Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Sociologia (DS)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Maria da Gloria Bonelli

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1993), e bolsa sanduíche na Northwestern University (1991). Desenvolveu pós-doutorado na American Bar Foundation, Chicago (1996), no Instituto Internacional de Sociologia Jurídica de Oñati, País Basco (2006) e na University of Leeds Law School (2016). Professora titular do Departamento de Sociologia, da Universidade Federal de São Carlos, atualmente é professora sênior do mesmo Departamento, com Bolsa Produtividade em Pesquisa 1B. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia das Profissões, atuando principalmente nos seguintes temas: profissões jurídicas, sistema de justiça, profissionalismo e gênero, processos de profissionalização contemporâneos. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1739441747281321 (23/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1B
  • Período de análise: 2015-2019&1992-2015&2019-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Ciências Sociais. Via Washington Luis KM 235 Monjolinho 13565905 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 147 Telefone: (16) 33518369
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Sociologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (11)
    1. 2020-Atual. Profissionalismo, fragmentacao e identidades nas profissoes juridicas
      Descrição: O projeto sistematiza as transformações que ocorreram nas profissões jurídicas e seus reflexos sobre o profissionalismo cívico, a coesão e as semelhanças entre os pares. Essas mudanças espelham um contexto mais híbrido, com a fragmentação das práticas, dos modelos institucionais e de valores, bem como a heterogeneidade e as diferenças que recortam as identificações dos sujeitos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria da Gloria Bonelli - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Maria da Gloria Bonelli.
    2. 2019-Atual. A producao de sentidos como diferenca: a docencia do Direito no Brasil
      Descrição: O projeto visa completar a investigação apoiada pelo Bolsa produtividade em pesquisa 1B, cujo título é Descentrando a docência do Direito? Mulheres e diferença no ensino jurídico no Brasil. A pesquisa atual refina a hipótese explorada na investigação acima, sobre como a diversificação dos docentes e a fragmentação dos modelos institucionais atuaram para descentrar a docência do Direito, ao mesmo tempo que engendravam sua padronização e estratificação. A hipótese inicial, de que esses processos fragmentários produziriam práticas e discursos descentrados no ensino jurídico, partia de uma visão fixa de que o centro dessa atividade estava na pós-graduação como local da produção de conhecimento canônico. A hipótese, reelaborada em sintonia com o que está sendo observado em trabalho de campo, é que na docência do Direito há a produção de múltiplos significados por parte dos professores para o que seria esse centro, deslocado de uma posição estática e singular, pela criatividade desses sujeitos que atribuem sentidos como diferença. Isso se dá seja por meio de embates morais para definir quem é o bom/a boa professora, seja pelas lutas discursivas visando demarcar ou inviabilizar a constituição de fronteiras entre graduação e a pós-graduação, a carreira profissional e carreira acadêmica, genderização/racialização da atividade e tentativas de seu apagamento. Metodologicamente, combina análise de dados quantitativos sobre a graduação em Direito, extraídos do Censo Nacional da Educação Superior (INEP), de 2015, e em informações da Plataforma Sucupira, fornecidas pela CAPES, para o mestrado e doutorado em Direito; qualitativamente, foca na realização de 70 entrevistas semiestruturadas com professores e professoras desses cursos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Maria da Gloria Bonelli - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Maria da Gloria Bonelli.
    3. 2016-2016. De-Centering Legal Academy? Women faculty and difference in Brazilian Law Schools, comparative perspectives
      Descrição: This study looks at how the fragmentation of higher education models and the diversification of the social composition of faculty through the incorporation of women and difference have impacted teaching in the field of Law in Brazil. The hypothesis is that this is part of a global process which while producing a de-centering of legal knowledge, simultaneously engenders a certain homogenization of the field. The research seeks to identify such de-centerings, although unable to erradicate inequality and domination, are not limited to the reproduction of fixed, hegemonic patterns. The fieldwork employs on a qualitative approach, mingling case studies, semi-structured interviews, use of documents and historical sources as well as collection of secondary quantitative data.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria da Gloria Bonelli - Coordenador / Hilary Sommerlad - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Maria da Gloria Bonelli.
    4. 2016-Atual. Descentrando a docencia do Direito? Mulheres e diferenca no ensino juridico no Brasil
      Descrição: Bolsa Produtividade 1B#10;O estudo investiga como a fragmentação dos modelos de instituição de ensino superior e a diversificação da composição social de seus professores, com a incorporação das mulheres e da diferença no corpo docente atuaram sobre o ensino jurídico no Brasil. A hipótese é que esse processo globalmente difundido esteja produzindo o descentramento da docência do Direito, ao mesmo tempo que engendre formas de sua homogeneização. A pesquisa procura identificar tais deslocamentos, compreendendo que eles não erradicam desigualdades nem dominação, mas não se restringem a reprodução de um padrão hegemônico fixo. Para o trabalho de campo recorre à abordagem qualitativa, com estudos de casos, observação, entrevista semiestruturadas, pesquisa documental e histórica, bem como a coleta de dados secundários quantitativos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Maria da Gloria Bonelli - Coordenador / Patricia Tuma Bertolin - Integrante / Veridiana P. P. Campos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Maria da Gloria Bonelli.
