
Descrição: O Objetivo Central da pesquisa é descrever e analisar a vulnerabilidade institucional do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINDEC) através da evolução dos desastres decretados como situação de emergência (SE) e estado de calamidade pública (ECP) no Brasil, identificando aspectos temporais e espaciais relevantes para a reflexão sobre essa crise na esfera social. (OBS: Iniciado no IG/UNICAMP em ago/2011 e concluido numa primeira fase. Desde 2012, iniciada a segunda fase junto ao DS/UFSCar a partir de 2012). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio.
5.   2012-Atual. Diaspora africana: praticas historico-sociais na construcao de um conceito
Descrição: O projeto de pesquisa esta preocupado em compreender de que maneira o conceito de diáspora, utilizado na perspectiva da diferença, como um conceito imanente, é eficaz para a compreensão, de um lado, da política (discursos e práticas) do Estado brasileiro contemporâneo em relação ao continente africano e com os negros brasileiros, e ao mesmo tempo, se diáspora como conceito tem eficácia política para o movimento negro na sua relação com o estado brasileiro e com a União Africana. Ao considerar a distinção entre diáspora como experiência e o espaço da diáspora como uma dimensão subjetiva da formação dos sujeitos. O argumento central é que o espaço da diáspora como uma categoria conceitual é "habitado" não só por aqueles que migraram e seus descendentes, mas também por aqueles que são construídos e representados como indígenas, como negros. Em outras palavras, o conceito de espaço da diáspora (em oposição ao conceito de diáspora) contém genealogias de dispersão emaranhadas com aqueles que tendem a ficar fixos. O Brasil ao desenvolver nos ultimos 50 anos uma politica especifica para o continente africano e que apos a independência de Angola diferenciou-se de Portugal ao buscar a condição de principal parceiro comercial a partir de um discurso que ressalta seus vínculos pela presença de uma significativa população afrodescendente a qual, de forma ambígua, passou a ser considerada como diaspórica. Neste sentido, o projeto está interessado em averiguar se e em quais dimensões o conceito de espaço da diáspora enquanto a interseccionalidade (entre afro-brasileiros e africanos), permite a identificação de tensões e convergências (fronteiras) e quais deslocamentos ocorreram nas representações de brasileiros de origem africana e africanos que operam (ou podem operar) como uma confluência de interesses em termos de direitos econômicos, políticos, culturais e psicológicos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Valter Roberto Silvério - Coordenador / Paulo Alberto dos Santos Vieira - Integrante / Priscila Martins Medeiros - Integrante / Thais Fernanda Leite Madeira - Integrante.
Membro: Valter Roberto Silverio.
6.   2012-2014. Entre a poeira e a lama: repercussoes dos desastres na vida cotidiana de grupos vulnerabilizados (Apoio: FAPESP)
Descrição: objetivo desse estudo sociológico é identificar, através de pesquisa documental, localidades nas cinco macrorregiões do país em que os desastres relacionados às secas/estiagens prolongadas e às chuvas intensas têm sido igualmente recorrentes, nos últimos cinco anos, para em seguida, através de pesquisa qualitativa de campo, descrever e analisar o conteúdo material, social, espacial e simbólico dos processos de degradação no plano da vida cotidiana de diferentes grupos sociais vulnerabilizados, destacando as especificidades de sua afetação multidimensional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio.
Descrição: objetivo desse estudo sociológico é identificar, através de pesquisa documental, localidades nas cinco macrorregiões do país em que os desastres relacionados às secas/estiagens prolongadas e às chuvas intensas têm sido igualmente recorrentes, nos últimos cinco anos, para em seguida, através de pesquisa qualitativa de campo, descrever e analisar o conteúdo material, social, espacial e simbólico dos processos de degradação no plano da vida cotidiana de diferentes grupos sociais vulnerabilizados, destacando as especificidades de sua afetação multidimensional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio.
7.   2012-2016. Os despachantes na sociedade brasileira
Descrição: Este projeto visa analisar as transformações que o grupo profissional dos despachantes documentalistas atravessou na sociedade brasileira, considerando o processo que resultou na passagem de uma atividade prestigiada no século XIX, para a prática do “jeitinho”, chegando ao final do século XX sem legitimidade. Atualmente, buscam a revalorização no profissionalismo, deparando-se com o estigma de instituição bastarda e de trabalho sujo. Os conflitos entre os despachantes favoráveis ou contrários a esse caminho se intensificaram a partir da criação do conselho profissional, em 2002. O foco da pesquisa é o Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas do Estado de São Paulo inserido nas lutas concorrenciais com outras associações da área e com as atividades paralegais nas sociedades de advogados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria da Gloria Bonelli - Coordenador / Lerisson Christian Nascimento - Integrante / Camila de Pieri Benedito - Integrante / Lucas Martins Stigliano - Integrante / Wellington Luiz Siqueira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
Membro: Maria da Gloria Bonelli.
8.   2012-2016. Os despachantes na sociedade brasileira:
Descrição: Este projeto visa analisar as transformações que o grupo profissional dos despachantes documentalistas atravessou na sociedade brasileira, considerando o processo que resultou na passagem de uma atividade prestigiada no século XIX, para a prática do “jeitinho”, chegando ao final do século XX com problemas de legitimidade. Atualmente, buscam a revalorização no profissionalismo, deparando-se com o estigma de instituição bastarda e de trabalho sujo. Os conflitos entre os despachantes favoráveis ou contrários a esse caminho se intensificaram a partir da criação do conselho profissional, em 2002. O foco da pesquisa é o Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas do Estado de São Paulo inserido nas lutas concorrenciais com outras associações da área.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Maria da Gloria Bonelli - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 1
Membro: Maria da Gloria Bonelli.
9.   2012-2014. Trabalho: Horizonte 2021
Descrição: Projeto de pesquisa interdisciplinar sobre as transformações em curso no mundo do trabalho, com ênfase na análise prospectiva tendo como horizonte o ano de 2021. Além das pesquisas especializadas estão previstas a realização de seminários intitulados ?O futuro do trabalho? (Brasília, maio de 2013 e Porto Alegre, maio de 2014) e a publicação dos resultados do trabalho coletivo (edição em português, inglês e espanhol).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jacob Carlos Lima - Integrante / Antonio David Cattani - Coordenador / Lorena Holzmann - Integrante / Silvia Maria Pereira de Araújo - Integrante / Adalberto Cardoso - Integrante / Laís Abramo - Integrante / Christiane Girard - Integrante / Lucídio Bianchetti - Integrante / Mario Cesar Ferreira - Integrante / Sadi Del Rosso - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Jacob Carlos Lima.

