Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Tese de doutorado


Número total de itens: 133

2020

1.   Carla Fernanda Figueiredo Félix. O movimento da política de formação continuada quot;PNAICquot;: do documento oficial aos professores alfabetizadores. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2020.
Orientador: Maria Iolanda Monteiro.
2.   Denise Bachega. Evidências científicas para a prevenção da violência de gênero junto a meninas jovens. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2020.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.
3.   Ernesto Ferreira Galli. Clube dos valentes na Educação Infantil: prevenção da violência e desenvolvimento de amizade.. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.
4.   Fernanda Cristina Gaspar Lemes. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do IFSP: contribuições na perspectiva dos participantes. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2020.
Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato.
5.   Gustavo de Almeida Barros. 10 teses sobre Experiência e Educação: leituras deleuziana.. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2020.
Orientador: Anete Abramowicz.

2019

1.   Afonso Canella Henriques. Política menor para os quot;mais pequenosquot;: diagnóstico da política pública municipal para a Educação Infantil.. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Anete Abramowicz.
2.   Aline de Cássia Damasceno Lagoeiro. Trilhando os caminhos do início da docência: concepções sobre o percurso formativo no processo de tornar-se professor. Tese (Doutorado em Doutorado Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato.
3.   Cloris Violeta Alves Lopes. Do ser ao tornar-se professor nos espaços de privação de liberdade.. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Elenice Maria Cammarosano Onofre.
4.   Emerson Benedito Ferreira. Crianças Negras e cotidiano jurídico na Ribeirão Preto do final dos oitocentos. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Anete Abramowicz.
5.   Glauber Barros Alves Costa. Cartografias do PIBID de Geografia no Brasil: O desenho da política pública e seus saberes. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Maria Iolanda Monteiro.
6.   Ivone Jesus Alexandre. A presença das crianças migrantes haitianas nas escola:o que elas visibilizam da escola.. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Anete Abramowicz.
7.   Katia Aparecida da Silva Nunes Miranda. Significados e sentidos dos processos educativos vivenciados pelos jovens em situação de privação de liberdade no centro de atendimento socioeducativo de Cuiabá/MT.. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Elenice Maria Cammarosano Onofre.
8.   Luciana Ferreira da Silva Moraes. Necessidades Formativas de Professores que atuam nos espaços de privação de liberdade em Cuiabá e Várzea Grande – MT. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Elenice Maria Cammarosano Onofre.
9.   Maria Tereza Fernandino Evangelista. Por entre os quot;eusquot; e os quot;nósquot; - experienciados sob o prisma da matemática - tecidos em narrativas. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos.
10.   Thiago Antônio de Oliveira. Por que eles se vão? O abandono no ensino superior público. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Anete Abramowicz.

2018

1.   Américo Junior da Silva Nunes. Querido Diário. o que revelam as narrativas sobre ludicidade, formação e futura prática do professor que ensina(rá) matemática nos anos iniciais. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Universidade do Estado da Bahia. 2018.
Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos.
2.   Camila Simões Rosa. A interseccionalidade e suas contribuições para a compreensão do encarceramento de mulheres negras. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, . 2018.
Orientador: Elenice Maria Cammarosano Onofre.
3.   Débora Cristina Massetto. Aprendizagem no programa de Formação Online de Mentores: experiências emocionais de professoras experientes. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.
4.   Flávia Cristina Figueiredo Coura. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE SÃO INVESTIGADORES DA DOCÊNCIA. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos.
5.   Rosimara Silva Correia. Atuações Educativas de Êxito na Educação Infantil. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.
6.   Túlio ferneda. RAYMOND WILLIAMS, EDUCAÇÃO ESCOLAR E CURRÍCULO: PROPOSIÇÕES COM BASE NA IDEIA DE CULTURA COMUM. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Emilia Freitas de Lima.

2017

1.   Cicera Lima Malheiro. MAPEAMENTO DAS NECESSIDADES FORMATIVAS DO FORMADOR DE PROFESSORES ATUANTE NO PROGRAMA DE FORMAÇÃO ONLINE DE MENTORES. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação- Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.
2.   Fabiana Vigo. Os especialistas escolares no trabalho de mentoria: desafios e possibilidades.. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.
3.   Lajara Janaina Lopes Correa. Um estudo sobre as relações étnico-raciais na perspectiva da criança pequena. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Anete Abramowicz.
4.   Maria Carolina Leme Joly. A construção da identidade profissional do professor de Música para a Educação Básica. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Emilia Freitas de Lima.
5.   Raquel Moreira. Pesquisas no campo da Didática: subsídios ao ensino e à aprendizagem de conteúdos e desenvolvimento de habilidades e competências. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.
6.   Renata Alexandre. Mentoria para a docência na Educação Infantil: formação online e saberes docentes. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação-UFSCar, . 2017.
Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.
7.   Silvio Ricardo Munari Machado. Linhas de Errância: vidas precárias e pedagogias.. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Anete Abramowicz.