    5. 2015-2019. Descentrando a docencia do Direito? Mulheres e diferenca no ensino juridico no Brasil
      Descrição: O estudo investiga como a fragmentação dos modelos de instituição de ensino superior e a diversificação da composição social de seus professores, com a incorporação das mulheres e da diferença no corpo docente atuaram sobre o ensino jurídico no Brasil. A hipótese é que esse processo globalmente difundido descentre a docência do Direito, ao mesmo tempo que engendre formas de sua homogeneização. A pesquisa procura identificar tais deslocamentos, compreendendo que eles não erradicam desigualdades nem dominação, mas não se restringem a reprodução de um padrão hegemônico fixo. Para o trabalho de campo recorre à abordagem qualitativa, com estudos de casos, observação, entrevista semiestruturadas, pesquisa documental e histórica, bem como a coleta de dados secundários quantitativos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Maria da Gloria Bonelli - Coordenador / Fabiana Luci de Oliveira - Integrante / Barbalho, Rennê Martins - Integrante / Albuquerque, Rossana Maria Marinho - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria da Gloria Bonelli.
    6. 2012-2016. Os despachantes na sociedade brasileira
      Descrição: Este projeto visa analisar as transformações que o grupo profissional dos despachantes documentalistas atravessou na sociedade brasileira, considerando o processo que resultou na passagem de uma atividade prestigiada no século XIX, para a prática do “jeitinho”, chegando ao final do século XX sem legitimidade. Atualmente, buscam a revalorização no profissionalismo, deparando-se com o estigma de instituição bastarda e de trabalho sujo. Os conflitos entre os despachantes favoráveis ou contrários a esse caminho se intensificaram a partir da criação do conselho profissional, em 2002. O foco da pesquisa é o Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas do Estado de São Paulo inserido nas lutas concorrenciais com outras associações da área e com as atividades paralegais nas sociedades de advogados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria da Gloria Bonelli - Coordenador / Lerisson Christian Nascimento - Integrante / Camila de Pieri Benedito - Integrante / Lucas Martins Stigliano - Integrante / Wellington Luiz Siqueira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Maria da Gloria Bonelli.
    7. 2012-2016. Os despachantes na sociedade brasileira:
      Descrição: Este projeto visa analisar as transformações que o grupo profissional dos despachantes documentalistas atravessou na sociedade brasileira, considerando o processo que resultou na passagem de uma atividade prestigiada no século XIX, para a prática do “jeitinho”, chegando ao final do século XX com problemas de legitimidade. Atualmente, buscam a revalorização no profissionalismo, deparando-se com o estigma de instituição bastarda e de trabalho sujo. Os conflitos entre os despachantes favoráveis ou contrários a esse caminho se intensificaram a partir da criação do conselho profissional, em 2002. O foco da pesquisa é o Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas do Estado de São Paulo inserido nas lutas concorrenciais com outras associações da área.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Maria da Gloria Bonelli - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Maria da Gloria Bonelli.
    8. 2008-Atual. Profissionalismo e genero nas carreiras juridicas
      Descrição: O projeto visa analisar o impacto das diferenças de gênero na profissionalização de juízes e juízas, advogados e advogadas, promotores públicos e promotoras, defensores públicos e defensoras. Vai articular o levantamento de dados quantitativos disponíveis para estas carreiras, além de realizar observação e entrevistas com homens e mulheres. Pretende não se restringir aos profissionais heterossexuais, incluindo no trabalho de campo qualitativo, experiências que contemplem outras sexualidades, de forma a problematizar as relações entre profissionalismo e gênero no mundo jurídico, o qual quer deter o direito de dizer o que é direito à sociedade, através da ordem legal.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Maria da Gloria Bonelli - Coordenador / Fabiana Luci de Oliveira - Integrante / Maria Natália Barboza da Silveira - Integrante / Barbalho, Rennê Martins - Integrante / Audria Helena de Souza Perez Ozores - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 12 / Número de orientações: 5
      Membro: Maria da Gloria Bonelli.
    9. 2006-2011. Expertise juridica ou ingerencia politica: o enquadramento local de saberes globais no mundo do Direito
      Descrição: O projeto estuda o impacto das relações de importação e exportação de expertise jurídica e de formatos institucionais do sistema de justiça. Foca, em especial a magistratura paulista, e a resistência local ao modelo global de reforma do judiciário.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Maria da Gloria Bonelli - Coordenador / Silvia Noguti - Integrante / Juliana Tonche - Integrante / Daniel Luiz Cardoso - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 9 / Número de orientações: 6
      Membro: Maria da Gloria Bonelli.
