Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Terapia Ocupacional (DTO)

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Dissertação de mestrado


Número total de itens: 183

2020

1.   Francielly Caroline Silva. ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL E VALIDAÇÃO DO INSTRUMENTO SCHOOL COMPANION SENSORY PROFILE 2 PARA CRIANÇAS BRASILEIRAS. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em enfermagem em Saúde Pública) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP, . 2020.
Orientador: Luzia Iara Pfeifer.
2.   FredCarmen Tima. Repertorio ocupacional de crianças de 4 a 6 anos com atraso no desenvolvimento da linguagem, coordenação motora e habilidades pessoal-social.. Dissertação (Mestrado em TERAPIA OCUPACIONAL) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Mirela de Oliveira Figueiredo.
3.   Isabela Paschoalotto Marques. A saúde mental brasileira sob o olhar decolonial: Contribuições para o debate da Saúde Mental Global a partir de uma experiência de cooperação internacional entre Brasil e Itália. Dissertação (Mestrado em TERAPIA OCUPACIONAL) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Taís Quevedo Marcolino.
4.   Letícia Andreilli Bortolai. Drogas e redes sociais de suporte: uma possibilidade de cuidado. Dissertação (Mestrado em TERAPIA OCUPACIONAL) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Ana Paula Serrata Malfitano.
5.   Mariane Cristina Lourenço. Os Centros De Atenção Psicossocial Infantojuvenis e o Cuidado a Crianças e Adolescentes Com Transtorno Do Espectro Autista e Suas Famílias. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Thelma Simões Matsukura.

2019

1.   Aline Cristina da Costa. MULHERES NEGRAS NA UNIVERSIDADE: TRAJETÓRIAS DE VIDA E DIMENSÃO OCUPACIONAL DO RACISMO. Dissertação (Mestrado em TERAPIA OCUPACIONAL) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Lilian Vieira Magalhães.
2.   Ana Carolina Carreira de Mello. Construção de sentidos nas intervenções em terapia ocupacional. Dissertação (Mestrado em TERAPIA OCUPACIONAL) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Taís Quevedo Marcolino.
3.   Cíntia Viviane Ventura da Silva. A Questão Social na Literatura Acadêmica Brasileira em Terapia Ocupacional. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Roseli Esquerdo Lopes.
4.   Kátia Silene Cavichiolo. Ações afirmativas: as políticas de permanência para alunos cotistas na Universidade Federal de São Carlos. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Supervisor: Ana Paula Serrata Malfitano.
5.   Kéren-Hapuque Cabral de Marins. BENEFÍCIOS E DESAFIOS DA TUTORIA POR PARES PARA ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Gerusa Ferreira Lourenço.
6.   Maísa Stefani Soares. CURSINHO POPULAR DA UNESP DE FRANCA: VIVÊNCIAS E PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES TRABALHADORES. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Roseli Esquerdo Lopes.
7.   Raíssa Herold Matias Richter. Terapia Ocupacional na atenção psicossocial infanto- juvenil: o processo de alta. Dissertação (Mestrado em TERAPIA OCUPACIONAL) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Maria Fernanda Barboza Cid.

2018

1.   Beatriz Rocha Moura. CONCEITOS E PRÁTICAS DE ATENÇÃO À CRISE NOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTOJUVENIS. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Thelma Simões Matsukura.
2.   Bruna Melo Martins. A pesquisa participativa como condutora da promoção da saúde mental infantil no contexto escolar. Dissertação (Mestrado em TERAPIA OCUPACIONAL) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Maria Fernanda Barboza Cid.
3.   Bárbara de Fátima Depole. A produção brasileira sobre Projeto Terapêutico Singular: uma revisão de escopo. Dissertação (Mestrado em TERAPIA OCUPACIONAL) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Sabrina Helena Ferigato.
4.   Daffini Henrique Oliveira. Percepção de educadores e pais sobre a etapa de 24 a 36 meses do livro ?ASQ-3 Actividades de Aprendizaje?. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Patrícia Carla de Souza Della Barba.
5.   Drieli Aline Teixeira Rosalino. Um olhar para a mulher e suas necessidades de saúde no período puerperal a partir da integralidade do cuidado. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Gestão da Clínica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Supervisor: Regina Helena Vitale Torkomian Joaquim.
6.   Fernanda Pastori. Impactos da prática de yoga no contexto da saúde e da subjetividade: acompanhando grupos na Rede de Atenção Psicossocial. . Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Campinas, . 2018.
Orientador: Sabrina Helena Ferigato.
7.   FRANCIELLI MATOS. ATUAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: UM ESTUDO DA PRÁTICA NO ESTADO DE SÃO PAULO. Dissertação (Mestrado em programa de pós-graduação em terapia ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Regina Helena Vitale Torkomian Joaquim.
8.   Gabriela Maria Bráz. Avaliação da satisfação de famílias vinculadas ao Programa Criança Feliz. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Patrícia Carla de Souza Della Barba.
9.   Jacqueline Denubila Costa. Efeitos de um programa de intervenção domiciliar na satisfação, qualidade de vida e ocupações de cuidadores de adolescentes com paralisia cerebral: um estudo de dois casos. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Daniel Marinho Cezar da Cruz.
10.   Kaíla da Silva Bontempo. CORRELAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E DESEMPENHO ESCOLAR DE ESTUDANTES DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Claudia Maria Simões Martinez.
11.   Leticia Ambrosio. Raça, Gênero e Sexualidade: uma perspectiva da Terapia Ocupacional para as corporeidades dos jovens periféricos. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Carla Regina Silva.
12.   Leticia Maria Barbano. Correlação sobre o uso do tempo, desempenho ocupacional, poder aquisitivo e satisfação com a vida de mulheres trabalhadoras com filhos. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Daniel Marinho Cezar da Cruz.
13.   Lívia Martins Rossi. Crise e saúde mental de adolescentes: a história sob a ótica de quem vive. Dissertação (Mestrado em TERAPIA OCUPACIONAL) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Maria Fernanda Barboza Cid.
14.   Mariana Rossi Avelar. Entre o suporte e o controle: a articulação intersetorial da rede de serviços e o papel das terapeutas ocupacionais na prefeitura municipal de Campinas - SP.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Ana Paula Serrata Malfitano.
15.   Rafael Eras Garcia. Resultados da terapia por contensão induzida modificada na funcionalidade e no desempenho ocupacional pós-AVC crônico: estudo randomizado controlado. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Daniel Marinho Cezar da Cruz.
16.   Valentina Vinzon. PROCESSOS E EXPERIÊNCIAS NAS PRÁTICAS COMUNITÁRIAS DA TERAPIA OCUPACIONAL NA ARGENTINA. Dissertação (Mestrado em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Lilian Vieira Magalhães.

