Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Terapia Ocupacional (DTO)

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Capítulos de livros publicados


Número total de itens: 191

2020

1.   ALMEIDA, R. C. G. O. ; GONCALVES, A. G. ; LOURENÇO, G. F.. Recurso de tecnologia assistiva para aluna com paralisia cerebral na educação infantil: parceria entre professoras da classe comum e da educação especial. Em: Jáima Pinheiro de Oliveira; Regina Keiko Kato Miura; Flaviane Pelloso Molina Freitas; Marília Bazan Blanco; Emely Kelly Silva Santos Oliveira. (Org.). Tecnologias educacionais como suportes para a inclusão escolar. 1ed.São Carlos. : Editora De Castro. 2020.v. 1, p. 67-84.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   Ana Célia Nunes ; FOLHA, D. R. S. C. ; MARINI, B.P.R. ; DELLA BARBA, P. C. S.. A promoção do desempenho ocupacional de crianças em contextos naturais. Em: Canuto, MB; Silva, FC; Santos, EMS; Calheiros, DS; Vasconcelos, CCA. (Org.). Atenção às crianças com Síndrome Congênita do Zika vírus. 1ed.Ribeirão Preto. : Book Toy. 2020.v. 1, p. 57-75.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   CARRIJO, Débora Couto de Melo; PROPHETA, A. F. ; MENDES, P. V. B.. Uma prática na reabilitação física voltada a trabalhadores com dor crônica em coluna. Em: Luma Carolina Câmara Gradim; Tamara Neves Finarde Pedro; Débora Couto de Melo Carrijo. (Org.). Práticas em Terapia Ocupacional. 1ed.São Paullo. : Manole. 2020.v. 1, p. 148-155.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   CORTEGOSO, A. L. ; CARVALHO, J. G. ; LUSSI, I. A. O. ; SHIMBO, I. ; ZANIN, M. ; MACHADO, M. L. T. ; MOLINA, W. S. L. ; TEIXEIRA, B. A. N.. Atividades formativas de nível superior em economia solidária: a experiência de uma Universidade Pública Federal no Brasil. Em: Colombia Pérez Muñoz; Isabel Hernández Arteaga. (Org.). Economía social y solidaria en la educación superior: un espacio para la innovación. 1ed.Bogotá. : Universidad Cooperativa de Colombia. 2020.v. 3, p. 65-98.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   CRUZ, D. M. C. Prática centrada no cliente: o modelo de ocupação humana e a formulação ocupacional. Em: Luma Carolina Camara Gradim; Tamara Neves Finarde; Debora Couto de Melo Carrijo. (Org.). Práticas em Terapia Ocupacional. 1ed.São Paulo. : Manole. 2020.v. 1, p. 41-52.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   CRUZ, D. M. C.; PFEIFER, L. I. ; SANTANNA, M. M. M.. Referenciais teórico-práticos da Terapia Ocupacional na atenção à infância. Em: Luzia Iara Pfeifer; Maria Madalena Moraes Sant'Anna. (Org.). Terapia ocupacional na infância: procedimentos na prática clínica. 1ed.São Paulo. : Memnon. 2020.v. 1, p. 1-17.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   CRUZ, DANIEL MARINHO CEZAR DA ; FIGUEIREDO, M.O. ; EMMEL, M. L. G.. Perspectives on Occupational Therapy Education in South America – Case of Brazil. Em: Taff, Steven D.; Grajo, Lenin C.; Hooper, Barbara R.. (Org.). Perspectives on Occupational Therapy Education: Past, Present, and Future. 1ed.Thorofare. : Slack Incorporated. 2020.v. 1, p. 149-154.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   DELLA BARBA, P. C. S. Intervenção de terapia ocupacional centrada na família. Em: Pfeifer, LI; Sant'Anna, MMM. (Org.). Terapia Ocupacional na Infância: procedimentos na prática clínica. 1ed.São Paulo. : Memnon. 2020.v. 1, p. 172-189.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   GUERRA, M. Q. F. ; LUCISANO, R. V. ; DELLA BARBA, P. C. S. ; SANTANNA, M. M. M. ; Pfeifer, LI. Intervenção de terapia ocupacional no primeiro ano de vida. Em: Pfeifer, LI; Sant'Anna, MMM. (Org.). Terapia Ocupacional na Infância: procedimentos na prática clínica. 1ed.São Paulo. : Memnon. 2020.v. 1, p. 156-171.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
10.   ROCHA, L. S. ; FERIGATO, Sabrina Helena. A Educação Popular em Saúde na formação de graduandos em saúde: construções a partir de um relato de experiência. Em: César Augusto Paro; Marcos Aurélio Matos Lemões; Renata Pekelman. (Org.). Coletânea Educação Popular em Saúde - Educação Popular e a (re)construção de horizontes formativos na saúde. 1ed.João Pessoa. : Editora do CCTA. 2020.v. 1, p. 85-105.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2019

1.   CARDINALLI, Isadora ; SILVA, Carla Regina. Considerações epistemológicas da produção de conhecimento da Terapia Ocupacional no Brasil. Em: Carla Regina Silva. (Org.). Atividades Humanas e Terapia Ocupacional: saber-fazer, cultura, política e outras resistências. 1ed.São Paulo. : HUCITEC. 2019.v. 1, p. 33-58.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   CONCEICAO, I. G. ; GASTALDO, D. ; FRAGA, A. B. ; BOSI, M. ; Magalhães, Lilian ; LAGO, R. ; ANDRADE, J. T. ; GLADSTONE, B.. Rede Internacional de Excelência no Ensino da Pesquisa Qualitativa em Saúde: Estratégias Iniciais e Propostas de Futuro. Em: C. Antloga; K. T. Brasil; S. R. L. Santos; M. S. Neubern; E. Queiroz. (Org.). Psicologia clínica e cultura contemporânea 4. 01ed.Brasilia. : Technopolitik. 2019.v. 01, p. 467-482.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   DIAS, M. K. ; FERIGATO, Sabrina Helena ; SILVA, M. C.. O papel da enfermaria de saúde mental em Hospital Geral: costurando possibilidades em rede. Em: Bruno Ferrarti Emerich; Rosana T. Onocko-Campos. (Org.). SaúdeLoucura 10. 1ed.São Paulo. : Editora Hucitec. 2019.v. 10, p. 273-292.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   FERIGATO, Sabrina Helena ; SILVA, Carla Regina ; LOURENÇO, G. F.. Cibercultura e Terapia Ocupacional: ampliando conexões. Em: Carla Regina Silva. (Org.). Atividades humanas e terapia ocupacional: saber-fazer, cultura, política e outras resistências. 1ed.São Paulo. : Hucitec. 2019.v. 1, p. 218-234.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   FIGUEIREDO, M.O.; PATERRA, I. P.. AS ATIVIDADES DE EXTENSÃO E A FORMAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL: PERCEPÇÃO DOCENTE. Em: Carla Regina Silva. (Org.). Atividades humanas e terapia ocupacional : Saber-fazer, cultura, política e outras resistências. 1ed.São Paulo. : HUCITEC. 2019.p. 314-340.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   LOURENÇO, G. F.; OLIVEIRA, B. B.. Terapia Ocupacional e Comunicação Alternativa no Contexto Escolar. Em: Mariana Gurian Manzini; Claudia Maria Simões Martinez. (Org.). Terapia Ocupacional e Comunicação Alternativa em Contextos de Desenvolvimento Humano. 1ed.Sao Carlos. : EdUFSCar. 2019.v. 1, p. 103-119.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   Magalhaes, Lilian; Gastaldo, Denise. Mapas corporales narrados: delineando y contando historias corporales. Em: Colon,Juan; Gutierrez, Milagros; Marcos, Azucena; Santos, Ana. (Org.). Investigacion cualitativa en salud. 1ed.Madrid. : CIS. 2019.v. 58, p. 287-301.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   MANZINI, M. G. ; MARTINEZ, CLAUDIA MARIA SIMOES. INTERVENÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL COM CSA NOS CONTEXTOS ESCOLAR, CLÍNICO E FAMILIAR. Em: Mariana Gurian Manzini; Claudia Maria Simões Martinez. (Org.). TERAPIA OCUPACIONAL E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA EM CONTEXTOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO. 1ed.São Carlos. : EDUFSCar. 2019.v. 1, p. 122-139.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   MANZINI, M. G. ; MARTINEZ, CLAUDIA MARIA SIMOES ; PELOSI, M. B.. Reflexões sobre a terapia ocupacional e o uso da comunicação alternativa em contextos de vida diária: potencialidades, experiências e desafios. Em: Mariana Gurian Manzini; Claudia Maria Simões Martinez. (Org.). TERAPIA OCUPACIONAL E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA EM CONTEXTOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO. 1ed.São Carlos. : EDUFSCar. 2019.v. 1, p. 11-27.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
10.   MARTURANO, E. M. ; PRETTE, Z. ; BARHAM, E. ; MARTINEZ, C. M. S. ; SANTOS, A. ; PASIAN, S. R.. Psicologia Social e do desenvolvimento ao longo do ciclo vital: uma experiência bem sucedida entre Portugal e Brasil. Em: Claudia Andrade; Cristina Antunes; Jorge Gato; Luísa Faria; Marisa Matias; Susana Coimbra. (Org.). Olhares sobre a Psicologia Diferencial. 1ed.Porto. : Mais Leitura Editora. 2019.v. 1, p. 206-222.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
11.   MEIRA, G. ; SILVA, Carla Regina ; ZAMBONE, N. ; MARTINS, J. ; DE PAULA, B. ; LEAL, D.. A Formação do Teatro do Oprimido na Universidade: potências e possibilidades. Em: Dodi Tavares Borges Leal. (Org.). Teatra da oprimida : últimas fronteiras cênicas da pré-transição de gênero. 1ed.Porto Alegre. : UFSB. 2019.v. 1, p. 187-193.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
12.   POELLNITZ, J. C. V. ; SILVA, Carla Regina. Sobre a linguagem: sentidos para uso de termos e conceitos. Em: Carla Regina Silva. (Org.). tividades Humanas e Terapia Ocupacional: saber-fazer, cultura, política e outras resistências. 1ed.São Paulo. : HUCITEC. 2019.v. 1, p. 80-96.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
13.   SILVA, Carla Regina; CARDINALLI, Isadora ; SILVESTRINI, M. S. ; ALMEIDA PRADO, A. C. S. ; LAVACCA, Antonio Belforte. Proposições da Terapia Ocupacional na cultura: processos sensíveis e demandas sociais. Em: Carla Regina Silva. (Org.). tividades Humanas e Terapia Ocupacional: saber-fazer, cultura, política e outras resistências. 1ed.São Paulo. : HUCITEC. 2019.v. 1, p. 235-264.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2018