2011

1.   2011-2015. A nova gestao da questao social no Brasil
Descrição: Este projeto se insere no estudo do conjunto de transformações que afetaram profundamente, nas últimas duas décadas, diferentes dimensões da vida social e dos territórios dos setores populares brasileiros. Ele se propõe a pesquisar a constituição de novas formas de sociabilidade nesses meios, tensionadas entre diferentes formas de participação e de mercantilização que reconfiguram as esferas do trabalho, da família, do associativismo civil, da religião e das relações com o Estado. A novidade dessas formas de sociabilidade reside na maneira de articular esses espaços, borrando os limites anteriormente traçados entre eles e impondo novas formas de regulação da vida social. Essas formas de sociabilidade decorrem, de um lado, das mudanças do mundo de trabalho, submetido nas últimas décadas às transformações conhecidas como ?reestruturação produtiva?, assim como, de outro, pelas políticas públicas voltadas, de modo geral, à gestão da ?questão social? e da pobreza ? tendo como foco principal as famílias (e, especialmente, as mulheres) e sendo apropriadas de modo heterogêneo por aqueles considerados como ?públicos-alvo? dessas políticas. Estes processos de mudança social, econômica e política interferiram também, sem dúvida, em deslocamentos nas esferas do associativismo civil, da religiosidade e das relações dos setores populares com o Estado.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jacob Carlos Lima - Coordenador / Isabel Georges - Integrante / Cibele Saliba Risek - Integrante / Gabriel de Sanctis Feltran - Integrante / Ronaldo Romulo Machado de Almeida - Integrante / Cabanes, Robert - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Jacob Carlos Lima.
Descrição: O projeto, desenvolvidos nos marcos de um convênio entre CNPq e IRD/França, sediado na UFSCar, tem como referencia um conjunto de transformações que afetaram, nas últimas décadas, diferentes dimensões da vida dos meios populares brasileiros, e as suas relações com o(s) território(s). Ele se propõe a pesquisar a constituição de novas formas de sociabilidade nesses meios, tensionadas entre formas de participação e de mercantilização, redefinindo as esferas do trabalho, da família e da religião.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gabriel de Santis Feltran - Integrante / Ronaldo de Almeida - Integrante / Jacob Carlos Lima - Coordenador / Cibele Saliba Rizek - Integrante / Isabel Georges - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Gabriel de Santis Feltran.
2.   2011-2012. Desastres no Brasil: uma analise socio-espacial da vulnerabilidade institucional atraves da evolucao da decretacao de situacao de emergencia (SE) e estado de calamidade publica (ECP)
Descrição: O Objetivo Central da pesquisa é descrever e analisar a vulnerabilidade institucional do Sistema Nacional de Defesa Civil (SINDEC) através da evolução dos desastres decretados como situação de emergência (SE) e estado de calamidade pública (ECP) no Brasil, identificando aspectos temporais e espaciais relevantes para a reflexão sobre essa crise na esfera social. (iniciado na Unicamp e, após continuado na UFSCar). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio - Coordenador. Número de produções C, T A: 1
Membro: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio.
Descrição: O Objetivo Central da pesquisa é descrever e analisar a vulnerabilidade institucional do Sistema Nacional de Defesa Civil (SINDEC) através da evolução dos desastres decretados como situação de emergência (SE) e estado de calamidade pública (ECP) no Brasil, identificando aspectos temporais e espaciais relevantes para a reflexão sobre essa crise na esfera social. (iniciado na Unicamp e, após continuado na UFSCar). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio - Coordenador. Número de produções C, T A: 1
Membro: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio.
3.   2011-2014. Desejos em Rede: uma uma etnografia sobre as formas contemporaneas do armario em relacoes homoeroticas masculinas criadas online
Descrição: A investigação propõe compreender a dinâmica do armário em relações homoeróticas forjadas online em campo constituído pela Grande São Paulo e a cidade de São Carlos. Terá como foco as relações entre homens criadas por meio do uso articulado de plataformas de internet, o qual associa contatos online com os face a face, impondo que o trabalho etnográfico una a observação das interações na rede com as desenvolvidas presencialmente. A investigação é teoricamente embasada nos estudos brasileiros sobre sexualidade, fontes da vertente feminista conhecida como Teoria Queer e também por discussões metodológicas sobre pesquisas online. Dentre seus objetivos, pretende atentar para os dilemas contemporâneos do regime de controle da sexualidade conhecido como “armário”, a centralidade do mercado neste tipo de sociabilidade e as particularidades brasileiras no que toca à manutenção, ampliação e/ou deslocamento de convenções de sexualidade e gênero.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Richard Miskolci Escudeiro - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 8 / Número de orientações: 3
Membro: Richard Miskolci Escudeiro.
4.   2011-2016. O cristianismo no Brasil em suas feicoes economicas e assistenciais com derivacoes politicas
Descrição: Este projeto advém dos resultados da pesquisa de pós-doutorado com bolsa FAPESP feita entre 2007 e 2009. Objetiva, portanto, complementar tal investigação, porém com maior aprofundamento teórico e sustentação empírica. Toma a religiosidade como um fator ainda considerável na compreensão da sociedade brasileira, com destaque para o cristianismo. A pesquisa se voltará para as bases materiais, os serviços sociais prestados e os respectivos desdobramentos políticos das principais instituições cristãs brasileiras. Mais que a influência religiosa sobre os modelos de comportamento econômico já delineados (empreendedorismo liberal, economia solidária e terceiro setor), o foco agora é a configuração econômica, assistencial e política do cristianismo no Brasil. Para tanto, o ponto de partida será a minuciosa análise teórica da relação entre religião e economia, desde Max Weber até alguns autores da sociologia econômica contemporânea. Interessa a compreensão apurada da religião como uma fonte de orientação de conduta também econômica, além de política. A abordagem do universo cristão brasileiro levará em conta seu pluralismo, que abrange a categoria censitária nova do “neocristianismo”, incluindo nele - conforme alguns cientistas sociais da religião - o espiritismo kardecista, dada a materialização do princípio da caridade cristã que os espíritas promovem. O cristianismo brasileiro será investigado enquanto base de sustentação ideológica e também de legitimação social de práticas, tanto assistenciais, quanto econômicas e políticas. Entidades de assistência social e empresas lucrativas com referências institucionais cristãs, bem como as lideranças com cargos públicos, parlamentares e executivos, que delas emergem, serão sistematicamente investigadas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: André Ricardo de Souza - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 16 / Número de orientações: 5
Membro: Andre Ricardo de Souza.
5.   2011-Atual. Riso, entretenimento e espetacularizacao do corpo
Descrição: O projeto aglutina pesquisas envolvendo práticas culturais e de lazer associadas à questão corporal e ao riso, especialmente as ligadas ao universo do entretenimento e às reflexões sociais sobre o corpo. O primeiro objetivo deste projeto é analisar os processos de produção e espetacularização de manifestações artísticas e culturais, tais como o circo, o cinema, o teatro, a moda, a mídia, a literatura, a ficção científica, os palhaços, a estética do grotesco, o riso e suas representações culturais (comédia, humor) e manifestações afins. O segundo objetivo é analisar os processos de produção e espetacularização das alteridades corporais, tais como os desenvolvidos nos circuitos dos Freak shows (antigos e contemporâneos), dos ciborgues, do fisiculturismo, das ditas 'deficiências', dos 'monstros', da body modification e afins.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Jorge Leite Júnior - Coordenador. Número de produções C, T A: 16 / Número de orientações: 13
Membro: Jorge Leite Junior.
6.   2011-2014. Sociabilidade, disputada ou violenta: Gramaticas e dispositivos da administracao de tensoes urbanas no Rio de Janeiro e em Sao Paulo
Descrição: Este projeto parte de uma dupla articulação em torno da ideia de conflito. De um lado, busca compreender a ideia de uma configuração da vida social na qual a conflituosidade conduza à administração das tensões produzidas pelas interações, seja em contatos temporários seja em relações duradouras, constituindo situações que podemos chamar de disputas, cuja condução pressupõe uma solução pacífica e que, justamente por conta disso, obedecem a um conjunto regrado de procedimentos, constituindo gramáticas e recorrendo a dispositivos em torno de princípios norteadores. De outro lado, busca-se também entender uma configuração da vida social em que essa mesma conflituosidade se efetive por meio da condução das tensões pelo uso da força, e portanto, recorrendo à violência, constituindo uma outra forma de gramática e outros princípios norteadores. O ponto de partida aqui é a articulação de um continuum no qual essas duas possibilidades de conflituosidade, paz e luta, estão intimamente relacionadas e se influenciam mutuamente, permitindo pensar um modelo analítico que as inclua conjuntamente, porque a vida social as coloca juntas nas mais variadas situações.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gabriel de Santis Feltran - Integrante / Luiz Antonio Machado da Silva - Coordenador / Alexandre Werneck - Integrante / Jussara Freire - Integrante / Hernán Armando Mamani - Integrante / Vivian Paes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Gabriel de Santis Feltran.

2010

1.   2010-2012. A classificacao disciplinar no mercado dos enunciados ambientais
Descrição: O projeto tem como objetivo interpretar a gênese da crença social nos instrumentos econômicos de gestão ambiental. As discussões empreendidas terão como foco a problematização da hipótese de que a consolidação da questão ambiental na agenda político-social contemporânea está intimamente relacionada com a capacidade de nominação que a teoria da utilidade marginal, como fato histórico-cultural, desenvolveu no curso do século XX. O estudo discute como o marginalismo neoclássico, somado ao saber técnico de áreas disciplinares, atuam na descrição dos impasses e na prescrição dos temas envolvidos na gestão das águas no estado de São Paulo, contribuindo para o debate sobre as formas de experimentação e nominação que as sociedades modernas mantêm sobre seus quadros de auto-reconhecimento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Rodrigo Constante Martins - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 6
Membro: Rodrigo Constante Martins.
2.   2010-2013. As margens da cidade: grupos urbanos marginais, politica e violencia em tres territorios do estado de Sao Paulo
Descrição: Este projeto se propõe a pesquisar circuitos sociais de grupos urbanos considerados “marginais” na cidade contemporânea, como jovens de periferia, moradores de rua, usuários de drogas, traficantes, criminosos e prostitutas. Rompendo com o senso comum e as abordagens que costumam figurá-los como “excluídos” da vida social, pretende-se verificar que relações esses sujeitos “marginais” estabelecem entre si e com outras instâncias sociais e políticas mais amplas, como a família, o mercado de trabalho, as igrejas, as políticas sociais, o “mundo do crime” e o Estado. Os objetivos específicos do projeto são: i) etnografar os mecanismos de gestão interna dessas populações (códigos de conduta, hierarquia internas, sociabilidades etc.); ii) etnografar as relações desses sujeitos “marginais” com as esferas da família, do trabalho, políticas sociais, religião, polícia, “mundo do crime” etc.; iii) comparar esses circuitos “marginais” em três territórios urbanos distintos do estado de São Paulo: o distrito de Sapopemba, na periferia leste da capital; uma cidade média (São Carlos); e uma pequena cidade do interior paulista (chamada aqui de Cruzes). São solicitados recursos para pesquisa de campo, participação da equipe em reuniões e eventos científicos nacionais, além de consolidação de grupo de estudantes/pesquisadores já engajados no projeto. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (1) . Integrantes: Gabriel de Santis Feltran - Coordenador / Mariana Medina Martinez - Integrante / Luciano Márcio Freitas de Oliveira - Integrante / Luiz Fernando de Paula Pereira - Integrante / Filipe Moreno Horta - Integrante / Leilane Latorre Matsushita - Integrante / Marcos Vinícius Guidotti Silva - Integrante / Daniel Ramos da Silva Melo - Integrante / Henrique Yagui Takahashi - Integrante / Liniker Giamarim Batista - Integrante / Evelyn Louyse Godoy Postigo - Integrante / Domila do Prado Pazzini - Integrante / Deborah Rio Fromm Trinta - Integrante / Roselene de Lima Breda - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 7 / Número de orientações: 15
Membro: Gabriel de Santis Feltran.
3.   2010-2015. As mudancas na cultura do trabalho: empreendedorismo, participacao, informalidades e autogestao
Descrição: Neste projeto nos propomos a discutir como as transformações recentes do capitalismo tem afetado os trabalhadores em seus cotidianos, destacando as mudanças de justificação e percepção do trabalho em novas e velhas ocupações. Mais especificamente, buscamos recuperar como o discurso empresarial do capitalismo ?flexível? é incorporado pelo trabalhador no dia a dia da atividade, como o enfoque participacionista, em tese, democrático e valorizador do trabalho, torna-se referência em coletivos dos mais diversos, seja da conformação à empresa capitalista, seja em sua contestação, na atividade da empregada doméstica ou do trabalhador da informalidade mais precária, do associado em cooperativas de trabalho, ao trabalhador da grande indústria ou dos novos setores produtivos altamente tecnológicos. Em outros termos como a idéia de mercado torna-se presente no discurso do trabalhador, de sua empregabilidade, de suas perspectivas de vida, influindo fortemente na construção de uma cultura do trabalho e no trabalho no qual a individualização caminha de forma paralela com as necessidades coletivas e mesmo de autogestão dos coletivos de trabalho. Participação, democratização, diferenciação, empreendedorismo, flexibilidade, tornam-se vocábulos comuns, embora com significados e funcionalidades diferentes, no discurso governamental, empresarial e no dos trabalhadores. Estes estão presentes no cotidiano de trabalho nos qual a idéia de autonomia e individualização significa responsabilização por manter o posto de trabalho se manter no mercado de trabalho, ou ainda manter o empreendimento (individual ou coletivo). A incorporação dessa responsabilização, por sua vez implica na interiorização desta como constituinte da ?liberdade?, da autonomia formal dos trabalhadores, da participação. Como recorte empírico pretendemos estudar algumas situações que consideramos representativas das novas e velhas ocupações: a) trabalhadores domésticos; b) do informal-formal-terceirizado em ?arranjos pr. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jacob Carlos Lima - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Jacob Carlos Lima.
4.   2010-2011. Fortalecimento da Justica Brasileira Utilizacao da conciliacao e da mediacao de conflitos no ambito do Poder Judiciario
Descrição: Projeto BRA/05/036 Fortalecimento da Justiça Brasileira Utilização da conciliação e da mediação de conflitos no âmbito do Poder Judiciário . Subprojeto 5 - Justiça Restaurativa e Mediação Judicial pré-processual: experiências inovadoras de administração de conflitos em comarcas do interior paulista. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Jacqueline Sinhoretto - Integrante / Roberto KANT DE LIMA - Coordenador / Maria Stella Amorim - Integrante / Ana Paula Mendes Miranda - Integrante / Luís Roberto Cardoso de Oliveira - Integrante / Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo - Integrante. Financiador(es): Ministério da Justiça. Secretaria da Reforma do Judiciário - Auxílio financeiro / Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 4
Membro: Jacqueline Sinhoretto.
5.   2010-2015. LATINASSIST - Assistance et assistees dans six metropoles d'Amerique Latine
Descrição: Analisa os efeitos sociais de políticas públicas de assistência comparativamente em seis metrópoles latono-americanas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jacob Carlos Lima - Integrante / Isabel Georges - Integrante / Gabriel de Sanctis Feltran - Integrante / Lautier, Bruno - Coordenador. Financiador(es): Agence Natalionale de La Recherche - Auxílio financeiro.
Membro: Jacob Carlos Lima.
6.   2010-2013. LATINASSIST - Assistance et assistees dans 6 metropoles dAmerique Latine : logiques institutionnelles et strategies dacteurs
Descrição: O projeto pretende pesquisar os efeitos sociais de políticas públicas de assistência na América Latina em seis metrópoles (Buenos Aires, Bogotá, São Paulo, Guadalajara, Havana e Santiago).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gabriel de Santis Feltran - Integrante / Jacob Carlos Lima - Integrante / Isabel Georges - Integrante / Bruno Lautier - Coordenador. Financiador(es): Agence Nationale de la Recherche - Cooperação.
Membro: Gabriel de Santis Feltran.
7.   2010-2012. Nos bastidores dos desastres: a vulnerabilidade institucional da defesa civil sob a otica de grupos severamente afetados (Apoio: CNPq)
Descrição: Essa proposta tem como Objetivo Central analisar sociologicamente a vulnerabilidade institucional do Sistema Nacional de Defesa Civil-SINDEC a partir da ótica de grupos severamente afetados em desastres - quais sejam, grupos de desalojados e desabrigados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio.
Descrição: Essa proposta tem como Objetivo Central analisar sociologicamente a vulnerabilidade institucional do Sistema Nacional de Defesa Civil-SINDEC a partir da ótica de grupos severamente afetados em desastres - quais sejam, grupos de desalojados e desabrigados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio.
8.   2010-Atual. Sociabilidades, discursos e corpos em pessoas que transitam entre os generos
Descrição: Este projeto visa pesquisar as construções corporais e as relações sociais e identitárias de pessoas que transitam entre os gêneros, como travestis, transexuais e drags, especialmente no campo do entretenimento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Jorge Leite Júnior - Coordenador. Número de produções C, T A: 12 / Número de orientações: 3
Membro: Jorge Leite Junior.