2017

1.   Adrielle F. Baldessim. De que vocês brincavam? Uma cartografia sobre brinquedos e brincadeiras de trabalhadores de um Caps-IJ. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Campinas, . 2017.
Orientador: Sabrina Helena Ferigato.
2.   Ana Carolina da Silva Almeida Prado. TRABALHO E CULTURA PARA JOVENS ARTISTAS: DO MAINSTREAM À RESISTÊNCIA. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Carla Regina Silva.
3.   Bruna Caroline Ferreira Luz. Trajetórias de profissionais da saúde mental e a sustentação da clínica. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Campinas, . 2017.
Orientador: Sabrina Helena Ferigato.
4.   Caroline Beier Faria. Há saídas? As saídas. Pelos caminhos dos cotidianos das vidas de adolescentes após cumprimento de medida socioeducativa em meio fechado.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Ana Paula Serrata Malfitano.
5.   Fabio Luis Saad. Laboratório de Inclusão: Espaço multidisciplinar e intersetorial em um CAPS Infantil no município de São Paulo.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Gestão da Clínica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Supervisor: Regina Helena Vitale Torkomian Joaquim.
6.   Fernanda Lima. A violência contra a mulher e suas expressões no cotidiano de trabalhadoras da Saúde Coletiva. Dissertação (Mestrado em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Sabrina Helena Ferigato.
7.   Lays Cléria Batista Campos. Adaptação transcultural do “Wheelchair Skills Test” (versão 4.3) - questionário para usuários de cadeiras de rodas manuais e cuidadores para a língua portuguesa (Brasil). Dissertação (Mestrado em Mestrado em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Daniel Marinho Cezar da Cruz.
8.   Lisabelle Manente Mazaro. ECONOMIA SOLIDÁRIA E INCLUSÃO SOCIAL PELO TRABALHO NO CAMPO DA SAÚDE MENTAL: IDENTIFICANDO POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Isabela Aparecida de Oliveira Lussi.
9.   Luma Carolina Camara Gradim. Efeitos dos posicionamentos em “tilt” e “recline” na distribuição da pressão no assento de pessoas com tetraplegia. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Daniel Marinho Cezar da Cruz.
10.   Maria Tereza Ramalho. A INTERDISCIPLINARIDADE NA ÓTICA DE GRADUANDOS DA SAÚDE. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Gestão da Clínica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Regina Helena Vitale Torkomian Joaquim.
11.   Mariana Santos De Giorgio Lourenço. Políticas de saúde e educação para a atenção psicossocial de crianças e adolescentes: identificando realidades. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Thelma Simões Matsukura.
12.   Marina Sanches Silvestrini. Terapia Ocupacional e Cultura: ima curadoria entre práticas, políticas, diversidade e direitos. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Carla Regina Silva.
13.   Martha Liliana Mantilla Monsalve. Proyetos Socioeducativos en la Configuración de Subjetividades Juveniles. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Roseli Esquerdo Lopes.
14.   Paula de Fatima Oliveira Faria. O APOIO MATRICIAL EM SAÚDE MENTAL E AS INTERFACES COM A REDE DE ATENÇÃO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES DECORRENTES DO USO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Isabela Aparecida de Oliveira Lussi.
15.   Priscila Bianchi Lopes. Parentalidade, participação e suporte social: dando voz aos adolescentes com paralisia cerebral e às suas mães. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Thelma Simões Matsukura.
16.   Sofia Martins. GRAVIDEZ NAS ADOLESCÊNCIAS: CONSTRUÇÕES DAS IDENTIDADES OCUPACIONAIS MATERNAS DURANTE A GESTAÇÃO. Dissertação (Mestrado em programa de pós-graduação em terapia ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Regina Helena Vitale Torkomian Joaquim.
17.   Tagreed Alnajjar. Investigating the Health Meanings of Young Saudi Women. Dissertação (Mestrado em Health Promotion) - The University of Western Ontario, . 2017.
Orientador: Lilian Vieira Magalhães.
18.   Vanessa de Melo Barros. Processamento Sensorial e Engajamento de Crianças nas Rotinas da Educação Infantil. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Patrícia Carla de Souza Della Barba.
19.   Viviana Marcela Leon Perilla. INTERVENÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL HOSPITALAR, NOS CUIDADOS PALIATIVOS, NAS DIFERENTES FASES DA DOENÇA ONCOLÓGICA AMEAÇADORA DA VIDA. Dissertação (Mestrado em programa de pós-graduação em terapia ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Regina Helena Vitale Torkomian Joaquim.
20.   Érika de Aquino Marques Luiz. QUALIDADE DE VIDA FAMILIAR E NECESSIDADES DE APOIO DE FAMÍLIAS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIAS. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Patrícia Carla de Souza Della Barba.