1.   BIANCHI, P. C. ; MALFITANO, A. P. S.. Retratos da formação graduada em Terapia Ocupacional: avanços e desafios para o atual panorama latino-americano. Em: Silva, R. A. S.; Bianchi, P. C.; Calheiros, D. S.. (Org.). Formação em Terapia Ocupacional no Brasil: pesquisas e experiências no âmbito da graduação e pós-graduação. 1ed.São Paulo. : FiloCzar. 2018.p. 33-56.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   CARDINALLI, Isadora ; SILVA, Carla Regina. Formação e compreensão dos fundamentos da profissão na graduação em Terapia Ocupacional. Em: Rodrigo Alves dos Santos Silva; Pamela Cristina Bianchi; David dos Santos Calheiros. (Org.). Formação em Terapia Ocupacional no Brasil: pesquisas e experiências no âmbito da graduação e pós-graduação. 1ed.São Paulo. : FiloCzar. 2018.p. 57-74.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   CRUZ, D. M. C. Atividades da Vida Diária e Interdisciplinaridade. Em: Adriano Conrado Rodrigues. (Org.). A interface da terapia ocupacional no contexto multiprofissional da educação, saúde, previdência social e assistência social. 1ed.São Paulo. : Crefito-3. 2018.v. 1, p. 65-69.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   DAHDAH, D. F. ; BOMBARDA, Tatiana Barbieri ; CUTER, A. L. R.. Atenção terapêutico ocupacional a cuidadores de idosos: reflexões e prática. Em: Lilian Dias Bernado; Taiuani Marquine Raymundo. (Org.). Terapia Ocupacional e Gerontologia: interlocuções e práticas. 1ed.Curitiba. : Apriss. 2018.p. 387-400.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   DELLA BARBA, P. C. S.; LOPES, J. F.. A intersetorialidade em foco no contexto de uma creche. Em: Cláudia Martinez; Carla Silva. (Org.). Redes de cooperação em creches: sete histórias sobre a integralidade do cuidado na infância e intersetorialidade em ação. 1ed.São Carlos. : EDUFSCar. 2018.v. 1, p. 119-126.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   FIGUEIREDO, M. O. ; FERIGATO, Sabrina Helena. Intersetorialidade em construção: encontros entre a Educação e a Saúde a partir. Redes de cooperação em creches: sete histórias sobre a integralidade do cuidado na infância e intersetorialidade em ação. 1ed.São Carlos. Em: . : EDUFSCAR. 2018.v. 1, p. 33-48.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   FIGUEIREDO, M.O.; FERIGATO, S. H.. Intersetoralidade em construção: encontros entre a educação e a saúde a partir de uma experiência de uma creche. Em: Claudia Maria Simões Matrinez; Carla Regina Silva. (Org.). Redes de cooperação em creches: sete histórias sobre a integralidade do cuidado na infância e intersetorialidade em ação. 1ed.São Carlos. : EDUFSCar. 2018.p. 33-48.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   JOAQUIM, R. H. V. T.; RIZZO, I. C.. Crianças na Creche o cuidado e a educação. Em: Claudia Maria Simões Martinez; Carla Regina Silva. (Org.). Redes de cooperação em Creches sete histórias sobre a integralidade do cuidado na infância e a intersetorialidade em ação.. 1ed. : EdUFSCar. 2018.p. 93-103.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   LINS, S. R. A. ; MATSUKURA, THELMA. Formação de terapeutas ocupacionais para o campo da saúde mental: estado de São Paulo. Em: SILVA, R.A.S.;BIANCHI, P.C.; CALHEIROS, D.S.. (Org.). Formação em Terapia Ocupacional no Brasil: pesquisas e experiências no âmbito da graduação e pós-graduação. 1ed.São Paulo. : FiloCzar. 2018.v. 1, p. 93-107.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
10.   LOURENÇO, G. F. Letramento para estudantes com deficiência física. Em: Adriana Garcia Gonçalves; Fabiana Cia; Juliana Aparecida de Paula P. Campos. (Org.). Letramento para o estudante com deficiência. 1ed.São Carlos. : Editorando. 2018.v. 1, p. 77-97.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
11.   LOURENÇO, G. F.; GONCALVES, A. G.. Tecnologia Assistiva e Paralisia Cerebral: caminhos na colaboração entre Universidade e uma Rede de Educação. Em: Enicéia Gonçalves Mendes; Maria Amélia Almeida; Lidia Maria Marson Postalli. (Org.). Práticas Pedagógicas Inclusivas em Contextos Escolares. 1ed.Marilia. : ABPEE. 2018.v. 1, p. 31-44.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
12.   MALFITANO, A. P. S. ; MONZELI, G. A. ; BARDI, G. ; LOPES, R. E.. Terapia Ocupacional, Produção de Conhecimento e Pós-Graduação: um levantamento junto à Federação Mundial de Terapeutas Ocupacionais (WFOT). Em: SILVA, R. A. S.; BIANCHI, P. C.; CALHEIROS, D. S.. (Org.). Formação em Terapia Ocupacional no Brasil: pesquisas e experiências no âmbito da graduação e pós-graduação. 1ed.São Paulo. : FiloCzar. 2018.p. 305-326.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
13.   MANZINI, M. G. ; MARTINEZ, C. M. S.. Os três Is de uma creche: interdependências, intersetorialidade e individualidade. Em: Claudia Maria Simões Martinez; Carla Regina Silva. (Org.). Redes de cooperação em creches: sete histórias sobre a integralidade do cuidado na infância e intersetorialidade em ação.. 1ed.São Carlos. : EdUFSCar. 2018.v. 1, p. 126-135.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
14.   MARINI, B.P.R. ; LOURENCO, M. ; DELLA BARBA, P. C. S.. A PERSPETIVA BRASILEIRA DAS AÇÕES DE INTERVENÇÃO PRECOCE NA INFÂNCIA. Em: Marina Fuertes; Clarisse Nunes; Dalila Lilo; Tiago Almeida. (Org.). Teorias, práticas e investigação em Intervenção Precoce. 1ed.Lisboa. : Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. 2018.v. 1, p. 27-49.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
15.   MARTINEZ, C. M. S. O contexto da Pesquisa. Em: Claudia Maria Simões Martinez; Carla Regina Silva. (Org.). Redes de cooperação em creches: sete histórias sobre a integralidade do cuidado na infância e intersetorialidade em ação.. 1ed.São Carlos. : EdUFSCar. 2018.v. 1, p. 9-13.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
16.   MARTINEZ, C. M. S.; MARINI, B. P. R.. Conexões em redes de colaboração para a proteção da integridade psíquica da criança na creche. Em: Claudia Maria Simões Martinez; Carla Regina Silva. (Org.). Redes de cooperação em creches: sete histórias sobre a integralidade do cuidado na infância e intersetorialidade em ação. 1ed.São Carlos. : EdUFSCar. 2018.v. 1, p. 104-116.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
17.   RUGNO, F. C. ; BOMBARDA, Tatiana Barbieri ; CARLO, M. M. R. P.. Terapia Ocupacional e Cuidados Paliativos Oncológicos. Em: Marysia Mara Rodrigues do Prado de Carlo; Aide Mitie Kudo. (Org.). Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares e Cuidados Paliativos. 1ed.São Paulo. : Editora Payá. 2018.p. 1-417.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
18.   SILVA, Carla Regina; MARTINEZ, C. M. S.. Redes de colaboração em creches. Em: Claudia Maria Simões Martinez; Carla Regina Silva. (Org.). Redes de cooperação em creches: sete histórias sobre a integralidade do cuidado na infância e intersetorialidade em ação.. 1ed.São Carlos. : EdUFSCar. 2018.v. 1, p. 14-31.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
19.   SILVA, Carla Regina; MARTINEZ, C. M. S.. Fios Tecidos com precisão: a tessitura da rede de colaboração em uma creche. Em: Claudia Maria Simões Martinez; Carla Regina Silva. (Org.). Redes de cooperação em creches: sete histórias sobre a integralidade do cuidado na infância e intersetorialidade em ação.. 1ed.São Carlos. : EdUFSCar. 2018.v. 1, p. 48-74.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
20.   SILVA, R. A. ; OLIVER, F. O. ; FERIGATO, Sabrina Helena. Formação graduada em terapia ocupacional e a atenção primária à saúde: apontamentos essenciais ao debate. Em: SILVA, RAS; BIANCHI, PC; CALHEIROS, DS. (Org.). Formação em Terapia Ocupacional no Brasil: pesquisas e experiências no âmbito da graduação e pós-graduação. 1ed.São Paulo. : Filo Czar. 2018.v. 1, p. 86-98.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
21.   SILVA, S. C. F. ; AOKI, A. P. ; ANDRADE, S. N. ; GONCALVES, A. G. ; LOURENÇO, G. F.. Desenvolvimento de recursos de tecnologia assistiva para alunos com deficiência física no contexto escolar. Em: Luis Carlos Pasxhoarelli; Fausto Orsi Medola. (Org.). Tecnologia assistiva: desenvolvimento e aplicações. 1ed.Bauru. : Canal 6. 2018.v. 1, p. 325-330.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2017