2016

1.   Eliana Alves Pereira Leite. Formação inicial de professores de matemática e base de conhecimento para o ensino na perspectiva de professores iniciaisi. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos.
2.   Elisa Gomes Magalhães. Formação de Formadores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Percursos formativos (auto) biográficos. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato.
3.   Fernando Stanzione Galizia. Ensino de Música. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Emilia Freitas de Lima.
4.   Ivanilda Amado Cardoso. Núcleo das insurgentes: intelectuais negras e suas contribuições conceituais e epistemológicas para o campo da formação de professores no Brasil. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Tatiane Cosentino Rodrigues.
5.   Julia Yoko Tachikawa. Trajetos e Caminhos: cartografias dos bebês. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Anete Abramowicz.
6.   Paula Grizzo Gobato. O início da carreira docente: características, desafios e possibilidades. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.
7.   Paulo Roberto Montanaro. Educação Transmídia: contribuições acerca da cultura da convergência em processos educacionais. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Claudia Raimundo Reyes.
8.   Sabrina Maria de Amorim. Leitura dos clássicos da literatura na perspectiva de Bakhtin: dialogando sobre as práticas escolares da Educação de Jovens e Adultos. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Claudia Raimundo Reyes.

2015

1.   Adriana Fernandes Coimbra Marigo. Inteligência cultural na perspectiva da aprendizagem dialógica: evidências de êxito escolar para superação de desigualdades sociais e educativas. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.
2.   Alessandra Gomes. Poéticas, cinema e educação ? Um estudo sobre experiências de aprendizagem com cinema na escola. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Claudia Raimundo Reyes.
3.   Eliana Marques Cruz. DE PROFESSORA INICIANTE À EXPERIENTE: PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação- Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.
4.   Franciele Clara Peloso. Infâncias do e no campo: um retrato dos estudos pedagógicos nacionais. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.
5.   Juliana Cristina Perlotti Piunti. O Exame Nacional do Ensino médio: uma política reconstruída por professores de uma escola pública paulista. Tese (Doutorado em Doutorado Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato.
6.   Rosana Maria Martins. Aprendendo a ensinar: as narrativas autobiográficas no processo de vir a ser professora. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato.
7.   Rosefran Adriano Gonçales Cibotto. O uso pedagógico das tecnologias da informação e comunicação na formação de professores: uma experiência na licenciatura em matemática. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação Araucária. 2015.
Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato.

2014

1.   Ana Cristina Juvenal da Cruz. Antirracismo e Educação: uma análise das diretrizes normativas da UNESCO.. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Anete Abramowicz.
2.   Daniela Dotto. Indicadores de desenvolvimento profissional da docência de professores de música. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.
3.   Francisca de Lima Constantino. Diálogos e tensões: o olhar de professoras brancas e negras sobre as relações étnico-raciais e suas implicações no processo de ensino e de aprendizagem. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.
4.   Graziela Del Monaco. O ensino de Ciências no Currículo de EJA (provisório). Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Emilia Freitas de Lima.
5.   Lúcia Gracia Ferreira. Professores de zona rural em início da carreira: narrativas de si e desenvolvimento profissional docente. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato.
6.   Maria Cristina Rizzetto Cerqueira. Trajetórias de mulheres professoras no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Campus São Paulo. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
7.   Renata Cristina da Cunha. Narrativas autobiográficas de professores iniciantes no ensino superior: trajetórias formativas de docentes do curso de letras-inglês. Tese (Doutorado em Doutorado Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato.

2013

1.   Ana Cristina Bragatto. As aprendizagens profissionais de professoras de crianças de zero a três anos. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.
2.   Ana Paula Araujo Fonseca. Tutoria Virtual na UAB-UFSCar: análise do processo de formação e atuação. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Claudia Raimundo Reyes.
3.   Gabriela Guarnieri de Campos Tebet. Isto não é uma criança! Teorias e métodos para o estudo de bebês nas distintas abordagens da Sociologia da Infância de língua inglesa.. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Anete Abramowicz.
4.   Luciane de Fátima Bertini. O tutor virtual como formador: a matemática no curso de Pedagogia a distância da UFSCar. Tese (Doutorado em Doutorado Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos.