2016

1.   Antonio Belforte Lavacca. A PRÁTICA MUSICAL COLETIVA ENTRE OS JOVENS: CONSTRUINDO IDENTIDADES, SOCIALIZAÇÃO E CULTURA. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Carla Regina Silva.
2.   Brena Talita Cuel Rodrigues. Caminhos da rede: experiência de uma regional do SUS na organização da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) a quem faz uso de drogas. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Ana Paula Serrata Malfitano.
3.   Camila Camargo Santarosa. O TERAPEUTA OCUPACIONAL NA REDE DE ATENÇÃO E CUIDADO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES USUÁRIOS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Isabela Aparecida de Oliveira Lussi.
4.   Carina Curti Galhardi. Adolescentes em tratamento nos CAPSad: cotidiano, expectativas e desafios. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Thelma Simões Matsukura.
5.   Claudia do Nadscimento Paiva. CUIDADOS PALIATIVOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO: A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE, GESTORES E DOCENTES.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Gestão da Clínica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Regina Helena Vitale Torkomian Joaquim.
6.   Danusa Menegat. “Interação mãe-bebê: o estabelecimento da interação precoce no contexto de internação hospitalar”. Dissertação (Mestrado em programa de pós-graduação em terapia ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Regina Helena Vitale Torkomian Joaquim.
7.   Debora Caires Paulisso. Adaptação transcultural do instrumento Functional Mobility Assessment (FMA) para uso no Brasil. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Daniel Marinho Cezar da Cruz.
8.   Diana Romano. Clínica Ampliada na infância: o olhar de profissionais da Estratégia de Saúde da Família.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Gestão da Clínica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Regina Helena Vitale Torkomian Joaquim.
9.   Jaqueline Ferreira da Silva. Atenção psicossocial de adolescentes: a percepção de profissionais e familiares. Dissertação (Mestrado em TERAPIA OCUPACIONAL) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Maria Fernanda Barboza Cid.
10.   Jéssica Cristina Von Poellnitz. ATIVIDADE, COTIDIANO E OCUPAÇÃO: USOS E COMPREENSÕES NA TERAPIA OCUPACIONAL NO BRASIL. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Carla Regina Silva.
11.   LARISSA VENDRAMINI NUCCI. Análise de uma proposta de implantação de um programa piloto do Modelo de Intervenção Precoce centrado na Família. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Patrícia Carla de Souza Della Barba.
12.   Marco Antonio Guevara Becerra. Percepção de atletas com deficiência física sobre os apoios múltiplos ofertados para o exercício do esporte. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Claudia Maria Simões Martinez.
13.   Maria Luiza Mangino Cardoso. Terapia Ocupacional e a Questão Social no Brasil: uma análise de suas publicações. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Roseli Esquerdo Lopes.
14.   Mariana Gonçalves Pastega. Qualidade de Vida na Infância: a utilização do AUQEI na assistência hospitalar.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Gestão da Clínica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Regina Helena Vitale Torkomian Joaquim.
15.   MAYSA MARINHO ANTUNES. Aplicabilidade do instrumento Ages and Stages Questionnaire Brasil no contexto da Educação Infantil. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Patrícia Carla de Souza Della Barba.
16.   Michelle Chanchetti Silva. ARTICULAÇÃO DO CUIDADO SOB A ÓTICA DOS PROFISSIONAIS DE CAPS E DE ENFERMARIA DE SAÚDE MENTAL NO HOSPITAL GERAL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL.. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Campinas, . 2016.
Orientador: Sabrina Helena Ferigato.
17.   Natália Sanches Silva. Caracterização de três testes funcionais do membro superior: contribuições da eletromiografia para a terapia ocupacional. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Daniel Marinho Cezar da Cruz.
18.   Pamela Cristina Bianchi. Terapia ocupacional e a questão social: retratos da formação graduada a partir de um recorte latino-americano. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Ana Paula Serrata Malfitano.
19.   Paulo Vinícius Braga Mendes. Análise da pressão de interface em três almofadas para cadeiras de rodas em sujeitos com lesão medular. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Daniel Marinho Cezar da Cruz.
20.   Valentina Vinzon. Terapia Ocupacional e comunidades: percepçoes. Dissertação (Mestrado em TERAPIA OCUPACIONAL) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Lilian Vieira Magalhães.