2009

1.   2009-2016. A nova organizacao do mundo do crime e as instituicoes estatais de controle social e prevencao
Descrição: A pesquisa procurou abordar, de maneira articulada, quatro estratégias de controle do crime que se destacam no presente, analisando casos empíricos em diversas cidades de São Paulo e Minas Gerais. O ponto de partida foi a emergência de nova organização do mundo do crime, novas formas de administração de conflitos e de relacionamento com agentes estatais. Através de etnografia, observação, entrevistas e análise documental, estudou-se a percepção dos agentes estatais sobre o controle do crime, o impacto das novas dinâmicas criminais sobre o seu trabalho, bem como o impacto da adoção de políticas públicas específicas. Os resultados permitiram reconhecer quatro estratégias de controle do crime, em torno das quais se organizam saberes e práticas que disputam espaço no interior do campo estatal de controle do crime. Contudo não há apenas competição entre discursos e práticas, mas há acomodações, intercâmbios, colonizações, formas específicas de cooperação. As quatro estratégias identificadas são: a judicial clássica, baseada em investigação seletiva e encarceramento crescente; a militarizada, em que se verifica a protagonismo da polícia militar, em parceria com setores do Ministério Público, baseada em sigilo, prisões em flagrante e alta incidência de mortes em decorrência de ação policial; a prevenção ao delito e à violência, com programas voltados especialmente a jovens, usuários de drogas, moradores de rua, egressos prisionais; as alternativas, em que saberes e práticas sobre alternativas penais e alternativas de solução de conflitos também disputam espaços, embora minoritários. Os avanços do projeto são tanto teóricos, na construção modelar das quatro estratégias, quanto empíricos, com acúmulo de situações descritas e analisadas, que permitem a compreensão de como as diversas instituições e agentes da segurança, da justiça criminal, do sistema penitenciário, da prevenção e das justiças alternativas se relacionam ? em tensão em cooperação ? num campo comum.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Jacqueline Sinhoretto - Coordenador / Juliana Tonche - Integrante / Giane Silvestre - Integrante / Maria Carolina de Camargo Schlittler - Integrante / Márcio Bonesso - Integrante. Financiador(es): Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional Conflitos - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 27 / Número de orientações: 4
Membro: Jacqueline Sinhoretto.
2.   2009-2012. Acao afirmativa e os novos significados do protesto negro no Brasil contemporaneo
Descrição: Em linhas gerais o projeto tem por objetivo identificar e analisar a participação de entidades e/ou ativistas do movimento social negro nos processos que deram origem aos programas de ação afirmativa nas universidades públicas do país.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) . Integrantes: Valter Roberto Silvério - Coordenador.
Membro: Valter Roberto Silverio.
3.   2009-2012. O Desejo da Nacao: a emergencia do dispositivo de sexualidade no Brasil finissecular
Descrição: Este projeto propõe uma investigação sobre as relações entre o projeto hegemônico de nação e a emergência do dispositivo de sexualidade no Brasil de fins do século XIX. Buscará reconstituir a rede de discursos políticos, científicos e literários que marcou a configuração local da sexualidade articulando nossa fortuna crítica sobre nação, a pesquisa histórica nos arquivos e o referencial teórico dos Saberes Subalternos, a vertente culturalizada do marxismo que – originada a partir dos Estudos Culturais britânicos e enriquecida pela filosofia pós-estruturalista - gerou os Estudos Pós-Coloniais e a corrente feminista conhecida como Teoria Queer. Dentre os resultados esperados destaca-se a análise do regime de verdade que instituiu o binário da hetero-homossexualidade como enquadramento dentro do qual o desejo se associou à construção de nossa identidade nacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Richard Miskolci Escudeiro - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 3
Membro: Richard Miskolci Escudeiro.
4.   2009-Atual. Programa de pesquisa e formacao em Seguranca Publica, Justica Criminal e Processos de Administracao Institucional de Conflitos. A proximidade e a macrocriminalidade em perspectiva comparada.
Descrição: Promover um programa de pesquisa e formação , nas áreas de Ciências Humanas e de Ciências Sociais, a respeito das formas institucionais de administração de conflitos nos diferentes âmbitos dos sistemas de Segurança Pública e de Justiça Criminal. O principal objetivo é, assim, a produção de pesquisas empíricas, em suas bases quantitativas e qualitativas, que permitam propor e avaliar políticas públicas, em nível federal, estadual e municipal, na área da Segurança Pública e do Acesso à Justiça, bem como desenvolver tecnologias de intervenção social nesses campos. .. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jacqueline Sinhoretto - Integrante / Roberto KANT DE LIMA - Coordenador / Maria Stella Amorim - Integrante / Ana Paula Mendes Miranda - Integrante / Luís Roberto Cardoso de Oliveira - Integrante / Jorge Zaverucha - Integrante / Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 10
Membro: Jacqueline Sinhoretto.
5.   2009-2016. Programa de Pesquisa e Formacao em Seguranca Publica, Justica Criminal e Processos de Administracao Institucional de Conflitos. A proximidade e a macrocriminalidade, em perspectiva comparada. ? Instituto de Estudos Comparados em Administracao Instituciona
Descrição: Este projeto foi aprovado para a formação de um Instituto na área induzida Segurança Pública, do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia na chamada MCT/CNPq/FNDCT/CAPES/FAPEMIG/FAPERJ/FAPESP nº 15/2008. Sua finalidade é a promoção de um Programa de Pesquisa e Formação, nas áreas de Ciências Humanas e de Ciências Sociais, a respeito das formas institucionais de administração de conflitos nos diferentes âmbitos dos sistemas de Segurança Pública e de Justiça Criminal. O foco do projeto está dado na análise da natureza dos conflitos tratados pelos sistemas mencionados, atendendo às distinções qualitativas entre categorias como conflito, crime, violência física, insulto moral, entre outras possíveis. Assim, o objetivo principal do Instituto é produzir conhecimento empírico e teórico sobre as lógicas de tratamento e administração institucional de conflitos por parte dos agentes públicos e sua relação com a natureza distinta desses conflitos. Para tanto, as pesquisas empíricas e discussões teóricas a serem produzidas no âmbito do Instituto terão como eixo a comparação entre as formas de administração institucional daqueles conflitos considerados menores, produto de relações de proximidade (vizinhança, parentesco, afinidade, amizade) e daqueles crimes classificados pelo campo jurídico como macrocriminalidade ou crime organizado. Esses dois tipos de conflitualidade envolvem não só mecanismos e lógicas de administração diferenciadas, por parte das agências de Segurança Pública e Justiça Criminal, mas também distintas moralidades no tratamento dos casos e das pessoas envolvidas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (81) / Mestrado acadêmico: (65) / Doutorado: (68) . Integrantes: Jacqueline Sinhoretto - Integrante / Roberto KANT DE LIMA - Coordenador / Maria Stella Amorim - Integrante / Ana Paula Mendes Miranda - Integrante / Luís Roberto Cardoso de Oliveira - Integrante / Jorge Zaverucha - Integrante / Lana Lage da Gama Lima - Integrante / Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo - Integrante / Kátia Sento Sé Mello - Integrante / Fabio Reis Mota - Integrante / Herbert Toledo Martins - Integrante / Daniel Schroeter Simião - Integrante / Edilson Márcio Almeida da Silva - Integrante / Fernanda Duarte Lopes Lucas da Silva - Integrante / Glaucia Maria Pontes Mouzinho - Integrante / Haydée G. C. Caruso - Integrante / Lenin dos Santos Pires - Integrante / Lucía Eilbaum - Integrante / Marco Antonio da Silva Mello - Integrante / Nalayne Mendonça Pinto - Integrante / Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto - Integrante / Pedro Heitor Barros Geraldo - Integrante / Ronaldo Joaquim da Silveira Lobão - Integrante / Simoni Lahud Guedes - Integrante / Sofía Tiscornia - Integrante / Antonio Carlos Rafael Barbosa - Integrante / José Maria Nóbrega - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa / PROPPI - Auxílio financeiro / PROPPI - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T A: 27
Membro: Jacqueline Sinhoretto.
6.   2009-2012. Redes criminais da droga, politica e violencia no Brasil:analise do relatorio da CPI do Narcotrafico
Descrição: O tratamento de informações reunidas pela Comissão Parlamentar de Inquérito conhecida como CPI do Narcotráfico, concluída pela Câmara dos Deputados em 2000, permite observar o fenômeno do mercado da droga por um prisma pouco explorado por outros estudos. Reunindo informações sobre redes de negócios em 23 estados brasileiros e mais 3 conexões internacionais, a fonte revela um rico acervo de informações sobre o perfil dos indivíduos envolvidos nos negócios da droga, suas formas de organização e as múltiplas formas de articulação possível entre redes de relacionamento locais, regionais, nacionais e transnacionais. O tratamento preliminar dos dados aponta para um questionamento dos significados cristalizados em torno da expressão ?crime organizado?, como se esse fora um tipo sociológico homogêneo; o que a CPI parece oferecer à análise são modalidades diversas de organização, com formas muito distintas de circulação de bens, pessoas e poderes, que se combinam de modo concreto em contextos bem definidos, e que acabam por produzir um mercado pujante. Mercado este que pode ser explorado tanto por redes muito bem organizadas, hierárquicas, que exercem o controle violento do território, quanto por redes mais frouxas que habilmente exploram saberes especializados e profissionais para incrementar e diversificar seus negócios.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jacqueline Sinhoretto - Coordenador. Número de produções C, T A: 4
Membro: Jacqueline Sinhoretto.
7.   2009-2012. Redes criminais da droga, politica e violencia: analise da CPI do Narcotrafico
Descrição: O tratamento de informações reunidas pela Comissão Parlamentar de Inquérito conhecida como CPI do Narcotráfico, concluída pela Câmara dos Deputados em 2000, permite observar o fenômeno do mercado da droga por um prisma pouco explorado por outros estudos até o momento. Reunindo informações sobre redes de negócios em 23 estados brasileiros e mais 3 conexões internacionais, a fonte revela um rico acervo de informações sobre o perfil dos indivíduos envolvidos nos negócios da droga, suas formas de organização e as múltiplas formas de articulação possível entre redes de relacionamento locais, regionais, nacionais e transnacionais. O tratamento preliminar dos dados aponta para um questionamento dos significados cristalizados em torno da expressão ?crime organizado?, como se esse fora um tipo sociológico homogêneo; o que a CPI parece oferecer à análise são modalidades diversas de organização, com formas muito distintas de circulação de bens, pessoas e poderes, que se combinam de modo concreto em contextos bem definidos, e que acabam por produzir um mercado pujante. Mercado este que pode ser explorado tanto por redes muito bem organizadas, hierárquicas, que exercem o controle violento do território, quanto por redes mais frouxas que habilmente exploram saberes especializados e profissionais para incrementar e diversificar seus negócios.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Jacqueline Sinhoretto - Coordenador. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 1
Membro: Jacqueline Sinhoretto.