1.   CECCATO, T.L. ; MARCOLINO, T. Q.. Bia, o transtorno alimentar e os afetos: um caso no Método Terapia Ocupacional Dinâmica. Em: Leila Quiles Cestari, Rosane Pilot Pessa, Tais Quevedo Marcolino. (Org.). Terapia Ocupacional, Anorexia e Bulimia Nervosa - Pesquisa e Clínica. 1ed.São Paulo. : Biblioteca 24h. 2017.p. 107-132.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   CESTARI, L. M. Q. ; ABUMUSSE, L. V. M. ; MARCOLINO, T. Q.. A terapia ocupacional no hospital geral: um espaço para o cuidado de pacientes com transtornos alimentares. Em: Leila Quiles Cestari, Rosane Pilot Pessa, Tais Quevedo Marcolino. (Org.). Terapia Ocupacional, Anorexia e Bulimia Nervosa - Pesquisa e Clínica. 1ed.São Paulo. : Biblioteca 24h. 2017.p. 185-199.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   FERIGATO, Sabrina Helena ; SILVA, Carla Regina ; GOZZI, A. P. N. F.. O advento da cibercultura e das cibercidades: a produção de novas estéticas e a reconfiguração dos processos de inclusão e exclusão social. Em: GIORDANO BARBIN BERTELLI E GABRIEL FELTRAN. (Org.). Vozes à margem: periferias, estética e política. 1ed.São Carlos. : Edufscar. 2017.v. 1, p. 215-232.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   KUDO, A.M ; BARROS, P. B. M. ; JOAQUIM, R. H. V. T.. Terapia Ocupacional em Enfermaria Pediátrica. Em: Marysia Mara Rodrigues do Prado de Carlo; Aide Mitie Kudo. (Org.). Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares e Cuidados Paliativos. 1ed.São Paulo. : Editora Paya. 2017.p. 127-143.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   LOPES, R. E.; MALFITANO, Ana Paula Serrata. Social Occupational Therapy, Citizenship, Rights and Policies: Connecting the Voices of Collectives and Individuals. Em: SAKELLARIOU, D.; POLLARD, N.. (Org.). Occupational Therapies Without Borders: Integrating Justice With Practice. 2ed.Edinburgh. : Elsevier. 2017.p. 245-254.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   LOURENÇO, G. F. SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL E OS DESAFIOS PARA A PARCERIA COM A SALA COMUM NAS PRÁTICAS COM TECNOLOGIA ASSISTIVA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AMPLIADA. Em: Débora Deliberato; Débora Regina de Paula Nunes; Maria de Jesus Gonçalves. (Org.). Trilhando Juntos a Comunicação Alternativa. 1ed.Marília. : ABPEE. 2017.p. 123-132.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   LUSSI, I. A. O.; CARRETA, R. Y. D.. Inserção de pessoas em desvantagem social no trabalho por meio da economia solidária. Em: André Ricardo de Souza; Maria Zanin. (Org.). A Economia Solidária e os Desafios Globais do Trabalho. 1ed.São Carlos. : EdUFSCar. 2017.v. 1, p. 211-219.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   MARCOLINO, T. Q.; FARIAS, A. Z. ; MIYAMOTO, E. E.. Terapia Ocupacional e Anorexia Nervosa: análise da produção e divulgação do conhecimento em periódicos especializados. Em: Leila Quiles Cestari, Rosane Pilot Pessa, Taís Quevedo Marcolino. (Org.). Terapia Ocupacional, Anorexia e Bulimia Nervosa - Pesquisa e Clínica. 1ed.São Paulo. : Biblioteca 24h. 2017.p. 69-86.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   RAFANTE, Heulalia Charalo ; LOPES, R. E.. As Sociedades Pestalozzi, o Pensamento e a Ação da Educadora Helena Antipoff: Princípios e Práticas de Educação Especial no Brasil. Em: LUSTOSA, F. G.; MARIANA, B. F.. (Org.). Diversidade, Diferença e Deficiência: Análise Histórica e Narrativas Cinematográficas. 1ed.Fortaleza. : Edições UFC. 2017.p. 35-56.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
10.   Silveira, A.O. ; Wernet, M. ; MOREIRA, P. L. ; CID, M. F. B.. Práticas parentais e cuidados na primeira infância. Em: Maria Aparecida Munhoz GAíva, Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira Toso, Myriam Aparecida Mandetta. (Org.). PROENF: Saúde da criança e do adolescente. 1ed.Porto Alegre. : Artmed Panamericana. 2017.v. 1, p. 9-48.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
11.   VALENTE SANTOS, C.A. Terapia Ocupacional em Unidade de Terapia Intensiva ? Adultos e Idosos. Em: Claudia Aline Valente Santos. (Org.). Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares e Cuidados Paliativos. 1ed.São Paulo. : Payá. 2017.v. 1, p. 350-355.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2016

1.   BORBA, Patrícia Leme de Oliveira ; LOPES, R. E.. Possíveis lugares para o terapeuta ocupacional nas Organizações Não Governamentais. Em: Roseli Esquerdo Lopes; Ana Paula Serrata Malfitano. (Org.). Terapia Ocupacional Social: Desenhos Teóricos e Contornos Práticos. 1ed.São Carlos - SP. : EdUFSCar. 2016.p. 241-254.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   CALHEIROS, D. S. ; LOURENÇO, G. F. ; CRUZ, D. M. C.. A atuação da terapia ocupacional no contexto escolar: educação inclusiva perspectiva social. Em: Jorge Lopes Cavalcante Neto; Osni Oliveira Noberto da Silva (Orgs.). (Org.). DIVERSIDADE E MOVIMENTO: diálogos possíveis e necessários. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2016.v. 1, p. 505-534.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   CAMPOS, L. C. B. ; CRUZ, D. M. C. ; PAULISSO, D. C.. Adaptação Transcultural do Wheelchair Skills Test Questionnaire 4.3 para usuários de cadeira de rodas manual e cuidadores. Em: Maria Lúcia Leite Ribeiro Okimoto; José Aguiomar Foggiatto; Raffaela Leane Zenni Tanure. (Org.). ANAIS DO 1o CBTA CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM TECNOLOGIA ASSISTIVA: ENGENHARIA E DESIGN. 1ed.Curitiba. : Setor de Tecnologia da UFPR. 2016.v. 1, p. 10-16.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   CORTEGOSO, A. L. ; LUSSI, I. A. O.. Condições institucionais favorecedoras para atividades articuladas de ensino, pesquisa e extensão da INCOOP. Em: Ana Lúcia Cortegoso; Henrique Mesquita Pompermaier; Marco Aurélio Maia Barbosa de Oliveira Filho; Tatiane Marina Pinto de Godoy. (Org.). Economia Solidária: a experiência da UFSCar em uma década de ensino, pesquisa e extensão. 1ed.São Carlos. : EdUFSCar. 2016.p. 17-28.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   DORNELES, P. S. ; LOPES, R. E.. Cidadania e Diversidade Cultural: uma pauta para terapia ocupacional. Em: Roseli Esquerdo Lopes; Ana Paula Serrata Malfitano. (Org.). Terapia Ocupacional Social: Desenhos Teóricos e Contornos Práticos. 1ed.São Carlos - SP. : EdUFSCar. 2016.p. 199-229.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   ESQUERDO LOPES, R.; MALFITANO, Ana Paula Serrata ; SILVA, Carla Regina ; BORBA, Patrícia Leme de Oliveira. Jovens pobres nas cidades: contribuições da terapia ocupacional social. Em: Salvador Simó Algado; Alejandro Guajardo Córdoba; Fátima Corrêa Oliver; Sandra Maria Galheigo; Solángel García-Ruiz. (Org.). TERAPIAS OCUPACIONALES DESDE EL SUR Derechos humanos, ciudadanía y participación. 1ed.Santiago. : Editorial Universidad de Santiago de Chile. 2016.v. 1, p. 321-340.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   FERNANDES, A. D. S. A.; MATSUKURA, T.S.. O Cotidiano e o sofrimento psíquico na infância e adolescência: reflexões a partir da reabilitação psicossocial e da terapia ocupacional. Em: Thelma Simões Matsukura; Mariana Moraes Salles. (Org.). Cotidiano, atividade humana e ocupação perspectivas da terapia ocupacional no campo da saúde mental. 1ed.São Carlos. : EDUFSCar/FAPESP. 2016.v. 1, p. 91-104.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   FURLAN, P. G. Marcos históricos e modos de produção dos programas e política à saúde da criança no Brasil nos últimos 10 anos. Em: Dario Frederico Pasche; Tadeu de Paula Souza. (Org.). Redes Estratégicas do SUS e biopolítica: cartografias da gestão de políticas públicas. 1ed.Brasília. : Ministério da Saúde. 2016.p. 90-111.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   FURLAN, P. G. Saúde da Criança: do movimento programático à gestão da política pública. Em: Dario Frederico Pasche; Tadeu de Paula Souza. (Org.). Redes Estratégicas do SUS e biopolítica: cartografias da gestão de políticas públicas. 1ed.Brasília. : Ministério da Saúde. 2016.p. 112-123.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
10.   GOZZI, A. P. N. F.; OGATA, M. N. ; HOFFMANN, W. A. M. ; PEDRO, W. J. A. ; MIOTELLO, V.. Uma discussão sobre apoio matricial enquanto tecnologia de gestão na qualificação da atenção em saúde. Em: Wanda Aparecida Machado Hoffmann; Valdemir Miotello; Wilson José Alves Pedro. (Org.). Diferentes conexões em ciência, tecnologia e sociedade. 1ed.São Carlos. : Pedro João Editores. 2016.v. 1, p. 11-28.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
11.   GRADIN, L. C. C. ; NAGATA, A. P. F. ; CRUZ, D. M. C.. Método de avaliação do efeito de tilt e recline na distribuição de pressões em almofada de assento de uma cadeira de rodas. Em: Maria Lúcia Leite Ribeiro Okimoto; José Aguiomar Foggiatto; Raffaela Leane Zenni Tanure. (Org.). ANAIS DO 1o CBTA CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM TECNOLOGIA ASSISTIVA: ENGENHARIA E DESIGN. 1ed.Curitiba. : Setor de Tecnologia da UFPR. 2016.v. 1, p. 1-9.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
12.   LOPES, R. E. Cidadania, Direitos e Terapia Ocupacional Social. Em: Roseli Esquerdo Lopes; Ana Paula Serrata Malfitano. (Org.). Terapia Ocupacional Social: Desenhos Teóricos e Contornos Práticos. 1ed.São Carlos - SP. : EdUFSCar. 2016.p. 29-48.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
13.   LOPES, R. E. ; MALFITANO, A. P. S.. Terapia ocupacional social: desenhos teóricos e contornos práticos. Em: Roseli Esquerdo Lopes, Ana Paula Serrata Malfitano. (Org.). Terapia ocupacional social: desenhos teóricos e contornos práticos. 1ed.São Carlos. : EDUFSCar. 2016.v. 1, p. 17-28.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
14.   LOPES, R. E.; MALFITANO, Ana Paula Serrata. Traçados técnico-práticos e cenários contemporâneos: a experiência do METUIA/UFSCar em terapia ocupacioanl social. Em: Roseli Esquerdo Lopes; Ana Paula Serrata Malfitano. (Org.). Terapia Ocupacional Social: Desenhos Teóricos e Contornos Práticos. 1ed.São Carlos – SP. : EdUFSCar. 2016.v. 1, p. 297-305.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
15.   LUSSI, I. A. O. ; MORATO, G. G.. Terapia Ocupacional e Trabalho: perspectivas históricas e possibilidades atuais no campo da saúde mental. Em: Thelma Simões Matsukura; Mariana Moraes Salles. (Org.). Cotidiano, atividade humana e ocupação: perspectivas da terapia ocupacional no campo da saúde mental. 1ed.São Carlos. : EdUFSCar. 2016.p. 77-90.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
16.   LUSSI, I. A. O.; PEREIRA, M. A. O.. Trabalho, reabilitação psicossocial e Terapia Ocupacional: a estratégia da economia solidária para articulação desses campos. Em: Salvador Simó Algado; Alejandro Guajardo Córdoba; Fátima Corrêa Oliver; Sandra Maria Galheigo; Solángel García-Ruiz. (Org.). TERAPIAS OCUPACIONALES DESDE EL SUR: Derechos humanos, ciudadanía y participación. 1ed.Santiago de Chile. : Editorial USACH. 2016.p. 371-389.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
17.   MALFITANO, A. P. S. Contexto social e atuação social: generalizações e especificidades na terapia ocupacional. Em: Roseli Esquerdo Lopes, Ana Paula Serrata Malfitano. (Org.). Terapia Ocupacional Social: desenhos teóricos e contornos práticos. 1ed.São Carlos, SP. : EDUFSCar. 2016.v. 1, p. 117-134.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
18.   MARCOLINO, T. Q. Como trabalhamos com a noção de ampliação de cotidiano: considerações a partir do Método Terapia Ocupacional Dinâmica. Em: Thelma Simões Matusukura; Mariana Moraes Salles. (Org.). Cotidiano, atividade humana e ocupação perspectivas da terapia ocupacional no campo da saúde mental. 1ed.São Carlos, SP. : FAPESP/EDUFSCar. 2016.p. 54-62.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
19.   PAN, L. C. ; SILVA, M. J.. A escola pública como temática para a terapia ocupacional social. Em: Roseli Esquerdo Lopes; Ana Paula Serrata Malfitano. (Org.). Terapia ocupacional social:desenhos teóricos e contornos práticos. 1ed.São Carlos - SP. : EdUFSCar. 2016.p. 307-314.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
20.   PAULISSO, D. C. ; MENDES, P.V ; CRUZ, D. M. C. ; CAMPOS, L. C. B.. O instrumento Avaliação de Mobilidade Funcional – AMF: uma ferramenta para a mensuração da funcionalidade com o uso de dispositivos de auxílio à mobilidade. Em: Maria Lúcia Leite Ribeiro Okimoto; José Aguiomar Foggiatto; Raffaela Leane Zenni Tanure. (Org.). ANAIS DO 1o CBTA CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM TECNOLOGIA ASSISTIVA: ENGENHARIA E DESIGN. 1ed.Curitiba. : Setor de Tecnologia da UFPR. 2016.v. 1, p. 1-8.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
21.   SALLES, M. M. ; MATSUKURA, T. S.. Conceitos de ocupação e atividade. Em: MATSUKURA, T.S.; SALLES, M.M.. (Org.). Cotidiano, atividade humana e ocupação perspectivas da terapia ocupacional no campo da saúde mental. 1ed.São Carlos. : EDUFSCar/FAPESP. 2016.v. 1, p. 13-35.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
22.   SILVA, Carla Regina. Juventude e Educação: a trajetória constituída pelo não lugar. Em: Roseli Esquerdo Lopes; Ana Paula Serrata Malfitano. (Org.). Terapia Ocupacional Social. 1ed.São Carlos. : EdUFSCar. 2016.v. 1, p. 315-322.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
23.   SILVA, Carla Regina; LOPES, Roseli Esquerdo. Políticas para a Juventude Brasileira: o ProJovem como estratégia e espaço para a terapia ocupacional social. Em: Roseli Esquerdo Lopes; Ana Paula Serrata Malfitano. (Org.). Terapia Ocupacional Social: Desenhos Teóricos e Contornos Práticos. 1ed.São Carlos – SP. : EdUFSCar. 2016.v. 1, p. 255-274.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
24.   SILVA, Carla Regina; MOTA, R. D.. Direitos Humanos: respeito à diversidade, respeito à vida. Em: Luciana de Souza Gracioso; Suelen Camilo Ferreira; Marco Donizete Paulino da Silva.. (Org.). Bibliotecas escolares: práticas alternativas. 1ed.Araraquara. : Junqueira Marin Editores. 2016.v. 1, p. 23-37.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2015

