1. | Alexsandra de Freitas Silva. Educação infantil e linguagem sexista. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
2. | Aline Massako Murakami Tiba. Identidade e profissionalidade docente: o ser professor. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020. Orientador: Ana Paula Gestoso de Souza. |
3. | Ana Maria da Silva Barbosa. PERSPECTIVAS DO USO DE PRÁTICAS INTERCULTURAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE FORMADORES(AS) DE PROFESSORES(AS). Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020. Orientador: Emilia Freitas de Lima. |
4. | Brenda Generoso de Lima Rocha. Educação de Pessoas Jovens e Adultas: um olhar voltado para o ambiente acadêmico.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020. Orientador: Fabiana Marini Braga. |
5. | Cátia Ribeiro Moreira. Cultura lúdica, cultura infantil e brincar na educação infantil em tempos de pandemia COVID-19. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de São Carlos -, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020. Orientador: Andrea Braga Moruzzi. |
6. | Danielle Abreu Silva. Formação continuada de professores que ensinam Matemática centrada na escola e a inserção do pensamento algébrico no ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano). Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2020. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
7. | Denise Gomes Soares. A ética da pesquisa com crianças em contextos de violência infantil". Dissertação (Mestrado profissional em MESTRADO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de São Carlos -, . Início: 2020. Orientador: Andrea Braga Moruzzi. |
8. | Everton Madaleno Batisteti. TERTÚLIAS LITERÁRIAS DIALÓGICAS E IMPACTO SOCIAL: análise dos processos interativos e aprendizagem na comunidade escolar. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
9. | Heloisa Aparecida Candido Miquelino. Literatura e tecnologias da informação e comunicação na educação infantil. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020. Orientador: Jarina Rodrigues Fernandes. |
10. | JOCELEI MIRANDA DA SILVA. TRABALHO COLABORATIVO E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO EM UM GRUPO DE ESTUDOS COM PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . Início: 2020. Orientador: Klinger Teodoro Ciríaco. |
11. | LÚCIA MORENO. DIFICULDADES PARA RESOLVER OU RESOLVER COM DIFICULDADES? ESTRATÉGIAS DE LEITURA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . Início: 2020. Orientador: Klinger Teodoro Ciríaco. |
12. | Marcos Antonio Gonçalves. "SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA: Reflexões sobre o pensamento de Durkheim e as contribuições de Simmel à S.I.". Dissertação (Mestrado profissional em MESTRADO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de São Carlos -, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020. Orientador: Andrea Braga Moruzzi. |
13. | Maria Estely Teles Rodrigues. A robótica na Educação Infantil. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020. Orientador: Jarina Rodrigues Fernandes. |
14. | Maria Sonia Henrique. Imigrantes africanos na Educação Infantil da Rede Municipal de São Paulo: estudo dos processos identitários de negritude. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Início: 2020. Orientador: Anete Abramowicz. |
15. | Natália Maria de Araújo. Docência e Mentoria. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020. Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato. |
16. | Sabrina Leite Santos. Transatlântico, da travessia até a escola: a permanência de crianças negras refugiadas no ambiente escolarquot;.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Início: 2020. Orientador: Anete Abramowicz. |
17. | Shirlei Mendes Faustino. Violência de gênero e sexualidade: o papel da escola no acolhimento e prevenção, na perspectiva dos jovens. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de São Carlos -, . Início: 2020. Orientador: Andrea Braga Moruzzi. |
18. | Talita Santoro. O projeto político pedagógico nas escolas de primeira infância em contexto pós pandêmico?. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de São Carlos -, . Início: 2020. Orientador: Andrea Braga Moruzzi. |
19. | William Rossani dos Santos. ANÁLISE DAS CRENÇAS RELIGIOSAS NA AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: um estudo da produção acadêmica sobre o ensino de evolução biológica. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2020. Orientador: Rebeca Chiacchio Azevedo Fernandes. |
1. | André Luiz Pereira Alves dos Santos. Dia de Visita: os processos educativos no encontro de jovens em privação de liberdade com seus familiares.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, . Início: 2019. Orientador: Elenice Maria Cammarosano Onofre. |
2. | Brenda Karla Brito. Aprendizagens de TT3/Tutoras Virtuais no Programa Híbrido de Mentoria. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. |
3. | Bruna Camila Gargarella. PROMOÇÃO DA JUSTIÇA SOCIAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA: DESAFIOS DA PESQUISA DA PRÓPRIA PRÁTICA. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
4. | CÍNTIA RAQUEL FERREIRA MERCADO DE ALMEIDA. ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019. Orientador: Klinger Teodoro Ciríaco. |
5. | Elane Rodrigues de Oliveira. As classes multisseriadas no meio rural: um estudo sobre as condições da educação escolar no município de Indaiabira região Norte do Estado de Minas Gerais. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Maria Iolanda Monteiro. |
6. | Fabiana de Oliveira Maciel Rocha. O Quilombismo de Abdias Nascimento: un fundamento para uma educação antirracista. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019. Orientador: Ana Cristina Juvenal da Cruz. |
7. | FRANCIELI APARECIDA PRATES DOS SANTOS. #FIQUEEMCASA: CONHECIMENTO MATEMÁTICO DE FAMÍLIAS E O SENTIDO DE NÚMERO EM SITUAÇÕES DE CÁLCULO NO AUXÍLIO REMOTO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019. Orientador: Klinger Teodoro Ciríaco. |