2008

1.   2008-2012. Patrimonio Cultural Rural Paulista: espaco privilegiado para pesquisa, educacao e turismo (Projeto FAPESP 2007 - Oitava Chamada para o programa de Pesquisas em Politicas Publicas)
Descrição: Do ponto de vista de pesquisa, trabalhei com um conjunto de fazendas históricas do Estado de São Paulo, da época da cana de açúcar e do café, levantando informações históricas e perspectivas de futuro.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Ines Rauter Mancuso - Integrante / M L Bortolucci - Integrante / Luzia Sigoli Fernandes Costa - Integrante / Olga Rodrigues de Morais Von Simson - Integrante / TOGNON, Marcos (coordenador) - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra.
Membro: Maria Ines Rauter Mancuso.
2.   2008-Atual. Profissionalismo e genero nas carreiras juridicas
Descrição: O projeto visa analisar o impacto das diferenças de gênero na profissionalização de juízes e juízas, advogados e advogadas, promotores públicos e promotoras, defensores públicos e defensoras. Vai articular o levantamento de dados quantitativos disponíveis para estas carreiras, além de realizar observação e entrevistas com homens e mulheres. Pretende não se restringir aos profissionais heterossexuais, incluindo no trabalho de campo qualitativo, experiências que contemplem outras sexualidades, de forma a problematizar as relações entre profissionalismo e gênero no mundo jurídico, o qual quer deter o direito de dizer o que é direito à sociedade, através da ordem legal.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Maria da Gloria Bonelli - Coordenador / Fabiana Luci de Oliveira - Integrante / Maria Natália Barboza da Silveira - Integrante / Barbalho, Rennê Martins - Integrante / Audria Helena de Souza Perez Ozores - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 12 / Número de orientações: 5
Membro: Maria da Gloria Bonelli.
3.   2008-2009. Ser jovem, em Sao Carlos e em outras localidades
Descrição: A pesquisa propõe levantar informações que permitam conhecer, de maneira mais sistemática,os jovens de São Carlos, e assim orientar decisões de políticas públicas por parte da Secretaria Especial da Infância e Juventude de São Carlos. Dois procedimentos foram adotados: 1) Levantamento e organização das informações secundárias; 2) realização de um survey junto a alunos de ensino médio. Além disso, o projeto inclui estudos junto a adolescentes em conflito com a lei em São Carlos, Botucatu e Rio Branco/Acre, que foram objeto de pesquisa para teses de doutoramento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . Integrantes: Maria Ines Rauter Mancuso - Coordenador / Elza de Andrade Oliveira - Integrante / Regina Helena Granja - Integrante / GUIMARÃES, Carlos Eduardo - Integrante / Dinair Ferreira - Integrante. Financiador(es): Prefeitura Municipal de São Carlos - SP - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T A: 7
Membro: Maria Ines Rauter Mancuso.
4.   2008-2009. Subsidios a implementacao do Plano de Acao Nacional de Adaptacao as Mudancas Climaticas (NAPA/PANA) de Guine-Bissau a partir das licoes aprendidas em Sao Tome e Principe
Descrição: articular cientistas sociais, lideranças religiosas, étnicas e comunitárias, meteorologistas, hidrólogos, ecólogos, planejadores, artistas e outros para subsidiar a autoridade pública guineense na implantação do seu Plano de Ação Nacional para Adaptação às Mudanças Climáticas. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio - Coordenador / Frederico Fábio Mauad - Integrante / Miguel Petrere Júnior - Integrante / Paul Charles Freston - Integrante / Wagner Costa Ribeiro - Integrante / Marcelo Seluchi - Integrante / Brochado - Integrante / lassana - Integrante / Boaventura - Integrante / valencio - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
Membro: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio.
Descrição: articular cientistas sociais, lideranças religiosas, étnicas e comunitárias, meteorologistas, hidrólogos, ecólogos, planejadores, artistas e outros para subsidiar a autoridade pública guineense na implantação do seu Plano de Ação Nacional para Adaptação às Mudanças Climáticas. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio - Coordenador / Frederico Fábio Mauad - Integrante / Miguel Petrere Júnior - Integrante / Paul Charles Freston - Integrante / Wagner Costa Ribeiro - Integrante / Marcelo Seluchi - Integrante / Brochado - Integrante / lassana - Integrante / Boaventura - Integrante / valencio - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
Membro: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio.

