Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Dissertação de mestrado


Número total de itens: 51

2020

1.   Alexsandra de Freitas Silva. Educação infantil e linguagem sexista. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.
2.   Aline Massako Murakami Tiba. Identidade e profissionalidade docente: o ser professor. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Ana Paula Gestoso de Souza.
3.   Ana Maria da Silva Barbosa. PERSPECTIVAS DO USO DE PRÁTICAS INTERCULTURAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE FORMADORES(AS) DE PROFESSORES(AS). Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Emilia Freitas de Lima.
4.   Brenda Generoso de Lima Rocha. Educação de Pessoas Jovens e Adultas: um olhar voltado para o ambiente acadêmico.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Fabiana Marini Braga.
5.   Cátia Ribeiro Moreira. Cultura lúdica, cultura infantil e brincar na educação infantil em tempos de pandemia COVID-19. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de São Carlos -, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
6.   Danielle Abreu Silva. Formação continuada de professores que ensinam Matemática centrada na escola e a inserção do pensamento algébrico no ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano). Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2020.
Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos.
7.   Denise Gomes Soares. A ética da pesquisa com crianças em contextos de violência infantil". Dissertação (Mestrado profissional em MESTRADO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de São Carlos -, . Início: 2020.
Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
8.   Everton Madaleno Batisteti. TERTÚLIAS LITERÁRIAS DIALÓGICAS E IMPACTO SOCIAL: análise dos processos interativos e aprendizagem na comunidade escolar. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.
9.   Heloisa Aparecida Candido Miquelino. Literatura e tecnologias da informação e comunicação na educação infantil. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Jarina Rodrigues Fernandes.
10.   JOCELEI MIRANDA DA SILVA. TRABALHO COLABORATIVO E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO EM UM GRUPO DE ESTUDOS COM PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . Início: 2020.
Orientador: Klinger Teodoro Ciríaco.
11.   LÚCIA MORENO. DIFICULDADES PARA RESOLVER OU RESOLVER COM DIFICULDADES? ESTRATÉGIAS DE LEITURA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . Início: 2020.
Orientador: Klinger Teodoro Ciríaco.
12.   Marcos Antonio Gonçalves. "SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA: Reflexões sobre o pensamento de Durkheim e as contribuições de Simmel à S.I.". Dissertação (Mestrado profissional em MESTRADO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de São Carlos -, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
13.   Maria Estely Teles Rodrigues. A robótica na Educação Infantil. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Jarina Rodrigues Fernandes.
14.   Maria Sonia Henrique. Imigrantes africanos na Educação Infantil da Rede Municipal de São Paulo: estudo dos processos identitários de negritude. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Início: 2020.
Orientador: Anete Abramowicz.
15.   Natália Maria de Araújo. Docência e Mentoria. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato.
16.   Sabrina Leite Santos. Transatlântico, da travessia até a escola: a permanência de crianças negras refugiadas no ambiente escolarquot;.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Início: 2020.
Orientador: Anete Abramowicz.
17.   Shirlei Mendes Faustino. Violência de gênero e sexualidade: o papel da escola no acolhimento e prevenção, na perspectiva dos jovens. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de São Carlos -, . Início: 2020.
Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
18.   Talita Santoro. O projeto político pedagógico nas escolas de primeira infância em contexto pós pandêmico?. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de São Carlos -, . Início: 2020.
Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
19.   William Rossani dos Santos. ANÁLISE DAS CRENÇAS RELIGIOSAS NA AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: um estudo da produção acadêmica sobre o ensino de evolução biológica. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2020.
Orientador: Rebeca Chiacchio Azevedo Fernandes.