1.   AGNELLI, L. B.; JOIA, A.. Desenvolvimento Motor. Em: Regina Helena Vitale Torkomian Joaquim; Patrícia Carla Souza Della Barba; Isis de Albuquerque. (Org.). Desenvolvimento Da Criança De Zero A Seis Anos E A Terapia Ocupacional. 1ed.São Carlos. : EDUFSCar. 2015.p. 01.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   ALMEIDA, Marta de Carvalho ; SOARES, C. R. S. ; MALFITANO, Ana Paula Serrata ; LOPES, R. E. ; OLIVER, F. C. ; SOUTO, A. C. F.. Terapia Ocupacional nos Serviços de Proteção Social Básica do SUAS. Em: José Naum de Mesquita Chagas; Denise Dias Barros; Marta Carvalho de Almeida; Samira Lima da Costa. (Org.). Terapia Ocupacional e Assistência Social. 2ed.Rio de Janeiro - RJ. : CREFITO - 2. 2015.v. 1, p. 13-26.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   Carvalho, V. C. ; MATSUKURA, T. S.. Ações Afirmativas: visão dos profissionais de saúde pública acerca de possíveis medidas para maior acessibilidade da população. Em: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva; Danilo de Souza Moaris. (Org.). Ações Afirmativas - perspectivas de pesquisas de estudantes de reserva de vagas. 1ed.São Carlos. : EDUFSCar. 2015.v. 1, p. 215-234.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   CID, M. F. B.; Squassoni, C. E.. Elementos acerca do desenvolvimento socioemocional. Em: Regina Helena Vitale Torkomian Joaquim; Patrícia Carla de Souza Della Barba, Isis de Albuquerque. (Org.). Desenvolvimento da criança de zero a seis anos e a terapia ocupacional. 1ed.São Carlos. : EDUFSCar. 2015.v. 1, p. 1-56.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   DELLA BARBA, P. C. S.; CORONADO, N. B.. Vigilância do DEsenvolvimento. Em: Joaquim, RHVT; Della Barba, PCS; Albuquerque, I. (Org.). Desenvolvimento da criança de zero a seis anos e a terapia ocupacional. 1ed.São Carlos. : EDUFSCar. 2015.v. 1, p. 9-14.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   EMMEL, MARIA LUISA GUILLAUMON. Desenvolvimento ocupacional da criança. In: JOAQUIM, R.H.V.T.; DELLE BARBA, P.C.S.; ALBUQUERQUE,I. (Org.). Desenvolvimento da criança de zero a seis anos e a terapia ocupacional. 1ed.SÃO CARLOS/SP. Em: . : EDUFSCar. 2015.v. 1, p. 39-48.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   GOZZI, A. P. N. F.; OGATA, M. N.. Educação permanente em saúde sob olhar da gestão do conhecimento: aprendizagem no e para o serviço. Em: Wanda Aparecida Machado Hoffmann. (Org.). Gestão do conhecimento: múltiplas compreensões. 1ed.São Carlos. : Pedro João Editores. 2015.v. 1, p. 41-54.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   JOAQUIM, R. H. V. T.; ALBUQUERQUE, I.. O Brincar e o Desenvolvimento Infantil. Em: Regina Helena Vitale Torkomian Joaquim; Patrícia Carla de Souza Della Barba; Isis de Albuquerque. (Org.). Desenvolvimento da criança de zero a seis anos e a terapia ocupacional. 1ed.São Carlos. : EduFSCar. 2015.v. 1, p. 49-56.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2014

