Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Total de orientações em andamento


Número total de itens: 156

2020

1.   ADRIELE GABRINE ROSSINI RODRIGUES. O REMEMORAR DO PASSADO NO TEMPO PRESENTE: A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DAS ÚLTIMAS DÉCADAS. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2020.
Orientador: Klinger Teodoro Ciríaco.
2.   Alexsandra de Freitas Silva. Educação infantil e linguagem sexista. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.
3.   Aline Caroline Baldo. Memorial Paulo Freire e suas contribuiçoes para formação científica. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Fabiana Marini Braga.
4.   Aline Massako Murakami Tiba. Identidade e profissionalidade docente: o ser professor. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Ana Paula Gestoso de Souza.
5.   Amanda de Carvalho. A Educação de Jovens e Adultos na base SciELO: DE 2015 A 2020. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Fabiana Marini Braga.
6.   Amanda de Carvalho. Práticas de Estudo na Comunidade Acadêmico-Digital. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Adriana Fernandes Coimbra Marigo.
7.   Ana Maria da Silva Barbosa. PERSPECTIVAS DO USO DE PRÁTICAS INTERCULTURAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE FORMADORES(AS) DE PROFESSORES(AS). Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Emilia Freitas de Lima.
8.   Andrea Braga Moruzzi. . Universidade de São Paulo., . Início: 2020.
Supervisor: Anete Abramowicz.
9.   BEATRIZ SARTO. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS ACERCA DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NO CONTEXTO DA LESSON STUDY. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Klinger Teodoro Ciríaco.
10.   BRENDA CRISTINA ANTUNES. NUMERAMENTO E CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM INFORMAIS DA MATEMÁTICA NO SEIO FAMILIAR. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2020.
Orientador: Klinger Teodoro Ciríaco.
11.   Brenda Generoso de Lima Rocha. Educação de Pessoas Jovens e Adultas: um olhar voltado para o ambiente acadêmico.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Fabiana Marini Braga.
12.   CICERO AUGUSTO DOS SANTOS. DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: QUEM ENSINA MATEMÁTICA EM CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA?. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2020.
Orientador: Klinger Teodoro Ciríaco.
13.   Cristina Teodoro. . Universidade de São Paulo., . Início: 2020.
Supervisor: Anete Abramowicz.
14.   Cássia Ramos dos Santos. Uso de Tecnologias Digitais para Máxima Aprendizagem da Língua Materna no Início da Escolarização: uma revisão de periódicos nacionais e internacionais quallificados da pesquisa educacional (2015-2019). Iniciação científica (Graduando em pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2020.
Orientador: Adriana Fernandes Coimbra Marigo.
15.   Cátia Ribeiro Moreira. Cultura lúdica, cultura infantil e brincar na educação infantil em tempos de pandemia COVID-19. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de São Carlos -, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
16.   Danielle Abreu Silva. Formação continuada de professores que ensinam Matemática centrada na escola e a inserção do pensamento algébrico no ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano). Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2020.
Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos.
17.   Denise Gomes Soares. A ética da pesquisa com crianças em contextos de violência infantil". Dissertação (Mestrado profissional em MESTRADO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de São Carlos -, . Início: 2020.
Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
18.   Enayton Lucas Perassoli Silveira. Prevenção de Violência contra a comunidade LGBT na Universidade. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva.
19.   Eri Hachiman. Transculturalismo, Ensino Básico brasileiro no Japão e minorias étnico-raciais. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.
20.   Everton Madaleno Batisteti. TERTÚLIAS LITERÁRIAS DIALÓGICAS E IMPACTO SOCIAL: análise dos processos interativos e aprendizagem na comunidade escolar. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.
21.   Fernanda de Oliveira Issas. Práticas de Estudo na Comunidade Acadêmico-Digital. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Adriana Fernandes Coimbra Marigo.
22.   Gabriela Michelan de Toni. A educação de meninas em três atos ? um estudo sobre as configurações sociais da feminilidade. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos -, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2020.
Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
23.   Giovanna Maria Recco Piccirilli. Práticas de Estudo na Comunidade Acadêmico-Digital. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Adriana Fernandes Coimbra Marigo.
24.   Giulia Hoff. ESTUDO SOBRE PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA COM BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS EM CRECHES: QUE EVIDÊNCIAS TRAZEM SOBRE O DESENVOLVIMENTO HUMANO E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS?. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2020.
Orientador: Aline Sommerhalder.
25.   Helenice Aparecida Magalhães de Sousa Guedes. Leitura e aprendizagem dialógica: interação e diálogo como base para superação de desigualdades. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Fabiana Marini Braga.
26.   Heloisa Aparecida Candido Miquelino. Literatura e tecnologias da informação e comunicação na educação infantil. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Jarina Rodrigues Fernandes.
27.   Isabela Solovijovas Santos. Avaliação de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental: instrumentos recorrentes e seus usos. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2020.
Orientador: Luana Costa Almeida.
28.   Isabella Porto de Oliveira. Práticas de Estudo na Comunidade Acadêmico-Digital. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Adriana Fernandes Coimbra Marigo.