2015

1.   ANA CELIA NUNES. ?O uso do tempo nas atividades cotidianas e a qualidade de vida de crianças de classe popular de 9 a 12 anos.?. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós graduação em TERAPIA OCUPACIONAL) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Maria Luísa Guillaumon Emmel.
2.   Bruna Pereira Ricci Marini. As práticas de Intervenção Precoce no estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Patrícia Carla de Souza Della Barba.
3.   Camila Caminha Caro. Independência e Cognição Pós-AVC e sua relação com o estresse, dor e qualidade de vida dos cuidadores familiares. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Daniel Marinho Cezar da Cruz.
4.   Cláudia Maria M. Resende. UNIDADE SAÚDE ESCOLA: CONCEPÇÕES ACERCA DA INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DOS DIFERENTES ATORES. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Isabela Aparecida de Oliveira Lussi.
5.   Geovana de Souza Henrique dos Santos. Programa de Reabilitação Profissional do Instituto Nacional do Seguro Social e a Reinserção do Trabalhador no Mercado de Trabalho: Um Estudo de Caso. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Roseli Esquerdo Lopes.
6.   Isadora Cardinalli. A Produção de Conhecimentos de Terapia Ocupacional: conhecendo trajetórias singulares. Dissertação (Mestrado em TERAPIA OCUPACIONAL) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Carla Regina Silva.
7.   Isis de Albuquerque. Cotidiano e demandas de famílias de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual: fatores de risco e proteção ao desenvolvimento. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Thelma Simões Matsukura.
8.   Liliane Morais do Amaral. Intersetorialidade na gestão das pólíticas sociais: o contexto da produção científica brasileira. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Ana Paula Serrata Malfitano.
9.   LUIZA OLIVA PAGANELLI. O uso do tempo de idosos que participam de grupos para terceira idade do município de São Carlos.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós graduação em TERAPIA OCUPACIONAL) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Maria Luísa Guillaumon Emmel.
10.   Munira Abdulwasi. The sixties scoop among aboriginal veterans: a critical narrative study. Dissertação (Mestrado em Health Promotion) - The University of Western Ontario, . 2015.
Supervisor: Lilian Vieira Magalhães.
11.   Naila Meraj. A scoping review of the settlement experiences of professional immigrant women in Canada, USA, UK and Australia and the impact of settlement on their health and wellbeing. Dissertação (Mestrado em Health Promotion) - The University of Western Ontario, . 2015.
Supervisor: Lilian Vieira Magalhães.
12.   Paula Lucca Donizette. A INCLUSÃO SOCIAL PELO TRABALHO EM CAMPINAS: Um debate sobre o direito, o desejo e a necessidade do acesso ao trabalho para pessoas com transtornos mentais. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Campinas, . 2015.
Orientador: Sabrina Helena Ferigato.
13.   Priscila Mugnai Vieira. Educação Sexual na Adolescência: um estudo das práticas intersetoriais entre a Saúde e a Educação. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Thelma Simões Matsukura.
14.   Sarah Raquel Almeida Lins. Formação acadêmica do terapeuta ocupacional no campo da saúde mental. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Thelma Simões Matsukura.
15.   Shamiram Zendo. The experiences of criminalized women when accessing health care services during incarceration in provincial jails. Dissertação (Mestrado em Health Promotion) - The University of Western Ontario, . 2015.
Orientador: Lilian Vieira Magalhães.