1.   ASSIS, C. P. ; MARTINEZ, C. M. S. ; FERREIRA, E. L. Recursos y estrategias en la atención educativa especializada: las contribuciones de las Tecnologías Asistivas en el aprendizaje de alumnos con deficiencia física en la escuela ordinaria. Recursos e estratégias no Atendimento Educacional Especializado. Em: MARTINS, S.E.S.O; SANTAROSA, L.M.C; RODRIGUES, A.D.; HEREDERO, E.S. (Org.). Tecnologías de la Información y Comunicación (TIC) en Educación Especial. 1ed.Alcalá de Henares. : Servicio de Publicaciones de la UAH. 2014.v. 1, p. 186-211.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   BARBERIO, I. C. ; BORGES, E. S. ; LUSSI, I. A. O. ; BULHOES, L. S. ; TONANI, D. A.. INCUBAÇÃO DO RECRIART: PARCERIA ENTRE A PREFEITURA MUNICIPAL E A UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS. Em: Kátia Liane Rodrigues Pinho; Leonardo Penafiel Pinho; Isabela Aparecida de Oliveira Lussi; Maria Lúcia Teixeira Machado. (Org.). Relatos de experiências em Inclusão Social pelo Trabalho na Saúde. 1ed.São Carlos. : Compacta Gráfica e Editora. 2014.v. 1, p. 209-224.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   Corazza, A.V. ; Paolillo, F.P. ; PAOLILLO, A. R.. Fototerapia no Processo de Envelhecimento.. Novos Enfoques da Fototerapia para Condicionamento Físico e Reabilitação.. 1ed.São Carlos. Em: . : Compacta Gráfica e Editora. 2014.v. 1, p. 119-142.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   GONCALVES, L. L. ; FERIGATO, Sabrina Helena ; SOUZA, T. P. ; CUNHA, G. T.. Parto domiciliar como dispositivo como um dispositivo de humanização das práticas de saúde. Em: Cátia Paranhos; Michele Vasconcelos; Vera Figueirede; Celia Nicolotti; Vera Figueiredo. (Org.). Cadernos HumanizaSUS: Humanização do parto e do nascimento. 1ed.Fortaleza. : Universidade Federal do Ceará e Ministério da Saúde. 2014.v. 04, p. 233-254.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   GOZZI, A. P. N. F.; PINTO, M. C. R. ; SILVA, M. T. L. E. ; ALMEIDA, A. B.. Entre o real e o possível: tecendo a RAPS que desejamos a partir da Saúde Mental que temos. Em: Roseni Pinheiro; Tatiana Coelho Lopes; Fabio Hebert da Silva; Aluisio Gomes da Silva Junior. (Org.). Experienci(ações) e práticas de apoio no SUS: integralidade, áreas programática e democracia institucional. 1ed.Rio de Janeiro. : CEPESC/ ABRASCO. 2014.v. 1, p. 175-188.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   JOAQUIM, R. H. V. T.; FELICIANO, A.B ; LIMA, V. V. ; ALVES, P. B. F. ; LANTE, R. G. ; NORDI, D. F. ; CAMPOS, M. M.. VIVÊNCIAS E APRENDIZAGEM NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA CLÍNICA DA UFSCar: A CONSTRUÇÃO DE UMA LINHA DE CUIDADO E SUA INTERFACE COM A INTERDISCIPLINARIDADE. Em: Elisabete M. Aguiar Pereira. (Org.). Experiências no ensino superior com foco na interdisciplinaridade - Inovações Curriculares. 1ed.Campinas. : Associação Brasileira de Editoras Universitárias. 2014.p. 718-746.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   MALFITANO, Ana Paula Serrata ; MATSUKURA, Thelma Simões ; MARTINEZ, Cláudia M S ; EMMEL, M. L. G. ; LOPES, R. E.. Pós-Graduação em Terapia Ocupacional: Primeiro Programa de Mestrado Acadêmico na América do Sul. Em: SANTOS, V.; GALLASSI, A. D.. (Org.). QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS DA TERAPIA OCUPACIONAL NA AMÉRICA DO SUL (CUESTIONES CONTEMPORÁNEAS DE LA TERAPIA OCUPACIONAL EN AMERICA DEL SUR). 1ed.Curitiba - PR. : Editora CRV. 2014.v. 1, p. 113-122.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   MALFITANO, Ana Paula Serrata ; LOPES, R. E.. Redes de Serviços na Atenção a Jovens: Desafios Frente à Exploração Sexual. Em: Samira Lima da Costa; Rosilda Mendes. (Org.). Redes Sociais e Territorialidades. 1ed.São Paulo. : Fap-Unifesp. 2014.v. 1, p. 143-157.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   MALFITANO, Ana Paula Serrata ; LOPES, R. E.. Direitos Humanos, Direitos Sociais e Cidadania: à guisa de um debate. Em: Carla Regina Silva. (Org.). Direitos humanos para a diversidade : construindo espaços de arte, cultura e educação. 1aed.São Carlos, SP. : São Jorge. 2014.p. 13-19.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
10.   MENDES, E. G. ; LOURENÇO, G. F.. En busca de nuevas prácticas pedagógicas: algunas experiencias en Brasil. Em: Oliveira, Anna Augusta S.; Poker, Rosimar B.; de Oliveira, Fátima Inês W. y Muñoz, Yolanda. (Org.). Prácticas pedagógicas en Educación Especial: hacia una Escuela Inclusiva. 1ed. 2014.p. 115-134.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
11.   PAOLILLO, A. R.; Paolillo, F.P. ; Corazza, A.V.. Fototerapia no Processo de Reabilitação Física para Populações Especiais.. Novos Enfoques da Fototerapia para Condicionamento Físico e Reabilitação.. 1ed.São Carlos. Em: . : Compacta Gráfica e Editora. 2014.v. 1, p. 157-174.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
12.   PAOLILLO, A. R.; Paolillo, F.P. ; Corazza, A.V.. Fototerapia na Recuperação de Lesões Osteoneuromioarticulares. Em: Vanderlei Salvador Bagnato. (Org.). Novos Enfoques da Fototerapia para Condicionamento Físico e Reabilitação.. 1ed.São Carlos. : Compacta Gráfica e Editora. 2014.v. 1, p. 91-118.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2013

1.   ALVES, Ana Cristina. J. ; CRUZ, D. M. C. ; FERRIGNO, Iracema. S. V.. Órteses para Membros Superiores. Em: MIN, L.L.; FERNANDES, P.T.; AVELAR, W.M.; MARTINS, S.. (Org.). AVC- Da pesquisa à aplicação clínica. 1ed.São Paulo. : Plêiade. 2013.p. 303-310.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   BREGALDA, M. M. ; LOPES, R. E.. A atuação dos terapeutas ocupacionais no Instituto Nacional do Seguro Social. Em: SIMONELLI, A. P.; RODRIGUES, D. S.. (Org.). Saúde e trabalho em debate: velhas questões, novas perspectivas. 1ed.Brasília. : Paralelo 15. 2013.p. 293-322.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   MALFITANO, A. P. S. Intersetorialidade e a estratégia de atenção na rede de assistência à criança e ao adolescente. Em: Eduardo José Manzini. (Org.). Educação Especial e Inclusão: temas atuais. 1ed.São Carlos. : Marquezini Manzini; Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. 2013.v. 1, p. 189-204.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   Pizzani, Luciana ; MARTINEZ, C. M. S. ; HAYASHI, M. C. P. I.. Estudo bibliométrico da produção científica em prematuridade na BVS/Bireme. Bibliometria e Cientometria: estudos temáticos. 1ed.São Carlos. Em: . : Pedro João Editores. 2013.p. 169-182.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   TEIXEIRA, Erika ; ALMEIDA, P. H. T. Q. ; CRUZ, D. M. C.. Atividades da Vida Diária pós-AVC. Em: MIN, L.L.; FERNANDES, P.T.; AVELAR, W.M.; MARTINS, S.. (Org.). AVC- Da pesquisa à aplicação clínica. 1ed.São Paulo. : Plêiade. 2013.p. 295-302.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2012

1.   IOSHIMOTO, M. T. A. ; FLEURY, M.C.A. ; FONSECA, E.F. ; CRUZ, D. M. C.. Órteses para Membros Superiores. Em: CRUZ, D.M.C. (Org.). Terapia ocupacional na Reabilitação pós-Acidente Vascular Encefálico: Atividades de Vida Diária e Interdisciplinaridade. São Paulo. : Pleiade. 2012.p. 303-310.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   ANDRADE, V. S. ; CRUZ, D. M. C.. Avaliação do ambiente domiciliar. Em: CRUZ, D.M.C. (Org.). Terapia ocupacional na Reabilitação pós-Acidente Vascular Encefálico: Atividades de Vida Diária e Interdisciplinaridade. São Paulo. : Santos. 2012.p. 81-101.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   BRITTO, C. M. D. ; MENDONÇA, M.P.. Extensao Universitária: espaço para problematizações e transformações. Em: Márcio R. O. Poz. (Org.). Extensão universitária e economia da cultura: a experiência em universidades públicas brasileiras. 1ed.são João. : MALTA EDITORES. 2012.v. 1, p. 44-55.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   CRUZ, D. M. C. Apresentação. Em: CRUZ, D.M.C. (Org.). Terapia ocupacional na Reabilitação pós-Acidente Vascular Encefálico: Atividades de Vida Diária e Interdisciplinaridade. São Paulo. : Santos. 2012.p. 23-25.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   CRUZ, D. M. C. Prática Baseada em Evidência. Em: CRUZ, D.M.C. (Org.). Terapia ocupacional na Reabilitação pós-Acidente Vascular Encefálico: Atividades de Vida Diária e Interdisciplinaridade. São Paulo. : Santos. 2012.p. 29-46.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   CRUZ, D. M. C. ; AGNELLI, L.B. ; EMMEL, M. L. G.. ADAPTAÇÃO AMBIENTAL. Em: Daniel Marinho Cezar da Cruz. (Org.). Terapia Ocupacional na reabilitação pós-acidente vascular encefálico: atividades de vida diária e interdisciplinariedade.. 1ed.São Paulo. : Editora Santos. 2012.p. 193-213.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   CRUZ, D. M. C.; MENESES, K. V. P.. Prescrição de adaptações. Em: CRUZ, D.M.C. (Org.). Terapia ocupacional na Reabilitação pós-Acidente Vascular Encefálico: Atividades de Vida Diária e Interdisciplinaridade. São Paulo. : Santos. 2012.p. 103-116.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   DUTRA, F.C.M ; SOUZA, A. C. A. ; GALVÃO, C.R.C ; ANDRADE, V. S. ; CRUZ, D. M. C. ; CARLETO, D. G. S. ; ALTAFIM L.Z.M. Brazilian Assistive Technology in Bath Activity for Individuals With Physical Disability. Em: Fernando Auat Cheein. (Org.). Assistive Technologies. Croatia. : InTech Open. 2012.v. 1, p. 185-196.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   LOPES, Roseli Esquerdo ; Silva, Carla Regina ; MOURA, B. R. ; OISHI, Jorge. Adolescentes e Jovens em Escolas Públicas de Ensino Médio em São Carlos/SP: Perfil Socioeconômico e a Questão da Violência. Em: Amarílio Ferreira Jr.; Carlos Roberto Massao Hayashi e José Claudinei Lombardi. (Org.). A educação brasileira no século XX e as perspectivas para o século XXI. 1ed.Cmapinas. : Alínea. 2012.p. 201-234.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
10.   MARCOLINO, T. Q.; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. Rotas dissonantes e comunidade profissional: pistas para promover a aprendizagem colaborativa. Em: Reali, A. M. M. R.. (Org.). Desenvolvimento profissional da docência: teorias e práticas. 1a.ed.São Carlos. : EdUFSCar. 2012.p. 281-298.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
11.   MENDES, E. G. ; LOURENÇO, G. F.. Recursos computadorizados de tecnologia assistiva para estudantes com paralisia cerebral em múltiplos contextos. Em: Enicéia Gonçalves Mendes; Maria Amélia Almeida. (Org.). Dimensões pedagógicas nas práticas de inclusão escolar. 1ed.Marília. : ABPEE. 2012.v. 2, p. 421-444.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
12.   MENDES, E. G. ; MARQUES, L. C. ; LOURENÇO, G. F.. A abordagem colaborativa em pesquisas na Educação Especial: aliando produção de conhecimento com formação e prestação de serviço. Em: Enicéia Gonçalves Mendes; Maria Amélia Almeida. (Org.). A pesquisa sobre inclusão escolar em suas múltiplas dimensões. 1ed.Marília. : ABPEE. 2012.v. 1, p. 383-396.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
13.   MENDONÇA, M.P.; BRITTO, C. M. D.. O processo de transformação de uma realidade em dança: reflexões sobre o envelhecimento e a morte. Em: Márcio R. O. Pozzer. (Org.). Extensão universitária e economia da cultura: a experiência em universidades públicas brasileiras. 1ed.são joão. : MALTA EDITORES. 2012.v. 1, p. 210-215.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2011