29.   JOCELEI MIRANDA DA SILVA. TRABALHO COLABORATIVO E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO EM UM GRUPO DE ESTUDOS COM PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . Início: 2020.
Orientador: Klinger Teodoro Ciríaco.
30.   JOÃO VÍTOR DORNELAS CORRÊA. PRÁTICAS PROMOTORAS DE ATITUDES POSITIVAS EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA MEDIADAS PELO TRABALHO COLABORATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de São Carlos. Pró-Reitoria de Extensão da UFSCar, . Início: 2020.
Orientador: Klinger Teodoro Ciríaco.
31.   JÉSSICA DE GODOI BAIMA. PRÁTICA DE ENSINO, ESTÁGIO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Klinger Teodoro Ciríaco.
32.   Keli Cristina Conti. . Universidade Federal de São Carlos., . Início: 2020.
Supervisor: Carmen Lucia Brancaglion Passos.
33.   Luana Aparecida Rossi. Práticas de Estudo na Comunidade Acadêmico-Digital. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de São Carlos. MEC, . Início: 2020.
Orientador: Adriana Fernandes Coimbra Marigo.
34.   LUANA HERCULE. A MATEMÁTICA NA HISTÓRIA DE VIDA DE ESTUDANTES DA EJA. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Klinger Teodoro Ciríaco.
35.   LÚCIA MORENO. DIFICULDADES PARA RESOLVER OU RESOLVER COM DIFICULDADES? ESTRATÉGIAS DE LEITURA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . Início: 2020.
Orientador: Klinger Teodoro Ciríaco.
36.   Maicelma Maia Souza. A ESCOLA E O PENSAMENTO DECOLONIAL SOB AS NARRATIVAS AFETIVAS E (AUTO)BIOGRÁFICAS DE PROFESSORAS NEGRAS NA AMÉRICA LATINA. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade de São Paulo, . Início: 2020.
Orientador: Anete Abramowicz.
37.   Marcela Silva Grippa. Interações Sociais e Educativas para Máxima Aprendizagem de Pessoas Jovens e Adultas: uma revisão de periódicos nacionais e internacionais qualificados da pesquisa educacional (2015-2019). Iniciação científica (Graduando em pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2020.
Orientador: Adriana Fernandes Coimbra Marigo.
38.   Marcos Antonio Gonçalves. "SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA: Reflexões sobre o pensamento de Durkheim e as contribuições de Simmel à S.I.". Dissertação (Mestrado profissional em MESTRADO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de São Carlos -, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
39.   Maria Estely Teles Rodrigues. A robótica na Educação Infantil. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Jarina Rodrigues Fernandes.
40.   Maria Sonia Henrique. Imigrantes africanos na Educação Infantil da Rede Municipal de São Paulo: estudo dos processos identitários de negritude. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Início: 2020.
Orientador: Anete Abramowicz.
41.   MariahCruz de Souza Tronco. Tecnologias da informação e comunicação na educação de jovens e adultos: contribuições de produções científicas brasileiras. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Jarina Rodrigues Fernandes.
42.   Mauricio Colenghi Filho. Escola e participação democrática: construção do projeto de vida do alunado. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Fabiana Marini Braga.
43.   Michelle Julia de Sousa. SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E DIÁSPORA: AS CRIANÇAS IMIGRANTES LATINO-AMERICANAS. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Anete Abramowicz.
44.   Mirela Brochine Ribeiro. Práticas efetivas de combate e prevenção à violência na Educação Infantil. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva.
45.   Nara Venâncio Rossi. Investigação sobre potencialidades de um software educativo para o ensino de matemática nos anos iniciais da EJA. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Jarina Rodrigues Fernandes.
46.   Natália Maria de Araújo. Docência e Mentoria. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato.
47.   RAIZA FERNANDES BESSA DE OLIVEIRA. Identidade, saberes e práticas docentes de professoras de bebês e crianças pequenas na educação infantil: um olhar para a formação continuada (provisório). Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Aline Sommerhalder.
48.   Rayane de Jesus Santos Melo. O VELEJAR DAS EMBARCAÇÕES MARANHENSES: uma narrativa sobre a institucionalização dos saberes matemáticos praticados pelos carpinteiros navais. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos.
49.   Regina de Oliveira Dyonisio. Mães e filhas negras nos processos educacionais. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.
50.   Sabrina Leite Santos. Transatlântico, da travessia até a escola: a permanência de crianças negras refugiadas no ambiente escolarquot;.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Início: 2020.
Orientador: Anete Abramowicz.
51.   Shirlei Mendes Faustino. Violência de gênero e sexualidade: o papel da escola no acolhimento e prevenção, na perspectiva dos jovens. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de São Carlos -, . Início: 2020.
Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
52.   Talita Santoro. O projeto político pedagógico nas escolas de primeira infância em contexto pós pandêmico?. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de São Carlos -, . Início: 2020.
Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
53.   Vasty Veruska Rodrigues Ferraz. Práticas de Estudo na Comunidade Acadêmico-Digital. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Adriana Fernandes Coimbra Marigo.
54.   Victoria Ferreira Guadanini. Práticas de Estudo na Comunidade Acadêmico-Digital. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Adriana Fernandes Coimbra Marigo.
55.   William Rossani dos Santos. ANÁLISE DAS CRENÇAS RELIGIOSAS NA AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: um estudo da produção acadêmica sobre o ensino de evolução biológica. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2020.
Orientador: Rebeca Chiacchio Azevedo Fernandes.
56.   Wuendy Fernanda Cardili. PIBID no contexto da licenciatura em Letras. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Maria Iolanda Monteiro.