2014

1.   Amanda Dourado Souza Akahosi Fernandes. Cotidiano de adolescentes vinculados a um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi): realidade e perspectivas. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2014.
Orientador: Thelma Simões Matsukura.
2.   Ana Carolina Toniolo. RETORNO AO TRABALHO E TRANSTORNOS MENTAIS E DO COMPORTAMENTO: UM ESTUDO COM SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Isabela Aparecida de Oliveira Lussi.
3.   Beatriz Prado Pereira. Por que ir à escola? O que dizem os jovens do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Roseli Esquerdo Lopes.
4.   Bruna Lídia Taño. OS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTOJUVENIS (CAPSi) E AS PRÁTICAS DE CUIDADO PARA AS POPULAÇÕES EM SOFRIMENTO PSÍQUICO INTENSO. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Thelma Simões Matsukura.
5.   Cristiane Peres. Desafios do Processo de Educação Permanente em Saúde. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Gestão da Clinica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Patrícia Carla de Souza Della Barba.
6.   Giovana Garcia Morato. A atuação dos terapeutas ocupacionais em experiências de geração de trabalho e renda no âmbito da saúde mental: estudo sobre a realidade do estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Isabela Aparecida de Oliveira Lussi.
7.   Luciene Gomes. Acessibilidade nos espaços culturais. Dissertação (Mestrado em TERAPIA OCUPACIONAL) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Maria Luísa Guillaumon Emmel.
8.   Lívia Celegati Pan. Políticas de Ensino Superior, Graduação em Terapia Ocupacional e o Ensino de Terapia Ocupacional Social no Brasil. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2014.
Orientador: Roseli Esquerdo Lopes.
9.   Maria Fernanda Jorge Rocha. Conflito, Diálogo e Permanência: o Professor Mediador, o Adolescente que Cometeu Ato Infracional e a Escola. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Supervisor: Roseli Esquerdo Lopes.
10.   Marina Zaiden. Qualidade de vida, desempenho ocupacional e independência funcional de indivíduos obesos pré e pós cirurgia bariátrica.. Dissertação (Mestrado em TERAPIA OCUPACIONAL) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Maria Luísa Guillaumon Emmel.
11.   Rafael Garcia Barreiro. Cenários públicos juvenis: o desenho dos centros da juventude nas ações da política brasileira. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Ana Paula Serrata Malfitano.
12.   Renata Giamlourenço Lante. O conhecimento popular e o uso de plantas medicinais por usuários vinculados a unidades de saúde da família. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Gestão da Clínica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Regina Helena Vitale Torkomian Joaquim.
13.   Samuel Roosevelt Campos dos Reis. A formação do farmacêutico a luz das Diretrizes Curriculares Nacionais. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Gestão da Clinica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Patrícia Carla de Souza Della Barba.
14.   Thamires da Fonseca de Souza. Especificidade e Sensibilidade do Questionário de Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação – Brasil para Crianças de 8 a 10 Anos. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Claudia Maria Simões Martinez.

2013

1.   Aline Cristina de Moraes. A atuação do terapeuta ocupacional em serviços de medida socioeducativa em meio aberto para adolescentes. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Ana Paula Serrata Malfitano.
2.   Ana Flavia Rodrigues Silva. Identificação da Prevalência do Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação em uma cidade de pequeno porte no interior do estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Patrícia Carla de Souza Della Barba.
3.   Andressa Reiko Bueno. Práticas de terapeutas ocupacionais na área de saúde mental infantil. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Thelma Simões Matsukura.
4.   Camila Milan Paulo. A formação do profissional de educação física na perspectiva da saúde pública. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Gestão da Clinica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Patrícia Carla de Souza Della Barba.
5.   Daiana Ferraz. Diretrizes Curriculares Nacionais da Odontologia e análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos do estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Gestão da Clinica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Patrícia Carla de Souza Della Barba.
6.   Giovanna Bardi. Histórias de vida na periferia: juventudes e seus entrecruzamentos. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Ana Paula Serrata Malfitano.
7.   Gustavo Artur Monzeli. “Em casa, na pista ou na escola é tanto babado”: espaços de sociabilidade de jovens travestis. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013.
Orientador: Roseli Esquerdo Lopes.
8.   Juliana Archiza Yamashiro. Cotidiano, práticas de apoio e relacionamento intergeracional em famílias de crianças com necessidades especiais. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Thelma Simões Matsukura.
9.   Juliana Pedroso Bauab. Contribuições da Terapia Ocupacional na funcionalidade e acessibilidade de idosos demenciados em residências domiciliares.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós graduação em TERAPIA OCUPACIONAL) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Maria Luísa Guillaumon Emmel.
10.   Mariana Gurian Manzini. Efeitos de um programa de comunicação alternativa para mães de crianças com paralisia cerebral não verbais. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Claudia Maria Simões Martinez.
11.   Martha Morais Minatel. Famílias de crianças e adolescentes com autismo: percepções sobre a realidade e identificação de demandas ao longo do desenvolvimento. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Thelma Simões Matsukura.
12.   Mayra Cappellaro. Cadê as meninas? Cotidiano e traços de vida de jovens meninas pobres de São Carlos pela perspectiva da Terapia Ocupacional Social. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Roseli Esquerdo Lopes.
13.   Thaiz Clemente Idemori. PROMOÇÃO DE PARTICIPAÇÃO E AUTONOMIA NAS ATIVIDADES DE CRIANÇAS EM PROCESSO DE TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA: PRÁTICAS EM TERAPIA OCUPACIONAL. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Claudia Maria Simões Martinez.