    10. 1995-Atual. Processos de profissionalizacao Contemporaneos
      Descrição: Investiga os processos de profissionalização em curso, tanto das novas profissões quantos das profissões consideradas liberais. Focaliza as relações no mercado e com o estado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Maria da Gloria Bonelli - Coordenador / Paula Melani Rocha - Integrante / Fabio Oliveira Almeida - Integrante / Wellington Luiz Siqueira - Integrante / Aline Tereza Borghi Leite - Integrante. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 5
      Membro: Maria da Gloria Bonelli.
    11. 1995-Atual. Profissoes juridicas e sistema de justica
      Descrição: Investiga o impacto do profissionalismo no sistema de justiça, desde o Supremo Tribunal Federal até as experiências de conciliação e mediação na justiça formal ou informal. Inclui também a dimensão de gênero no estudo das carreiras jurídicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Maria da Gloria Bonelli - Coordenador / Fabiana Luci de Oliveira - Integrante / Maria Natália Braboza da Silveira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 15 / Número de orientações: 31
      Membro: Maria da Gloria Bonelli.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Professora titular em Sociologia das Profissões, UFSCar.. 2006.
      Membro: Maria da Gloria Bonelli.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (22)
    1. Evento - Escola de Direito de São Paulo da FGV.Medindo acesso à justiça em um cenário de desigualdades: Agenda de pesquisa e análise comparada. 2019. (Seminário).
    2. 40o Encontro Anual da ANPOCS. Debatedora da Sessão Espaço, profissões e elites jurídicas, ST 20. 2016. (Congresso).
    3. 2015 Annual Meeting of the Law and Society Association. Globalizing processes in Brazilian legal practices: gender stratification in elite law firms and. 2015. (Congresso).
    4. 39 Encontro Anual da ANPOCs.Os despachantes documentalistas e a ressignificação do profissionalismo como dispositivo moral. 2015. (Encontro).
    5. Conference: The Brazilian Legal Profession in the Age of Globalization.The Contribution of the Brazil Study to the Theories of Lawyers in Society and in Globalization. 2015. (Seminário).
    6. Seminário Gênero - Associação Brasileira de Estudos Populacionais.Educação feminina: entre a reversão do gap de gênero e o desafio da de-segregação das carreiras. 2015. (Seminário).
    7. Colóquio Instituições Judiciais e Debate Político na América Latina.Recrutamento e formação das elites judicias. 2014. (Seminário).
    8. Seminário Justiça e Gênero.Profissionalismo, gênero e diferença na magistratura paulista. 2013. (Seminário).
    9. V Congresso Nacional de Delegados de Polícia Federal. O perfil do delegado de polícia. 2012. (Congresso).
    10. II Colóquio de Estudos Empíricos.Pesquisas empíricas em Justiça e Sociedade. 2011. (Simpósio).
    11. III Seminários de Dissertação e Tese Programa de Pós-Graduação em Educação , UFSCar.III Seminário de Dissertação e Tese, Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Subjetividade. 2011. (Seminário).
    12. II Seminário do PPGS - UFSCar.Trabalho e ação coletiva. 2011. (Seminário).
    13. XV Congresso Brasileiro de Sociologia. Coordenador de Sessão do GT Ocupações e Profissões. 2011. (Congresso).
    14. Seminário do Nucleo de Estudos da Violência.Profissionalismo e resistência na magistratura paulista. 2008. (Seminário).
    15. Seminário Nacional de Trabalho e Gênenro.Relações entre profissionalismo e gênero na advocacia. 2008. (Seminário).
    16. Seminário Juventude e Iniciação Científica : Políticas Públicas para o Ensino Médio.Juventude, Profissão e Gênero. 2007. (Seminário).
    17. Palestra no Progama de Doutorado em Ciências Sociais.Profissões: teoria e pesquisa. 2005. (Outra).
    18. Workshop Políticas Públicas.Workshop Políticas Públicas. 2005. (Outra).
    19. XII Congresso Brasileiro de Sociologia. Sociologia, Direito e Justiça. 2005. (Congresso).
    20. XI Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia. Coordenadora do Gt Ocupações e Profissões. 2003. (Congresso).