2019

1.   Andressa Bernardo da Silva. Indicadores para uso de Objetos lúdicos em processos de multiletramento: aplicação e validação em creches. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Aline Sommerhalder.
2.   André Luiz Pereira Alves dos Santos. Dia de Visita: os processos educativos no encontro de jovens em privação de liberdade com seus familiares.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, . Início: 2019.
Orientador: Elenice Maria Cammarosano Onofre.
3.   Ane Carolina Randig Tavares. A dimensão educativa e poética da arte de contar histórias: percursos, formação docente e contexto político. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Maria Iolanda Monteiro.
4.   BRENDA CRISTINA ANTUNES. PRÁTICAS DE NUMERAMENTO DAS FAMÍLIAS E OS CONTEXTOS CULTURAIS DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DAS CRIANÇAS. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2019.
Orientador: Klinger Teodoro Ciríaco.
5.   Brenda Karla Brito. Aprendizagens de TT3/Tutoras Virtuais no Programa Híbrido de Mentoria. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.
6.   Bruna Camila Gargarella. PROMOÇÃO DA JUSTIÇA SOCIAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA: DESAFIOS DA PESQUISA DA PRÓPRIA PRÁTICA. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos.
7.   Bruna Cury. Aprendizagens de professoras iniciantes no Programa Híbrido de mentoria. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.
8.   CICERO AUGUSTO DOS SANTOS. QUEM ENSINA MATEMÁTICA NOS CURSOS DE PEDAGOGIA? O PERFIL DO PROFESSOR FORMADOR DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2019.
Orientador: Klinger Teodoro Ciríaco.
9.   CÍNTIA RAQUEL FERREIRA MERCADO DE ALMEIDA. ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Klinger Teodoro Ciríaco.
10.   Djenane Vieira dos Santos Silva. Ensino de Arte na Educação Básica na perspectiva decolonial. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Início: 2019.
Orientador: Anete Abramowicz.
11.   Elane Rodrigues de Oliveira. As classes multisseriadas no meio rural: um estudo sobre as condições da educação escolar no município de Indaiabira região Norte do Estado de Minas Gerais. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Maria Iolanda Monteiro.
12.   Fabiana de Oliveira Maciel Rocha. O Quilombismo de Abdias Nascimento: un fundamento para uma educação antirracista. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Ana Cristina Juvenal da Cruz.
13.   Fabiana Marini Braga. Atuação educativa de êxito na universidade e a formação inicial docente.. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Fabiana Marini Braga.
14.   Fernanda Vieira da Silva SAntos. As mulheres negras nos Congressos Pan-Africano do início do século XX. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Tatiane Cosentino Rodrigues.
15.   FRANCIELI APARECIDA PRATES DOS SANTOS. #FIQUEEMCASA: CONHECIMENTO MATEMÁTICO DE FAMÍLIAS E O SENTIDO DE NÚMERO EM SITUAÇÕES DE CÁLCULO NO AUXÍLIO REMOTO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Klinger Teodoro Ciríaco.
16.   Gabrielle de Fátima Cavichioli Adão. Mapeamento temático de pesquisas que focalizam o PROEJA: o que revelam as teses e dissertações (2007-2018). Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Jarina Rodrigues Fernandes.
17.   Igor Gabriel Leal. Práticas curriculares transformadoras na educação de jovens e adultos: contribuição de artigos acadêmicos em bases digitais. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Jarina Rodrigues Fernandes.
18.   Isabella Rodrigues da Silva. O PROEJA-FIC: conquistas e desafios da integração da Educação Profissional ao Ensino Fundamental, na modalidade EJA (2007-2018). Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Jarina Rodrigues Fernandes.
19.   Janailza Moura de Sousa Barros. CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA HÍBRIDO DE MENTORIA (PHM) PARA DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORAS INICIANTES. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Ana Paula Gestoso de Souza.
20.   Jezabel Mitsa do Nascimento Gertrudes. O QUE SIGNIFICA SER CRIANÇA AFRICANA NA PERSPECTIVA DE CRIANÇAS DE CABO VERDE.. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Anete Abramowicz.
21.   Josi Carolina da Silva Leme. POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE E PESQUISA: COMPROMISSO COM A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Maria Iolanda Monteiro.