2012

1.   Alana de Paiva Nogueira Fornereto Gozzi. O processo de trabalho do terapeuta ocupacional na rede de saúde mental: focalizando a avaliação inicial. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Isabela Aparecida de Oliveira Lussi.
2.   Aline Cirelli Coppede. O Estado da Arte da Produção Científica em Motricidade Fina. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Supervisor: Claudia Maria Simões Martinez.
3.   Alyne Kalyane Câmara De Oliveira. Repertório funcional de crianças com paralisia cerebral: a perspectiva de cuidadores e profissionais. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Thelma Simões Matsukura.
4.   Ana Carolina Nunes. Produção científica sobre desenvolvimento visual de lactentes prematuros e suas contribuições à Educação Especial. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Claudia Maria Simões Martinez.
5.   Andressa Fernanda Joia. Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação em crianças de 7 anos de idade matriculadas em escolas públicas do Município de Araraquara-SP. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Claudia Maria Simões Martinez.
6.   Bianca Gonçalves Carrasco Bassi. Terapia Ocupacional na Atenção Básica em Saúde no Município de São Carlos, SP: um enfoque nas pessoas com deficiência e nas pessoas com sofrimento mental. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Ana Paula Serrata Malfitano.
7.   CAROLINA REBELLATO. RELAÇÕES ENTRE PAPÉIS OCUPACIONAIS E QUALIDADE DE VIDA EM IDOSOS INDEPENDENTES RESIDENTES NA COMUNIDADE: UM ESTUDO SECCIONAL. Dissertação (Mestrado em TERAPIA OCUPACIONAL) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Supervisor: Maria Luísa Guillaumon Emmel.
8.   Juliana de Fátima Lopes. IDENTIFICAÇÃO DOS FATORES DE RISCO E PROTEÇÃO AO DESENVOLVIMENTO VISUAL DE RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS EM UTI NEONATAL. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Claudia Maria Simões Martinez.
9.   Larissa Galvão da Silva. Órteses em PVC para membro superior: utilização por terapeutas ocupacionais brasileiros, propriedades térmicas, físico-mecânicas e de toxicidade e desempenhos funcional e mioelétrico. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Iracema Serrat Vergotti Ferrigno.
10.   Liane Kiyomi Suzuki. Práticas Alternativas nutricionais utilizadas por gestantes.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Gestão da Clínica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Umaia El-Khatib.
11.   Liziane Pretti. Caracterização dos sinais precoces de TDAH em crianças nascidas prematuras e com baixo peso aos 3 anos de idade. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Claudia Maria Simões Martinez.
12.   LUCIANA BOLZAN AGNELLI. AVALIAÇÃO DA ACESSIBILIDADE DO IDOSO EM SUA RESIDÊNCIA: IMPACTO NA FUNCIONALIDADE E NA QUALIDADE DE VIDA. Dissertação (Mestrado em TERAPIA OCUPACIONAL) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Maria Luísa Guillaumon Emmel.
13.   LYANA CARVALHO E SOUSA. Estudo comparativo do cotidiano de crianças com paralisia cerebral e de crianças sem deficiência. Dissertação (Mestrado em TERAPIA OCUPACIONAL) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Maria Luísa Guillaumon Emmel.
14.   Mariana Midori Sime. Preensão na Escrita Manual: Prevalência dos diferentes tipos em adultos jovens e sua relação com a destreza manual fina. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Iracema Serrat Vergotti Ferrigno.
15.   Marília Meyer Bregalda. Terapia Ocupacional e Reabilitação Profissional: Práticas e Concepções de Terapeutas Ocupacionais no Instituto Nacional do Seguro Social - INSS. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Roseli Esquerdo Lopes.
16.   Márcia Regina de Assis. Qualidade de Vida e Funcionalidade do Membro Superior em Mulheres com Câncer de Mama. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Iracema Serrat Vergotti Ferrigno.
17.   Patrícia Gonçalves Rombe. Correlações entre comportamento lúdico de crianças de risco e seu desenvolvimento neuropsicomotor. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Claudia Maria Simões Martinez.
18.   Paulo Estevão Pereira. “Aí! Tá me tirando?!” O que dizem jovens moradores da periferia de São carlos sobre si mesmos e a questão das drogas. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Ana Paula Serrata Malfitano.
19.   Pedro Henrique Tavares Queiroz de Almeida. Avaliação eletromiográfica na escrita manual em jovens universitários. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Iracema Serrat Vergotti Ferrigno.
20.   Raquel Cristina Pinheiro. Avaliação Funcional da Visão de Pré-escolares Pré Termo. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Claudia Maria Simões Martinez.
21.   Renata Giamlourenço Lante. Saberes e práticas populares: o uso das plantas medicinais. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Gestão da Clínica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Regina Helena Vitale Torkomian Joaquim.
22.   Sara Caram Sfair. Educação Sexual para Adolescentes e Jovens: o que preveem os documentos públicos nos níveis federal e estadual em São Paulo. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Supervisor: Roseli Esquerdo Lopes.

2011

1.   Claudia Daniele Pestana Barbosa. Terapia Ocupacional e Realidade Virtual: análise de tres jogos quanto a motivação, esforço físico e gasto energético. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Iracema Serrat Vergotti Ferrigno.
2.   Evaldo Pereira Portela. As instituições museológicas e as práticas de lazer: uma revisão bibliográfica do período entre 2011 e 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos do Lazer) - Universidade Federal de Minas Gerais, . 2011.
Orientador: Cristiane Miryam Drumond de Brito.
3.   Thiago Stedile Minorin. Grupo Focal e Pesquisa Ação: processos norteadores na construção de práticas de cuidado nas disfunções da articulação temporomandibular em uma equipe de saúde da família.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Gestão da Clínica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Regina Helena Vitale Torkomian Joaquim.

2010

1.   Karina Piccin Zanni. Crenças e atitudes sobre epilepsia infantil - Adaptação transcultural do instrumento. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Thelma Simões Matsukura.
2.   Natalia Keller de Almeida Trajber. Oficinas de Atividades como Processos Educativos e Instrumento para o Fortalecimento de Jovens em Vulnerabilidade Social. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2010.
Orientador: Roseli Esquerdo Lopes.

