Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Terapia Ocupacional (DTO)

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Paula Giovana Furlan

Atualmente Professora Adjunta na Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional. Formação profissional: Terapeuta ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Doutora e Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, com Especialização em Planejamento e Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela UNICAMP. Formação livre em Yoga. Cursando Especialização em Acupuntura Tradicional Sistêmica em Escola de Acupuntura ALK. Apresento experiência nas áreas de Saúde Coletiva, Gestão em Saúde, Pesquisa Qualitativa, Saúde Mental, atuando principalmente nos temas: apoio e análise institucional, formação profissional, grupos terapêuticos e práticas integrativas, yoga, meditação, acupuntura. Aprendendo diariamente com a maternidade há quatro anos. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3590676003159251 (17/04/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2016-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR, Departamento de Terapia Ocupacional. Universidade Federal de São Carlos, rod Washington Luis Km235 Jardim Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33516732 Ramal: 6732 URL da Homepage: http://www.dto.ufscar.br
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Saúde Coletiva
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2018-Atual. A pratica da meditacao por estudantes universitarios e as percepcoes subjetivas de mudancas na vida
      Descrição: Trata-se de projeto para analisar a percepção subjetiva de mudanças na vida de estudantes da Universidade Federal de São Carlos, a partir da prática de meditação a ser ofertada na comunidade interna. A meditação insere-se no campo das práticas tradicionais integrativas e contemplativas, que vem ganhando destaque e ênfase no cenário mundial, a partir das evidências dos efeitos na vida das pessoas e das coletividades, e das contribuições para a compreensão dos processos da mente e da consciência humana. A prática tem sido utilizada como estratégia de intervenção frente aos diferentes problemas atuais do mundo moderno, como violência, dificuldade nos relacionamentos interpessoais, ansiedade, estresse, distúrbios psíquicos, temáticas atualmente relevantes no contexto universitário. Pesquisa de caráter qualitativo, com revisão da literatura, oferta de grupos de meditação (intervenção) e análise hermenêutica de narrativas/ resultados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Paula Giovana Furlan - Coordenador / Caroline Kayasima - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Paula Giovana Furlan.
    2. 2018-Atual. O Suicidio no Contexto Universitario: ampliacao do conhecimento e das estrategias de prevencao
      Descrição: Este projeto de iniciação científica propõe-se por meio de um processo de pesquisa-ação, contribuir para ampliação de conhecimento e construção de estratégias de enfrentamento e prevenção do suicídio na Universidade Federal de São Carlos, identificando ações e dificuldades envolvidas em tratar do tema. O suicídio, segunda causa de morte de adultos jovens no mundo, é considerado, atualmente, um problema de saúde pública, com impacto no indivíduo, nas suas redes afetivas e de modo coletivo na sociedade, por isso tem-se adotado mundialmente a prerrogativa de ações de prevenção. O contexto universitário agrega pessoas jovens, de diferentes grupos culturais, sociais e econômicos, deflagrando situações de vulnerabilidades e os fatores de risco principais para o comportamento suicida. Espera-se com a pesquisa um avanço em relação à conscientização do problema, a sistematização de tecnologias e a produção de conhecimentos relativo ao contexto da universidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Paula Giovana Furlan - Coordenador / Paloma Cruz - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Paula Giovana Furlan.
    3. 2017-Atual. Saberes tradicionais indigenas e producao de subjetividade: memoria e politicas de saude