22.   Jucenilton Alves dos Santos. Aprendizagem da docência. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato.
23.   Juliana Barbosa Consonni. Prevenção à violência de gênero nas relações entre adolescentes no Brasil e a amizade como possível fator protetivo associado. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.
24.   Júlia Inês Pinheiro Bolota Pimenta. Formação docente para educação infantil. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Aline Sommerhalder.
25.   Lais Fernanda da Silva. Políticas públicas de formação docente: o Pibid como um fomento na formação de pedagogos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Ana Paula Gestoso de Souza.
26.   Leandro Leal de Freitas. quot;Que eu sou uma bixa loka preta, favelada, quicando eu vou passar, ninguém vai mais dar risadaquot;: artivismo e pedagogias culturais nas músicas de Linn da Quebrada. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Tatiane Cosentino Rodrigues.
27.   Lenita Martins do Nascimento. PROFESSORES EXPERIENTES DE UMA ESCOLA FREINETIANA: IDENTIDADE, SABERES E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.
28.   Leticia Nois. O brincar na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: um estudo das narrativas de crianças. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Aline Sommerhalder.
29.   Letícia Fernanda Gonçalves. O uso das mobile learning no contexto da educação de jovens e adultos em teses e dissertações( 2010 -2018). Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Claudia Raimundo Reyes.
30.   Michele Yabuki. Educação em jornada de tempo integral no município de São Carlos. Dissertação (Mestrado profissional em Pós Graduação em Filosofia da Universidade Federal de São Carlos: UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Cleonice Maria Tomazzetti.
31.   Micheli Fernanda Machado. Aprendizagens em um Programa de Mentoria. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato.
32.   Milena de Bem Zavanella Freitas. A colaboração da Educação Física para prevenção da violência de gênero. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.
33.   Noely Thais Evangelista. Os processos de construção da identidade e pertencimento étnico-racial de jovens negros no âmbito da educação profissional. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Tatiane Cosentino Rodrigues.
34.   Pitt de Mello. ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2019.
Orientador: Rebeca Chiacchio Azevedo Fernandes.
35.   Rafael Augusto Michelato. Música, currículo e politecnia: um estudo sobre o papel da educação musical na formação integral dos estudantes do ensino técnico integrado no Instituto Federal do Paraná. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Emilia Freitas de Lima.
36.   Solange Bonifácio. Relações étnico-raciais e formação de professores. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Ana Cristina Juvenal da Cruz.
37.   Suzana Tais Betoni. A cultura da escrita nas práticas pedagógicas com crianças de 4 anos na transição da creche para a pré-escola. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pó-Graduação Em Educação Profissional - Campi São Carlos) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Cleonice Maria Tomazzetti.
38.   Taiane Helena Cerminaro. O diálogo na Educação Infantil: debates contemporâneos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva.
39.   Tatiane Martins Moacir de Almeida. O processo de construção da identidade e pertencimento étnico-racial de estudantes pardos no ensino superior. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Tatiane Cosentino Rodrigues.
40.   Thainá Ariane da Silva. A argumentação em Jürgen Habermas e a dialogicidade em Paulo Freire como meio para promover um espaço de voz e participação das crianças do ensino fundamental I. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Fabiana Marini Braga.
41.   VERUSKA RODRIGUES FERRAZ. DIÁLOGO DOS SABERES POPULARES E CIENTÍFICOS: SABERES E FAZERES TRANSFORMANDO POSSIBILIDADES EM REALIDADE. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.
42.   Vinicius de Príncipe Italiano. Robótica educacional, aprendizagem e cidadania digital. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Jarina Rodrigues Fernandes.
43.   Vivian Massullo Silva. Tertúlias pedagógicas na Formação inicial. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Fabiana Marini Braga.