1.   ASSIS ; MARTINEZ, C. M. S.. O ACESSO DE ALUNOS COM SEQUELAS DE MIELOMENINGOCELE AO ENSINO REGULAR (ACEITO PARA PUBLICAÇÃO). Em: ELIANA MARQUES ZANATA; VERA LUCIA MESSIAS FIALHO CAPELLINE; RITA MELISA LEPRE; LUCIENE FERREIRA DA SILVA. (Org.). FORMAÇÃO DOCENTE E UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO:proposições para o desenvolvimento humano. São Paiulo. : Cultura Acadêmica. 2011.p. 513-522.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   DELLA BARBA, P. C. S.; Joaquim, Regina H. Torkomian. A FORMAÇÃO NA GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL: O DESAFIO DAS METODOLOGIAS ATIVAS. Em: Pereira, Elisabete M. Aguiar; Celari, Gabriela; Grassi-Kassisse, Dora Maria. (Org.). Experiências no ensino superior. 1ed.Campinas. : FE/UNICAMP. 2011.v. 1, p. 1.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   BARROS, Denise Dias ; GHIRARDI, Maria Isabel Garcez ; LOPES, R. E. ; GALHEIGO, Sandra Maria. Brazilian Experiences in Social Occupational Therapy. Em: KRONENBERG, F.; POLLARD, N.; SAKELLARIOU, D.. (Org.). Occupational Therapy Without Borders - Volume 2: Towards an Ecology of Occupation-Based Practices. 1ed.Edinburgh. : Elsevier. 2011.p. 209-215.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   BARROS, Denise Dias ; LOPES, R. E. ; GALHEIGO, Sandra Maria ; GALVANI, Debora. Research, community-based projects and teaching as a sharing construction: the Metuia Project in Brazil. Em: KRONENBERG, F.; POLLARD, N.; SAKELLARIOU, D.. (Org.). Occupational Therapy Without Borders - Volume 2: Towards an Ecology of Occupation-Based Practices. 1ed.Edinburgh. : Elsevier. 2011.p. 321-327.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   CRUZ, D. M. C. Terapia Ocupacional e Deficiência Física: CIF e Educação Especial. Em: COSTA, M.P.R.; CRUZ, D.M.C.; ALVES, C.P.;OLIVEIRA, E.L.; CAMBRUZZI, R.C.S; RANGNI, RA.. (Org.). Aspectos da Educação Especial: um olhar multidisciplinar. São Carlos. : Pedro João Editores. 2011.p. 15-36.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   CRUZ, D. M. C.; NICOLAU, Stella M. ; FARIA, C.B. Tecnologia Assistiva de baixo custo para pessoas com deficiências no território: ampliando a independência e as possibilidades de participação social. Em: OLIVEIRA, A.I.A; SILVA, R.L.M.; ZAPAROLLI, D.A.. (Org.). Inovação Tecnológica e Inclusão Social. 1ed.Belém. : EDUEPA. 2011.p. 139-148.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   Joaquim, Regina H. Torkomian ; DELLA BARBA, P. C. S.. A UNIDADE DE PRÁTICA PROFISSIONAL NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL DA UFSCar: UM DESAFIO A SEUS ATORES. Em: Pereira, Elisabete M. Aguiar; Celani, Gabriela ; Grassi-Kassisse, Dora Maria. (Org.). Experiências no ensino superior.. 1ed.Campinas. : FE/UNICAMP. 2011.v. 1, p. 10.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   NICOLAU, S. M.; Aoki, M. ; Oliver, F. C.. Abordagens comunitárias e territoriais pós AVE. Em: Cruz, DMC. (Org.). Terapia Ocupacional na Reabilitação pós Acidente Vascular Encefálico: Atividades de Vida Diária e Interdisciplinaridade. 1ed.São Paulo. : Santos. 2011.p. 03-458.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   RAFANTE, Heulalia Charalo ; LOPES, R. E.. Helena Antipoff e as instituições para a criança “excepcional” mineira nas décadas de 1930 e 1940: o trabalho como princípio educativo. Em: Ana Lydia Santiago; Regina Helena de Freitas Campos. (Org.). Educação de crianças e jovens na contemporaneidade: pesquisas sobre sintomas na escola e subjetividade. 1ed.Belo Horizonte. : Editora PUC Minas. 2011.p. 41-55.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
10.   SOUZA, A. C. A. ; CRUZ, D. M. C. ; CALADO, G. C. ; SOARES, V. R. C. ; ARAMAKI, A. L. ; RIBEIRO, G.F.. Acessibilidade no contexto escolar. Em: OLIVEIRA, A.I.A. (Org.). Caminhos da inclusão. Belém. : EDUEPA. 2011.p. 113-120.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2009

1.   CRUZ, D. M. C. Visita domiciliar pré-alta hospitalar. Em: MIN, L.L; FERNANDES, P; MARTINS, S; MASSARO, A.. (Org.). Neurociências e Acidente Vascular Cerebral. 1ed.São Paulo. : Plêiade. 2009.p. 173-179.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   CRUZ, D. M. C. Terapia ocupacional na reabilitação pós-AVC. Em: MIN, L.L; FERNANDES, P; MARTINS, S; MASSARO, A.. (Org.). Neurociências e Acidente Vascular Cerebral. 1ed.São Paulo. : Plêiade. 2009.p. 165-171.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   CRUZ, D. M. C.; TOYODA, Cristina Yoshie. Terapia ocupacional. Em: MIN, L.L.M.; CUNHA, R.B.; BOAVENTURA, P.T.F.; DIAS, S.O.; CAMARGO, V.R.T.; VOGT, C.. (Org.). AVC: uma catástrofe que pode ser prevenida e tratada. 1ed.São Paulo. : Editora Plêiade. 2009.v. 1, p. 175-184.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   DELLA BARBA, P. C. S.; SILVA, DBR. Capítulo 5: Desenvolvimento Infantil: brinquedos e brincadeiras. Em: Cláudia Maria Simões Martinez; Carlos Roberto Massao Hayashi. (Org.). Baixa visão e cegueira na educação infantil: formação de professores, atividades e relato de experiências.. 1ed.São Carlos. : Gráfica e Editora Suprema (apoio da Secretaria de Educação Especial/MEC). 2009.p. 119-150.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   EMMEL, M. L. G. PROPOSIÇÕES SOBRE O SIGNIFICADO E A FUNÇÃO DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Em: MENDES, E.G.; ALMEIDA, M.A.; WILLIAMS, L.C.A.. (Org.). TEMAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: AVANÇOS RECENTES. 1ed.SÃO CARLOS. : EdUFSCAR. 2009.p. 85-89.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   EMMEL, M. L. G. DEFICIENCIA MENTAL. Em: PALHARES, M.S.; MARINS, S.C.F.. (Org.). ESCOLA INCLUSIVA. 2aed.São Carlos. : EDUFSCar. 2009.v. 2, .
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   INOUYE, K. ; PEDRAZANI, E. S. ; PAVARINI, S. C. I. ; MENDES, E. G. ; ALMEIDA, M. A. ; TOYODA, Cristina Yoshie. O aluno especial na classe regular: uma análise das interações sociais dos pares. Em: Vera Lúcia Messias Fialho Capellini; Rosa Maria Manzoni. (Org.). Políticas públicas, práticas pedagógicas e ensino-aprendizagem:diferentes olhares sobre o processo educacional. São Paulo SP. : Cultura Acadêmica. 2009.p. 604-613.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   JOAQUIM, R. H. V. T.; MENEGHIN, M. C.. O uso de atividades psicomotoras evidenciadas a partir de um instrumento de avaliação sistemática. Em: Maria C. Marquezine; Eduardo J. Manzini; Eliza D.O. Tanaka; Dirce S. Fujisawa; Rosangela M. Busto. (Org.). Tópicos de Metodologia de Pesquisa para Educação Especial. 94ed.Londrina. : ABPEE. 2009.p. -85.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   MATSUKURA, T.S. ; Squassoni, C. E. ; CID, M. F. B.. Crianças com necessidades especiais e suas famílias: processos de adaptação e aspectos protetivos nas situações do cotidiano. Em: Claudia Maria Simões Martinez; Carlos Roberto Massao Hayashi. (Org.). Baixa visão e cegueira na educação infantil: formação de professores, atividades e relato de experiências. 1ed.São Carlos. : Editora Suprema. 2009.v. 1, p. 85-118.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
10.   MENDES, E. G. ; TOYODA, Cristina Yoshie ; BISACCIONE, Paola. S.O.S. Inclusão Escolar: avaliação de um programa de consultoria colaborativa com base em diários de campo. Em: Danise Meyrellles de Jesus; Claudio R.Baptista;Maria Aparecida S.C.Barreto;Sonia Lopes Victor. (Org.). Inclusão, práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. 2aed.P.Alegre. : Mediação. 2009.p. 63-74.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
11.   MORAES, N. F. R. ; LOURENÇO, Gerusa Ferreira ; MENDES, E. G. ; TOYODA, Cristina Yoshie. Metodologia de análise de diários de campo de um projeto de implementação de recursos de Alta Tecnologia Assistiva. Em: Maria Cristina marquezine;Eduardo José Manzine;Eliza Dieko Oshiro Tanaka;Dirce Shizuko Fujisawa;Rosângela Marques Busto. (Org.). Tópicos de Metodologia de Pesquisa para Educação Especial. Londrina. : ABPEE-Associação Bras.Pesquisadores em Ed.Especial. 2009.p. 77-84.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
12.   PALHARES, MS ; DELLA BARBA, P. C. S. ; ALVES, ACJ. Capítulo 6: Estimulação visual da criança cega e com baixa visão de zero a cinco anos. Em: Cláudia Maria Simões Martinez; Carlos Roberto Massao Hayashi. (Org.). Baixa visão e cegueira na educação infantil: formação de professores, atividades e relato de experiências. 1ed.São Carlos. : Gráfia e Editora Suprema (apoio Secretaria de Educação Especial/MEC). 2009.p. 151-190.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2008