2009

1.   Adriana de Castro. A Escola de Tempo Integral: a implantação do projeto em uma escola do interior paulista. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Secretaria de Estado da Educação. 2009.
Orientador: Roseli Esquerdo Lopes.
2.   Ana Cristina de Jesus Alves. A TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO RECURSO À INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2009.
Orientador: Thelma Simões Matsukura.
3.   Carolina Elisabeth Squassoni. Crianças em situação de risco: suporte social e desenvolvimento sócio-emocional. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2009.
Orientador: Thelma Simões Matsukura.
4.   Débora Correa de Lima. RECREACAO INSTRUMENTAL NA APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA PARA CONTESTUALIZACAO DAS PALAVRAS ENSINADAS.. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2009.
Supervisor: Claudia Maria Simões Martinez.
5.   Maria Denise Pessoa Silva. Adolescentes em medidas sócio-educativas:saúde mental, auto-estima, suporte social e estilos parentais. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2009.
Orientador: Thelma Simões Matsukura.
6.   Patricia Nagliate. ?Educação em Saúde Realizada por Profissionais da Saúde para Cuidadores de Crianças com Paralisia Cerebral?. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2009.
Orientador: Maria Luísa Guillaumon Emmel.
7.   Paula Tatiana Cardoso. Realidade e contribuição de práticas desenvolvidas por terapeutas ocupacionais no processo de inclusão escolar. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2009.
Orientador: Thelma Simões Matsukura.
8.   Tatiana Luisa Reis Gebrael. Brinquedos e brincadeiras: um programa de atividades lúdicas para professores de crianças pre-escolares com deficiência visual. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2009.
Orientador: Claudia Maria Simões Martinez.
9.   Érika Hiratuka. Demandas de orientação nas diferentes fases do desenvolvimento de crianças e adolescentes com paralisia cerebral. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Thelma Simões Matsukura.

2008

1.   Andréia Bevilacqua Rolfsen. Programa de intervenção com pais de crianças com dificuldades de aprendizagem: acompanhamento e estimulação no Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2008.
Orientador: Claudia Maria Simões Martinez.
2.   Caroline Penteado de Assis. A utilização da tecnologia assistiva no processo educacional de crianças portadoras de mielomeningocele e seu impacto no desempenho acadêmico. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2008.
Orientador: Claudia Maria Simões Martinez.
3.   Cristiane Paiva Alves. Estudo sobre a vivência da inclusão de alunos com Deficiência Física sobre parâmetros conceituais da CIF. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2008.
Orientador: Claudia Maria Simões Martinez.
4.   Elisa Pinhata Iemma. Desempenho lingüístico de crianças pré-escolares com histórico de prematuridade ao nascimento: Influências na escolarização. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2008.
Orientador: Claudia Maria Simões Martinez.
5.   Fabiana Zuttin. Recursos de baixa tecnologia na Educação Infantil: efeitos de um programa de atividades lúdicas para crianças com paralisia cerebral. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Claudia Maria Simões Martinez.
6.   Maria Fernanda Barboza Cid. O impacto da saúde mental materna nas práticas parentais e no desenvolvimento sócio-emocional dos filhos.. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Thelma Simões Matsukura.
7.   Patrícia Leme de Oliveira Borba. Educadores sociais e suas práticas junto a jovens: o cotidiano de ONGs na cidade de Campinas/SP. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Roseli Esquerdo Lopes.

2007

1.   Carla Regina Silva. Políticas Públicas, Educação, Juventude e Violência da Escola: quais as dinâmicas entre os atores envolvidos?. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2007.
Orientador: Roseli Esquerdo Lopes.
2.   Cíntia Cristina Neófiti. Capacitação de educadores de creche: programa para vigilância do desenvolvimento. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Claudia Maria Simões Martinez.
3.   Daniela Baleroni Rodrigues Silva. Perfil Funcional do Portador de Diparesia Espástica no Ensino Regular: Elaboração de Propostas para Professores. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Claudia Maria Simões Martinez.
4.   Daniela Ribeiro Stort. Terceiro Setor, Educação e Juventude: um estudo sobre as práticas da Instituição de Incentivo à Criança e ao Adolescente (ICA) de Mogi Mirim - SP. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Roseli Esquerdo Lopes.
5.   Heliana Castro Alves. UTILIZAÇÃO DAS NARRATIVAS ORAIS E ATIVIDADES SIMBÓLICAS NA COMPREENSÃO DE CRIANÇAS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2007.
Orientador: Maria Luísa Guillaumon Emmel.
6.   Letícia Zanetti Marchi Altafim. Intervenção:suporte para cuidadores de doentes crônicos através do ensino. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007.
Orientador: Cristina Yoshie Toyoda.