2018

1.   Andreza Cristina Morais de Freitas. O brincar na educação infantil: entre o discurso e a prática docente. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pó-Graduação Em Educação Profissional - Campi São Carlos) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Cleonice Maria Tomazzetti.
2.   Andréia Rosalina Silva. Políticas de ação afirmativa para remanescentes de quilombos: sujeitos sociais, processos educativos e propósitos emancipatórios no enfrentamento da exclusão e das desigualdades sociais no Brasil. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Tatiane Cosentino Rodrigues.
3.   Daniela Mara Belline Gouvea. Modelo preventivo de violência de gênero em universidades brasileiras. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2018.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.
4.   Danilo Rosa de Lima. Negros/as e Ciência: Impactos das ações afirmativas na pós-graduação das Instituições Federais de Ensino de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Tatiane Cosentino Rodrigues.
5.   Edla Cristina Rodrigues. Processos educativos não escolares e escolares no Centro Socioeducativo de Internação Feminina de Manaus: a perspectiva das estudantes em espaço de privação de liberdade.. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, . Início: 2018.
Orientador: Elenice Maria Cammarosano Onofre.
6.   Erica Barbosa. Aprendizagem da Docência no Curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue Português-LIbras. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.
7.   Erica Moreira Borges. A EDUCAÇÃO E O PROCESSO DO ENSINO E ALFABETIZAÇÃO ANTES, DURANTE E DEPOIS DA COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NA GUINÉ-BISSAU. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Ana Cristina Juvenal da Cruz.
8.   Giovana Alonso. Cultura infantil, culturas infantis e culturas da infância: polissemias em debate. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de São Carlos -, . Início: 2018.
Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
9.   Jussara Gabriel. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA-MG. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.
10.   Jéferson Muniz Alves Gracioli. A Construção de Saberes Geográficos na ReAD: Contexto dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato.
11.   Karina Machado. A contribuição do coordenador pedagógico na formação continuada dos professores alfabetizadores na rede municipal de Rio Claro – SP. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Maria Iolanda Monteiro.
12.   Marcos Antonio Gonçalves. Infância e socialização na virtualidade - diálogos com a sociologia da infãncia. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de São Carlos -, . Início: 2018.
Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
13.   Maria Elisa Nicolielo. O brincar na creche: processos educativos construídos entre bebês e educadores. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Aline Sommerhalder.
14.   Mariângela Machado de Castro. A concepção de cidadania no currículo de uma escola de ensino fundamental. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Emilia Freitas de Lima.
15.   Nilmara Helena Spressola. Paulo Freire e a escola pública. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Emilia Freitas de Lima.
16.   Raquel Arrieiro Vieira. Repercussões do PROALFA na ação docente: a perspectiva de professores de uma escola estadual em Viçosa-MG. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato.
17.   Raul Polline Nunes. Espaço e paisagem: representações raciais em uma célula confederada no interior de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Ana Cristina Juvenal da Cruz.
18.   Rosiane Cristina Laissener. Práticas pedagógicas no berçário e o planejamento do trabalho docente para o desenvolvimento da criança em seu primeiro ano de vida. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação-PPGPE) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Cleonice Maria Tomazzetti.
19.   Taiellen Alissa Madeira. Ao olhar por cima do muro da escola, um mundo novo me convoca para aprender. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Sociologia da Infância) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Cleonice Maria Tomazzetti.
20.   Viviane Menezes Sabatini. Educação infantil em jornada de tempo integral. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pó-Graduação Em Educação Profissional - Campi São Carlos) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Cleonice Maria Tomazzetti.