2007

1.   2007-2009. ACAO AFIRMATIVA NO ENSINO SUPERIOR: as dimensoes sociologica, economica, politica e juridica que atravessam e redesenham o debate
Descrição: A pesquisa tem por objetivo central observar, mapear, registrar, analisar e interpretar as reações e debates cada vez mais freqüentes na mídia e na literatura acadêmica de projetos de ação afirmativa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valter Roberto Silvério - Coordenador / Paulo Alberto dos Santos Vieira - Integrante / Priscila Martins Medeiros - Integrante / Thais Santos Moya - Integrante / Karina Almeida de Sousa - Integrante / Boaventura Rodrigues Vaz Horta Santy - Integrante / Elaine de Melo Lopes dos Santos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / United Negro College Fund Special Program - Cooperação.Número de orientações: 5
Membro: Valter Roberto Silverio.
2.   2007-2012. Comparative Racial Politics in the Latin American Social Thought. Projeto de Pesquisa: Mapeamento da intervencao estatal na problematica racial no governo FHC e Lula: 1995-2005
Descrição: Trata-se de um projeto comparativo entre diferentes países da América Latina que estão implementando politicas públicas de Ação Afirmativa. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valter Roberto Silvério - Coordenador. Financiador(es): Johns Hopkins University - Cooperação.
Membro: Valter Roberto Silverio.
3.   2007-2009. Diagnostico demografico e socioeconomico dos bolsoes de pobreza de Franca: subsidios para a implantacao de programas de trabalho e renda
Descrição: A pesquisa teve como objetivo principal descrever os bolsões de pobreza de Franca do ponto de vista de características demográficas, de organização familiar, educação, trabalho e renda, de maneira a reunir informações que permitissem formulação de decisões de intervenção.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Ines Rauter Mancuso - Integrante / Regina Cláudia Laisner - Coordenador / Patricia Soraya Mustafa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Maria Ines Rauter Mancuso.
4.   2007-2010. Domestic work and domestic workers: Interdisciplinary and comparative perspectives
Descrição: O projeto visa analisar a legislação brasileira sobre o trabalho doméstico e a produção das ciências sociais sobre o tema. Busca caracterizar as formas assumidas por esse tipo de trabalho a partir da aplicação de pesquisa de campo em várias regiões do país. A pesquisa tem um carater comparativo internacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Jacob Carlos Lima - Integrante / Maria Lígia de Oliveira Barbosa - Coordenador / Tania Quintaneiro - Integrante / Lisa Tortelli - Integrante. Financiador(es): International Labour Organisation - Auxílio financeiro.
Membro: Jacob Carlos Lima.
5.   2007-2008. Gestao socioambiental de reserva extrativista marinha para o ecodesenvolvimento
Descrição: Trata-se de avaliar os impactos socioambientais do projeto, o qual visa apoar a sustenatabilidade do modo de vida das comunidades extrativistas tradicionais na REserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (RJ), analisando a efetividade do modelo de co-gerenciamento proposto pelos parceiros. Proponente: FUNDAÇÃO COORDENAÇÃO DE PROJETOS, PESQUISAS E ESTUDOS TECNOLÓGICOS - COPPETEC INSTITUTO ALBERTO LUIZ COIMBRA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DE ENGENHARIA - COPPE-UFRJ PROGAMA DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO LABORATÓRIO DE SISTEMAS AVANÇADOS DE GESTÃO DA PRODUÇÃO Parceiros: CNPT/IBAMA, University of Victoria - Canada, FUNDACENTRO/CERJ, Associaço de Meio Ambiente de Cabo FrioColônia de Pesacodores Z5.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio - Integrante / Antonio Marcos Muniz Carneiro - Coordenador / Antonio Carlos Diegues - Integrante / Luiz Fernando Vieira - Integrante / Ricardo Coutinho - Integrante / Valéria da Vinha - Integrante / Rogério Valle - Integrante / Mário César Vidal - Integrante / Jutta Gutberlet - Integrante. Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Outra.
Membro: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio.
Descrição: Trata-se de avaliar os impactos socioambientais do projeto, o qual visa apoar a sustenatabilidade do modo de vida das comunidades extrativistas tradicionais na REserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (RJ), analisando a efetividade do modelo de co-gerenciamento proposto pelos parceiros. Proponente: FUNDAÇÃO COORDENAÇÃO DE PROJETOS, PESQUISAS E ESTUDOS TECNOLÓGICOS - COPPETEC INSTITUTO ALBERTO LUIZ COIMBRA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DE ENGENHARIA - COPPE-UFRJ PROGAMA DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO LABORATÓRIO DE SISTEMAS AVANÇADOS DE GESTÃO DA PRODUÇÃO Parceiros: CNPT/IBAMA, University of Victoria - Canada, FUNDACENTRO/CERJ, Associaço de Meio Ambiente de Cabo FrioColônia de Pesacodores Z5.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio - Integrante / Antonio Marcos Muniz Carneiro - Coordenador / Antonio Carlos Diegues - Integrante / Luiz Fernando Vieira - Integrante / Ricardo Coutinho - Integrante / Valéria da Vinha - Integrante / Rogério Valle - Integrante / Mário César Vidal - Integrante / Jutta Gutberlet - Integrante. Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Outra.
Membro: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio.
6.   2007-2009. Implementacao do Plano de Acao Nacional para Adaptacao as Mudancas Climaticas da Republica Democratica de Sao Tome e Principe
Descrição: Essa proposta tem, como objetivo central, partir de uma abordagem multidisciplinar para identificar os fatores limitantes nas condições institucionais de implementação do NAPA de São Tomé e Príncipe e indicar recomendações. Pretende-se que a geração conjunta deste conhecimento, envolvendo técnicos dos órgãos gestores santomenses e cientistas brasileiros, permita acelerar sua apropriação pelo referido Estado africano visando superar os óbices identificados e propiciar a melhoria dos serviços em prol dos cidadãos vulneráveis.Como objetivos específicos, tenciona detalhar os gargalos existentes e desafios na gestão pública - nas condições infraestruturais, de recursos humanos e operacionais - para lidar com as demandas decorrentes dos eventos extremos relacionados às Mudanças Climáticas, nos setores de: meteorologia, pescas, defesa civil e recursos naturais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio - Coordenador / Frederico Fábio Mauad - Integrante / Maria Tereza Kerbauy - Integrante / Antonio Carlos Diegues - Integrante / Miguel Petrere Júnior - Integrante / Wagner Costa Ribeiro - Integrante / Marcelo Seluchi - Integrante / ADERITO MANUEL SANTANA - Integrante / Aida D`Almeida - Integrante / Manuel Penhor - Integrante / Argentino Vangente - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2
Membro: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio.
Descrição: Essa proposta tem, como objetivo central, partir de uma abordagem multidisciplinar para identificar os fatores limitantes nas condições institucionais de implementação do NAPA de São Tomé e Príncipe e indicar recomendações. Pretende-se que a geração conjunta deste conhecimento, envolvendo técnicos dos órgãos gestores santomenses e cientistas brasileiros, permita acelerar sua apropriação pelo referido Estado africano visando superar os óbices identificados e propiciar a melhoria dos serviços em prol dos cidadãos vulneráveis.Como objetivos específicos, tenciona detalhar os gargalos existentes e desafios na gestão pública - nas condições infraestruturais, de recursos humanos e operacionais - para lidar com as demandas decorrentes dos eventos extremos relacionados às Mudanças Climáticas, nos setores de: meteorologia, pescas, defesa civil e recursos naturais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio - Coordenador / Frederico Fábio Mauad - Integrante / Maria Tereza Kerbauy - Integrante / Antonio Carlos Diegues - Integrante / Miguel Petrere Júnior - Integrante / Wagner Costa Ribeiro - Integrante / Marcelo Seluchi - Integrante / ADERITO MANUEL SANTANA - Integrante / Aida D`Almeida - Integrante / Manuel Penhor - Integrante / Argentino Vangente - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2
Membro: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio.
7.   2007-2009. Novas formas de insercao ocupacional de populacoes de baixa renda.
Descrição: No contexto da mundialização e do aumento da informalidade, esta pesquisa se propõe a: 1)estudar um conjunto de iniciativas de grupos organizados da sociedade civil, com maior ou menor apoio do Estado, voltadas a atividades ligadas diretamente à produção ou distribuição de renda, assim como atividades sociais e associativas, visando contribuir para a inserção social e econômica; 2) analisar, conjuntamente, as trajetórias das organizações, instituições, associações, famílias e indivíduos, objetivando avaliar a contribuição de tais empreendimentos para a sustentabilidade dessas populações.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Jacob Carlos Lima - Integrante / Márcia de Paula Leite - Integrante / Angela Maria Carneiro Araújo - Integrante / Isabel Georges - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cooperação / Universidade Estadual de Campinas - Cooperação / Universidade Federal de São Carlos - Cooperação / Institut de Recherche pour le Développement - Cooperação.
Membro: Jacob Carlos Lima.

2006

1.   2006-2012. A crise do trabalho e as novas formas de geracao de emprego e renda. As distintas faces do trabalho associado, os trabalhadores e a questao de genero.
Descrição: Este projeto se propõe a discutir as características principais da atual crise do trabalho, enfatizando especialmente a difusão das formas recentes de precarização do trabalho como o trabalho autônomo, a domicílio, sem contrato ou por tempo determinado, utilizados para o rebaixamento de custos empresariais. Por outro lado, visa analisar a utilização do trabalho associado em sua dualidade contraditória: como forma de rebaixamento de custos e precarização do trabalho, a partir de existência de uma autonomia meramente formal, e como alternativa de geração de emprego e renda em empreendimentos autogestionários. Nesse sentido, visa discutir em que medida essas novas formas de configuração do trabalho, entendidas, também, como experiências de uma Economia Solidária, se apresentam como alternativas viáveis de geração de emprego e renda.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Jacob Carlos Lima - Integrante / Márcia de Paula Leite - Coordenador / Angela Maria Carneiro Araújo - Integrante / Lorena Holzmann - Integrante / Magda Maria Bello de Almeida Neves - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2
Membro: Jacob Carlos Lima.
2.   2006-2009. A dimensao social das desigualdades: sistema de indicadores de estratificacao e mobilidade social
Descrição: Este projeto propõe um sistema de indicadores sociológicos para o acompanhamento da dinâmica da desigualdade e da mobilidade social no Brasil. Tal sistema depende da especificação das categorias sociais analiticamente relevantes, da identificação dos grupos "em risco", e da análise do processo de criação e transmissão das desigualdades ao longo do ciclo de vida dos indivíduos. A combinação desses elementos permitirá identificar os pontos nevrálgicos do processo de estruturação das desigualdades, e conseqüentemente fornecerá subsídios cruciais para políticas públicas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jacob Carlos Lima - Integrante / Nelson do Valle Silva - Coordenador / Maria Lígia de Oliveira Barbosa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Jacob Carlos Lima.
3.   2006-Atual. A Sociologia no Brasil: formacao, institucionalizacao e mercado de trabalho
Descrição: O projeto objetiva analisar a formação e consolidação do campo da sociologia no Brasil a partir da institucionalização da formação graduada e pós-graduada, assim como os determinantes do mercado de trabalho. Temos como hipótese a " nacionalização" do campo disciplinar a partir da institucionalização da pesquisa e da pós-graduação que deu conformidade e maior homogenização a práticas profissionais, marcadamente, mas não exclusivamente no ensino superior.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jacob Carlos Lima - Coordenador. Número de produções C, T A: 21 / Número de orientações: 1
Membro: Jacob Carlos Lima.
4.   2006-2007. As politicas sociais nas comunidades e acoes da universidade
Descrição: O projeto de pesquisa tem por objetivo mapear as atividades de extensão desenvolvida pela Universidade Federal de São Carlos a partir das metas e princípios discutidos pelo Programa Nacional de Direitos Humanos. O projeto se insere em um projeto maior intitulado Conexões de SAberes, instituído pela SECAD - Secreatria de EDucação Continuada, Alfabetização e Diversidade, que busca construir oportunidades de pesquisa e ações para jovens universitários de origem popular.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Maria Ines Rauter Mancuso - Coordenador / André Faisting - Integrante / Nelson POnce Junior - Integrante / Priscila Andrade Corrêa - Integrante / Sérgio Ricardo do NAscimento Neto - Integrante / Augusto César Pedro - Integrante. Financiador(es): Ministério da Educação - Outra.
Membro: Maria Ines Rauter Mancuso.
5.   2006-2011. Expertise juridica ou ingerencia politica: o enquadramento local de saberes globais no mundo do Direito
Descrição: O projeto estuda o impacto das relações de importação e exportação de expertise jurídica e de formatos institucionais do sistema de justiça. Foca, em especial a magistratura paulista, e a resistência local ao modelo global de reforma do judiciário.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Maria da Gloria Bonelli - Coordenador / Silvia Noguti - Integrante / Juliana Tonche - Integrante / Daniel Luiz Cardoso - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 9 / Número de orientações: 6
Membro: Maria da Gloria Bonelli.
6.   2006-2010. Os novos territorios do trabalho
Descrição: Num primeiro momento, entre 2006 e 2008, a pesquisa analisou o processo de transferência de indústria do setor calçadisaa de Franca,SP e Vale dos Sinos,RS para o Ceará e as implicações na utilização da força de trabalho; o fechamento de unidades industriais a informalização e o recurso a formas alternativas de organização do trabalho - atelies, trabalho domiciliar e cooperativas de trabalho por um lado, e a constituição de formas assalariadas, cooperativadas e a criação de redes informais complementares de trabalho domiciliar no Ceará. Num segundo momento, entre 2008-2010, buscou analisar as consequências das novas espacialidades e mobilidades no trabalho entre trabalhadores fabris (calçadistas e metalúrgicos), de grandes projetos minerais(alumínio primário), em categorias flexibilizadas como trabalhadores de transportes rodoviários,agentes de saúde, trabalhadores do software e trabalhadores informais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Jacob Carlos Lima - Coordenador / Iara Maria de Araujo - Integrante / Daniel Perticarrari - Integrante / Izabel Cristina Ferreira Borsoi - Integrante / Fernanda Flavia Cockell - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 9
Membro: Jacob Carlos Lima.
7.   2006-2009. Representacoes Sociais dos Abrigos Temporarios no Brasil: uma analise sociologica de base qualitativa da otica dos gestores publicos e dos abrigados em contexto de desastre relacionado as chuvas
Descrição: Os desastres relacionados às chuvas ampliam-se no país envolvendo perdas de vidas, feridos, desestruturação de rotinas de populações social e economicamente fragilizadas, desorganização da ocupação do território e da vida comunitária, circunstâncias essas que apontam para os efeitos da ampliação da desigualdade social e as insuficiências que ainda persistem nas políticas públicas levadas a cabo nas últimas décadas em todas as macrorregiões.Frente a isso, esse projeto tem como objetivo central analisar comparadamente as representações dos abrigos temporários, na ótica dos gestores e dos abrigados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio - Coordenador / Mariana Siena - Integrante / Victor Marchezini - Integrante / Aline Ramos Barbosa - Integrante / Juliana Roversi Zago - Integrante / Débora Geraldi - Integrante / Beatriz Janine Ribeiro Pavan - Integrante / Ilunilson Santos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio.
Descrição: Os desastres relacionados às chuvas ampliam-se no país envolvendo perdas de vidas, feridos, desestruturação de rotinas de populações social e economicamente fragilizadas, desorganização da ocupação do território e da vida comunitária, circunstâncias essas que apontam para os efeitos da ampliação da desigualdade social e as insuficiências que ainda persistem nas políticas públicas levadas a cabo nas últimas décadas em todas as macrorregiões.Frente a isso, esse projeto tem como objetivo central analisar comparadamente as representações dos abrigos temporários, na ótica dos gestores e dos abrigados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio - Coordenador / Mariana Siena - Integrante / Victor Marchezini - Integrante / Aline Ramos Barbosa - Integrante / Juliana Roversi Zago - Integrante / Débora Geraldi - Integrante / Beatriz Janine Ribeiro Pavan - Integrante / Ilunilson Santos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio.