    21. XXVII Encontro da Anpocs. Coordenadora do GT Profissões, Estado e Mercado. 2003. (Congresso).
    22. Seminário Gênero e Cidadania.Moderadora da sessão - Gênero e Cidadania: resultados do projeto. 2002. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (25)
    1. PANAIA, M. ; Bonelli, Maria da Gloria ; Haude, A.. Mesa 19 Profesionalizationes problemáticas o desprofesionalizaciones?. 2019. Congresso
    2. NUNES, JORDÃO HORTA ; MICK, J. ; Bonelli, da Gloria Maria. GT Ocupações e Profissões. 2019. Congresso
    3. Bonelli, Maria da Gloria; OLIVEIRA, F. L. DE ; Lima, J. C.. Seminário Trabalho, Profissões e Política. 2018. Outro
    4. NUNES, J. H. ; Mick, Jacques ; Bonelli, Maria da Gloria. GT Ocupações e Profissões. 2017. Congresso
    5. BONELLI, M. G.; PANAIA, M. ; HUALDE, A.. Eje 7.23 Los grupos profesionales en tensión.Fronteras, fracciones y flexibilidad. 2016. Congresso
    6. BONELLI, M. G.; NUNES, J. H.. GT Ocupações e Profissões. 2015. Congresso
    7. Oliveira, Fabiana L. de; Bonelli, Maria da Glória ; SINHORETTO, J.. Colóquio Internacional Justiça, Política e Sociedade. 2014. Congresso
    8. BONELLI, M. G.; NUNES, J. H.. GT Ocupações e Profissões. 2013. Congresso
    9. PANAIA, M. ; HUALDE, A. ; BONELLI, M. G.. GT Sociología de las Professiones. 2013. Congresso
    10. BONELLI, M. G.; OLIVEIRA, F. L.. GT Profissões e Política. 2013. Congresso
    11. BONELLI, M. G.; ORLER, J.. Comisión 10 Educación Jurídica y Profesiones Jurídicas. 2013. Congresso
    12. BONELLI, M. G.; NUNES, J. H.. GT Ocupações e Profissões. 2011. Congresso
    13. BONELLI, M. G.; BARBOSA, M. L.. GT Ocupações e Profissões. 2010. Congresso
    14. BONELLI, M. G.; BARBOSA, M. L.. GT Ocupações e Profissões. 2009. Congresso
    15. BONELLI, M. G.; BARBOSA, M. L.. GT Ocupações e profissões. 2009. Congresso
    16. BONELLI, M. G.; BARBOSA, M. L.. GT Ocupações e Profissões. 2007. Congresso
    17. BONELLI, M. G.; BARBOSA, M. L. ; LARSON, M. S. ; Pereira Neto, André. Mesa redonda ' As profissões nas sociedades em transiçãoquot;. 2007. Congresso
    18. BONELLI, M. G.. Painel Constitutional Reform and Constitutional Tribunals in Latin America. 2007. (Congresso).. . 0.
    19. BONELLI, M. G.. Mesa redonda: Profissões: desafios conceituais, éticos e políticos no Brasil de hoje. 2006. (Congresso).. . 0.
    20. BONELLI, M. G.; BARBOSA, M. L.. GT Ocupações e Profissões. 2005. Congresso
    21. BONELLI, M. G.; SANTOS, L. A. C. ; BARBOSA, M. L.. GT da Anpocs Grupos profissionais, inclusão e cidadania. 2004. Congresso
    22. BONELLI, M. G.; SANTOS, L. A. C. ; BARBOSA, M. L.. Grupo de Trabalho: Profissão, Estado e Mercado: Identidades, saberes e fronteiras profissionais. 2003. Congresso
    23. BONELLI, M. G.; SANTOS, L. A. C. ; BARBOSA, M. L.. Grupo de Trabalho Ocupações e Profissões. 2003. Congresso
    24. BONELLI, M. G.. GT Profissões, Estado e Mercado. 2003. (Congresso).. . 0.
    25. BONELLI, M. G.; SANTOS, L. A. C. ; BARBOSA, M. L.. Grupo de Trabalho - Profissões, Estado e Mercado: identidades, saberes e fronteiras profissionais. 2002. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Maria da Gloria Bonelli ⇔ Fabiana Luci de Oliveira (3.0)
      1. Bonelli, Maria da Gloria; Oliveira, Fabiana L. de. Mulheres magistradas e a construção de gênero na carreira judicial. NOVOS ESTUDOS CEBRAP (ONLINE). v. 39, p. 143-163, issn: 1980-5403, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Oliveira, Fabiana L. de; Bonelli, Maria da Glória ; ARANTES, R. B. ; ENGELMANN, F.. Justiças Latino-Americanas Confrontadas. 2014. Apresentação de Trabalho/Congresso
      3. Oliveira, Fabiana Luci de; Bonelli, Maria da Glória ; PEZZO, M.. Sistema de Justiça Brasileiro. 2019. (Programa de rádio ou. 2019.
        [ busca Google | busca Bing ]




Data de processamento: 12/10/2020 20:13:51