1.   AMARAL, D. M. ; SILVA, Carla Regina ; LOPES, R. E.. Sala de leitura e escrita com jovens e adultos em uma escola pública de periferia urbana na cidade de São Carlos (SP). Em: Araújo Filho, Targino; Thiollent, Michel Jean-Marie. (Org.). Metodologia para Projetos de Extensão: Apresentação e Discussão. 1ed.São Carlos. : Cubo Multimídia. 2008.v. 1, p. 336-348.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   LOPES, R. E.; MALFITANO, Ana Paula Serrata ; SILVA, Carla Regina ; BORBA, Patrícia Leme de Oliveira ; TAKEITI, Beatriz Akemi. Fomento de Metodologias Participativas com a Juventude: apontamentos sobre experiências de intervenção na busca da articulação entre extensão, ensino e pesquisa. Em: Araújo Filho, Targino; Thiollent, Michel Jean-Marie. (Org.). Metodologia para Projetos de Extensão: Apresentação e Discussão. 1ed.São Carlos. : Cubo Multimídia. 2008.v. 1, p. 165-177.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   MATIAS, M. ; Andrade , Cláudia ; Fontaine, A.M. ; ALVES, Z. M. M. B. ; MARTINEZ, C. M. S.. Gender differences in family to work facilitation in Portuguese and Brazilian families. Em: A.M.Fontaine M. Matias (Eds.. (Org.). Family, work and parenting: International Perspectives. 1ed.Porto - PT. : LivPsi. 2008.v. 1, p. 79-94.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   MATSUKURA, T. S.; CID, M. F. B.. Intervenção junto a professores do ensino público municipal: abordando os papéis da família e escola no desenvolvimento infantil e viabilizando ações. Em: ARAUJO FILHO, Targino ; THIOLLENT, Michel Jean-Marie. (Org.). Metodologia para projetos de extensão: apresentação e discussão. São Carlos. : Universidade Federal de São Carlos - Cubo Multimídia. 2008.p. 1-666.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   MATSUKURA, T. S.; CORDEIRO, D. R. C. L.. Filhos de mães com transtornos mentais: reconhecendo essa realidad. Em: Maria Amelia Almeida; Enicéia Gonçalves Mendes; Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi. (Org.). Temas em Educação Especial: Múltiplos olhares. 1ed.Araraquara. : Junqueira Marin Editores. 2008.p. 319-327.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   MENDES, E. G. ; TOYODA, Cristina Yoshie. Projeto S.O.S Inclusão - consultoria colaborativa para favorecer a inclusão escolar em sistema público de ensino. Em: Cláudia Dechichi; Lázara Cristina da Silva. (Org.). Inclusão escolar e educação especial - teorias e práticas na Universidade. Uberlândia MG. : EDUFU. 2008.p. 97-118.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   PAMPLIN, R. C. O. ; MARTINEZ, C. M. S.. A presença de recursos no ambiente familiar de crianças com necessidades educacionais especiais: Um estudo comparativo entre famílias de crianças com deficiência e famílias de crianças com fracasso escolar. Em: Maria Amélia Almeida; Enicéia Gonçalves Mendes, Maria Cristina P. I. Hayashi. (Org.). Temas em Educação Especial: Múltiplos olhares. 11ed. 2008.v. 1, p. 292-300.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   PAMPLIN, RENATA CHRISTIAN DE OLIVEIRA ; MARTINEZ, CLAUDIA MARIA SIMOES. Estudo Comparativo de recursos no ambiente familiar de crianças com deficiência e de crianças com fracasso escolar. Em: Hayashi, M.C.P.I.; Almeida, M.A.; Mendes, E. G.. (Org.). Temas em educação Especial: múltiplos olhares. 1ed.São Carlos. : Junqueira Marins editores. 2008.v. 1, p. 292-300.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   TOYODA, Cristina Yoshie; LOURENÇO, Gerusa Ferreira. Educação Inclusiva: o contexto da Terapia Ocupacional. Em: ALMEIDA, Maria Amélia; MENDES, Enicéia Gonçalves;HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini. (Org.). Temas em Educação Especial:múltiplos olhares. Araraquara - SP. : J.M.Editora e Comercial Ltda.. 2008.p. 44-52.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2007

1.   BARROS, Denise Dias ; GHIRARDI, Maria Isabel Garcez ; LOPES, R. E.. Terapia ocupacional social: una perspectiva sociohistórica. Em: Frank Kronenberg; Salvador Simó Algado; Nick Pollard. (Org.). Terapia ocupacional sin fronteras: aprendiendo del espíritu de supervivientes. 1a.ed.Madri. : Editorial Médica Panamericana, S. A.. 2007.v. 1, p. 141-153.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   BARROS, Denise Dias ; LOPES, R. E. ; GALHEIGO, Sandra Maria. Terapia Ocupacional Social: Concepções e Perspectivas. Em: Alessandra Cavalcanti; Claudia Galvão. (Org.). Terapia Ocupacional - fundamentação prática. 1a.ed.Rio de Janeiro. : Guanabara Koogan S.A.. 2007.p. 347-353.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   BARROS, Denise Dias ; LOPES, R. E. ; GALHEIGO, Sandra Maria. Novos espaços, novos sujeitos: a terapia ocupacional no trabalho territorial e comunitário. Em: Alessandra Cavalcanti; Claudia Galvão. (Org.). Terapia Ocupacional - fundamentação prática. 1a.ed.Rio de Janeiro. : Guanabara Koogan S.A.. 2007.p. 354-363.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   BARROS, Denise Dias ; LOPES, R. E. ; GALHEIGO, Sandra Maria ; GALVANI, Debora. El Proyecto Metuia en Brasil: ideas y acciones que nos unen. Em: Frank Kronenberg; Salvador Simó Algado; Nick Pollard. (Org.). Terapia ocupacional sin fronteras: aprendiendo del espíritu de supervivientes. 1a.ed.Madri. : Editorial Médica Panamericana, S. A.. 2007.v. 1, p. 392-403.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   GALVANI, Debora ; BARROS, Denise Dias ; LOPES, R. E. ; REIS, T. A. M.. Terapéutica Ocupacional en el Campo Social: construyendo caminos y rescatando proyectos con adultos que viven en calles. Em: Liliana Paganizzi. (Org.). Terapia ocupacional psicosocial: escenarios clínicos y comunitarios. 1ed.Buenos Aires. : Polemos. 2007.p. 203-208.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   LOPES, R. E. Rede social de suporte. Em: Margareth Brandini Park; Renata Sieiro Fernandes; Amarildo Carnicel. (Org.). Palavras-chave em educação não-formal. 1a.ed.Holambra e Campinas. : SeSetembro e UNICAMP/Centro de Memória da UNICAMP. 2007.v. 1, p. 249-250.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   LOPES, R. E.; MALFITANO, Ana Paula Serrata. Centro Comunitário. Em: Margareth Brandini Park; Renata Sieiro Fernandes; Amarildo Carnicel. (Org.). Palavras-chave em educação não-formal. 1a.ed.Holambra e Campinas. : Setembro e UNICAMP/Centro de Memória da UNICAMP. 2007.v. 1, p. 79-80.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   LOPES, R. E.; MALFITANO, Ana Paula Serrata. Políticas Sociais. Em: Margareth Brandini Park; Renata Sieiro Fernandes; Amarildo Carnicel. (Org.). Palavras-chave em educação não-formal. 1a.ed.Holambra e Campinas. : Setembro e UNICAMP/Centro de Memória da UNICAMP. 2007.v. 1, p. 233-234.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   LOPES, R. E.; RAFANTE, Heulalia Charalo. Helena Antipoff e a Fazenda do Rosário: a educação de meninos. Em: Marisa Bittar; Roseli Esquerdo Lopes. (Org.). Estudos em Fundamentos da Educação. 1ed.São Carlos. : Pedro João Editores. 2007.v. 1, p. 205-229.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
10.   MALFITANO, Ana Paula Serrata ; LOPES, R. E.. Abrigo. Em: Margareth Brandini Park; Renata Sieiro Fernandes; Amarildo Carnicel. (Org.). Palavras-chave em educação não-formal. 1a.ed.Holambra e Campinas. : Setembro e UNICAMP/Centro de Memória da UNICAMP. 2007.v. 1, p. 55-56.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
11.   MENDES, Enicéia Gonçalves ; TOYODA, Cristina Yoshie ; BISACCIONE, Paola. SOS Inclusão Escolar:avaliação de um programa de consultoria colaborativa com base em diários de campo. Em: Denise Meyrelles de Jesus, Cláudio Roberto Baptista, Maria aparecida Santos Correa Barreto, Sonia Lopes Victor. (Org.). Inclusão, práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. Porto Alegre - RS. : Mediação. 2007.p. 63-74.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
12.   PALHARES, M. S.; MARTINEZ, C. M. S.. A educação infantil: uma questão para o debate. Em: FARIA, A. L. G; PALHARES, M. S... (Org.). A educação infantil: uma questão para o debate. 1ed.Campinas. : Autores Associados. 2007.v. 1, p. 5-18.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
13.   PAMPLIN, R. C. O. ; MARTINEZ, C. M. S.. A oferta de recursos pela escola ao contexto familiar de crianças com deficiência e com fracasso escolar: Um estudo comparativo. Em: Eduardo José Manzini. (Org.). Inclusão do aluno com deficiência na escola: Os desafios continuam. Marília. : Edunesp. 2007.p. 175-186.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
14.   SOARES, L. B. T. História da terapia ocupacional. Em: CAVALCANTI,A.;GALVÃO,C.. (Org.). Terapia Ocupacional. Teoria prática.. 1ed.Rio de Janeiro. : Guanabara Koogan. 2007.v. Cap. 1, p. 3-9.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2006

1.   LOPES, R. E.; TIRADO, Marcella Guimarães Assis ; ALMEIDA, Marta de Carvalho ; GALHEIGO, Sandra Maria. Terapia Ocupacional. Em: Ana Estela Haddad; Célia Regina Pierantoni; Dilvo Ristoff; Iara de Moraes Xavier; Jaime Giolo; Laura Bernardes da Silva. (Org.). A trajetória dos cursos de graduação na saúde:1991-2004. 1ed.Brasília. : Inep/MEC - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. 2006.v. 1, p. 489-528.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2005