2012

1.   Ana Paula Gestoso de Souza. Contribuições da ACIEPE Histórias Infantis e Matemática na Perspectiva de Egressas do Curso de Pedagogia. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato.
2.   Danitza Dianderas da Silva. Bakhtin e Paulo Freire: a relação do eu e do outro e as relações dialógicas para a prática da liberdade.. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Claudia Raimundo Reyes.
3.   Ester Almeida Helmer. A constituição da profissionalidade docente de professores o Instituto Federal de São Paulo. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Claudia Raimundo Reyes.
4.   Evaldo Ribeiro Oliveira. Processos Educativos vivenciados por intelectuais negros e negras - Da formação a contribuição pedagógica para a educação das relações étnico-raciais. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva.
5.   Ione Arsênio da Silva. Inclusão e a Formaçãode Professores Online. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação- Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.
6.   José Antonio Araujo Andrade. O Estágio na Licenciatura em Matemática: um espaço de formação compartilhada de professores. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos.
7.   Luci Fátima Montezuma. Entre fios e teias de formação: narrativas de professoras que trabalham com Matemática nos anos iniciais – Constituição da docência e os desafios da profissão na educação pública estadual paulista frente aos programas de governo no período de 2012 a 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos.
8.   Luciana Cardoso. Terceiro Espaço ? As Experiências de Ensino e Aprendizagem na formação inicial e continuada de professores ? um programa online. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação- Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.
9.   Lucimara Cristina de Paula. Contribuições da práxis histórica de Paulo Freire às pesquisas e propostas sobre educação contínua de educadores(as).. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.
10.   Marcelo Marchine Ferreira. Formação Docente: o Ensino Superior em perspectiva. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.
11.   Priscila Domingues de Azevedo. O conhecimento matemático na Educação Infantil: o movimento de um grupo de professoras em processo de formação continuada. Tese (Doutorado em Doutorado Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos.
12.   Reginaldo Fernando Carneiro. PROCESSOS FORMATIVOS EM MATEMÁTICA DE ALUNAS-PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS EM UM CURSO A DISTÂNCIA DE PEDAGOGIA. Tese (Doutorado em Doutorado Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos.
13.   Tânia Regina Laurindo. Fora de lugar: ação e reflexão na coordenação pedagógica em uma escola de sistema apostilado. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Claudia Raimundo Reyes.

2011

1.   Alessandra Cardoso de Moraes. Ensino fundamental de nove anos: a docência em escolas da rede municipal de São Carlos. Tese (Doutorado em Doutorado Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. 2011.
Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato.
2.   Daniel Fernando Matheus Gomes. Relações teoria-prática no currículo do Curso de Administração (provisório). Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Emilia Freitas de Lima.
3.   Maiza Lamonato. A exploração-investigação matemática: potencialidades na formação contínua de professores. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos.
4.   Natália Macedo. PIBID: espaço de desenvolvimento profissional. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.
5.   Tatiane Cosentino Rodrigues. A ascensão da diversidade nas políticas educacionais contemporâneas. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2011.
Orientador: Anete Abramowicz.
6.   Vanessa Cristina Girotto. Leitura Dialógica: primeiras experiências com Tertúlia Literária Dialógica com crianças em sala de aula.. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.

2010

1.   Alessandra Marques da Cunha. Produção textual: o que dizem e escrevem os educandos do 3° ano sobre o gênero fábula. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Claudia Raimundo Reyes.
2.   Eglen Silvia Pípi Rodrigues. Grupos interativos: uma proposta educativa. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2010.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.
3.   Ione da Silva Jovino. Crianças Negras em Imagens do Século XIX. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Anete Abramowicz.
4.   Josilene Silva da Costa. A docência do professor formador. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2010.
Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato.
5.   Stella de Lourdes Garcia. Dialogando com educadores: gênero discursivo e produção textual.. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Claudia Raimundo Reyes.