2005

1.   2005-2006. Coordenadora do projeto: Representacoes sociais das secas, chuva e de grandes projetos hidricos no Nordeste
Descrição: Trata-se de descrever e analisar as representações das populações ribeirinhas à jusante de GPH no CE, RN e PB acerca do acesso ã ãgua doce bem como da ameaca de colapso de barragens e risco 'a vida.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio - Coordenador / Rodrigo Constante Martins - Integrante / JuLiano Costa Gonçalves - Integrante / Marco Antonio Villa - Integrante / Mariana Siena - Integrante / Cinthia Cassia Cassia - Integrante / Nivalda Aparecida Campos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 12
Membro: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio.
Descrição: Trata-se de descrever e analisar as representações das populações ribeirinhas à jusante de GPH no CE, RN e PB acerca do acesso ã ãgua doce bem como da ameaca de colapso de barragens e risco 'a vida.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio - Coordenador / Rodrigo Constante Martins - Integrante / JuLiano Costa Gonçalves - Integrante / Marco Antonio Villa - Integrante / Mariana Siena - Integrante / Cinthia Cassia Cassia - Integrante / Nivalda Aparecida Campos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 12
Membro: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio.
2.   2005-2005. Coordenadora do projeto: Subsidios ao aperfeicoamento da Politica Nacional de Defesa Civil
Descrição: Trata-se de analisar, através das representações de danos dos vários sujeitos envolvidos, as limitações dos instrumentos atuais de avaliação de danos, propondo os ajustamentos necessários a essa ferramenta de gerenciamento de desastres.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio - Coordenador / Joeverson Domingues Evangelista - Integrante / Mariana Siena - Integrante / Victor Marchezini - Integrante / Guilherme Cristofani - Integrante / Aline Ramos Barbosa - Integrante / Mariana Tagliaferro - Integrante / Beatriz Pavan - Integrante / Cinthia Cassia Cassia - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Bolsa / Secretaria Nacional de Defesa Civil Ministério da Integração Nacional - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 14 / Número de orientações: 4
Membro: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio.
Descrição: Trata-se de analisar, através das representações de danos dos vários sujeitos envolvidos, as limitações dos instrumentos atuais de avaliação de danos, propondo os ajustamentos necessários a essa ferramenta de gerenciamento de desastres.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio - Coordenador / Joeverson Domingues Evangelista - Integrante / Mariana Siena - Integrante / Victor Marchezini - Integrante / Guilherme Cristofani - Integrante / Aline Ramos Barbosa - Integrante / Mariana Tagliaferro - Integrante / Beatriz Pavan - Integrante / Cinthia Cassia Cassia - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Bolsa / Secretaria Nacional de Defesa Civil Ministério da Integração Nacional - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 14 / Número de orientações: 4
Membro: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio.

2004

1.   2004-2008. Affirmative Action in Brazil history and context
Descrição: O projeto tem por objeto de pesquisa a analise da implementação de programas de ação afirmativa em duas universidades brasileiras. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valter Roberto Silvério - Coordenador / Paulo Alberto dos Santos Vieira - Integrante / Priscila Martins Medeiros - Integrante / Thais Santos Moya - Integrante. Financiador(es): United Negro College Found Special Program - Cooperação.Número de orientações: 3
Membro: Valter Roberto Silverio.
2.   2004-2012. Ciencias, Literatura e Nacao no Brasil 1870-1930
Descrição: Este projeto de pesquisa temático unifica as investigações históricas sob minha orientação na UFSCar. Entre fins do século XIX e a década de 1920, leituras diversas do darwinismo-social marcaram reflexões científicas e literárias que tinham como eixo articulador a categoria nação. Ciências e literatura diagnosticavam a sociedade brasileira como sob risco degenerativo. Este projeto propõe uma reflexão sobre este diagnóstico e a forma como ele conectava ciência e literatura em meio a uma reconfiguração de nossa estrutura social em que a sexualidade ganhou importância por permitir a associação entre discursos e práticas voltados para o controle e disseminação de um novo modelo de família com o chamado “imperativo nacional”, ou seja, a necessidade de construção de uma coletividade “saudável”. Em uma sociedade pós-colonial e escravista, interpretações do darwinismo-social se associaram à emergência do dispositivo de sexualidade de forma que os imperativos sociais levaram a uma sexualização da raça e uma racialização do sexo. A partir da análise sociológica e histórica de discursos científicos, políticos e literários do período, buscaremos compreender como isto se passou em nosso país. #10;#10;Palavras-Chave: Dispositivo de Sexualidade – Raça – Michel Foucault – Teoria Queer. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Richard Miskolci Escudeiro - Coordenador / Oswaldo Lara - Integrante / Talita Cristina Pimentel - Integrante / Fernando Figueiredo Balieiro - Integrante / Floeter, Guilherme Saad - Integrante. Número de produções C, T A: 35 / Número de orientações: 6
Membro: Richard Miskolci Escudeiro.
3.   2004-2008. Condicoes de vida e sociabilidade no Alto e Medio Rio Sao Francisco
Descrição: O projeto associa-se ao projeto Rumo à Co-gestão do Vale do Rio São Francisco financiado pelo IDRC e CIDA. Vinculam-se, os dois, ao Projeto Pesca Continental no Brasil que fundamenta um acordo bi-lateral do qual a UFSCar é coordenadora pelo lado brasileiro. Pelo projeto Condições de vida e sociabilidade no Alto e Médio Rio São Francisco, tem sido realizados sub-projetos com temas específicos: relações de gênero, relações raciais, meio ambiente, organização profissional entre outros. Vinculam-se a ele, alunos de Ci~encias Sociais, Biologia e Imagem e Som.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Maria Ines Rauter Mancuso - Coordenador / Valter Roberto Silvério - Integrante / Ana Paula Glinfskoi Thé - Integrante / Ana Carolina Bichoffe - Integrante / Priscila Martins Medeiros - Integrante / Daniel SAnchis - Integrante / Yan Mazzev - Integrante / António José de Oliveira Araújo - Integrante / Ronald Keiji Kashima - Integrante / Thais Madeira - Integrante / Arthur Autran Franco de Sá Neto - Integrante / Fernanda Cristina dos Santos Tibério - Integrante / Marcos Tadeu Geraldo - Integrante / Erida F Araújo Silva - Integrante / Lidiane Maria Maciel - Integrante / Gyorgy Henyei Neto - Integrante / Patricia Yuri Hayashi - Integrante. Financiador(es): Centro Internacional de Pesquisa Para o Desenvolvimento - Auxílio financeiro / Pro Reitoria de Extensão Universidade Federal de São Carlos - Bolsa / Agência Canadense de Cooperação Internacional - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 29 / Número de orientações: 2
Membro: Maria Ines Rauter Mancuso.
4.   2004-2017. Corpo, Identidades e Subjetivacoes
Descrição: O tema sociológico clássico da diferenciação social teve um de seus desdobramentos contemporâneos nos estudos sobre corpo, sexualidade e identidades. A partir da diferenciação básica que todo ser humano sofre ao ser classificado no nascimento como pertencendo a um determinado gênero, associado comumente a um dos órgãos sexuais, o corpo tem um papel determinante na construção social das identidades. Assim, justifica-se uma reflexão histórica sobre o processo de naturalização de diferenças físicas e da atribuição de significados sociais aos corpos, os quais são objeto de práticas, tecnologias e discursos. O objetivo desta pesquisa é discutir como diferenças social e historicamente criadas se ancoram no corpo e fazem dele o veículo de expressão de identidades aceitas ou rejeitadas, consideradas normais ou desviantes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Richard Miskolci Escudeiro - Coordenador. Número de produções C, T A: 90 / Número de orientações: 8
Membro: Richard Miskolci Escudeiro.
5.   2004-2006. Os (dificeis) caminhos da producao nao capitalista. O trabalho em cooperativas de producao
Descrição: O projeto analisa um grupo de cooperativas de produção industrial que atuam como terceirizadas de empresas regulares. Busca verificar em que medida a proposta autogestionária se mantém frente as necessidades de permanência no mercado; a externalidade presente em sua organização; a percepção do trabalhador associado sobre o trabalho associado. A hipótese central é que a inserção dessas cooperativas em redes empresariais é condição de sobrevivência desse tipo de empreendimento, comprometendo ou dificultando a manutenção da democracia no espaço de trabalho e mesmo a percepção de autonomia por parte do trabalhador. Estão sendo pesquisadas cooperativas que atuam no setor do vestuário(calçados e confecções) nos estados do Rio Grande do Sul, Ceará, Paraíba e Pernambuco.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Jacob Carlos Lima - Coordenador / Maria do Carmo Moura - Integrante / Maria Neyara Araújo de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 8
Membro: Jacob Carlos Lima.
6.   2004-2006. Rumo a co-gestao da pesca no Vale do Rio Sao Francisco
Descrição: O projeto Rumo insere-se no Acordo Bi-lateral Brasil-Canadá. O projeto teve dois objetivos básicos: 1) desenvolver, entre a população ribeirinha, especialmente entre pescadores artesanais, habilidades, atitudes e conhecimentos adequados à participação em processos de co-gestão; 2) realizar estudos sobre condições de vida, desigualdade social (centrada em gênero e raça) e padrões de sociabilidade de pescadores artesanais e de sua família e sobre questões ambientais. O primeiro objetivo foi realizado pela transferência de experiências, da Amazônia para o Vale do São Francisco, da ONG IARA - Instituto Amazônico de Manejo Sustentável dos REcursos Ambientais. O segundo, ainda em continuidade, constiui agora o projeto Condições de vida e sociabilidade entre os pescadores do Alto e Médio Rio São Francisco. Alguns produtos devem ser destacados: dois relatórios técnicos enviados ao IDRC, à CIDA e à PROEX, nos quais se incluem relatórios de pesquisa; uma dissertação de mestrado; um documentário sobre Três Marias, município que integra a área de interesse, como trabalho conclusivo de final de curso de Imagem e Som por um grupo de alunos orientado pelo Prof Arthur Autran; várias comunicações em Congressos realizadas por alunos que se envolveram em pesquisas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (13) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Maria Ines Rauter Mancuso - Coordenador / Valter Roberto Silvério - Integrante / Daniel Bruno Biagioni - Integrante / Ana Paula Glinfskoi Thé - Integrante / Ana Carolina Bichoffe - Integrante / Priscila Martins Medeiros - Integrante / Solania Horti Neri dos SAntos - Integrante / Thais Fernanda Leite Madeira - Integrante / Fábio Ueno - Integrante / Daniel SAnchis - Integrante / Yan Mazzev - Integrante / Alline Braga Silva - Integrante / Camila Michelin - Integrante / Cristiano Kobal - Integrante / José de Andrade Matos Sobrinho - Integrante / Ronald Keiji Kashima - Integrante / Raimunda Queiroz Mello - Integrante / Marcelo Apel - Integrante / Arthur Autran Franco de Sá Neto - Integrante / Fernanda Cristina dos Santos Tibério - Integrante / Marcos Tadeu Geraldo - Integrante / Alison Macnaughton - Integrante / Joachim Carosfeld - Integrante. Financiador(es): Centro de Pesquisa para o desenvolvimento Internacional - Auxílio financeiro.
Membro: Maria Ines Rauter Mancuso.

