Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Tese de doutorado


Número total de itens: 53

2020

1.   Helenice Aparecida Magalhães de Sousa Guedes. Leitura e aprendizagem dialógica: interação e diálogo como base para superação de desigualdades. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Fabiana Marini Braga.
2.   Maicelma Maia Souza. A ESCOLA E O PENSAMENTO DECOLONIAL SOB AS NARRATIVAS AFETIVAS E (AUTO)BIOGRÁFICAS DE PROFESSORAS NEGRAS NA AMÉRICA LATINA. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade de São Paulo, . Início: 2020.
Orientador: Anete Abramowicz.
3.   Mauricio Colenghi Filho. Escola e participação democrática: construção do projeto de vida do alunado. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Fabiana Marini Braga.
4.   Michelle Julia de Sousa. SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E DIÁSPORA: AS CRIANÇAS IMIGRANTES LATINO-AMERICANAS. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Anete Abramowicz.
5.   RAIZA FERNANDES BESSA DE OLIVEIRA. Identidade, saberes e práticas docentes de professoras de bebês e crianças pequenas na educação infantil: um olhar para a formação continuada (provisório). Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Aline Sommerhalder.
6.   Rayane de Jesus Santos Melo. O VELEJAR DAS EMBARCAÇÕES MARANHENSES: uma narrativa sobre a institucionalização dos saberes matemáticos praticados pelos carpinteiros navais. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos.
7.   Wuendy Fernanda Cardili. PIBID no contexto da licenciatura em Letras. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Maria Iolanda Monteiro.

2019

1.   Andressa Bernardo da Silva. Indicadores para uso de Objetos lúdicos em processos de multiletramento: aplicação e validação em creches. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Aline Sommerhalder.
2.   Ane Carolina Randig Tavares. A dimensão educativa e poética da arte de contar histórias: percursos, formação docente e contexto político. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Maria Iolanda Monteiro.
3.   Bruna Cury. Aprendizagens de professoras iniciantes no Programa Híbrido de mentoria. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.
4.   Djenane Vieira dos Santos Silva. Ensino de Arte na Educação Básica na perspectiva decolonial. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Início: 2019.
Orientador: Anete Abramowicz.
5.   Fabiana Marini Braga. Atuação educativa de êxito na universidade e a formação inicial docente.. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Fabiana Marini Braga.
6.   Fernanda Vieira da Silva SAntos. As mulheres negras nos Congressos Pan-Africano do início do século XX. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Tatiane Cosentino Rodrigues.
7.   Jezabel Mitsa do Nascimento Gertrudes. O QUE SIGNIFICA SER CRIANÇA AFRICANA NA PERSPECTIVA DE CRIANÇAS DE CABO VERDE.. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Anete Abramowicz.
8.   Josi Carolina da Silva Leme. POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE E PESQUISA: COMPROMISSO COM A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Maria Iolanda Monteiro.
9.   Jucenilton Alves dos Santos. Aprendizagem da docência. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato.
10.   Juliana Barbosa Consonni. Prevenção à violência de gênero nas relações entre adolescentes no Brasil e a amizade como possível fator protetivo associado. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.
11.   Júlia Inês Pinheiro Bolota Pimenta. Formação docente para educação infantil. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Aline Sommerhalder.
12.   Leandro Leal de Freitas. quot;Que eu sou uma bixa loka preta, favelada, quicando eu vou passar, ninguém vai mais dar risadaquot;: artivismo e pedagogias culturais nas músicas de Linn da Quebrada. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Tatiane Cosentino Rodrigues.
13.   Micheli Fernanda Machado. Aprendizagens em um Programa de Mentoria. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato.
14.   Rafael Augusto Michelato. Música, currículo e politecnia: um estudo sobre o papel da educação musical na formação integral dos estudantes do ensino técnico integrado no Instituto Federal do Paraná. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Emilia Freitas de Lima.
15.   VERUSKA RODRIGUES FERRAZ. DIÁLOGO DOS SABERES POPULARES E CIENTÍFICOS: SABERES E FAZERES TRANSFORMANDO POSSIBILIDADES EM REALIDADE. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.
16.   Vivian Massullo Silva. Tertúlias pedagógicas na Formação inicial. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Fabiana Marini Braga.