2006

1.   DANIEL MARINHO CEZAR CRUZ. "Brincar é estimular? Preensão, função manual e sua estimulação em pré-escolares com paralisia cerebral do tipo hemiparesia espástica",. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006.
Orientador: Maria Luísa Guillaumon Emmel.
2.   Juliana testa e Silva. Elaboração , implementação e avaliação de um programa de atividades de construção de bonecos para crianças vítimas de violência com dificuldades de aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2006.
Orientador: Claudia Maria Simões Martinez.
3.   Maria Christina Dória Costa. Bolsa Escola e Inclusão Educacional em Jaboticabal - SP. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006.
Orientador: Roseli Esquerdo Lopes.
4.   Siliani Aparecida Martinelli. Pressupostos inclusivos na comunidade sob a ótica do coordenador e pessoas com necessidades especiais. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006.
Supervisor: Cristina Yoshie Toyoda.
5.   Tatiana Dimov. Irmãos de crianças autistas: problemas de comportamento, competência social e relacionamentos intra e extra familiares. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006.
Orientador: Thelma Simões Matsukura.
6.   Tereza Cristina Brito Ruas. Avaliação do comprotamento visuomotor de lactentes nascidos pré-termo durante o primeiro trimestre de vida: medida para proteção da saúde ocular. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2006.
Orientador: Claudia Maria Simões Martinez.

2005

1.   Beatriz Girão Enes Carvalho. Triagem visual de lactentes: aplicabilidade de um instrumento de avaliação visual de bebês para prematuros. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005.
Orientador: Claudia Maria Simões Martinez.
2.   Renata Christian de Oliveira Pamplin. A Interface Família - Escola na Inclusão de Crianças com Necessidades Educacionais Especiais: Uma Perspectiva Ecológica. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2005.
Orientador: Claudia Maria Simões Martinez.

2004

1.   Ana Paula Serrata Malfitano. Políticas públicas e movimentos sociais: atenção à infância e o Programa de Saúde da Família. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2004.
Supervisor: Roseli Esquerdo Lopes.

2003

1.   ANGELA MARIA SIRENA ALPINO. ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NA CIDADE DE LONDRINA. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Especial) - Programa de P So Graduação Em Educação Especial, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003.
Orientador: Maria Luísa Guillaumon Emmel.
2.   Fernanda Bérard Siqueira. Hospital é lugar de brincadeira? um estudo sobre as características do brincar de crianças em tratamento oncológico. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Especial) - Programa de P So Graduação Em Educação Especial, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003.
Orientador: Maria Luísa Guillaumon Emmel.
3.   Lilian Pinto Amaral. Desempenho escolar em crianças prematuras: concepções de professpres, pais e alunos. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Educação) - Universidade de Sorocaba, . 2003.
Orientador: Maria Luísa Guillaumon Emmel.
4.   Renata Reis Munhoz Perez. Programa educativo sobre o desenvolvimento infantil para mães sociais. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003.
Orientador: Maria Luísa Guillaumon Emmel.

2000

1.   Cíntia Bernal. O DEFICIENTE FÍSICO NA ESCOLA: ANÁLISE DE UM PROCESSO DE INCLUSÃO. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Educação) - Universidade de Sorocaba, . 2000.
Orientador: Maria Luísa Guillaumon Emmel.
2.   Rita de Cássia Silvano. UMA PROPOSTA DE ESTUDO PRELIMINAR COM UM GRUPO DE CRIANÇAS SOBRE A RELAÇÃO DA ATIVIDADE ARTÍSTICA COM O PROCESSO CRIATIVO. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Educação) - Universidade de Sorocaba, . 2000.
Orientador: Maria Luísa Guillaumon Emmel.
3.   Sandra Regina Florio. DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM CRIANÇAS PEQUENAS: O PAPEL DOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS.". Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Educação) - Universidade de Sorocaba, . 2000.
Orientador: Maria Luísa Guillaumon Emmel.
4.   Soraya Diniz Rosa. ANÁLISE DAS SITUAÇÕES QUE INTERFEREM NA QUALIDADE DE VIDA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Educação) - Universidade de Sorocaba, . 2000.
Orientador: Maria Luísa Guillaumon Emmel.

1999

1.   Pricila Beraldo. A integração de crianças portadoras de necessidades especiais de educação em classes regulares. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 1999.
Orientador: Maria Luísa Guillaumon Emmel.

1997

1.   Fabiana Frigieri de Vitta. O trabalho da terapia ocupacional com crianças com retardo no desenvolvimento neuropsicomotor. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 1997.
Orientador: Maria Luísa Guillaumon Emmel.
2.   Patricia Ferraz braz. Avaliação de uma intervenção precoce em bebês de risco de 0 a 6 meses com a participação da mãe. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 1997.
Orientador: Maria Luísa Guillaumon Emmel.

1996

1.   Adarzilse Dallabrida. O portador de deficiência mental profuneda na concepção das mães. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 1996.
Orientador: Maria Luísa Guillaumon Emmel.
2.   Carina Zambori Garcia. O terapeuta ocupacional no processo de educação especial: uma investigação da prática existente. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 1996.
Orientador: Maria Luísa Guillaumon Emmel.
3.   Carla Cilene Baptista da Silva. Analisando habilidades em brincadeiras grupais com crianças em idade escolar. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 1996.
Orientador: Maria Luísa Guillaumon Emmel.

1994

1.   Luzia Iara Pfeifer. Análise da função do desenvolvimento motor para aquisição de habilidades cognitivas em crianças de 36 meses de idade. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1994.
Orientador: Maria Luísa Guillaumon Emmel.


Data de processamento: 12/10/2020 22:12:36