1. | Helenice Aparecida Magalhães de Sousa Guedes. Leitura e aprendizagem dialógica: interação e diálogo como base para superação de desigualdades. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020. Orientador: Fabiana Marini Braga. |
2. | Maicelma Maia Souza. A ESCOLA E O PENSAMENTO DECOLONIAL SOB AS NARRATIVAS AFETIVAS E (AUTO)BIOGRÁFICAS DE PROFESSORAS NEGRAS NA AMÉRICA LATINA. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade de São Paulo, . Início: 2020. Orientador: Anete Abramowicz. |
3. | Mauricio Colenghi Filho. Escola e participação democrática: construção do projeto de vida do alunado. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020. Orientador: Fabiana Marini Braga. |
4. | Michelle Julia de Sousa. SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E DIÁSPORA: AS CRIANÇAS IMIGRANTES LATINO-AMERICANAS. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020. Orientador: Anete Abramowicz. |
5. | RAIZA FERNANDES BESSA DE OLIVEIRA. Identidade, saberes e práticas docentes de professoras de bebês e crianças pequenas na educação infantil: um olhar para a formação continuada (provisório). Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020. Orientador: Aline Sommerhalder. |
6. | Rayane de Jesus Santos Melo. O VELEJAR DAS EMBARCAÇÕES MARANHENSES: uma narrativa sobre a institucionalização dos saberes matemáticos praticados pelos carpinteiros navais. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
7. | Wuendy Fernanda Cardili. PIBID no contexto da licenciatura em Letras. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020. Orientador: Maria Iolanda Monteiro. |
1. | Andressa Bernardo da Silva. Indicadores para uso de Objetos lúdicos em processos de multiletramento: aplicação e validação em creches. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Aline Sommerhalder. |
2. | Ane Carolina Randig Tavares. A dimensão educativa e poética da arte de contar histórias: percursos, formação docente e contexto político. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Maria Iolanda Monteiro. |
3. | Bruna Cury. Aprendizagens de professoras iniciantes no Programa Híbrido de mentoria. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. |
4. | Djenane Vieira dos Santos Silva. Ensino de Arte na Educação Básica na perspectiva decolonial. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Início: 2019. Orientador: Anete Abramowicz. |
5. | Fabiana Marini Braga. Atuação educativa de êxito na universidade e a formação inicial docente.. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Fabiana Marini Braga. |
6. | Fernanda Vieira da Silva SAntos. As mulheres negras nos Congressos Pan-Africano do início do século XX. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Tatiane Cosentino Rodrigues. |
7. | Jezabel Mitsa do Nascimento Gertrudes. O QUE SIGNIFICA SER CRIANÇA AFRICANA NA PERSPECTIVA DE CRIANÇAS DE CABO VERDE.. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Anete Abramowicz. |
8. | Josi Carolina da Silva Leme. POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE E PESQUISA: COMPROMISSO COM A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Maria Iolanda Monteiro. |
9. | Jucenilton Alves dos Santos. Aprendizagem da docência. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato. |
10. | Juliana Barbosa Consonni. Prevenção à violência de gênero nas relações entre adolescentes no Brasil e a amizade como possível fator protetivo associado. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
11. | Júlia Inês Pinheiro Bolota Pimenta. Formação docente para educação infantil. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Aline Sommerhalder. |
12. | Leandro Leal de Freitas. quot;Que eu sou uma bixa loka preta, favelada, quicando eu vou passar, ninguém vai mais dar risadaquot;: artivismo e pedagogias culturais nas músicas de Linn da Quebrada. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019. Orientador: Tatiane Cosentino Rodrigues. |
13. | Micheli Fernanda Machado. Aprendizagens em um Programa de Mentoria. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato. |
14. | Rafael Augusto Michelato. Música, currículo e politecnia: um estudo sobre o papel da educação musical na formação integral dos estudantes do ensino técnico integrado no Instituto Federal do Paraná. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Emilia Freitas de Lima. |
15. | VERUSKA RODRIGUES FERRAZ. DIÁLOGO DOS SABERES POPULARES E CIENTÍFICOS: SABERES E FAZERES TRANSFORMANDO POSSIBILIDADES EM REALIDADE. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
16. | Vivian Massullo Silva. Tertúlias pedagógicas na Formação inicial. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Fabiana Marini Braga. |
1. | Andréia Rosalina Silva. Políticas de ação afirmativa para remanescentes de quilombos: sujeitos sociais, processos educativos e propósitos emancipatórios no enfrentamento da exclusão e das desigualdades sociais no Brasil. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018. Orientador: Tatiane Cosentino Rodrigues. |
2. | Daniela Mara Belline Gouvea. Modelo preventivo de violência de gênero em universidades brasileiras. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2018. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
3. | Edla Cristina Rodrigues. Processos educativos não escolares e escolares no Centro Socioeducativo de Internação Feminina de Manaus: a perspectiva das estudantes em espaço de privação de liberdade.. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, . Início: 2018. Orientador: Elenice Maria Cammarosano Onofre. |
4. | Erica Barbosa. Aprendizagem da Docência no Curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue Português-LIbras. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018. Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. |
5. | Jussara Gabriel. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA-MG. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018. Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. |