8. | Igor Gabriel Leal. Práticas curriculares transformadoras na educação de jovens e adultos: contribuição de artigos acadêmicos em bases digitais. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Jarina Rodrigues Fernandes. |
9. | Janailza Moura de Sousa Barros. CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA HÍBRIDO DE MENTORIA (PHM) PARA DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORAS INICIANTES. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Ana Paula Gestoso de Souza. |
10. | Lais Fernanda da Silva. Políticas públicas de formação docente: o Pibid como um fomento na formação de pedagogos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Ana Paula Gestoso de Souza. |
11. | Lenita Martins do Nascimento. PROFESSORES EXPERIENTES DE UMA ESCOLA FREINETIANA: IDENTIDADE, SABERES E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. |
12. | Leticia Nois. O brincar na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: um estudo das narrativas de crianças. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Aline Sommerhalder. |
13. | Letícia Fernanda Gonçalves. O uso das mobile learning no contexto da educação de jovens e adultos em teses e dissertações( 2010 -2018). Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Claudia Raimundo Reyes. |
14. | Michele Yabuki. Educação em jornada de tempo integral no município de São Carlos. Dissertação (Mestrado profissional em Pós Graduação em Filosofia da Universidade Federal de São Carlos: UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Cleonice Maria Tomazzetti. |
15. | Milena de Bem Zavanella Freitas. A colaboração da Educação Física para prevenção da violência de gênero. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
16. | Noely Thais Evangelista. Os processos de construção da identidade e pertencimento étnico-racial de jovens negros no âmbito da educação profissional. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Tatiane Cosentino Rodrigues. |
17. | Pitt de Mello. ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2019. Orientador: Rebeca Chiacchio Azevedo Fernandes. |
18. | Solange Bonifácio. Relações étnico-raciais e formação de professores. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Ana Cristina Juvenal da Cruz. |
19. | Suzana Tais Betoni. A cultura da escrita nas práticas pedagógicas com crianças de 4 anos na transição da creche para a pré-escola. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pó-Graduação Em Educação Profissional - Campi São Carlos) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Cleonice Maria Tomazzetti. |
20. | Tatiane Martins Moacir de Almeida. O processo de construção da identidade e pertencimento étnico-racial de estudantes pardos no ensino superior. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Tatiane Cosentino Rodrigues. |
21. | Thainá Ariane da Silva. A argumentação em Jürgen Habermas e a dialogicidade em Paulo Freire como meio para promover um espaço de voz e participação das crianças do ensino fundamental I. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019. Orientador: Fabiana Marini Braga. |
22. | Vinicius de Príncipe Italiano. Robótica educacional, aprendizagem e cidadania digital. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Jarina Rodrigues Fernandes. |
1. | Andreza Cristina Morais de Freitas. O brincar na educação infantil: entre o discurso e a prática docente. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pó-Graduação Em Educação Profissional - Campi São Carlos) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018. Orientador: Cleonice Maria Tomazzetti. |
2. | Danilo Rosa de Lima. Negros/as e Ciência: Impactos das ações afirmativas na pós-graduação das Instituições Federais de Ensino de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018. Orientador: Tatiane Cosentino Rodrigues. |
3. | Erica Moreira Borges. A EDUCAÇÃO E O PROCESSO DO ENSINO E ALFABETIZAÇÃO ANTES, DURANTE E DEPOIS DA COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NA GUINÉ-BISSAU. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018. Orientador: Ana Cristina Juvenal da Cruz. |
4. | Giovana Alonso. Cultura infantil, culturas infantis e culturas da infância: polissemias em debate. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de São Carlos -, . Início: 2018. Orientador: Andrea Braga Moruzzi. |
5. | Marcos Antonio Gonçalves. Infância e socialização na virtualidade - diálogos com a sociologia da infãncia. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de São Carlos -, . Início: 2018. Orientador: Andrea Braga Moruzzi. |
6. | Raul Polline Nunes. Espaço e paisagem: representações raciais em uma célula confederada no interior de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018. Orientador: Ana Cristina Juvenal da Cruz. |
7. | Rosiane Cristina Laissener. Práticas pedagógicas no berçário e o planejamento do trabalho docente para o desenvolvimento da criança em seu primeiro ano de vida. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação-PPGPE) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018. Orientador: Cleonice Maria Tomazzetti. |
8. | Taiellen Alissa Madeira. Ao olhar por cima do muro da escola, um mundo novo me convoca para aprender. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Sociologia da Infância) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018. Orientador: Cleonice Maria Tomazzetti. |
9. | Viviane Menezes Sabatini. Educação infantil em jornada de tempo integral. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pó-Graduação Em Educação Profissional - Campi São Carlos) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018. Orientador: Cleonice Maria Tomazzetti. |
1. | Simone Espinosa. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Escola x Prática Profissional. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Início: 2014. Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi. |
Data de processamento: 12/10/2020 20:18:51