2003

1.   2003-2005. Coord proj: Bases sociologicas para o gerenciamento de desastres relacionados a agua
Descrição: Trata-se de analisar sociologicamente o padrão de desastres relacionados às chuvas no país (tais como inundações, enchentes, deslizamentos, destelhamentos, numa ampla tipologia) engendrado, por um lado, pela forma contemporânea de representação e produção social do espaço; por outro, pelas limitações do desenho e das práticas institucionais voltadas para emergências.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio - Coordenador / Pedro Fernando Caballero Campos - Integrante / Mariana Siena - Integrante / Joeverson D Evangelista - Integrante / Victor Marchezini - Integrante / Guilherme Cristofani - Integrante / Aline Ramos Barbosa - Integrante / Juliana Paganelli - Integrante / Mariana Tagliaferro - Integrante / Beatriz Pavan - Integrante / Cinthia Cassia Cassia - Integrante / Marcus helder Gobetti - Integrante / Ilunilson Paquete Fernandes - Integrante / Débora Geraldi - Integrante / Rafael Antonio Teixeira Neves - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Bolsa / Programa de Pós Graduação Em Ciências da Engenharia Ambiental - Outra. Número de produções C, T A: 36 / Número de orientações: 12
Membro: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio.
Descrição: Trata-se de analisar sociologicamente o padrão de desastres relacionados às chuvas no país (tais como inundações, enchentes, deslizamentos, destelhamentos, numa ampla tipologia) engendrado, por um lado, pela forma contemporânea de representação e produção social do espaço; por outro, pelas limitações do desenho e das práticas institucionais voltadas para emergências.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio - Coordenador / Pedro Fernando Caballero Campos - Integrante / Mariana Siena - Integrante / Joeverson D Evangelista - Integrante / Victor Marchezini - Integrante / Guilherme Cristofani - Integrante / Aline Ramos Barbosa - Integrante / Juliana Paganelli - Integrante / Mariana Tagliaferro - Integrante / Beatriz Pavan - Integrante / Cinthia Cassia Cassia - Integrante / Marcus helder Gobetti - Integrante / Ilunilson Paquete Fernandes - Integrante / Débora Geraldi - Integrante / Rafael Antonio Teixeira Neves - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Bolsa / Programa de Pós Graduação Em Ciências da Engenharia Ambiental - Outra. Número de produções C, T A: 36 / Número de orientações: 12
Membro: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio.

2002

1.   2002-2002. Diagnostico socio-economico e habitacional em uma area de intervencao em Sao Carlos
Descrição: A pesquisa teve como objetivo geral realizar diagnóstico sócio-econômico de uma área selecionada para ser atendida no âmbito do programa Habitar Brasil-BID. Entre os objetivos específicos destacam-se: caracterizar censitariamente os domicílios existentes na área de habitação subnormal existente; caracterizar todos os moradores dos domicílios em termos demográficos, sócio-econômicos, educacionais e de inserção no mercado de trabalho; historicizar a ocupação da área. Forma utilizados dados secundários e dados primários coletados de três maneiras: por uma pesquisa tipo survey, por meio de entrevistas e por meio de documentos. O trabalho foi realizado pro solicitação da Prefeitura Municipal de São Carlos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Maria Ines Rauter Mancuso - Coordenador / Riberti de Almeida Felisbino - Integrante / Edilma Ferreira - Integrante / Elza de Andrade Oliveira - Integrante / Daniel Bruno Biagioni - Integrante / Regina Laisner - Integrante / Regina Granja - Integrante / Josefa Nascimento dos Santos - Integrante / Erika Saidel - Integrante / Allan Aroni - Integrante / Alessandra Heloisa Garcia Jorge - Integrante / Antonia Celene Miguel - Integrante / Carina Monteiro FAgiani - Integrante / Carmem Sílvia Andreolli - Integrante / Eduardo Zanardi - Integrante / Flávia do Carmo Ferreira - Integrante / Júlia Bardi - Integrante / Marco Antonio Alves dos Santos - Integrante / Nivalda Aparecida Campos - Integrante / Roselene Paschoalino - Integrante / SAra Noêmia Palombo - Integrante / Silvano da Conceição - Integrante. Financiador(es): Prefeitura Municipal de São Carlos - Remuneração. Número de produções C, T A: 1
Membro: Maria Ines Rauter Mancuso.
2.   2002-2005. Estudos sobre pobreza a partir dos dados do cadastramento unico
Descrição: DE 2002 a 2005 coordenei o cadastramento único no município de São Carlos. A cobertura dos bolsões de pobreza foi censitária o que permitiu que trabalhássemos com uma amostra aleatória dos cadernos aplicados para produzir estudos descritivos de profundidade sobre a pobreza no município de São Carlos. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Maria Ines Rauter Mancuso - Coordenador / Elza de Andrade Oliveira - Integrante / Ana Carolina Bichoffe - Integrante / Priscila Martins Medeiros - Integrante / Tatiane Cosentino Rodrigues - Integrante / Danilo César Souza Pinto - Integrante.
Membro: Maria Ines Rauter Mancuso.

2001

1.   2001-2001. Percepcao social dos problemas de quantidade, qualidade e custo dos recursos hidricos em bacias hidrograficas do Estado de Sao Paulo
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Ines Rauter Mancuso - Integrante / Marcelo Coutinho Vargas - Coordenador / Cristiane Olga Miranda - Integrante / MANCUSO, Maria Inês Rauter - Integrante / Benedito Benze - Integrante / Francisco Louzada Neto - Integrante / Luciano Silva Gonçalves - Integrante / Cristina Nardin - Integrante / Luciana Martins Guardia - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra.
Membro: Maria Ines Rauter Mancuso.

2000

1.   2000-2002. Pesquisadora do Projeto Agua e cidadania: enquete sobre a percepcao social dos problemas de quantidade, qualidade e custo dos recursos hidricos em bacias hidrograficas do estado de Sao Paulo
Descrição: O projeto visa refletir sobre os rumos do desenvolvimento interiorano paulista a partir da questão da abrangência das políticas de saneamento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio - Integrante / Nemésio Batista Salvador - Integrante / Marcelo Coutinho Vargas - Coordenador / Bernardo Arantes Nascimento - Integrante / Maria Inês Rautener Mancuso - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 10 / Número de orientações: 2
Membro: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio.
Descrição: O projeto visa refletir sobre os rumos do desenvolvimento interiorano paulista a partir da questão da abrangência das políticas de saneamento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio - Integrante / Nemésio Batista Salvador - Integrante / Marcelo Coutinho Vargas - Coordenador / Bernardo Arantes Nascimento - Integrante / Maria Inês Rautener Mancuso - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 10 / Número de orientações: 2
Membro: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio.