2018

1.   Andréia Rosalina Silva. Políticas de ação afirmativa para remanescentes de quilombos: sujeitos sociais, processos educativos e propósitos emancipatórios no enfrentamento da exclusão e das desigualdades sociais no Brasil. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Tatiane Cosentino Rodrigues.
2.   Daniela Mara Belline Gouvea. Modelo preventivo de violência de gênero em universidades brasileiras. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2018.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.
3.   Edla Cristina Rodrigues. Processos educativos não escolares e escolares no Centro Socioeducativo de Internação Feminina de Manaus: a perspectiva das estudantes em espaço de privação de liberdade.. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, . Início: 2018.
Orientador: Elenice Maria Cammarosano Onofre.
4.   Erica Barbosa. Aprendizagem da Docência no Curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue Português-LIbras. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.
5.   Jussara Gabriel. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA-MG. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.
6.   Jéferson Muniz Alves Gracioli. A Construção de Saberes Geográficos na ReAD: Contexto dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato.
7.   Karina Machado. A contribuição do coordenador pedagógico na formação continuada dos professores alfabetizadores na rede municipal de Rio Claro – SP. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Maria Iolanda Monteiro.
8.   Maria Elisa Nicolielo. O brincar na creche: processos educativos construídos entre bebês e educadores. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Aline Sommerhalder.
9.   Mariângela Machado de Castro. A concepção de cidadania no currículo de uma escola de ensino fundamental. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Emilia Freitas de Lima.
10.   Nilmara Helena Spressola. Paulo Freire e a escola pública. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Emilia Freitas de Lima.
11.   Raquel Arrieiro Vieira. Repercussões do PROALFA na ação docente: a perspectiva de professores de uma escola estadual em Viçosa-MG. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato.

2017

1.   Amarildo Gomes Pereira. Desenvolvimento Profissional Docente de Professores Experientes na READ. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato.
2.   Andressa de Oliveira Martins. Cuidar/Educar na Educação Infantil: repensando a formação permanente das educadoras que atuam com bebês e crianças pequenas. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2017.
Orientador: Aline Sommerhalder.
3.   Bruno Cortegoso Prezenzki. Comunidade de Aprendizagem e fatores protetivos para adolescentes. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.
4.   Cristiane Fontes de Oliveira. Alfabetização e letramento na educação do campo: contribuições da educação dialógica. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.
5.   Eliana Fabri. CASOS DE ENSINO EM UM AMBIENTE VIRTUAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação- Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2017.
Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.
6.   Everaldo Gomes Leandro. O PROCESSO DE TORNAR-SE PESQUISADORA DA PRÓPRIA EXPERIÊNCIA: INDÍCIOS NARRATIVOS DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2017.
Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos.
7.   Lívia de Oliveira Vasconcelos. TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS DE EDUCADORES MATEMÁTICOS ENGAJADOS COM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2017.
Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos.
8.   Maria Alice Zacharias. Tertúlias Literárias Dialógicas: potencialidades e desafios junto aos participantes moradores de rua que frequenta o MOVA. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Fabiana Marini Braga.
9.   MARIANA MARTHA DE CERQUEIRA SILVA. Educação das relações étnico-raciais na formação inicial do docente da Educação Básica. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Emilia Freitas de Lima.
10.   Priscila Menarin Cesário. Programa Híbrido de Mentoria: contribuições para a aprendizagem da docência de professores iniciantes. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato.
11.   Rita de Cassia de Souza Landin. Alfabetização e letramento digital no processo de formação docente dos anos iniciais do ensino fundamental. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Maria Iolanda Monteiro.

2016

1.   Maria Cecília Cerminaro Derisso. Inícios da docência: a profissionalidade e a inserção profissional de professoras experientes no ensino fundamental em uma nova etapa da educação básica.. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2016.
Orientador: Emilia Freitas de Lima.
2.   Rita de Cassia Eutrópio Mendonça Bezerra. Egressos do curso de Letras da UEA-Tefé em início de carreira: implicações da formação inicial. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2016.
Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato.

2014

1.   Adriana Torquato Resende. Professores eficazes: um estudo no 5o. ano do ensino fundamental. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade Presbiteriana Mackenzie. Início: 2014.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.

2012

1.   Sabine Saraiva. Entre Diversité culturelle et culture commune: politiques scolaires et processus d`interculturation en France et au Bresil. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos. (Coorientador)., . Início: 2012.
Supervisor: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva.

2011

1.   Sabine Saraiva. Entre Diversité culturelle et culture commune: politiques scolaires et processus d`interculturation en France et au Bresil. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos. (Coorientador)., . Início: 2011.
Supervisor: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva.

2010

1.   Sabine Saraiva. Entre Diversité culturelle et culture commune: politiques scolaires et processus d`interculturation en France et au Bresil. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Université de Picardie Jules Verne. (Coorientador).. Início: 2010.
Supervisor: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva.

2009

1.   Sabine Saraiva. Entre Diversité culturelle et culture commune: politiques scolaires et processus d`interculturation en France et au Bresil. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Université de Picardie Jules Verne. (Coorientador).. Início: 2009.
Supervisor: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva.

2008

1.   Sabine Saraiva. Entre Diversité culturelle et culture commune: politiques scolaires et processus d`interculturation en France et au Bresil. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Université de Picardie Jules Verne. (Coorientador).. Início: 2008.
Supervisor: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva.


Data de processamento: 12/10/2020 20:18:51