2019

1.   André Luiz Pereira Alves dos Santos. Dia de Visita: os processos educativos no encontro de jovens em privação de liberdade com seus familiares.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, . Início: 2019.
Orientador: Elenice Maria Cammarosano Onofre.
2.   Brenda Karla Brito. Aprendizagens de TT3/Tutoras Virtuais no Programa Híbrido de Mentoria. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.
3.   Bruna Camila Gargarella. PROMOÇÃO DA JUSTIÇA SOCIAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA: DESAFIOS DA PESQUISA DA PRÓPRIA PRÁTICA. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos.
4.   CÍNTIA RAQUEL FERREIRA MERCADO DE ALMEIDA. ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Klinger Teodoro Ciríaco.
5.   Elane Rodrigues de Oliveira. As classes multisseriadas no meio rural: um estudo sobre as condições da educação escolar no município de Indaiabira região Norte do Estado de Minas Gerais. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Maria Iolanda Monteiro.
6.   Fabiana de Oliveira Maciel Rocha. O Quilombismo de Abdias Nascimento: un fundamento para uma educação antirracista. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Ana Cristina Juvenal da Cruz.
7.   FRANCIELI APARECIDA PRATES DOS SANTOS. #FIQUEEMCASA: CONHECIMENTO MATEMÁTICO DE FAMÍLIAS E O SENTIDO DE NÚMERO EM SITUAÇÕES DE CÁLCULO NO AUXÍLIO REMOTO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Klinger Teodoro Ciríaco.
8.   Igor Gabriel Leal. Práticas curriculares transformadoras na educação de jovens e adultos: contribuição de artigos acadêmicos em bases digitais. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Jarina Rodrigues Fernandes.
9.   Janailza Moura de Sousa Barros. CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA HÍBRIDO DE MENTORIA (PHM) PARA DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORAS INICIANTES. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Ana Paula Gestoso de Souza.
10.   Lais Fernanda da Silva. Políticas públicas de formação docente: o Pibid como um fomento na formação de pedagogos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Ana Paula Gestoso de Souza.
11.   Lenita Martins do Nascimento. PROFESSORES EXPERIENTES DE UMA ESCOLA FREINETIANA: IDENTIDADE, SABERES E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.
12.   Leticia Nois. O brincar na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: um estudo das narrativas de crianças. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Aline Sommerhalder.
13.   Letícia Fernanda Gonçalves. O uso das mobile learning no contexto da educação de jovens e adultos em teses e dissertações( 2010 -2018). Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Claudia Raimundo Reyes.
14.   Michele Yabuki. Educação em jornada de tempo integral no município de São Carlos. Dissertação (Mestrado profissional em Pós Graduação em Filosofia da Universidade Federal de São Carlos: UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Cleonice Maria Tomazzetti.
15.   Milena de Bem Zavanella Freitas. A colaboração da Educação Física para prevenção da violência de gênero. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.
16.   Noely Thais Evangelista. Os processos de construção da identidade e pertencimento étnico-racial de jovens negros no âmbito da educação profissional. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Tatiane Cosentino Rodrigues.
17.   Pitt de Mello. ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2019.
Orientador: Rebeca Chiacchio Azevedo Fernandes.
18.   Solange Bonifácio. Relações étnico-raciais e formação de professores. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Ana Cristina Juvenal da Cruz.
19.   Suzana Tais Betoni. A cultura da escrita nas práticas pedagógicas com crianças de 4 anos na transição da creche para a pré-escola. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pó-Graduação Em Educação Profissional - Campi São Carlos) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Cleonice Maria Tomazzetti.
20.   Tatiane Martins Moacir de Almeida. O processo de construção da identidade e pertencimento étnico-racial de estudantes pardos no ensino superior. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Tatiane Cosentino Rodrigues.
21.   Thainá Ariane da Silva. A argumentação em Jürgen Habermas e a dialogicidade em Paulo Freire como meio para promover um espaço de voz e participação das crianças do ensino fundamental I. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Fabiana Marini Braga.
22.   Vinicius de Príncipe Italiano. Robótica educacional, aprendizagem e cidadania digital. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Jarina Rodrigues Fernandes.

2018

1.   Andreza Cristina Morais de Freitas. O brincar na educação infantil: entre o discurso e a prática docente. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pó-Graduação Em Educação Profissional - Campi São Carlos) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Cleonice Maria Tomazzetti.
2.   Danilo Rosa de Lima. Negros/as e Ciência: Impactos das ações afirmativas na pós-graduação das Instituições Federais de Ensino de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Tatiane Cosentino Rodrigues.
3.   Erica Moreira Borges. A EDUCAÇÃO E O PROCESSO DO ENSINO E ALFABETIZAÇÃO ANTES, DURANTE E DEPOIS DA COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NA GUINÉ-BISSAU. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Ana Cristina Juvenal da Cruz.
4.   Giovana Alonso. Cultura infantil, culturas infantis e culturas da infância: polissemias em debate. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de São Carlos -, . Início: 2018.
Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
5.   Marcos Antonio Gonçalves. Infância e socialização na virtualidade - diálogos com a sociologia da infãncia. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de São Carlos -, . Início: 2018.
Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
6.   Raul Polline Nunes. Espaço e paisagem: representações raciais em uma célula confederada no interior de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Ana Cristina Juvenal da Cruz.
7.   Rosiane Cristina Laissener. Práticas pedagógicas no berçário e o planejamento do trabalho docente para o desenvolvimento da criança em seu primeiro ano de vida. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação-PPGPE) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Cleonice Maria Tomazzetti.
8.   Taiellen Alissa Madeira. Ao olhar por cima do muro da escola, um mundo novo me convoca para aprender. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Sociologia da Infância) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Cleonice Maria Tomazzetti.
9.   Viviane Menezes Sabatini. Educação infantil em jornada de tempo integral. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pó-Graduação Em Educação Profissional - Campi São Carlos) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Cleonice Maria Tomazzetti.

2014

1.   Simone Espinosa. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Escola x Prática Profissional. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Início: 2014.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.


Data de processamento: 12/10/2020 20:18:51