1.   BARROS, Denise Dias ; GHIRARDI, Maria Isabel Garcez ; LOPES, R. E.. Social occupational therapy: a socio-historical perspective. Em: Frank Kronenberg; Salvador Simó Algado; Nick Pollard. (Org.). Occupational Therapy without borders: learning from the spirit of survivors. 1a.ed.Londres. : Elsevier Science Ltd - Churchill Livingstone. 2005.v. 1, p. 140-151.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   BARROS, Denise Dias ; LOPES, R. E. ; GALHEIGO, Sandra Maria ; GALVANI, Debora. The Metuia Project in Brazil: ideas and actions that bind us together. Em: Frank Kronenberg; Salvador Simó Algado; Nick Pollard. (Org.). Occupational Therapy without borders: learning from the spirit of survivors. 1a.ed.Londres. : Elsivier Science Ltd - Churchill Livingstone. 2005.v. 1, p. 402-413.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   FERRIGNO, ISV. Edema - recomendações para Avalição do Membro Superior. Em: Sociedade Brasileira de Terapeutas da Mão;. (Org.). Recomendações para a Avaliação do membro Superior. 2ªed.São Paulo. : Sociedade Brasileira de Terapeutas da Mão. 2005.v. 1, p. 6-13.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   FERRIGNO, ISV; FREITAS, Paula Pardini ; FREITAS, Afrânio Donato de. Lesões dos Nervos Periféricos. Em: Paula Pardini Freitas;. (Org.). Reabilitação da Mão. 1ed.São Paulo. : Atheneu. 2005.v. 1, p. 211-230.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   MALFITANO, Ana Paula Serrata ; LOPES, R. E.. Crianças e Adolescentes, a Rua e o Abrigo: Desafios da Ressignificação de Sentidos numa Experiência de Educação Não-Formal. Em: Margareth Brandini Park; Renata Sieiro Fernandes. (Org.). Educação Não-Formal: Contextos, Percursos e Sujeitos. 1a.ed.Campinas e Holambra: UNICAMP - Centro de Memória. : Setembro. 2005.v. 01, p. 241-260.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2004

1.   ALPINO, A. S. ; EMMEL, M. L. G.. O aluno com paralisia cerebral no ensino regular: ator ou expectador do processo educacional?. Em: Almeida, M. A.; Manzine, J. E., De Nari, F.. (Org.). Inclusão: intenção e realidade. Marilia- SP. 2004.p. 1-12.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   EMMEL, M. L. G. Proposições sobre o significado e a função do brincar no desenvolvimento infantil. Em: Mendes, E.; Almeida, M.A.; Willians, L.C.A. (Org.). Temas em Educação Especial : Avanços recentes. São Carlos. : EDUFSCar. 2004.v. 4, p. 85-89.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   MATSUKURA, T. S. Famílias: Realidade, desafios e cidadania. Em: SOLFA, G.. (Org.). Gerando Cidadania. São Carlos. : Rima Editora. 2004.v. 01, p. 59-69.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   MATSUKURA, T. S.; LOPES, A. L. M. ; CARMO, V.. Famílias e professores: a visão de cada um na educação de crianças. Em: SOLFA, G.. (Org.). Gerando Cidadania. São Carlos. : Rima editora. 2004.v. 01, p. 73-80.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   PALHARES, M. S. O direito à educação infantil em São Carlos. Em: Juca Gil. (Org.). Educação municipal: experiências de políticas democráticas. Ubatuba. : Estação Palavra Editora e Distribuidora. 2004.p. 47-61.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2003

1.   ALPINO, A. S. ; EMMEL, M. L. G.. ATENDIMENTO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM PARALISIA CEREBRAL NO ENSINO PÚBLICO REGULAR DE UMA CIDADE DO NORTE DO PARANÁ. Em: Maria Cristina Marquesine; Maria Amélia Almeida, Elisa D.O.Tanaka; Rosangela M. Busto; Silvia R. Souza; Silvia M.F.Meletti; Dirce S. Fujisawa.. (Org.). Inclusão. Londrina. : EDUEL- Editora da Universidade de Londrina. 2003.v. 2, p. 97-110.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   CARRETTA, R. Y. D. A cooperativa como alternativa para pessoas com deficiência. Em: SOUZA, André Ricardo; CUNHA, Gabriela Cavalcanti; DAKUZAKU, Regina Yoneko. (Org.). Uma outra economia é possivel: Paul Singer e a economia solidária. São Paulo. : Contexto. 2003.p. 239-253.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   EMMEL, M. L. G. ATUAÇÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL NO PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL: IMPLICAÇÕES DA FORMAÇÃO NA PRÁTICA PROFISSIONAL. Em: Maria Cristina Marquesine e col.. (Org.). INCLUSÃO. Londrina. : EDUEL- Editora da Universidade de Londrina. 2003.v. 2, p. 295-309.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   EMMEL, M. L. G.; CASTRO, C. B.. BARREIRAS ARQUITETÔNICAS NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO: O CASO DA UFSCAR. Em: Cristina Marquezine, Maria Amélia Almeida; Rosangela M Busto e Eliza D.O.Tanaka.. (Org.). Educação física, atividades motoras e lúdicas e acessibilidade de pessoas com necessidades especiais.. Londrina/PR. : EDUEL- Editora da Universidade de Londrina. 2003.v. 9, p. 177-183.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2002

1.   EL-KHATIB, U. Falando do desenvolvimento de crianças de zero a três anos. Em: Marina Silveira Palhares; Simone Cristina Marins. (Org.). Escola inclusiva.. 1a.ed.São Carlos. : EdUFSCar. 2002.p. 261-272.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   EMMEL, M. L. G. DEFICIÊNCIA MENTAL. Em: PALHARES, M.S.. (Org.). EDUCAÇÃO INCLUSIVA. SÃO CARLOS. : EDUFSCAR- EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS. 2002.p. 141.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   MARTINEZ, C. M. S. Brinquedos e brincadeiras: desenvolvimento e inclusão. Em: Marina Silveira Palhares e Simone F. Marins. (Org.). Escola Inclusiva. Ied.São Carlos. : EDUFSCar. 2002.v. I, p. 251-260.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   MATSUKURA, T. S. SAÚDE MENTAL INFANTIL. Em: PALHARES, M.S. ; MARINS, S.. (Org.). Escola Inclusiva. 1ed.São Carlos. : EdUFSCar. 2002.v. 1, p. 125-139.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2001

1.   CARRETTA, R. Y. D. Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares: inserção das mulheres no mercado de trabalho. Em: Aguirre, R.; Batthyány, K.. (Org.). Trabalho, género y ciudadanía en los países del Cono Sur. Montevideo. : Cinterfor. 2001.p. 155-162.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   CARRETTA, R. Y. D.; AKASHI, L. T.. Pessoas com deficiência: direitos e deveres. Em: Norma Felicidade (org.). (Org.). Caminhos da Cidadania: um percurso universitário em prol dos direitos humanos. São Carlos, SP. : Editora da Universidade Federal de São Carlos - EdUFSCar. 2001.v. 1, p. 29-50.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   EL-KHATIB, U. Os direitos da criança e do adolescente e a situação dita de risco pessoal e social. Em: Norma Felicidade. (Org.). Caminhos da cidadania: um percurso universitário em prol dos direitos humanos.. 1ed.São Carlos. : EDUFSCar. 2001.p. 89-104.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   OLIVEIRA, A.A.E. ; MALFITANO, A. P. ; EMMEL, Maria Luísa G ; PALHARES, Marina S ; MARTINEZ, Cláudia Maria S ; MATSUKURA, T. S.. A brinquedoteca como um espaço de promoção de desenvolvimento. Em: Santa Marli Pires dos Santos. (Org.). A ludicidade como ciência. Rio de Janeiro/ São Paulo. : Ed. Vozes Ltda.. 2001.p. 191-195.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   PEREIRA, V. C. ; OLIVEIRA, A.A.E. ; MARTINEZ, Cláudia Maria S ; EMMEL, Maria Luísa G ; PALHARES, M. S. ; MATSUKURA, T. S.. Brinquedos: do processo de construir ao ato de brincar. Em: Santa Marli Pires dos Santos. (Org.). A ludicidade como ciência. São Paulo/ Rio de Janeiro. : Editora Vozes Ltda. 2001.p. 196-201.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2000

1.   MATSUKURA, T. S.; SURIAN, C. E. ; MARTINEZ, Cláudia Maria S ; EMMEL, Maria Luísa G ; PALHARES, Marina S. INVESTINDO NA SAÚDE DOS CUIDADORES: GRUPO DE MÃES DE CRIANÇAS PORTADORAS DE TRANSTORNOS NO DESENVOLVIMENTO. Em: Matsukura, Thelma Simões; Emmel, M.L.G; Martinez, C.M.S.; Palhares, M. S.. (Org.). Metodologia e Experiências em projetos de extensão. Niterói. : EdUFF- Editora da Universidade Federal Fluminense. 2000.v. 01, p. 69-76.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   MEDEIROS, M. H. R. ; CARRETTA, R. Y. D. ; GARVES, W. C. ; GUARNIERI, H. B.. Promovendo e recuperando a saúde dos trabalhadores na própria empresa. Em: Michel Thiollent; Targino de Araújo Filho; Rosa Leonora Salerno Soares. (Org.). Metodologia e experiências em projetos de extensão. 1ed.Niterói. : EdUFF (Editora da Universidade Federal Fluminense). 2000.v. M 593, p. 89-95.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   PALHARES, M. S.; MARTINEZ, C. M. S.. A educação infantil: uma questão para o debate. Em: Faria, Ana Lúcia Goulart de; Palhares, Marina Silveira Palhares. (Org.). Educação infantil pós-LDB: rumos e desafios. 2ed.Campinas, São Carlos, Florianó. : Autores Associados FE-UNICAMP; EDUFSCar; EDUSC. 2000.v. 1, p. 5-18.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   VALÊNCIO, N. F. L. S. ; SHIMBO, I. ; EID, F. ; LEME, A. A. ; CARRETTA, R. Y. D. ; MASCIO, C. C. ; GALLO, A. R. ; FAISTING, A. L. ; MACHADO, M. L. T.. Incubadora de cooperativas populares: uma experiência universitária em prol da transformação social. Em: Michel Thiollent; Targino de Araújo Filho; Rosa Leonôra Salerno Soares. (Org.). Metodologia e experiências em projetos de extensão. Niterói. : Editora da Universidade Federal Fluminense. 2000.p. 297-305.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

1999

1.   PALHARES, M. S.; MARTINEZ, C. M. S.. A educação infantil: uma questão para o debate. Em: Faria, Ana Maria Goulart de; Palhares, Marina Silveira. (Org.). Educação infantil pós-LDB: rumos e desafios. 1ed.Campinas, São Carlos, Floriano. : Autores Associados FE-UNICAMP; EDUFSCar; EDUSC. 1999.v. 62, p. 01-112.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]


Data de processamento: 12/10/2020 22:12:35