2017

1.   Amarildo Gomes Pereira. Desenvolvimento Profissional Docente de Professores Experientes na READ. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato.
2.   Andressa de Oliveira Martins. Cuidar/Educar na Educação Infantil: repensando a formação permanente das educadoras que atuam com bebês e crianças pequenas. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2017.
Orientador: Aline Sommerhalder.
3.   Bruno Cortegoso Prezenzki. Comunidade de Aprendizagem e fatores protetivos para adolescentes. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.
4.   Cristiane Fontes de Oliveira. Alfabetização e letramento na educação do campo: contribuições da educação dialógica. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.
5.   Eliana Fabri. CASOS DE ENSINO EM UM AMBIENTE VIRTUAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação- Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2017.
Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.
6.   Everaldo Gomes Leandro. O PROCESSO DE TORNAR-SE PESQUISADORA DA PRÓPRIA EXPERIÊNCIA: INDÍCIOS NARRATIVOS DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2017.
Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos.
7.   Lívia de Oliveira Vasconcelos. TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS DE EDUCADORES MATEMÁTICOS ENGAJADOS COM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2017.
Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos.
8.   Maria Alice Zacharias. Tertúlias Literárias Dialógicas: potencialidades e desafios junto aos participantes moradores de rua que frequenta o MOVA. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Fabiana Marini Braga.
9.   MARIANA MARTHA DE CERQUEIRA SILVA. Educação das relações étnico-raciais na formação inicial do docente da Educação Básica. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Emilia Freitas de Lima.
10.   Priscila Menarin Cesário. Programa Híbrido de Mentoria: contribuições para a aprendizagem da docência de professores iniciantes. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato.
11.   Rita de Cassia de Souza Landin. Alfabetização e letramento digital no processo de formação docente dos anos iniciais do ensino fundamental. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Maria Iolanda Monteiro.

2016

1.   Maria Cecília Cerminaro Derisso. Inícios da docência: a profissionalidade e a inserção profissional de professoras experientes no ensino fundamental em uma nova etapa da educação básica.. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2016.
Orientador: Emilia Freitas de Lima.
2.   Rita de Cassia Eutrópio Mendonça Bezerra. Egressos do curso de Letras da UEA-Tefé em início de carreira: implicações da formação inicial. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2016.
Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato.

2015

1.   Ana Paula Vaccari. Escola e medidas sócio-educativas: dificuldades encontradas na inserção e permanência escolar de adolescentes que cometeram ato infracional. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2015.
Orientador: Elenice Maria Cammarosano Onofre.

2014

1.   Adriana Torquato Resende. Professores eficazes: um estudo no 5o. ano do ensino fundamental. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade Presbiteriana Mackenzie. Início: 2014.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
2.   Simone Espinosa. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Escola x Prática Profissional. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Início: 2014.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.

2012

1.   Sabine Saraiva. Entre Diversité culturelle et culture commune: politiques scolaires et processus d`interculturation en France et au Bresil. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos. (Coorientador)., . Início: 2012.
Supervisor: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva.