2009

1.   André Luiz Sena Mariano. A pesquisa sobre formação de professores e multiculturalismo no Brasil: tendências e desafios. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Emilia Freitas de Lima.
2.   Douglas Verrangia Correa da Silva. A educação das relações étncio-raciais no ensino de Ciências: diálogos possíveis entre o Brasil e EUA.. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva.
3.   Josiane del-Forno. Inclusão, formadores de professores e internet: um estudo de caso. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.
4.   Juliana Pereira de Araújo. A docência em uma escola do campo: narrativas de seus professores. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato.
5.   Marilce da Costa Campos Rodrigues. ?Indicadores de Desenvolvimento Profissional da Docência: construção e avaliação?. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.
6.   Poliana Bruno Zuin. O movimento do processo de significação na criança - uma parceria leitor-escritor. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2009.
Orientador: Claudia Raimundo Reyes.
7.   Renata Portela Rinaldi. A Formação de Formadores em exercício: contribuições e desafios de um programa de desenvolvimento profissional, via Internet, no Portal dos Professores da UFSCar. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2009.
Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.
8.   Tais Quevedo marcolino. A PORTA ESTÁ ABERTA: APRENDIZAGEM COLABORATIVA, PRÁTICA INICIANTE, RACIOCÍNIO CLÍNICO E TERAPIA OCUPACIONAL. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2009.
Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.
9.   Thais Juliana Palomino. A aprendizagem da docência de uma professora iniciante: o processo de construção de práticas pedagógicas pautadas na intermulticulturalidade. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Emilia Freitas de Lima.
10.   Vanessa Gabassa. Comunidades de Aprendizagem: a construção da dialogicidade na sala de aula. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2009.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.
11.   Viviane Patricia Colloca Araújo. A multiculturalidade nas políticas educacionais e a formação de professores: Brasil e Portugal. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Emilia Freitas de Lima.

2008

1.   Ana Lucia Castilhano de Araujo. O espaço e a infância das crianças de zero a 4 anos que não frequentam a educação infantil em Vitória da Conquista.. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2008.
Orientador: Anete Abramowicz.
2.   Fabiana de Oliveira. A criança e a infância nos documentos da ONU: a produção da criança como quot;portadora de direitosquot; e a infância como quot;capital humanoquot;. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Anete Abramowicz.
3.   Marciele Nazaré Coêlho. Memórias de Angola e vivências do Brasil: educação e diversidades étnica e racial. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2008.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.
4.   Maria Noemi de Araujo. Uso, apropriação simbólica do espaço da creche: experiência paulista dos anos 80. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Anete Abramowicz.
5.   Marilene Cesário. A proposta pedagógica de um curso de licenciatura em Educação Física em ação: um estudo de caso. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação- Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.
6.   Patrícia Silva Leme. Formação e atuação de educadores ambientais: análise de um processo educativo na universidade. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação- Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.
7.   Rosana Túbero. Evasão de Alunos Negros no Ensino Médio - Olhares de professores, Gestores e Estudantes.. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva.
8.   Sheila Cristina Furtado Sales. Educacao de Jovens e Adultos: o programa REAJA de Vitoria da Conquista.. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2008.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.

2007

1.   Adriana Maria Corsi. Currículo em ação nos anos iniciais do ensino fundamentalç e a atenção à multiculturalidade. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Emilia Freitas de Lima.
2.   Douglas Verrangia Correa da Silva. Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino de Ciências. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007.
Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva.
3.   Fabiana Marini Braga. Comunidades de Aprendizagem: uma experiência única (Brasil e Espanha) na busca de democratização de ensino e melhor aprendizado de todos(as).. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2007.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.
4.   Rosana Túbero. Evasão de Alunos Negros - olhares de professores, gestores e estudantes. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva.
5.   Vilma Abdalla. Conversas sobre o Ensino Médio, Reformas, Alunos e Professores: a difícil arte do encontro.. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Anete Abramowicz.

2006

1.   Eliana Prado Carlino. A significação do conceito de inclusão escolar por professoras. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006.
Orientador: Claudia Raimundo Reyes.
2.   Giana Amaral Yamin. Crianças com-terra: (re)construção de sentidos da infância na reforma agrária. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.
3.   Lucélio Ferreira Simião. As novas tecnologias e a formação continuada de professores. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006.
Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.
4.   Selma Martines Peres. PRÁTICAS DE LEITURA DE PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: narrativas de professoras, Catalão/GO. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006.
Orientador: Anete Abramowicz.

2005

1.   Douglas Aparecido Campos. Projeto sócio-educacional: a reflexão sobre os fundamentos do seu sucesso a partir da ação comunicativa, o significado e sentido e a metodologia. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.
2.   Débora de Barros Silveira. Falas e Imagens: A educação Infantil na perspectiva das crianças. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2005.
Orientador: Anete Abramowicz.
3.   Fabiana de Oliveira. Polítticas mundiais para a infância. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2005.
Orientador: Anete Abramowicz.
4.   Lilian Aparecida Ferreira. Apoiando professores iniciantes: análise de um Programa de Mentoria. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação- Universidade Federal de São Carlos, . 2005.
Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.
5.   Mara Sílvia Aparecida Nucci Morassutti. Influência da televisão nas representações sociais de crianças pré-escolares sobre a escola (título provisório). Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005.
Orientador: Emilia Freitas de Lima.
6.   Maria Elizabete Souza Couto. Aprendizagens da docência proporcionadas pelo curso 'TV na Escola e os desafios de hoje', e as condições de sua oferta: possíveis relações. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2005.
Orientador: Emilia Freitas de Lima.
7.   P.M. Fragelli. A Inclusão nas Séries Iniciais: analisando a visão de professores. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005.
Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.