1999

1.   1999-1999. Exclusao social em Catanduva: caracteristicas demograficas e socio-economicas de moradores em bolsoes de pobreza
Descrição: A pesquisa teve como ojetivos 1) mapear a pobreza em termos de renda e de escolaridade dos chefe de família; 2) caracterizar as condições de habitação das famílias de bolsões de pobreza da cidade; 2) identificar o perfil demográfico e educacional dos moradores; 3) identificar o eprfil demográfico e educacional dos moradores; 4) levantar as condições de inserção no mercado de trabalho; 5) levantar as capacidades e expectativas dos moradores com relação ao futuro e, especificamente, com relação a trabalho e formação profissional. O levantamento e análise de dados foram orientados pelo Teoria das Capacidades Básicas de Amartya Sen. A pesqusia foi solicitada pela Prefeitura Municipal de Catanduva que pretendia, a partir dos dados, gerar propostas de alternativa de renda para os moradores de bolsões de pobreza.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Maria Ines Rauter Mancuso - Coordenador / Riberti de Almeida Felisbino - Integrante / Edilma Ferreira - Integrante / Mariana de Andrade Pinto Ferraz - Integrante / Eduardo Rodrigo de Souza - Integrante / Elza de Andrade Oliveira - Integrante / Daniel Bruno Biagioni - Integrante / Helena Maria Rodrigues Silva de Menezes - Integrante / Regina Claudia Laisner - Integrante / Fátima Inês Aires Borrás - Integrante / Marlucy Godoy Ricci - Integrante / Alexsandro Macedo Almeida - Integrante / Rangel Márcio de Lima - Integrante / Suely Aparecida Provinciali Vall - Integrante / Amanda Pìnheiro Mancuso - Integrante / Roselene Aparecida PAschoalino - Integrante / Andréia Cristina de Jesus Oliveira - Integrante. Financiador(es): Prefeitura Municipal de Catanduva - Remuneração. Número de produções C, T A: 4
Membro: Maria Ines Rauter Mancuso.
2.   1999-2002. Sub-coord (aspecto social) do Projeto : Bases para a conservacao e restauracao dos recuros pesqueiros no Alto-Medio rio Sao Francisco
Descrição: O subprojeto sócio-econômico, coordenado pela autora, teve por objetivo descrever e analisar as condições de vida de pescadores artesanais no Alto-Médio São Francisco. A pesquisa de campo pautou-se por procedimentos de base qualitativa, através de survey com amostra dos pescadores artesanais profissionais das quatro colônias ao longo do trecho mineiro do referido rio, survey este replicado, para fins de analise comparada, no ano de 2001. Como procedimento de pesquisa social de base qualitatitiva, a coleta, sistematização e interpretação de relatos orais e fotodocumentação da atividade de trabalho e modo de vida da pesca artesanal foi realizada, complementando as análises pautadas nas informações quantitativas. A orientação da coleta,sistematização e integração das análises realizada pelos discentes participantes acerca da caracterização do modo de vida e trabalho foi coordenada exclusivamente pela autora. À participante M.I.R. Mancuso, coube exclusivamente a coleta, sistematização e análise de relatos orais das mulheres e filhas de pescadores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio - Coordenador / Sandro Augusto Teixeira de Mendonça - Integrante / JuLiano Costa Gonçalves - Integrante / Rodrigo Constante Martins - Integrante / Silvana Aparecida Félix - Integrante / Alessandre André Leme - Integrante / Maria Inês Rauter Mancuso - Integrante / Marcelo Alves Ferreira - Integrante / Izabel Mendonça Faria - Integrante / Luis Felipe Adurens Cordeiro - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 27 / Número de orientações: 5
Membro: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio.
Descrição: O subprojeto sócio-econômico, coordenado pela autora, teve por objetivo descrever e analisar as condições de vida de pescadores artesanais no Alto-Médio São Francisco. A pesquisa de campo pautou-se por procedimentos de base qualitativa, através de survey com amostra dos pescadores artesanais profissionais das quatro colônias ao longo do trecho mineiro do referido rio, survey este replicado, para fins de analise comparada, no ano de 2001. Como procedimento de pesquisa social de base qualitatitiva, a coleta, sistematização e interpretação de relatos orais e fotodocumentação da atividade de trabalho e modo de vida da pesca artesanal foi realizada, complementando as análises pautadas nas informações quantitativas. A orientação da coleta,sistematização e integração das análises realizada pelos discentes participantes acerca da caracterização do modo de vida e trabalho foi coordenada exclusivamente pela autora. À participante M.I.R. Mancuso, coube exclusivamente a coleta, sistematização e análise de relatos orais das mulheres e filhas de pescadores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio - Coordenador / Sandro Augusto Teixeira de Mendonça - Integrante / JuLiano Costa Gonçalves - Integrante / Rodrigo Constante Martins - Integrante / Silvana Aparecida Félix - Integrante / Alessandre André Leme - Integrante / Maria Inês Rauter Mancuso - Integrante / Marcelo Alves Ferreira - Integrante / Izabel Mendonça Faria - Integrante / Luis Felipe Adurens Cordeiro - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 27 / Número de orientações: 5
Membro: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio.

1996

1.   1996-2008. Condicoes de vida em Sao Carlos. A questao da pobreza: uma abordagem interdisciplinar
Descrição: O projeto tem caráter contínuo. A partir de bases de dados primários sobre as condições de vida da cidade de São Carlos, propõe especificar dimensões de interesse para a discussão da desigualdade social e de políticas públicas e observar a situação de São Carlos. Três bases de dados têm sido utilizadas: 1) a constituída a partir de um survey amostral realizado em 1982 (nesse momento foram levantados dados também em outras cidades médias do ESP: Araraquara, Catanduva, Jaboticabal, Jaú, Rio Claro, Piracicaba); 2) a constituída a partir de um survey amostral realizado em 1994; 3) a partir de um survey amostral com base nos questionários aplicados no âmbito do Cadastramento Único em São Carlos realizado de 2002 a 2003.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (21) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Maria Ines Rauter Mancuso - Coordenador / Riberti de Almeida Felisbino - Integrante / Elza de Andrade Oliveira - Integrante / Laura M Quarentei - Integrante / Adriana Etelvina Libório - Integrante / Jane Marchi Madureira - Integrante / Daniela Bagatim - Integrante / Celso Ricardo Roma - Integrante / Adriana C Baldi - Integrante / Fátima Inês Aires Borrás - Integrante / Cristiani Olga Miranda - Integrante / Erika Saidel Masselli - Integrante / Josefa Nascimento dos Santos - Integrante / Alessandro José de Oliveira - Integrante / Ana Carolina Bichoffe - Integrante / Priscila Martins Medeiros - Integrante / Daniela Ferraz Florioto - Integrante / Maria Natélia B Silveira - Integrante / Roselene Aparecida PAschoalino - Integrante / Carmem Sílvia Andreolli - Integrante / Dilma Fabri MArão - Integrante / Tatiane Cosentino Rodrigues - Integrante / Danilo César Souza Pinto - Integrante. Financiador(es): Pro Reitoria de Extensão Universidade Federal de São Carlos - Bolsa. Número de produções C, T A: 17 / Número de orientações: 7
Membro: Maria Ines Rauter Mancuso.

1995

1.   1995-Atual. Processos de profissionalizacao Contemporaneos
Descrição: Investiga os processos de profissionalização em curso, tanto das novas profissões quantos das profissões consideradas liberais. Focaliza as relações no mercado e com o estado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Maria da Gloria Bonelli - Coordenador / Paula Melani Rocha - Integrante / Fabio Oliveira Almeida - Integrante / Wellington Luiz Siqueira - Integrante / Aline Tereza Borghi Leite - Integrante. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 5
Membro: Maria da Gloria Bonelli.
2.   1995-Atual. Profissoes juridicas e sistema de justica
Descrição: Investiga o impacto do profissionalismo no sistema de justiça, desde o Supremo Tribunal Federal até as experiências de conciliação e mediação na justiça formal ou informal. Inclui também a dimensão de gênero no estudo das carreiras jurídicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Maria da Gloria Bonelli - Coordenador / Fabiana Luci de Oliveira - Integrante / Maria Natália Braboza da Silveira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 15 / Número de orientações: 31
Membro: Maria da Gloria Bonelli.

1994

1.   1994-2008. Indicadores Sociais
Descrição: O projeto Indicadores Sociais possui caráter contínuo. Pelo projeto busca-se organizar um banco de dados secundários que propicie a avaliação das condições de vida e das matrizes da desigualdade social, atendendo assim a recomendação posta no Programa Nacional de Direitos Humanos II. As fontes de dados utilizadas têm sido o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; o SEADE - Sistema Estadual de Análise de Dados EStatísticos; o MTE - Ministério do Trabalho, especificamente a RAIS - Relação Anual de Informações Sociais e o CAGED - Cadastro Geral de Emprego- Desemprego; outros órgãos públicos. Esses bancos de dados tem sido trabalahdos por uma série de projetos menores desenvolvidos por alunos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Maria Ines Rauter Mancuso - Coordenador / Riberti de Almeida Felisbino - Integrante / Luciana Andressa S Martins - Integrante / Edilma Ferreira - Integrante / Mariana de Andrade Pinto Ferraz - Integrante / Eduardo Rodrigo de Souza - Integrante / Elza de Andrade Oliveira - Integrante / Daniel Bruno Biagioni - Integrante / Helena Maria Rodrigues Silva de Menezes - Integrante / Alexsandro Macedo Almeida - Integrante / Rangel Márcio de Lima - Integrante / Ana Carolina Bichoffe - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Bolsa. Número de produções C, T A: 16 / Número de orientações: 5
Membro: Maria Ines Rauter Mancuso.

1993

1.   1993-1994. Diagnostico do Municipio de Assis
Descrição: A pesquisa teve, por objetivo, reunir, organizar e analisar informações secundárias para produzir um diagnóstico socioeconômico do Município de Assis de maneira a permitir formulações de políticas públicas. O Projeto foi objeto do Termo Aditivo ao Convênio entre a Universidade Federal de São Carlos e a Prefeitura Municipal de Assis.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) . Integrantes: Maria Ines Rauter Mancuso - Coordenador / Elza de Andrade Oliveira - Integrante / Regina Helena Granja - Integrante / Daniela Ferraz Florioto - Integrante / Melissa Moreira Pugliesi - Integrante / Waldecir da Silva - Integrante / Márcia Regina Vazzoler - Integrante / Fernanda Aparecida Maluf - Integrante / Luis Alexandre Fuccille - Integrante.
Membro: Maria Ines Rauter Mancuso.


Data de processamento: 12/10/2020 20:13:52