2011

1.   Sabine Saraiva. Entre Diversité culturelle et culture commune: politiques scolaires et processus d`interculturation en France et au Bresil. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos. (Coorientador)., . Início: 2011.
Supervisor: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva.

2010

1.   Sabine Saraiva. Entre Diversité culturelle et culture commune: politiques scolaires et processus d`interculturation en France et au Bresil. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Université de Picardie Jules Verne. (Coorientador).. Início: 2010.
Supervisor: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva.

2009

1.   ANGELINA MARIA FUZER. Noções de estudantes de sétima série de escola pública sobre as relações de gênero e sexualidade. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2009.
Orientador: Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão.
2.   CAROLINA VILARDO MÂNTEGA. Docência na universidade pública - representações sociais de docentes do curso de Ciências Biologicas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2009.
Orientador: Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão.
3.   DANIELLE PINI ALVES MASCARENHAS. Concepções de estudantes de ensino médio e de ensino superior sobre fungos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2009.
Orientador: Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão.
4.   FERNANDA CHRISTINA PARISI SEDEH PADILHA. material paradidático e educação sexual na escola. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2009.
Orientador: Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão.
5.   JULIANA DE FATIMA MARTINEZ. Dificuldades de ensino e aprendizagem de conteúdos de genética na percepção de professores de biologia do ensino médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2009.
Orientador: Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão.
6.   JÉSSICA CHISTINA LOIS DE OLIVEIRA CAMPOS. Dificuldades de aprendizagem de conteúdos de genética na percepção de estudantes de ensino médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2009.
Orientador: Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão.
7.   LARISSA PEDROLONGO. concepções pessoais de estudantes de 13 a 14 anos sobre reprodução humana. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2009.
Orientador: Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão.
8.   MAYARA PIEROZZI. Alternativas para viabilizar as diretrizes da Educação Ambiental Crítica no curriculo do Ensino Médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2009.
Orientador: Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão.
9.   PRISCILA GRANADO. O potencial das visitas a Estações de Tratamento de àgua e Esgotio na aprendizagem escolar sobre a problemática da água. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2009.
Orientador: Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão.
10.   Sabine Saraiva. Entre Diversité culturelle et culture commune: politiques scolaires et processus d`interculturation en France et au Bresil. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Université de Picardie Jules Verne. (Coorientador).. Início: 2009.
Supervisor: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva.
11.   VÍCTOR CHERUBIN ALVES. Representações Sociais de estudantes de quinta série do ensino fundamental sobre a escola. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2009.
Orientador: Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão.

2008

1.   Edgar H. Vendramelli. Análise histórica da Caracterização Socioeconomica de alunos do curso pré-vestibular da UFSCar. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em MAtemática) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2008.
Orientador: Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão.
2.   FELIPE ANTUNES DE OLIVEIRA. O ensino de interpretação e produção de texto no contexto do ensino de biologia - necessidades formativas de professores. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2008.
Orientador: Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão.
3.   HEITOR ROBERTO FRANCISCHINI FILHO. Percepção ambiental de estudantes de ensino fundamental sobre a poluição do ar causada pelo agronegócio da cana e da laranja. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2008.
Orientador: Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão.
4.   Sabine Saraiva. Entre Diversité culturelle et culture commune: politiques scolaires et processus d`interculturation en France et au Bresil. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Université de Picardie Jules Verne. (Coorientador).. Início: 2008.
Supervisor: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva.
5.   UBIRATA DE SOUZA DIAS. Contribuições da abordagem ambiente e sociedade no processo formativo de jovens e adultos no curso pré-vestibular da UFSCar. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2008.
Orientador: Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão.

2007

1.   ALISSON ANTONIO CANTARINI. O desenvolvimento das concepções pessoais sobre ensino, aprendizagem e o papel do professor em futuros professores de Ciências e Biologia. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2007.
Orientador: Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão.
2.   VANESSA LICIA BARRETO OLIVIERI. Representações Sociais de jovens e adultos de um curso pré-vestibular popular em relação à universidade e ao próprio curso preparatório. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2007.
Orientador: Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão.


Data de processamento: 12/10/2020 20:18:51