2004

1.   Delma Shimamoto. As representações sociais dos professores sobre corpo humano e suas repercussões no ensino de Ciências Naturais. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2004.
Orientador: Emilia Freitas de Lima.
2.   Hamilton Édio dos Santos Vieira. De cá para lá ou dos percursos que a DIVERSIDADE SEXUAL faz: a constituição de uma política na UFSCar - 2004-2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2004.
Orientador: Claudia Raimundo Reyes.
3.   Roberta Bezerra de Menezes Reiff Lourenço. O uso pedagógico-crítico da TV Comercial em um processo construtivo-colaborativo de formação contínua na escola. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2004.
Orientador: Emilia Freitas de Lima.

2003

1.   Alessandra Lopes. Formação Continuada e Práticas Profissionais da Saúde em Interaçào com Pacientes Oncológicos. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003.
Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.
2.   Eliane dos Santos Cavalleiro. "Veredas das noites sem fim": um estudo com famílias negras de baixa renda sobre o processo de socialização e a construção do pertencimento racial. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2003.
Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva.
3.   Moacir Gigante. A fábrica é escola: práticas sociais e educativas de empresários trabalhadores. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003.
Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva.
4.   Soraiha Miranda de Lima. Aprender para ensinar, ensinar para aprender: um estudo do processo de aprendizagem profissional da docência de alunos-já-professores. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação- Universidade Federal de São Carlos, . 2003.
Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.

2002

1.   Hilda Maria Monteiro Vieira. Como vou aprendendo a ser professora depois da formatura: análise do tornar-se professora na prática docente. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2002.
Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva.

2001

1.   Juliana Zantut Nutti. Professores diante de políticas educacionais de superação do fracaso escolar: em estudo no cenário das classes de aceleração. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação-UFSCar, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2001.
Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.
2.   MARCOS GILSON FEITOSA. INTEGRAÇÃO DE ESTUDANTES INGRESSANTES À VIDA UNIVERSITÁRIA: FATORES QUE FACILITAM E QUE DIFICULTAM A INTEGRAÇÀO. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2001.
Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva.
3.   Raquel de Oliveira. PRECONCEITO, DISCRIMINAÇÕES E FORMAÇÃO DE PROFESSORES - DO PROPOSTO AO ALCANÇADO. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2001.
Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva.

2000

1.   Roseli Aparecida Parizzi. A prática pedagógica do professor de Educação Especial: aprendendo a ensinar com a diversidade. Tese (Doutorado em Ffcl de Ribeirão Preto) - Programa de Pós-Graduação em Educação- Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2000.
Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.

1999

1.   Maria das Graças F. A. dos Reis. A gestão das creches municipais de São Carlos: da assistência à educação (1999-2004). Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1999.
Orientador: Anete Abramowicz.
2.   Sandra Moraes da Silva Cardozo. Conflito e violência escolar: análise de teses em Educação de 1999 a 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1999.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.

1998

1.   MUNA MUHAMAD ODEH. Formação da Identidade da Criança Com Deficiência: Formas de Resistência e Estratégias de Adaptação. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1998.
Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva.
2.   Patrícia de Mello. ANÁLISE DE ARTIGOS BRASILEIROS SOBRE INDISCIPLINA, VIOLÊNCIA E ATO INFRACIONAL NA ESCOLA: BASE SCIELO 1998 – 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação Araucária. 1998.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.

1997

1.   Maria Aparecida de Lima Claro. A Dimensão Educativa da Chefia: Um Estudo Sobre O Papel do Chefe Na Formação e Desenvolvimento de Pessoas Em Ambiente de Trabalho. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1997.
Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.
2.   MARIA CELIA COTA. Formacao de Professores: Um Estudo Sobre A Construcao e Reconstrucao de Referencias do Fazer Docente. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1997.
Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva.

1996

1.   FATIMA ELIZABETH DENARI. O Adolescente Especial e A Sexualidade: Nem Anjo, Nem Fera. Tese - Universidade Federal de São Carlos, . 1996.
Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva.

1994

1.   Antonia da Silva Medina. Supervisao Escolar; da Acao Exercida A Acao Repensada. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, . 1994.
Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva.


Data de processamento: 12/10/2020 20:18:51