      Descrição: O projeto ?Saberes tradicionais indígenas e produção de subjetividade: memória e políticas de saúde? tem por objetivo mapear práticas curativas e experiências de produção de saúde em comunidades indígenas Tupinikim e Guarani, no estado do Espírito Santo. Entendemos que a luta pelo direito à saúde tem se constituído como uma luta política da maior importância. Como política pública, a saúde, deveria considerar inequivocamente a experiência concreta dos atores (que justifica inclusive, a constituição de uma política pública) na lida com os desafios concretos do território. Temos poucos trabalhos que articulam de modo radical as relações entre práticas cotidianas (não somente sua dimensão macropolítica, mas também, micropolítica) e os processos de produção de saúde em um sentido ampliado. Objetiva-se então, produzir um material bibliográfico que expresse certas dimensões das lutas pelo direito à saúde, como luta política, a partir de narrativas dos Guarani e Tupinikim. Para isso, contaremos com a parceria de outros pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e de pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), com acúmulo nesse tipo de pesquisa (Saúde, Antropologia e Arte). É importante ressaltar que tanto a experiência dos pesquisadores parceiros da UnB (Saúde Coletiva, Saúde Indígena, Pesquisa-Intervenção), quanto os trabalhos já desenvolvidos no âmbito da Instituição proponente (com comunidades indígenas, Saúde Coletiva, Educação e Metodologias de Pesquisa) serão fundamentais para a realização operacional, metodológica e teórico-conceitual deste projeto. Assim, trata-se de um trabalho cooperativo em rede intersetorial e interinstitucional. Ao falarmos do conflito, tratamos então, de certos efeitos dos modos hegemônicos das práticas de cuidado. Dar visibilidade e compartilhar os modos coletivos de lidar com os conflitos (e não excluí-los) permite que se produzam outras experiências e outros sentidos para o cuidado, nas quais surgimos como sujeitos singulares e coletivos. Acessar e compartilhar as narrativas que expressam esses processos de produção de saúde, não trata nem da verticalização das hierarquias duras, nem a horizontalização dos corporativismos fragmentadores. Essa pesquisa é a oportunidade de reflexão sobre as práticas de cuidado e seus efeitos em comunidades indígenas; e também, a oportunidade de produzir redirecionamentos metodológicos que considerem a complexidade do nosso campo problemático. Para dar visibilidade a essas subjetividades outras, que se expressam pelas narrativas, é preciso afirmar as especificidades, os desafios da constituição permanente de um território, as lutas políticas e os conflitos cotidianos. As escolhas metodológicas expressam a dimensão coletiva da pesquisa, considerando assim, a pluralidade tanto das lutas locais e regionais nos processos de produção de saúde, quanto das singularidades Guarani e Tupinikim.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Paula Giovana Furlan - Integrante / Gustavo Nunes de Oliveira - Integrante / Maria Elizabeth Barros - Integrante / Fabio Hebert da Silva - Coordenador / Celeste ciccarone - Integrante / ana lucia Coelho Heckert - Integrante / Alexsandro rodrigues - Integrante / Janaina Mariano Cesar - Integrante / Luciana Barreto Ramos - Integrante / Aline Moschen de andrade - Integrante / Julia Alano Porta - Integrante / Maria da Graça Luderitz Hoefel - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Paula Giovana Furlan.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (0)

      Organização de eventos

      • Total de organização de eventos (6)
        1. FURLAN, P. G.. I Seminário de Terapia Ocupacional do Distrito Federal. 2012. (Outro).. . 0.
        2. FURLAN, P. G.. IV Encontro de Saúde Mental do Município de Santa Bárbara d'Oeste. 2010. (Outro).. . 0.
        3. FURLAN, P. G.. I Semana da Luta Antimanicomial de Santa Bárbara d'Oeste. 2009. (Outro).. . 0.
        4. FURLAN, P. G.. I Encontro de Saúde Mental do Município de Santa Bárbara d'Oeste. 2009. (Outro).. . 0.
        5. FURLAN, P. G.. III Encontro de Saúde Mental do Município de Santa Bárbara d'Oeste. 2009. (Outro).. . 0.
        6. FURLAN, P. G.. II Encontro de Saúde Mental do Município de Santa Bárbara d'Oeste. 2009. (Outro).. . 0.

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (0)



        Data de processamento: 12/10/2020 22:12:34