6. | Jéferson Muniz Alves Gracioli. A Construção de Saberes Geográficos na ReAD: Contexto dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018. Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato. |
7. | Karina Machado. A contribuição do coordenador pedagógico na formação continuada dos professores alfabetizadores na rede municipal de Rio Claro SP. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018. Orientador: Maria Iolanda Monteiro. |
8. | Maria Elisa Nicolielo. O brincar na creche: processos educativos construídos entre bebês e educadores. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018. Orientador: Aline Sommerhalder. |
9. | Mariângela Machado de Castro. A concepção de cidadania no currículo de uma escola de ensino fundamental. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018. Orientador: Emilia Freitas de Lima. |
10. | Nilmara Helena Spressola. Paulo Freire e a escola pública. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018. Orientador: Emilia Freitas de Lima. |
11. | Raquel Arrieiro Vieira. Repercussões do PROALFA na ação docente: a perspectiva de professores de uma escola estadual em Viçosa-MG. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018. Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato. |
1. | Amarildo Gomes Pereira. Desenvolvimento Profissional Docente de Professores Experientes na READ. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017. Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato. |
2. | Andressa de Oliveira Martins. Cuidar/Educar na Educação Infantil: repensando a formação permanente das educadoras que atuam com bebês e crianças pequenas. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2017. Orientador: Aline Sommerhalder. |
3. | Bruno Cortegoso Prezenzki. Comunidade de Aprendizagem e fatores protetivos para adolescentes. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
4. | Cristiane Fontes de Oliveira. Alfabetização e letramento na educação do campo: contribuições da educação dialógica. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
5. | Eliana Fabri. CASOS DE ENSINO EM UM AMBIENTE VIRTUAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação- Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2017. Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. |
6. | Everaldo Gomes Leandro. O PROCESSO DE TORNAR-SE PESQUISADORA DA PRÓPRIA EXPERIÊNCIA: INDÍCIOS NARRATIVOS DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2017. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
7. | Lívia de Oliveira Vasconcelos. TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS DE EDUCADORES MATEMÁTICOS ENGAJADOS COM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2017. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
8. | Maria Alice Zacharias. Tertúlias Literárias Dialógicas: potencialidades e desafios junto aos participantes moradores de rua que frequenta o MOVA. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017. Orientador: Fabiana Marini Braga. |
9. | MARIANA MARTHA DE CERQUEIRA SILVA. Educação das relações étnico-raciais na formação inicial do docente da Educação Básica. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017. Orientador: Emilia Freitas de Lima. |
10. | Priscila Menarin Cesário. Programa Híbrido de Mentoria: contribuições para a aprendizagem da docência de professores iniciantes. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017. Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato. |
11. | Rita de Cassia de Souza Landin. Alfabetização e letramento digital no processo de formação docente dos anos iniciais do ensino fundamental. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017. Orientador: Maria Iolanda Monteiro. |
1. | Maria Cecília Cerminaro Derisso. Inícios da docência: a profissionalidade e a inserção profissional de professoras experientes no ensino fundamental em uma nova etapa da educação básica.. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2016. Orientador: Emilia Freitas de Lima. |
2. | Rita de Cassia Eutrópio Mendonça Bezerra. Egressos do curso de Letras da UEA-Tefé em início de carreira: implicações da formação inicial. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2016. Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato. |
1. | Adriana Torquato Resende. Professores eficazes: um estudo no 5o. ano do ensino fundamental. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade Presbiteriana Mackenzie. Início: 2014. Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi. |
1. | Sabine Saraiva. Entre Diversité culturelle et culture commune: politiques scolaires et processus d`interculturation en France et au Bresil. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos. (Coorientador)., . Início: 2012. Supervisor: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
1. | Sabine Saraiva. Entre Diversité culturelle et culture commune: politiques scolaires et processus d`interculturation en France et au Bresil. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos. (Coorientador)., . Início: 2011. Supervisor: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
1. | Sabine Saraiva. Entre Diversité culturelle et culture commune: politiques scolaires et processus d`interculturation en France et au Bresil. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Université de Picardie Jules Verne. (Coorientador).. Início: 2010. Supervisor: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
1. | Sabine Saraiva. Entre Diversité culturelle et culture commune: politiques scolaires et processus d`interculturation en France et au Bresil. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Université de Picardie Jules Verne. (Coorientador).. Início: 2009. Supervisor: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
1. | Sabine Saraiva. Entre Diversité culturelle et culture commune: politiques scolaires et processus d`interculturation en France et au Bresil. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Université de Picardie Jules Verne. (Coorientador).. Início: 2008. Supervisor: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
Data de processamento: 12/10/2020 20:18:51